sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

ITABUNA EM FOCO: Prefeito Augusto Castro festeja indicação de Rui Costa para ministro da Casa Civil

"Quem ganha é o Brasil e muito mais a Bahia" diz o prefeito

A indicação pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do nome do governador da Bahia, Rui Costa (PT), para assumir o comando da Casa Civil, uma das mais importantes pastas do governo federal, foi festejada pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). 

À Casa Civil da Presidência da República compete assistir diretamente o Presidente da República no desempenho de suas atribuições, especialmente na gestão dos órgãos e entidades da Administração Pública federal, e na coordenação, integração, monitoramento e avaliação das ações governamentais.

“O Brasil ganha com Rui Costa à frente da Casa Civil e a Bahia estará bem representada e tende a ganhar muito mais. Além de um excepcional gestor, é um político habilidoso e muito agregador. Estou muito feliz com a indicação de seu nome. Desejo muito sucesso para ele nesse novo desafio”, comemorou o prefeito Augusto Castro.

Rui Costa deixa a Chefia do governo baiano no dia 1º de janeiro, depois de oito anos à frente do Poder Executivo da Bahia, quando passa o comando do Estado para o governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT
).  

Fórum Regional de Desenvolvimento na UESC

O secretário municipal da Educação, professor Josué Brandão Júnior, foi um dos representantes da Prefeitura de Itabuna no Fórum Regional de Desenvolvimento do Sul da Bahia, no auditório Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), na tarde de quinta-feira, dia 8. Também tiveram presenças destacadas, os secretários da Saúde, Lívia Mendes, de Governo, José Alberto Lima Filho, de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, José Raimundo Araújo

O Fórum teve como objetivo abrir espaço para o diálogo e o debate sobre os desafios, oportunidades, tendências e perspectivas sustentáveis em projetos de infraestrutura e de logística para o Sul da Bahia. Além de projetos de fortalecimento da economia, educação, saúde, agricultura, cultura, e turismo e para disseminar soluções com o olhar sobre os desequilíbrios sociais, e promover o crescimento e desenvolvimento dos municípios da região.


A transição para um modelo de desenvolvimento equilibrado, sustentável, inclusivo e inovador requer políticas públicas capazes de orientar a execução do planejamento econômico e social e contribuir para maior conexão entre atores, ações e projetos.

Neste contexto, as políticas públicas de financiamento e investimentos em saúde, educação, agricultura, assistência social e obras de infraestrutura se inserem como a ponte entre os objetivos e os resultados, viabilizando as agendas e mobilizando recursos para as ações coordenadas na economia e sociedade viabilizando a geração de emprego e renda.
 
O evento foi uma iniciativa, organização e realização do Grupo Empresarial Surya, em parceria com a Cia Júnior Consultoria da UESC, com o apoio institucional da instituição estadual de ensino superior, bem como da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC), contando com o apoio de universidades e entidades, instituições públicas governamentais, financeiras e empresas do setor privado.


Prefeitura  libera a cobrança da Bandeira 2 para táxis no mês de dezembro
Baixinho da Praça Santo Antônio, centro

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Decreto Municipal nº 15.212, liberou o uso da Bandeira 2 neste mês de dezembro para os veículos que operam no Serviço de Transporte Individual de Passageiros (Táxis), que utilizam taxímetros. A medida foi publicada na edição eletrônica do Diário Oficial do Município do dia 5.

De acordo com o Decreto, a medida vale do dia 1º até o dia 31 de dezembro.

Para uso da Bandeira 2, será aplicado o valor de R$4,75 em cumprimento ao estabelecido no art. 1º do Decreto nº 13.037, de 23 de agosto de 2018, que dispõe sobre a fixação de valores de tarifa para os táxis.

O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Thales Silva, explica que a liberação da Bandeira 2 atende à solicitação apresentada pelo Sindicato dos Taxistas à SETTRAN. “Todos os anos, esse é  pedido da categoria feito à Administração Municipal. A Secretaria acata por entender que estes profissionais também precisam da garantia do 13º salário no mês de dezembro”, explicou.

Boletim Covid-19


A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 4.273 pacientes curados, 4.998 confirmados, sendo 685; casos ativos; leitos em UTI ocupados 01; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 16; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 17, e óbitos descartados, 03.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.


Ascom/Prefeitura 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ACM Neto critica falta de pulso de Jerônimo e alerta: ‘Baianos e turistas mortos por gestos inocentes’

ACM Neto preocupado com a Bahia O vice-presidente do União Brasil e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, cobrou medidas enérgicas do governado...