sábado, 10 de dezembro de 2022

Condenado a 425 anos por roubar, Sergio Cabral está a um voto de ser solto peo STF

 Ex-governador aliado de Lula foi condenado em 23 ações penais federais

Sergio Cabral, um dos principais aliados do então presidente Lula, foi governador do Rio de Janeiro - Foto: Agência Brasil
Do - Diário do Poder - A segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que tem histórico recente de desqualificar condenações a partir das investigações da Lava Jato e de soltar sentenciados, está a apenas um voto de soltar o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, preso desde 2016 e condenado em 23 ações a 425 anos de prisão por roubar os cofres públicos, para cumprimento de pena em regime domiciliar.

Com o julgamento retomado nessa sexta-feira (9), o ministro André Mendonça votou no plenário virtual contra a manutenção da prisão que, segundo ele, “não é razoável”. Ainda faltam os votos dos ministros Gilmar Mendes e Nunes Marques.

“Ante o longo período decorrido desde o decreto de prisão e a significativa mudança das circunstâncias de fato, nota-se a insubsistência dos fundamentos que justificaram a custódia”,  disse o ministro.

Em junho, o relator do caso, ministro Edson Fachin, já havia votado a favor da manutenção da prisão, e, em outubro, após ter pedido de vista, o ministro Ricardo Lewandowski abriu a divergência e votou pelo fim da prisão.

A modalidade virtual dos julgamentos não precisa de exposição oral dos ministros, mas apenas o voto acompanhando ou divergindo do relator. O placar até agora é 2 votos a 1 pela liberdade de Cabral.

Histórico

Cabral foi preso no âmbito da Operação Lava Jato, acusado de receber propina para beneficiar empresários em obras como a reforma do Maracanã e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Favelas.

Segundo informa a Agência Brasil, em 35 processos – 33 na Justiça Federal e dois na do Rio de Janeiro -, ele foi condenado em 23 ações penais federais a mais de 425 anos de prisão, mas decisões recentes do STF podem fazer com que algumas dessas condenações sejam modificadas ou anuladas.

Cabral é o único político mais conhecido denunciado na Operação Lava Jato que continua em um presídio. O ex-governador está no Batalhão Especial Prisional da Polícia Militar, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

ENCONTRO DOS EX-ALUNOS DO CEI NA SEDE DA AFC EM ITABUNA

Modelos da camisa
Sendo esperado cerca de 200, ex-alunos do Colégio Estadual de Itabuna-CEI, para a edição do seu "quarto encontro", a sua organização, acredita em mais um grande sucesso, momento de alegria, e reencontro de velhos colegas e amigos, das turmas dos anos: 60, 70, 80 e 90, que passaram pela instituição de ensino, e dignificam e continuam dignificando o seu nome, até os dias de hoje, em todos os quatro cantos deste país.     

O encontro, que é esperado com grande expectativa,  acontece todos os anos, sempre no mês de dezembro, numa iniciativa dos ex-alunos e, hoje, professores  e empresários: Jorge Braga, Padro Santana e Paulo Roberto Resende, formando a Comissão Organizadora, que num momento mágico e de muita reverencia,  estarão homenageado alguns professores, ex-alunos e outras personalidades, por dedicação ao ensino e prestação de serviços à sociedade.    

Para animar o evento, que está programado para começar às 12h, na sede da Associação dos Funcionários da Ceplac-AFC, localizada no Bairro Vila das Dores (Alto dos Canecos), a parte musical, fica a cargo de "Caroba", "Zé da Bateria", "Hermano" e "Bebeto Elmo", além de voluntários, amantes da boa música.  Vamos todos para lá! Pena que a nossa Seleção Brasileira, a nossa grande homenageada, não conseguiu ser uma das finalista. Mas como diz o grande poeta português: "Navegar é preciso. viver não é preciso!", vamos em frente!    

 Aviso
Local da entrega das camisas: Rua Almirante  Barros 182, centro, próximo ao Axé da Sorte.  Contato: 73 99137-5014.

ITABUNA EM FOCO: Prefeito Augusto Castro festeja indicação de Rui Costa para ministro da Casa Civil

"Quem ganha é o Brasil e muito mais a Bahia" diz o prefeito

A indicação pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do nome do governador da Bahia, Rui Costa (PT), para assumir o comando da Casa Civil, uma das mais importantes pastas do governo federal, foi festejada pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). 

À Casa Civil da Presidência da República compete assistir diretamente o Presidente da República no desempenho de suas atribuições, especialmente na gestão dos órgãos e entidades da Administração Pública federal, e na coordenação, integração, monitoramento e avaliação das ações governamentais.

“O Brasil ganha com Rui Costa à frente da Casa Civil e a Bahia estará bem representada e tende a ganhar muito mais. Além de um excepcional gestor, é um político habilidoso e muito agregador. Estou muito feliz com a indicação de seu nome. Desejo muito sucesso para ele nesse novo desafio”, comemorou o prefeito Augusto Castro.

Rui Costa deixa a Chefia do governo baiano no dia 1º de janeiro, depois de oito anos à frente do Poder Executivo da Bahia, quando passa o comando do Estado para o governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT
).  

Fórum Regional de Desenvolvimento na UESC

O secretário municipal da Educação, professor Josué Brandão Júnior, foi um dos representantes da Prefeitura de Itabuna no Fórum Regional de Desenvolvimento do Sul da Bahia, no auditório Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), na tarde de quinta-feira, dia 8. Também tiveram presenças destacadas, os secretários da Saúde, Lívia Mendes, de Governo, José Alberto Lima Filho, de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, José Raimundo Araújo

O Fórum teve como objetivo abrir espaço para o diálogo e o debate sobre os desafios, oportunidades, tendências e perspectivas sustentáveis em projetos de infraestrutura e de logística para o Sul da Bahia. Além de projetos de fortalecimento da economia, educação, saúde, agricultura, cultura, e turismo e para disseminar soluções com o olhar sobre os desequilíbrios sociais, e promover o crescimento e desenvolvimento dos municípios da região.


A transição para um modelo de desenvolvimento equilibrado, sustentável, inclusivo e inovador requer políticas públicas capazes de orientar a execução do planejamento econômico e social e contribuir para maior conexão entre atores, ações e projetos.

Neste contexto, as políticas públicas de financiamento e investimentos em saúde, educação, agricultura, assistência social e obras de infraestrutura se inserem como a ponte entre os objetivos e os resultados, viabilizando as agendas e mobilizando recursos para as ações coordenadas na economia e sociedade viabilizando a geração de emprego e renda.
 
O evento foi uma iniciativa, organização e realização do Grupo Empresarial Surya, em parceria com a Cia Júnior Consultoria da UESC, com o apoio institucional da instituição estadual de ensino superior, bem como da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC), contando com o apoio de universidades e entidades, instituições públicas governamentais, financeiras e empresas do setor privado.


Prefeitura  libera a cobrança da Bandeira 2 para táxis no mês de dezembro
Baixinho da Praça Santo Antônio, centro

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Decreto Municipal nº 15.212, liberou o uso da Bandeira 2 neste mês de dezembro para os veículos que operam no Serviço de Transporte Individual de Passageiros (Táxis), que utilizam taxímetros. A medida foi publicada na edição eletrônica do Diário Oficial do Município do dia 5.

De acordo com o Decreto, a medida vale do dia 1º até o dia 31 de dezembro.

Para uso da Bandeira 2, será aplicado o valor de R$4,75 em cumprimento ao estabelecido no art. 1º do Decreto nº 13.037, de 23 de agosto de 2018, que dispõe sobre a fixação de valores de tarifa para os táxis.

O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Thales Silva, explica que a liberação da Bandeira 2 atende à solicitação apresentada pelo Sindicato dos Taxistas à SETTRAN. “Todos os anos, esse é  pedido da categoria feito à Administração Municipal. A Secretaria acata por entender que estes profissionais também precisam da garantia do 13º salário no mês de dezembro”, explicou.

Boletim Covid-19


A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 4.273 pacientes curados, 4.998 confirmados, sendo 685; casos ativos; leitos em UTI ocupados 01; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 16; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 17, e óbitos descartados, 03.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.


Ascom/Prefeitura 

Hub Conquista abre inscrições para selecionar 80 empresas

 Hub Conquista abre inscrições para selecionar 80 empresas que serão capacitadas gratuitamente para vendas on-line em marketplaces

Marketplace é um ambiente on-line de compra e venda de produtos que, atualmente, é um dos modelos de e-commerce de maior sucesso no mercado. Na prática, os marketplaces são sites de grandes varejistas, como, por exemplo, Mercado Livre, Shopee e Amazon, que permitem a venda de produtos de lojistas parceiros. Quem se cadastra na plataforma oferece, no mesmo ambiente, todas as facilidades necessárias e desejadas pelo consumidor. E é exatamente neste nicho que o Hub Conquista, núcleo de transformação digital que fomenta o empreendedorismo inovador no interior do estado da Bahia, apresenta seu novo programa: o Conecta Bahia Marketplace. 

O projeto pretende capacitar 80 micros, pequenas e médias empresas que serão selecionadas para a implantação e integração em marketplaces do Brasil, com o objetivo direto de impulsionar a produtividade e as vendas. As inscrições para o processo seletivo já estão abertas (somente para Vitória da Conquista) e encerrarão no dia 31 de dezembro. As empresas que desejam participar podem se inscrever pelo site: hubconquista.com.br/lp/marketplace e as selecionadas receberão bolsa com 100% de gratuidade.

Requisitos importantes: além da micro, pequena ou média empresa ser sediada na cidade – microempreendedores individuais (MEIs) não são contemplados -, é necessário ter disponibilidade para participar de assessorias, reuniões presenciais e virtuais e aulas on-line com os agentes de inovação e ter autonomia para realizar gestão de estoques e de vendas na empresa. Vale sublinhar que o trabalho de um marketplace é focado em aproveitar a visibilidade e o tráfego dos grandes players para gerar vendas. Quem participar do programa aprenderá a utilizar as ferramentas oferecidas pelos marketplaces, com o intuito de ampliar o mercado de atuação e atingir novos públicos.

O Conecta Bahia Marketplace é um projeto do Hub Conquista, apoiado pelo concurso número 002/2021, realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), no âmbito do Programa Digital.br, em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-BA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 


Da Agência vOceve

Ilhéus mantém ações de limpeza para retirada de baronesas das praias


 A Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb) segue realizando o trabalho de limpeza para retirada de baronesas que chegam constantemente às praias de Ilhéus. Conforme a pasta, as equipes atuam diariamente, utilizando máquinas e caçambas para o recolhimento da planta.

O cronograma abrange as praias dos Milionários, Batuba, Sirihyba, Marciano, São Domingos, São Miguel, Joia do Atlântico e Ponta da Tulha.


De acordo com Gabriel Lima, coordenador operacional da Secsurb, o trabalho é realizado das 8h até o meio-dia, mediante a tábua de maré. Baronesas são plantas invasoras, que quando presentes em um rio indicam alto nível de poluição, bem como abrigam animais peçonhentos. A estimativa é a de que sejam retiradas 300 caçambas contendo a vegetação.


“Intensificamos o trabalho, mas é importante lembrar que a população também precisa colaborar, evitando jogar lixo na faixa de areia e nas vias”, disse João Aquino, titular da Secsurb.


O esforço concentrado permite ainda que o trabalho seja tocado de forma regular nos bairros da cidade, com coleta de lixo, varrição, retirada de entulhos, roçagem, raspagem, pintura de meios-fios, poda de árvore e reparos na iluminação pública.


Clima natalino

 

A pouco mais de 15 dias para os festejos natalinos, a Feira Cultural Rua Viva deste sábado (10) receberá a alegria do Natal, com uma programação diferenciada. O evento acontece das 16h às 22h, na Praça Rui Barbosa, localizada na Avenida Soares Lopes. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus e promete proporcionar muita arte, cultura, música e entretenimento para toda família.


A feira expõe artesanatos, moda, acessórios, chocolates de origem, cervejas artesanais e gastronomia diversificada, feitas por produtores ilheenses. O público também poderá desfrutar de apresentações musicais da Escola de Música da ACEAI, representada por Neivan Silva no violino e William Araújo na flauta, Tio Pedrinho e o cantor e compositor Zé Lima.


Além disso, as crianças poderão participar de oficinas infantis, brincadeiras, quebra pote e park mania. Nesta edição, a população ainda poderá participar de sorteios com brindes produzidos pelos próprios expositores da economia criativa. O evento é gratuito e aberto ao público de todas as idades.


O quê? Feira Cultural Rua Viva – Edição de Natal

Onde? Praça Rui Barbosa - Avenida Soares Lopes

Quando? 10 de dezembro, das 16h às 22h

Ascom/Contato

...
...

Manhã de testagem para coronavírus na Câmara de Itabuna

 

A convite da Diretoria Administrativa, uma equipe da Vigilância Epidemiológica esteve na Câmara de Itabuna na manhã desta quinta-feira (08), para realizar testagem de coronarírus entre servidores. Das 8 às 11h30min, foram aplicados 43 testes rápidos do tipo antígeno, dos quais três deram positivo.

Segundo a biomédica Luara Belém, órgãos públicos e privados estão solicitando testagem com maior frequência. Acompanhada da também biomédica Reisiane Santana e da enfermeira Tatiana Oliveira, ela explicou que as pessoas positivadas recebem orientação de isolamento por 10 dias, caso tenham sintomas. Já os assintomáticos, devem cumprir cinco dias fora do trabalho.

Segundo o diretor Felipe Eduardo Ramalho, a intenção da Mesa Diretora é que a testagem volte a acontecer de forma mais frequente, uma vez que o município tem registrado uma incidência maior de casos da Covid-19.

 Ascom/Fotos: Pedro Augusto

BRASIL ELIMINADO MAIS UMA VEZ


Depois do tempo real e da prorrogação, com o placar de 1 x 1,  a Selecção Brasileira de futebol, perdeu nos penaltis para a Croácia e está de volta para casa. Isso, para a frustração de muita gente que confiou e esperava um desempenho melhor do time do técnico Tite, que já se considerava campeão.   

o Brasil ultimamente  está sendo derrotado em todos os sentidos, o que é muito triste. Vive um dos piores momento políticos, económicos e agora futebolístico. esse derrota, foi foi de todos ruim, pois o cidadão brasileiro tem que ver o que está acontecendo em sua frente, e cair na real.

Seleção brasileira está eliminada da Copa do Mundo 2022

A Croácia avança para a semifinal e aguarda o confronto entre Holanda e Argentina

Do - tnsul.com
Foto: Reuters/Dylan Martinez/Direitos Reservados
A seleção brasileira está eliminada da Copa do Mundo do Catar 2022. O Brasil foi derrotado nos pênaltis por 4×2 pela Croácia. A partida realizada no Estádio Cidade da Educação terminou no resultado de 1×1 durante a prorrogação. Neymar marcou pela canarinho e Bruno Petković pela seleção europeia.

Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

A Croácia avança para a semifinal e aguarda o confronto entre Holanda e Argentina para a definição de seu adversário a partir das 16h. A seleção brasileira deixa a competição nas quartas de finais, resultado igual o da Copa do Mundo da Rússia em 2018.

     

PEC Fura-Teto dá mais dinheiro a parlamentares que a Bolsa Família

Presidente eleito Lula com Rodrigo Pacheco, que faz campanha para continuar no cargo.

Do - Diário do Poder - Está explicada a aprovação fácil no Senado, em tempo recorde, da PEC Fura-Teto, “vendida” pelo governo eleito do petista Lula como a única maneira de combater a suposta crise de “fome no país”, mantendo os R$600 do Auxílio Brasil. O custo do seu Bolsa Família petista (R$70 bilhões), no entanto, é menor que os R$75 bilhões aprovados para uso dos parlamentares inclusive no “orçamento secreto”, emendas do relator.

Lorota
eleitoral

Na campanha, Simone Tebet (MDB) disse que o “orçamento secreto” para 2023 seria de R$19,4 bilhões. Só ontem aprovou R$75 bilhões.

Dinheiro na veia

A PEC também prevê que parte dos R$75 bilhões poderá ser gasta por meio de emendas parlamentares, que são impositivas.

Escândalo fake

A PEC não discrimina gastos, como no “orçamento secreto”, chamado pelos jornalões de “maior corrupção do planeta”. Esqueceram o petrolão.

Tudo para apressar

Assim como a PEC Emergencial de Bolsonaro, a PEC Fura-Teto de Lula se juntou a outra PEC na Câmara, que está em análise mais avançada. 

AO VIVO E COM IMAGENS: BRASIL X CROÁCIA | QUARTAS DE FINAL | COPA DO MUN...

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

ENCONTRO NA UESC DISCUTE PREJUIZOS DAS ENCHENTES NO SUL DA BAHIA

  Fazendo aniversário com outra enchente, as novas  casas ainda não foram construídas

Muitas discussões em tornos das enchentes que acontecem no sul da Bahia, e que vem causando muitos prejuízos, estão constantemente em discussão. Desta vez,  foi realizado um encontro na UESC, nesta quinta-feira 8, através da AMURC e dirigentes do Governo do Estado, entre eles: Vinicius, presidente da AMURC e Prefeito de Buerarema, além de Saulo Pontes, pelo o estado.

O assunto mais discutido foi o de buscar recursos para amenizar os prejuízos de muitas cidades e de famílias, atingidas pelas águas. Porém, na reportagem apresentada pela TV Santa Cruz, nenhum participante expôs sobre a construção das novas residências de gente que perdeu o seu imóvel, prometidas, através de Prefeitos e do Governo do Estado, o que ainda não aconteceu, e já fazendo aniversário, com outra enchente.

Outra questão importante, que tudo indica, não entrou em pauta do Encontro; é a de como essas enchentes do interior das cidades seria desviadas, para aliviar os prejuízos desses municípios.

Daqui sugerimos duas ideias: Aprofundar os leitos dos rios, através de dragagem, como foi realizado no Rio Tietê/SP; ou, a exemplo de Itabuna, pensar-se, em uma transposição,  antes de Ferradas, jogando metade das águas do Rio Cachoeira, abaixo do distrito do Salobrinho, ou mesmo no Rio do Engenho, (Banco da Vitória). Fica aí, a colaboração do blog Expressaounica! Só assim, o povo aliviava mais o sofrimento. É só desenvolver o projeto. Este último, a possibilidade já citada, na enchente de 1966.   

Projeto da LOA 2023 é apresentado em audiência pública na Câmara de Vereadores de Ilhéus

As propostas da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2023 foram apresentadas na manhã da última quarta-feira (7), durante audiência pública na Câmara de Vereadores de Ilhéus. A LOA inclui as metas e prioridades da gestão municipal, bem como os recursos necessários para o seu cumprimento.

O valor estimado do orçamento para o ano que vem é de R$ 641 milhões. O encontro aberto a toda população destacou a transparência plena da Administração Pública, com foco, em especial, nos investimentos realizados pela Prefeitura nas áreas da Saúde, Educação e Infraestrutura. A reunião foi conduzida pela Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Serviços Públicos, sob a presidência do vereador Alzimário Belmonte (Gurita).


O Município ressaltou a importância da valorização dos servidores para assegurar o funcionamento e manutenção da máquina pública, visto que o projeto encaminhado ao Poder Legislativo contém acréscimo 3% referente à despesa total com pessoal.  


Sendo assim, a decisão atende ao pleito do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Ilhéus (SINSEPI) e comporta a estimativa de impacto com o novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). O somatório chega a 52,78%, ultrapassando o limite prudencial, que é de 51,3%, contudo abaixo do teto de gastos, que é de 54% para o Executivo.


A audiência pública tem como princípio garantir o exercício da cidadania, em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal e com fundamento no que dispõe a Constituição Federal, a Lei Orgânica Municipal e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).


Participaram do evento, representando o prefeito Mário Alexandre que cumpre agenda em Salvador, o assessor técnico especial, Diego Danton, a subcontroladora de Transparência e Ouvidoria, Suzi Leal, o gerente de Orçamento, Milton Nascimento, o chefe de setor de Apoio aos Conselhos, Gerson Dias, e demais servidores do Município.


O projeto já se encontra na Câmara sob os cuidados da Comissão de Finanças. O Legislativo deve devolver a matéria até a próxima quinta-feira, 15 de Dezembro. 


Atendimento humanizado às comunidades atingidas pelas chuvas

 

A Prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza, Saúde e Infraestrutura, segue realizando diversos atendimentos às comunidades atingidas pelas chuvas. A pedido do prefeito Mário Alexandre, uma força-tarefa foi montada para garantir assistência necessária à população diretamente afetada.

“Todas as secretarias estão envolvidas para prestar auxílio e garantir atendimento imediato aos moradores que residem em áreas de risco. Salvar vidas é a nossa maior prioridade”, destacou Mário Alexandre. As equipes levam medicamentos, atendimento de saúde e social, alimentos, roupas, kits de limpeza e produtos de higiene pessoal aos mais necessitados.


A Secretaria Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS) realiza acompanhamento nos abrigos, montados nas escolas municipais. O trabalho é desenvolvido por profissionais das três proteções (básica, média e alta), equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e equipes que atuam nos distritos e localidades distantes.


Rubenilton Silva, titular da SPS, ressalta que os servidores das unidades do CRAS realizam visitas de orientação e monitoramento nas áreas de risco a inundações e alagamentos. “A equipe já estava nas ruas fazendo a identificação dos locais e as famílias são orientadas a saírem de suas casas para se protegerem”, ressaltou.


A SPS presta atendimentos a todas as famílias, realizando visitas diárias nas comunidades, distritos e abrigos. “Também estamos recebendo doações e realizamos o trabalho com o apoio do Corpo de Bombeiros e da ONG Amigos Solidários. Quem quiser nos ajudar só entrar em contato através do atendimento remoto”, lembrou Rubenilton.


A gestora da proteção básica, Paula Alfaya, informou que as famílias são acompanhadas pelos serviços, programas e projetos do CRAS e por equipe técnica da Defesa Civil. "Essa equipe atende os casos de emergência, encaminhando as famílias para os abrigos, além de cadastrar e fazer os levantamentos para iniciar as estratégias de atendimento". As ações são realizadas por assistente sociais e psicólogo, incluindo atividades recreativas para as crianças através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e escuta qualificada com os psicólogos do projeto Acolher-te.


Saúde – A Secretaria de Saúde (Sesau) realiza o atendimento diretamente nos abrigos. Aproximadamente 226 pessoas encontram-se desabrigadas, entre elas idosos e crianças.

A Sesau oferta testagem de Covid-19 (em sintomáticos); curativos; dispensa de medicamentos (antigripais); kit primeiros socorros; dispensa de Hipoclorito e dispensa de álcool em gel. O setor de Vigilância Ambiental realiza ainda análise da água para consumo nos alojamentos.


Necessidades básicas – produtos que podem ser doados:

- Kits de alimentação;

- Proteínas;

- Ração para animal (cachorros);

- Fraldas infantis

TELEFONES ÚTEIS

(73) 97400.7521 - Defesa Civil

(73) 3234.5857 - Atendimento para água e alimento

(73) 3234.5857 - Assistência Social

(73) 99192.8999 - Secretaria de Saúde

Ascom/Contato

ITABUNA EM FOCO:

Defensoras Públicas do Estado da  parceria municipal ganham Prêmio Innovare


O Programa Recicla Itabuna, política pública municipal de manejo de resíduos sólidos, foi criado desde o ano passado pela gestão do prefeito Augusto Castro (PSD). Com o apoio do Ministério Público do Trabalho, CVR Costa do Cacau, Governo da Bahia, por meio da SETRE e Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Recicláveis (AACRI), Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) e Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM),  continua rendendo frutos.

As defensoras públicas estaduais Kaliany Gonzaga e Aline Muller foram as vencedoras do Prêmio Innovare, na categoria Defensoria Pública, concedido pelo Instituto Innovare, com o Programa Mãos que Reciclam, um dos eixos de atuação externa do Núcleo de Gestão Ambiental (NUGAM) da DPE-BA.

Por meio do programa, a Defensoria desenvolve ações para garantir acesso dos catadores à condição digna e saudável de trabalho, para que sejam reconhecidos pela comunidade, setor produtivo e pelo Poder Público como agentes ambientais.

Na parceria com a Defensoria, o município promoveu ações para a retirada dos catadores do antigo lixão, fechado em maio do ano passado pela Prefeitura de Itabuna, que forneceu cestas básicas, além do pagamento de auxílio aluguel para 56 e  bolsa-renda a 160 pessoas na primeira fase do programa, com o apoio da CVR Costa do Cacau.

Também realizou seminários de capacitação para transformar os catadores em agentes ambientais, que atuam regulamentados, inclusive com contrato com a Prefeitura. Itabuna foi a primeira cidade do Litoral Sul a assinar contrato com os agentes ambientais e implantar a coleta seletiva.

Além disso, a Prefeitura implantou a Central de Triagem de Coleta Seletiva, dotada dos equipamentos necessários à atividade cotidiana dos agentes como prensa, mesas separadoras, ecobikes e ecopontos para a coleta seletiva, espalhados por alguns locais da cidade, segundo o coordenador do Programa Recicla Itabuna e supervisor de projetos da Secretaria municipal de Planejamento (SEPLAN), Rosivaldo Pinheiro.

Segundo ele, as campanhas e parcerias visando à emancipação dos catadores, é uma atividade socioprodutiva, com a participação da  sociedade civil, empresas, universidades públicas e faculdades privadas.

A coleta seletiva é um marco importante para o nosso município, traz maior qualidade de vida para todos e acaba gerando impactos positivos para outras gestões na Bahia e no Brasil. “Para a gestão do prefeito Augusto Castro a premiação recebida pelas defensoras públicas estaduais merece reconhecimento por sua atuação, particularmente na parceria com o município”, afirmou.

A premiação do Instituto Innovare conta com a parceria institucional do CNJ e de associações e conselhos da magistratura, Ministério Público, OAB, Anamatra, Ajufe, Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Justiça, com o apoio do Grupo Globo.

Operação Chuva para a recuperação emergencial da cidade

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Superintendência de Serviços Públicos, continua com as ações emergenciais da Operação Chuva para a recuperação da infraestrutura de ruas e avenidas dos bairros e áreas centrais da cidade, castigados pelas chuvas dos últimos 20 dias no Sul da Bahia. Nesta quinta-feira, dia 8, por exemplo, uma das equipes trabalha no Manoel Leão, um dos bairros afetados.


Na localidade, está sendo executado encascalhamento e  patrolamento da principal via de acesso, com o suporte de máquinas pesadas. O presidente da Associação de Moradores do Manoel Leão, Pedro Jorge Santos, disse que a via ficou intransitável com enormes crateras que impediram o acesso de ônibus e veículos leves,  dificultando o deslocamento das pessoas.


“A situação ficou complicada para todas as famílias daqui, mas a Prefeitura conseguiu priorizar nossa comunidade. Esperamos que não volte a chover forte, como nos últimos dias, pois, quem não tem ruas asfaltadas ainda sofre as consequências”, declarou o representante do Manoel Leão.    

A secretária interina de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes, lembrou que chuvas fortes, principalmente com período mais prolongado, provocam situações desastrosas nas vias públicas em qualquer cidade. Em Itabuna, não é diferente.

 
Ela afirma que o trabalho das equipes de manutenção segue a orientação do prefeito Augusto Castro de priorizar as comunidades mais sacrificadas com excesso de buracos e piso danificado.  “A demanda é grande e todo o esforço está sendo para dar conta dos problemas vividos pela população. Mas, não é possível atender a todos ao mesmo tempo. Por isso, pedimos mais um pouco de paciência, porque estamos trabalhando duro com equipes em diversas áreas,” frisou.

Segundo a secretária Sônia Fontes, Itabuna conta com 1980 ruas ainda sem pavimentação asfáltica, mas já foram cadastrados pela Prefeitura que busca recursos junto aos governos estadual e federal, por meio de projetos para a melhoria da infraestrutura e urbanização.

Também estão em execução, melhorias nas condições de ruas dos bairros Vale do Sol e Maria Pinheiro, limpeza de caixas de sarjetas e do piso das Avenidas Amélia Amado, Juracy Magalhães, Princesa Isabel, Manoel Chaves e do Cinquentenário. “É preciso que as pessoas saibam que a malha viária é antiga. Por falta de manutenção adequada necessita de recapeamento”, expressou a secretária.

“No momento, a Prefeitura segue executando serviços emergenciais, tais como tapa-buracos, patrolamento e encascalhamento num serviço paliativo, enquanto o prefeito Augusto Castro tenta mais recursos para serviço permanente da pavimentação,” concluiu.


Prossegue testagem da Covid-19 divulga balanço 


O Centro de Testagem Covid-19, implantado pela Prefeitura de Itabuna no antigo prédio do SAMU-192, na Avenida Nações Unidas, centro, registrou nos últimos 12 dias  aumento de 48% dos casos positivos da doença. Os atendimentos prosseguem de segunda a sexta-feira, das 8 às 14  horas.


Os dados estatísticos mais recentes, apurados pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, compreendem o período de 24 de novembro a 5 de dezembro.

“Neste período, fizemos 2.060 testes, dos quais 985 foram positivos, o que representa 48% dos testes realizados”, informa o coordenador da Vigilância Epidemiológica, enfermeiro Willian Santos da Silva.

Ele ainda explica que a circulação do vírus SARS-Cov-2 está sendo monitorada na cidade, por meio das testagens. “Isso nos ajuda a trabalhar de forma eficaz para traçar estratégias que ajudem a conter o avanço da doença”, acrescentou.

Willian aproveita para alertar a população sobre os cuidados que deve manter para se proteger, pois o quantitativo dos casos positivos permanece alto. O atendimento para testagem ocorre de segunda a sexta-feira, das 8  às 14h e  as senhas são entregues até às 13h.
 
“Os horários são cumpridos com rigor. Chegando após às 13 horas, não será possível fazer o teste. Além disso, é bom que fique claro que, após cumprir o período de isolamento, não é necessário ao paciente repetir o teste, pois ele pode voltar às suas atividades normais”, encerrou o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Itabuna.
Boletim Covid-19


A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 4.273 pacientes curados, 4.998 confirmados, sendo 685; casos ativos; leitos em UTI ocupados 01; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 16; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 17, e óbitos descartados, 03.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.
Ascom

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...