Pular para o conteúdo principal

Cidades inteligentes e seguras

Por Susanna Marchionni - @susanna.marchionni CEO no Brasil da Planet Smart City

Já pensou em morar em uma cidade segura, sem se preocupar com cercas elétricas, muros e portões? As cidades inteligentes são assim. 

Quando se ouve falar nas smart cities, os algoritmos da mente costumam conectar o termo a tecnologia. Faz sentido, pois são cidades que utilizam os recursos da tecnologia para melhorar a infraestrutura, otimizar a mobilidade urbana e criar soluções para os moradores e o seu entorno. Mas não apenas isso. Em uma smart city a segurança vem antes de tudo.

Não é de hoje que a insegurança é um dos maiores problemas do Brasil. Nas cidades inteligentes, a segurança se faz com tecnologia, integração da vizinhança, inclusão social, soluções urbanísticas, espaços compartilhados e ocupação das áreas públicas, gerando o sentimento de pertencimento ao lugar. 

As cidades inteligentes, portanto, são ainda mais inovadoras quando o assunto é segurança. O seu planejamento urbano promove um ambiente equilibrado graças à distribuição harmoniosa das áreas residenciais, comerciais e serviços, assim há presença constante de pessoas em todos os horários. Assim a segurança aumenta naturalmente. 

Além disso, os projetos incluem câmeras de videomonitoramento 24h em pontos estratégicos da cidade, que visam desestimular ações que ameacem a segurança do cidadão e a integridade dos bens comuns. As imagens em tempo real podem ser acessadas por meio de um aplicativo que conecta a população. Esse app permite informar uma situação suspeita no grupo de moradores e enviar alerta de emergência com a geolocalização para alguns contatos cadastrados. 

A primeira cidade inteligente do país – e a primeira inclusiva do mundo – implantada no Ceará, possui um aplicativo próprio – o Planet App, entre mais de 50 soluções inteligentes. A Smart City Laguna fica no município de São Gonçalo do Amarante (55 Km de Fortaleza) e é projetada para abrigar 25 mil pessoas e atualmente conta com as primeiras 100 famílias morando.

Outro aspecto que chama a atenção, em Laguna, é a arquitetura dos bairros residenciais, que implanta o modelo “cul-de-sac” - expressão francesa que se refere a ruas com balões de retorno - recurso que funciona bem na Europa e deve auxiliar na segurança também no Brasil. Os balões de retorno, afinal, reduzem o tráfego perto das residências, evitando o fluxo de desconhecidos e permitindo ver melhor quem está passando por ali. 

Acredito que as cidades devem sempre estar a serviço dos cidadãos, e não o contrário. Por isso, defendo as cidades inteligentes como uma forma de melhorar a vida das pessoas. Projeções da ONU indicam que a população mundial deve atingir 11 bilhões em 2050. Não por acaso, a criação das smart cities é um assunto que desperta cada vez mais o interesse das autoridades e da sociedade civil. O crescimento populacional exige uma inteligência focada na estruturação dos centros urbanos, a fim de evitar ainda mais a desigualdade social, uma das principais causas da violência e da insegurança da população.

Nas cidades em que tecnologia e espaço físico estão integrados, cria-se constantemente o senso de pertencimento, o engajamento nas atividades locais e a ocupação das ruas e espaços de lazer. Com todos esses aspectos contemplados - e funcionando - os moradores, afinal, podem desfrutar de um estilo de vida mais humano, sustentável e seguro. 

Sobre Susanna Marchionni:

Susanna Marchionni é a CEO da Planet Smart City no Brasil e cofundou a empresa em 2015, ao lado do CEO Global Giovanni Savio. Ela tem 25 anos de experiência no setor imobiliário e é a força motriz da empresa no Brasil, liderando a disseminação do conceito de cidade inteligente inclusiva no país. Susanna é responsável pela expansão da empresa no Brasil nos próximos anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADSIVAÇO DE PANCADINHA

  Em Adesivaço neste domingo, bairros demonstram apoio à Campanha de Fabrício Pancadinha  A desivaço, ação liberada para demonstração de apoio a candidaturas a prefeito(a) e vereadores neste 2020, tem marcado o início da campanha de diversos políticos por todo o país. Em Itabuna, Sul da Bahia, não seria diferente.  Na manhã deste domingo foi a vez do artista e candidato a vereador Fabrício Pancadinha receber o apoio de inúmeros amigos à sua campanha. “Recebemos muita gente de outros bairros aqui no Bairro São Pedro, que vieram demonstrar seu apoio e nos ajudar nesta caminhada, em uma campanha que é do povo para o povo. Sou uma pessoa da periferia da cidade, me orgulho disso, e nossa campanha não conversaria de forma diferente! Estou muito feliz em perceber que nosso nome tem sido o escolhido para ser a voz da representatividade e da resistência! Podemos fazer muito quando unidos, e o meu povo já entendeu isso!”, declarou Fabrício.  Manuela Berbert   MB Produções 

Itabuna testa profissionais

População não deve se descuidar Os profissionais que trabalham na Secretaria de Educação do Município foram submetidos ao teste da COVID-19 na manhã de quinta-feira (1º). Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde/Vigilância Epidemiológica esteve no Centro Administrativo para fazer a testagem. Vale ressaltar que esta ação integra o rol de medidas adotadas pela administração municipal, como forma de ampliar a detecção de pessoas contaminadas pela COVID-19. Em tempo, vale lembrar que mesmo com a redução no número de casos da doença na cidade, a população não deve se descuidar. É importante continuar usando a máscara de proteção facial de forma correta, cobrindo nariz e boca, fazer uso constante de álcool em gel quando não tiver acesso a água e sabão, além de manter o distanciamento social e evitar aglomerações. ascom

O último adeus de Babau deixa Itabuna triste

Agora entregue a Deus. Atualizado às 17h - |Morreu às 5h, deste sábado 25, Dia de São Cristovão, de infarto  em Itabuna, Lecival Apóstolo de Jesus, o nosso querido "Babau", aos 57 anos de idade e, que prestava seus serviços, ad hoc,  à Câmara de Vereadores de Itabuna. local, esse, onde construiu  grandes amizades com todos que fazaem aquela Casa Legislativa. principalmente,  com os parlamenteres que tinham, por ele, o maior respeito e carinho.  Ultimamente Babau era um dos auxiliares do Presidente, Ricardo Xavier, que tinha por "Babau", em seu gabinete, uma grande admiração, por ser ele uma pessoa sempre alegre e prestativa.  Assim, também aconteceu  com o vereador Aldenes Meria, quando foi também presidente da Casa,  A realidade é que ,nde Babau se encontrava ninguém ficava triste, devido as suas piadas e brincadeiras. Tinha uma grande energia e defendia seus amigos como ninguém.     Daniel Santos, seu cunhado, que por muitos anos e, hoje, aposetnado,