sábado, 12 de setembro de 2020

Laboratório anuncia retomada dos testes da vacina de Oxford contra a Covid-19

A medida foi confirmada pela Autoridade Sanitária do Reino Unido



Do - Diario do Poder - Os testes clínicos britânicos para a candidata a vacina contra o novo coronavírus da AstraZeneca e da Universidade de Oxford foram retomados após a confirmação Autoridade Sanitária do Reino Unido (MHRA) de que era seguro fazê-lo, disse a empresa neste sábado (12).

A farmacêutica britânica anunciou no começo da semana a suspensão dos testes globais de candidata a vacina contra covid-19 da empresa, após de surgir uma doença em um participante dos estudos no Reino Unido. O Brasil é um dos países do mundo que participa do estudo global.

“O processo de revisão padrão desencadeou uma pausa voluntária na vacinação em todos os testes globais para permitir a revisão dos dados de segurança por comitês independentes e reguladores internacionais”, disse a AstraZeneca.

“O comitê britânico concluiu suas investigações e recomendou ao MHRA que os ensaios no Reino Unido podem ser retomados com segurança.”

A empresa disse que não poderia divulgar mais informações médicas.

“Todos os investigadores e participantes do estudo serão atualizados com as informações relevantes e isso será divulgado em registros clínicos globais, de acordo com o estudo clínico e padrões regulatórios.”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou neste sábado(12) que foi informada pela Universidade de Oxford sobre a autorização para a retomada dos testes, mas que até o momento não foi comunicada oficialmente pela MHRA, responsavel por esta autorização.

“Para que a reativação do estudo clínico ocorra no Brasil, a Anvisa espera receber nos próximos dias o peticionamento da empresa AstraZeneca”, disse em nota, explicando que, na prática, o laboratório precisa protocolar o pedido de nova anuência para que o estudo da vacina de Oxford possa ser retomado no país.

“A Anvisa reitera que está comprometida com a celeridade na análise de todos os dados. Ao mesmo tempo, trabalha para garantir a segurança dos participantes do estudo clínico no Brasil.”

A vacina desenvolvida pela AstraZeneca, em parceira com a Universidade de Oxford, é tida pelo governo brasileiro como uma das principais apostas para a imunização contra o covid-19 no país.

O governo brasileiro, por meio do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), assinou um memorando de entendimento com a AstraZeneca que prevê a compra de 30 milhões de doses da vacina, com entrega em dezembro deste ano e janeiro do ano que vem, e a possibilidade de aquisição de mais 70 milhões se a vacina tiver eficácia e segurança comprovadas.

Além disso, o acordo inicial prevê a transferência da tecnologia desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca para produção local na Fiocruz, com previsão do ministério de início ainda no primeiro semestre de 2021 –o que foi colocado em dúvida por especialistas ouvidos pelas Reuters devido à complexidade do processo de transferência de tecnologia.  (Reuters/ABr)

Fernando Gomes é candidato a Prefeito de Itabuna mais uma vez


FERNANDO GOMES FALA PORQUE RESOLVEU CONCORRER MAIS UMA VEZ

Com centenas de pessoas, membros de partidos, amigos, eleitores e convidados reunidos no espaço livre do Teatro Municipal Candinha Doria, acabou com o “disse me disse” de que o prefeito Fernando Gomes não seria candidato. O enigma deixou de existir na tarde deste sábado 12, quando foi realizada a convenção da chapa majoritária, definindo o nome Fernando Gomes, como candidato a prefeito e Son Gomes, vice-prefeito.

A convenção que também escolheu dezenas de nomes para vereadores. A coligação, para levar Fernando Gomes a reeleição, ficou constituída através dos partidos: PTC, PMN, PRB, Solidariedade e o PSL.

Novamente candidato, pela sétima vez, com cinco vitórias, o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, espera, desta vez, quebrar o tabu de que nenhum prefeito, neste munícipio, tenha conseguido à reeleição.  

________________________________________________

Convenções do PTC, Republicanos, PSL, Solidariedade e PMN definem candidaturas de Fernando e Son Gomes 

Os partidos  PTC, Republicanos, PSL, Solidariedade e PMN , realizaram hoje (12) suas respectivas convenções municipais, concretizando a formação de uma ampla frente de  apoio à reeleição do prefeito Fernando Gomes (PTC), que vai tentar o sexto mandato, tendo como vice, o ex-secretário de administração Son Gomes. Os cinco partidos deverão,  nas próximas horas, apresentar à justiça eleitoral os nomes cerca de 145 candidatos à Câmara Municipal, alguns dos quais tentando reeleição.
A  principal convenção foi realizada na área externa do Teatro Municipal Candinha Dória  e além de contar com as presenças das lideranças dos partidos coligados, também teve a participação do deputado federal João Carlos Bacelar, que veio a Itabuna para participar da solenidade política e por considerar Fernando Gomes o seu segundo pai, destacando sua competência política, liderança, a capacidade de trabalho e um conjunto de obras que marcam a história de Itabuna.
O evento teve ainda a participação do vice-prefeito Fernando Vita e o ex-vice-prefeito José Orleans, além de políticos, empresários, profissionais liberais e lideranças comunitárias. Ao ter sua candidatura indicada pelo PTC e partidos integrantes da frente política que o apoia, o prefeito Fernando Gomes fez um balanço das realizações por cinco mandatos e disse que a escolha de Son Gomes para vice foi em função do trabalho realizado e pela sua dedicação ao governo na secretaria de Administração. 

Ele também deu um recado aos candidatos a vereador, dizendo que todos têm o seu apoio e respeito, mas a sua união e integração é fundamental para que o futuro governo tenha uma bancada representativa na Câmara para aprovação de projetos e propostas de governo. Ele convocou a todos para que entrem para valer na campanha e destacou que apesar do otimismo, todos têm de se lembrar um antigo adágio político que “eleição e mineração só se ganha depois da apuração”. ascom

__________________________________________________________________________ 

Veja flagrantes da solenidade: 

Palanque

Israel Cardoso e amigos

Mesa, presidentes de partidos e candidatos da majoritária

Povo presente

Dagoberto Santana

Bolsonaro é aclamado por multidão ao chegar a São Desidério, na Bahia



Discurso do Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante o Ato alusivo à visita às obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste - São Desidério/BA

Publicado em 11/09/2020 11h54
Do- gov.br/planalto - O Exército não é uma instituição isolada, o Exército é povo, o Exército é Brasil. O Exército é o que são vocês. Essa garotada que está aqui atrás, muitos filhos de gente humilde, assim como é o nosso quadro do Exército e das nossas Forças Armadas.
Então, o orgulho, o prazer, a satisfação de ir para qualquer lugar do Brasil é aquilo que me fez disputar as eleições.  É acreditar nesse povo maravilhoso que nós temos aqui no Brasil; bem como, acreditar nesses quadros de engenheiros e de militares, civis, que podem realmente tocar essas grandes obras pelo Brasil.
Prezadas autoridades denominadas, é inenarrável o orgulho e a satisfação de estar à frente de uma nação, tendo um quadro de autoridades como vocês nos ajudando a mudar o destino do Brasil.
Se, lá atrás, com o Juscelino, houve um investimento massivo nas rodovias, porque o petróleo era barato e assim era, obviamente, bom para aquela época, depois da crise do petróleo, mudou, depois dos anos 70. Mas pouca gente pensou em investir em ferrovias e nós optamos - antes de investir, massivamente, em rodovias e ferrovias - é terminar as obras já começadas, porque isso demonstra que nós temos zelo pelo recurso público e realmente estamos investindo em algo bom para o nosso Brasil.
Eu quero agradecer aqui, a Deus pela minha vida, à grande parte de vocês presentes que acreditaram em mim por ocasião das eleições.
Hoje me faço acompanhar também de três deputados federais da Bahia, o Zé Rocha, o João Roma e o doutor João, demonstrando que há uma perfeita sintonia entre o Executivo e grande parte do Parlamento brasileiro, assim como, aos poucos,  estamos nos aproximando aos poucos das autoridades do Judiciário.
Lá dentro do Tribunal de Contas da União, o Tarcísio conseguiu com a sua maneira peculiar de trabalhar, levando sempre a verdade e os interesses nacionais acima de tudo também desencravar a malha paulista.
Então, essa grande obra que está sendo concluída aqui, que nos próximos anos será efetivada nos ligando com o resto do Brasil, para norte e sul; bem como  lá para o Sul, via Malha Paulista, entre outros, bem demonstra que a capacidade do Tarcísio em negociar, em convencer, é enorme e essas obras estão aos poucos aparecendo em nosso Brasil.
Dizer a todos vocês, mais uma vez, da satisfação de estar aqui junto com gente humilde, como é a raiz do nosso Exército. E nós temos um grande compromisso com a Nação: é fazer com que as obras aconteçam com menos recursos ou, muitas vezes, com criatividade, como disse o Tarcísio aqui. Que dessa maneira, nós temos como dá esperança a nossa população e tirar o Brasil da situação complicada que ainda se encontra. 
Estamos praticamente vencendo a pandemia. O Governo fez tudo para que os efeitos negativos da mesma fossem minimizados. Quer seja com o Auxílio Emergencial, que atingiu 65 milhões de pessoas no Brasil, quer seja com estímulos a pequenas e microempresas com créditos. Quer seja, investindo também, massivamente, na questão de meios, de recursos, para que governadores e prefeitos não faltassem junto à Saúde, como atender os possíveis infectados. E estamos vendo, já começa aparecer, em especial na mídia lá de fora, porque a mídia aqui de dentro é difícil aparecer boa notícia, não é? Que o Brasil foi o País, um dos países que menos sofreu com a pandemia, dadas as medidas tomadas pelo Governo Federal.
Assim sendo, meus companheiros, meus amigos, mais uma vez, muito obrigado pela oportunidade. Um grande abraço a todos da Valec, a todos que estão trabalhando nessa obra, que vocês estão ajudando a construir verdadeiramente o País do futuro.
Um forte abraço a todos e até a conclusão desta obra, se Deus quiser.

Bolsonaro deve recorrer ao plenário do STF, mas desobedecer ministro é opção

Presidente deve recorrer para tentar preservar o direito de prestar depoimento por escrito


O presidente Jair Bolsonaro deve optar pela sensatez, recorrendo ao plenário do STF da decisão do ministro Celso de Mello de submetê-lo ao constrangimento de interrogatório presencial, no inquérito das supostas interferências na Polícia Federal. Mas, no governo, não são poucos os que pregam a desobediência. Acusam o ministro de ignorar o parágrafo 1º do art. 221 do Código de Processo Penal (CPP), que dá direito aos presidentes dos Três Poderes à “prestação de depoimento por escrito”. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O ministro Luís Roberto Barroso citou o artigo 221 do CPP ao dispensar o então presidente investigado Michel Temer do depoimento presencial.

No STF, ministros preferiam decidir sobre o depoimento presencial e o inquérito após a aposentadoria de Celso de Mello, em um mês e meio.


Se não comparecer, Bolsonaro corre o risco de responder por “crime de desobediência”, mas a PGR teria de denunciar o presidente.

O presidente pode não aparecer no interrogatório, como sugere parecer do procurador-geral Augusto Aras. Pode também permanecer calado.


Cidades inteligentes e seguras

Por Susanna Marchionni - @susanna.marchionni CEO no Brasil da Planet Smart City

Já pensou em morar em uma cidade segura, sem se preocupar com cercas elétricas, muros e portões? As cidades inteligentes são assim. 

Quando se ouve falar nas smart cities, os algoritmos da mente costumam conectar o termo a tecnologia. Faz sentido, pois são cidades que utilizam os recursos da tecnologia para melhorar a infraestrutura, otimizar a mobilidade urbana e criar soluções para os moradores e o seu entorno. Mas não apenas isso. Em uma smart city a segurança vem antes de tudo.

Não é de hoje que a insegurança é um dos maiores problemas do Brasil. Nas cidades inteligentes, a segurança se faz com tecnologia, integração da vizinhança, inclusão social, soluções urbanísticas, espaços compartilhados e ocupação das áreas públicas, gerando o sentimento de pertencimento ao lugar. 

As cidades inteligentes, portanto, são ainda mais inovadoras quando o assunto é segurança. O seu planejamento urbano promove um ambiente equilibrado graças à distribuição harmoniosa das áreas residenciais, comerciais e serviços, assim há presença constante de pessoas em todos os horários. Assim a segurança aumenta naturalmente. 

Além disso, os projetos incluem câmeras de videomonitoramento 24h em pontos estratégicos da cidade, que visam desestimular ações que ameacem a segurança do cidadão e a integridade dos bens comuns. As imagens em tempo real podem ser acessadas por meio de um aplicativo que conecta a população. Esse app permite informar uma situação suspeita no grupo de moradores e enviar alerta de emergência com a geolocalização para alguns contatos cadastrados. 

A primeira cidade inteligente do país – e a primeira inclusiva do mundo – implantada no Ceará, possui um aplicativo próprio – o Planet App, entre mais de 50 soluções inteligentes. A Smart City Laguna fica no município de São Gonçalo do Amarante (55 Km de Fortaleza) e é projetada para abrigar 25 mil pessoas e atualmente conta com as primeiras 100 famílias morando.

Outro aspecto que chama a atenção, em Laguna, é a arquitetura dos bairros residenciais, que implanta o modelo “cul-de-sac” - expressão francesa que se refere a ruas com balões de retorno - recurso que funciona bem na Europa e deve auxiliar na segurança também no Brasil. Os balões de retorno, afinal, reduzem o tráfego perto das residências, evitando o fluxo de desconhecidos e permitindo ver melhor quem está passando por ali. 

Acredito que as cidades devem sempre estar a serviço dos cidadãos, e não o contrário. Por isso, defendo as cidades inteligentes como uma forma de melhorar a vida das pessoas. Projeções da ONU indicam que a população mundial deve atingir 11 bilhões em 2050. Não por acaso, a criação das smart cities é um assunto que desperta cada vez mais o interesse das autoridades e da sociedade civil. O crescimento populacional exige uma inteligência focada na estruturação dos centros urbanos, a fim de evitar ainda mais a desigualdade social, uma das principais causas da violência e da insegurança da população.

Nas cidades em que tecnologia e espaço físico estão integrados, cria-se constantemente o senso de pertencimento, o engajamento nas atividades locais e a ocupação das ruas e espaços de lazer. Com todos esses aspectos contemplados - e funcionando - os moradores, afinal, podem desfrutar de um estilo de vida mais humano, sustentável e seguro. 

Sobre Susanna Marchionni:

Susanna Marchionni é a CEO da Planet Smart City no Brasil e cofundou a empresa em 2015, ao lado do CEO Global Giovanni Savio. Ela tem 25 anos de experiência no setor imobiliário e é a força motriz da empresa no Brasil, liderando a disseminação do conceito de cidade inteligente inclusiva no país. Susanna é responsável pela expansão da empresa no Brasil nos próximos anos.

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Convenção: Cinco partidos apoiam a reeleição de Fernando Gomes

Uma frente formada por cinco partidos apoia a reeleição de Fernando Gomes em Convenção que será realizada, neste dia 12, na área livre do Teatro Municipal Candinha Doria, em Itabuna

Son Gomes e Fernando Gomes

Obedecendo as normas de segurança sanitária, que permite a realização de eventos com até 100 pessoas, e com distanciamento social, a frente formada pelo PTC, Republicanos, PSL, Solidariedade e PMN , realiza sua convenção municipal e anuncia o apoio à reeleição do prefeito Fernando Gomes (PTC), que vai tentar o sexto mandato. Os cinco partidos  também vão anunciar  os nomes de  145 candidatos  para a Câmara Municipal e o de Son Gomes, que foi por mais de três anos secretário de Administração do governo municipal, para vice-prefeito pelo Republicanos.

Na solenidade, que será realizada das 14 às 17 horas, na área externa do Teatro Municipal Candinha Dórea,  o prefeito Fernando Gomes vai defender uma grande mobilização dos cinco partidos que o apoiam numa campanha histórica e que deve contar com a participação de cada um dos candidatos à Câmara Municipal visando criar uma bancada forte no apoio ao governo municipal. Ele também defende  a continuidade da parceria entre o município e o governo do Estado para superação da crise provocada pelo covid-19, que gerou desemprego e redução nas receitas municipais.

Como político experimentado, o candidato à reeleição vai destacar a importância de uma campanha propositiva visando consolidar das realizações do seu governo e a implementação de ações em setores que  sempre considerou prioritários como a saúde, educação, segurança, geração de emprego e renda e a promoção do desenvolvimento econômico , o que precisa da união de todos num momento de crise.

Um fato esperado para a convenção é o discurso de Son Gomes, que anuncia o seu apoio e integração à campanha para reeleição de Fernando Gomes, com quem aprendeu a dialogar e ouvir os anseios maiores da população, o que foi fundamental para a construção da aliança suprapartidária nesta campanha que começa agora e vai trabalhar de forma integrada para uma grande vitória nas eleições, inclusive com a formação de uma bancada representativa no legislativo municipal.


ALMIR MELO JÚNIOR PREGA UMA POLÍTICA DE PAZ E PROSPERIDADE PARA CANAVIEIRAS

Almir Júnior: Canavieiras preciso mudar o modo de fazer politica, potencializando o bem e o desenvolvimento

Ao ser entrevistado na tarde desta sexta-feira (11) na rádio Costa Sul FM, o pré-candidato a prefeito de Canavieiras, Almir Melo Júnior, enfatizou que é preciso mudar o modo de fazer política na cidade, potencializando o bem e o desenvolvimento. Com base nessa premissa, pretende usar toda a sua experiência de 12 anos na administração pública para atrair investimentos para a geração de emprego e renda em Canavieiras.

Pré-candidato pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Almir Melo Júnior deverá ter seu nome homologado na Convenção Municipal que será realizada às 15h30min da próxima terça-feira (15). No mesmo evento também serão homologados os candidatos a vereador, com os respectivos números, e deliberadas as propostas de coligações com outras agremiações partidárias e escolhido o candidato a vice-prefeito.

Almir Melo Júnior destacou que na elaboração do seu Plano de Governo a valorização do jovem, a gestão administrativa e a geração de emprego e renda estão bastante evidenciadas. “Estamos promovendo um amplo debate com as lideranças da comunidade para construir uma proposta factível para retomar o desenvolvimento de Canavieiras, a valorização da economia e a cultura da população”, ressaltou na entrevista.

Dar andamento a projetos elaborados por ele quando secretário de Obras de Canavieiras é outro compromisso do pré-candidato, a exemplo da pavimentação asfáltica da rodovia Transouricana (BA-274). A obra, que deverá ser executada em parceria entre o Governo do Estado da Bahia, a Veracel Celulose e a Prefeitura, atualmente é uma das prioridades das partes envolvidas e beneficiará a economia agropecuária do município.

No turismo, outra grande realização, também solicitada por Almir Melo Júnior é a continuação da BA-001, no trecho entre a Canavieiras e Belmonte, cujos estudos de viabilidade técnica e econômica estão aprovados. A dragagem da Barra do rio Pardo é outro projeto que se encontra no Ministério do Turismo e que permitirá a navegação de embarcações maiores, o que incrementará substancialmente o turismo.

Almir Melo Júnior garante que se apresenta como pré-candidato com a finalidade de abrir portas e não criar muros, como atualmente acontece, para tornar Canavieiras uma cidade que privilegie sua comunidade, oferecendo serviços de qualidade, especialmente na educação, saúde e assistência às pessoas. “Queremos inovar na educação, usando a tecnologia, hoje tão utilizada em todo o país, porém desprezada em Canavieiras”, citou.

A saúde, um dos bens mais importantes à vida, será um divisor de água da administração pública, com a implantação de uma semi UTI e a implantação de um convênio com a estrutura cardiológica de Itabuna, que analisará os pacientes via internet até sua transferência para o hospital. Por meio de um aplicativo no smartfone o cidadão marcará sua consulta, eliminando filas e ainda pode avaliar o atendimento.

Uma das principais preocupações de Almir Melo Júnior é realizar uma gestão eficiente, na qual o cidadão merece o respeito, pois a população é o elo mais importante de uma nação. “Envidarei todos os esforços e minha experiência na área pública para transformar Canavieiras numa cidade que respeita seus munícipes e trabalha para o bem-estar do cidadão, como deve ser num país democrático”, finalizou.

Por - Walmir Rosário




Augusto Castro consternado com a morte de “Seo Zé da Churrascaria”

O pré-candidato do PSD a prefeito de Itabuna, Augusto Castro, se disse consternado com o falecimento de José Alves dos Santos, carinhosamente conhecido como “Seo Zé da Churrascaria”, na manhã desta sexta-feira, 11. O empresário esteve internado no Hospital Calixto Midlej Filho, mas não resistiu a uma cirurgia a que foi submetido.

Figura popular,  “Seo Zé”  manteve durante muitos anos uma churrascaria na Rua São José, no bairro de Fátima, onde recebia com alegria, em companhia de sua família, uma legião de fregueses que eram atendidos com cortesia e bastante intimidade, já que a maioria se tornava  amiga pela prosa agradável com o empresário, que fazia questão de visitar cada mesa do estabelecimento.

 “Convivi e vivi momentos admiráveis com  ‘Seo Zé’, uma figura humana, sensível e companheira”, disse Augusto Castro  que externou aos filhos do pequeno empresário seus votos de condolências neste momento de dor e sofrimento. “Espero em Deus os ajude a enfrentar  a vida daqui para a frente sem o amoroso pai e amigo”, sintetizou. 

Quem também lamentou o falecimento foi o presidente do diretório municipal do PSD, Alcântara Pellegrini, acrescentando que doravante, Itabuna ficará ainda mais triste sem a presença de “Seo Zé” que a todos encantava pela fidalguia e trato humano. “A gente não era tratada como cliente, apenas. Ao contrário, todos nos sentíamos como se membros da família fosse”, declarou.

 O dirigente partidário apresenta aos filhos e herdeiros de “Seo Zé” suas condolências ao mesmo tempo que pede a Deus que seja misericordioso e receba a alma do falecido com alegria. Deixará muitas saudades”, resumiu. Da ascom

Bahia firma parceria com a Rússia para comercializar 50 milhões de doses da vacina


O fundo soberano da Rússia (RDIF) e o Governo da Bahia assinaram um acordo de cooperação para o fornecimento de até 50 milhões de doses da vacina russa Sputnik V, a primeira contra coronavírus registrada no mundo. O acordo permitirá que a Bahia, por meio da Bahiafarma, comercialize a vacina em território brasileiro, com a possibilidade de entrega a partir de novembro de 2020, desde que aprovada pelos órgãos reguladores do Brasil.


De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, “a vacina está sendo testada em cerca de 40 mil pessoas em todo o mundo, se mostrando segura e eficaz até o momento. Ministrada em duas doses, ela utiliza a plataforma de adenovírus humano, que é conhecida e estudada há décadas. Outras vacinas em estágio de pesquisa utilizam adenovírus de macaco ou mRNA, o que significa que seus efeitos e reações adversas precisam ser estudados por mais tempo”.

O adenovírus humano é uma plataforma para o desenvolvimento de vacinas que tem se mostrado segura ao longo de décadas, incluindo 75 publicações científicas internacionais e mais de 250 ensaios clínicos.

Testes clínicos

A vacina Sputnik V está sendo avaliada, na fase 3, em aproximadamente 40 mil pessoas em todo o mundo. No Brasil, o Governo da Bahia, por meio do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Couto Maia, submeterá à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido para testes clínicos em 500 brasileiros. A expectativa é que os testes tenham início no próximo mês.  

Vacina Sputnik V

Em 11 de agosto, a vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia de Gamaleya, foi registrada pelo Ministério da Saúde da Rússia e se tornou a primeira vacina registrada do mundo contra Covid-19, com base em uma plataforma de adenovírus humano. O governo russo já recebeu pedidos de 1 bilhão de doses da vacina. Informações detalhadas sobre a Sputnik V estão disponíveis em sputnikvaccine.com.

Foto: Paula Fróes/Arquivo GOVBA
Secom 

Auxílio Emergencial injetou em agosto cerca de 242 milhões na economia de Itabuna


É fato que o Auxílio Emergencial do Governo Federal tem ajudado muitos brasileiros neste momento difícil de pandemia. Em Itabuna, não tem sido diferente. Somente no mês de agosto, de acordo com dados do Ministério da Cidadania, somente no mês de agosto foi injetado R$ 242,7 milhões na economia do município. Um recurso que tem ajudado muitas famílias que ficaram sem renda nos últimos meses, assim como o município, que ganha um fôlego em sua economia que tanto foi abalado tendo o comércio fechado por mais de 100 dias.


Agora, com a Medida Provisória 1000, de 02 de Setembro de 2020, o Governo Federal implementa mudanças para o recebimento do Auxílio Emergencial Residual. Além da redução no valor, que passa de R$ 600,00 para R$ 300,00, existem alguns requisitos que definirão se as pessoas que até então vinham recebendo, se permanecerão sendo beneficiadas com o Auxílio Emergencial Residual.

Entre as condições para continuar recebendo, não ter vínculo de emprego formal ativo após o recebimento do auxílio emergencial; não receber benefício previdenciário ou assistencial ou benefício de seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal após o recebimento do auxílio emergencial, com ressalva para os benefícios do Programa Bolsa Família; e não ter renda familiar mensal per capita acima de meio salário mínimo e renda familiar mensal total acima de três salários mínimos.

Vale ressaltar que terá seu auxílio cancelado quem tenha sido incluído, no ano de 2019, como dependente de declarante do Imposto de Renda da Pessoa Física, na condição de cônjuge, companheiro com o qual o contribuinte tenha filho ou com o qual conviva há mais de cinco anos/ companheiro com o qual o contribuinte tenha filho ou enteado com menos de 24 anos e que esteja matriculado em estabelecimento de ensino superior ou de ensino técnico de nível médio. Também terá o benefício cancelado quem esteja preso em regime fechado, ou tenha menos de 18 anos, com exceção para o caso de mães. Mais informações pelo 98118-5848/ 99964-0667/ 98841-1871.

Prefeito Fernando Gomes visita Feira Livre do Bairro Califórnia


 Fazendo parte do cronograma de trabalho desenvolvido pelo município, o prefeito Fernando Gomes visitou na manhã desta sexta-feira 11, os feirantes da Feira Livre do Bairro Califórnia que está recebendo reforma na sua infraestrutura.

No local já foi iniciada a reforma do telhado, piso e estrutura metálica. Assim como também reforma dos sanitários e banheiros.

O prefeito Fernando Gomes garantiu que os feirantes e seus fregueses terão um espaço mais organizado e humanizado, dando maior conforto e dignidade a todas as pessoas que visitam aquele espaço popular e importante da cidade.

Outra obra que deverá ser realizada é a cobertura do canal, numa extensão de cerca de 250 metros. Essa é a maior reivindicação dos feirantes, que depositam toda a confiança no prefeito Fernando Gomes na execução da obra.

Requalificação da Beira Rio irá melhorar a qualidade de vida dos itabunenses


As obras de requalificação das Avenidas Aziz Maron e Fernando Cordier, no centro de Itabuna, seguem num ritmo acelerado e que tem animado muitos itabunenses quando se fala em melhoria da qualidade de vida. O espaço será entregue a população todo pronto para a prática de caminhadas, corridas e lazer, inclusive com parque infantil e academia ao ar livre.

  Vale ressaltar que as obras foram iniciadas em fevereiro deste ano e contemplam melhorias em todo o calçamento da Beira Rio. O aposentado Marcos Antônio Dias, que caminha diariamente no local, está gostando muito do resultado da obra. “Itabuna ganha uma nova área de lazer no centro da cidade. Está ficando muito bonito e bem sinalizado”.

A estudante Rita de Cássia Tavares comenta que será um ótimo espaço para a juventude.

Já a dona de casa Sandra Pacheco Borges, lembrou que esta requalificação incentivará a prática de atividades, além de embelezar a Beira Rio. O vigilante Thiago Coelho, lembra que além da pista para caminhada e os equipamentos para a prática de exercícios, houve uma preocupação com a inclusão social, “já que está sendo instalado um piso tátil para portadores de deficiência visual”.

Itabuna perde “Seu Zé” da Cabana do Churrasaco

Seu Zé e D. Marly, saudades!

 Na madrugada desta sexta-feira, 11, morreu em Itabuna, José Alves dos Santos, 75 anos de idade, carinhosamente tratado por seus amigos e milhares de clientes como “Seu Zé”. Ele era proprietário da Churrascaria e Cabana do Zé, localizada na Rua São José, Bairro de Fatima.

Hoje, segundo a sua filha, Daniela está completando 100 dias que sua mãe, Dona Marly, faleceu. O motivo da morte de Seu Zé, foi clínico, após sentir dores, foi ao hospital, lá constatou-se, que se tratava de apendicite.  Sempre receptivo, carismático, alegre e Seu Zé,  marcou a vida de muita gente e das famílias de Itabuna e região, com seu jeito especial de atender a todos sem distinção, de cor ou padrão social.

Com Dona Marly, sua companheira de longas datas Seu Zé  conviveu cerca de 50 anos  de um grande laço matrimonial. Agora os dois são estrelas da Luz Eterna do nosso Deus Pai.

O corpo de Seu Zé, está sendo velado no SAF, rua Juca Leão e o sepultamento, acontecerá às 16h, no Cemitério do Campo Santo de Itabuna.  Daqui o blog Expressaounica, expressa os seus mais profundos sentimentos, extensivo a toda sua família, amigos e clientes.  

Sob os olhares de Mano, Bahia perde para o Grêmio e amplia jejum

 Tricolor chegou ao sexto jogo sem vencer no Campeonato Brasileiro

Do - Correio da Bahia - Se a primeira impressão é a que fica, o técnico Mano Menezes não deve ter gostado do que viu no primeiro jogo que acompanhou como treinador tricolor. Ainda sob o comando do interino Cláudio Prates, o Bahia voltou a tropeçar no Brasileirão e foi derrotado pelo Grêmio, por 2x0, na noite desta quinta-feira (10), no estádio de Pituaçu.

Alisson e Darlan - um em cada tempo - marcaram os gols do time gaúcho, que não vencia no Brasileirão há seis jogos. Do outro lado, o resultado ampliou para seis partidas o jejum de triunfos que do Esquadrão, que estacionou nos nove pontos e agora ocupa a 15ª colocação, a um ponto da zona de rebaixamento.

Além da derrota, o tricolor ostenta agora também a marca de pior defesa do Brasileirão, ao lado do Red Bull Bragantino, com 14 gols sofridos em oito partidas. 

O próximo compromisso da equipe na Série A será domingo (13), quando recebe o Atlético-GO, às 18h, novamente em Pituaçu, já com Mano Menezes na beira do campo. 

Mano Menezes ao lado do presidente Guilherme Bellintani em um camarote em Pituaçu
(Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

O jogo
Antes de bola rolar, os jogadores de Bahia e Grêmio realizaram um manifesto contra as agressões sofridas por atletas e funcionários do Figueirense, na última semana. Quando o jogo começou, o Bahia foi o primeiro a dar as caras.

Com apenas um minuto, Élber aproveitou o erro na saída de bola gaúcha e serviu Gilberto. O camisa 9 mandou uma bomba, mas Vanderlei salvou o Grêmio.

Com as linhas baixas, o Bahia esperava o Grêmio e aproveitava os espaços dado pelo adversário para criar as jogadas, principalmente pelo lado direito de ataque.

Na escapada em velocidade, Élber voltou a encontrar Gilberto. O atacante tentou a finalização, mas o chute explodiu na defesa. Minutos depois Élber lançou Nino Paraíba. O lateral foi na linha de fundo, mas de novo a defesa do Grêmio afastou o perigo.

Enquanto isso, o Grêmio pouco incomodava o Bahia. Mas quando chegou, Mateus Claus precisou fazer grande defesa na jogada ensaiada que terminou com chute à queima roupa de David Braz.

Com tantas chances desperdiçadas, os deuses do futebol mandaram um castigo sobre o tricolor baiano. Aos 23 minutos, Cortez mandou o lateral na área, Diego Souza raspou de cabeça e Alisson bateu forte, superando Mateus Claus e abrindo o placar para o Grêmio.

O gol animou o time do Rio Grande do Sul, que quase chegou ao segundo em duas oportunidades. Primeiro Alisson encobriu Mateus Claus, mas não conseguiu concluir e a defesa afastou. Depois na cabeçada de Diego Souza que passou raspando o travessão. Já o Bahia sentiu o baque e passou a ter dificuldade para criar as jogadas.

Na tentativa de deixar o Bahia mais ofensivo, Cláudio Prates voltou do intervalo com o atacante Rossi na vaga do volante Edson. A chance do empate até apareceu logo aos seis minutos, quando Rossi lançou Gilberto. O atacante ganhou da marcação na corrida, mas a finalização parou em Vanderlei. E como no primeiro tempo, o castigo veio logo depois.

Na troca de passes rápidos, Everton deixou Darlan livre dentro da área para chutar forte, estufar as redes de Mateus Claus e fazer 2x0 para o Grêmio aos oito minutos.

Aos 19, Matheus Henrique fez falta dura, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com um homem a mais, o Bahia se lançou ao ataque, mas continuava parando em Vanderlei. Depois do cruzamento, Élber se antecipou a marcação e deu um toquinho que o goleiro gremista salvou.

A superioridade numérica do Bahia, no entanto, durou pouco. Aos 30 minutos, Gregore fez falta violenta e recebeu o vermelho direto. Aí o Grêmio voltou a colocar pressão. O Esquadrão se viu em apuros em dois chutes de Luiz Fernando e na jogada de Orejuela que Claus deu um tapinha salvador. Sem poder de reação, o Bahia viu o tempo passar e amargou mais uma derrota.

Ficha técnica

Bahia 0x2 Grêmio - 9ª rodada do Campeonato Brasileiro

Bahia: Mateus Claus, Nino Paraíba (Jadson), Ernando Juninho e Matheus Bahia; Gregore, Edson (Rossi), Daniel (Clayson) e Rodriguinho (Marco Antônio); Élber e Gilberto (Elton).  Técnico: Cláudio Prates (interino)

Grêmio:  Vanderlei, Orejuela, Paulo Miranda, David Braz e Cortez; Matheus Henrique, Darlan (Rodrigues), Alisson (Guilherme Azevedo), Isaque (Rildo) e Everton (Lucas Silva); Diego Souza (Luiz Fernando). Técnico: Renato Gaúcho

Estádio: Pituaçu, em Salvador 
Gols: Alisson, aos 23 minutos do 1º Tempo; Darlan, aos 8 minutos do 2º Tempo  
Cartão amarelo: Nino Paraíba (Bahia); Darlan (Grêmio)
Cartão vermelho:  Gregore (Bahia); Matheus Henrique (Grêmio) 
Árbitragem:  José Mendonça da Silva Júnior, auxiliado por  Ivan Carlos Bohn e  Jefferson Cleiton Piva da Silva (trio do Paraná).


Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...