quarta-feira, 16 de abril de 2025

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Ilhéus realiza capacitação em manejo clínico das arboviroses para profissionais da saúde

Capacitar os profissionais para reconhecer sinais de alerta, diagnosticar corretamente e tratar adequadamente

Atualizado as 18h10  -  Com o objetivo de fortalecer o enfrentamento às arboviroses(dengue, soja e chikungunya) no município, a Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde de Ilhéus promove, nesta quarta (16) e quinta-feira (17), uma capacitação voltada ao manejo clínico dessas doenças. A formação é destinada a médicos e enfermeiros que atuam na linha de frente das unidades de saúde, como postos de atendimento, clínicas e unidades de pronto atendimento (UPAs).

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Katiussa Nascimento, a ação é essencial para garantir um atendimento mais eficiente e seguro à população. “Nosso maior objetivo é capacitar os profissionais para identificar os sinais e sintomas de alerta, realizar diagnósticos precisos e iniciar o tratamento de forma adequada, evitando o agravamento dos casos, especialmente de dengue. Além disso, estamos reforçando a importância da notificação para traçarmos um perfil epidemiológico e fazermos o bloqueio de forma eficaz”, destacou.

A secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, reforçou a relevância da iniciativa diante do cenário regional. “Temos municípios vizinhos já em situação de epidemia, e Ilhéus está se antecipando para evitar que isso ocorra aqui. Estamos promovendo essa capacitação para todos os médicos e enfermeiros da rede municipal. É fundamental que o primeiro atendimento seja rápido e eficaz, e que a notificação de casos positivos ou suspeitos aconteça imediatamente para que possamos agir nos bairros e evitar mortes. Dengue mata”, alertou.

O coordenador do Núcleo Regional de Saúde Sul da Secretaria de Saúde do Estado, Danilo Amorim destacou a parceria com o município na realização do evento. “A notificação, mesmo em casos suspeitos, é fundamental. Ela permite que possamos identificar onde estão os focos, agir no controle do vetor e garantir o manejo clínico adequado para cada paciente. A capacitação é mais uma estratégia para integrar ações de vigilância e assistência”, pontuou.

Profissionais da rede acompanham nesses dois de capacitação palestras. Eles enfatizaram a importância da qualificação. A médica Natália Silveira ressaltou que capacitações como essa são fundamentais para alinhar condutas entre as equipes. Já a enfermeira Andrea Vivas destacou que essas ações contribuem diretamente para melhorar o cuidado com o paciente e fortalecer a união da equipe em prol da saúde da população.

A ação reforça o compromisso da gestão municipal em preparar seus profissionais para responder de forma eficaz aos desafios impostos pelas arboviroses, especialmente em um momento em que o risco de epidemia é iminente na região. Por Cátia Gomes / Ascom Sesau

Ilhéus fortalece turismo com parcerias estratégicas na WTM São Paulo

Prefeitura firma articulações com Azul Viagens para promover a Costa do Cacau como principal destino do sul da Bahia


A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Turismo, participou de importantes reuniões institucionais durante a WTM Latin America 2025, em São Paulo, com o objetivo de fortalecer parcerias e ampliar a promoção do destino Costa do Cacau. A articulação foi com a Azul Viagens, maior emissora de turistas para o sul da Bahia.

Participaram da reunião, o Prefeito Valderico Junior, o secretário de Turismo Maurício Tavares, a superintendente de turismo, Marcela Souza, os representantes do trade turístico de Ilhéus, como a Ertour, Up Hotéis, Fertur e outras empresas locais, que integraram a comitiva ao lado do Sebrae e da Secretaria de Turismo de Itacaré, com o secretario Marcos Japú e equipe.

Juntos, participaram de encontros estratégicos com executivos da Azul Linhas Aéreas para tratar do fortalecimento da malha aérea, atração de investimentos e ampliação da visibilidade da região no cenário nacional do turismo.

A ação institucional reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável do setor turístico. As iniciativas buscam consolidar Ilhéus e a Costa do Cacau como o principal polo turístico do sul da Bahia, fomentando novos negócios, estimulando a economia local e valorizando os atrativos naturais e culturais da região. 

A Prefeitura de Ilhéus segue empenhada em ampliar parcerias e estruturar o turismo como uma das principais fontes de geração de renda e desenvolvimento para o município.

Prefeitura convoca classificados na seleção da Secretaria de Promoção Social para entrevistas

Etapa será nesta quarta (16) e quinta-feira (17), no Ginásio de Esportes Herval Soledade

A Comissão do Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, da Prefeitura de Ilhéus, convoca os(as) candidatos(as) classificados(as) para participarem da etapa de entrevista individual, que será nesta quarta e quinta-feira, dias 16 e 17 de abril de 2025, das 08h às 16h, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, localizado na Avenida Canavieiras.

A entrevista seguirá a seguinte divisão de cargos:

Dia 16/04 (quarta-feira):

Psicólogo, Assistente Social, Coordenador I, Pedagogo, Psicopedagogo, Nutricionista, Advogado, Supervisor, Sociólogo, Antropólogo e Auxiliar Administrativo.

Dia 17/04 (quinta-feira):

Monitor, Facilitador, Coordenador II, Digitador, Cuidador, Auxiliar de Cozinha, Visitador, Auxiliar de Lavanderia, Auxiliar de Distribuição, Auxiliar de Manutenção, Cozinheiro e Orientador Social.

Os(as) candidatos(as) deverão apresentar documento oficial com foto no momento da entrevista. A comissão organizadora alerta que não será permitido o uso de celulares ou quaisquer dispositivos eletrônicos dentro da cabine de entrevista, sob pena de desclassificação.

Prefeitura e Sinsepi se unem para oferecer atendimento odontológico a servidores e população

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, firmou uma parceria com o Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Ilhéus (Sinsepi) para a implantação de um consultório odontológico voltado ao atendimento dos servidores públicos e também da população em geral.

Segundo a coordenadora de Saúde Bucal do município, Louise Tainá, a Prefeitura cedeu os equipamentos odontológicos necessários para o funcionamento do consultório, como cadeira, autoclave, gatoscópio e compressor. Além disso, também será disponibilizada a equipe de profissionais da saúde, composta por dentista e auxiliar de saúde bucal, além de técnico de manutenção caso haja necessidade de reparos nos equipamentos.

“O atendimento será direcionado tanto para os associados do sindicato quanto para toda a população. Serão ofertados serviços de odontopediatria, cirurgia e clínica geral. A Secretaria de Saúde, mais uma vez, demonstra o compromisso com o bem-estar da população, promovendo o acesso à saúde bucal de forma estratégica, já que a unidade está localizada no centro da cidade, facilitando o acesso de todos”, destacou Louise Tainá.

Para a secretária de Saúde de Ilhéus, Sonilda Mello, a parceria reafirma a preocupação da gestão municipal com a saúde dos servidores. “A gestão municipal também se preocupa com os servidores e, por isso, apoia iniciativas como essa. Será mais um espaço de cuidado com a saúde bucal da população”, reforçou.

De acordo com Joaques Silva, presidente do Sinsepi, a iniciativa representa um importante passo para melhorar a assistência odontológica no município e desafogar a demanda existente. “É uma parceria de grande importância, algo que o sindicato já vinha pleiteando há bastante tempo. Com a nova gestão do prefeito Valderico Júnior, conseguimos viabilizar esse projeto. O consultório deverá começar a funcionar no início de maio, com previsão de inauguração para o dia 6. Além disso, estamos dialogando com a Prefeitura sobre a criação de um centro de atendimento exclusivo para o servidor”, afirmou.

A ação reforça o compromisso da administração municipal em ampliar o acesso à saúde e fortalecer os serviços públicos oferecidos à comunidade. Por Cátia Gomes / Ascom Sesau

Sucom

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO NO ITA PEDRO

Impulsionada pelo Ita Pedro, Itabuna se consolida entre os destinos mais procurados da última década com 1,39 milhões de passageiros Às vésp...