Festa de Santa Bárbara leva milhares de pessoas ao Pelourinho
Milhares de pessoas participaram da Missa Campal no Largo do Pelourinho. (Foto: Paula Fróes/GOVBa)
Após dois anos acontecendo de maneira restrita devido à pandemia, a Festa de Santa Bárbara retomou o seu formato tradicional neste domingo (4). Realizada pela Irmandade do Rosário dos Pretos, com apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, a celebração de cerca de 380 anos é Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, registrado pelo Instituto do Patrimônio Artística e Cultural.
Milhares de pessoas participaram da Missa Campal no Largo do Pelourinho, que teve início às 8h. Os devotos tradicionalmente vestem roupas vermelhas e brancas para a ocasião, formando um lindo tapete no Pelourinho. Um item solicitado neste ano é máscaras de proteção facial contra o Covid-19, visando o cuidado de todos que estarão partilhando deste momento de comunhão e reencontro.
A Festa de Santa Bárbara abre o calendário de festas populares da Bahia, apresentando características como o sincretismo religioso, por reunir fieis de diversas religiões, especialmente do catolicismo e do candomblé, que a identifica com Iansã; e o contraste entre o sagrado e profano, quando ao final das manifestações religiosas todos se reúnem para o samba. A programação do próximo domingo não será diferente, e como manda a tradição, na parte da tarde vai contar com atrações nos largos do Pelourinho.
Programação
A programação artística do palco principal no Largo do Pelourinho começa às 13h, sendo aberta pela sambista Gal do Beco. Mais tarde, às 16h, quem sobe ao palco é a cantora Márcia Short. Fechando as celebrações, o Grupo Movimento se apresenta a partir das 18h.
Do - jornaldamidia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável