sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Cultura:

Empossado novo Conselho Deliberativo da FICC

O novo Conselho Deliberativo da Fundação Itabunense de Cidadania e Cultura (FICC) foi empossada na quinta-feira (27), na sede da Fundação. O Conselho que passou a ser paritário e democrático é composto por 14 membros, sendo 7 representantes de órgãos públicos municipais, estaduais e federais e os outros 7 representantes de entidades civis, segmentos sociais, entidades religiosas culturais, sociedades artísticas culturais e entidades do setor empresarial.
Na solenidade de posse ficou deliberado o para o cargo de presidente do Conselho Antônio Noberto Xavier (Uesc); vice-presidente Eliomar Carlos Silva (Secretaria de Planejamento e Tecnologia); 1ª secretária Maria Conceição Lagariça (Secretaria da Educação); 2° secretário Welligton Santos (Sociedade Monte Pio dos Artistas).
A nova composição corrige uma antiga falha do Conselho, que era composto por 10 titulares: 8 membros de órgãos públicos e somente dois de entidades civis. O presidente da Fundação, Cyro de Mattos, explica que não existia paridade, já que havia uma predominância no número de representações. Ele ainda ressaltou que o presidente do Conselho era o próprio presidente da FICC, inclusive ele tinha direito a voto de qualidade, ou seja, deliberava sobre seus próprios atos.
“Consultamos o prefeito, Capitão Azevedo, para que autorizasse a Procuradoria a apresentar os trâmites legais para a regularização dessa situação. Entendendo a necessidade de transparência e democracia na relação da Fundação com o Conselho Deliberativo, o prefeito logo atendeu nosso pedido”, afirma Cyro de Mattos.
O presidente da FICC lembra que o Conselho é responsável pela deliberação e fiscalização de projetos, orçamentos e outros atos da diretoria executiva da instituição. “Precisamos de um órgão soberano, que represente o povo e contribua para a valorização da cultura itabunense” frisa o presidente Cyro de Mattos.
Foram empossados também conselheiros titulares e suplentes das instituições: Fundação Marimbeta, Secretaria de Planejamento e Tecnologia, Secretaria da Educação; Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo; Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc); Fundação Cultural do Estado da Bahia – Centro de Cultura Adonias Filho; Fundação Biblioteca Nacional – Proler; Conselho Municipal de Cultura de Itabuna, Entidades Culturais de Itabuna; Escola Curumin; Entidades Religiosas Culturais – Ilê Axé Ijexá Orixá Olofum; Sociedade Monte Pio dos Artistas; Sociedade do Artesãos, Associação Comercial de Itabuna (ACI).
Os membros do Conselho se reuniram nesta sexta-feira (28), na FICC, para analisar o orçamento executivo da Fundação para 2010, apresentado pelo diretor presidente da Fundação, Cyro de Mattos. Foi escolhido para emitir parecer sobre o assunto o representante da Fundação Marimbeta, Geraldo Pedrassoli.
Texto: Natália Tavares Fotos: Pedro Augusto

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...