sábado, 26 de outubro de 2019

Secretaria da Saúde da Bahia intensifica ações de combate à sífilis e sífilis congênita


A Bahia registrou entre 2015 e 2019 mais de 34 mil novos casos de sífilis. Deste total, 43,18% correspondem a gestantes. Com o objetivo de reduzir esses números, as unidades da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) intensificaram as ações de combate à sífilis e sífilis congênita (transmitida da mãe para o bebê) neste sábado (26), dia D da campanha nacional.

De acordo com a subsecretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, a sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. "As unidades estaduais estão realizando rodas de conversa, distribuição de preservativos, além de testes rápidos, aconselhamento e, caso necessário, o início imediato do tratamento", afirma a subsecretária, ao pontuar ainda que as gestantes são um público de extremo interesse devido a possibilidade de passarem para o feto.

Grupo Câncer, Fé e Amor participa de exposição no Shopping Jequitibá

Eugenia
 O Grupo Câncer, Fé e Amor participando ativamente do “Outubro Rosa 2019” realiza exposição no Jequitibá Shopping, com o objetivo de levar aos portadores de câncer, segurança, e a elevação da alta estima, visando acabar com a desmistificação e o preconceito sobre a doença, sob o tema: “A cura está dentro de cada um de nós!”.

A exposição “Mulheres Que inspiram o Amor” surgiu de uma ideia do Setor de Marketing do Shopping, com o Grupo Câncer, Fé e Amor, através de suas dirigentes,  Karina e Kátia Messias. Essa última responsável, em fotografar o evento, “devido a sua aguçada sensibilidade e vontade de ajudar ao necessitado”. Destaca, uma das diretoras do Grupo Câncer, Fé e Amor, Eugênia Papa, incansável na procura da cura para a doença.      

A exposição teve inicio no último dia 18, deste mês, e prosseguirá até o dia 30, deste mesmo mês, onde com muito carinho e amor,  seus organizadores estão recebendo a todos com muita atenção, e explicando sobre os procedimentos médicos de  combate e cura, da enfermidade.    

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Bolsonaro e o presidente chinês Xi Jinping assinam acordos na China

Bolsonaro e o presidente chinês Xi Jinping assinam acordos na China

Presidentes firmam oito acordos, de carne bovina processada a energia renovável

Do - Diário do Poder - Brasil e China assinaram hoje (25) diversos acordos e memorandos de entendimentos nas áreas de política, ciência e tecnologia e educação, economia e comércio, energia e agricultura. O presidente Jair Bolsonaro está no país asiático, o segundo do tour da comitiva presidencial pela Ásia e Oriente Médio. Ele se encontrou com o presidente chinês, Xi Jiping, no Grande Palácio do Povo, em Pequim.
“Estava ansioso para esta visita porque temos na China o primeiro parceiro comercial e me interessa muito fortalecer este comércio, bem como ampliar novos horizontes. Hoje podemos dizer que uma parte considerável do Brasil precisa da China a China também precisa do Brasil”, disse Bolsonaro durante o encontro.

Servidores da Prefeitura de Itabuna recebem homenagem


 O prefeito Fernando Gomes homenageou os Servidores Públicos da Prefeitura de Itabuna na manhã desta sexta-feira (25), antecipando as comemorações que seriam na segunda-feira (28), dia em que ele decretou ponto facultativo nas repartições públicas do município.

O momento foi marcado por discursos, exibições de vídeos, orações com o padre Tony, da Paróquia do bairro Nova Itabuna, e para encerrar um delicioso café-da-manhã. Para o prefeito Fernando Gomes, apesar das dificuldades financeiras que o município tem enfrentado, este é um momento de comemorar e reconhecer o empenho e compromisso que o servidor tem para com o seu trabalho, dando o seu melhor pelo município de Itabuna.

Participaram das homenagens: os Secretários Municipais Dinailson Oliveira (Administração), Jorge Vasconcelos (Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente), Sandra Neilma (Assistência Social), Nilmecy Gonçalves (Educação), Jader Guedes (Emasa), Daniel Leão (FICC), Cleonice Almeida (Fundação Marimbeta), além do presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Xavier.
 Ascom




PARABÉNS CÉSAR BRANDÃO! PARABÉNS VALDIR CATARINO!

César
Waldir
 Hoje, 25 de outubro, transcorrem os aniversários de dois grandes cidadãos de Itabuna. Tratam-se do ex-vereador e novamente pré-candidato ao Legislativo Itabunense, César Grandão, e o administrador e servidor público, aposentado, Valdir Catarino Menezes. Também grande articulador politico.

Cesar Brandão, que também é professor aposentado, diretor do Albergue Bezerra de Menezes, um dos ex-vereadores que mais tem projetos aprovados neste município e Valdir Catarino, que também tem inúmeros serviços prestados a esta cidade, principalmente, na área da saúde, os parabéns deste blog.            

Expomel tem gastronomia regional para atender o grande publico

  


A 1ª Expomel e o 1º Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura  que acontecerá em Itabuna no período de seis a 10 de novembro no Teatro Municipal  Candinha Dória, terá duas novidades que prometem atrair ainda mais visitantes e o grande público que é esperado: o restaurante Carne do Sol, de Itororó e uma feira de produtos orgânicos produzidos no sul da Bahia, da rede de Povos da Mata. O evento é uma realização é da Ceplac com o apoio da Prefeitura de Itabuna, Governo do Estado, além da iniciativa privada.

Além disso, os organizadores destacam que haverá espaço para mostra de produtos, apresentando “a natureza em exposição”, com isentos vivos a exemplo de  cobras, formigas e abelhas, além de replicas de insetos  de vários tipos, cores e tamanhos, confeccionados em ferro por artistas locais e internacionais.

Um dos coordenadores da Expomel, Erlon Botelho, salienta a importância do evento e reforça a participação das escolas de Itabuna e da região, por meio de caravanas que devem ser organizadas com antecedência “para um momento considerado único para o desenvolvimento social, cultural, educativo, econômico e financeiro de nossa região”.  

“OLHAR CRIANÇA” ATENDERÁ 47 CRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL


O projeto “Olhar Criança”, do Lions Club Itabuna Sul, envolvendo as escolas da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, passará, a partir deste sábado (26), às 8h, para a sua segunda etapa do projeto. Na primeira etapa, que contou com o apoio principalmente das equipes gestoras, coordenadores pedagógicos e professores, os estudantes da rede foram submetidos a testes simples de acuidade visual. Os professores passaram por curso de formação específica para que pudessem aplicar os testes. Nesta fase, cerca de 8.700 crianças da Educação Infantil (5 anos) e do 1º ao 4º ano (com idades entre 6 e 9 anos) foram testadas. Dessas, passando para a segunda fase do projeto, 47 já estão sendo encaminhadas para exames mais específicos na sede do Hospital Beira Rio, parceiro do projeto.

Município encerra audiências sobre sistema de integração do transporte público


A comunidade do bairro Boa Vista (Pacheco) recebeu na quinta-feira (24), a última audiência pública sobre o novo sistema de integração do transporte coletivo urbano. Durante o mês, Governo Municipal e Atranspi - Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Ilhéus, apresentaram à população o novo sistema.
A apresentação técnica ficou a cargo do Josemir Dias (Joca), que é diretor da empresa São Miguel. Ele detalhou como vai funcionar o modelo, a partir da implantação de um sistema integrado – terminal urbano de passageiros – corredores de ônibus – tarifa única. Segundo ele, o modelo já foi adotado em alguns grandes centros urbanos do País.
Na avaliação do prefeito Mário Alexandre, o atual modelo que estrutura o transporte urbano na cidade é deficitário. Porém, a estratégia encontrada faz parte da restruturação do plano de mobilidade urbana no município. “O sistema é comprovadamente eficiente, mas, era preciso apresentá-lo à população usuária, que por sua vez, acompanhou a apresentação da proposta”, explicou.

Inaugurado em Ilhéus, o maior edifício residencial da zona norte


 A inauguração do edifício North Boulevard, o maior empreendimento da construção civil na zona norte da cidade de Ilhéus, deve impulsionar um novo capítulo na realidade urbana naquela área. O início da entrega das chaves aos proprietários dos apartamentos aconteceu na sexta-feira, 18 de outubro, em evento promovido pela Cicon Construtora e Incorporadora.

O North Boulevard, construído no bairro Jardim Savoia, possui 124 apartamentos, de dois e três quartos, tendo no seu entorno uma bela reserva natural da Mata Atlântica, e distante apenas seis minutos do centro da cidade. O empreendimento oferece na sua infraestrutura, a maior área de lazer de um edifício residencial na cidade.  
A entrega simbólica das chaves foi feita pelos diretores da Cicon, Roque e Dilma Lemos, ao condômino Welder Santos, que representou os demais proprietários. A inauguração do novo edifício contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jerbson Moraes, que representou o prefeito Mário Alexandre, do vice-prefeito José Nazal Soub, do padre José Alvino de Cristo, vereador Aldemir Almeida, empresários, corretores de imóveis, técnicos e trabalhadores que participaram da obra e outros convidados. Também participaram do ato de inauguração, o diretor de Engenharia da Cicon, Roque Júnior, e a arquiteta Mariana Chalhoub, que assina ao lado de Alessandra Holtz, o projeto arquitetônico do North Boulevard.

O Albergue Bezerra de Menezes realiza sua sétima feijoada na AABB


A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado
César Brandão, aniversariando!
Mantendo a tradição, com o intuito de adquirir recursos para a manutenção da instituição filantrópica, a sua direção, através do seu diretor e ex-vereador e pré-candidato, César Bandão, neste dia 27 (domingo), realizará na Associação Atlética Banco do Brasil-AABB, Bairro São Judas, em Itabuna, mais uma grande Feijoada.

O Albergue Bezerra de Menezes que mantem cerca de 120 internos, com os mais variados tipos de anomalia, vive de doação da sociedade e de contratos com prefeituras regionais, onde muito delas não cumprem o acordo, deixando a filantropia em situação difícil. A sua presença pagando R$30,00, é muito importante, “na ajuda do seu semelhante” diz César Brandão.
        

Uesc inicia processo para eleição de reitor e vice reitor 2019


Prof. Pedro (camisa rosa) e Prof. Ronan
 (camisa manga longa)
 Os Professores Pedro Lopes Marinho e Ronan Xavier Corrêa, apresentaram, na ultima terça-feira (22), pedidos de inscrição para os cargos de Reitor e Vice-Reitor, respectivamente, da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc.  Professor Pedro já foi diretor do Departamento de Ciências Econômicas e coordenador do Curso de Economia.

Já o professor Ronan Xavier foi diretor do Departamento de Ciências Biológicas, coordenador do Mestrado e Doutorado em Genética e também  Assessor de Relações Internacionais (Arint) da reitoria da Uesc. Estudantes, professores e funcionários da instituição, estiveram presentes no momento da inscrição dos candidatos. Segundo os professores, eles representam as vozes dos múltiplos apoiadores que conquistaram na comunidade universitária ao longo dos anos.  

As propostas que devem nortear os rumos da universidade para os próximos anos serão apresentadas pelos candidatos a partir do dia 4 de novembro quando serão librados para fazer campanha no campus universitário.

STF fará a felicidade de presos após 2ª instância e dos ‘advogados mais caros do País’

Ministro Luís Roberto Barroso destacou o que chama de "os mais caros advogados do País”


O fim da regra que prevê prisão após condenação em segunda instância não levará felicidade apenas aos facínoras que clamam por impunidade. Felizes também estarão seus defensores, que o ministro Luís Roberto Barroso chamou de “os mais brilhantes e caros advogados do País”. Que devem multiplicar suas fortunas com ações para abrir as portas da cadeia à fina flor da bandidagem nacional. Eles próprios estimam “bandeirada” R$3 milhões para cada caso relevante. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Criminalistas famosos cobram até R$3 milhões só para estudar o caso e decidir se o aceitam. Se topar, R$20 milhões de honorários por réu.
Criminalistas falam mal da Lava Jato da boca para fora. Adorariam homenagear a operação pela montanha de dinheiro que ganharam.
Ex-ministro e advogado de Lula, Márcio Thomaz Bastos, já falecido, deixou herança de R$393 milhões para sua família, segundo o Conjur. É o padrão.
Compartilhe:

Bolsonaro afirma que se despejo de petróleo foi proposital, trata-se de terrorismo

Ele se encontra na manhã desta sexta-feira com o presidente chinês Xi Jiping

Durante sua visita à China, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que, se o derramamento de petróleo que se foi proposital o despejo de petróleo que poluiu as as praias do Nordeste, é um ato de terrorismo.
A declaração do presidente – “Pode ter sido acidente, mas se foi proposital, isso é terrorismo” – acontece na sequência de declarações do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, no mesmo sentido.
Salles, inclusive, chega a insinuar a participação da ONG Greenpeace nesse ato terrorista, mencionando o fato de o seu navio “Esperanza” haver circulado na provável área do despejo de óleo.

Marcos Valério diz que Lula foi um dos mandantes do assassinato de Celso Daniel

Marcos Valério, Lula foi um dos mandantes...
Do - Diário do Poder - Em depoimento ao Ministério Público de São Paulo, prestado no Departamento de Investigação de Homicídios de Minas Gerais, o ex-“operador” do mensalão do primeiro governo Lula cita o ex-presidente como mandante do assassinato do ex-prefeito de Santo André (SP) Celso Daniel.
Marcos Valério revela nesse depoimento, revelado em reportagem de Hugo Marques para a revista Veja, nesta sexta-fira (25), que Lula o autorizou a pagar a chantagem de que ele e outros petistas graduados foram alvo por um empresário de Santo André que ameaçava implicá-los na morte de Celso Daniel.
O ex-“tesoureiro” do suborno pago pelo governo Lula a políticos do Congresso disse ter ouvido desse empresário que o ex-presidente foi o mandante do assassinato.

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

TV JUSTIÇA - AO VIVO: julgamento da condenação em segunda instância


Do - Diário do Poder - O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento que pode acabar com a prisão após condenação em segunda instância com o voto da ministra Rosa Weber, que votou a favor da soltura.
Ontem, os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso votaram a favor da prisão após condenação em segunda instância. Apenas o relator do caso, ministro Marco Aurélio Mello, votou por proibir o cumprimento da pena após a segunda instância. Com isso o placar estar de 3 x 2.

Plantio de soja começa no oeste da Bahia com perspectiva de excelente safra

A soja é o carro chefe, mas o Oestee da Bahia é celeiro produtivo de algodão, milho, feijão e outras culturas em menor escala. (Foto: Aiba)

Do - jornaldamidia.com -= mCom o fim do vazio sanitário da soja, os agricultores baianos se preparam para mais um plantio. Desde o último dia 8 de outubro a categoria está permitida a iniciar a semeadura. Alguns irrigantes já começaram a formar suas lavouras, mas a maioria, de agricultura sequeira, está mais cautelosa e aguarda a estabilidade pluvial, o que deve acontecer a partir do dia 11 de novembro. Como o calendário de plantio vai até o dia 31 de dezembro, não há tanta pressa.
Segundo avaliação do Conselho Técnico da Aiba, os cenários climático e agronômico são favoráveis para a região, criando uma boa expectativa de safra. A previsão é que o oeste da Bahia colha no próximo ciclo algo em torno de 6,4 milhões de toneladas de soja. O número representa um incremento de aproximadamente 20% em relação ao ano anterior. Se confirmada as estimativas, a próxima safra deve se equiparar à de 2017, considerada melhor média histórica da região.

Agricultura familiar da Bahia mostra qualidade de seus produtos no Mesa São Paulo


 
A agricultura familiar da Bahia mais uma vez marca presença no Mesa São Paulo, o evento de gastronomia mais importante da América Latina, com produtos derivados de licuri, umbu, maracujá do mato, castanha, nibs de chocolate e café, que serão apresentados por cooperativas baianas de 24 a 27 de outubro, no Memorial da América Latina, na capital paulista.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no âmbito do projeto Bahia Produtiva, que conta com empréstimo do Banco Mundial, visando promover mais espaços de comercialização dos seus produtos das cooperativas.

Neste ano, o Mesa será uma plataforma de lançamento do Terra Madre 2020, que será realizado em junho, em Salvador, pelo Slow Food Brasil, em parceria com a CAR. O evento, que reúne comunidades do alimento, de acadêmicos, cozinheiros e toda a comunidade do Slow Food, acontece a cada dois anos na Itália e terá uma edição especial voltada unicamente para o Brasil.
 
No Mesa São Paulo, as cooperativas da agricultura familiar expõem seus produtos no estande localizado no Espaço Farofa, organizado pelo Governo da Bahia, por meio da SDR/CAR em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur). No local, os visitantes podem conhecer e degustar saborosos produtos de cinco cooperativas, fortalezas do Slow Food, comunidade dos alimentos que preserva os produtos da sociobiodiversidade e comunidades tradicionais.

No evento, participam a Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), Cooperativa de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos da Chapada Diamantina (Cooperbio), além do Assentamento Dois Riachões, que possuem investimentos do Bahia Produtiva.

Novos negócios

Ilhéus recebe maior edição da Feira Cidadã em 2019 com oferta de 20 mil procedimento

Resultado de imagem para foto de ilhéus
O novo cartão postal em breve, a ponte ilhéus/pontal
A maior edição da Feira Cidadã em 2019 chegou a Ilhéus, na região sul, nesta quinta-feira (24), e segue até o próximo domingo (27). A iniciativa realizada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), instituição presidida pela primeira-dama Aline Peixoto, deve realizar cerca de 20 mil atendimentos para os mais diversos tipos de exames e procedimentos. A estrutura da Feira foi montada no Centro de Convenções da cidade.
O coordenador da Feira Cidadã, Edvaldo Gomes, lembra que para conseguir a ficha de atendimento a população deve levar o cartão do SUS, comprovante de residência e RG. “São cerca de 20 mil fichas que serão distribuídas entre hoje e amanhã. Nós iremos agendar os atendimentos que seguem até domingo. A intenção é realmente facilitar o acesso da população aos serviços de saúde e cidadania, e com isso desafogar a demanda, que é muito grande dos municípios que recebem essa ação”.

Em Ilhéus, os procedimentos mais procurados são odontologia, ultrassonografia, mamografia e oftalmologia. A dona de casa Maria Vitória conseguiu realizar o exame oftalmológico e foi encaminhada para cirurgia de catarata no Hospital Regional da Costa do Cacau. “Eu estou com minha visão muito curta e vinha sentindo um incômodo. Hoje consegui fazer esse exame de graça e para a gente que não consegue pagar em clínica particular é muito importante”, pontuou.

Faculdade de Ilhéus promove Mutirão de Saúde e Cidadania




Em parceria com a Record/TV Cabrália e outras instituições, a Faculdade de Ilhéus promove, no dia 25 de outubro, o IV Mutirão de Saúde e Cidadania, das 8h30min às 15 horas, na sede da instituição, voltado à prestação de serviços gratuitos à comunidade e à divulgação do conhecimento científico-tecnológico. O evento acontece integrado à XIV Feira de Negócios e Oportunidades – FENOPO, cuja finalidade é estimular o empreendedorismo na comunidade acadêmica e na população, de modo geral.

O IV Mutirão de Saúde e Cidadania é um projeto que possibilita o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão de todos os cursos de graduação da Faculdade, em benefício da comunidade. Os serviços incluem a área de saúde, com atendimento médico na área de clínica geral e pediatria, avaliação da glicemia e orientação sobre diabetes; aferição da pressão arterial e orientações sobre hipertensão; realização de exames laboratoriais, como eletrocardiograma, eletroencefalograma e espirometria.

Oferece também a aplicação de vacinas, consultas de enfermagem, exames preventivos, atendimentos de fisioterapeutas, avaliação nutricional e consultas e bioimpedância com nutricionista. 

O mutirão disponibilizará ainda serviços gratuitos na área de Odontologia, a exemplo de orientação sobre higiene bucal, aplicação tópica de flúor (limpeza), atendimento para restaurações dentárias, extrações e exames. Todos os gabinetes da Clínica-Escola de Odontologia vão funcionar durante o evento.

Governo e instituições definem estratégias para prevenção do óleo no litoral Sul



O prefeito Mário Alexandre recebeu na tarde de quarta-feira (23), representantes de órgãos, secretarias municipais, entidades e organizações para definir as estratégias referentes à eventual chegada das manchas de óleo na costa de Ilhéus. O planejamento faz parte de uma série de ações vinculadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Urbanismo (Semde).
Mário Alexandre destacou a importância das ações conjuntas realizadas, em especial entre o Município, Marinha e Corpo de Bombeiros.
“Ilhéus demonstra que possui união e preparo de pessoal. Somos referência na área preventiva e na capacitação dos voluntários. Não mediremos esforços dentro dessa coordenação. Já solicitei os Equipamentos de Proteção Individual para os nossos voluntários, e posso assegurar que estamos trabalhando diuturnamente, atentos e unidos em prol da prevenção da nossa costa”.

Câmara realizará primeira audiência Pública sobre revisão da Lei Orgânica

   
 No último dia 07 de outubro, o presidente do Legislativo Itabunense, Ricardo Xavier, instalou a Comissão Especial que tratará da reforma e restruturação da Lei Orgânica do Município. Composta por seis vereadores – Júnior Brandão (presidente), Enderson Guinho (vice-presidente), Beto Dourado (relator), Jairo Araújo (relator-adjunto), Charliane Sousa (secretária) e Robinho (secretário-adjunto) – a Comissão realizará um trabalho técnico e criterioso, analisando cada artigo e fazendo as adequações necessárias às legislações estaduais e federais vigentes.

     Conforme anunciou o presidente da Comissão, vereador Júnior Brandão, quatro Audiências Públicas serão realizadas com o objetivo de coletar sugestões das entidades representativas e comunidade em geral. A primeira Audiência ocorre na próxima terça-feira, dia 29, no auditório da Associação Comercial de Itabuna.

Descumprimento da Lei da Meia Entrada causa multa


 Em defesa do cumprimento da lei 12.933 de 2013 que determina a “meia entrada” aos estudantes em todos os eventos de lazer de Itabuna, inclusive parques, cinemas, Casas de Diversões e shows artísticos, Zenisson Soares, representante do Conselho Municipal do Transporte dos Usuários Coletivo e Rodoviário de Itabuna e do Projeto da Meia Entrada e Meia Passagem, ingressou com uma Ação Civil Pública junto ao Ministério Púbico do Estado (Promotoria de Justiça de Itabuna), para que a lei seja cumprida.

Resultado

A ação já deferida pela 1ª Vara Pública da Fazenda, o Juiz da Comarca determina que o PROCON e o Município façam a fiscalização, sob pena do descumprimento da Lei, resultar em multa diária de dez mil reais, limitada a cem mil reais.

Devido a esse despacho assinado pelo Juiz Ulisses Maynard Salgado, o incansável, Zenisson Castilho Soares Pereira pede a todos que cumpram a Lei, um direito garantido aos estudantes e, que, recentemente foi revisto pelo Congresso e sancionada pelo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.                

UFBA cria técnica para usar resíduos de óleo das praias em mistura para asfalto

União e Ibama são acusados de não agir contra manchas de óleo na BahiaDo - Diário do Poder - Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) estão tentando minimizar os efeitos negativos do óleo recolhido nas praias de todos os estados do Nordeste.
Eles criaram uma técnica que transforma o óleo em um tipo de carvão granulado, que pode ser usado como mistura para asfalto e blocos de construção, como explica a professora Zenis Novais.
Segundo a professora, o projeto de compostagem adiciona álcool, etanol e acetona no óleo achado nas praias e que, para fazer a mistura, é usada uma betoneira.

FLAMENGO massacra o GRÊMIO e enfrenta o RIVER PLATE na final LIBERTADORE...

.Editorial: O ESTADO ESTÁ PERDENDO...

A cada dia que passa as famílias itabunenses se trancafiam dentro de suas próprias residências como verdadeiros prisioneiros.
O problema é que o Estado como determina a Constituição não cumpre, não sabemos o porquê, não dá a segurança ao cidadão.

A visão de todos é que o estado está perdendo a guerra para a bandidagem. Uns culpam as brechas da Lei. No entanto, ao ver de nossa opinião é que falta vontade dos governantes em combater os criminosos.
A coisa mais ridícula está acontecendo no momento em nosso país (Lava Jato), onde muitos ladrões do dinheiro publico, ou seja, dinheiro da união, da nação, estão ganhando a liberdade.

Esse tipo de crime deveria ser considerado o mais grave à nação, pois leva em seu bojo, a alimentação, a educação, a saúde, a moradia, o bem estar de uma população. Por isso, consideramos esse ilícito, cinco crimes em um; o “mal feitor” rouba a si próprio, ao próximo, ao município, ao estado e a união.

Não sendo diferente de outros locais Itabuna, hoje é considerado um dos centros mais violentos do país, devido a violência sempre em ordem crescente conforme pesquisas.

Hoje 23 de outubro, às 5h, a vítima foi o empresário Jurandir Rodrigues Nascimentos, ex-diretor da Associação Empresarial e Comercial de Itabuna-ACI, vitima de três tiros, dentro do seu estabelecimento comercial no bairro de Fátima.

Essa violência que não para está trazendo “a prisão” da população da cidade, sofrendo obrigatoriamente “um toque de recolher”, onde ninguém sai mais de suas casas a noite e a cidade se tornou um deserto!. A sua vida noturna foi à zero. Quem sai..., pode ser assaltado! Pode morrer!

Chega! Abaixo à violência, onde a arma, “só quem tem direito é o bandido...”.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...