quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

ITABUNA EM FOCO:

Defensoras Públicas do Estado da  parceria municipal ganham Prêmio Innovare


O Programa Recicla Itabuna, política pública municipal de manejo de resíduos sólidos, foi criado desde o ano passado pela gestão do prefeito Augusto Castro (PSD). Com o apoio do Ministério Público do Trabalho, CVR Costa do Cacau, Governo da Bahia, por meio da SETRE e Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Recicláveis (AACRI), Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) e Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM),  continua rendendo frutos.

As defensoras públicas estaduais Kaliany Gonzaga e Aline Muller foram as vencedoras do Prêmio Innovare, na categoria Defensoria Pública, concedido pelo Instituto Innovare, com o Programa Mãos que Reciclam, um dos eixos de atuação externa do Núcleo de Gestão Ambiental (NUGAM) da DPE-BA.

Por meio do programa, a Defensoria desenvolve ações para garantir acesso dos catadores à condição digna e saudável de trabalho, para que sejam reconhecidos pela comunidade, setor produtivo e pelo Poder Público como agentes ambientais.

Na parceria com a Defensoria, o município promoveu ações para a retirada dos catadores do antigo lixão, fechado em maio do ano passado pela Prefeitura de Itabuna, que forneceu cestas básicas, além do pagamento de auxílio aluguel para 56 e  bolsa-renda a 160 pessoas na primeira fase do programa, com o apoio da CVR Costa do Cacau.

Também realizou seminários de capacitação para transformar os catadores em agentes ambientais, que atuam regulamentados, inclusive com contrato com a Prefeitura. Itabuna foi a primeira cidade do Litoral Sul a assinar contrato com os agentes ambientais e implantar a coleta seletiva.

Além disso, a Prefeitura implantou a Central de Triagem de Coleta Seletiva, dotada dos equipamentos necessários à atividade cotidiana dos agentes como prensa, mesas separadoras, ecobikes e ecopontos para a coleta seletiva, espalhados por alguns locais da cidade, segundo o coordenador do Programa Recicla Itabuna e supervisor de projetos da Secretaria municipal de Planejamento (SEPLAN), Rosivaldo Pinheiro.

Segundo ele, as campanhas e parcerias visando à emancipação dos catadores, é uma atividade socioprodutiva, com a participação da  sociedade civil, empresas, universidades públicas e faculdades privadas.

A coleta seletiva é um marco importante para o nosso município, traz maior qualidade de vida para todos e acaba gerando impactos positivos para outras gestões na Bahia e no Brasil. “Para a gestão do prefeito Augusto Castro a premiação recebida pelas defensoras públicas estaduais merece reconhecimento por sua atuação, particularmente na parceria com o município”, afirmou.

A premiação do Instituto Innovare conta com a parceria institucional do CNJ e de associações e conselhos da magistratura, Ministério Público, OAB, Anamatra, Ajufe, Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Justiça, com o apoio do Grupo Globo.

Operação Chuva para a recuperação emergencial da cidade

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Superintendência de Serviços Públicos, continua com as ações emergenciais da Operação Chuva para a recuperação da infraestrutura de ruas e avenidas dos bairros e áreas centrais da cidade, castigados pelas chuvas dos últimos 20 dias no Sul da Bahia. Nesta quinta-feira, dia 8, por exemplo, uma das equipes trabalha no Manoel Leão, um dos bairros afetados.


Na localidade, está sendo executado encascalhamento e  patrolamento da principal via de acesso, com o suporte de máquinas pesadas. O presidente da Associação de Moradores do Manoel Leão, Pedro Jorge Santos, disse que a via ficou intransitável com enormes crateras que impediram o acesso de ônibus e veículos leves,  dificultando o deslocamento das pessoas.


“A situação ficou complicada para todas as famílias daqui, mas a Prefeitura conseguiu priorizar nossa comunidade. Esperamos que não volte a chover forte, como nos últimos dias, pois, quem não tem ruas asfaltadas ainda sofre as consequências”, declarou o representante do Manoel Leão.    

A secretária interina de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes, lembrou que chuvas fortes, principalmente com período mais prolongado, provocam situações desastrosas nas vias públicas em qualquer cidade. Em Itabuna, não é diferente.

 
Ela afirma que o trabalho das equipes de manutenção segue a orientação do prefeito Augusto Castro de priorizar as comunidades mais sacrificadas com excesso de buracos e piso danificado.  “A demanda é grande e todo o esforço está sendo para dar conta dos problemas vividos pela população. Mas, não é possível atender a todos ao mesmo tempo. Por isso, pedimos mais um pouco de paciência, porque estamos trabalhando duro com equipes em diversas áreas,” frisou.

Segundo a secretária Sônia Fontes, Itabuna conta com 1980 ruas ainda sem pavimentação asfáltica, mas já foram cadastrados pela Prefeitura que busca recursos junto aos governos estadual e federal, por meio de projetos para a melhoria da infraestrutura e urbanização.

Também estão em execução, melhorias nas condições de ruas dos bairros Vale do Sol e Maria Pinheiro, limpeza de caixas de sarjetas e do piso das Avenidas Amélia Amado, Juracy Magalhães, Princesa Isabel, Manoel Chaves e do Cinquentenário. “É preciso que as pessoas saibam que a malha viária é antiga. Por falta de manutenção adequada necessita de recapeamento”, expressou a secretária.

“No momento, a Prefeitura segue executando serviços emergenciais, tais como tapa-buracos, patrolamento e encascalhamento num serviço paliativo, enquanto o prefeito Augusto Castro tenta mais recursos para serviço permanente da pavimentação,” concluiu.


Prossegue testagem da Covid-19 divulga balanço 


O Centro de Testagem Covid-19, implantado pela Prefeitura de Itabuna no antigo prédio do SAMU-192, na Avenida Nações Unidas, centro, registrou nos últimos 12 dias  aumento de 48% dos casos positivos da doença. Os atendimentos prosseguem de segunda a sexta-feira, das 8 às 14  horas.


Os dados estatísticos mais recentes, apurados pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, compreendem o período de 24 de novembro a 5 de dezembro.

“Neste período, fizemos 2.060 testes, dos quais 985 foram positivos, o que representa 48% dos testes realizados”, informa o coordenador da Vigilância Epidemiológica, enfermeiro Willian Santos da Silva.

Ele ainda explica que a circulação do vírus SARS-Cov-2 está sendo monitorada na cidade, por meio das testagens. “Isso nos ajuda a trabalhar de forma eficaz para traçar estratégias que ajudem a conter o avanço da doença”, acrescentou.

Willian aproveita para alertar a população sobre os cuidados que deve manter para se proteger, pois o quantitativo dos casos positivos permanece alto. O atendimento para testagem ocorre de segunda a sexta-feira, das 8  às 14h e  as senhas são entregues até às 13h.
 
“Os horários são cumpridos com rigor. Chegando após às 13 horas, não será possível fazer o teste. Além disso, é bom que fique claro que, após cumprir o período de isolamento, não é necessário ao paciente repetir o teste, pois ele pode voltar às suas atividades normais”, encerrou o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Itabuna.
Boletim Covid-19


A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 4.273 pacientes curados, 4.998 confirmados, sendo 685; casos ativos; leitos em UTI ocupados 01; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 16; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 17, e óbitos descartados, 03.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.
Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Sidônio: mudanças nas redes sociais prejudicam a democracia

Futuro ministro da Secom comentou decisão da Meta sobre plataformas Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil Pedro Rafael Vilela Agência Brasi...