sábado, 29 de agosto de 2020

Há 32 anos Boeing da Vasp era sequestrado para ser jogado contra Sarney no Planalto

Manobra heróica do piloto, colocando o avião em parafuso, fez o sequestrador cair e ser dominado. O copiloto foi morto.

Há 32 anos Boeing da Vasp era sequestrado para ser jogado contra Sarney no Planalto

Do - Diário do Poder -  Há 32 anos, no dia de hoje, o o saudoso piloto e herói Fernando Murilo de Lima e Silva (falecido no último dia 26, em Búzios (RJ), do Boeing 737-300 da Vasp — voo 375 —, saiu de Confins (MG) e pretendia seguir para o destino final, o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Dada: 29 de setembro de 1988.

O desempregado Raimundo Nonato Alves da Conceição, de 28 anos, ex-funcionário da Construtora Mendes Júnior, arranjou um culpado para suas desditas: o então presidente José Sarney. Decidiu sequestrar o Boeing e jogá-lo no Palácio do Planalto, com o objetivo de matar o presidente da República.

O maranhense Raimundo Nonato – que trabalhava em garimpos no Pará – entrou no avião em Belo Horizonte. Cento e cinco pessoas estavam no voo. O comandante do Boeing era Fernando Murilo de Lima e Silva e Salvador Evangelista, o Vângelis, era o copiloto.

De repente, Raimundo Nonato exigiu que a cabine fosse aberta. Como não foi, atirou e acertou uma orelha do comissário Ronaldo Dias. Insistiu que a cabine deveria ser aberta e, como não foi, atirou de novo e acertou a perna do piloto Gilberto Renhe, piloto extra da Vasp que estava de “carona” no voo. Com o tiroteio, a cabine foi aberta. Raimundo Nonato ordenou: “Vamos para Brasília. Tenho um acerto com Sarney!”

O piloto Murilo acionou o transponder e informou o código internacional de sequestro. “E ainda avisei bem baixinho que o desejo dele era jogar o avião sobre o Palácio do Planalto”, relata. Salvador Evangelista, de 34 anos, pegou o microfone para responder à torre de comando e Raimundo Nonato, pensando que estava armado, matou-o. Vângelis deixou uma filha.

Tripulantes retiraram o colega ferido pelo sequestrador, após pouso no aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia.

Ao sobrevoar Brasília, percebendo nuvens, Murilo informou a Raimundo Nonato que não havia como aterrissar. O sequestrador sugeriu que o piloto pousasse o avião em Anápolis e, depois, Goiânia.

“Foi aí que mostrei para ele o marcador de combustível e falei que o avião ir parar de funcionar e a gente ia cair. Ele nem quis saber. Eu continuei sobrevoando a pista de Goiânia e aí ele soltou: ‘Vamos para São Paulo’. Comecei a ficar desesperado porque se a gente mal tinha combustível para ali perto, que diria São Paulo”, afirma Murilo.

Ao perceber que o colega estava morto, “o comandante Murilo fez uma ação que foi crucial para o desfecho da história. Ele tirou o avião do piloto automático e executou um tonneau (manobra em que o avião dá uma volta completa ao redor de seu eixo longitudinal) para ver se o sequestrador perdia o equilíbrio”. Raimundo Nonato continuava de pé. “Foi então que decidi partir para uma manobra mais arriscada, o parafuso (o avião perde a sustentação e cai de bico, girando as asas como um pião; a aeronave gira descendo).

Um dos motores havia parado e eu pensei, como vou morrer mesmo, vou arriscar. Parti para o tudo ou nada. Já que vou morrer, vou morrer brigando porque, pelo visto, ele não ia me deixar pousar”, acrescenta o piloto. O sequestrador caiu e Murilo aproveitou para aterrissar no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia.

O sequestrador dizia só se entregar a Tamanini (foto), cuja voz ouvia na Rádio Nacional.

As manobras do piloto Murilo foram tão extraordinárias — inéditas — que até hoje não são reconhecidas pela Boeing. “Mesmo com testemunhas dentro e fora do avião, a empresa nunca homologou o feito”. “Isso nunca tinha acontecido na aviação comercial. Eles alegam que é praticamente impossível um Boeing executar isso”, afirmou Ivan Sant’Anna, autor de livro sobre acidentes de aviões.

Com uma pistola nas mãos, Raimundo Nonato continuou a ameaçar a tripulação, mas decidiu embarcar num Bandeirante da Aeronáutica. O comandante seguiu junto como refém. “Você não vai me trair, né?”, disse o maranhense. Murilo redarguiu: “Não vou. Vai dar tudo certo”.

Um pouco antes – a íntegra da conversa do sequestrador com a torre e o piloto foi divulgada no jornal Folha de S.Paulo do dia 30 de agosto de 1988 – o repórter Irineu Tamanini, da Rádio Nacional e que cobria as atividades da Presidência da República e estava no Comitê de Imprensa do Palácio do Planalto – o sequestrador admitiu se entregar mas só faria isso ao repórter Tamanini. O sequestrador conhecia o repórter porque no garimpo ele escutava o dia inteiro a Rádio Nacional. O repórter não foi avisado do pedido e ficou sabendo apenas no dia seguinte ao ler a Folha de S.Paulo.

Raimundo foi alvejado por um atirador de elite.

Murilo estava ajudando Raimundo Nonato a subir no avião quando escutou um tiro. Um atirador de elite acertou o sequestrador. O piloto saiu correndo e, sentindo-se traído, Raimundo Nonato atirou e acertou uma de suas pernas.

Na época o Hospital Santa Genoveva (dirigido pelo médico Francisco Ludovico), agora fechado, era uma das principais referências em medicina em Goiânia e também ficava próximo do aeroporto. Os feridos — Murilo, Gilberto Renhe, Ronaldo Dias e Raimundo Nonato — foram levados para lá.

Médicos do Santa Genoveva examinaram Raimundo Nonato e disseram que, apesar de ter recebido três tiros, não corria risco de morte. Mas, de repente, morreu o homem que sonhava vingar-se do presidente Sarney. Ivan Sant’Anna diz que “a morte foi tão inesperada e estranha que nenhum legista de Goiás quis dar o atestado de óbito. Tiveram que chamar um legista de fora, o Badan Palhares”.

‘Exército’ dos traficantes no Rio de Janeiro já é maior que o efetivo da Polícia Militar

 Facções que controlam 1.500 favelas somam 56 mil criminosos e a PMRJ têm 44 mil policiais

PF tenta barrar o PCC no Rio, após STF proibir a polícia de agir contra o tráfico

As facções de traficantes que dividem o controle de cerca de 1.500 favelas do Rio de Janeiro já somam 56 mil criminosos muito bem armados e mais numerosos que a Polícia Militar do Estado, com 44 mil policiais. A estimativa do “exército de bandidos” foi citada nesta sexta (28) pelo procurador de Justiça Marcelo Rocha Monteiro, em entrevista à Rádio Bandeirantes. Ele adverte: a decisão do Supremo Tribunal Federal de proibir a polícia nas favelas fortaleceu as organizações criminosas. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Cresceu a ambição da gangue paulista “PCC” para se estabelecer nas favelas do Rio, como mostrou operação da Polícia Federal dias atrás.

Com a polícia proibida de agir, tiroteio de 27 horas marcou a tentativa de uma facção “tomar” o morro de São Carlos, no Rio, controlado por rivais.

NotíciasRelacionadas

Na decisão do STF, os ministros não parecem informados sobre o drama vivido pela população favelada sob a mira das armas dos bandidos.

O STF nem imagina que pode ser fuzilado morador com roupa amarela, cor rival, em morro controlado pelo “Comando Vermelho”, e vice-versa.


Solda em ar condicionado teria começado incêndio no Hospital Santa Luzia

 

Suspeita é que solda em aparelho em terraço da unidade hospitalar provocou incêndio, já controlado pelo Corpo de Bombeiros


Thais Umbelino
postado em 29/08/2020 12:07 / atualizado em 29/08/2020 12:17
 (foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)O Corpo de Bombeiros conseguiu controlar o incêndio que teve início por volta das 10h10 deste sábado (29/08) no Hospital Santa Luzia, da Asa Sul. Informações preliminares dão conta que o fogo começou em um ar condicionado. O quinto andar do prédio teve que ser evacuado e atualmente passa por rescaldo controlado. Não houve feridos.

Segundo Major Alisson Krüguer, responsável pela operação, o fogo teria começado após a manutenção de um equipamento de ar condicionado. “Inicialmente um serviço de manutenção de solda em equipamento de ar condicionado no terraço teria provocado o incêndio, mas essa informação só pode ser confirmada após a perícia do corpo de Bombeiros”, disse o Major.

Uma fumaça escura se espalhou rapidamente provocando pânico no hospital, segundo informou o Corpo de Bombeiros. O quinto andar teve que ser evacuado para garantir a segurança dos pacientes, mas segundo o Major responsável pela operação nenhum paciente teve que ser transferido para outros hospitais. Todos os pacientes estão no primeiro e segundo andar. Terceiro quarto e quinto estão passando pelo rescaldo. 

Hospitais próximos, como os do Grupo Santa Lúcia informaram que se prepararam para receber pacientes, mas até o momento não foi necessário. 

 

De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Santa Luzia, o incidente tratou-se de um foco isolado em equipamento no telhado da unidade. "Foi realizada evacuação preventiva de pacientes, cumprindo corretamente o que determina o protocolo de segurança, e os mesmos já foram reacomodados de volta ao hospital após autorização do Corpo de Bombeiros. Não houve feridos".

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Montagem da academia na Fernando Cordier está na reta final





        A Prefeitura Municipal de Itabuna segue com as obras na avenida Fernando Cordier, na Beira-Rio. Nesta quinta-feira (27), os técnicos de obras, da Prefeitura de Itabuna finalizaram a pintura dos aparelhos da academia ao ar livre, que terá, dentre outros equipamentos, barras para flexão e apoio. 

        Os equipamentos são feitos de eucalipto e metal. “Esperamos que a população usufrua dos aparelhos da melhor forma possível”, disse Jessica Chaussê, engenheira responsável pela revitalização. A pintura da pista de cooper também foi iniciada, e os técnicos já começaram a fixação do “guarda-corpo”, estrutura metálica que vai dar mais segurança a quem pratica caminhadas no passeio. 

        A revitalização da beira-rio, no trecho que compreende as avenidas Fernando Cordier e Aziz Maron começou em fevereiro. Durantes esses meses, as equipes executaram diversas melhorias. “O trabalho só não está mais adiantado por causa da pandemia e de algumas interrupções por conta das condições climáticas”, explicou Jessica. 

        Esta semana, as mudanças estão voltadas também para o parque infantil. O espaço que fica ao lado da quadra de esportes, já começou a receber grama. “Só faltam os brinquedos que estão em fase de confecção”, acrescentou a engenheira. 

        Na avenida Aziz Maron, os técnicos continuam a concretagem da calçada. A alvenaria do passeio também segue em ritmo acelerado. Nesta quinta-feira (27), os técnicos iniciaram marcação para outra academia, que será instalada na Avenida. A requalificação deverá ser inaugurada em setembro. Ascom

Itabuna atinge a marca de 2000 mil testes PCRs na modalidade Drive Thru

O município de Itabuna já contabiliza cerca de 2000 mil testes tipo PCR na modalidade Drive Thru. Esta técnica é mais específica e permite detectar o vírus da COVID-19 com altíssima precisão nos primeiros dias dos sintomas, e está sendo disponibilizada desde o mês de junho para população local através de agendamento prévio. Os testes são realizados três vezes por semana - quarta, sexta e domingo – na população que apresenta algum sintoma da doença.

 Este tipo de ação que é realizada pela Vigilância Epidemiológica no estacionamento do Teatro Municipal Candinha Doria tem como finalidade ampliar cada vez mais o número de testes aplicados na população. O agendamento prévio pode ser feito pelos telefones (73) 9 8109-7642 / 9 8119-5886 / 9 811-7596 / 9 8118-0345 / 9 8114- 3065 / 98119-6702 / 98123-8664

Número de recuperados ultrapassa os casos ativos

Uma boa notícia registrada nas últimas horas em Itabuna é que de acordo com o último boletim divulgado  pela Secretaria de Saúde/Vigilância Epidemiológica, o total de pacientes recuperados da COVID-19 ultrapassou o de casos ativos da doença no município.

 Na quinta-feira (27/08),  foram registrados 4.023 casos ativos, e 5.516 casos de pacientes curados. Uma boa notícia para todos, que reforça ainda mais a necessidade da população continuar se cuidando e evitando aglomerações, para que o Município chegue a números cada vez mais reduzidos da doença.


.- ascom

Bahia registra 3.124 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.124 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,3%) e 2.794 curados (+1,2%). Dos 250.977 casos confirmados desde o início da pandemia, 233.947 já são considerados curados e 11.787 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.




A EMASA COMPLETA 31 ANOS DE FUNDAÇÃO

Justiça determina extinção de mandato do prefeito de Itabuna e suspensão de  direitos políticos | Bahia | G1
Fernando Gomes o grande idealizador e fundador 

O abastecimento de água em Itabuna, antes da instalação da rede, era feito através

de duas fontes:  Antique e Mutucugê, sendo esta última comercializada pela família Hage. 

Apesar da emancipação política do município em 1910, não houve alteração no abastecimento, que continuou sendo feito através dos aguadeiros que utilizavam jegues para transportar os vasilhames de madeira denominados carótes. Só em 1936 surgiram as primeiras redes de água e posteriormente de esgoto. 

Em 1960 a prefeitura amplia o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O projeto foi elaborado pela Fundação SESP. Em  15 de setembro 1966 o município assina convênio com o Deseb – Departamento de Engenharia Sanitária do Estado da Bahia. O contrato foi assinado pela então prefeita em exercício Namir Oliveira Mangabeira e Silva. 

Em 22 de abril 1967 os serviços de água e esgoto de Itabuna são regulamentados através do Decreto 2.060 assinado pelo então prefeito José de Almeida Alcântara. Em outubro do ano seguinte é firmado outro convênio, desta vez, com a Seseb – Superintendência de Engenharia Sanitária do Estado da Bahia. 

Em 11 de novembro de 1971 a Embasa substitui a SESEB através da Lei 926 na gestão do então prefeito Simão Fiterman 

O prefeito Municipal de Itabuna faz saber que a Câmara de vereadores aprovou e eu sanciono a seguinte Lei: 

Art. l – Fica o Prefeito Municipal autorizado a firmar termo aditivo de re-ratifícação ao convênio de concessão dos serviços de água e de esgotamento sanitário celebrado anteriormente com a SESEB, nos termos da minuta anexarem como a PARTICIPAR ACIONARIAMENTE DO CAPITAL SOCIAL DA CONCESSIONÁRIA, ENTIDADE QUE SUBSTITUI A SESEB, por força do art.ll do Em Agosto de 1989 é criada a Emasa – Empresa Municipal de Águas e Saneamento S.A. 

A Emasa entra em cena 

Em março de 1987, incia-se uma discussão sobre a municipalização dos serviços de água e esgoto. Na gestão do prefeito Fernando Gomes, foi agilizado o processo de municipalização dos serviços de abastecimento de água de Itabuna, coleta, afastamento e tratamento do esgoto, o governador do estado era  Nilo Coelho,  o sistema  era a há vinte anos coordenado pelo Estado.  Em agosto  28  de 1989 é criada a EMASA – Empresa Municipal de Águas e Saneamento S.A 

O presidente da EMASA Jader Guedes, e sua diretoria, saúdam todos os seus funcionários e colaboradores nesta data, ao tempo em que renova o compromisso de continuar trabalhando dia e noite para oferecer a melhoria nas condições de trabalho de todos, e uma gestão cada vez mais eficiente para a comunidade itabunense. ascom/emasa


Hospital de Base de Itabuna dobra capacidade da Usina de Oxigênio


O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, dobrou a capacidade da Usina de Oxigênio que atende toda unidade, restabelecendo desta forma, todos os leitos que estavam bloqueados por conta de uma falha na usina.

Consequentemente, os 20 leitos de UTI disponibilizados para pacientes com a COVID-19 estão sendo também, novamente ocupados, seguindo a demanda de toda a região. 

De acordo com a direção do HBLEM, uma nova usina de oxigênio foi adquirida, possibilitando uma maior reserva de oxigênio, cerca de 52 metros cúbicos/hora. No momento, a necessidade do hospital tem sido de 20 metros cubicos por hora.

De acordo com o Diretor Médico do Hospital de Base, Eduardo Kowalski, a ampliação foi um ganho muito grande para o Hospital e para os pacientes. Com isso, o Base está funcionando com sua capacidade plena. Kowalski destacou também o backup de cilindros de oxigênio, que caso ocorra alguma oscilação da energia elétrica, fica garantido o fluxo de oxigênio de todos os pacientes.       O Hospital de Base atende pacientes de Itabuna e de cerca de 160 municípios do Sul e Extremo Sul da Bahia e se tornou referência no tratamento da Covid 19. ascom

STJ afasta Witzel do governo e prende Pastor Everaldo, presidente do PSC

Ministro prende três e ordena buscas contra presidente da Alerj e o desembargador do TJRJ

STJ afasta Witzel do governo e prende Pastor Everaldo, presidente do PSC

Do - Diário do Poder - O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (foto à esq.), foi afastado do cargo por 180 dias, segundo determinação do minisro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta sexta-feira (28), na sequência de investigações de corrupção razão em contratos da Secretaria de Saúde.

Assumirá o governo o vice Cláudio Castro, um obscuro ex-vereador escolhido por Witrzel para ser seu companheiro de chapa, em 2018. Castro também está entre os alvos de mandados de busca e apreensão cumpridos nesta sexta-feira.

NotíciasRelacionadas

Nenhum conteúdo disponível

No total, são cumpridos 17 mandados de prisão e 72 de busca e apreensão.

Também foi determinada a prisão do Pastor Everaldo, presidente do PSC, ao qual Witzel é filiado, do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Luiz Tristão e do ex-prefeito de Volta Redonda Sebastião Gothardo Netto, que é médico.

O ministro do STJ expediu mandados de busca e apreensão contra a primeira-dama Helena Witzel e o deputado André Ceciliano (PT),  presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o Palácio Laranjeiras e o desembargador Marcos Pinto da Cruz, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

O afastamento do governo, as prisões e os alvos dos mandados de busca, como o desembargador Marcos Pinto da Cruz e do presidente da Alerj, André Ceciliano, sugerem o desmantelamento de esquema de corrupção para tentar beneficiar

Witzel enfrenta processo de impeachment, na Alerj, e está no centro das investigações da Operação Placebo, que apura corrupção ma aquisição de materiais para o combate à pandemia de coronavírus.

Em maio, ele e sua mulher Helena foram alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Federal, também determinados pelo STJ.

As investigações se concentravam na contratação de uma organização social de sigla Iabas, emergencialmente por R$835 milhões para construir e administrar sete hospitais de campanha.

Alvo de buscas, o deputado André Ceciliano é mais um presidente da Assembleia do Rio e mais um petista suspeito de corrupção.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...