sábado, 11 de novembro de 2023

Javier Milei chama Lula de ‘comunista’ e ‘corrupto’

O candidato a presidencia da Argentina volta a reiterar terá não se esncontrará com o Lula e isso preocupa o embaixador da Argentina no Brasil

candidato à presidência da Argentina, Javier Milei criticou novamente o presidente Lula, e afirmou que caso seja eleito não irá se encontrar com o líder do país. (Foto: Reprodução/redes sociais).

Do-Diario do Poder - O candidato à presidência da Argentina, Javier Milei criticou novamente o presidente Lula, e afirmou que caso seja eleito não irá se encontrar com o líder do país. Em respostas às falas do argentino, o embaixador do país latino no Brasil, Daniel Scioli, disse que não há méritos nas falas do candidato, que podem afetar a relação entre os países.

Javier classificou o presidente petista como “comunista” e “corrupto”, repetindo discurso feito em outras oportunidades. Em entrevista, o candidato de extrema direita voltou a reiterar que caso seja eleito chefe de estado não se encontrar com o Lula e que irá manter contato apenas com aliados do “mundo livre”, citando Estados Unidos e Israel, mas que não irá impedir transações com nenhum país desde que sigam as leis do livre mercado.

“Eles poderão fazer transações comerciais com quem quiserem”, disse Milei. “Vão ter que competir comigo. Vão ter que ganhar o pão com o suor do trabalho. Vão ter que servir seus vizinhos com produtos de melhor qualidade e melhor preço, ou irão à falência. Isso é capitalismo. É disso que se trata”, completou o candidato de extrema-direita.

O incômodo do Embaixador 

O embaixador Daniel Scioli não está contente com as falas de Milei, que questionou as razões do candidato de ser contra o Lula e classificou como “absurdo” chamar o presidente brasileiro de corrupto.

Scioli acredita que a Argentina deve ter uma boa relação  com o Brasil e ressalta a importância do mercado brasileiro para a indústria argentina e relembrou o acordo de fornecimento de gás da Argentina para o Brasil. “Fechamos com o Brasil um acordo estratégico em que vamos exportar o excedente de gás natural ao Brasil, o que significa um círculo virtuoso para trazer mais dólares para expandir a indústria”, disse Scioli.

Além das críticas ao Brasil, o embaixador argentino lembrou das duras palavras de Milei a China, um dos países parceiros comerciais do país e que isso prejudicaria a entrada da Argentina no Banco do BRICS. “Brasil e China são os dois principais sócios comerciais da Argentina, especialmente para o complexo agro industrial. Quando ele se coloca contra a entrada da Argentina nos Brics, sabemos o que isso pode significar em termos práticos […] isso prejudica a entrada da do país no Banco dos Brics”.O país iniciou processo para se tornar membro da entidade em outubro deste ano. 

NOVA DIRETORIA DO ITABUNA TOMA POSSE NESTE DOMINGO

Sandoval Benevides (vice) e Rodrigo Xavier (presidente), vão dirigir o IEC por mais um periodo

Os Conselhos Deliberativo, sob a presidência do advogado Rui Correia e o Conselho Fiscal, dirigido, também, por um advogado, Souza Pontes, neste domingo 12, estarão dando posse à nova Diretoria Executiva do Itabuna Esporte Clube-IEC para o periodo 2024/2027, tendo como presidente Rodrigo Xavier (Digão) e vice-presidente Sandoval Benevides.

Sede social será beneficiada no novo projeto

A posse que tem início às 9h, na sede social, Alto dos Eucaliptos, bairro da Conceição, com um culto ecumênico. Na oportunidade, Rodrigo Xavier (Digão) e Sandoval Benevides, reeleitos, estarão expondo os projetos para a sede social, e o futebol, quando o Time do Itabuna, simultaneamente, estará disputando três competições: o Campeonato Baiano da série A; Série B, do Brasileiro e a Copa Brasil. 

Neste sentido, hoje, pela manhã, o presidente Digão, concedeu entrevista, ao programa "Frequência Política", em cadeia Rádios: Interstiva FM e Difusora Sul da Bahia, apresentado pelo comunicador Binho Shalon.  Quando o presidente, também, convidou toda a torcida grapiúna para o evento.

CHICO FRANÇA RECEBE DOUTORA RAISSA EM ITABUNA

Neste sábado, 11,o engenheiro Chico França, pré-candidato a prefeito de Itabuna  pelo Partido Liberal (PL), estará recebendo a médica, vice-presidente estadual do PL e ex-candidata a senadora na chapa de Bolsonaro, Dra. Raíssa Soares.

Na pauta,  entrevista às 10h  ao Programa "Frequência Política" na rádio Interativa FM e Rádio Difusora Sul da Bahia apresentado pelos comunicadores:

Doutora Raissa e João Roma
Binho Shalon e João Matheus. Chico França e doutora Raíssa, integrantes do Grupo Direta de Itabuna (GDI) e do PL  local, discutirão  a realização do Encontro Regional de Conservadores que será sediado em Itabuna com a presença de vários deputados e do presidente estadual da sigla, João Roma.

Raissa, se destacou no período da pandemia COVID. 19  sendo  autora do  Protocolo Precoce e Profilaxias no SUS, de Porto Seguro para todo o Brasil e o mundo.

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Itabuna apoia a realização de encontro de cacau

 Prefeitura de Itabuna apoio a realização do1º Encontro de Cacau de Alta Produtividade 500@ + Sustentável

A Prefeitura de Itabuna, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA) deu apoio e esteve presente no 1º Encontro de Cacau de Alta Produtividade 500@ + Sustentável que aconteceu nesta semana no Teatro Municipal Candinha Dória. O evento contou com mais de 600 participantes.

A secretaria ofereceu apoio ao encontro de cacauicultores que reuniu especialistas em diversas áreas agronômicas e produtores familiares, a pedido do presidente do Instituto do Chocolate, Erlon Botelho. Mais de 60 pequenos produtores da agricultura familiar, 18 profissionais da SEAGRIMA, dentre técnicos agrícolas, agrônomos e biólogos, participaram.

O 1º Encontro de Cacau de Alta Produtividade 500@ + Sustentável não apenas atingiu suas metas, mas também solidificou seu papel como um acontecimento de inovação e sustentabilidade na cacauicultura e provavelmente fará parte do calendário anual de eventos agronômicos e sustentáveis do município.

Para o diretor de Agricultura da SEAGRIMA, Miranildo Góes, o evento foi de extrema importância para a Região Cacaueira e principalmente para os agricultores familiares que recebem assistência técnica e extensão rural fornecida pela Prefeitura. Segundo ele, a participação deles neste encontro, teve como meta o melhor aproveitamento do espaço físico de suas propriedades e o aumento da produtividade de culturas já existentes.

No encontro foram tratados diversos temas agrícolas, dentre a polinização mecânica do cacaueiro, visando maior produtividade, mercados, inovação e sustentabilidade na cacauicultura. O sucesso do evento destaca o potencial de crescimento e melhoria contínua do setor na Bahia, trazendo perspectivas positivas para o futuro.

 Segundo o titular da SEAGRIMA, secretário Moacir Smith Lima, está e mais uma boa a iniciativa do setor privado que demonstrou a sua eficiência o quanto tem sido relevante o trabalho de pesquisa de material genético para aumentar a resistência do cacaueiro frente à vassoura-de-bruxa. Agora, mais uma vez colabora na questão de pesquisa de novas tecnologias visando o aumento de produtividade da cultura do cacau juntamente com a CEPLAC.

Ascom

NILO COELHO SE AFASTA DA PREFEITURA DE GUANAMBI

Aos 80 anos, ex-governador Nilo Coelho deixa prefeitura de Guanambi e anuncia aposentadoria política

Nilo Coelho

Do - BahiaNoticia - O ex-governador da Bahia e prefeito de Guanambi, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano, Nilo Coelho (União), se desligou oficialmente do cargo. O comunicado foi tornado público nesta sexta-feira (10). O ex-governador, de 80 anos, disse que a decisão foi tomada por “uma profunda reflexão” sobre o que seria bom para continuar a servir o município.

“Quero deixar claro que se trata de um novo capítulo nesta história de amor. Pretendo buscar novas formas de contribuir para o bem-estar e progresso de minha terra”, disse o agora ex-gestor. Nilo Coelho

 

Nilo Coelho foi eleito quatro vezes prefeito de Guanambi, sendo a primeira em 1982. Com ascensão regional, Nilo Coelho integrou a chapa vitoriosa de Waldir Pires ao governo da Bahia em 1986, como vice-governador.

 

Com a renúncia de Waldir em 1989, que formava chapa à presidência com Ulysses Guimarães, Nilo Coelho se tornou governador da Bahia. Segundo o gestor, em um ano e dez meses de mandato chegou a construir um volume de estradas para a integração de todo o estado. Ele também foi deputado federal.

O BEM E O MAU DO TELEFONE!

Graham Bell, inventou do telefone
O telefone, o seu inventou foi o grande cientista Alexander Graham Bell; um cientista, inventor e fonoaudiólogo britânico, naturalizado estadounidense,  idealizador da empresa, a Bell Telephone Company, protagonista dos primeiros passos da implantação do telefone como meio de comunicação de massa na escala internacional. Foi uma invenção que veio para  revolucionar o mundo. Veio para encurtar às distâncias, aliviando, assim, a carga dos correiso; dos telegramas e cartas, etc...

As pessoas usavam o telefone para matar uma saudade, entre emoções e lágrimas, de alegrias, ou tristezas, proveniente das notícias negativas... Nunca para fazer inimigos. Era um canal de amor, alegria e paz. 

Martin Cooper, criou o celular
Mais tarde, no final do século XX, o telefone foi inovado, sem a utilização de  canal. Desta vez, na invenção (década de 70), do americano Martin Cooper, surgindo "o celular" (sem fio), um aparelho, revocionário, funcionando direto dos satélites. Martin Cooper, engenheiro visionário, líder da equipe que criou o Dyna Tac  (Motorola), o primeiro aparelho relativamente portátil do mundo da telefonia. Leve, o celular pesava menos de um quilo, mais precisamente 700 gramas; "o nosso tijolão! Se lembra? 

Porém, os primeiros aparelhos, começaram a chegar no Brasil, no final dos anos 90, e se tornou uma "febre contangiosa" para todos os brasileiros! Que hoje não sabem viver sem um desses aparelhos, carregados na mão ou no bolso...

O celular ganhou tanta popularidade, que,  evita das pessoas se olharem "olho no olho" ou "se abraçarem"... Enfim, em 80% dos casos, às pessoas deixaram de manter o contato físico. Expulsando, assim, "o calor humano" de muitas amizades, e atraindo uma frieza, para si e o outro. Um grande Incômodo para o ser humano que ainda, abençoado, carrega consigo sentimentos...Nestes tempos  dentro desse mundo tecnológico, uma raridade; pois as pessoas, não tem com quem dividir suas dificuldades ou lágrimas...

Por isso, muitas pessoas que já estão "motiladas" no vício do celular, já estão deixando de falar, até com amigos de longas datas, e irmãos... Isso porquê, à pessoa do outro lado, devido a uma ocupação, ou outra..., não pode, às vezes, atender o aparelho, quando ele chama, na hora! O emissor, "zangado", e sem entender que o amigo ou parente, do outro lado, está impossibilitado de atender. Ele, sem perdão, é logo bloqueado, com as centenas  de recursos que o aparelho dá, inclusive, "entregando", se a pessoa contrária, está usando o aparelho ou não (se está online ou não!). O que, muitas vezes, não pode ser o dono do aparelho, que esteja em uso! Assim, como, poderia ser, qualquer outro membro da família. 

Como dissemos no início desse artigo, que o telefone, quando surgiu, veio para plantar o amor, e diminuir as saudades; Ao contrário está, é trazendo muita discórdia, entre casais, famílias e amigos... Por isso, aqui, deixamos um conselho, "não elimine suas amizades, porque um parente ou um amigo,  deixou de atender à sua ligação", pois, ninguém nasce da barriga da mãe, já com um celular. Faça-lhe uma visita,  e lhe dê um abraço!

Está lançada a campanha!. As pessoas estão muito distantes uma das outrad no mundo, deste sistema tecnológicos do materialismo, mesmo  uma sendo vizinha da outra! 

Afinal de contas o ser humano, não nasceu "online". Prossiga com à sua  essência... De não ser máquina!  Seja você, seja compreensível!!


Joselito dos Reis

O editor

10.11.2023

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Quatro mil famílias baianas receberão serviços do Incra Itinerante em novembro

Três equipes do Incra Itinerante iniciam nesta terça-feira (7) uma extensa jornada de prestação de serviços em oito municípios da Bahia. A ação ocorrerá até 29 de novembro e prevê o atendimento das demandas de 4,1 mil famílias residentes em 33 áreas de reforma agrária nas regiões do Baixo Sul, Oeste, Semiárido Nordeste II e Litoral Norte do estado. 

Dentre os conjuntos de serviços oferecidos, os mais procurados pelos beneficiários são o desbloqueio no Sistema de Informação de Projetos de Reforma Agrária do Incra (Sipra), a regularização na ocupação do lote e a emissão do Contrato de Concessão de Uso (CCU). 

Também são


bastante buscadas a inclusão ou exclusão de cônjuge, a atualização cadastral e a emissão de certidão do beneficiário. As equipes do Incra ainda estão aptas a emitir o Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR) para proprietários de terras.
 

Semiárido 

 

A partir de 7 de novembro (terça-feira), o Incra Itinerante percorrerá a região do Semiárido Nordeste II. A primeira parada é em Nova Soure, até o dia 9. O atendimento ocorre na sede do assentamento Terra Prometida, abrangendo as três áreas de reforma agrária do município, onde vivem 373 famílias. 

Após, segue para Adustina, em 10 e 11 de novembro e estará no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para recepcionar um público de 164 famílias de cinco assentamentos. Já nos dias 13 e 14, será a vez de Santa Brígida, onde os serviços serão prestados na sede do assentamento Bom Jardim, a três áreas reformadas do município, com 116 famílias. 

Baixo Sul 9

De 6 a 14 de novembro, em Camamu, na região do Baixo Sul, o atendimento acontece no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, abrangendo agricultores do município de Igrapiúna. Nesse período, poderão ser prestados serviços a 853 famílias de seis assentamentos. 

Em Ituberá, localizado na mesma região, o grupo atenderá as demandas locais e ainda as dos municípios Nilo Peçanha, Taperoá e Valença, entre os dias 20 e 24, na rua Barachisio Lisboa, nº 37, Centro. Ao todo, são seis assentamentos nas imediações, totalizando 295 famílias. 

Além dos demais serviços oferecidos pelo Incra, nesta região poderão ser realizadas inscrições no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), resultado de acordo recente firmado entre o Incra e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do governo estadual. 

Oeste 

 

Na região Oeste, o itinerário vai de 6 a 16 de novembro, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Angical. Os serviços serão disponibilizados a 996 famílias moradoras do assentamento Angical I. 

Nos dias 20 e 29, a equipe do Incra deverá receber, aproximadamente, mil famílias de sete assentamentos do município de Santa Rita de Cássia. O local do atendimento será confirmado posteriormente. 

Litoral Norte 

Entre 16 e 17 de novembro, a equipe do Incra atenderá as solicitações de 292 famílias de cinco assentamentos da região Litoral Norte, no município de Esplanada. 

Ascom/INCRA

‘Não tive estômago’, diz deputado sobre imagens do Hamas matando bebês

O deputado Maurício Marcon (Podemos-RS) classificou a ação do Hamas como ‘a coisa mais abominável' que já viu.

Dep. Mauricio Marcon (PODE - RS) (Foto: Agência Câmara)

A exibição das imagens faz parte do plano de ação da embaixada de Israel no Brasil. Além do convite à jornalistas para a mostra das cenas de extermínio, o diplomata Daniel Zonshine, criou programação para levar ao conhecimento de parlamentares brasileiros detalhes sobre a forma de ataque dos terroristas que buscam a dizimação do Estado de Israel.

Nenhum paramentar de partidos como PT, PSOL ou PC do B se interessou em assistir o conteúdo.


Professora da Uesc Homenageada em projeto de extensão da Uneb

A homenagem foi às docentes que contribuíram e contribuem com ás áreas de Ciências Exatas e da Terra


A professora Cláudia Ribeiro Santana foi homenageada pelo Projeto Elas nas Exatas, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O evento foi realizado no auditório José Rocha Larangeira, no Campus I da Instituição, em Salvador.

 

A solenidade contou com a presença da reitora da Uneb Adriana Marnori, da superintendente de Desenvolvimento Científico da Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Márcea Sales, pró-reitora de Ações Afirmativas (Proaf), Dina Maria Rosário, de Extensão (Proex), Rosane Vieira, gerente de pesquisa da PPG, Eduardo Jorge, e do representante do DEDC-Campus I, Djalma Fiuza.


Foram homenageadas às docentes que contribuem e contribuíram com as atividades de Ciências Exatas e da Terra ao longo dos anos. Na ocasião, foi inaugurado um painel com fotos das professoras do departamento e de outras mulheres que contribuíram com o projeto e cientistas do passado.

 

Entre as destacadas no painel, Claudia Santana é professora titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, lotada no Departamento de Ciências Exatas (DCEX), e ressalta a alegria de ser homenageada no evento. “Me sinto profundamente honrada por esse momento importante, pois me inspirei em outras mulheres para seguir a minha carreira. Aconselho que mulheres abracem a carreira das ciências exatas e que possamos ter uma representatividade maior delas no campo das exatas“, frisou.

 

Também foram homenageadas a professora do curso de Engenharia de Produção da Uneb, Telma Dias, a primeira diretora da unidade, Tânia Regina Pereira e a Arly Mary de Oliveira, professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), falecida em julho deste ano.

Ascom/UESC 

Neto reforça luta por PL que obriga escolas a oferecer atendimento especializado a estudantes com autismo


Neto Carlleto
O deputado federal Neto Carletto (PP) reforçou sua luta por mais direitos às pessoas que têm o Transtorno do Espectro Autista (TEA), durante discurso realizado na Câmara de Deputados. 

O parlamentar que é autor do Projeto de Lei que tem como objetivo garantir às pessoas com TEA os mesmos direitos daquelas com deficiência, ainda que haja melhora das manifestações ou do grau de dependência para realização das atividades da vida diária, esboçou sua felicidade em saber que o Plenário aprovou um outro PL que garante como direito a oferta de atendimento educacional especializado a estudantes com TEA, seja na escola pública ou privada.

De acordo com a proposta votada, as escolas privadas não poderão cobrar valores adicionais de qualquer natureza nas mensalidades, anuidades e matrículas desses estudantes pela oferta de profissionais de apoio escolar. Também será proibido às escolas privadas fixar um limite de estudantes com TEA nas salas de aula em todos os níveis e modalidades de ensino.

"Quero deixar registrada a minha felicidade na aprovação ontem, de políticas públicas para as pessoas com transtorno autista, visto que em quase todo nosso país nós temos pessoas que sofrem com o autismo e precisam dessa atenção. Muito importante essa medida votada aqui ontem e eu espero que o Senado Federal tenha sensibilidade de votar logo essa matéria e que o nosso presidente possa sancionar para que isso possa se tornar, de fato, efetivo em todo nosso país", explicou Neto Carletto.


Ascom do deputado federal

ITABUNA EM FOCO;

 Prefeitura entrega 19ª unidade de saúde requalificada

A Unidade de Saúde da Família Dr. João Monteiro, no Bairro Pedro Jerônimo, será entregue à comunidade nesta sexta-feira, dia 11, às 11 horas, depois de requalificada pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Faculdades Santo Agostinho (FASA).

 A solenidade será presidida pelo prefeito Augusto Castro (PSD) que até agora executa o maior programa de reforma de unidades de saúde. Foram quatro unidades com  recursos próprios e 15 em convênio com a FASA no âmbito do Programa Mais Médicos.

A USF Dr. João Monteiro fica situada na Rua São Pedro, no Pedro Jerônimo. A unidade passou por melhorias como a requalificação do piso, ganhou uma rampa de acesso a recepção e outra entrada para as dependências. Também ganhou mobiliários novos, nove aparelhos de ar-condicionado, ventiladores, bebedouro elétrico, cadeira de rodas e um computador completo.

Com a reabertura da USF Dr. João Monteiro, moradores do Pedro Jerônimo e de bairros vizinhos terão acessos a serviços como consultas com Nutricionista e educador físico; marcação de exames; distribuição de medicamentos básicos; imunização; curativos; acompanhamento de gestante (pré-natal) e do bebê (puericultura).

Ainda, consulta odontológica; coleta citopatológica (prevenção ao câncer de colo uterino); teste rápido de IST (HIV, sífilis, hepatites B e C); teste do pezinho (triagem neonatal); teste de gravidez; entrega de preservativos e outros métodos contraceptivos, etc.

Moradores destacam melhorias no sistema viário e urbanização


“Estamos muito


felizes com essa obra no Nova Esperança. Isso aqui era um antigo lixão da cidade. Agora, com essa obra da Prefeitura na gestão do prefeito Augusto Castro trouxe para nós dignidade humana”. O comentário é de Fábio Gomes, morador do bairro que demonstrava satisfação com a urbanização da localidade na zona oeste da cidade.

Nesta semana, a Prefeitura iniciou o patrolamento, nivelamento, compactação e a pavimentação de ruas em CBUQ das cinco principais ruas do Nova Esperança decorridos de mais de 40 anos de espera dos primeiros moradores da localidade nas proximidades dos condomínios residenciais Jubiabá e Gabriela e da implantação do presídio.

 A nossa gente está muito feliz. Não esperava que um dia este sonho de viver em ruas pavimentadas fosse acontecer”, disse a dona de casa Maria Silva dos Santos. No momento, as atenções da Prefeitura de Itabuna estão concentradas nos bairros Nova Ferradas, Nova Esperança e Ferradas com a execução da primeira fase das obras do Programa Acelera Itabuna com pavimentação asfáltica.

“Temos levado obras e serviços de melhoria para algumas comunidades que nunca contaram com a presença do poder público. Mas, não paramos com os serviços de manutenção de ruas, avenidas e praças numa rotina permanente”, afirmou a titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes.

“Por determinação do prefeito Augusto Castro (PSD), bairros que jamais tiveram obras de urbanização serão beneficiados”, relatou. A titular da SIURB realçou que a Prefeitura aumentou de 15 para 18 o número de ruas que ganharam pavimentação no Nova Ferradas. “Demos prioridade às ruas de barro onde não havia nenhum tipo de pavimentação”, expressou.

No caso de Ferradas, a construtora Mazza trabalha na pavimentação do acesso pelo Cajueiro, na Uruba, com a aplicação de asfalto em toda a extensão da Rua Itabuna (fundos da Padim). “As intervenções da Prefeitura no bairro preveem uma operação tapa-buracos no entorno da praça da igreja católica e pavimentação da Avenida Juracy Magalhães - pequeno trecho da BA-663, que liga Itabuna a Jussari.

Na zona norte da cidade, duas grandes avenidas foram também entregues à cidade, depois de pavimentadas: José Alves Franco e Bionor Rebouças e as ruas Independência e dos Trovadores, que ligam o São Roque ao Santo Antônio.

 Registrada queda de 58% nos casos de dengue, chikungunya e zika vírus

A Prefeitura de Itabuna registrou nos últimos quatro meses uma queda nos casos de arboviroses no município. Segundo dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica (VIEP) do Departamento de Vigilância em Saúde, houve uma redução de 58,50% no número de infecções por dengue, chikungunya e zika vírus, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

De acordo com levantamento da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, a partir de junho foi registrada uma queda nos casos. “Mas é importante lembrar que mesmo com essa queda, os cuidados devem ser redobrados por conta da chegada do verão”, alerta a enfermeira da VIEP Luiza Franco.

“Nesses meses em que há a junção de chuva e temperaturas elevadas por conta da chegada do verão, o ambiente se torna mais propício para o aumento da população do mosquito. Há uma maior circulação do vírus e aumento de casos de arboviroses pela fácil reprodução do Aedes aegypti com vasilhames com água e sem tampa, quintais e terrenos baldios sujos, etc.

A enfermeira do Departamento de Vigilância Epidemiológica finaliza orientando a população a fiscalizar quintais e vasilhames que possam acumular água da chuva e mesmo água para consumo doméstico contra a proliferação do Aedes aegypti.

Segundo dados divulgados na quarta-feira, dia 8, pela VIEP do total de casos notificados de arboviroses neste ano, 5.563 foram confirmados (clínicos, epidemiológicos e laboratoriais). Sendo que 3.100 casos tiveram aumento do número de fevereiro a maio – Alerta Amarelo.

Mas houve queda do número de casos a partir do mês de junho até outubro, representando aproximadamente 58,50% a menos em relação ao período anterior (fevereiro a maio). Dentre os bairros com maior número de casos estão São Caetano, Santo Antônio, Mangabinha, Jardim Primavera e o centro da cidade.

Ascom

Justiça arquiva ação de Maria do Rosário contra Bolsonaro

Em 2014, Bolsonaro afirmou que a deputada não merecia ser estuprada por ser “muito feia”

Ação contra Jair Bolsonaro foi arquivada (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Do - Diario do Poder - A Justiça do Distrito Federal arquivou uma ação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por suposta incitação ao estupro. O caso é de 2014, a pena em eventual condenação é de seis meses a prescrição ocorre em três anos.

Como se passaram muitos anos do fato até eventual condenação, o Ministério Público entendeu que não é mais possível discutir o caso. O juiz Francisco Antônio Alves de Oliveira, do 2º Juizado Especial Criminal de Brasília, seguiu entendimento do MP.

Em 2014, Bolsonaro afirmou que a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) não merecia ser estuprada porque era “muito feia”.

Porque ela é muito ruim, porque ela é muito feia, não faz meu gênero, jamais a estupraria. Eu não sou estuprador, mas, se fosse, não iria estuprar, porque não merece”, afirmou Bolsonaro na época.

Ilhéus quer fortalecer setor cultural

Prefeitura lança editais da Lei Paulo Gustavo para fortalecer setor cultural de Ilhéus

Na tarde da última terça-feira (7), o prefeito Mário Alexandre lançou editais para os recursos previstos na Lei Paulo Gustavo. O investimento total é de R$ 1,4 milhão voltado ao fomento de projetos de agentes culturais do município. O ato aconteceu no Centro Administrativo da Conquista, com a presença do vice-prefeito Bebeto Galvão, do secretário e do superintendente de Cultura, Geraldo Magela e Reinaldo Soares, respectivamente, e de representantes do setor cultural. 

Mário Alexandre destacou o papel da Lei Paulo Gustavo para fortalecer o setor e criar oportunidades aos fazedores de cultura do município. 

“São ações fundamentais para impulsionar toda a cadeia cultural e artística, com foco no crescimento da economia. Então, a cultura enriquece a vida dos cidadãos e contribui para a valorização e preservação da nossa história. Através da Lei Paulo Gustavo vamos garantir mais incentivos para que o setor continue se recuperando dos impactos causados pela pandemia”. 

Por definição da lei, 70% do recurso será destinado ao setor audiovisual e 30% para os outros setores culturais, distribuídos em categorias. Os editais ficarão disponíveis no site da Prefeitura. 

“A Lei Paulo Gustavo dá um retorno às atividades culturais. Acompanhamos todo o processo de construção nas oitivas e participamos desse lançamento que será crucial para o desenvolvimento das ações culturais e do turismo em Ilhéus. Parabenizo o prefeito Mário Alexandre e a sua equipe. Sem dúvida esse é um momento muito importante para todo o setor”, disse Marcos Lessa, secretário do Conselho Municipal de Cultura.

De acordo com Magela, as etapas consistem na publicação dos editais, recebimento dos projetos, seleção e pagamento. A previsão é de que o processo seja concluído até dezembro deste ano e contemple cerca de 200 pessoas. 

“O povo negro e baiano é o que mais produz cultura, então esse povo precisa ter acesso a esses editais. A democratização é essencial para que possamos alcançar a população que mais produz, contudo ainda é a mais afetada pela falta de investimentos. Esse momento é de suma importância”, comentou Daniel Amaro, do projeto Wakanda. 

*Sobre a Lei*

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19. 

Bebeto Galvão reiterou a importância da cultura para a sociedade e o compromisso do governo municipal com os profissionais do setor. 

“Momento importante para os fazedores e trabalhadores da Cultura, que participaram ativamente da luta pela democracia e pelas liberdades. A consequência direta de tais manifestações foi sentida com medidas importantes, como a retomada do MinC e das políticas culturais. Vamos seguir o ciclo virtuoso dos investimentos, com transparência, prestação de contas e garantindo autonomia aos fazedores de Cultura”.

Ascom

REURBANIZAÇÃO DO NOVA ITABUNA

Caravana liderada pelo prefeito Augusto Castro apresenta projeto de reurbanização a moradores do Nova Itabuna


Centenas de moradores do Nova Itabuna lotaram o Salão Paroquial da Igreja Santa Maria Madalena para conhecer o Programa Acelera Itabuna (PAI) – o futuro começa aqui, cujas obras se iniciam nesta quinta-feira, dia 10, pela Prefeitura de Itabuna. O anúncio foi feito pelo prefeito Augusto Castro que esteve acompanhado pela secretária Sônia Fontes, secretários e vereadores.

Ao todo serão pavimentadas 16 ruas em projeto executado pela construtora Mazza, responsável pela urbanização de bairros da zona oeste da cidade. A Prefeitura está investindo cerca de R$ 2,3 milhões para a aplicação de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) nas vias. Algumas delas terão tratamento com rachão de pedras, base e sub-base para maior durabilidade do asfalto.

No encontro, o prefeito Augusto Castro informou que no Projeto Acelera Itabuna serão beneficiadas mais de 400 ruas em 36 bairros da cidade, onde serão aplicados mais de R$ 100 milhões em pavimentação asfáltica de qualidade. Segundo ele, a cidade foi dividida em três zonas para facilitar a execução do maior projeto de urbanização que vai beneficiar mais da metade da população.

Além disso, falou do Projeto Mais Água para a Cidade, executado pela Prefeitura com a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) e o Governo do Estado para fornecer água com regularidade a mais de 130 mil pessoas. “Será o maior legado da nossa administração. Com isso buscamos o bem-estar ao proporcionar melhor qualidade de vida para quem ao longo dos anos sofre com o fornecimento irregular de água”, sentenciou.

Augusto lembrou que sua gestão tem realizado ações importantes para a população, tendo citado a reabertura da Maternidade Otaciana Pinto, do Centro Médico Pediátrico de Itabuna (CEMEPI) e do Hospital São Lucas que passaram a oferecer serviços de saúde depois de fechados durante a gestão que o antecedeu.
“Além disso, estamos ampliando o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães com o apoio do Governo do Estado com o investimento de mais de R$ 60 milhões para que possamos dobrar sua capacidade de atendimento como ‘portas abertas’”, lembrou. O prefeito citou a parceria com as Faculdades Santo Agostinho de Itabuna na reforma e ampliação das unidades de saúde. “Vamos entregar a USF João Monteiro, no Pedro Jerônimo nos próximos dias”, informou.

A secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, disse que o Bairro Nova Itabuna, a exemplo de toda a cidade, terá sua infraestrutura melhorada com a execução do Programa Acelera Itabuna (PAI) – o futuro começa aqui. “Fizemos um diagnóstico e constatamos que mais de 40% das cerca de 1.900 vias de Itabuna são de barro. Por isso, vamos investir na urbanização dessas vias para que as pessoas vivam com dignidade”, resumiu.

Ela explicou que por determinação do prefeito Augusto Castro a execução do Programa Acelera Itabuna se iniciou por três bairros da zona oeste, na região 1, que vai da BR-101 a Nova Ferradas. “Quem quiser conhecer o que estamos executando, faça uma vista ao Nova Ferradas, Nova Esperança e Ferradas que já estão com as obras finalizadas. Agora, é a vez do Nova Itabuna, mas vamos atuar também em ruas do no Urbis IV, Sinval Palmeira, Morumbi e Jorge Amado”, declarou.

O encontro no Salão Paroquial foi coordenado pelo pároco Tony Valério que se reuniu com o prefeito Augusto Castro e os secretários apresentando os pedidos dos moradores e contou com a intermediação do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Erasmo Ávila. Ambos falaram aos presentes, destacando a ação da Prefeitura

Também fizeram pronunciamentos os vereadores Ronaldo Geraldo e Manoel Porfírio que disseram acreditar nos projetos em andamento que beneficiam a população mais carente do município.

Prestigiaram o evento, a Primeira-Dama Andréa Castro, os secretários de Relações Institucionais e Comunicação, Tiago Barra, de Governo, Rosivaldo Pinheiro, e de Planejamento, José Alberto de Lima Filho, e os vereadores Nem Bahia e Ricardo Xavier, Líder do Governo na Câmara.

Ascom 

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

PF frustra ataque no Brasil de terroristas ligados ao Hezbolla

Operação ocorre em Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal

A Polícia Federal apontou a existência de uma relação entre o grupo e o Primeiro Comando da Capital (PCC) (Foto: Polícia Federal/ Divulgação)
Do - Diário do Poder - A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (8) a Operação Trapiche, que busca interromper atos preparatórios de terrorismo e obter provas de um possível recrutamento de brasileiros para a prática de atos extremistas no país. Na operação dois brasileiros foram presos. 

Esses possíveis terroristas possuem ligação com o Hezbollah, grupo libanês. Em 2014, a Polícia Federal apontou a existência de uma relação entre o grupo e o Primeiro Comando da Capital (PCC), em atuação conjunta no contrabando de armas. 

De acordo com a CNN Brasil, os dois brasileiros foram presos no aeroporto de Guarulhos (SP), eles estavam chegando de Líbano no momento da prisão. A suspeita é de que os dois homens brasileiros tinham ligação com o grupo de terroristas Hezbollah e estariam planejando atacar prédios judaicos no Brasil. 

Além das prisões, foram expedidos 11 mandados de busca e apreensão pela Subseção Judiciária de Belo Horizonte, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e no Distrito Federal.  

MG: 7 mandados de busca e apreensão cumpridos;
DF: 3 mandados de busca e apreensão cumpridos;
SP: 1 mandado de busca e apreensão e 2 mandados de prisão temporária cumpridos;

Os envolvidos devem responder pelos crimes de constituir ou integrar organizações terroristas e de realizar atos preparatórios de terrorismo, cujas penas máximas, somadas, chegam a 15 anos e 6 meses de reclusão.

Os crimes previstos na Lei de Terrorismo são equiparados a hediondos, considerados inafiançáveis, insuscetíveis de graça, anistia ou indulto, e o cumprimento da pena para esses crimes se dá inicialmente em regime fechado, independentemente de trânsito em julgado da condenação. 


Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...