sábado, 24 de fevereiro de 2018

GOVERNO PEDE EXTRADIÇÃO DO 'SENHOR DAS ARMAS'

TRÁFICO INTERNACIONAL
GOVERNO PEDE EXTRADIÇÃO DO 'SENHOR DAS ARMAS' BRASILEIRO PRESO NOS EUA
FREDERIK BARBIERI FOI PRESO NA FLÓRIDA E NÃO CRÊ EM EXTRADIÇÃO
Publicado: 24 de fevereiro de 2018 às 17:16 - Atualizado às 17:30
Do - Diário do Poder - A polícia americana prendeu na madrugada deste sábado (24), o brasileiro Frederik Barbieri, que é apontado pela Polícia Civil como o maior traficante de armas do Brasil. Radicado nos Estados Unidos, o homem conhecido como “Senhor das Armas” foi preso por agentes do Serviço de Imigração e Alfândegas dos Estados Unidos (ICE) em sua casa, na Flórida.
Em reação imediata, o governo brasileiro pediu a extradição do responsável pela maior apreensão de armas em um terminal aéreo do Brasil, em maio, quando foi interceptada a entrega de 60 fuzis de guerra AK-47, AR-10 e G3, em uma carga de aquecedores de piscina, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.
Na ocasião da prisão deste sábado, a polícia americana também conseguiu evitar o envio de mais 40 fuzis para o Brasil.
BARBIERI CRÊ QUE CIDADANIA AMERICANA EVITARÁ EXTRADIÇÃO (FOTO: TV GLOBO)
“A prisão foi muito importante para acabar com um esquema sofisticado de envio de armas de guerra dos Estados Unidos para o Brasil. Acreditamos que com a prisão de Barbieri a organização criminosa está desmantelada”, afirmou o delegado Fabricio Oliveira, da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos do Rio (Desarme), em entrevista ao G1.
Em resposta ao pedido de extradição, houve um pedido de documentação complementar traduzida para o inglês, sobre o investigado em procedimentos criminais instaurados no Brasil e nos EUA.
As investigações indicam que parte desses fuzis seria entregue a traficantes da Favela da Rocinha, que vive em guerra desde setembro. E a polícia ainda acredita que o arsenal abasteceria criminosos nas favelas de São Gonçalo.
Barbieri estava foragido, com nome na lista de procurados da Interpol, um mandado de prisão da Justiça Federal da Bahia, por tráfico de munição, e outro pela Justiça Federal do Rio de Janeiro, justamente pelo envio do carregamento de fuzis apreendido no Aeroporto do Galeão.
Por iniciativa própria, o acusado deu entrevista ao Fantástico em junho do ano passado, após a apreensão dos 60 fuzis e alegou que nunca gostou de armas por uma razão familiar: o assassinato do pai, ao negar ser traficante de armas. Na ocasião, ele exaltou a condição de cidadão americano, ao já prever a tentativa de extradição para que responda às acusações no Brasil.
Leia a nota do Ministério da Justiça
Segundo o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o pedido de extradição de Frederik Barbieri já foi apresentado para o governo norte americano, mas houve um pedido de documentação complementar. Agora, estão aguardando o Poder Judiciário enviar a documentação complementar devidamente traduzida para o inglês.
Frederik Barbieri é investigado em procedimentos criminais instaurados no Brasil e nos EUA. Os pedidos de cooperação jurídica internacional entre os países para produção de provas encontram-se em andamento. (Com informações do G1)

Provas de concurso para professor e coordenador pedagógico ocorrem neste domingo

O concurso público para preenchimento de vagas de professores e coordenadores pedagógicos do ensino fundamental e médio da Bahia será realizado neste domingo (25), em Salvador em outras 26 cidades do Estado. Os candidatos devem comparecer a um dos 245 locais de prova com antecedência, no máximo às 8h30 (horário local), conforme consta no seu cartão informativo. Concorrentes precisam, ainda, estar devidamente identificados, portando documento de identidade. Os portões serão fechados às 9h.

Caso não tenham recebido ou tenham dúvida sobre o local onde vão fazer suas provas, os candidatos devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao candidato (SAC) da Fundação Carlos Chagas, organizadora do certame, pelo telefone (11) 3723-4388. Também podem obter informações pelo site www.concursosfcc.com.br.

A duração máxima das provas objetiva e discursiva para o cargo de professor será de 4h30, enquanto que para coordenador pedagógico vai ser de 3h30. Os candidatos a professor só poderão deixar a sala, levando o caderno de resposta, depois de 4 horas do início das provas, enquanto os candidatos ao cargo de coordenador pedagógico após 3 horas. Os candidatos devem ler o Edital de Abertura de Inscrições no concurso e observar todas as regras antes das provas. 

bicaraí realizou a manutenção de mais de 80 pontos de iluminação nesta semana

A prefeitura de Ibicaraí, por meio da secretaria de Infraestrutura, Serviços públicos e Desenvolvimento Urbano, realizou, nesta última semana, a manutenção de mais de 80 pontos de iluminação pública em diversos bairros e distritos do município. 
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Thallis Leal, os Bairros Delfino Guedes, Agripino Monteiro, Duque de Caxias, Corina Batista, Bela Vista, Rua Paraguaçu, Av. São Vicente de Paula, Ponta da Pedra, Cajueiro Novo e Cajueiro Velho estão sendo beneficiadas com o serviço nos últimos dias.

Saúde realiza ações de combate à dengue no bairro da Passagem

 
A campanha “Sexta Sem Mosquito” continua nas mais diversas comunidades da sede e da zona rural de Itacaré, num trabalho constante de combate ao mosquito da dengue. E nesta sexta-feira foi a vez de desenvolver o trabalho de orientação dos moradores e de eliminação da dengue no bairro da Passagem. Nesses locais os técnicos da Secretaria de Saúde de Itacaré realizaram vistoria dos imóveis, orientação da população e a limpeza dos locais onde os mosquitos costumam procriar.
As ações de combate à dengue vêm sendo realizadas semanalmente nos bairros e em diversas comunidades, todas as sextas-feiras. O objetivo desse trabalho é orientar os moradores sobre os sintomas da dengue e as ações que devem ser adotadas pela própria comunidade para eliminar os potenciais criadouros do mosquito Aedes Aegypti. No mês de março o trabalho continuará beneficiando e orientando as comunidades do Alagados, Concha, Santo Antônio (Bairro Novo), Ribeirinha e Marambaia.
O secretário municipal de Saúde, Ricardo Lins, explica que os mutirões são importantes não somente como forma de conscientização da comunidade, como também para atacar esses potenciais criadouros nesse período do ano com alta incidência de chuvas, onde historicamente há maior incidência de dengue. “Estamos intensificando os trabalhos e envolvendo a população para evitar a transmissão da doença”, afirmou.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

26,3 MILHÕES DE BRASILEIROS DESEMPREGADOS

4º TRIMESTRE DE 2017
FALTA EMPREGO PARA 26,3 MILHÕES DE BRASILEIROS, DIZ IBGE
SUBUTILIZAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO É DE 23,6% NO 4º TRIMESTRE
Publicado: 23 de fevereiro de 2018 às 10:02

Do - Diário do Poder - A taxa de subutilização da força de trabalho, que reúne aqueles que estão procurando emprego e que trabalham menos de 40 horas por semana, ficou em 23,6%, o que representa 26,3 milhões de pessoas, no 4º trimestre de 2017. A taxa média anual para 2017 ficou em 23,8%. No 3º trimestre de 2017, essa taxa foi de 23,9% e, no 4º trimestre de 2016, de 22,2%. 
Entre as unidades da Federação, no 4º trimestre de 2017, o Piauí (40,7%), a Bahia (37,7%), Alagoas (36,5%) e Maranhão (35,8%) apresentaram as maiores taxas de subutilização da força de trabalho e as menores taxas foram em Santa Catarina (10,7%), Mato Grosso (14,3%), Rio Grande do Sul (15,5%) e Rondônia (15,8%).
A taxa de desocupação, que compreende as pessoas que não tinham trabalho e estavam efetivamente procurando, no 4º trimestre ficou em 11,8% e apresentou redução de 0,6 ponto percentual na comparação com o 3º trimestre (12,4%) e ficou estatisticamente estável frente ao 4º trimestre de 2016 (12,0%).
Ainda na comparação com o 3º trimestre de 2017, houve retração desse indicador em quase todas as regiões: Norte (de 12,2% para 11,3%), Nordeste (de 14,8% para 13,8%) e Sudeste (de 13,2% para 12,6%). O Nordeste (13,8%), apesar da queda na comparação trimestral, permaneceu com a maior taxa de desocupação entre todas as regiões. Na comparação anual a taxa recuou nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, permanecendo estável no Sudeste e no Sul. (AE)

Recadastramento de aposentados cobrado pelo governo federal

Cerca de três milhões de aposentados do país estão sendo convocados a um recadastramento. Caso não faça poderá ficar sem receber o recurso A informação foi dada ontem, 22, a noite no Jornal Nacional, da Globo. Veja aqui os documentos necessários: 

Fonte: www.udemo.org.br  - Tire suas dúvidas sobre o Recadastramento

01. QUANDO E ONDE DEVO ME RECADASTRAR?
O recadastramento deverá ser realizado todos os anos, no mês do seu aniversário, em qualquer agência do Banco do Brasil.

02. QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O RECADASTRAMENTO?
Cédula de identidade (RG/identificação funcional), cartão de identificação do contribuinte (CIC/CPF-MF) e comprovante de residência atualizado, com validade máxima de 90 dias. No ato do recadastramento, deverá ser indicado nome e telefone de uma pessoa responsável para qualquer eventualidade.

03. ALÉM DO BANCO DO BRASIL ONDE POSSO ME RECADASTRAR?
Na sede da SPPREV, em São Paulo, ou nos Postos de Atendimento fora da capital (consulte a lista de endereços aqui).

GENERAL RICHARD FERNANDEZ NUNES SERÁ SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO RIO

NOVO COMANDO
GENERAL RICHARD FERNANDEZ NUNES SERÁ SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO RIO
NOVO SECRETÁRIO CHEFIOU NO RIO A OCUPAÇÃO DA FAVELA DA MARÉ
Publicado: 23 de fevereiro de 2018 às 07:58 - Atualizado às 09:47

Do - Diário do Poder - O general Richard Fernandez Nunes deve assumir o cargo de secretário de Segurança do Rio de Janeiro. Será nomeado ainda o general Mauro Sinott Lopes. O general Nunes vai cuidar da gestão, enquanto o general Sinott vai tratar da operação. Foi ele quem comandou ainda o 5.º contingente da Força de Pacificação no Complexo da Maré, em 2015.
Quando a nomeação for oficializada, a pasta volta para um militar das Forças Armadas, o que não acontecia desde 1999 com o general José Siqueira da Silva, que foi secretário nos primeiros 95 dias da gestão de Anthony Garotinho.
A expectativa é que o anúncio oficial do nome do general Richard Fernandez Nunes aconteça na próxima terça (27).
Currículo

Hildécio Meireles pede que Rui pare de fazer ‘fumaça’ com obras que não saem do papel

Deputado Hildécio Meireles

Hildécio Meireles pede que Rui pare de fazer ‘fumaça’ com obras que não saem do papel

Do - jornaldamidia.com - O deputado estadual, Hildécio Meireles (MDB), reforçou em plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, que o governador Rui Costa tire as diversas obras prometidas do papel e pare de ‘’fumaça”. Conforme destacou o deputado, muitas são as intervenções anunciadas que podem ser citadas e que a população não teve e nem terá o direito de desfrutar.
“Cadê a duplicação da BR-415 que liga Ilhéus a Itabuna que iria começar no mês de novembro do ano passado; cadê a ponte Salvador -Itaparica, o Anel Rodoviário de Valença; os oito Hospitais Regionais que seriam construídos ao longo dos quatro anos de governo; as 27 policlínicas, onde apenas cinco ou seis foram entregues e mais nove contratadas para serem construídas esse ano, leia-se, no final da gestão. O que não deixa dúvida de que esse é o governo que vive de fazer fumaça, lamentavelmente enganando os baianos”, pontuou.

Empossada a nova diretoria do Conselho Municipal de Educação



Em solenidade realizada na tarde da última quarta-feira (21), foi empossada a nova diretoria do Conselho Municipal de Educação (CME) de Itabuna para o triênio 2018-2020 , que tem como presidente a professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsb), Rosimary Santiago. O ato de posse contou com a presença da secretária municipal da Educação, Anorina Smith Lima; do vereador e presidente da Comissão Parlamentar de Educação, Josué Júnior Brandão; da ex-presidente do CME, Elioenai Santana Farias, além de conselheiros e representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada.

 Durante pronunciamento, a secretária Anorina Lima ressaltou os 20 anos de atuação e consolidação do CME de Itabuna, que se tornou uma referência nacional como órgão plural de controle social das políticas públicas da educação. Ela disse ainda que a nova diretoria, ora empossada, assume a gestão do colegiado num momento muito importante para as mudanças que a sociedade espera em relação à qualidade social da educação, a partir da execução das metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) e Plano Municipal de Educação (PME).

Jornada pedagógica em Itacaré discute relação entre Educação e a Sociedade

Diretores de unidades escolares, vices, coordenadores pedagógicos, orientadores, professores, profissionais não docentes, pais, alunos e representantes dos mais diversos segmentos da sociedade de Itacaré participaram nesta quinta-feira da abertura (22) da Jornada Pedagógica 2018, que esse ano tem como tema “Tecendo Relações entre Educação e Sociedade”, com uma visão sistêmica de planejamento, monitoramento e avaliação. A realização é da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Educação.
A jornada foi aberta com um momento cultural com a professora e cantora Ronara Criola. Em seguida foi feita a composição da mesa, contando com a a saudação do vice-prefeito Genilson Souza, representando o prefeito Antônio de Anízio, da secretária municipal de Educação, Joselita Santana, do vereador Hamilton Paixão, representando a Câmara Municipal de Itacaré, do presidente do APLB-Sindicato, Nilson Pereira, da presidente do Conselho Municipal de Educação, Fabiana Mato, e da presidente do Fórum Municipal de Educação, Patrícia Ediana,
Em seguida foi a vez da palestra sobre “O diálogo na Construção das Relações Interpessoais, com o padre Ednaldo Cardoso. Ainda na parte da manhã foi feita a apresentação de ações e dados da educação em Itacaré, com a secretária Joselita Santana e pela diretora pedagógica Ana Moraes, e também a apresentação no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Letramento (Nalfa) com a professora Edinair de Sá Lemos. Na parte da tarde foi a vez da palestra com o tema “Tecendo Relações entre Educação e Sociedade”, com a professora Leninha Cavalcante.
A Jornada Pedagógica de Itacaré prossegue com oficinas e planejamentos nas escolas. Nesta sexta-feira o encontro será com diretores e coordenadores. Já nos dias 26, 27 e 28 os trabalhos e oficinas serão realizadas nas escolas, com professores e profissionais de apoio. Ao final será feita uma avaliação que consistirá na identificação de dificuldades e conquistas a partir das impressões de todos os participantes, servindo de base para reflexão e ação da equipe pedagógica responsável pela realização da jornada.

Projeto Letras que Voam retoma atividades em março


O projeto cultural e de incentivo à Leitura da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Letras que Voam, retoma suas atividades a partir do dia 4 de março. A primeira participação da equipe será no “Festival Por do Sol”. O evento é uma realização da Associação Cultural Amigos do Teatro – ACATE e conta com o apoio da entidade.

Sob a coordenação da professora Genny Xavier, o projeto Letras que Voam tem como objetivo o estímulo às práticas de leitura através de oficinas itinerantes, nelas são realizadas diversas atividades lúdicas, como contação de histórias, rodas de conversas, exibição de filmes, além de brincadeiras como forma de desenvolver o senso criativo e crítico da criança.

Em 2017 a equipe composta por Genny Xavier (coordenadora), Ágda Marques (mediadora de leitura), Larissa Profeta, Rogério Tomás (contadores de histórias) e Adilson Nascimento (músico), levou o projeto para as escolas Só o Amor Constrói, Verdes Campos, João Mangabinha e Isa Brito. A Associação Floresceu, assim como a Biblioteca Municipal Plínio de Almeida, o Centro de Cultura Adonias Filho, a LBV – Legião da Boa Vontade, Casa Jorge Amado, bem como diferentes praças públicas de Itabuna, receberam o Letras que Voam.

Em parceria com o Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura) da UESC, o “Letras” também desenvolveu nos municípios de Serra Grande e Itajuípe, ações de valorização a leitura e cidadania através do projeto “A Leitura vai à Praça”.

Para agendar uma visita gratuita, seja em escolas, faculdades, comunidades, praças e eventos de cunho sociocultural, é necessário enviar um ofício de solicitação para o e-mail letrasquevoam@gmail.com, ou entrar em contato com a FICC através dos telefone telefones (73) 3613 4915 ou 98822-4424. Mais informações, acessar o site www.ficc.com.br.

Por - Tamires Santana

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

DESEMBARGADOR DO AMAZONAS É ACUSADO DE ABUSAR DA NETA

PEDOFILIA
DESEMBARGADOR DO AMAZONAS É ACUSADO DE ABUSAR DA NETA DESDE OS 7 ANOS
DENÚNCIA FOI FEITA NESTA QUARTA PELA MÃE DA MENINA, AGORA COM 15 ANOS
Publicado: 22 de fevereiro de 2018 às 12:22 - Atualizado às 12:24
DESEMBARGADOR APOSENTADO RAFAEL ROMANO É ACUSADO DE ABUSAR DA NETA POR SETE ANOS (FOTO: TJAM/REPRODUÇÃO)

Do - Diário do Poder - O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Amazonas Rafael de Araújo Romano foi acusado pela nora, a advogada Luciana Pires, de ter abusado sexualmente por sete anos da neta. Agora com 15 anos, a menina sofria os abusos desde os sete.
Em uma postagem na rede social, Luciana diz “expor a todos o horror q tenho passado nessa semana com o desabafo e o pedido de socorro de minha filha. Ela foi vítima da pior crueldade q uma criança pode passar, um monstro horroroso que na situação de AVÔ PATERNO usou disso p MOLESTAR, ABUSAR das piores formas possíveis da própria neta, dentro de casa, no convívio familiar onde pensamos q nossas crianças estariam em segurança.” A advogada denunciou ainda o desembargador ao Ministério Público Estadual do Amazonas (MPE-AM)
Por 16 anos, Rafael Romano foi juiz da Infância e da Juventude de Manaus, fazendo parte de casos polêmicos envolvendo a exploração sexual infantil. O desembargador aposentado foi relator da Operação Estocolmo, em 2012, em que empresários da capital amazonense, um deputado e um cônsul foram denunciados pelo MPE-AM. Rafael Romano participou ainda do julgamento do ex-prefeito de Coari Adail Pinheiro, que chegou a ser preso por crimes sexuais contra menores de idade.
A advogada deu uma entrevista ao radialista Ronaldo Tiradentes na tarde desta quarta. Confira um trecho da entrevista:
Veja a denúncia feita pela advogada nas redes sociais:

AMBULATÓRIO PSICOSSOCIAL DE ITABUNA ESTÁ EM NOVO ENDEREÇO

  
A Prefeitura de Itabuna e a Secretaria Municipal de Saúde, procederam, durante o recesso do Carnaval, entre os dias 8 e 13 de fevereiro, a mudança de endereço do Ambulatório Psicossocial de Itabuna, um dos equipamentos da área de Saúde Pública mais importantes do município, por representar, atualmente, a principal porta de entrada para pacientes com necessidades de assistência nas áreas de psicologia e psiquiatria. No novo endereço, a equipe de trabalho reconhece um espaço maior, mais bem localizado, mais confortável e mais arejado.

Para Márcia Paim, coordenadora administrativa do ambulatório, “estávamos num endereço provisório, organizado com o intuito de não termos descontinuidade dos serviços prestados pelo município, uma vez que esse ambulatório na verdade surgiu do desvencilhamento deste tipo de atendimento do Hospital de Base, vindo então diretamente para a Secretaria de Saúde”, explicou.

"O Governo não ouve o povo", declara cidadão ilheense

Por - Anna de Oliveira - Durante ato do movimento “SOS Hospital Regional”, realizado esta semana na Praça JJ Seabra, último dia 20, o manifestante Alan Marinho denuncia em entrevista a situação da saúde do município de Ilhéus. Além de criticar a falta de diálogo dos Governos com a população, tanto por parte do Estado quanto do Município, diante da não realização de audiências públicas, reclamou da gestão municipal em face da determinação de fechar o Hospital Regional Luiz Viana Filho.
Após 47 anos de funcionamento no perfil adulto de urgência, emergência e ambulatorial, o Governo da Bahia e do Município de Ilhéus estão prestes a fechar o único Hospital de portas abertas da cidade, sem com isso já se encontrar equipada e estruturada a saúde do município, sobretudo a Atenção Básica, que nas atuais condições de todas as 44 unidades básicas, PSF’s e postos das zonas rurais da cidade, encontram-se deficientes para realizar adequadamente os atendimentos, com carência de estrutura física, precisando de reforma imediata ou construção, conforme mandam as determinações do Ministério da Saúde.
As demandas do atendimento ambulatorial, antes absorvidas pelo Hospital Regional, hoje terão que ser descentralizadas para as unidades de saúde da cidade, nas condições em que se encontram, de tal forma que ninguém sabe realmente como vai ficar a situação do povo, já que o Hospital Costa do Cacau não faz atendimento ambulatorial.
Confira a entrevista aqui.

Sesttran divulga calendário de vistoria de veículos prestadores de serviços de passageiros

               
  A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran), de Itabuna, divulgou esta semana o calendário anual de inspeção de veículos e condutores dos serviços de táxi, mototáxi, motofrete,  transporte coletivo e carro de som. A vistoria é anual e obrigatória e foi iniciada na segunda-feira (19), com as vans escolares, no pátio da própria secretaria, no bairro Lomanto. A  próxima vistoria  é a dos táxis, com inicio programado para o dia 5 de março.

O cronograma de vistoria com datas e horários para cada tipo de veículo poderá ser acessado no site oficial da prefeitura, por meio do link: http://www.itabuna.ba.gov.br/sesttran/calendario-de-vistorias-e-cursos.  

O titular da Sesttran, Claudio Dourado, lembra que os profissionais que não comparecem com seus respectivos veículos para a vistoria sem justificativa prévia,  poderão sofrer penalidades legais como pagamento de multas e suspensão do serviço.  Segundo ele, a proposta não é punir os trabalhadores, “mas garantir a segurança deles próprios e da população em geral que se utiliza desse tipo de serviço em Itabuna”.
Foto: Pedro Augusto

Contas de 2011 e denominação de rua pautam sessão em Itabuna


Na primeira sessão ordinária de 2018 em Itabuna, nessa quarta, 21, o Plenário distribuiu duas proposições para tramitação nas Comissões técnicas. O processo com as contas da Prefeitura Municipal – exercício financeiro de 2011 – e o projeto de lei com a denominação de logradouro público – proposto por Júnior Brandão (PT) – para uma rua no bairro São Pedro.

Os relatores serão designados nesta segunda, 26. No caso das contas do ex-prefeito Capitão Azevedo, o relatório tem que sair da Comissão de Finanças. O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, que aprecia previamente as contas prestadas pelos chefes do Executivo, opinou pela rejeição das de Azevedo. Somente 2/3 da Câmara Municipal invalida a decisão do TCM.(Ascom)

Foto: Pedro Augusto Benevides

“MicaCaps” promove integração para pacientes do Caps II


  Alegria, descontração, interação, lazer e muita folia marcaram nessa quarta-feira (21) a realização da “MicaCaps”  para os pacientes portadores de doenças psicossociais assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial de Saúde Mental (Caps II), em Itabuna. O carnaval, promovido sob a direção de Viviane Araújo Cerqueira, levou a todos muita alegria  e descontração. 

Para doutora Tatiana do Nascimento, psiquiatra e que presta serviços à Unidade, “o evento provoca uma explosão de inclusão, levando a alegria, dentro de  um momento de consagração e descontração, saindo da rotina. E, isso também é terapia, ajuda na socialização, além de deixá-los felizes”, disse

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

REALIZADA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM ILHÉUS




A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável realizou audiência pública para apresentação e discussão do relatório contendo o resultado do estudo de impactos ambientais proposto pela empresa Ribrita Pedreira, para a extração e beneficiamento de pedras e agregados na construção civil, em Ilhéus. A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira (20), no auditório do Centro Administrativo, situado no bairro da Conquista, com a presença de gestores da prefeitura e do empreendimento, representantes do Conselho de Meio Ambiente e pessoas interessadas.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável do município, José Nazal, a audiência pública foi para expor à população e ouvi-la, de modo a proporcionar o diálogo em torno dos cuidados ambientais e sociais que deverão ser adotados para a implantação e operação da atividade, antes, durante e depois desta discussão, informando ainda que fica aberto o prazo de dez dias para que qualquer pessoa possa arguir ou oferecer sugestões, que devem ser apresentadas formalmente na Superintendência de Meio Ambiente.

REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

PRIVATIZAÇÃO
ELETROBRAS: RELATOR QUER CRIAR AGÊNCIA PARA REVITALIZAR RIO SÃO FRANCISCO
DEPUTADO JOSÉ CARLOS ALELUIA QUER AINDA INDEPENDÊNCIA DO CENTRO DE PESQUISA
Publicado: 21 de fevereiro de 2018 às 12:33 - Atualizado às 12:34
RELATOR DO PROJETO DE PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS, DEPUTADO JOSÉ CARLOS ALELUIA, QUER A CRIAÇÃO DE AGÊNCIA EXCLUSIVAMENTE RESPONSÁVEL PELA REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO (FOTO: M INTEGRAÇÃO)

Do - Diário do Poder - O relator do projeto de lei da privatização da Eletrobras, deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), quer garantir a manutenção e independência do Centro de Pesquisa da Eletrobras (Cepel) e uma compensação pela exploração do Rio São Francisco, a partir da criação de uma agência exclusivamente responsável pela revitalização do rio.
O relator participou de uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, na manhã desta quarta (21), na residência oficial do presidente da Câmara, para tratar do projeto de lei de privatização da estatal. Maia já criou uma comissão especial para analisar o projeto e espera que a proposta seja votada pelo colegiado até a segunda quinzena de abril.
O relator do projeto disse que Wilson apresentou os principais pontos da proposta para Maia, que pediu celeridade para votar o projeto na comissão especial. O projeto está na lista de matérias consideradas prioritárias pela base governista depois da suspensão da reforma da Previdência.

Prefeito de Ibicaraí abre trabalhos da Câmara e faz balanço do seu primeiro ano de governo


Na noite da última segunda-feira, 19, o prefeito de Ibicaraí, Lula Brandão, realizou a abertura dos trabalhos do Legislativo de 2018.  Durante a sessão, o prefeito realizou um balanço do seu primeiro ano de governo e destacou as principais ações realizadas em 2017, além de anunciar os projetos e propostas da gestão para 2018.
A sessão foi prestigiada pela comunidade local, pelos secretários de Infraestrutura, Thallis Leal, e de Saúde, Givalnilson dos Santos (Van), pela primeira dama e secretária de Assistência Social, Alesandra Brandão, pelo diretor do SAAE, Ronaldo Estrela, o controlador Sóstenes Santos, o procurador Adriano Carvalho, subprocurador Lameque Pascoal, e o Major PM Wesley Bomfim Siqueira.

O prefeito iniciou o seu discurso destacando o bom relacionamento e a convivência harmônica, em 2017, entre a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal, princípio fundamental para o avanço da Democracia. “Para garantia dos interesses populares, acima de quaisquer outros, é essa relação harmônica e respeitosa que vivenciamos ao longo de todo o ano de 2017 que queremos ver prosperar cada vez mais em 2018, o verdadeiro e comprometido diálogo entre os membros desta Casa Legislativa e da Prefeitura, que só reflete a vontade e desejos da nossa população”.

Curumim promove feira de livros facilitando vida de pais de alunos

 Pais de alunos conseguiram economizar mais de mais de 50% na compra de livros didáticos e paradidáticos. Isso foi possível graças à iniciativa da  Escola Curumim, de Itabuna, que promoveu uma feira de livros na tarde dessa terça-feira (20).
“Todos os anos, promovemos a feira para que as famílias dos nossos estudantes diminuam os custos na aquisição de material escolar, facilitando o acesso aos livros já utilizados pela escola”, pontuou a diretora da Curumim, Raquel Prudente.
A professora Simone Alves dos Santos foi à feira comprar livros para sua filha Ana Júlia. “Com a economia que fiz, posso adquirir o restante do material com maior tranquilidade”, disse a educadora.

Prefeitura de Itacaré apresenta balanço do 3º quadrimestre de 2017

Administrar com transparência e com a participação popular. Esse tem sido o compromisso do governo municipal de Itacaré, que nesta quarta-feira, dia 21, realizou na Câmara de Vereadores uma audiência pública para a apresentação do terceiro quadrimestre do exercício financeiro de 2017. A audiência foi aberta a toda a comunidade interessada em discutir e acompanhar como estão sendo gastos os recursos públicos da Prefeitura.

Durante o encontro o assessor especial de planejamento financeiro e acompanhamento orçamentário da Prefeitura, Adijan Oliveira, fez um relato dos gastos públicos do período nas mais diversas áreas da administração municipal. Também se colocou à disposição para o esclarecimento de dúvidas da comunidade. Ele reafirmou ainda o compromisso do governo municipal de estar administrando com a participação de todos que tem interesse no desenvolvimento e o progresso de Itacaré.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Prefeitura de Itabuna realiza desobstrução do canal no bairro Novo Fonseca


A Defesa Civil da Prefeitura de Itabuna, em parceria com a Secretaria Municipal de Administração segue trabalhando em ritmo intenso para identificar e recuperar localidades com problemas estruturais que oferecem riscos à população. Na manhã desta terça-feira (20), a equipe de trabalho esteve realizando a limpeza e desobstrução do canal localizado no bairro Novo Fonseca, na altura da travessa José Augusto na rua Castro Alves.

Seguindo uma determinação do prefeito Fernando Gomes, equipes da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) também estarão no local realizando uma vistoria e estudando medidas para recuperar a tubulação que está parcialmente obstruída, dificultando o escoamento das águas das chuvas e dos resíduos.  

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Yuri Bandeira o trabalho continuará sendo realizado durante toda a semana nos locais já mapeados pela prefeitura. Yuri explica que a intervenção na rua Castro Alves atende ainda a uma reivindicação da população que vem sofrendo com a incidência das chuvas.
Foto: Waldyr Gomes


Editorial: Município terá que catar as nicas para reestruturar a saúde de Ilhéus

Foi amplamente divulgado na imprensa regional, nesta última semana, que o município de Ilhéus receberá do Estado mais de R$ 15 milhões para a reestruturação da saúde municipal. O anúncio, foi do Secretário de Saúde do Estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas, durante uma reunião com uma comitiva dos vereadores ilheenses e autoridades. No entanto, para fazer a verdadeira melhoria na saúde de Ilhéus, como está sendo anunciado, ao que parece, o governo municipal terá que catar as nicas.

Homem não identificado está há uma semana internado no HRCC



Um homem que atende pelo nome de Eduardo, vítima de espancamento em Ilhéus, encontra-se internado no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), desde o domingo (11/02). Segundo informações, o espancamento teria ocorrido na Avenida Soares Lopes, região central da cidade.
Ele foi admitido na emergência do HRCC com lesões no cérebro e no olho direito. Encaminhado para o centro cirúrgico, foi realizado o procedimento de drenagem de hematoma subdural, causado pelo acúmulo de sangue entre o crânio e o cérebro, em decorrência das fortes pancadas. Ele está com dificuldades para falar.
O homem é pardo, aparenta ter idade entre 50 e 55 anos, possui estatura mediana e tatuagens na coxa, panturrilha e braço. Ele não recorda seu endereço, tampouco o nome dos familiares. O usuário foi socorrido pelo SAMU, não possui documentos e aguarda para ser identificado.
Qualquer informação, favor, entrar em contato com o Serviço Social do Hospital Regional Costa do Cacau, através do telefone (73) 3235-5349. (Ascom/HRCC)

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

SERRA GRANDE/ITACARÉ BA-001 INTERROMPIDA

Queda de barreira na 001, Serra Grande/Itacaré. Foto de imagem da TV Santa Cruz que fez reportagem dos locais. A rodovia BA-001, trecho, que...