sábado, 16 de janeiro de 2021

Itabuna em foco: Prefeito Augusto Castro visita famílias vitimadas pelas chuvas em Itabuna



 Prefeito Augusto Castro visita famílias vitimadas pelas chuvas em Itabuna

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), visitou na tarde desta sexta-feira, dia 15, às famílias vitimadas pelas fortes chuvas que ocorreram desde a madrugada. A maioria dos atingidos contou com o apoio da Prefeitura que mobilizou equipes de diversas secretarias para socorro e remoção de pessoas, cadastramento e avaliação de áreas de risco de deslizamento de terras e inundações.

O trabalho durante todo o dia foi coordenado pelo prefeito que criou um Gabinete de Crise para acompanhar a situação em toda a cidade. 
Na visita às áreas afetadas para a elaboração de um circunstanciado relatório para as instâncias estadual e federal da Defesa Civil., ele esteve acompanhado do vice-prefeito Enderson Guinho e dos secretários Almir Melo Jr, da Infraestrutura e Urbanismo; Mariana Alcântara, da Segurança e Ordem Pública; Thales Rodrigues Silva, de Transportes e Trânsito; Afonso Dantas, do Departamento de Comunicação e do oficial de Gabinete, José Domingos Filho, e de assessores

Augusto Castro também visitou a Avenida Juracy Magalhães onde uma encosta que estava coberta com lona, voltou a registrar deslizamento de terra. Quando chove  deslizamento de terra o que causa apreensão a famílias que residem na parte alta da Rua Abílio Caetano de Almeida, no Alto Maron. O prefeito fez observações para que novas medidas sejam adotadas pelos técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo.

Depois, seguiu para Rua da Ladeirinha e travessas Mercedes, onde há cinco casas em área de risco em um barranco, e Belo Horizonte. O prefeito também esteve nos conjuntos habitacionais Jubiabá e Gabriela, na zona oeste, que sofrem com transbordamento do Riacho Jacaré que encobre a pista de acesso. O problema é recorrente, devendo merecer atenção da construtora das unidades.

A secretária de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, relata que pela manhã ocorreram muitos chamados de vários pontos da cidade com pedidos de apoio e suporte às famílias atingidas. A maioria dos casos foi registrado em áreas onde chuvas ou inundações já tinham deixado desabrigados ou desalojados ano passado, como nos bairros de Fátima, Maria Pinheiro e São Roque, onde casas foram invadidas pelas águas do Riacho Água Branca.

Na Rua das Flores, no Maria Pinheiro, há uma área de risco onde as enxurradas entram pelo fundo das casas e saem pela porta da frente de algumas delascom danos aos moradores que deverão ser relocados para que fiquem em segurança. Também há área de risco próximo ao local conhecido como Caldeirão. Nestes locais, os problemas são recorrentes na época das chuvas de acordo com o relato de moradores.


As famílias que necessitaram de remoção ou suporte foram encaminhadas para a assistência da Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza. Além disso, o Gabinete de Crise mobilizou as secretarias de Infraestrutura e Urbanismo, Superintendência de Serviços Públicos; Saúde e Educação, sob a coordenação da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, cuja titular Mariana Alcântara recomendou que a população esteja em alerta e, em caso de necessidade, peça ajuda pelo telefone 153.

___________________________________________________


Prefeitura faz 

levantamento

dacondições de

unidades de

saúde de Itabuna

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Saúde, está fazendo o levantamento das condições de infraestrutura das 33 unidades básicas de saúde e de saúde da família do município, decorridos apenas 15 dias da nova gestão. O trabalho atende a determinação do prefeito Augusto Castro (PSD) que também pediu que os problemas sejam catalogados e registrados.

De acordo com a Diretora do Departamento de Atenção Básica, Alessandra Lopes, a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo tem dado o suporte necessário ao trabalho até que a Prefeitura faça nova licitação para contratação de uma empresa que vai executar as reformas necessárias à recuperação das unidades de saúde para que possam fornecer serviço de qualidade aos usuários.

Quanto à situação da Unidade Básica de Saúde Lavignia Magalhães, no Bairro Conceição, cujo teto ameaçava ruir com as fortes chuvas desta sexta-feira, dia 15, Alessandra Lopes afirma que a situação não difere de outras unidades que apresentam problemas estruturais por má conservação. A informação da Secretaria de Saúde é que a empresa prestadora de serviços de engenharia e manutenção, que havia sido contratada pela gestão anterior, abandonou os serviços e obras em andamento.

A unidade do Bairro Conceição teve problemas de alagamento nesta sexta-feiradia 15. Por isso, técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo já estiveram no local para avaliar a situação. “Esta é uma solução emergencial, pois, a requalificação dependerá da licitação pra contratação de outra empresa”, explica.

Atualmente, Itabuna tem três unidades de saúde fechadas por falta de condições estruturais para funcionamento. “A gestão anterior iniciou uma reforma nas unidades dos bairros Santo Antônio, Santa Inês e Vila das Dores (Canecos), mas também foram interrompidas. A determinação do prefeito Augusto Castro é reformar toda a Rede da Atenção Básica, porque Saúde é um dos pilares de sua administração”, disse.

__________________________________________


Saúde discutirá Programa Previne 

Brasil com enfermeiros 

da Rede Municipal

A Secretaria Municipal de Saúde programou para quarta-feira, dia 20, às 8h30min, encontro com todos os enfermeiros da Rede Municipal de Saúde na sede da União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi), no São Caetano. O objetivo é discutir o novo modelo de financiamento do Programa Previne Brasil e as alterações ocorridas no repasse das transferências para os municípios.

A secretária Lívia Mendes adiantou que a Prefeitura promoverá a atualização dos dados cadastrais de toda a população a fim de que o município continue sendo beneficiado pelo Previne Brasil. Segundo ela, o cadastro já vem sendo feito pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Mas, o trabalho será reforçado para que todos os itabunenses tenham acesso aos serviços da Atenção Básica de Saúde.

Lívia destacou a preocupação do prefeito Augusto Castro com a questão da saúde da população e ressaltou a importância dos agentes comunitários que atuam na promoção, proteção e prevenção da saúde das famílias por meio do acompanhamento domiciliar e na orientação para o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Eles também são responsáveis pelo mapeamento e o cadastramento dos dados demográficos e sociais.

A diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Alessandra Lopes, também reforçou o importante papel executado pelos ACS, já que conhecem as famílias na área de atuação, são o elo entre o poder público e a comunidade e são os profissionais da linha de frente. Atualmente, o município conta com cerca de 380 agentes comunitários que atuam em todos os bairros da cidade.

_____________________________


Fundação Marimbeta inicia fase de 

elaboração dos projetos pedagógicos


O presidente da Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente, professor Valter Silva, reuniu sua equipe de trabalho nesta semana para discutir os eixos norteadores dos projetos pedagógicos que serão desenvolvidos ao longo de 2021. “Cumprindo a orientação do prefeito Augusto Castro iniciamos o diagnóstico da real situação da Fundação visando o novo projeto pedagógico”, explica.

Foi a primeira reunião de trabalho da nova gestão da instituição que se dedica à educação e profissionalização de crianças e adolescentes, principalmente aquelas que residem em áreas de alta vulnerabilidade. O diagnóstico terá continuidade para que seja elaborado um documento para aprovação do prefeito Augusto Castro.

Na próxima semana, os relatórios preliminares serão apresentados numa segunda reunião. O objetivo destes encontros, além de identificar a situação das cinco unidades dos Sítios nos bairros São Roque, Fonseca, Nova Ferradas, São Pedro e Mutuns/Santa Inês, também é viabilizar as oficinas de formação profissional e levantar a real situação administrativa e financeira da instituição.

O professor Valter Silva finaliza informando que a ideia é deixar a Fundação Marimbeta preparada para o retorno às atividades presenciais tão logo seja possível, seguindo todos os protocolos sanitários e de segurança, assim que houver sinalização positiva por parte das autoridades de saúde.“Precisamos estar preparados para isso. Com o levantamento nos organizamos para fornecer educação de qualidade e cursos profissionalizantes às crianças e adolescentes”, concluiu.

________________________________________


Boletim Covid-19 – 15.01.2020


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da 

Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento Municipal de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde divulgou Boletim da Covid-19 na tarde desta sexta-feira, dia 15Itabuna registra 17.432 casos confirmados, sendo 656 casos ativos; 16.546 casos curados; 23 internados em UTI, 14 em leito clínico e 373 óbitos. Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa.


Departamento de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Zé Carlos Veterinário quer ser vereador

Zé Carlos Veterinário  " Com dinheiro ou sem dinheiro nunca deixei um animal sem assistência" O médico, veterinário, itabunense,  ...