segunda-feira, 14 de abril de 2025

Mulheres do Baixo Sul da Bahia Transformam Realidades com Agricultura Familiar e Cooperativismo

Mulheres formam cooperativa de agricultura familiar em Valença 

Da redação 

Integrantes da Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Valença (COOMAFES) | Crédito: Divulgação
No coração do Baixo Sul da Bahia, uma revolução silenciosa, mas poderosa, está em curso. Mulheres que antes viviam à margem, muitas vezes invisibilizadas, estão ressignificando suas vidas através da agricultura familiar e do cooperativismo. À frente desse movimento está a COOMAFES – Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Valença, que hoje reúne mais de 100 mulheres da zona rural em torno de um propósito comum: produzir com dignidade, gerar renda e conquistar autonomia.

A cooperativa é um exemplo vivo de como o trabalho coletivo pode criar caminhos sustentáveis de desenvolvimento. Por meio da produção de alimentos agroecológicos, artesanato e derivados da agricultura, essas mulheres estão não só garantindo o sustento de suas famílias, como também ocupando espaços de decisão e protagonismo em suas comunidades.

Essa transformação tem ganhado ainda mais força graças à parceria com a Binatural, empresa brasileira especializada na produção de biodiesel. A Binatural tem apoiado a COOMAFES na comercialização dos produtos e na abertura de novos mercados, demonstrando como o setor privado pode ser um agente estratégico no fortalecimento de cadeias produtivas mais justas e inclusivas.

Além da produção de alimentos, cooperadas participam de iniciativas educacionais e de desenvolvimento pessoal | Crédito: Divulgação

“A parceria com a Binatural ampliou nossas possibilidades. Hoje conseguimos escoar melhor nossa produção e enxergar um futuro mais promissor para todas nós”, afirma uma das integrantes da cooperativa.

Com o Dia Internacional da Agricultura Familiar se aproximando, no próximo dia 25 de julho, histórias como a da COOMAFES reacendem o debate sobre o papel fundamental das mulheres no campo, o valor da produção local e a importância de iniciativas que fomentem a economia solidária. Mais do que alimentar mesas, essas agricultoras alimentam esperança, equidade e desenvolvimento social.

André Lavor, CEO e cofundador
da Binatural | Crédito: Divulgação

Para quem quiser conhecer mais sobre o projeto ou agendar entrevistas com representantes da COOMAFES ou da Binatural, os contatos estão abertos.

Informações de Tatyane Mendes

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Enfermeira formada na Faculdade de Ilhéus é aprovada para Residência no Hospital da Mulher, em Salvador

  _Brenna Kurt inicia novo ciclo profissional na área de Oncologia após aprovação no ENARE_  A enfermeira Brenna Kurt, formada pela Faculdad...