sábado, 17 de maio de 2014

Direito do Idoso no transporte urbano é tema de debate na Câmara

             Na tarde do dia (15/05), aconteceu no Plenário Raimundo Lima da Câmara Municipal de Itabuna, uma sessão especial requerida pelo vereador Antônio Cavalcante, com o tema “Direito do Idoso no Transporte Coletivo”.
             
  Ao abrir a discussão, Cavalcante falou sobre o preconceito e as dificuldades passadas pelos idosos no dia-a-dia, também ressaltou a importância da sessão para que haja um pontapé resultante e que o ‘grupo da melhor idade’ tenha seus direitos assegurados. “O idoso precisa ser visto com uma maior cautela perante essa e outras situações na sociedade e é preciso bater nessa tecla sempre que precisar, para que haja melhoria a cada dia”, declarou.  

Chapa oposicionista motiva união de adversários históricos em Itapetinga


 A união de antigos adversários políticos como José Otávio (DEM) e Michel Hage (PMDB), em Itapetinga, pelo interesse maior da Bahia, nos inspira nessa caminhada e, em pré-campanha, já sinaliza o despertar de um novo tempo para os baianos, afirmou o pré-candidato oposicionista ao governo do estado, Paulo Souto, durante encontro com lideranças e políticos do sudoeste baiano, na Câmara Municipal de Itapetinga, no final da tarde desta sexta-feira (16).

sexta-feira, 16 de maio de 2014

JUAREZ NUNES SOFRE CIRURGIA E SEU QUADRO É ESTÁVEL

O nosso amigo e companheiro de batalha, jornalista, Juarez Nunes que  no último dia 15, deste,  acometido de um AVC foi levado ao Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães, em Itabuna, após um procedimento cirúrgico (aneurisma), já se encontra  internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI)daquela casa de saúde, e, segundo informação dos médicos,  o seu quadro hoje(16), é estável.

Juarez de Oliveira Gomes (Juarez Nunes), iniciou sua carreira dentro do jornalismo, através do saudoso Jornalista, Pedro Ivo Bacelar, em 1987, como repórter da TV Santa Cruz, onde Pedro Ivo  era chefe de jornalismo.

Juarez Nunes  foi diretor de comunicação da gestão do prefeito Capitão Azevedo; atuando, também, na gestão anterior, do prefeito Fernando Gomes, na Coordenação de Comunicação do Município, hoje transformada em Secretaria.

Com 45 anos de idade, Juarez Nunes atualmente, editava o jornal “Itabuna Notícias” do empresário Josias Miguel.  Este blog, deseja logo a recuperação  do profissional e, que  seja lhe dado a devida assistência hospitalar, pois, o nosso sistema de saúde está um caos.  



quinta-feira, 15 de maio de 2014

Vereador Joílson Rosa cobra melhorias no trânsito de Itabuna

Na última semana, um acidente automobilístico ocorrido na Av. Juracy Magalhães, um dos principais pontos de acesso à cidade de Itabuna, deixou duas pessoas levemente feridas, e uma em estado grave. A avenida que interliga a Rodovia Jorge Amado (BR-415) ao centro comercial e a vários bairros da cidade sofre com o alto fluxo de veículos, o que segundo o vereador Joílson Rosa (PROS), torna constante o risco de acidentes.

Santana participa dos festejos dos 54 anos da Escola Clube de Mães 13 de Maio

Fundada em 13 de maio 1960 pela atendente de enfermagem, Maria Therezinha, a Escola Clube de Mães 13 de Maio comemorou na noite da última terça (13) 54 anos de trabalhos com a formatura de nove alunas do curso de Técnico em Enfermagem. O deputado estadual Coronel Gilberto Santana participou da solenidade e foi convidado para compor a mesa de formatura.

Audiência pública discute criação de unidade de conservação em Ilhéus

Além de abordar a importância da proteção ao entorno do Parque Estadual da Ponta da Tulha, a audiência pública também debaterá a conservação dos vários biomas existentes no espaço.
O auditório do Escritório Local da Ceplac, situado na Praça Cairu, em Ilhéus, sediará no próximo dia 29, a partir das 8h30, uma audiência pública para discutir a criação de uma unidade de conservação no Parque Estadual da Ponta da Tulha. Promovido pelo Governo do Estado, o evento conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo (Sema). Além de explicar os principais pontos da criação da unidade de conservação, a audiência pública também servirá para fomentar um grande debate sobre os diversos biomas existentes no parque e também sobre a necessidade de estender o sistema de proteção para o entorno do espaço.

Palestra do Gambá em Canavieiras aborda preservação da Mata Atlântica


O Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá) promoveu, terça-feira (13), no auditório da Secretaria da Municipal da Educação, reunião com a presença dos membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema) de Canavieiras. Durante o encontro, um dos temas abordados foi a Lei da Mata Atlântica (11.428/06) e a legislação complementar.

Na Marcha a Brasília, Presidente da Amurc avalia a necessidade de fortalecimento do movimento municipalista


Representando os municípios do Território Litoral Sul da Bahia na 17ª Marcha a Brasília, o prefeito de Ibicaraí e presidente da Amurc, Lenildo Santana destacou que os prefeitos saem do evento com a convicção de que será necessário fortalecer a cada dia mais o movimento municipalista, através do Associativismo como um instrumento permanente de luta e conquista. Segundo o gestor, este é o caminho eficaz para o atendimento as demandas da população, que se apresentam cada vez mais urgentes.

Curso Varejo Total do SINDICOM

Eduardo Carqueja-presidente do SINDICOM
Quem quer se qualificar para lucrar mais tem só esses próximos dias para se inscrever no curso do SINDICOM em Itabuna. 

O SINDICOM chega com esse curso em boa hora. Afinal, o período de maior rotatividade de vendas está chegando e – quem se preparar – largará na frente para conseguir satisfazer seu cliente e colher os melhores frutos da capacitação acima de tudo prática do Varejo Total.

JORNALISTA JUAREZ NUNES EM ITABUNA ACOMETIDO DE UM AVC

Juarez Nunes
Acometido de um AVC, a noite passada, 15, está internado na ala vermelha do Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães, o ex-assessor de comunicação deste Município, jornalista Juarez Nunes.

No momento o profissional por falta de vaga espera ser deslocado para uma UTI. Precisou de um Tomográfico, teve que pagar pois os dos hospitais tanto de Base, como da Santa Casa estão quebrados. É triste! Mas, é a pura realidade, o setor de saúde de Itabuna está pedindo socorro!  

Este blog desejando breve recuperação de Juarez Nunes, espera que seus correligionários, Capitão Azevedo e Fernando Gomes não lhe deixe faltar assistencia, em nome do nosso Pai Supremo.    

Solicitarmos também o apoio do SINJORBA, já que Juarez Nunes é sócio da entidade. Juarez, prestou seus serviços nas gestões de Fernando Gomes e Capitão Azevedo, ultimamente estava na editoração do jornal "Itabuna Notícias".  Todos unidos em favor de Juarez Nunes, vamos fazer essa corrente.    

quarta-feira, 14 de maio de 2014

CPI da Petrobras é instalada; Presidente é senador do PMDB.

A CPI da Petrobrás foi instalada sob a presidência do senador João Alberto Souza (PMDB-MA), o mais velho entre os membros presentes, com a eleição por aclamação dos senadores Vital do Rêgo e Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP) como presidente e vice-presidente, respectivamente. Também foi nomeado relator o senador José Pimentel.(Foto: Agência Senado)
A CPI da Petrobrás foi instalada sob a presidência do senador João Alberto Souza (PMDB-MA), o mais velho entre os membros presentes, com a eleição por aclamação dos senadores Vital do Rêgo e Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP) como presidente e vice-presidente, respectivamente. Também foi nomeado relator o senador José Pimentel.(Foto: Agência Senado)
Agência Brasil
Foi instalada nesta quarta-feira (14) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado para investigar denúncias de irregularidades e má gestão na Petrobras. Por aclamação, os senadores Vital do Rêgo (PMDB-PA) e Antônio Carlos Rodrigues (PR-SP) foram eleitos presidente e vice-presidente do colegiado respectivamente. O relator da CPI será o senador José Pimentel (PT-CE).
Assim que tomou posse, Vital convocou para as 15h30 de hoje a primeira reunião de trabalho da comissão, quando será votado o plano de trabalho proposto pelo relator. Na reunião também devem ser votados os primeiros requerimentos da CPI, que tem prazo de 180 dias para apresentar o relatório final. “Não haverá perda de tempo, já que temos um calendário profundamente recheado de eventos com obrigações do Congresso Nacional e com a proximidade do recesso”, disse Vital do Rêgo.

"Que país desmemoriado!" ARTIGO DE ANTONIO NUNES

Que país desmemoriado!
Antonio Nunes de Souza*


Como lamentamos essa memória brasileira, principalmente a baiana, mais precisamente a da nossa região que abrange quase todos os aspectos, esquecendo-se, literalmente, de fatos, arquiteturas e acontecimentos que marcaram as suas histórias!

Câmara de Itabuna discute síndrome da Fibromialgia

       
  
Na tarde de ontem (12/05), aconteceu na Câmara de Vereadores de Itabuna uma sessão especial que tratou da síndrome Fibromialgia. A sessão foi requerida, pela professora e portadora da síndrome Cristiane Caribé, e também contou com participação de convidados.

Prefeito de Ilhéus participa de Marcha em Brasília por mais recursos

O chefe do Executivo ilheense se encontra em Brasília, em um movimento nacional, formado por cerca de quatro mil prefeitos, com o objetivo de discutir e gerar mais condições de governabilidade para os municípios.
 O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, está em Brasília integrado à Marcha dos Prefeitos que buscam mais recursos e a reforma tributária no país. Segundo ele, Ilhéus está participando de todas as formas de luta que possibilitem o resgate econômico-financeiro do município, a fim de tirá-lo do caos em que o encontrou. Desde segunda-feira, 12, Jabes participa do movimento nacional, formado por cerca de quatro mil prefeitos, com o objetivo de discutir e gerar mais condições de governabilidade para os municípios brasileiros.

São João dos Bairros estreia em Ilhéus neste domingo

Outros locais contemplados com o evento serão os bairros do Teotônio Vilela e a Estância Hidromineral de Olivença. O São João dos Bairros também ocorre em Itabuna, e é uma promoção da TV Santa Cruz, em parceria com as prefeituras dos dois municípios.
 O projeto São João dos Bairros fará sua estreia em Ilhéus, neste domingo, 18, com uma grande festa na Conquista, a partir das 16 horas, nas intermediações da Praça Santa Rita. Estão confirmadas apresentações teatrais, grupos de dança, além das quadrilhas juninas Dinossauro e Faísca de Fogo. A animação da festa também ficará por conta dos grupos musicais Xote Apimentado e Baladeira do Forró. O evento é uma promoção da TV Santa Cruz, em parceria com as prefeituras dos municípios de Ilhéus e de Itabuna.

HOMENS PODEM PEGAR DOENÇA NAS ÁGUAS POLUIDAS DO RIO CACHOEIRA

É lamentável que o ser humano para ganhar seu dinheiro, com dignidade, para auto se sustentar e manter a sua família, ter que se arriscar sua vida no meio das águas poluídas do Rio Cachoeira, sem nenhuma proteção  e lidando com todo o tipo de bactéria. Estamos nos referindo a alguns homens que foram contratados pela prefeitura para retirar as baronesas do rio. 

 Caso um cidadão desse adquira alguma bactéria, quem vai lhe prestar socorros? Pois, em Itabuna o sistema de saúde está falido, querem até fechar o SAMU  por falta de material adequado de trabalho.

Seria bom que o Agente de Segurança do trabalho da Prefeitura liberasse  o EPI, para essas pessoas. O Rio Cachoeira nunca teve tão poluído como está neste momento. Recebemos informações de que a Trifil e a Nestlé, estão jogando grande número de material tóxico ao seu leito! Onde está a fiscalização? 

terça-feira, 13 de maio de 2014

“Vatapá vergonhoso”, diz Cláudio Humberto sobre aposentadoria de Fátima Mendonça.

Alvo do Conselho Nacional de Justiça por ter se tornado efetiva sem concurso, a mulher do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), Fátima Mendonça, se aposentou no Tribunal de Justiça. Trabalhar, dizem na Bahia, nunca foi seu forte. Ganhava quase R$ 15 mil.
Este é um dos comentários desta terça-feira (13) do colunista político Cláudio Humberto – Clique AQUI e leia a coluna na íntegra.
Fátima Mendonça, que inicialmente foi para o Tribunal de Justiça à disposição (originalmente ela era servidora da Ebal). No TJ se tornou “funcionária efetiva” e conseguiu agora “aposentadoria voluntária”, concedida pelo presidente Eserval Rocha, conforme publicação no Diário da Justiça. A publicação também exonerou, “a pedido”, a primeira-dama do cargo comissionado de Assessor de Supervisão Geral, pelo qual recebia um salário de R$ 14.632,88.

Aleluia: Números e indicadores negativos do PT são maiores

“O pré-candidato Paulo Souto não vai ficar é de joelhos quando o governo federal contrariar os interesses da Bahia”, afirma o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, diante da insistência de correligionários do governador Jaques Wagner em querer comparar o desempenho da fracassada gestão petista. Aleluia quer saber “quem aguenta assistir em pé a tanta mentirada do PT”. Para ele, o que o povo vê e sente na pele são os números da violência no estado, que cresceram assustadoramente no governo Jaques Wagner. “A propaganda enganosa do PT não consegue esconder a tragédia dos 34 mil baianos assassinados nos últimos sete anos, um genocídio sem precedentes na história da Bahia”, destaca Aleluia.

Temas do Salão Baiano de Turismo já são aplicados em Canavieiras


O secretário do Turismo e Esportes de Canavieiras, Fernando Volpi, e a diretora de Turismo, Ana Cristina Souza, participaram da 3ª Edição do Salão Baiano de Turismo, compartilhando o estande da Costa do Cacau. O evento foi realizado no período de 8 a 10 de maio, no Centro de Convenções, em Salvador, e reuniu gestores e empresários do segmento de todo o estado.
Desde a abertura oficial, que contou com a presença do governador do Estado,  Jacques Wagner, e de dirigentes da Setur e Bahiatursa, até o encerramento do Salão, empresários da hotelaria e das operadoras de turismo dos principais centros emissores discutiram assuntos e trataram de projetos que resultem em melhor aproveitamento da potencialidade turística do estado em suas 13 regiões turísticas diferenciadas.

Ilhéus: Estradas de Banco Central, Inema e Pimenteira são recuperadas

O serviço foi solicitado pelo prefeito Jabes Ribeiro, ao diretor geral do Derba, Saulo Pontes, para beneficiar as estradas vicinais que ligam a BR-101 ao distrito de Banco Central, e entre as localidades rurais de União Queimada (Itajuípe), Inema e Pimenteira.
  O Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, intensifica o serviço de recuperação das estradas vicinais que ligam a BR-101 ao distrito de Banco Central e também na que une as localidades rurais de União Queimada (Itajuípe), Inema e Pimenteira. O coordenador de Ações Regionais da Prefeitura, José Victor Pessoa, informou que o melhoramento desta malha viária rural é de competência do governo estadual. “A execução desses serviços ocorre em atenção ao pedido do prefeito Jabes Ribeiro ao diretor geral do Derba, Saulo Pontes”, ressaltou.

Câmara de Itabuna discute Segurança de Edificações

   O Código de obras é o conjunto de leis Municipais que controla o uso do solo urbano, é um instrumento básico que permite à Administração Municipal exercer adequadamente o controle e a fiscalização do espaço construído. Ontem (12/05), aconteceu na Câmara de Vereadores de Itabuna, uma reunião sob a presidência do vereador Joilson Rosa (PROS).
            Durante a reunião, foram abordados temas como a questão de segurança, prevenção de incêndios, saída de emergência, treinamento de uma brigada contra incêndio. Além dos edis, participaram do encontro o capitão Manfredo (4°GBM), Sub Tenente Rodrigo (4°GBM), Sargento Lopes (4°GBM), Fernanda Vinhais (Arquiteta da Prefeitura Municipal), dentre outros. 

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Aécio: Paulo Souto e Geddel representam o novo projeto para a Bahia

“A chapa dos pré-candidatos Paulo Souto, ao governo, e Geddel Vieira Lima, ao senado, é o resultado da aliança política mais bem construída até agora no Brasil”, afirmou o senador Aécio Neves ao desembarcar no aeroporto de Feira de Santana, no início da tarde desta segunda-feira (12).

Para o pré-candidato tucano à Presidência da República, Paulo Souto e Geddel representam um novo projeto político em favor da Bahia, onde a eficiência e a ética caminham juntas. “Paulo Souto é uma referência nacional na gestão pública e Geddel, um guerreiro. Por isso começo essa caminhada com ênfase na Bahia ao lado também de lideranças como ACM Neto, José Ronaldo, Jutahy Jr., Aleluia, João Almeida, Imbassahy e tantos outros baianos”.
 Da assessoria -  12/05/2014

PAULO SOUTO CONSTATA DESCASO DE WAGNER COM ITABUNA

Do: www.valcabral.blogspot.com.br -
O pré-candidato oposicionista ao governo do estado, Paulo Souto (DEM), se indignou ao constatar o estado de abandono em que se encontra a obra do centro de convenções e teatro de Itabuna, na tarde deste sábado, antes de participar de evento na AFI – Ação Fraternal de Itabuna. "Foram investidos por mim, quando governador, recursos públicos nesse equipamento tão reivindicado pelos itabunenses e o atual governador não o concluiu, desperdiçando dinheiro do povo", comentou.
 Ao lado do presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, e do deputado estadual, Augusto Castro, Paulo Souto ainda esteve na fábrica de calçados Kildare, empreendimento industrial também fechado e abandonado por omissão do governo petista. “Essa fábrica poderia estar gerando emprego e renda para a população da cidade. Mas o que vemos é mais um rastro do descompromisso e descaso do atual governador com a vida dos baianos”, disse Souto.“O PT só se preocupa em arranjar empregos para seus correligionários e apaniguados nas tetas do estado. E nós que pagarmos a conta desta farra”, acrescentou Aleluia. “Nós de Itabuna estamos desiludidos com tantas promessas de Jaques Wagner não cumpridas. Ele reproduziu aqui o descaso dele por toda a Bahia”, disse o estudante Alan Lacerda, 22 anos. “Queremos a retomada das obras do centro de convenções e do teatro da cidade. Tal obra será de suma importância para a economia e cultura local”, reivindicou o fisioterapeuta Lourenço Andrade, 30 anos. “As obras da barragem do Rio Colônia também estão paradas. Acorda pra realidade, Wagner”, reclamou, o presidente da Juventude Democratas de Itabuna, Israel Cardoso, 26 anos.


Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Sexta- feira SANTA em Itabuna

Piedade SENHOR! Nesta Sexta-feira SANTA  o dia em que todos os cristãos devem refletir; pedindo perdão a Deus, e seguir o exemplo de amor de...