sábado, 7 de setembro de 2019

MANGÃO MAIS LÍDER DO QUE NUNCA

Do - www.nsctotal.com.br - Do O Avaí até teve chance de balançar as redes, mas a derrota por 3 a 0 para o Flamengo não pode ser creditada à ineficiência nos arremates ou em defesas do goleiro Diego Alves. O time rubro-negro foi superior no Mané Garrincha, em Brasília, pela 20ª rodada do Brasileirão 2019. Apesar do mando azurra, a grande maioria dos 47.575 torcedores vibraram com um Fla dominante por quase toda a partida neste sábado e que não perdoou as fragilidades do Leão. O líder do Campeonato Brasileiro venceu o lanterna.
Na próxima rodada, a última do primeiro turno do Brasileirão 2019, o Avaí vai jogar em Curitiba. Às 11h do próximo domingo, o Leão encara o Athletico-PR, que estará em meio à disputa das finais da Copa do Brasil. Já o Flamengo entra em campo antes. Às 17h de sábado, encara o Santos no Maracanã, em jogo com os dois primeiro colocados do Campeonato Brasileiro.

Sem-terra queimam floresta no Pará para tentar impedir reintegração de posse

Polícia foi chamada pelos próprios invasores que queriam simular crimes ambientais de fazendeiros

Os sem-terra contaram à polícia que tocaram fogo na floresta para dificultar a ação policial de apoio à reintegração de posse - Foto: Polícia Civil do Pará.
Mais um crime
A Polícia Civil do Pará fez o flagrante de “nefasto cenário de queimadas e crimes ambientais” no município de Redenção (PA), “provocados pelos integrantes do acampamento sem-terra”. Os invasores de duas fazendas chamaram a polícia para “denunciar” supostos crimes ambientais dos proprietários. Chegando ao local, a polícia viu que era tudo mentira, e identificou “prática de crimes bárbaros” dos sem-terra. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
A polícia registrou a queimada criminosa.
A Polícia Civil concluiu que as queimadas foram provocadas pelos sem-terra para impedir reintegração de posse ordenada pela Justiça.
Em vídeo de sem-terra admite à polícia que a queimada era para tentar impedir a reintegração. E que pagou pixuleco de R$20 a cada invasor.

Chuvas não tiram o brilho do 7 de setembro em Itabuna

Ten Coronel, Vercil Serpa, o prefeito Fernando Gomes, Ten Coronel, Valter Serpa, Inspetor PRF Marcus Vinícius e o Comandante do 15º BPM, Ten. Coronel, Daniel Riccio.

Apesar das fortes chuvas que caem em toda a cidade de Itabuna, desde ontem à noite, inclusive, forçando o interrompimento de energia elétrica por mais de uma vez,  o desfile do 7 de Setembro está acontecendo dentro de um grande clima de sucesso de público, de beleza visual e musical.

Tendo inicio às 8h30, o desfile que está acontecendo dentro de um grande brilho, na Avenida do Cinquentenário, programado para o termino  às 12h, um dos pontos alto foi a apresentação, pela primeira vez, da equipe do sistema de eco terapia criado pelo  15ºBPM sob o comando do Coronel Faustino,. O sistema inovador trata-se da cura de portadores de doenças neurológicas, através de montaria nos cavalos da instituição.

O prefeito Fernando Gomes agradecendo a presença  do grande público, que compareceu, apesar das chuvas, destacou o patriotismo do brasileiro e, em especial, o povo itabunense.   

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Reunião discute detalhes de Pesquisa de Mobilidade Urbana que será realizada em Itabuna

       Itabuna deu mais um passo para a realização de uma inédita e importante pesquisa de Mobilidade, que apresentará resultados práticos para a elaboração de estudos de transporte e planejamento de ações na área urbana do município. O projeto foi discutido durante reunião realizada na manhã desta sexta-feira (06), no Centro Administrativo Firmino Alves com a participação do vice-prefeito, Fernando Vita, do secretário municipal de segurança, trânsito e transporte, Vercil Serpa, do secretário de sustentabilidade econômica e meio ambiente, Jorge Vasconcelos, além do representante da Secretaria de Infraestrutura da Bahia, Antônio Peixoto, da Comap (Consultoria, Marketing, Planejamento e Rep. Ltda.), Cláudia de Aguilar e José Roberto Panella; e da Milênio Engenharia e Consultoria Ltda., João Carlos Scatena.

       Durante o encontro, a equipe técnica responsável pelo estudo apresentou detalhes sobre a pesquisa de origem e destino, explicando que o objetivo central do estudo é identificar os locais de origem e destino das viagens urbanas, além do modo de transporte utilizado, abrangendo ainda dados como o motivo pelo qual a viagem foi realizada e os horários de início e final da viagem.   

COLETIVO URBANO NO DIA 7 DE SETEMBRO

TRAJETO DOS ÔNIBUS DO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO URBANO NO  DIA 7 DE SETEMBRO

O Sistema de Transporte Coletivo de Itabuna funcionará no dia 07 de Setembro com tabela de domingo por ser feriado com reajustamento de tabelas para melhor atender e reforço em alguns bairros a partir das 07h até 12h. Os ônibus que saírem da região da Califórnia, Pedro Fontes, Parque Boa Vista, Novo Horizonte, São Lourenço e Hospital de Base sentido Shopping terão o ponto de ônibus localizado na Praça da Catedral (Praça Laura Conceição) deslocado para a Rua Nações Unidas, em frente à Catedral São José. Já ônibus que partem do Centro Comercial com destino ao Condomínio Jardim América, Bairro Parque Boa Vista, Atacadão, Condomínio Pedro Fontes, São Pedro (C01) e Daniel Gomes seguirão direto pela Avenida Amélia Amado.

Após o desfile, o Sistema de Transporte Coletivo Urbano voltará a sua normalidade, inclusive com o retorno dos locais dos pontos de ônibus habituais, no Centro da Cidade.

Os ônibus que seguirem para a região do Bairro São Caetano deverão fazer o seguinte percurso: Rua Nações Unidas, Rua Zildo Pedro Guimarães, Rua Rosenaide, Rua Bahia, Rua Zildolina, Ponte do São Caetano, Jequitibá Plaza Shopping e Av. Princesa Isabel.
 AScom

Itabuna será beneficiada com uma base de combustíveis da Petrobahia

 O prefeito Fernando Gomes recebeu na manhã desta sexta-feira (06) o empresário Luiz Gonzaga do Amaral Andrade, que é presidente do Sindicato das Distribuidoras de Combustíveis do Estado da Bahia (Sindicom-BA). A visita de cortesia teve como foco a atração de investimentos para o município. Ele está trazendo para Itabuna uma Base de Combustíveis da Petrobahia.

A Petrobahia é uma distribuidora moderna e tecnológica em operação por todo país, que atua com postos de combustível, abastecimento do mercado agronegócio, geradores, maquinário de indústria e querosene de aviação. “Esta base será um vetor de crescimento para o município e isto é uma satisfação muito grande nós do Governo Municipal, receber empresas que  contribuirão para o desenvolvimento de Itabuna”, comentou o prefeito Fernando Gomes.

Mais de seis mil pessoas participaram da mobilização dos JUB’s em Itabuna

Um total de mais de seis mil pessoas participaram em Itabuna da mobilização dos Jogos Universitários Brasileiros – JUB’s, com a realização de clínicas em nove escolas da rede estadual de ensino e uma série de ações práticas na arena montada na Praça Otávio Mangabeira (Camacã), que atraiu no período de 4 a 6 de setembro alunos da rede municipal, de escolas particulares, atletas e pessoas da própria comunidade. As atividades incluíram a realização de um campeonato de basquete 3 x 3 disputado na tarde de hoje(6).

Na arena, foram apresentadas  ao público novas modalidades esportivas do JUB’s, como o basquete 3 x 3 e o jogo eletrônico Fifa 2019. O espaço funcionou nos dias do evento sempre das 9h às 17h, aberto para crianças, jovens e adultos. Segundo Rafael Macedo Lopes de Oliveira, um dos coordenadores da Caravana dos Jogos Universitários Brasileiros, a arena recebia uma média de 120 pessoas por hora e estava aberta sem nenhum custo para a população.

Câmara de Itabuna reverencia Josué Brandão e Escola Bíblica

       
                                                         
         
A Câmara Municipal de Itabuna aprovou dois projetos de lei na Sessão Ordinária dessa quarta, 04. O primeiro, de autoria do vereador Júnior Brandão, reverencia a Escola Bíblica Dominical - EBD; o segundo, de iniciativa do Executivo itabunense, homenageia o professor Josué de Souza Brandão, falecido em 1989. A redação final das duas matérias será encaminhada para sanção ou veto do prefeito Fernando Gomes.

     No tocante à Escola Bíblica, a Casa de Leis declarou a EBD como patrimônio imaterial de Itabuna. A atividade evangelizadora das igrejas protestantes reformadas chegou ao Brasil em 1855 e hoje atende mais de 60 milhões de alunos matriculados. “Se [a lei] for sancionada, Itabuna pode ser a primeira cidade do interior da Bahia a tratar a Escola Bíblica como patrimônio”, destacou o vereador Júnior Brandão.

     Na mesma Sessão, os vereadores denominaram de Professor Josué de Souza Brandão a contenção numa encosta da Avenida Juracy Magalhães, próximo à Vila das Dores. A obra de urbanização, inaugurada em 2018, é uma homenagem ao educador que, além de fundar o Colégio Ciso, exerceu três mandatos como vereador destacando-se nas áreas de educação e assistência social.
 
   Ascom
  Fotos: Gabriel De Oliveira 

Complexo Porto Sul na região de Ilhéus ganha ato popular

  Os detalhes do projeto de construção do Complexo Porto Sul, na região de Ilhéus, foram debatidos durante uma reunião ocorrida na quinta-feira (5) entre representantes do governo ilheense, também do Comitê de Entidades Sociais em Defesa de Ilhéus (COESO), Grupo Redes de entidades sociais e comunidade da zona norte do município. Na pauta, as estratégias de mobilização em favor do projeto, quando os articuladores elaboraram um ato popular.
O movimento ganhou o nome de “Vem Porto Sul”, previsto para acontecer no próximo dia 20 de setembro, a partir da 9h, com concentração na Praça do Tamarineiro, no bairro Malhado. Com o ato, os articuladores estimam dar força e credibilidade, atrair apoio da população e superar a resistência ao projeto. A mobilização aponta para as necessidades econômicas reais para o desenvolvimento econômico local.
Conforme disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Urbanismo, Jerbson Moraes, as discussões giram em torno das comunidades da zona norte. Para ele, promover encontros que intensifique o debate, traz como resultado o fortalecimento do projeto. “Essas iniciativas colocam Ilhéus no debate do desenvolvimento, afinal, tudo isso vai gerar mais emprego e renda para o município e região”.

‘Fundão Sem Vergonha’ escancara os cofres do Tesouro Nacional para políticos e partidos


Até advogados de quem roubou serão pagos com dinheiro das vítimas, os contribuintes

A lei do Fundo Partidário, aprovada na Câmara, já batizada de “Fundão Sem Vergonha”, é uma das mais ousadas investidas da classe política contra o Tesouro Nacional. A partir de agora, o cidadão roubado pelo político terá de pagar os advogados dele, o corrupto processado. Terá de pagar também as multas da Justiça a candidatos que cometam delitos eleitorais. Além disso, partidos agora poderão comprar, com dinheiro do Fundão Sem Vergonha, carrões, aviões e sedes suntuosas. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Criada a pretexto de financiar obras nas bases eleitorais, a emenda parlamentar pode ser usada para bancar a campanha dos políticos.

Bahia Cacau ministra Oficina em Seminário do Museu da Gastronomia Baiana

Em Salvador a Bahia Cacau foi responsável pelas instruções em Oficina durante o XIII Seminário “Cacau & Chocolate: patrimônio alimentar da Bahia” promovido pelo Senac nesta quinta-feira, 05.  A iniciativa foi realizada em parceria com a Slow Food Brasil.
A história da produção do chocolate como processo - da origem na roça de cacau na região Sul do Estado até a criação da Agroindústria no município de Ibicaraí através da organização dos micros e pequenos produtores com a cooperativa - fez parte da contextualização do evento. 

Secti e Faeb alinham estratégias no 3º Workshop Cacau Sul Bahia

Encontro da Secti com a Faeb, organizadora do evento, teve início com uma reunião

O cacau é considerado uma das maiores riquezas da Bahia. Agora, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (Faeb) vão unir forças para alavancar ainda mais este setor que tem alto potencial econômico. O elo entre as duas partes se estruturou durante o 3º Workshop Cacau Sul Bahia, que aconteceu no auditório do edifício sede da Faeb/Senar, localizado no Comércio, nesta quinta-feira (5). O tema do encontro foi “diversificação na produção de cacau”.


Antes mesmo do evento começar, a Secti, representada pela secretária Adélia Pinheiro, foi convidada para uma reunião de cortesia, na qual a equipe de diretoria da Faeb, liderada pelo presidente Humberto Miranda, apresentou os projetos da casa e afirmou o compromisso com a indústria agropecuária baiana. Já em sua fala ao longo da apresentação que antecedeu as atividades do Workshop, o presidente ressaltou a necessidade de aproximar a Secti para desenvolver o agronegócio na Bahia. “Todo baiano é um pouco cacauicultor pela importância que este fruto tem na história do estado e precisamos da ciência, tecnologia e inovação para desenvolver ainda mais esta área e, assim, torná-la novamente uma fonte econômica”, afirmou.

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Procuradoria e AGU anunciam acordo de R$ 1 bilhões para Amazônia



Do - Diário do Poder - A procuradora-geral da República (PGR), Raquel Dodge, e o advogado-geral da União, André Mendonça, disseram hoje (5) ter chegado a um acordo junto ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que R$ 1 bilhão oriundo da Petrobras seja destinado a ações de preservação do meio ambiente, sobretudo na região da Floresta Amazônica.
Os dois se reuniram com Moraes na manhã desta quinta-feira (5). Segundo ambos relataram, o ministro deverá anunciar em breve a decisão que selará a destinação dos recursos. Também participaram do encontro o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

CAMPANHA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SOLIDARIEDADE DO CEBRAC JÁ APRESENTA PRIMEIROS RESULTADOS

   
 A secretária municipal de Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves, costuma dizer que “nenhuma conquista é individual; todas elas acontecem coletivamente”. Dentro dessa máxima, a Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME), recebeu, no início do ano de 2019, a visita do empresário Jônatas Pinho, sócio proprietário do Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC), para apresentar a proposta de realização, em parceria com a SME, de uma campanha que se converteria (e de fato se converteu) em duas vertentes importantes: educação ambiental e solidariedade. O empresário explicou que essa mesma campanha já foi realizada em outras cidades do país onde estão instaladas franquias do CEBRAC e que, a rigor do olhar social que a empresa mantém sobre as cidades onde elas estão instaladas, em Itabuna não poderia ser diferente. A partir daí a Secretaria Municipal da Educação, juntamente com sua equipe, resolveu envolver, prioritariamente, na experiência piloto, as dez unidades escolares que contam com turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. A partir daí, talvez nem nas melhores expectativas do Jônatas Pinho, idealizador da campanha, o seu alcance teria uma abrangência tão grande.

Desfile de 7 de Setembro altera trânsito na Avenida Soares Lopes

Visualização da imagem

DESFILE DE 7 DE SETEMBRO EM ILHÉUS  
Visualização da imagemO trânsito de veículos na Avenida Soares Lopes será interditado a partir das 19h de sexta-feira (6), nas mediações do Cine Santa Clara até a Pracinha da Irene, para a realização do desfile de 7 de Setembro, quando se comemora a independência do Brasil. Além disso, a Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram) fará o controle do tráfego nas vias e adjacências a partir das 5h de sábado (7), quando a via será isolada.
Motoristas terão as avenidas Oswaldo Cruz, Tiradentes e Bento Berilo, artérias do centro urbano para estacionarem os veículos. Será permitido o trânsito na Avenida Soares Lopes, de veículos oficiais e credenciados até as 7h30min de sábado. A partir desse horário o fechamento será total e os veículos serão canalizados para as adjacências.

Moro supera em 25 pontos aprovação de Bolsonaro, mostra Datafolha

Ministro da Justiça soma 54% de aprovação entre os ministros, enquanto 29% aprovam o presidente


Do - Diário do Poder - Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 5, revela que o ministro da Justiça, Sérgio Moro, ainda tem largo apoio da população brasileira. O ex-juiz da Operação Lava Jato soma 54% de aprovação, segundo dados colhidos na quinta (29) e sexta-feira (30) da semana passada, enquanto Bolsonaro obteve aprovação de 29% – uma diferença de 25 pontos entre os dois.
O ministro é considerado regular por 24% e ruim ou péssimo para 20% – 2% não responderam.
Quanto ao presidente Jair Bolsonaro, 30% o consideram regular e 38% o avaliam como ruim ou péssimo (2% não responderam).

ARTIGO: A ÓPERA-BUFA DA TERCEIRA VIA EM EUNÁPOLIS

 O laranjal de Robério é um indigesto abacaxi, que tentam descascar!

A ÓPERA-BUFA DA TERCEIRA VIA EM EUNÁPOLIS

As eleições municipais em Eunápolis, sempre foram caracterizadas pela polarização envolvendo grupos, que inviabilizaram o surgimento de alternativas à dicotomia de candidaturas.

Sob estapafúrdia argumentação de contrapor este fato histórico, um grupo de “velhas raposas”, está articulando para as próximas eleições em Eunápolis, uma já fadada ao fracasso “Terceira Via”. E por que essa sombria predestinação para este “novo grupo”? Simples: basta ver quem o esta integrando!

É necessário, inicialmente, saber que o maior líder dessa suposta “Terceira Via”, é o desgastado e impopular deputado Ronaldo Carletto (PP).
Ele está usando o vereador José Ramos Filho, como provável “cabeça de chapa”, num “casamento”, tendo como vice seu sobrinho “Carlettinho” e apoio do empresário e ex vice-prefeito Ailton Tomazelli e do ex-prefeito Neto Guerrieri.

A referência desse grupo é só de cifrões e por isso enfrenta dificuldade de se estabelecer como alternativa. Seu estigma é de “grupo dos riquinhos”! Todavia, é fato que esta confraria está à serviço dos interesses políticos e empresariais do atual prefeito, Robério Oliveira, que tenta a qualquer custo se manter no cargo.

Robério sabe que a maioria absoluta do povo de Eunápolis não o quer mais como prefeito e que as apostas apontam para inevitável vitória da Democrata, Cordélia Torres, esposa do ex-prefeito Paulo Dapé.
Estes fatos apavoram Robério e fazem os “riquinhos” terem esperanças de receberem dos cofres da prefeitura, as faturas dos transportes escolares, das intervenções hospitalares, asfaltos, lixo, consultorias e honorários advocatícios!

O único obstáculo é Cordélia eleita e por isso eles se fraternizam nesse “laranjal” característico de quem tem muitos abacaxis para descascar!

MORRE EM ITABUNA O TENENTE UILTON COTIAS

Morre aos 49 anos tenente Uilton Cotias, PM de Ilhéus


Morreu na madrugada desta quinta-feira (05), o tenente da polícia militar, Uilton Cotias, aos 49 anos de idade. Uilton, que era lotado na 68ª CIPM, em Ilhéus, estava internado no Hospital Calixto Midlej de Filho, em Itabuna, após ser submetido a uma delicada cirurgia na coluna lombar. Nesta quarta-feira (04) ele sofreu parada cardíaca, em decorrência de complicações na cirurgia.

De acordo com o Tenente Ribeiro, amigo de Uilton, o PM sempre foi muito dedicado e prestativa à corporação. Ele entrou na polícia em 1991, tornando-se tenente em 2011. Ele já passou pelo esquadrão de polícia montada, pela companhia de guarda e ainda era um dos fundadores da RONDESP.

Ainda não há informações sobre o local do velório e o horário do sepultamento. Uilton deixa esposa e três filhos.  

Gilson Nascimento
O tenente Gilson Nascimento  informando o ocorrido à Rádio Nacional de Itabuna, aos comunicadores Helio Fonseca e Marcelo Santos, demonstrou muita emoção e triste pela despedida precoce do colega. 

ÚLTIMA MENSAGEM NAS REDES SOCIAIS 

"Amigos, boa tarde!

Hoje (04/09/2019), às 14 horas, farei mais uma cirurgia na coluna lombar (artrodese e laminectomia), assim, ficarei fora de combate, por algum tempo.

Pedro Tavares apela ao governo pela lavoura do cacau

Pedro Tavares afirma que luta pela lavoura cacaueira precisa chegar também ao governo da Bahia

Ao louvar a iniciativa da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia pela realização da audiência do cacau, o deputado estadual Pedro Tavares (DEM), fez um apelo para que os Governos estadual e federal abracem a bandeira em favor da revitalização da lavoura cacaueira, do Sul Baiano. Ao longo dos últimos anos, Tavares defendeu a pauta no Parlamento Estadual e hoje voltou a destacar que sem a renegociação das dívidas, dos produtores de cacau não haverá resgate do desenvolvimento da região.
Segundo o deputado, houve um fracasso nas políticas para o enfrentamento da crise da lavoura a partir do surgimento da vassoura de bruxa. “Aconteceram falhas no programa de financiamento, baseado em uma nota técnica da Ceplac que estava errada, fato que causou o grave endividamento dos cacauicultores. Consequentemente há 30 anos, eles lutam para pagar essas dívidas, que se tornaram impagáveis, onde muitos perderam tudo, cometeram suicídios, outros infartaram, ficaram enfermos, tornando essa situação um drama histórico, que impactou no econômico e social da região”, relatou.

Suzano tem vagas para estagiários em Mucuri, Teixeira de Freitas e Nova Viçosa

Para se inscrever, o candidato pode estar matriculado em qualquer curso superior e ter previsão de formatura entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021

Do - jornaldamidia.com.br - A Suzano, empresa que está entre as 150 melhores para se trabalhar, segundo o ranking Great Place to Work, abre, nesta semana, as inscrições para o seu programa de estágio, em que os estagiários têm oportunidade de aprenderem e se desenvolverem ao lado de profissionais com larga experiência, transformando seus talentos e suas aspirações em projetos com impacto direto para a empresa. As inscrições vão até o dia 6 de outubro de 2019 e a previsão de início das atividades é janeiro de 2020.
As vagas são para unidades nas cidades de Aracruz (ES), Imperatriz e São Luis (MA), Mucuri, Teixeira de Freitas e Nova Viçosa (BA), Três Lagoas (MS) e Itapetininga, Jacareí, Limeira, Suzano e São Paulo (SP).
Durante o programa, os estagiários contarão com um programa de aprendizagem, com estímulo ao protagonismo e ao perfil inovador através de mentoria, job rotation, em que poderão explorar diversas áreas da empresa e projeto final autoral e desafiador a ser apresentado à diretoria da companhia, entre outros.
Empresários com interesse em comprar medidas provisórias, durante o governo Lula, já chegavam às reuniões para tratar do assunto levando o texto a ser assinado pelo presidente da República e o então ministro da Fazenda, Guido Mantega. Esta é uma das revelações mais contundentes de Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda do governo Lula, ao relatar como empresários com dívidas bilionárias em impostos compraram a MP 470, autorizando o parcelamento desses débitos. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Odebrecht pagou R$50 milhões pela MP 470 e totalizou R$14 milhões o suborno pago por Benjamin Steinbruch, da CSN, diz o ex-ministro.

Eventos prévios preparam e discutem temas para a Conferência Municipal de Assistência Social



Debates e apresentações de ideias marcaram as pré-conferências de Assistência Social em Itabuna. Desde o início do mês agosto foram realizadas sete pré-conferências e a última está programada para a próxima quinta-feira (05), no GAPA, reunindo Movimentos Sociais de Mulheres. Estes encontros antecedem a XII Conferência Municipal de Assistência Social de Itabuna, que acontece nos próximos dias 11 e 12 de setembro no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna (FTC).  As inscrições podem ser realizadas através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdTnKHxbvtjgzN2gB2ww07XNkMif6JZAQqUsYV103Yqt8c32w/viewform.

Ao convidar toda a população a participar da Conferência, a secretária Sandra Neilma falou sobre a relevância do evento para o fortalecimento da política de assistência social no município. “Lidamos com uma política muito técnica, pois encontramos situações individuais em que, muitas vezes, o cidadão está fragilizado e necessita de uma proteção especial. Por isso o nosso propósito é encontrar soluções para ampliar os atendimentos e criar mais equipamentos que atendam a população”, disse.

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Palocci diz que Odebrecht, Ometto e Stenbruch compraram MP no governo Lula

Em vídeo, o ex-ministro da Fazenda de Lula detalha o recebimento de subornos

Do - diário do poder - Ex-ministro da Fazenda do governo Lula (PT). Antonio Palocci revelou em delação premiada que o empreiteiro Marcelo Odebrecht, o presidente da Cia Siderúrgica Nacional (CSN), Benjamin Steinbruch, e Rubens Ometto, magnata do setor de distribuição de combustíveis, comprara a medida provisória nº 470, no governo Lula, no chamado Refis da Crise.
A MP comprada por meio de propinas permitiu que empresas exportadoras, como a Braskem, controlada pela Odebrecht, a CSN ou as empresas de Ometto parcelassem em até 12 vezes dívidas fiscais decorrentes de uma decisão desfavorável do Supremo Tribunal Federal (STF).
Palocci explicou que Odebrecht pagou propina de R$50 milhões e também a parte de Steinbruch, no valor de R$14 milhões, e ambas as empresas negociaram compensações em obras em que atuavam conjuntamente. Já Ometto, “ao que sei”, disse o ex-ministro, “fez pagamentos por dentro”, ou sejam, oficiais, “mas claramente vinculados” à edição da MP 470.

Governo da Bahia presenteia Itabuna com Pesquisa de Mobilidade Urbana


       Itabuna foi uma das poucas cidades do interior do estado a ser presenteada pelo Governo da Bahia com uma Pesquisa Inédita de Mobilidade Urbana (Pesquisa de Origem e Destino), que apresentará resultados práticos para a elaboração de estudos de transporte e planejamento de ações na área urbana de Itabuna. O vice-prefeito Fernando Vita e o secretário de Desenvolvimento Urbano, João Zulato, receberam no final da tarde de ontem (03) uma equipe do Governo do Estado para acertar detalhes desta pesquisa que terá início ainda nos próximos dias.

TOUR DOS JUBs, DO GOVERNO DO ESTADO, CHEGA À ITABUNA*


*INCENTIVO AO ESPORTE: TOUR DOS JUBs,  ORGANIZADO PELO GOVERNO DO ESTADO, CHEGA À ITABUNA*

A rigor da realização da etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que deverá reunir, em Salvador, entre 20 e 27 de outubro de 2019, cerca de mais de três mil atletas e dirigentes universitários de todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, em 14 modalidades esportivas e acadêmicas, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Trabalho, Renda e Esportes (SETRE), ensejou o projeto itinerante “Tour de Divulgação dos Jogos Universitários”, que está visitando várias cidades do interior e consiste na montagem de uma arena esportiva (basquete 3X3), além de espaços para games e música. Em Itabuna, o projeto inicia as suas atividades nesta quarta-feira (04) e seguirá até sexta-feira (06), na Praça Otávio Mangabeira, Centro.

Nos dias em que o tour do projeto estiver em Itabuna, cerca de 2.100 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Itabuna terão contato com informações sobre os JUBs, ações de incentivo à prática de esportes visando a formação de atletas futuros, além dos momentos de lazer, brincadeiras, jogos, games, música e basquete.

*Programação do tour em Itabuna*

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...