quinta-feira, 15 de maio de 2014

Na Marcha a Brasília, Presidente da Amurc avalia a necessidade de fortalecimento do movimento municipalista


Representando os municípios do Território Litoral Sul da Bahia na 17ª Marcha a Brasília, o prefeito de Ibicaraí e presidente da Amurc, Lenildo Santana destacou que os prefeitos saem do evento com a convicção de que será necessário fortalecer a cada dia mais o movimento municipalista, através do Associativismo como um instrumento permanente de luta e conquista. Segundo o gestor, este é o caminho eficaz para o atendimento as demandas da população, que se apresentam cada vez mais urgentes.


Dentre as reivindicações em pauta, a Câmara dos Deputados através do presidente Henrique Alves assumiu o compromisso de votar ainda no mês de junho a Proposta de Emenda à Constituição (Pec – 341/2013), que aumenta em 2% o valor da base de calculo do FPM. “Nesse sentido, os deputados “hipotecam” todo apoio aos prefeitos, mas, de concreto se percebe que é preciso que os gestores difundam o sentimento municipalista contaminando os seus representantes legislativos e executivos para que eles possam atender as demandas, frutos do interesse da população, que estão contemplados na mesma bandeira”, destacou Lenildo.

Os prefeitos da região saem da Marcha a Brasília convencidos de que a ida até a capital federal foi positiva pela soma de esforços na luta municipalista, contudo esperavam avanços mais consistentes durante o movimento, a exemplo da Revisão do Pacto Federativo, que objetiva uma melhor divisão financeira entre os entes federados. Ainda de acordo com o presidente da Amurc, a luta é permanente e as reivindicações apresentadas serão bandeiras trabalhadas por todas as associações e a CNM, junto aos governantes da União e do Estado, objetivando o fortalecimento do município.

Quase cinco mil prefeitos de todos os estados brasileiros estiveram presentes na 17ª edição do maior evento municipalista do país. Da Bahia, aproximadamente 450 gestores reivindicaram o incremento financeiro na Gestão Pública Municipal, diante da redução significativa das receitas, em contrapartida ao aumento das obrigações municipais nos últimos anos. “A participação dos gestores fortaleceu, ainda mais, a busca por melhores condições de vida da população, que é o maior bem do município. Por isso, nós agradecemos o envolvimento de todos os prefeitos em defesa da causa municipalista”, concluiu.
Por -  Viviane Cabral


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...