sábado, 12 de junho de 2021

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 5.565 casos de Covid-19 (


Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 5.565 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 4.949 recuperados (+0,5%). O boletim epidemiológico desta sábado (12) também registra 104 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.062.742 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.025.954 já são considerados recuperados, 14.363 encontram-se ativos e 22.425 tiveram óbito confirmado.

boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.315.674 casos descartados e 238.671 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sábado. Na Bahia, 49.881 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 22.425, representando uma letalidade de 2,11%. Dentre os óbitos, 55,83% ocorreram no sexo masculino e 44,17% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,80% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,17%, preta com 15,54%, amarela com 0,42%, indígena com 0,13% e não há informação em 6,94% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 61,49%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,12%).

A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

Situação da regulação de Covid-19

Às 12h deste sábado, 115 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 67 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.

Vacinação

Com 4.035.053 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 1.606.140 receberam também a segunda dose, até as 16 horas deste sábado, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Tem se observado volume excedente de doses nos frascos das vacinas contra a Covid-19, o que possibilita a utilização de 11 e até 12 doses em apenas um frasco, assim como acontece com outras vacinas multidoses. O Ministério da Saúde emitiu uma nota que autoriza a utilização do volume excedente, desde que seja possível aspirar uma dose completa de 0,5 ml de um único frasco-ampola. Desta forma, poderá ser observado que alguns municípios possuem taxa de vacinação superior a 100%.


Presidente da Fasi destaca inauguração do novo Centro de Imagens

Presidente da Fasi o médico Eduardo Kowalski destaca inauguração do novo Centro de Imagens  


Durante as comemorações do aniversário de emancipação política e administrativa de Itabuna, no dia 28 de julho, a população regional ganhará um dos mais importantes presentes: o moderno Centro de Imagens do Sul da Bahia.

É uma iniciativa do prefeito Augusto Castro (PSD), que não tem medido esforços para reforçar e cumprir o seu compromisso com a saúde e dotar o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães de tecnologia de ponta.

O diretor-presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), Eduardo Kowalski Neto, conta que uma das mais importantes aquisições foi o aparelho de Ressonância Magnética, que  custa cerca de R$ 5 milhões. “Essa tecnologia resultará em exames de alta resolução, grande capacidade de diagnóstico para o médico, além de importantes benefícios e segurança ao paciente”, comenta.

Ele reforça que este equipamento é essencial aos exames de rotina e diagnóstico de pacientes, principalmente de imagens das partes moles e do sistema nervoso.

A estrutura pioneira do Centro de Imagens do Hospital de Base conta ainda com aparelhos de Raios-X, moderno e que já está em plena atividade, e Tomografia, que neste momento de pandemia tem realizado média de 1.000 exames/mês.

Os investimentos do município em tecnologia e em infraestrutura de salas e espaços do Hospital de Base não param, pois o objetivo é prestar atendimento em diagnóstico por imagem de alta qualidade e acessível ao maior número de pessoas. Os setores responsáveis pelos exames de ultrassonografia, ecocardiograma, colonoscopia e endoscopia também estão passando por mudanças expressivas.

“Com os equipamentos recém-adquiridos e a requalificação dos espaços, estamos  dando um importante passo em nossa meta que é atender as necessidades dos nossos pacientes de Itabuna e região, com equipamentos tecnológicos modernos e de alta qualidade”, enfatiza o diretor-presidente da Fasi, Eduardo Kowalski Neto,

8

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Empresários da ACI conhecem realidade do sistema de imunização de Itabuna

 Durante uma reunião online, nesta quinta-feira, 10, com a secretária de Saúde do Município, Dra. Lívia Mendes, diretores e associados da entidade conheceram a estratégia de vacinação contra a Covid-19 que está sendo conduzida pela Prefeitura de Itabuna.

 Os empresários abordaram sobre a possibilidade de mutirões de vacinação, visando aumentar o número de vacinados, a continuidade da aplicação das doses nos feriados e a prioridade para vacinar a população por idade decrescente.

De acordo com dados do Boletim Epidemiológico da Uesc, apresentados pelo presidente eleito, Mauro Ribeiro, a cidade de Itabuna aparece nas últimas posições sobre a aplicação dos imunizantes, enquanto outras cidades da região seguem na frente, em quantitativo de pessoas vacinadas.

No entanto, a secretária informou que a logística para a vacinação é diferente entre os municípios, que deve ser levado em consideração o quantitativo populacional e a estratégia de imunização, que a maioria tem aplicado a segunda dose como primeira para adiantar a campanha. "Um ranking em que várias cidades aparecem com mais de 100%, não faz sentido. Como aplicar mais doses do que as recebidas?!", explicou Lívia.

Sobre a possibilidade de realização de um mutirão para imunizar a população, a secretária explicou que “a quantidade de doses da vacina não é suficiente para atender a demanda de pessoas que buscarão nesse dia específico e ainda manter a vacinação nos outros dias da semana. Então não faz sentido, a não ser que recebamos um número considerável de doses”.

Outra preocupação dos empresários tem defendido é o avanço da vacinação por idade e não por grupos, tendo em vista que o problema tem alcançado as pessoas com maior idade e com comorbidades.

Sobre isso, a secretária declarou que segue a resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), mas, de acordo com a recomendação de uma das últimas reuniões da CIB, 80% das doses serão destinadas ao público geral, por idade decrescente é de 20% apenas para os grupos prioritários. Ascom

Diretor capricha na decoração junina para espantar solidão das salas vazias

Diretor capricha na decoração junina 

para espantar solidão das salas vazia


O Complexo Integrado de Educação de Itabuna – CIEI, no Bairro São Caetano, em Itabuna, vive, nos últimos dias, um verdadeiro clima de São João, uma das mais tradicionais festas nordestinas. As salas e os corredores foram caprichosamente decorados com bandeirinhas e balões, fogueiras e outros adereços que tanto animam as festas juninas. Tudo isso ao som do velho e bom forró pé de serra. 

O diretor do CIEI, Daniel Damasceno não se intimidou diante do ambiente praticamente vazio por conta da pandemia da convid-19, e decidiu transformar a escola num pequeno arraiá junino. 

Ele disse que não haverá queima de fogueiras, nem quadrilhas, ou outras  brincadeiras típicas da época; “faltam os astros e as estrelas principais, nossos alunos, os mesmos que dão vida, fazem barulho e enchem de alegria o ambiente escolar, mas não podemos desanimar”.  

Ele disse que mesmo diante da situação atual em meio a notícias tristes, com perdas de amigos, colegas e parentes para a covid, é preciso seguir em frente, se reinventando e tentando levar um pouco de animo e esperança aos funcionários e aos 41 professores que também não estão em sala de aula, mas que não deixaram de trabalhar. 

O educador explicou que os professores continuam trabalhando online e em office home, mas vão à escola duas vezes por semana para a correção das atividades de seus alunos”.  Os estudantes também estão na mesma situação indo à escola a cada 15 dias, apenas para devolver e pegar novas atividades conforme recomendação do governo baiano.

Além da decoração na unidade escolar que pertence à rede estadual, Daniel disse que os mais de 780 alunos ao levarem suas atividades também recebem um kit junino “para lembrar que a vida  segue e temos que ir juntos com ela”.

Por Rosi Barreto 


ROTARY CLUB DE ITABUNA DEBATEU EDUCAÇÃO ITABUNENSE EM TEMPOS DE PANDEMIA

 “Educação itabunense em tempos de pandemia” foi o tema da última reunião realizada pelo Rotary Club de Itabuna na noite da terça-feira, 08 de junho, com a presença da secretária Municipal de Educação Janaína Araújo. O encontro virtual contou com a participação de membros do Rotaract, Interact e do Núcleo Rotário de Desenvolvimento Comunitário – NRDC da Creche Irmã Margarida, além de convidados e representantes da educação pública e privada. Graduada em pedagogia e em direito, área na qual desenvolve o seu terceiro mestrado, a gestora que está à frente da pasta há cinco meses, mas já atua há 17 anos na educação pública em Itabuna, iniciou sua apresentação falando sobre o momento atípico e difícil pelo qual todos os setores estão passando com a pandemia. “É um momento desastroso. A pandemia trouxe uma série de problemas, e como todos sabem, nunca vivenciamos algo assim, mas estou empenhada em resolver as demandas”, esclareceu.


De acordo com a educadora, atualmente o município conta com 92 escolas, sendo 71 delas em área urbana e 21 escolas do campo, nas quais atuam um total de dois mil funcionários. Explicou ainda que está em vigor na educação municipal o modelo de continuum curricular no qual foram unificados os anos letivos de 2020 e 2021. O período, que iniciou em 14 de setembro do ano passado será findado em 16 de dezembro deste ano. Com o objetivo de garantir as 800 horas que compõem o ano letivo, a proposta foi encaminhada e aprovada pelo Conselho Municipal de Educação - que tem a função de fiscalizar diretrizes para as escolas das redes pública e privada. Dentro desse formato, até o momento, os professores da rede pública municipal estão trabalhando com blocos de atividades entregues aos alunos periodicamente para que realizem suas atividades em casa.


A grande expectativa sobre o retorno das aulas, quando acontecerá e se será híbrida ou presencial, foi o principal tema abordado na reunião. A secretária destacou que é preciso muita cautela para tomar essa decisão, pois temos números alarmantes de internações e 100% dos leitos ocupados já há alguns dias no hospital de campanha da cidade. “A Constituição coloca em primeiro lugar a vida, em segundo lugar a saúde e em terceiro a educação. Estamos levando em consideração essa premissa”, explicou, acrescentando que foi realizada consulta pública para ouvir a população geral e também representantes da educação pública e privada a fim de contribuir para as decisões acerca deste retorno. A educadora revelou, em primeira mão, alguns dados dessa pesquisa, cujo resultado completo será apresentado em sessão na Câmara Municipal em breve. Os números apontam que 65% da população que opinou concorda com o retorno das aulas, enquanto 33% não concorda e 2% preferiu não responder.


“A consulta pública é um dos parâmetros para decidir a respeito do retorno, por isso estamos ouvindo todos os segmentos. Temos promovido também reuniões junto a outras secretarias com o objetivo de resolver impasses e chegar a uma decisão alinhada. A rede pública e privada tem suas peculiaridades. Precisamos analisar com calma”, argumentou. Segundo a secretária, a adequação das escolas tem que ser analisada caso a caso, a começar pela estrutura física, e em seguida, revistas uma série de atividades cotidianas como a distribuição da merenda escolar, o transporte coletivo que o estudante toma até a escola, entre outras. Janaína confirmou que, quando ocorrer o retorno à sala de aula, é possível que sejam incluídas também aulas aos sábados, para atingir a carga horária total de 1.600 horas do ano letivo unificado. A gestora revelou ainda que em breve será publicado decreto municipal convocando os profissionais e servidores da educação já vacinados para o retorno a seus postos de trabalho, a fim de se readaptarem.


Para encerrar o momento, o advogado e rotariano Tarso Soares destacou que o debate é o caminho para se chegar a um entendimento. “O Rotary está de portas abertas. Esse espaço existe para o debate, para o interesse coletivo e o objetivo de todos que participam desse clube é servir. Esperamos contar com sua participação também em outras oportunidades”, afirmou. “Agradeço a participação, a oportunidade de estar aqui ouvindo, discutindo, dialogando... precisamos trazer outros segmentos para participar da tomada de decisão e a atuação do Rotary, assim como de outras instituições, é muito importante nesse processo. Sempre que possível a gente vai se fazer presente para continuar colaborando”, encerrou a secretária. ascom/rotary


Ritmo de vacinação do itabunense move novo debate

A matemática da vacinação em Itabuna veio da semana em que chegaram apenas 250 doses e a fase de hoje, com uma média de cinco mil imunizantes a cada sete dias. Este cenário de melhores perspectivas foi relatado pela secretária municipal de Saúde, Dra. Lívia Mendes, durante sessão especial na Câmara quinta-feira (10), a partir de solicitação do vereador Solon Pinheiro (Solidariedade).

“Se não voltarmos a receber centenas, e não milhares de vacinas, podemos ficar numa situação confortável nos próximos meses sim. Até o final do ano, acredito que com 60% de vacinados”, afirmou a médica.

Questionada pelos edis Solon e Israel Cardoso (PTC) sobre o porquê de continuarem altas as internações apesar da vacinação, ela frisou sobre a importância de os cuidados serem mantidos. Porque os idosos foram imunizados, mas os números mostram pessoas muito mais jovens sendo entubadas no hospital de campanha.

Pastor Francisco (Republicanos) quis saber sobre perspectivas para volta da imunização em grávidas e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente). Segundo a secretária, tais mães formam o público exclusivo para receber as primeiras 480 doses da Pfizer enviadas ao município. Para controle da rede pública, serão atendidas as cadastradas para pré-natal pelo Sus.

Até a quarta, 60.670 doses tinham sido recebidas para a primeira dose. Do total, 32.240 para completar a imunização. Apenas naquele Dia Mundial da Imunização, 9 de junho, foram 3.704 pessoas atendidas no município.

“É muito triste termos que escolher quem vai ser vacinado; o ideal seria que tivesse vacina pra todo miundo. Então, que seja mais célere, que o governo federal, estado e o município cumpram com seu papel. Que acabe essa ‘palhaçada’ de politizar o vírus”, assinalou Solon Pinheiro.

 Justiça pede prioridade

Sobre a resistência notada em alguns, Dra. Lívia argumentou: “Não passa pela minha cabeça a gente ter com a vacina a opção de sair desse pânico e se recusar a utilizar. Mais do que um ato individual, é um ato coletivo. Se cada um está na idade de se vacinar, que o faça. Porque a gente vai estar se protegendo e protegendo outras pessoas que amamos. Temos que nos valer dessa opção para não ter a doença, não ter a forma grave ou até mesmo falecer”.

Conforme recomendação do Ministério da Saúde, 80% dos imunizantes são para a população até 18 anos (em ordem decrescente) e 20% para grupos prioritários. Por falar nesse critério, também compareceram advogados pleiteando uma mobilização para incluir os serventuários da Justiça no grupo prioritário de vacinação.

A secretária comprometeu-se a levar a reivindicação à Comissão Intergestores Bipartite – formada por representações das secretarias municipais e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Além de Dr. Rui Carlos da Silva, conselheiro estadual da OAB, estiveram presentes Dra. Carusa Gonçalves, presidente da Comissão de Saúde da subseção local; Dr. Thiago Cruz, secretário geral, e Dra. Vanessa Arruda, vice-presidente da OAB Jovem.

“Nosso debate é calcado na Constituição Federal, que classifica o acesso à Justiça um direito fundamental. Esse direito está sendo impedido na pandemia. O Judiciário é feito de atores: serventuários, advogados, juiz, promotor... E eles estão com dificuldade”, afirmou Dr. Rui.

Ao que Dr. Thiago completou: “Queremos propor uma avaliação mais ampla. Passados cerca de quatro meses do início da vacinação, vários grupos foram contemplados como essenciais – e assim devem ser. Mas queremos trazer a reflexão que, após 15 meses de fórum fechado, será que não está no momento de avaliarmos a necessidade de o sistema judiciário voltar de forma integral?”. ascom

Gasolina subiu 5,6 vezes mais que a inflação em um ano, diz estudo

Levantamento em 21 mil postos revelou alta de 44,77% no preço da gasolina e de 50,4% do etanol

Os donos de distribuidoras de combustíveis riem à toa com as altas nos preços da gasolina e do etanol, que voltaram a subir em maio.

O que chama atenção, no levantamento da Ticket Log, é a alta de 44,77% no preço da gasolina e de 50,4% do etanol, desde maio de 2020. Isso significa que a gasolina subiu 5,6 vezes mais que a inflação do período e o etanol 6,2 vezes.

Segundo o estudo, o valor médio comercializado nos postos foi de R$5,798 para a gasolina e de R$4,822 para o etanol. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

NotíciasRelacionadas

Curiosamente, maior e menor preço médio foram verificados na região Norte. O menor no Amapá com R$5,318 e o maior no Acre com R$6,325.

O levantamento foi realizado com base em dados de cerca de 21 mil postos de combustíveis distribuídos em todas as regiões do Brasil.

O aumento maior do etanol põe em xeque a alegação da Petrobras de que gasolina sobe em razão da “cotação internacional” do petróleo.

Aumentos superiores à gasolina podem revelar estratégia de impedir que o etanol tenha preço mais acessível que os produtos da Petrobras.

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Flamengo vence o Curitiba pela Copa Brasil

CORITIBA 0 X 1 FLAMENGO | MELHORES MOMENTOS | 3ª FASE COPA DO BRASIL 202...



Os demais resultados: 

Maioria do Supremo nega ações para impedir a Copa América no Brasil

Até agora, seis dos 11 ministros votaram por não barrar o torneio, como pretendiam partidos de oposição



Do - Diário do Poder - A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou hoje (10) para manter a realização da Copa América no Brasil. Até o momento, seis dos 11 ministros votaram por não barrar o torneio. A primeira partida, entre Brasil x Venezuela, está marcada para as 18h do próximo domingo (13), no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

Os demais ministros devem votar até as 23h59 desta quinta-feira (10). São julgados em conjunto três processos, todos pautados numa sessão de 24h do plenário virtual do Supremo, ambiente digital em que os ministro publicam seus votos por escrito, sem debate oral. Nas três ações, são alegados motivos sanitários para a não realização da Copa América.

Um dos pedidos de suspensão foi feito pelo PT, em uma ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) que trata de questões sobre a pandemia e é relatada pelo ministro Ricardo Lewandowski. Outros dois foram feitos em processos relatados pela ministra Cármen Lúcia, um aberto pelo PSB e outro pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM).

O consenso tem sido o de que o Supremo não tem competência para impedir a competição. Na visão da maioria, o poder de autorizar ou não a realização do evento cabe somente ao Executivo, seja local ou nacional. O que cabe ao Supremo é exigir que o Poder Público planeje e cumpra medidas sanitárias para mitigar o risco de disseminação da covid-19, compreendeu a maior parte dos ministros.

Votos

Ao não se opor à realização da Copa América, Lewandowski lembrou que há outras competições de futebol em curso no país, como o Brasileirão 2021 e a Copa Libertadores da América. No plano internacional, ele citou os Jogos Olímpicos de Tóquio, que estão marcados para começar em julho.

Embora tenha negado a suspensão, o ministro deferiu em parte o pedido do PT e ordenou que os governos – federal e estaduais – apresentem, até 24 horas antes do início da Copa América, um plano “compreensivo e circunstanciado” para impedir o avanço da covid-19 durante o torneio.

Lewandowski criticou “a maneira repentina” com que foi feito o anúncio do Brasil como sede do torneio, menos de 15 dias antes do início da competição. Ele disse que “a população brasileira tem o direito de saber, de forma detalhada, quais as medidas de segurança que serão empreendidas pelas autoridades públicas durante a realização desse evento esportivo internacional, para que, no mínimo, possa aplacar o natural temor que a acomete de infectar-se com a covid -19”.

Relatora das outras duas ações, a ministra Cármen Lúcia também não se opôs à realização do torneio, embora tenha ordenado a observância obrigatória de protocolos sanitários. Assim como Lewandowski, ela destacou que há outros torneios de futebol em curso no país, e que a decisão sobre a realização de mais um cabe aos Executivos locais.

“Entretanto, há de se relevar que o cumprimento de protocolos sanitários nacionais, estaduais e municipais terão de ser cumpridos com o mesmo e até maior rigor, inclusive pelos particulares, times, equipes e agentes vinculados pela realização de jogos, pela adoção de providências em todo e em qualquer caso, por ser matéria de direito, de acatamento obrigatório”, escreveu a ministra.

Seja em uma ou outra ação, os ministros Marco Aurélio Mello, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Dias Toffoli seguiram entendimento similar, com grau maior ou menor de detalhamento.

Fachin, por exemplo, elencou dezenas de providências a serem tomadas pelo Poder Público para mitigar os riscos de contaminação por covid-19. Tais medidas incluem, por exemplo, “exames médicos diários de atletas/competidores,treinadores, árbitros e pessoal afiliado ao estádio ou às equipes esportivas”, entre outras.

Será preciso esperar os votos dos demais ministros para saber se e quais medidas o Supremo deve exigir para a realização da Copa América.

Conmebol e seleção

A realização da Copa América no Brasil foi anunciada em 31 de maio pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), entidade responsável pelo evento. Antes, a realização do torneio havia sido cancelada na Argentina e na Colômbia.

Além dos pedidos de suspensão no Supremo, o anúncio causou desconforto na própria seleção brasileira. Nesta semana, o elenco da seleção divulgou um manifesto no qual criticou a Conmebol e o “processo inadequado” de realização da Copa América. Apesar disso, os atletas confirmaram a participação.

Ontem (9), a Conmebol divulgou um regulamento de concentração e protocolos de recomendações médicas para treinamentos e viagens para a Copa América.

ITABUNA EM FOCO: Itabuna intensifica ações de combate à dengue e planeja realização de novo LIRAa

Itabuna intensifica ações de combate à dengue e planeja realização de novo LIRAa

Evitar que o município de Itabuna volte a ter uma epidemia de casos de dengue, a exemplo do que ocorreu em 2009, tem sido o foco principal do trabalho dos gestores e Agentes de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde. Neste sentido, a Diretoria de Vigilância em Saúde reuniu na quarta-feira, dia 9, coordenadores e supervisores de área.

Na oportunidade foram avaliadas as ações efetivadas de janeiro a maio deste ano, bem como traçadas as metas para realização de um novo Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), programado para o período de 15 a 18 deste mês.

No encontro, os supervisores apresentaram um relatório detalhado, tendo destacado que mais 140 mil imóveis do município foram visitados no período, além das inspeções quinzenais dos pontos considerados estratégicos e de risco.

São locais como borracharias, depósitos de sucatas e reciclagem, cemitérios e áreas públicas, com o recolhimento de matérias potenciais proliferadores do mosquito transmissor da dengue. No relatório também foram mostradas ações de pulverização focal nos bairros da cidade.

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, o último LIRAa realizado no mês de abril passado, mostrou que o município estava numa zona risco com 8.8% de infestação predial e 11.4% do índice Breteau, quando o tolerável pelo Ministério da Saúde é abaixo de 1%.

“Isso nos assustou muito, pois, diante da constatação de percentuais elevados, tivemos que adotar medidas estratégicas para intensificar o trabalho de campo dos agentes, tendo em vista que no ano passado, por conta da pandemia, as visitas domiciliares foram suspensas”, argumenta.

Maristella disse ainda que, com a realização do novo LIRAa, a partir de segunda-feira, dia 15, a expectativa da Secretaria de Saúde é que tais índices tenham sido reduzidos. Ela disse ainda que todos os 171 servidores de combate às endemias, antes do levantamento domiciliar, serão submetidos a teste rápido para a Covid-19 e orientados a não entrar em residências cujos moradores estejam com sintomas da doença.
_____________________________________________

Prefeitura inicia microdrenagem da Avenida Roberto Santos 

A Prefeitura continua em ritmo acelerado na execução de obras e serviços de melhoria em alguns bairros de Itabuna. Na manhã desta quinta-feira, dia 10, uma equipe com máquinas pesadas iniciou a microdrenagem da Avenida Roberto Santos, um serviço que trará importantes benefícios nas condições de tráfego de pessoas e de veículos. No local também está sendo concluída a operação tapa-buracos.

O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, que acompanhou a equipe no início desta manhã, explicou que, em paralelo, outras equipes trabalham na limpeza e manutenção de bueiros no bairro de Zizo e em várias partes da cidade.

Segundo ele, além de evitar o acúmulo de lixo e resíduos orgânicos nas bocas do lobo, o trabalho de prevenção ajuda no escoamento das águas pluviais pela rede de drenagem, diminuindo os pontos de alagamentos.

O mesmo serviço de limpeza e desobstrução de bueiros já foi executado na Avenida Ilhéus, no centro da cidade. O local sofria constantes alagamentos em época de chuvas, provocando transtornos a motoristas, pedestres e, principalmente, a comerciantes.  

Sousa Lino disse que o prefeito Augusto Castro (PSD) pediu, inclusive, que fosse feito um serviço diferenciado ali, para resolver um problema de mais de 30 anos. “Com a intervenção naquela artéria, não houve mais alagamentos”, afirma. Ele diz ainda que o trabalho continua em outras áreas que enfrentam a mesma situação.

O superintendente de Serviços Públicos também cita o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, ao adiantar que na sua pasta existem muitas prioridades e metas de obras estruturantes que a cidade precisa. “Muitas já estão sendo colocadas, gradativamente, em prática, a exemplo da requalificação da Avenida Manoel Chaves, no bairro São Caetano”, acentua.  

A obra da Manoel Chaves é resultado da parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), conforme lembra Sousa.

“Obras mais complexas como esta são importantes para o desenvolvimento socioeconômico do município, mas é preciso fazer o essencial como a manutenção permanente de vias e equipamentos públicos para garantir uma cidade melhor para todos”, concluiu o superintendente.
______________________________
Itabuna vacina profissionais de imprensa 
Cumprindo a determinação da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) e a decisão em Mandado de Segurança exarada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a Prefeitura de Itabuna iniciou na quarta-feira, dia 9, a vacinação contra o novo coronavírus dos profissionais de imprensa que atuam nos meios de comunicação da cidade em atividades externas e ambientes confinados, tais como redações e estúdios, com idade de 40 anos ou mais.

Segundo a coordenadora da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Camila Brito, os profissionais de imprensa receberam a 1ª dose da vacina AstraZeneca/Oxford, cuja 2ª dose deve ser aplicada após 12 semanas, ou seja, no próximo dia 1º de setembro. Ela informou ainda que foram imunizados 41 profissionais da faixa etária prevista.

Em Itabuna, segundo a representação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba), existem em média 200 profissionais de imprensa, entre jornalistas, radialistas e blogueiros. Para iniciar o processo de imunização, foram exigidos dos comunicadores a apresentação de documentos como Carteira de Identidade (RG), CPF, Cartão SUS, Registro Profissional ou documento da empresa atestando os requisitos exigidos.

Na opinião de Roberta Macedo, que trabalha há 22 anos como produtora da TV Santa Cruz em Itabuna, o início da imunização dos profissionais de imprensa é o reconhecimento da importância da categoria num momento onde fazer chegar aos cidadãos informações com credibilidade e respeito é algo imprescindível. “Este é um momento muito significativo, já que todos os dias estamos nos deslocando para nossos ambientes de trabalho, indo às ruas, aos hospitais e repartições públicas e privadas para levar notícias, principalmente sobre a situação da pandemia”, afirma Roberta.

De acordo com o jornalista Daniel Thame, diretor regional Sinjorba, o início da imunização “é um momento importante para os profissionais de comunicação, que são fundamentais ao levar informação e orientação a população”. E acrescenta: “Não se trata de um privilégio, mas de uma necessidade que também defendemos para todos os brasileiros. Vacina já”, finaliza.
_______________________________________
Secretária de Saúde participa de Sessão Especial da Câmara Municipal 

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, participou de Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Itabuna, na tarde desta quinta-feira, dia 10. Presidida pelo vereador Solon Pinheiro, o tema Imunização esteve em debates em alusão à data, 9 de Junho, Dia Nacional da Imunização.

Na Sessão Especial foram discutidas questões sobre programas de imunização e prestados esclarecimento aos vereadores e aos presentes. A secretária detalhou a situação no município de modo geral, em especial, a vacinação contra a Covid-19. Foi pontuado também, a importância de dar atenção às demais vacinações, como a contra o vírus Influenza (gripe).

“Para além da vacinação contra a Covid-19, estamos realizando as demais vacinações nas Unidades de Saúde seguindo o Programa Nacional de Vacinação pelas manhãs. No período da tarde é realizada a vacinação contra o coronavírus” explicou a titular da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo ela, "estamos cumprindo as Resoluções da CIB e do Ministério da Saúde em relação à vacinação e escolha dos grupos prioritários para imunização contra a Covid-19. Logo, toda e qualquer decisão dos municípios da Bahia, precisa estar em concordância com as Resoluções e é isso que temos feito”, afirmou.

A Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) representa os 417 municípios da Bahia mais o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), os quais todos seguem as resoluções para realização das vacinações contra Covid-19. A CIB é composta pelos secretários de Saúde dos municípios da Bahia e é orientada pelas demandas e diretrizes do Governo do Estado e da Sesab.

A escolha dos grupos prioritários, acrescentou, segue critérios técnicos de vulnerabilidade e exposição. Logo, a secretária reafirma: “Estamos atendendo essas classes que são colocadas em resolução pela mesa diretora da CIB”, ressaltou.

Em sua última Resolução, a CIB evidenciou a necessidade de seguir o critério de idade. Abaixo dos 18 anos não há pesquisas relacionadas, então não há ainda autorização da Anvisa para vacinação de adolescentes e crianças. Os demais subgrupos serão escalonados por ordem decrescente de idade, conforme a prioridade estabelecida pela comissão.

________________________________________________
Secretaria de Indústria e Comércio discute termo de cooperação técnica com a Uesc
Nesta quinta-feira, dia 11, o secretário municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, deu continuidade às tratativas para a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Itabuna e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Xavier se reuniu com o Pró-Reitor da Uesc, Raimundo Bonfim, em seu gabinete no Centro Administrativo Firmino Alves. A gestão do prefeito Augusto Castro deseja o apoio e cooperação da Uesc para desenvolver projetos em diversas áreas, entre elas nos setores de indústria, comércio e serviços, que movimentam a economia da cidade.

“Todo o conhecimento, dados e números estão nas academias e instituições de ensino superior. Por isso, vamos caminhar juntos com a Uesc na formatação de projetos que gerem empregos e oportunidades” disse Ricardo Xavier. Segundo ele, o prefeito Augusto Castro já assinou uma carta de intenção visando esta parceria.

Durante a reunião, o Pró-Reitor, Raimundo Bonfim, falou sobre a importância de conhecer o planejamento e ações da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, para desenvolver estudos no âmbito da cooperação interinstitucional. “Vamos avaliar o Plano de Governo para pensar em novas possibilidades para incentivar a economia, principalmente o comércio”, ressaltou.
_______________________________________________________
Boletim Covid-19 – 10.06.2021


A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 30.117 casos de pacientes curados, 30.991 casos confirmados, sendo 335 casos ativos; 49 internados em UTI, zero leito de UTI disponível; 41 internados em leitos clínicos, 15 leitos clínicos disponíveis, e 539 óbitos.

Dez leitos clínicos foram desativados, temporariamente, devido à redução de pacientes. Caso haja necessidade, serão reativados imediatamente.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.

Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Rui inaugura Policlínica Regional de Saúde de Eunápolis

Rui inaugura Policlínica Regional de Saúde em Eunápolis; unidade vai atender 230 mil moradores de sete municípios

Exames solicitados pelo SUS estão disponíveis para mais cerca de 230 mil baianos, moradores de sete municípios do Extremo Sul do estado, por meio da 17ª Policlínica Regional de Saúde da Bahia, inaugurada nesta quinta-feira (10), em Eunápolis, pelo governador Rui Costa. Com investimento de R$ 27 milhões, entre obras e equipamentos, a policlínica vai contar ainda com seis micro-ônibus para fazer o transporte gratuito dos pacientes dos municípios de Belmonte, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi e Santa Cruz Cabrália até Eunápolis, e também a volta para casa. O evento de inauguração contou com a presença do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, de representantes dos municípios consorciados e outras autoridades.
 
De acordo com Rui Costa, além das obras e equipamentos, para o funcionamento da policlínica, o Governo do Estado também arca com 40% dos custos. "Os outros 60% são divididos entre os municípios consorciados, proporcionalmente à população de cada um deles. Então, as prefeituras que já aderiram aos consórcios tiveram redução da sua despesa, pois o valor pago às policlínicas leva em conta apenas o pagamento dos profissionais, a manutenção e os materiais utilizados, não inclui o que foi investido na unidade”, destacou.

Sobre Porto Seguro, município pertencente à região, que não aderiu ao consórcio, o governador garantiu que a adesão pode ser feita a qualquer momento. "As policlínicas estão de portas abertas, e o gestor pode fazer a consulta de quanto a prefeitura, proporcionalmente, vai gastar com os custos dos serviços", explicou.

O presidente do consórcio e prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, ressaltou que "a economia é um fator positivo, mas o mais importante é poder salvar vidas. A policlínica vai ofertar muito mais serviços do que eu posso ofertar no meu município. E, para isso, não vou gastar um terço do que gastaria se implantasse esses serviços em Santa Cruz Cabrália".

O município de Eunápolis foi o sétimo e último a assinar o contrato e ingressar no consórcio, na quarta-feira (10). Com isso, o taxista Sergio Luís Oliveira, 58 anos, está coberto. “Com a chegada dessa policlínica, a saúde de Eunápolis e região vai ficar fortalecida. A população vai ter mais opção para poder fazer seus exames. Eu acredito que vai melhorar bastante a saúde para a nossa região”, afirmou.

Infraestrutura e serviços
 
A nova Policlínica Regional de Saúde, instalada em um prédio de um único pavimento, tem uma área construída de 2,8 mil metros quadrados. As obras foram executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Segundo o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, a unidade não funciona de portas abertas; os exames são realizados por agendamento, o que garante um atendimento com rapidez e sem filas. "A policlínica vai atender pessoas com hora marcada, através do sistema informatizado das prefeituras. As pessoas virão dos demais municípios com um transporte sanitário, micro-ônibus com ar condicionado e wi-fi, e retornarão para suas casas no mesmo transporte". O titular da Sesab destacou que, durante a pandemia, estão sendo adotados todos os protocolos de segurança para proteger os pacientes enquanto estão sendo transportados. "Adotamos precauções como distanciamento, redução do número de pessoas nos micro-ônibus, o uso de álcool em gel e averiguação da temperatura".

A unidade atenderá nas especialidades de Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Neurologia, Gastroenterologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Urologia, Pequenos Procedimentos Cirúrgicos, Ginecologia, Pneumologia, Dermatologia, Reumatologia, Anestesia Fisioterapia e Ortopedia. Ainda há especialidades não médicas, como Farmácia Clínica, Enfermagem, Psicologia e Nutricionista. O equipamento vai oferecer também exames como ecocardiograma, eletroencefalograma, ergometria, Holter, MAPA, endoscopia digestiva, ultrassonografia Doppler, Raio-X, e tomografia.
 
Para o funcionamento adequado, a policlínica conta com mais de 80 profissionais entre  médicos, enfermeiros, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, ouvidor, assessores técnicos, assistente social, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia e assistentes administrativos.  A enfermeira Maiane Calazans tem 32 anos e conseguiu seu primeiro emprego com carteira assinada na sua área. “Desde que eu me formei, há cerca de oito anos, eu já tinha feito trabalhos na minha área, mas nunca com carteira assinada. Já tinha feito bicos, já tinha trabalhado com contrato em prefeitura na cidade onde eu moro, mas essa é a primeira vaga que surge com carteira assinada, aqui na região, para mim”.
 

Policlínicas regionais

Ao todo, a Bahia vai contar com 25 Policlínicas Regionais de Saúde, incluindo duas em Salvador, nos bairros de Narandiba e Escada. Com a de Eunápolis, já estão em funcionamento 17 unidades, que  oferecem atendimento à população das regiões de Guanambi, Jequié, Irecê, Alagoinhas, Feira de Santana, Valença, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Juazeiro, Vitória da Conquista, Itabuna, Jacobina, Senhor do Bonfim, Simões Filho e Barreiras. Também serão contemplados com o funcionamento de Policlínicas Regionais os municípios de Salvador (Escada e Narandiba), Ribeira do Pombal, Itaberaba, Brumado, Serrinha, Santa Maria da Vitória e São Francisco do Conde.  

Secom
Fotos: Fernando Vivas/GOVBA

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Antonio Carlos: uma luta de glórias!

ELE E PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR EM  ITABUNA O comunicador Antônio Carlos (Ufa), que apresenta o "Show da Tarde" através dos microfo...