“A decoração do Natal de Luzes e Sonhos é um elemento importante para o comércio, motiva as pessoas a comprar presentes nas lojas e valioso atrativo de consumidores dos municípios vizinhos pela beleza cenográfica”. A afirmação foi feita pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDLI), Carlos Leahy, depois de audiência na manhã desta segunda-feira, dia 5, com o prefeito Augusto Castro (PSD).
Leahy liderou uma comitiva de empresários associados à CDL que veio agradecer ao prefeito de Itabuna e ao diretor-presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças, os investimentos na iluminação natalina das avenidas do Cinquentenário e Princesa Isabel, ruas Paulino Vieira, Rui Barbosa e Adolfo Maron e nas praças Olinto Leone e Rio Cachoeira que ganharam peças cênicas do projeto Natal de Luzes e Sonhos 2022, que neste ano traz como temática: “A Magia do Circo”.
“É com muita alegria que recebo os líderes empresariais da cidade com o presidente da FICC, Aldo Rebouças. Desde o início que a nossa preocupação é fortalecer o comércio e a atividade empresarial pela criação de vagas de emprego. Programar atividades que fortaleçam o empresariado e o comércio como um todo, a exemplo do Natal. No ano passado, fizemos investimentos, apesar da enchente das chuvas. Mas os comerciantes sentiram os efeitos positivos com o crescimento do volume circulante de recursos”, disse o prefeito.
Segundo Augusto Castro, a cidade tem poucas indústrias. “A indústria nossa é dos serviços, da atividade empresarial e comercial que geram postos de trabalho. Nesse ano, a Prefeitura de Itabuna e a FICC programaram o Natal de Luzes e Sonhos dentro do calendário de eventos. As eventuais críticas da oposição são naturais, acontecem. Mas, as entidades empresariais vieram agradecer e fazer um apelo para que a gente continue investindo na decoração natalina pela importância de Itabuna como pólo empresarial e de serviços na geração de emprego e renda”, completou.
O presidente da CDL, Carlos Leahy, reiterou o apoio à iniciativa do prefeito Augusto Castro e do diretor-presidente da FICC, Aldo Rebouças. “Reiteramos o apoio para que a atual gestão continue investindo exatamente na decoração da cidade e não só no Natal, mas nos festejos juninos, a exemplo do Ita Pedro que nos trouxe inúmeros benefícios”, disse.
Já o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejistas, José Adauto Vieira, também agradeceu e disse que “reconhece a boa iniciativa da gestão que entendeu a necessidade de fortalecer o comércio através de um calendário de atividades’. E o Natal Luz sem dúvida atrai consumidores que vêm comprar e admirar a decoração. Não só no Natal, mas em outros períodos do ano. Há o entendimento de que a cidade precisa ser atrativa”, afirmou.
Ao final do encontro, o prefeito Augusto Castro reafirmou que Itabuna precisa ser o seu comércio forte todo o ano. Ele anunciou os investimentos na infraestrutura da cidade no próximo ano, manutenção dos canais, investimentos na área da saúde, com as obras do novo anexo do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, dentre outros projetos no segmento da saúde que também atrai muitas pessoas para tratamentos e que beneficia do comércio da cidade.
O grupo de líderes empresariais esteve integrado por Paulo Costa, da Associação dos Lojistas da Paulino Vieira; Antonio Jorge Braga, ex-presidente da CDL; Jônatas Damasceno, do Cebrac; Marcus Vinícius Rodrigues, do GACC; Carlos Ferraz e Valdeck Caricchio e do vereador Diego Pitanga (PT).
Serviços de terraplanagem e encascalhamento no acesso aos condomínios Jubiabá e Gabriela
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, começou a semana com muito trabalho para limpar a sujeira e reparar os estragos provocados pelas intensas chuvas dos últimos dias em toda a região. Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, dia 5, teve início os serviços de terraplanagem e encascalhamento no acesso aos condomínios Jubiabá e Gabriela, em Ferradas.
O acesso ficou intransitável até mesmo para ônibus em função das crateras abertas pelas chuvas e a elevação do volume de água do Rio Jacarezinho, um afluente do Rio Cachoeira. Para o encascalhamento, seguido de patrolamento, os operários contaram com o suporte de máquinas pesadas tipo patrol, rolo compressor e uma retroescavadeira, além de quatro caçambas.
O mesmo serviço será realizado no acesso ao condomínio residencial São José e em outras áreas da cidade de acordo com o cronograma elaborado pelo titular da Superintendência de Serviços Públicos, Francisco de Souza Lino Filho. Ele lembra que chuvas fortes e o desgaste natural pelo fluxo de veículos diários costumam deixar ruas e avenidas com buracos. Por isso, o serviço de tapa buracos é feito regularmente.
“As chuvas dos últimos dias foram mais intensas e continuadas do que em períodos normais. Isso causou crateras em praticamente toda a cidade”, informou Sousa Lino. Segundo ele, a situação tem exigido grande esforço das equipes da Prefeitura. “As equipes trabalham arduamente para dar conta de tantos problemas na infraestrutura da cidade”, reconhece o titular da Superintendência dos Serviços Públicos.
Sousa Lino pede um pouco de paciência às comunidades prejudicadas pelos buracos nas ruas porque, como afirma, o serviço de recuperação da infraestrutura urbana está sendo realizado em várias partes. “A cidade é grande e a demanda também, mas vamos atender a todos”, garantiu o Superintendente dos serviços públicos de Itabuna.
Departamento de Tributos em ambiente moderno
A partir desta segunda-feira, dia 5, o Departamento de Tributos da Secretaria da Fazenda e Orçamento da Prefeitura de Itabuna passou a funcionar em novo endereço para atendimento presencial aos contribuintes. Com ambiente climatizado, o setor está localizado na Avenida Manoel Chaves, no São Caetano, no imóvel onde funcionou o Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde.
No primeiro dia de funcionamento, o secretário da Fazenda e Orçamento, Davi Dultra, afirmou que o novo ambiente oferece mais conforto aos contribuintes e aos funcionários do Departamento de Tributos. Segundo ele, o imóvel antigo, anexo ao Centro Administrativo Firmino Alves era inadequado, carecia de reformas estruturais há muitos anos, era insalubre.
“Com a sensibilidade do prefeito Augusto Castro, pensamos um novo e confortável espaço para os colaboradores e contribuintes. A partir de agora, todos será atendidos com qualidade de sempre do Departamento”, disse o secretário. Já o supervisor de Tributos, Marcos Antonio Santos, realçou a disposição da atual gestão municipal em oferecer um local adequado para os serviços públicos relativos à área tributária.
A mesma opinião tem o agente de tributos Erlon Magno. Para ele, os contribuintes passarão a ser atendidos com maior presteza enquanto seus colegas e ele ganharam condições de trabalho adequadas. “Com a mudança, vamos prestar melhor atendimento aos cidadãos e desempenhar as atividades internas atendendo diretamente o contribuinte”, afirmou. Mas os serviços online pelo site oficial da Prefeitura de Itabuna e pelo aplicativo Whastapp (73) 98102-7288 continuam sendo prestados.
Colaboradores do Hospital de Base participam da capacitação sobre a Nova Lei de Licitações
Participantes do curso sobre nova legislação da Prefeitura de Itabuna e da FASI.
Colaboradores do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), participaram na sexta-feira e sábado, dias 2 e 3, de uma capacitação sobre a nova legislação de licitação (Lei nº 14.133/2021), realizada pela Prefeitura de Itabuna.
Organizado pelo Comitê Técnico-Jurídico da Prefeitura, a capacitação aconteceu no auditório das Faculdades Santo Agostinho (FASA) de Itabuna. Teve como tema “Curso da Nova Lei de Licitação e Contratação Pública para Aprimoramento e Atualização de Conhecimento para Licitantes”. O auditor do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA), Alessandro Prazeres Macedo, foi o palestrante.
Participaram do treinamento, os colaboradores dos setores de compras, cotação, licitação, jurídico, farmácia e controle interno. O diretor administrativo-financeiro da FASI, Vladson Cruz, destacou que uns dos requisitos básicos da nova lei são a qualificação e a segregação da função. “Os agentes de contratações precisam ser qualificados. Então, o treinamento foi de suma importância”, classificou.
O diretor também parabenizou o prefeito Augusto Castro pela oportunidade de qualificar os servidores do Hospital de Base e do município sobre a implantação da nova lei. “Esse foi o primeiro curso, de muitos que virão”, completou.
A coordenadora do setor de licitação da FASI, Renata Bomfim, disse que a capacitação foi de extrema importância para a equipe do Hospital de Base que tem algum tipo de ligação com a licitação. “Com a chegada da nova lei, muitos aspectos foram modificados. O treinamento veio dar um norte para que a partir do próximo ano, a gente possa formalizar os processos licitatórios à luz da nova lei”, declarou.
Renata disse ainda que o curso abriu horizontes para quem ainda não tinha tido contato com a nova lei. “Agradecemos imensamente ao prefeito Augusto Castro por nos proporcionar este curso”, concluiu.
Ascom
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