sábado, 10 de julho de 2021

Legislstivo de Ilhéus retorna às atividades

Câmara encerra recesso parlamentar e volta a funcionar na segunda-feira
Após 20 dias de recesso parlamentar, a Câmara de Vereadores de Ilhéus retorna às suas atividades normais na próxima segunda-feira (12) e, já na terça (13), realiza sua primeira sessão ordinária do segundo semestre, ainda sem a presença de público, mas com transmissão ao vivo pela TV Câmara, através das redes sociais da instituição. A expectativa do presidente Jerbson Moraes (PSD) é de que a Casa Legislativa mantenha o mesmo ritmo de trabalho do primeiro semestre, quando registrou uma marca história de participação e atuação parlamentar. No período, foram protocolados na secretaria da Câmara, 1.448 indicações, 444 requerimentos e 73 Projetos de Lei aprovados em plenário. Outro fato comemorado pelo presidente da Câmara está no planejamento financeiro da Casa. Quando assumiu a presidência da Câmara de Ilhéus, no início do ano, Moraes se deparou com uma “equação matemática” de difícil solução. A crise financeira causada pela pandemia do novo coronavírus, no ano anterior, provocou a redução significativa do repasse de recursos para o Legislativo. O duodécimo, em comparação ao ano de 2020, teve um recuo de aproximadamente 695 mil reais. Paralelo a isto, ocorreu o aumento de cadeiras no parlamento ilheense, de 19 para 21, o que representou um crescimento nas despesas da ordem de 1 milhão e 300 mil reais por ano, somados os subsídios dos dois novos parlamentares, os vencimentos dos servidores lotados em seus gabinetes e os encargos previdenciários. Antes mesmo da divulgação oficial pelo Tribunal de Contas dos Municípios sobre a queda do duodécimo, que ocorreria somente em março, o presidente antecipou a projeção de cálculos das despesas com folha de pagamento da Câmara e verificou que o valor dos gastos com pessoal ultrapassaria o limite constitucional, que é de até setenta por cento do duodécimo. Não havia outra saída. Era preciso convencer o colegiado sobre a necessidade de “cortar na própria carne”. Ele convenceu. A Câmara, então, aprovou a redução em 19% dos subsídios dos vereadores e dos vencimentos de todos os seus servidores comissionados, medida necessária para não ultrapassar o teto legal de gastos com pessoal e que representou uma economia anual próxima dos 2 milhões de reais. Mas a redução de despesas não ficou apenas nisso. Contratos para aluguel e abastecimento de carros não foram renovados, assim como o de pessoal terceirizado. O fato é que o resultado das medidas não demorou a aparecer. Os salários estão rigorosamente em dia. A fórmula, reconhece Jerbson Moares, é simples: austeridade, bom senso, respeito ao erário e uma gestão planejada. Ascom

Bahia aumenta indice de infectados

Bahia registra 4.479 novos casos de Covid-19 e mais 96 óbitos pela doença

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.479 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.419 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (9) também registra 96 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.152.031 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.115.272 já são considerados recuperados, 12.089 encontram-se ativos e 24.670 tiveram óbito confirmado.

boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.390.314 casos descartados e 233.078 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 51.216 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 24.670, representando uma letalidade de 2,14%. Dentre os óbitos, 55,78% ocorreram no sexo masculino e 44,22% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,00% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,35%, preta com 15,35%, amarela com 0,42%, indígena com 0,15% e não há informação em 6,74% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 60,25%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,67%).

A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

Situação da regulação de Covid-19
Às 12h desta sexta-feira, 16 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 9 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.

Vacinação
Com 5.347.128 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 1.956.331 receberam também a segunda aplicação, e mais 190.465 foram vacinados com o imunizante de dose única, até as 16 horas desta sexta-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Tem se observado volume excedente de doses nos frascos das vacinas contra a Covid-19, o que possibilita a utilização de 11 e até 12 doses em apenas um frasco, assim como acontece com outras vacinas multidoses. O Ministério da Saúde emitiu uma nota que autoriza a utilização do volume excedente, desde que seja possível aspirar uma dose completa de 0,5 ml de um único frasco-ampola. Desta forma, poderá ser observado que alguns municípios possuem taxa de vacinação superior a 100%.


sexta-feira, 9 de julho de 2021

ITABUNA EM FOCO: Augusto Castro inaugura USF João Soares que passou por obras de requalificação

Augusto Castro inaugura USF João Soares que passou por obras de requalificação

Em cerimônia simples na manhã desta sexta-feira, dia 9, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), fez a entrega à população do Bairro Vila das Dores da nova Unidade de Saúde da Família (USF) João Soares. Esta é a primeira inaugurada pela Prefeitura de oito que passam por requalificação e ganham novos equipamentos para prestar atendimento de qualidade aos usuários dos serviços municipais de saúde.

Augusto Castro também ficou satisfeito em reinaugurar a USF, tendo enfatizado que
esta é apenas a primeira das inúmeras conquistas para a saúde e para melhorias da infraestrutura da cidade como um todo. “Vim aqui, hoje, para saudar todos os moradores do bairro Vila das Dores, aos quais tenho muito carinho,” afirmou.

O prefeito destacou que a Unidade de Saúde da Família é muito importante no dia a dia, principalmente no atendimento às famílias carentes da localidade. “Em Itabuna, temos mais de 500 mil cartões do SUS, mas estamos revisando esse quantitativo. Mesmo assim,  a demanda é muito grande para que o serviço tenha qualidade. Mas estamos avançando, com o apoio de Deus e de todos vocês”, sentenciou.

Ele dirigiu um agradecimento especial à equipe da Secretaria Municipal de Saúde e à secretária Lívia Mendes Aguiar que têm trabalhado arduamente dia a noite e se dedicando integralmente para fornecer uma saúde digna à população.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde aproveitou a oportunidade para também agradecer à equipe da saúde que tem se dedicado em prol de melhorias no atendimento e no serviço prestado aos itabunenses.

“A cada dia pensamos em detalhes para trazer mais humanidade ao serviço. Essa é a proposta para toda a saúde de Itabuna: acolher bem, prestar um atendimento de qualidade”, disse Lívia Mendes. “Por isso, começamos com a reestruturação dos postos de saúde, que só está sendo possível, graças ao trabalho em equipe da gestão do prefeito Augusto Castro”, assinalou.

A filha caçula do senhor João Soares, a enfermeira Raimunda Soares, representou sua família no ato inaugural. Há pouco mais de um ano, a USF João Soares estava fechada por falta de manutenção de sua estrutura física. Por isso, os moradores do Vila das Dores (Canecos) eram obrigados a se deslocar para receber o atendimento básico de saúde em outras unidades, a exemplo do Bairro de Fátima.

A inauguração integra a programação de obras e investimentos planejados nas áreas de Saúde e Infraestrutura e Urbanismo no ano em que a cidade de Itabuna comemora o 111º aniversário de sua emancipação político-administrativa. Mais realizações da administração do prefeito Augusto Castro estão previstas para serem entregues à população até 28 de Julho, quando se celebra o Dia da Cidade.


_____________________________________

Chegam novos equipamentos para as Unidades básicas e de Saúde da Família de Itabuna


Na manhã desta sexta-feira,  dia 9, foram entregues à Secretaria Municipal de Saúde os novos equipamentos para o Departamento de Atenção Básica (DAB), provenientes do convênio com a Faculdade Santo Agostinho (FASA). Os computadores e a aparelhagem de ponto serão destinados às Unidades Básicas e de Saúde da Família que passam por requalificação.

Desta vez, chegaram novos projetores, detectores fetais portáteis, macromodelos de boca, frigobar, cardioversores, eletrocardiogramas, carro maca, negatoscópios, impressoras multifuncionais, cadeiras de rodas, cadeiras de rodas para obesos, bisturis eletrônicos, condicionadores de ar, autoclaves digitais, entre outros equipamentos para o funcionamento adequado dos postos de saúde.

Os equipamentos foram recebidos pela secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, e pela diretora do Departamento de Atenção Básica, enfermeira Alessandra Lopes, durante encontro na Faculdade Santo Agostinho, em sua sede no Bairro Nova Itabuna.

No final de maio, já haviam sido entregues novos computadores e aparelhos de ultrassons para a Saúde Bucal também entregues às Unidades Básicas de Saúde.

A reestruturação das unidades do DAB está a topo vapor. Por isso, novos aparatos tecnológicos têm chegado para equipar os postos de saúde. Além de uma boa infraestrutura, é preciso do suporte de materiais modernos para oferecer um serviço de qualidade e digno às comunidades. Nesse sentido, a FASA tem atuado, por meio do convênio celebrado com a Secretaria Municipal de Saúde, no fornecimento de equipamentos de ponta para o atendimento da população.
_________________________________

Prefeitura vai flexibilizar retorno da Educação Infantil na rede particular de ensino de Itabuna

Até a próxima terça-feira, dia 13, a Prefeitura de Itabuna deve publicar um Decreto autorizando o retorno das aulas presenciais da Educação Infantil nas escolas particulares. O assunto foi debatido nesta sexta-feira, 9, durante reunião no Gabinete do prefeito Augusto Castro, contando com a participação da secretária de Educação, Janaína Araújo, e um grupo de pais que criou o Movimento Volta às Aulas.

O encontro também teve a presença do secretário municipal de Governo, Josué Brandão Júnior, e do Procurador-Geral do município, Álvaro Luís Ferreira e mães de estudantes de escolas particulares. A secretária Janaína Araújo representou o prefeito Augusto Castro.

O secretário de Governo disse que o retorno será gradual. “A Educação Infantil será a primeira a voltar a ter as aulas no sistema híbrido. Em seguida, outras turmas gradualmente também retornarão,” afirmou Josué Júnior.

No entanto, as escolas precisam seguir à risca todos os critérios e protocolos de biossegurança, entre os quais, a disponibilização de álcool em gel 70%, distanciamento de 1,5 metro entre as crianças, uso de máscara facial, aferição de temperatura corporal de professores, auxiliares e alunos.

“Ainda estamos discutindo a possibilidade da não abertura das cantinas e a limpeza e uso individual das cadeiras”, disse o secretário de Governo. Segundo ele, antes da publicação do Decreto novas alterações ainda poderão ser debatidas.

____________________________________


Secretaria da Agricultura de Itabuna será parceria nas ações referentes ao cacau e chocolate


A convite do secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), João Carlos Oliveira, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna (Seagrima), Moacir Smith Lima, participou ontem, dia 8, de reunião na Superintendência Regional da Ceplac, na rodovia Ilhéus-Itabuna, para apresentação das ações da Seagri referentes à cultura do cacau no sul da Bahia.

O titular da Seagri está buscando parcerias para dinamizar ainda mais a pauta sobre os chocolates finos do sul da Bahia, cuja aceitação pelo mercado consumidor vem crescendo de forma exponencial, além da assistência técnica aos produtores e distribuição de clones resistentes à vassoura-de-bruxa, dentre outras ações para o fortalecimento da cacauicultura.

Esse foi o primeiro contato do secretário João Carlos Oliveira com dirigentes e técnicos da Ceplac depois de assumir a Seagri. Desde o início do segundo mandato do governador Rui Costa, João era o titular da Secretaria de Meio Ambiente (Sema). Agora, ele deseja aprofundar as discussões, inclusive com a realização de sequência de lives para a interação dos órgãos parceiros: Ceplac, Seagri e Seagrima.

No encontro de quinta-feira estavam presentes Lucimara Chiari, coordenadora de Pesquisa e Inovação; José Carlos Santana, coordenador regional substituto; José Marques Pereira, Mílton Conceição, Dan Érico Lobão, Karina Gramacho, pesquisadores da Ceplac; Tiago Guedes, assessor Seagri/BA;  Rodrigo Haun, diretor de Agricultura, e Cilene Souza, diretora Meio Ambiente da Seagrima.
____________________________________

Itabuna supera 112 mil doses aplicadas de vacinas contra a Covid-19


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alcançou a marca das 112.464 doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19. Entre os imunizados, estão pessoas que receberam apenas uma dose da vacina e também aquelas que já completaram o ciclo de imunização com as duas doses. São  84.110 com a primeira dose e 28.354 com o ciclo completo de 1ª e 2ª doses.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ressalta a importância da agilidade no processo de imunização que, para isso, conta com uma equipe técnica experiente e pronta para atender as pessoas que precisam ser vacinadas num processo rápido e seguro. A coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, lembra que o município segue cumprindo rigorosamente o calendário de vacinação.

“Nesta sexta-feira,  dia 9, estão sendo vacinados indivíduos com idade igual ou superior a 37 anos, nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, das 13 às 16 horas”, reforça. Camila lembra que as pessoas devem procurar as unidades de saúde no tempo certo, para que possam receber a primeira ou segunda dose.

“Não adianta se antecipar, porque não será possível ser imunizado antes da data exata. Para quem está em atraso, fazemos a convocação semanalmente para que essas pessoas compareçam à unidade de saúde mais próxima de sua residência”, informa a coordenadora da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde.
______________________________________
No mês de luta contra as hepatites virais, Cepart promove ações e testagens em Itabuna.

O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat), vinculado à Diretoria da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta sexta-feira,  dia 9, mais uma ação que integra a programação da Campanha Julho Amarelo – Mês de luta contra as hepatites virais. Durante todo o mês, Itabuna vai contar com ações de orientação  e esclarecimentos.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, lembra que as ações preventivas e de promoção à saúde são desenvolvidas durante todo ano, mas que existem datas e campanhas específicas que recebem um reforço com ações especiais, como a que está acontecendo neste mês. “Durante todo o mês preparamos diferentes ações tanto no ambiente interno do Cerpat, com os pacientes acompanhados pelo Centro, como também atividades externas”, explicitou.

Hoje, por exemplo, foram distribuídos insumos (panfletos informativos e preservativos), além de realizados testes rápidos com 120 agentes da Guarda Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran).

“Disponibilizamos para cada pessoa quatro tipos de testes: Hepatites B e C, Sífilis e HIV. O resultado sai bem rápido. Caso seja positivo, no mesmo dia o paciente já recebe as informações necessárias referentes ao tratamento e acompanhamento na unidade”, informa a coordenadora do Cerpat, Fernanda Barros.

A CAMPANHA

A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019, com o objetivo de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Importante lembrar que a  hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Por isso, as pessoas devem ficar atentas para que o médico seja imediatamente procurado para que sejam feitos o tratamento e acompanhamento.

O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat) é responsável pela prevenção e tratamento dos portadores de HIV/Aids, ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis ) e Hepatites Virais.

O atendimento é feito por meio de demanda espontânea e demanda referenciada para pacientes de Itabuna e de outras 30 cidades pactuadas no Sistema Único de Saúde (SUS). Conta a unidade com 15 profissionais, entre eles, médicos (patologistas, infectologistas, clínico geral, pediatra), farmacêuticos, enfermeiros, técnicos em laboratório, psicólogos e assistentes sociais, de segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas, sem fechar para o almoço.
______________________________

Prefeitura abre guerra contra o mosquito da dengue no bairro Conceição  

Agentes de Combate às Endemias do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde tomaram conta do Bairro Conceição, na manhã desta sexta-feira, dia 9, no mutirão de combate ao mosquito da dengue e outras arboviroses. O trabalho das equipes começou na noite de ontem quando homens com pulverizadores costais aplicaram inseticida em várias ruas.

Hoje, até pouco depois do meio-dia, todas as ruas e praças, algumas casas abandonadas até as margens direita do Rio Cachoeira foram contempladas com a visita dos profissionais de saúde. Ao todo, foram 147 agentes de endemias que contaram ainda com o apoio das equipes de educação e de bloqueio, numa varredura completa na área. “Foi uma manhã bem produtiva e a receptividade das famílias contribuiu muito para o sucesso do mutirão”, afirmou o supervisor dos agentes de endemias, Clodoaldo Oliveira.

Além de vistoria e limpeza nos locais, com o recolhimento de quaisquer utensílios propícios à proliferação do Aedes aegypti, os agentes de endemias também fizeram o bloqueio das áreas onde foram encontrados focos de larvas. O bloqueio teve o objetivo de identificar se num raio de 300 metros de moradias com caso suspeito havia focos do mosquito. “Toda a área é tratada, o que permite o fechamento do caso suspeito”, segundo o agente Heraldo Vieira Amorim.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes lembrou que  nos bairros Santa Inês, Daniel Gomes, Corbiniano Freire, Novo Horizonte e Jardim Primavera, outros mutirões foram realizados, já que apresentaram índices de infestação predial superiores a 20%. Segundo ela, tem surtido efeito positivo esses mutirões, pois o índice de infestação predial tem caído a quase zero. “Isso é muito importante para que possamos reduzir também os mais de seis por cento de infestação, registrados no LIRAa feito no mês passado no município,” destacou.
 
Já a chefe da Divisão do Programa de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, além de reforçar a importância dos mutirões, também lembra que a participação da comunidade é imprescindível na luta contra o Aedes aegypti. Ela enfatiza que o município tem trabalhado firmemente para evitar um possível surto de dengue em Itabuna. “Para atingir esse objetivo, é preciso a união de todos, já que é uma luta comum”, acrescenta. Os próximos mutirões estão programados para os bairros Sarinha Alcântara, Jorge Amado e Urbis IV.
_________________________________

Boletim Covid-19 – 09.07.2021


J
A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 32.211 casos de pacientes curados, 33.223 confirmados, sendo 407 casos ativos; 41 internados em UTI, 08 leitos de UTI disponíveis; 30 internados em leitos clínicos, 26 leitos clínicos disponíveis, e 605 óbitos.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.

Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você


COOPERAST DISCUTE DESENVOLVIMENTO LITORAL SUL

Reunião discute desenvolvimento para o Território de Identidade Litoral Sul da Bahia.

 


   A Cooperast, após se tornar base filial da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários da Bahia (Unisol) do Litoral Sul da Bahia, vem promovendo reuniões, a fim de tratar ações de desenvolvimento local e estruturação de um plano estratégico de práticas sustentáveis e assistência técnica rural para o território.

   Na ultima semana os representantes da Cooperast juntamente com representantes da Unisol estiveram na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional em reunião com a diretora-geral da CAR, Ioná Queiro para discutir sobre os projetos de desenvolvimento para o território litoral sul. Na oportunidade o Presidente da Cooperast, Marcello Layandys, destacou  a chegada da Unisol Bahia, que já vem ao longo desses anos construindo a pauta do modelo de desenvolvimento econômico, com um histórico de luta e organização da base dos trabalhadores junto às cooperativas sociais, de fundamental importância para a Cooperast que já desenvolve em parceria com o Governo do Estado o fortalecimento da  cacauicultura baianaaplicando  melhorias no manejo da produção do cacau, no acesso ao mercado, através do serviço de Ater .

   Após a reunião o presidente da Cooperast, Marcello Layandys , salientou a necessidade de capacitação e assistência técnica para o desenvolvimento da agricultura familiar. Além disso, é indispensável construir uma rede de parceiros, que poderão acionar crédito nos bancos, com o intuito de melhorar a qualidade de produção do cacau, agregando valor de venda ao seu produto. De acordo com Layandys, “o propósito da COOPERAST para o ano de 2021 é somar parcerias que gerem rentabilidade ao pequeno produtor do sul da Bahia”. E, para que essa meta se concretize é preciso construir uma rede cada vez maior de colaboradores.

 Ascom 

quinta-feira, 8 de julho de 2021

ITABUNA EM FOCO: Prefeitura faz mutirão contra a dengue amanhã no Bairro Conceição

Itabuna faz mutirão contra a dengue amanhã no Bairro Conceição

Pelo menos 120 agentes de endemia  do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itabuna vão participar do mutirão de combate à dengue, no bairro da Conceição, nesta sexta-feira, dia 9.  A caçada ao Aedes aegypti será iniciada a partir das 7h30min com visitas domiciliares, além de inspeção de praças e jardins, onde será feita a limpeza geral com o recolhimento de quaisquer  utensílios que possam acumular água.

 
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, lembrou que outros mutirões já foram realizados nos bairros São Caetano, Santa Inês, Daniel Gomes, Corbiniano Freire, Novo Horizonte e Jardim Primavera que apresentaram índices de infestação predial superior a 20%, segundo resultado do último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti  (LIRAa), realizado no mês passado.

Ela adianta que depois do Conceição, os próximos bairros que receberão os agentes de endemias serão Sarinha Alcântara, Jorge Amado no combate ao mosquito. Além do trabalho dos agentes de endemias, o acolhimento destes profissionais pelas famílias  de cada bairro, faz  grande diferença para que eles possam realizar uma ação benéfica a toda a população.

“Os agentes de endemias trabalham não apenas no combate, mas também com ações preventivas para manter o município livre do mosquito”, reforçou a chefe da Divisão do Programa de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro. Ela lembra, entretanto, que o sucesso desse trabalho depende da conscientização e da colaboração de todos, seja no acolhimento aos profissionais ou no cuidado em casa, fiscalizando e eliminando possíveis focos do mosquito
Aedes Aegypti.
_____________________________________
O retorno das aulas em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza ao longo desta semana uma maratona de reuniões setoriais com o objetivo de planejar ações e definir protocolos para o retorno às aulas presenciais de forma segura e escalonada (formato híbrido), nas redes pública municipal e particular de ensino. Os encontros vêm acontecendo desde a manhã de quarta-feira, dia 7.
 
O prefeito Augusto Castro (PSD) ressalta a necessidade desses encontros para discussão dos protocolos de segurança, tendo inclusive presidido alguns deles. “A rede particular é um setor que gera emprego e renda. As pessoas querem retomar sua atividade comercial e as crianças necessitam desse retorno ao ambiente escolar. Por esse motivo, estamos ouvindo todos os envolvidos para avaliar um retorno de forma segura”, declarou no final de mais um encontro no Teatro Candinha Dórea.

Os encontros, coordenados pela secretária de Educação, Janaína Araújo, tem contato com a participação direta de representantes de um Comitê instituído pela Secretaria Municipal de Educação (SME), com a participação de representantes das secretarias municipais de Saúde e de Segurança e Ordem Pública, instituições da sociedade civil e das redes de ensino.  “Avançamos em reuniões anteriores com o Comitê, e agora estamos na fase de reuniões por segmento”, disse Araújo.
 
Ontem estiveram reunidos representantes do segmento Educação Infantil da rede particular pela manhã no Teatro Candinha Dórea. À tarde, no mesmo local, o Comitê se reuniu com o Conselho Municipal de Educação (CME) e o Fórum Municipal de Educação. Na tarde de hoje, com o Sindicato dos Professores e amanhã, com um grupo de pais que criou o Movimento Volta às Aulas.

“Existe um clamor, sobretudo da rede privada de ensino para a retomada dessas aulas, ainda que no formato híbrido. E esse clamor é motivado tanto pela questão econômica das escolas, como pela necessidade das famílias de manterem esse acompanhamento dos filhos”, argumenta a secretária  Janaína Araújo.

Ela reforça, frisando que esse retorno será planejado com muita cautela, com base em informações técnicas e respeitando protocolos de segurança sanitária. “Nós temos consciência de que existe um prejuízo para as crianças em relação à questão cognitiva e a Administração municipal está pensando na possibilidade de dar essa opção para a família retomar ou não com os seus filhos da educação infantil, seja no formato híbrido ou presencial”.

Como resultado dessa maratona de reuniões setoriais foi autorizado o retorno, no formato híbrido, dos cursos livres de idiomas e de especialização por meio de um decreto que será publicado no Diário Oficial do Município. “Esta liberação será usada como parâmetro sobre o efeito dessa retomada gradativa. Iniciamos com os cursos isolados e, a partir daí, vamos retomando por segmento de forma gradativa”, explica a titular da Secretaria Municipal de Educação.

Na próxima semana, um novo encontro do Comitê será realizado para que sejam filtradas as conclusões das discussões desta semana. Com isso, talvez seja possível a publicação de um novo decreto estabelecendo o formato de retomada das aulas presenciais na cidade.

Aulas presenciais 

Por meio do Decreto nº 14.505, publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, dia 8 de julho, a Prefeitura de Itabuna liberou a retomada das atividades  de cursos livres,  incluindo linguagens, cursos técnicos  e de capacitação. O decreto especifica que cursos livres são aqueles focados em aprendizagens pontuais, com a finalidade de desenvolver, dentro de determinada área de atuação, capacidades e/ou habilidades específicas.

Deverão ser atendidos todos os critérios estabelecidos no protocolo setorial de prevenção e segurança em especial: distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas, com os locais das cadeiras para as aulas e aqueles reservados aos alunos e professores, devidamente demarcados no chão; utilização obrigatória de máscaras e álcool em gel 70%; aferição de temperatura na entrada do local; escalonamento dos horários das aulas para reduzir o fluxo de pessoas entrando e saindo ao mesmo tempo.

Quanto às instalações físicas devem ser adequadas, para que permitam a circulação de ar natural em todo o ambiente. Ficam proibidas as atividades coletivas ou interativas que possam incentivar a aproximação de pessoas, assim como trabalhos realizados em grupo, apresentações presenciais e similares;

O decreto mantém o protocolo geral de prevenção definido no anexo do Decreto Municipal nº 14.351 de 29 de março de 2021, cujas diretrizes deverão ser observadas e atendidas por toda a comunidade. Caberá às secretarias Municipais de Educação; Saúde; Indústria, Comércio, Emprego e Renda, por meio dos fiscais e agentes, apoiar as medidas necessárias para o cumprimento dos protocolos estabelecidos.
 
Desde ontem, que a Prefeitura de Itabuna, por meio das secretárias da Educação e Saúde vem mantendo reuniões setoriais com representantes das redes pública municipal e particular, Conselho Municipal (CME) e Fundo Municipal de Educação (FME) e Sindicato dos Professores para avaliar a retomada de aulas presenciais na cidade.

“Esta liberação dos cursos livres será usada como parâmetro sobre o efeito dessa retomada gradativa. Iniciamos com os cursos isolados e, a partir daí, vamos retomando por segmento de forma gradativa”, explica a titular da Secretaria Municipal de Educação, professora Janaína Araújo.
_____________________________________
Emasa normaliza abastecimento no Novo Lomanto 
A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) concluiu os serviços de reparo na casa da bomba d’água no Novo Lomanto para garantir a normalidade do abastecimento de água a partir de amanhã, dia 9, no bairro e em parte do Santa Catarina. A empresa acusou o furto da fiação por vândalos que, provavelmente, venderam o cobre em ferros-velhos.

O local que abriga a bomba d’água da Emasa ajuda no abastecimento dos dois bairros da zona oeste de Itabuna. Segundo técnicos da empresa, a ação de vandalismo no último final de semana deixou os moradores com o fornecimento de água suspenso.  

“Quando esse tipo de ação criminosa acontece, há prejuízos para a população e para a empresa. Porém, a maior prejudicada é a população porque fica impossibilitada de receber um produto indispensável ao dia a dia, que é a água”, diz João Bitencourt, gerente técnico da Emasa.

Segundo ele, a empresa teve que substituir a caixa padrão, que foi danificada e solicitou que a Coelba não mais utilizasse fios de cobre na nova instalação elétrica. “Pelo fato de o cobre ter maior valor agregado, acaba atraindo delinquentes que, inclusive, colocam a própria vida em risco para praticar esses furtos, sem pensar nas consequências”, alerta Bitencourt.

O gerente técnico da Emasa pede a colaboração dos comerciantes de ferros-velhos para que não comprem fios de cobre e nem tampas de ponto de visita (bueiros) tentando pôr um fim  ao furto desses materiais. No primeiro semestre dezenas de casos de bocas de lobo e bueiros descobertos foram denunciados pela mídia e estariam sendo investigados pela Polícia Civil.

“Além da fiação, há também o furto das tampas de ponto de visita, conhecido popularmente por bueiros, que traz risco a vida de pedestres e motoqueiros, danifica a suspensão mecânica dos veículos sem contar prejuízos para a Emasa”, atesta João Bitencourt.
__________________________________

Ascom/Prefeitura de Itabuna

BAHIA COMPUTA MAIS 3.088 NOVOS CASOS POSITIVO DA COVID-19

Bahia registra 3.088 novos casos de Covid-19 e mais 79 óbitos pela doença

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.088 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 2.804 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (8) também registra 79 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.147.552 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.111.853 já são considerados recuperados, 11.125 encontram-se ativos e 24.574 tiveram óbito confirmado.

boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.385.711 casos descartados e 233.964 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 51.154 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 24.574, representando uma letalidade de 2,14%. Dentre os óbitos, 55,77% ocorreram no sexo masculino e 44,23% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,97% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,37%, preta com 15,35%, amarela com 0,42%, indígena com 0,15% e não há informação em 6,75% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 60,31%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,70%).

A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

Situação da regulação de Covid-19
Às 12h desta quinta-feira, 15 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 11 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.

Vacinação
Com 5.295.783 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 1.946.959 receberam também a segunda aplicação, e mais 172.118 vacinados com o imunizante de dose única, até as 16 horas desta quinta-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Tem se observado volume excedente de doses nos frascos das vacinas contra a Covid-19, o que possibilita a utilização de 11 e até 12 doses em apenas um frasco, assim como acontece com outras vacinas multidoses. O Ministério da Saúde emitiu uma nota que autoriza a utilização do volume excedente, desde que seja possível aspirar uma dose completa de 0,5 ml de um único frasco-ampola. Desta forma, poderá ser observado que alguns municípios possuem taxa de vacinação superior a 100%.



Grapiùna vence Camaçari por 5 x 2 no Mário Pessoa


A tarde desta quarta-feira (7), em Ilhéus, rendeu uma grande vitória para o Grapiúna Futebol Clube, aplicando uma goleada de 5 a 2 no Camaçari. Com a partida no estádio Mário Pessoa, o time itabunense chegou à liderança da série B do Campeonato Baiano com 100% de aproveitamento.

É a terceira rodada da fase classificatória, mas o Bem-te-vi não começou voando na partida. O Camaçari balançou a rede primeiro, com Luís Fernando. O empate veio com João Neto e, ainda no primeiro tempo, o time vizinho à capital desempatou de novo, com Rodolfo.

O vento soprou melhor pra a equipe de Itabuna no segundo tempo, com Igor de falta. Depois desse novo empate, João Neto arrasou com mais um.

Ainda no primeiro tempo, Rodolfo voltou a deixar a equipe metropolitana na frente, mas, no segundo tempo, o time de Itabuna igualou o jogo com um belo gol de falta de Igor. Daí Totinga carimbou a rede duas vezes. E assim o time itabunense soma 9 pontos.

Colo Colo faz um

Já o Colo Colo conseguiu vencer, mas ainda não mostrou garras de Tigre. Jogando no Estádio Waldomiro Borges, em Jequié, ganhou do Botafogo Bonfinense por 1 a 0. Numa cobrança de falta, Matos fez o único gol da partida. Com 6 pontos, o time ilheense é o segundo colocado na fase classificatória.

A terceira rodada termina nesta quinta-feira (8), no Mário Pessoa, com Barcelona enfrentando Camaçariense.

A fase classificatória da Série B terá cinco rodadas, com seis participantes e só jogos de ida. Depois, quatro times avançam às semifinais e uma delas vai para a elite do futebol baiano.

Do - Diário Bahia

Bahia receberá 172.950 doses de vacinas contra Covid-19

 A Bahia receberá mais duas remessas de vacinas contra a Covid-19. A primeira, com 111.150 doses de imunizantes da Pfizer/BioNTech, chegará nesta quinta-feira (8), em um voo comercial com horário de pouso no aeroporto de Salvador às 16h50. A outra, com 61.800 doses da Coronavac, tem previsão de chegada nesta sexta-feira (9), em um voo com aterrisagem marcada para 9h35. 

 

Os imunizantes da Pfizer/BioNTech serão destinados para a primeira aplicação, enquanto as vacinas Coronavac serão metade para a primeira aplicação e as demais para o complemento do esquema vacinal. 

 

As doses devem começar a ser enviados para as regionais de saúde, de onde serão encaminhadas para os municípios, nesta sexta-feira, em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Eles serão remetidos, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado. 

 

Com as cargas desta quinta-feira e sexta-feira, a Bahia chegará ao total de 9.333.930 doses de vacinas recebidas, sendo 3.422.000 da Coronavac, 4.698.900 da AstraZeneca/Oxford, 958.230 da Pfizer e 254.800 da Janssen. 



Ascom Sesab


Mais um taxista assassinado em Itabuna

Buerarema: Taxista é encontrado morto em trecho da BR-101
Foto: Reprodução / TV Bahia

Do - Bahia Notícias - Um taxista, de 32 anos, foi morto a tiros em um trecho da BR-101 de Buerarema, no Sul baiano, na noite desta quarta-feira (7). Segundo a Polícia, a vítima, identificada como Carlos Henrique Borges, trabalhava em Itabuna, na mesma região. Até a manhã desta quinta-feira (8) nenhum suspeito havia sido localizado.

 

Conforme o G1, ao lado do corpo da vítima foram encontrados o celular e uma carteira do taxista, além da quantia de R$ 199. Ainda segundo informações, o corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna. O carro do taxista também deve passar por perícia. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas.

Em reunião no Planalto, militares discutiram protestos e "comunismo" no país


Encontro ocorreu um dia antes da cúpula das Forças Armadas publicarem nota com críticas ao senador Omar Aziz, presidente da CPI da covid-19

Um dia antes de assinar uma nota com fortes críticas contra o senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da Comissão Parlamentar (CPI) da Covid-19, os comandantes das Forças Armadas participaram de uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Jair Bolsonaro. Sem alarde, o encontro foi realizado na terça-feira (06) e foi palco definitivo para definir o alinhamento político dos militares com o governo.
Veja texto completo: correiobraziliense.com.br/politica/2021/07/4936289

REDES SOCIAIS: A Política no algoritmo

Andreyver Lima

Novas atualizações desta semana nas redes sociais terão impactos na política e em nossa vida online. A primeira é a Gettr, rede social lançada pelo ex-porta-voz do ex-presidente americano Donald Trump e a segunda é que Adam Mosseri, chefe do Instagram, anunciou que o aplicativo não é mais apenas sobre fotos. Agora, o principal objetivo da plataforma é fomentar conteúdos de entretenimento em vídeo.  

O que as duas investidas digitais têm em comum é a competição pela atenção do público.
Trump foi banido do Twitter e permanece suspenso pelo Facebook até pelo menos 2023, a nova rede social busca superar as políticas de privacidade das outras plataformas. Em relação às mudanças no algoritmo do Instagram, revelam uma competição muito grande entre apps como Tik Tok, YouTube e muitos outros que se destacam.

Mas onde a política e o famoso desconhecido algoritmo se encontram?

O algoritmo é a engrenagem digital que te faz ficar mais tempo na frente de uma tela, se você sente raiva ou prazer em algum conteúdo, logo esse conteúdo será mais oferecido, num ciclo que faz todo o sentido. E essas atualizações de algoritmos têm a função de estimular o nosso cérebro, já que a atenção é o que move o dinheiro neste mundo virtual.

É um modelo de negócio que na política reflete diretamente no sentimento geral da sociedade, influenciando em decisões coletivas, que por meio da produção de conteúdo em massa, desperta sentimentos.

Mesmo diante das atualizações, uma frase antiga ainda faz sentido. Arnold Toynbee, historiador britânico, estudioso do processo de nascimento, crescimento e queda das civilizações sob uma perspectiva geopolítica, disse: O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam.

Andreyver Lima é jornalista e tem certificação do curso Política Cidadã: opinião pública, eleições, grupos de interesse e a mídia, Harvard.

--
Andreyver Lima
Assessor de Comunicação

Itabuna: Drive-thru noturno agiliza vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 35 anos

Itabuna: Drive-thru noturno agiliza vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 35 anos 

O servidor público André Macedo, 36 anos,  comemorou  a imunização contra a Covid-19 no drive-thru noturno  que se iniciou às 16 horas desta quarta-feira, dia 7, no estacionamento do Teatro Municipal Candinha Dórea. Desta vez, foram contempladas pessoas na faixa etária a partir de 35 anos sem comorbidade, tendo sido aplicadas 400 doses.

Macedo afirmou que desde que a vacinação começou, toda a ação foi ágil. “Nosso papel enquanto cidadãos é comparecer nessas ações. Desde que se começou a aplicação das doses da vacinação no horário previsto, tudo foi muito rápido. Eu estava no final da fila e logo consegui entrar. Estou feliz em fazer parte do grupo de pessoas que combatem o vírus com vacinação”, declarou.

A personal trainer Taísa Sodré, 37 anos, também parabenizou o serviço da saúde pública prestado à população pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna. “Esse é um momento de reconhecermos o trabalho da ciência. Temos que agradecer ao SUS e à saúde pública que muito tem ajudado a todos nós com as imunizações”, assinalou.

Amanhã, dia 8, o grupo com idade a partir de 35 anos também será contemplado na vacinação que acontecerá no turno matutino das 8h30min às 14 horas na UniFTC, na Praça José Bastos, centro da cidade. A distribuição das 400 senhas e o registro para a segunda dose serão realizados no local por ondem de chegada na fila antes da vacinação.

A documentação necessária é a Carteira de Identidade (RG), CPF ou Cartão SUS e comprovante de residência que precisa estar no nome da própria pessoa. Para aqueles que moram de aluguel, o inquilino deve levar a fotocópia do contrato. Serão aceitos quaisquer documentos que comprovem a residência.

COMPROMETIMENTO

No drive-thru na tarde desta quarta-feira a distribuição das senhas e registro para a 2ª dose começaram por volta das 14 h diante do grande número de pessoas em busca da imunização. Às 16h teve início a vacinação que terminou em menos de duas horas depois. A agilidade foi atribuída ao comprometimento da equipe  pela coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito.  

“A cada realização de drive-thru, a vacinação tem acontecido com mais agilidade. A equipe está comprometida e tem atuado de forma organizada e conjunta. Toda nossa equipe da Rede de Frio e os servidores voluntários da Secretaria Municipal de Saúde estão nesta ação com o objetivo de acolher a população da melhor forma para que o serviço aconteça de forma otimizada”,  pontuou Camila.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, também celebrou mais uma ação de sucesso na vacinação contra a Covid-19 em Itabuna. “É o reflexo do comprometimento dos gestores para com a saúde, mas, principalmente dos servidores que estão na linha de frente. Mais uma faixa etária foi contemplada com muita agilidade, graças ao empenho e dedicação de todos e à adesão da população" destacou.
_________________________________

Boletim Covid-19 – 07.07.2021



A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 


32.097 casos de pacientes curados, 33.108 confirmados, sendo 410 casos ativos; 42 internados em UTI, 07 leitos de UTI disponíveis26 internados em leitos clínicos, 30 leitos clínicos disponíveis, e 601 óbitos.



Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara
.


Ascom/Prefeitura de Itabuna

Pela cidade, por você


Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...