sábado, 11 de julho de 2015

RONALDO ABUDE TOMA POSSE COMO NOVO PRESIDENTE DA ACI EM ITABUNA

Da esquerda para direita: Rui Carvalho,Silvio Roberto,Givaldo Sobrinho, Eric Ettinger, Luiz Ribeiro, Ronaldo Abude
Jaime Cordeiro (Cimento), Eduardo Carqueja, Jorge Braga, Zé Raimundo, Carlos Leahy, José Adervan e Welloiungton  Ferraz.
O empresário Ronaldo Abude, do Grupo Rural Química, no próximo dia 29, deste mês, tomará posse como novo presidência da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna-ACI. Ele foi eleito por aclamação no último dia 14 de Junho, dia em que a entidade completou 107 anos de existência, sendo a terceira mais antiga, do gênero, no Brasil.

A solenidade de posse da nova diretoria será realizada às 20h, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil-AABB, no Bairro São Judas Tadeu, em Itabuna. Neste sentido, todas as providencias já estão sendo tomadas pela entidade, visando a realização de um grande evento.


Ronaldo Abude substituirá, por dois anos, ao colega Luiz Ribeiro, do Grupo Buriti, que passa a ser o novo Presidência da Assembléia Geral, em substituição a Eduardo Fontes, do Grupo Tarik. 

Prefeito e Secretário de Saúde da Bahia participam da inauguração de novos setores da Santa Casa de Ilhéus

Os serviços foram contratualizados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), com a articulação do prefeito Jabes Ribeiro, e somam R$ 5,2 milhões
 Acompanhado do Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, e do provedor da Santa Casa de Ilhéus, Eusínio Gesteira, o prefeito Jabes Ribeiro participou, nesta sexta-feira, 10, da inauguração das obras de ampliação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), Centro Cirúrgico, serviço de mamografia digitalizada e de Litotripsia do Hospital São José e Maternidade Santa Helena.
As autoridades realizaram uma visita às instalações da Santa Casa, que abriga tanto o Hospital quanto a Maternidade Santa Helena, única pública do município. Na oportunidade, o prefeito Jabes Ribeiro e o secretário Vilas Boas conheceram também as obras do setor de Hemodinâmica (cateterismo cardíaco), que estão em fase final, e anunciaram a ampliação da UTI Neonatal da unidade.

STF nega liminar contra anulação da PEC da redução da maioridade penal.

Do Coturnonoturno - SÁBADO, 11 DE JULHO DE 2015


(G1) O ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mellonegou conceder liminar (decisão provisória) para suspender o andamento, na Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos em casos de crimes graves. A decisão foi tomada na noite desta sexta-feira (10) e divulgada na manhã deste sábado (11) pelo STF.

A liminar, protocolada por um grupo de 102 deputados federaisde 14 partidos – PTPMDBPSDBPDTDEMPSBPC do BPSOL,PPSPV, PROS, PTC, PR e PSC –,  tenta anular a votação da proposta em primeiro turno - o tema ainda precisa ser analisado em segundo turno e depois no Senado. Agora, a ação será julgada pelo plenário do Supremo, em data ainda não definida. O relator do processo será o ministro Gilmar Mendes, mas, em razão do recesso do Judiciário, o caso foi decidido pelo presidente em exercício do Supremo nesta semana, Celso de Mello.

Crise no Planalto: desarticulação chega ao Senado e alarma o governo, diz jornal.


Renan Calheiros, presidente do Senado, durante entrevista sobre as derrotas do governo no Senado. (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
Renan Calheiros, presidente do Senado, durante entrevista sobre as derrotas do governo no Senado. (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
A desarticulação da base governista chegou ao Senado. A derrota sofrida pelo Palácio do Planalto nesta quarta-feira (8), quando senadores aprovaram a extensão da política de reajuste do salário mínimo para todos os benefícios previdenciários, deixou o governo desnorteado. As traições, até agora, estavam mais concentradas na Câmara. Mas o comportamento dos senadores aliados nesta semana mostrou um quadro preocupante de fragilidade política, segundo assessores presidenciais.

Validade de novo modelo de passaporte é ampliada de 5 para 10 anos

O novo passaporte comum eletrônico brasileiro passou a ser emitido na última segunda-feira (6) pela Polícia Federal e Casa da Moeda, e terá prazo de validade de 10 anos
O novo passaporte comum eletrônico brasileiro passou a ser emitido na última segunda-feira (6) pela Polícia Federal e Casa da Moeda, e terá prazo de validade de 10 anos (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
MICHÈLLE CANES
O passaporte brasileiro tem nova versão, lançada hoje (10). Dentre as mudanças está a validade do documento, que passa de 5 para 10 anos. Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, com a medida, o Brasil estará alinhado com o padrão adotado em outros países.

“O Brasil está se alinhando com o padrão internacional nesta questão. Estávamos tendo um grande acúmulo de pedidos de expedição de passaporte e de renovação e não havia sentido manter uma tradição que não é seguida no mundo”, disse o ministro.

Com a mudança na validade, os itens de segurança foram reforçados. Foi adotado outro padrão de criptografia para a assinatura digital, para aumentar a segurança dos dados gravados no chip. A capa, além de um novo visual, possui também uma imagem invisível fluorescente.

Segundo o ministro, quem ainda tem o modelo antigo poderá fazer uso do documento até o fim da validade.

Mais um aniversário da cidade! DOIS ARTIGO DE ANTONIO NUNES

Mais um aniversário da cidade!
Antonio Nunes de Souza*

Todos os anos temos a obrigação histórica de comemorar o aniversário da nossa querida e sofrida Itabuna. Querida porque nós a amamos e sofrida pela desdita e má sorte por não ser administrada, já há alguns anos, de uma maneira séria, respeitável e digna como precisa e merece! Talvez, pela falta de atenção, reflexão e interesses egoísticos, as escolhas não tenham sido a contento ou, as campanhas não terem sidas esclarecedoras o bastante perante o desmemoriado povo! Leia também "O vidente"

PSDB PROMOVE EVENTO COM LIDERANÇAS EM ITABUNA

A executiva estadual do PSDB anunciou um grande evento para o próximo dia 16 de julho (quinta-feira), em Itabuna. Como parte de uma estratégia para ampliar as discussões com a sociedade, buscando novos rumos na política, a sigla deseja promover um encontro de suas lideranças mais expressivas no Estado com representantes da sociedade local.
 Entre as presenças confirmadas no evento, estão as dos deputados federais João Gualberto, que preside a executiva estadual do PSDB; Jutahy Júnior e Antônio Imbassahy; os deputados estaduais Augusto Castro, Marco Prisco e Adolfo Viana; o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Paulo Câmara;  e o ex-deputado federal João Almeida, que integra a executiva nacional tucana. Representantes de diversos segmentos da sociedade também serão convidados a participar do encontro, no auditório da FTC, a partir das 18h30 do dia 16.
 A atividade terá como tema “Em busca de novos caminhos” e reafirmará o slogan que o PSDB adotou para definir sua atuação política: “oposição a favor do Brasil. Segundo o deputado Augusto Castro, que preside o diretório do partido em Itabuna, a proposta do encontro é “discutir a situação atual e o futuro do país”.
 A criação de novos núcleos da sigla – o PSDB Jovem e o PSDB Mulher – também fará parte da programação, que incluirá ainda o lançamento de uma campanha para acolher novos filiados em Itabuna. Segundo Augusto, “lideranças de outras legendas que compartilham a proposta de mudar os rumos do Brasil também serão chamadas a fazer parte da atividade”.

Do Gabinete do Deputado Augusto Castro
www.deputadoaugustocastro.com.br

quinta-feira, 9 de julho de 2015

CPI da Petrobras convoca ministro Cardozo a depor sobre grampo

Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo (Foto: Agência Brasil)
Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo (Foto: Agência Brasil)
A CPI da Petrobras aprovou 73 requerimentos de convocação de depoentes, pedidos de informação a diversos órgãos, acareações e quebras de sigilos bancário, fiscal e telefônicos. A votação foi possível devido à suspensão da Ordem do Dia do Plenário da Câmara – durante o qual as comissões não podem votar, de acordo com o Regimento Interno da Câmara dos Deputados.

Entre as convocações aprovadas estão as do ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, do empresário Júlio Camargo e do policial Jaime de Oliveira.

Ricardo Pessoa vai depor contra Dilma no TSE em ação do PSDB por crimes eleitorais.

QUINTA-FEIRA, 9 DE JULHO DE 2015 DO BLOG - COTURNONOTURNO


O ministro Celso de Mello do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou nesta quinta-feira que o empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC, possa sair de casa para depor no processo da Justiça Eleitoral que pede a cassação do mandato da presidente Dilma Rousseff. O empresário cumpre prisão domiciliar em São Paulo, após acordo de delação premiada no âmbito da Operação Lava-Jato.

O depoimento de Pessoa está marcado para a próxima terça-feira, no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Celso de Mello acolheu o pedido do ministro Gilmar Mendes, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pessoa é apontado como um dos chefes do cartel de empreiteiros que firmaram diversos contratos fraudulentos com a Petrobras para o pagamento de propinas. 

Câmara entrega títulos de cidadão no próximo dia 27

A Câmara de Vereadores de Itabuna realiza, no próximo dia 27, a sessão solene de entrega dos títulos de cidadania e diplomas de honra ao mérito a 41 personalidades que atuam ou possuem uma relação especial com o município. A homenagem integra as comemorações do aniversário de emancipação político-administrativa de Itabuna.
A sessão será realizada no salão social da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), com início programado para as 19 horas do dia 27. Da lista de homenageados, constam médicos, servidores públicos, professores, jurista, entre outras categorias.
“Esse é um evento de suma importância para nosso município, uma oportunidade em que podemos reconhecer e agradecer a essas pessoas que exercem um papel de destaque em nossa sociedade”, afirma o presidente da Câmara, vereador Aldenes Meira.

Sagrado e profano se misturam nas homenagens a São Boaventura


A Prefeitura de Canavieiras divulgou as atrações da Festa do Padroeiro de São Boaventura, que mais um ano está sendo comemorado com os eventos religiosos e profanos. No próximo sábado (11), as atrações musicais serão o cantor romântico Kaio Oliveira e as bandas Realce, Capitão Axé e Risco de Amar.

No domingo (12), será realizada a tradicional Lavagem da escadaria da Igreja Matriz de São Boaventura, ponto alto das comemorações religiosas da Festa de São Boaventura. Precedendo a lavagem sairá o cortejo puxado por um trio elétrico com a banda Selva Branca, além de carro alegórico, ala das baianas e os grupos Sambão Metálica, Grupo de Dança de Joaldo, as xarangas Lyra e 02 de janeiro e os grupos de Capoeira do Mestre Galego e do Mestre Alex.

Ilhéus em Ação inicia desobstrução da rede de águas pluviais da Avenida Soares Lopes

A iniciativa, que conta com o apoio de veículos que auxiliam o trabalho de limpeza e retirada de detritos, visa diminuir a ocorrência de alagamentos durante os dias de chuva

Com o objetivo de diminuir os alagamentos ocasionados pela chuva na Avenida Soares Lopes, uma das mais movimentadas da cidade, a operação “Ilhéus em Ação – Cidade de Todos”, realiza trabalho de desobstrução na rede de drenagem pluvial de toda a extensão da via.  Além de cerca de dez trabalhadores, os serviços contam com o apoio de dois caminhões que realizam a limpeza e a retirada de diversos tipos de detritos acumulados nas tubulações.
O vice-prefeito e coordenador dos trabalhos, Carlos Machado (Cacá), explica que os equipamentos agilizam bastante as ações. Além do carro desentupidor (jateador), veículo que auxilia no processo de limpeza, Cacá informa que os serviços também contam com o apoio de um carro sugador, equipamento que torna mais rápida a retirada de resíduos, como pedra, terra, madeira e, até restos de construção civil.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Para pressionar instituições, Dilma e o PT tentam golpe midiático

Para pressionar instituições, Dilma e o PT tentam golpe midiático. Oposição reage defendendo e garantindo investigações.

(Estadão) A ofensiva da presidente Dilma Rousseff para tentar conter a escalada da atual crise política provocou nesta terça-feira, 7, reações entre governistas e oposição, que trocaram acusações de “golpismo” e colocaram o tema do impeachment e de qualquer outra forma de abreviamento do atual mandato dela no centro da agenda pública do Palácio do Planalto e do Congresso.

Em entrevista publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, Dilma afirmou: “Eu não vou cair, eu não vou. Isso é moleza, é luta política. As pessoas caem quando estão dispostas a cair. Não estou. Não tem base para eu cair”. Ela também desafiou a oposição a derrubá-la: “E venha tentar, venha tentar”. Conforme mostrou o Estado ontem, Dilma prometeu, em conversas reservadas com seus assessores, defender seu mandato “com unhas e dentes”.

Eduardo Cunha convoca cadeia nacional de rádio e TV para dia 17 de julho, último dia para Dilma tentar explicar o crime das "pedaladas fiscais

QUARTA-FEIRA, 8 DE JULHO DE 2015

Eduardo Cunha convoca cadeia nacional de rádio e TV para dia 17 de julho, último dia para Dilma tentar explicar o crime das "pedaladas fiscais". Data pode marcar abertura do processo de impeachment.

Lauro Jardim não sacou Eduardo Cunha e informa que eleconvocou para o próximo dia 17 de julho uma transmissão de cinco minutos em cadeia nacional de rádio e TV. Diz o colunista da Veja que ele vai falar sobre as realizações da Câmara no primeiro semestre deste ano: redução da maioridade penal, reforma política, regulamentação da Lei das Domésticas e mudança na lei de terceirização. Acontece que 17 de julho esgota os trinta dias que o TCU deu de prazo para Dilma explicar o crime das "pedaladas fiscais". TCU pode rejeitar e Congresso aprovar a rejeição em sessão extraordinária. O presidente da Câmara dos Deputados poderá estar anunciando, em rede nacional, coisas muito importantes. Até mesmo o início do processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Divulgado o resultado do concurso da Câmara de Itabuna

A empresa MSM Consultoria divulgou nesta quarta-feira (08), em sua página na internet, o resultado e a classificação final do concurso público para preenchimento de cargos na Câmara de Vereadores de Itabuna. A relação pode ser consultada no endereço www.msmconsultoria.com.br.
O concurso da Câmara de Itabuna, o primeiro de sua história, visa preencher 47 vagas. As provas foram aplicadas no dia 7 de junho, registrando-se mais de 8.600 inscritos para diversas áreas de atuação.
De acordo com o presidente do legislativo municipal, Aldenes Meira, a intenção é acelerar os trâmites para efetivar as contratações. “Nossa expectativa é já contar com esses novos servidores até o final de 2015”, afirma.
Com esse concurso público, a Câmara de Itabuna procura reduzir o número de cargos em comissão, que são de livre nomeação e exoneração pelo gestor. A medida atende recomendações do Ministério Público e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). 
Da assessoria de coimuynicação

Ilhéus realiza este mês a VI Conferência Municipal de Saúde

O encontro conta com a participação de diversos segmentos sociais que vai avaliar a situação do setor e propor as diretrizes para formular a política de saúde nas esferas de governo estadual e federal.
 Com o objetivo de ouvir as demandas da população, usuários e profissionais sobre o Sistema Único de Saúde (Sus), além de discutir as condições do setor no município, a Secretaria de Saúde de Ilhéus realiza a VI Conferência Municipal de Saúde. O evento ocorre nos dias 23 e 24 deste mês, no auditório da Faculdade Madre Thaís, situado na avenida Itabuna, 1.491, centro. O tema central é “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. 

Caiado chamou Lula de ''bandido"; Lula entra com queixa-crime contra Caiado.

Para advogados de Lula,   a postagem de Caiado no Twitter pode ser configurada como crime de calúnia e difamação.(Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula / Divulgação)
Para advogados de Lula, a postagem de Caiado no Twitter pode ser configurada como crime de calúnia e difamação.(Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula / Divulgação)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com um pedido de queixa-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO). A defesa do ex-presidente pede a condenação do senador pelos crimes de "calúnia, injúria e difamação". Em fevereiro, o senador escreveu em sua conta no Twitter uma mensagem chamando o ex-presidente de "bandido".

"Lula tem postura de bandido. E bandido frouxo! Igual à época que instigava metalúrgicos a protestar e ia dormir na sala do delegado Tuma", escreveu Caiado na rede social.

Para a defesa, a postagem pode ser configurada como crime de calúnia e difamação. No documento, os advogados argumentam ainda que o tipo de afirmação feita por Caiado extrapola a imunidade parlamentar e configurou uma grave ofensa ao ex-presidente. Essa última afirmação foi feita para evitar que o senador alegue imunidade parlamentar para se eximir de culpabilidade pela postagem. O pedido foi protocolado nesta quarta-feira, e ainda aguarda distribuição para um ministro relator. (Diário Catarinense)

PROJETO PREVÊ ISENÇÃO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IDOSOS DE PAGAR ESTACIONAMENTO

Projeto de lei de autoria do deputado estadual Augusto Castro (PSDB) libera idosos e pessoas com deficiência de pagar taxas em estacionamentos, tanto públicos como privados.  No caso de vagas exploradas pela iniciativa privada, a proposta estabelece pena de cassação da licença se houver  descumprimento.

O parlamentar afirma que o projeto tem respaldo na Constituição Federal, bem como nas leis 7.853/89, que dispõe sobre o apoio às pessoas com deficiência, e 10.741/2003 (Estatuto do Idoso).  O artigo 1º da proposta dispõe que “fica assegurada a gratuidade aos proprietários de veículos particulares, com idade igual ou superior a 60 anos, e a deficientes físicos, em estacionamento regulamentado em logradouros e prédios públicos, fechados ou abertos, ou explorado por terceiros mediante concessão”.
Em sua justificativa, Augusto Castro observa que o projeto demonstra “respeito aos idosos e deficientes físicos que continuam, com garra e paciência, dirigindo seus veículos, a trabalho ou a passeio com seus familiares”.
Além de definir a gratuidade, o deputado propõe que as vagas destinadas aos beneficiários nos estacionamentos fechados sejam distribuídas de modo a facilitar sua utilização. Caso o projeto se transforme em lei, o Executivo terá o prazo de 60 dias para regulamentá-la.
Do Gabinete do Deputado

TRÁGICO ACIDENTE MATA PASTOR DE ITABUNA, RAIMUNDO BARROS

Com muito pesar anunciamos um trágico acidente automobilístico, ocorrido no último domingo (5), onde a vítima fatal foi o pastor Raimundo Barros, da Igreja Missionária Cenáculo da Fé, localizada na Rua H, 165, Bairro Monte Cristo, há muitos anos. A Igreja foi fundada em 06 de Janeiro de 1985, como “Missão da Fé” e depois, juntamente, com o Pastor Francisco, em 04 de Julho de 1989, mudou para o nome atual. 

Ainda foram vítimas do acidente a sua esposa D. Maria da Rosália e seu filho Samuel Barros. que foram atendidos  no hospital da cidade de Catitê, mas sem maiores gravidades, já receberam alta e estão se dirigindo a Itabuna. O corpo do pastor Raimundo Barros, que foi atendido na cidade de Gunambi, devido a maior gravidade, deverá chegar amanhã a esta cidade, para ser velado na Igreja, e seguirá para o estado do Piauí, sua terra natal, para ser sepultado.

O pastor Raimundo Barros, que era muito conhecido em Itabuna, segundo informações, conduzia o seu veiculo, um Fiat Uno, quando cochilou, e perdeu o controle do automóvel provocando o acidente. Estava retornando da Capital Federal (Brasília) onde foi visitar o seu filho, que o estava  lhe acompanhando.    


Greve dos funcionários do INSS por reajuste salarial e condições de trabalho atinge Itabuna

Agencia de Itabuna, adere a greve
Paralisação iniciada nesta terça-feira conta com adesão de 80% dos servidores, segundo o sindicato

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cruzaram os braços, em todo o Brasil, nesta terça-feira, em protesto por reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Em Minas Gerais, a paralisação já conta com a adesão de 80% dos funcionários, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social (Sintsprev/MG).

A associação afirma que há agências do INSS de Belo Horizonte fechadas nos bairros: Padre Eustáquio, Floresta, Santa Efigênia, Centro e nas regiões do Barreiro e Venda Nova, além de unidades em Betim, Contagem e Ibirité, na Grande BH. No interior, aderiram ao movimento os municípios de Divinópolis, Montes Claros, Guanhães, Passos, Curvelo, Teófilo Otoni, Uberaba, Frutal, Patos de Minas, Januária, João Pinheiro, Pouso Alegre e Varginha.

Geddel Vieira Lima pressiona para Temer deixar articulação de Dilma

Geddel:
Geddel: "Papel de articulador apequena Temmer".
Integrantes do grupo político do vice-presidente Michel Temer no PMDB passaram a pressioná-lo para deixar a articulação política do governo Dilma Rousseff, segundo informa nesta quarta-feira (8) o jornal Folha de São Paulo. 

A saída de Temer do posto já havia sido pregada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que lidera sua própria ala na sigla. Agora, no entanto, a mudança de posição passou a ser defendida pelos principais interlocutores de Temer.

''Nós dissemos a ele que o papel que lhe deram na articulação política termina por apequenar a sua história. O colocam como responsável por negociar cargos e não é essa a contribuição que ele deve dar'', avalia o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA). ''O vice-presidente não tem que ficar debatendo sobre as vagas na Docas do Pará, entende?''

Segundo pessoas próximas a Temer, a ala de entusiastas da sua saída do posto de articulador político do governo conta ainda com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, e o ex-ministro Moreira Franco.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...