sábado, 18 de novembro de 2023

Nome de Chico França ganha confiança do povo de Itabuna

Chico França visita comunidade do Vila Anália 

Chico França, pré-candidato a prefeito de Itabuna (PL), vem a todo dia recebendo mais adébitos e confiança,  ao seu projeto de se tornar prefeito deste município. 

Chico França 

A convite da comunidade do bairro Vila Anália, esteve visitando seus moradores, representados por suas lideranças.  A visita, de Chico França aconteceu nesta quinta-feira  16, quando parou para ouvir os moradores, daquela comunidade, com muita atenção. 

O pré-candidato anotou todas as queixas. através dos seus líderes que acreditam no futuro prefeito. 

O vice-presidente do bairro, Major Aguiar, presente, ao encontro, juntamente, com um número significativo de moradores, em suas reivindicações foram apontadas,  questões como ruas sem pavimentação; transporte sucateado; canal, ainda correndo a céu aberto, provocando proliferação de insetos, doenças, alem do mau cheiro; demora na entrega de exames medicos; mortalidade de pessoas que não tiveram assistência médica devida; desemprego e outros assuntos.

Chico França, a respeito das reclamações, sinalizou o seu ponto de vista, visando  as soluções para os  problemas em questao, se colocando à disposição para ajudar, e buscar às melhorias necessárias  não só no bairro Vila Anália, mas em todas as localidades da cidade de Itabuna, que precisam ser atendidas e tenham suas queixas resolvidas. 

Ascom do pré-candidato

Na ONU, Nikolas escancarou ataque cultural da esquerda

Na imagem aparece o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) discursando durante evento da Cúpula Transatlântica da ONU.

Na manhã desse sábado, o deputado figurou entre os assuntos mais comentados das redes sociais. O discurso já foi visto mais de 1 milhão de vezes no Instagram e no Youtube.


Do - Diario do Poder - O discurso de Nikolas Ferreira na ONU escancarou, ao mundo, a ação de partidos de esquerda no Brasil, como PT e PSOL, por meio da infiltração na cultura e na ciência, e jogou no lixo a pecha depreciativa sobre a ‘pauta de costumes’.

Ao detalhar a relativização sobre conceitos morais e até biológicos, resultantes da cultura ‘woke’, o deputado federal mais votado do Brasil mostrou que a tentativa de tornar bandeiras como criminalização do aborto, e proibição de doutrinação nas escolas uma defesa de segunda categoria faz parte da estratégia global da esquerda para alienar o ser humano e monopolizar o poder.

A plateia da audiência não apenas assimilou as palavras do mineiro, mas reconheceu o total vínculo do discurso com a realidade e aplaudiu.

A américa é como um corpo e sua saúde é um tripé: patriotismo, moralidade e espiritualidade. Se alguém minar essas três áreas, a américa entrará em colapso. Stalin disse isso. Eles conhecem o segredo há muito tempo”.

O parlamentar criticou Leonardo DiCaprio e Greta Thunberg, que apoiaram “nosso presidente socialista, Lula, um ladrão que deveria estar na cadeia, e agora temos a Amazônia com o pior índice de incêndios em 15 anos e eles estão em silêncio e desapareceram”.

Na manhã desse sábado (18) Nikolas ocupou destaque entre os nomes mais comentados das redes sociais.

Segmentos ligados a esquerda começaram o dia tentando minimizar o discurso do deputado. Esforço vão, já que além de aplaudido na Cúpula Transatlântica da organização global, o parlamentar acumula, só nas plataformas do Youtube e Instagram, mais de 1 milhão de visualização ao discurso até o fechamento desse texto.

Estratégias de seguranças para as finais do Interbairro

Prefeitura de Itabuna e o 15º BPM definem estratégias de segurança para as semifinais e da final do Campeonato Interbairros.

Faltando dois dias para as semifinais do Campeonato Interbairros de Futebol 2023 e com a data da final marcada para o próximo dia 26, no Itabunão, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Esportes e Lazer, se reuniu com o 15º Batalhão da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal para definir estratégias de segurança.

 No encontro, que também teve a participação de representantes da Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN) e da Comissão Organizadora do Campeonato Interbairros vai se fechar o esquema de segurança com recomendações revista pessoal e de coolers, vedação quanto à utilização de garrafas e copos de vidro e consumo de bebidas alcoólicas e utilização de fogos de artifício, etc.

Foi levado em conta que esse é o momento em que os ânimos das torcidas se tornam cada vez mais vibrantes e as disputas em campo ficam intensas e acirradas. Por isso, a segurança se torna indispensável para manter a paz e a harmonia dentro e fora do campo.

De acordo com o secretário municipal de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini, para manter a segurança e promover mais integração entre as torcidas e as famílias, estão sendo planejadas ações unificadas entre as principais forças de segurança do município. “Nossa expectativa é de manter a paz e harmonia com a proposta de um bom Campeonato Interbairros, que é entretenimento, lazer e integração entre os bairros e as famílias”, disse.

Por se tratar de campeonato municipal de futebol tradicional em Itabuna, a estimativa de público esperado para os dois jogos da semifinal varia entre 2.500 a 4.000 pessoas segundo o coordenador de Planejamento do 15º Batalhão da Polícia Militar, Capitão PM Gilvan dos Santos. Ele reforçou que a atuação será firme dentro e fora de campo.

Com aproximadamente 60 agentes de segurança, sendo 30 da Polícia Militar e mais 26 da Guarda Civil Municipal, o efetivo contará com disciplinadores no portão de acesso do estádio, onde serão feitas revistas pessoais, coolers e bolsas, mochilas e sacolas – com 4 detectores de metais. Outro ponto que terá atenção na segurança durante as partidas  será o portão do fundo do estádio.

Além do reforço com efetivo da PM e do GCM, as autoridades de segurança solicitam aos torcedores que evitem levar para o interior do Estádio Fernando Gomes Oliveira objetos que possam causar danos ao patrimônio público, particular ou provocar riscos à vida.

“Por isso, materiais como garrafas de vidro, bebidas alcoólicas, bandeirões, objetos perfuro-cortantes (como facas, canivetes, etc. pedaços de madeira, vidros e fogos de artifícios não serão tolerados”, finaliza o Capitão Gilvan.

 Além das medidas de segurança no entorno do estádio, as vias de acesso como a Avenida Manoel Chaves e a Bela Vista e demais ruas do Banco Raso também terão a segurança reforçada com agentes de trânsito da SETTRAN e policiamento ostensivo pela PM para sinalizar e orientar torcedores, transeuntes, motoristas e condutores para que o tráfego flua bem, não haja retenções e o mais importante o acesso seguro ao palco da festa do futebol amador.

Ascom

População quer saber quando abre o Restaurante Popular

O povo pede a reabertura do Restaurante Popular em Itabuna

O Restaurante, quando funcionava!

O Restaurante Popular de Itabuna criado em uma das gestões do ex-prefeito Fernando Gomes, trouxe um grande alívio ao bolso de pessoas de baixa renda que trabalham no comércio local, ou visitam a cidade.

O projeto no início, foi aplaudido e abraçado pelo povo, pagando um valor irrisório por um prato de comida. O sistema funcionava em "pleno vapor" em parceria com à Associação dos Pequenos Produtores da Roça do Povo e outros, que tinham uma renda extra garantida, no fornecimento de verduras e hortaliças. 

No governo do Capitão Azevedo, o projeto foi estendido para abrir mais dois restaurantes; sendo um  no bairro de Fátima (norte), que chegou a ser aberto ao público, e o outro no bairro São Caerano (sul), o que não chegou a ser concluído.

O empreendimento, no governo Vane, passou a ser uma "dor de cabeça" para os consumidores, pois, a partir daí, fechou, e trazendo muitos prejuízos à população local e regional. 

O atual prefeito Augusto Castro garantiu reabrir o Restaurante Popular, o que ainda não aconteceu! E, tudo indica que, o mesmo, entrou no calendário de uma nova  campanha política, faltando menos de um ano para ser realizada.

A realidade é que o povo necessitado cobra, há muito tempo... e o Restaurante, que tirava a fome de muita gente não reabre; "O que é bom para o povo, agora é mau, tudo leva  a crer, para a nova política..."

ILHEUS TIRA DUVIDAS DA PAULO GUSTAVO

Casa Jorge Amado 
Secretaria de Cultura realiza tira-dúvidas sobre a Lei Paulo Gustavo a partir desta terça-feira (21)

Para esclarecer as dúvidas sobre os editais da Lei Paulo Gustavo, a Secretaria de Cultura (Secult) promove a partir desta terça-feira (21), das 14 às 15h, encontros com a classe artística, a fim de orientar quanto ao preenchimento do cadastro e questões relacionadas à documentação necessária. O tira-dúvidas acontece na sala de reunião da Secult, localizada na Rua Jorge Amado, 39 - Centro.

O atendimento está dividido por categorias, conforme disposto a seguir.

*Terça-feira (21/11), das 14h às 15h*

Tira-dúvidas: Capoeira, Música e Teatro;

*Quarta-feira (22/11), das 14h às 15h*

Tira-dúvidas: Artes Plásticas, Artesanato, Culturas Populares e Literatura;

*Quinta-feira (23/11), das 14h às 15h*

Tira-dúvidas: Audiovisual;

*Sexta-feira (24/11), das 14h às 15h*

- Outras áreas

*Sobre a Lei*

A Lei Paulo Gustavo dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19

ascom.

Advogados criticam OAB e STF em defesa de prerrogativas

Deputado distrital Pepa (PP) - Fotos: Renan Lisboa/Agência CLDF.

Deputado Thiago Manzoni (PL) criticou magistrados extrapolando competências

Do - Diario do Poder- A Comissão Geral da Câmara Legislativa promoveu deate, nesta sexta-feira (17), sobre as prerrogativas dos advogados, fundamentais para o exercício do direito de defesa pleno e independente, por iniciativa do deputado distrital Pepa (PP).

O parlamentar lamentou o veto ao seu projeto de lei nº 96/2023, que criava uma sala exclusiva nas delegacias do DF para atendimento aos advogados. Destacou seus esforços contínuos para fortalecer as prerrogativas, reconhecendo o papel crucial dos advogados na sociedade.

Críticas à ceccional DF da OAB e à representação nacional dos advogados foram evidenciadas, ressaltando a necessidade de união da categoria em torno das prerrogativas. O deputado Thiago Manzoni (PL) criticou magistrados que ultrapassam suas competências.

Aspecto do debate sobre prerrogativas da advocacia, com a presença de Everardo Gueiros (primeiro à esquerda).

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

O Novembro Roxo no Hospital Materno de Ilhéus


Testemunhos emocionados e homenagem aoHMIJS marcam as comemorações do Novembro Roxo

A emoção nos testemunhos de mães que acompanham seus recém-nascidos ou que já passaram pelas UTIs do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, marcou hoje (17) a ação de conscientização e prevenção da Prematuridade. As puérperas prestaram uma homenagem ao HMIJS entoando a música “Tão Pequenininho”, de autoria da compositora Elisa Gatti, onde em um dos trechos diz: “Não é uma espera. É uma grande luta. Mesmo estando longe, sei, você me escuta. E a vontade de te ter nos braços é absoluta”.

Antes, a diretora-geral do Materno-Infantil, enfermeira Domilene Borges, abriu o evento e falou do significado do Dia Mundial da Prematuridade. “É de suma importância a sensibilização e conscientização da população acerca dos cuidados necessários para prevenir o parto prematuro e, então, mudar essa realidade”, afirmou, destacando ainda que na unidade hospitalar é preciso mais que cuidar destas crianças. Mas apoiar as mães, as famílias inteiras.

*Problema de Saúde Pública*

A coordenadora da UTI Neonatal, enfermeira Brenda Valles, lembrou que a prematuridade é um problema de saúde pública em boa parte do mundo e pode trazer consequências no desenvolvimento da criança. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, aproximadamente 340 mil bebês nascem de forma prematura todos os anos, totalizando seis ocorrências a cada dez minutos. Na Bahia, cerca de 3 mil bebês prematuros nasceram no estado em 2022. O nascimento prematuro é a maior causa morte em crianças menores de cinco anos.

Para lembrar o Novembro Roxo, o Hospital Materno-Infantil decorou os corredores das UTIs. Recém-nascidos ganharam uma sessão de fotografias com os pais e o tema central da campanha, “Pequenas ações, GRANDE IMPACTO: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”, esteve nas pautas de roda de conversa entre pacientes, profissionais da saúde, que debateram as percepções sobre os desafios encontrados no cuidado ao prematuro, bem como as estratégias utilizadas para vencerem esses desafios.

*Maternidade gratuita*

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio é a primeira maternidade 100 por cento SUS da região. Completa 2 anos em dezembro. Já ultrapassou a casa dos 5.500 partos. A unidade construída pelo Governo da Bahia, é administrado pela Fundação Estatal Saúde da Família. Possui 105 leitos para obstetrícia, partos normal e de alto risco, pediatria clínica, UTIs pediátrica e Neonatal.

Ascom/Por-Maurício Maron

Bahia registrou aumento de 300% no nº de mortos em ações policiais

 A


Bahia foi o estado que mais registrou a morte de pessoas em ações de agentes de segurança em 2022, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (16), na pesquisa “Pele Alvo: A cor da violência policial”, da Rede de Observatórios da Segurança. A informação é referente à comparação dos dados de outros sete estados, que também foram analisados no ano passado.

O Portal g1 Bahia informa que entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) para pedir um posicionamento e aguarda retorno.

O levantamento indica ainda que a cada 24 horas, quatro pessoas são mortas pela força policial no estado. Nesta edição da pesquisa, além da Bahia, foram avaliados os números e registros de Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.

No último ano, conforme aponta a pesquisa, houve um aumento de 300% de óbitos em ações policiais, em comparação com 2015, e na maior parte dos casos os mortos são negros. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2022, os negros representam 80,80% da população na Bahia. Veja números apresentados pelo Observatório da Segurança:

    • 2015 – 354 pessoas mortas pela polícia
    • 2022 – 1.465 pessoas mortas pela polícia
    • 2022 – 94,76% eram pessoas negras e 74,21% tinha entre 18 e 29 anos

Para Larissa Neves, pesquisadora do Observatório da Bahia, o estado é o que mais justifica as operações policiais no combate ao tráfico de drogas.

Assassinatos caem 4,4% na BA no 1º semestre, mas estado lidera mortes violentas no país pelo 5º ano consecutivo
A pesquisadora relatou que a população majoritariamente negra e da periferia, como também os agentes de segurança que são negros, usam da “força máxima” na contenção de segurança pública da capital baiana.

Marcos Rezende, historiador e especialista em segurança pública, doutorando em Direito Humanos pela Universidade de Brasília (UNB), também falou sobre o cenário. Para ele, o alto número de mortes de pessoas negras na Bahia deve-se a um processo histórico de incentivo a uma política de segurança pública armamentista e voltada para o combate. (Fonte: G1/Bahia/Leia mais…)

ACM Neto diz que a Indigo vai melhorar qualidade dos governantes

ACM Neto em Aracajú
Em Aracaju, ACM Neto diz que Fundação Índigo vai melhorar a qualidade dos governantes do Brasil

O Presidente da Fundação Índigo e secretário-geral do União Brasil, ACM Neto defendeu na manhã desta sexta-feira (17), durante o seminário “Novos Caminhos para Aracaju”, que os candidatos às próximas eleições discutam os problemas de suas cidades com muita antecedência. “Não interessa se já existe uma pré-candidatura posta ou não, o que interessa é que este é o momento de discutir, de debater”, afirmou o ex-prefeito de Salvador, durante coletiva no Hotel Delmar, na capital sergipana.

De acordo com Neto, a Fundação Índigo vai oferecer todo o suporte necessário aos seus filiados que vão concorrer às próximas eleições para prefeito e vereador. “Nós colocaremos à disposição de todos muitas ideias para permitir que os quadros se coloquem de maneira muito mais qualificada nos debates. E aí, no dia 1º de janeiro de 2025, quando assumirem seus cargos, os nossos filiados já vão saber o que fazer no primeiro dia de mandato”.

Ex-prefeito de Salvador por oito anos, ACM Neto ressaltou que o grande problema no Brasil é que muitos candidatos sequer têm plano de governo. “A realidade é que muitos candidatos não têm compromisso eleitoral e não sabem o que fazer depois da vitória eleitoral. Não podemos governar de acordo com a nossa cabeça, temos de governar de acordo com que as pessoas pensam e desejam”, disse ACM Neto.

Ainda na coletiva, ACM Neto disse que os seminários organizados pela Fundação Índigo serão expandidos para outras cidades no ano que vem. “Já fizemos dois na Bahia (Feira de Santana e Alagoinhas) e, no próximo dia 11 de dezembro, vamos realizar outro em Salvador.

“A gente começa a mexer nessa estrutura do país, nós vamos fazer eventos no Brasil inteiro para compreender quais são os problemas vividos pelas cidades, quais são as expectativas que as pessoas têm de mudanças para o futuro e como é que a gente faz isso, porque fazer discurso é fácil, falar é fácil, agora operacionalizar, tirar do papel e colocar na prática é outra coisa. Eu acho que essa é a contribuição que a Índigo pode dar, qualificando os seus quadros, melhorando a qualidade dos políticos, melhorando a qualidade das pessoas que vão disputar a eleição no próximo ano e é claro, melhorando a qualidade dos nossos governantes”.

Ascom

Pantanal em chamas: Bioma registra 71 focos de incêndio em um dia

Mais de 300 servidores trabalham no combate aos incêndios no Pantanal

Do - Diario do Poder- Equipes de brigadistas estão intensificando as ações de combate aos incêndios que atingem o norte do Pantanal. Nesta quinta-feira (16), o Painel do Fogo do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) registrou 71 eventos de fogo no Pantanal norte.

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, esteve hoje na região de Porto Jofre, no município de Poconé (MT), para ver de perto o trabalho dos brigadistas. O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, também esteve em Mato Grosso para acompanhar o combate aos incêndios florestais que atingem o Pantanal.

“Os nossos brigadistas em geral fazem um trabalho bastante especializado, mas é um trabalho de risco, extenuante. É um trabalho que exige muito cuidado, muita técnica, porque combater o incêndio é antes de tudo preservar a vida, incluindo a vida dos brigadistas, a vida das pessoas. Estamos totalmente dedicados para que esse combate aconteça da melhor forma possível e que todos voltem em paz para os seus lares”, diz Pires.

Pires explica que os focos estão associados a fatores naturais, como a elevada seca, altas temperaturas e a velocidade dos ventos na região, além da incidência de raios. No dia 21 de outubro, três raios atingiram o Parque Nacional do Pantanal, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Dorochê e uma propriedade particular próxima.

Transpantaneira

Na quarta-feira (15) o fogo chegou a avançar pela rodovia Transpantaneira, mas foi possível conter as chamas e evitar o avanço nas casas do local. “Dividimos as equipes e conseguimos segurar o fogo que pulou a Transpantaneira e proteger as residências”, explica o chefe de operações Helder Marques.

Segundo ele, a prioridade no momento é a proteção das propriedades. “Estamos tentando conter o incêndio de maneira geral, mas sempre visando proteger a comunidade”.(ABr)

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

BRASIL PERDE MAIS UMA

Perdeu de virada, com um futebol pobre!

Do - BahiaNoticias -  Em partida realizada na noite desta quinta-feira (16), no Estádio Metropolitano, em Barranquilla, na Colômbia, o Brasil perdeu, de virada, para a seleção da casa por 2 a 1, pela 5ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. O gol brasileiro foi marcado por Gabriel Martinelli antes de Luis Díaz, duas vezes, virar para os colombianos. Essa foi a segunda derrota seguida brasileira, que veio de derrota para o Uruguai, na 4ª rodada. Pela primeira vez na história, o Brasil perdeu duas vezes consecutivas nas Eliminatórias Sul-Americanas.

 

Com o resultado, a Seleção estacionou nos 7 pontos e caiu para a 5ª colocação das Eliminatórias atrás de Argentina (12), Uruguai (10), Colômbia (9) e Venezuela (8). Na próxima rodada, o time do técnico Fernando Diniz enfrenta a Argentina, na próxima terça-feira (21), às 21h30, no Maracanã, pela 6ª rodada do qualificatório sul-americano.

 

Vale lembrar que após a expansão da Copa do Mundo de 32 para 48 seleções, os seis primeiros colocados das Eliminatórias Sul-Americanas se classificam para o Mundial e o sétimo joga uma qualificatória contra representantes da África, Ásia e América do Norte. No momento, antes do fim da partida Chile x Paraguai, que fecha a rodada, os sete primeiros colocados, em ordem, são: Argentina, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Brasil, Equador e Paraguai. Chile, Bolívia e Peru aparecem nos três últimos lugares.

 

A última derrota brasileira para a Colômbia havia acontecido na Copa América de 2015. Antes da noite de hoje, o Brasil vinha de sete jogos sem perder para os colombianos, somando quatro vitórias e três empates. 

Filantrópicas comemoram incremento norecursos do "Sua Nota é um Show de Solidariedade"

Valor total do repasse às entidades aumentou para R$ 5 milhões, dando novo fôlego às ações realizadas nas áreas Social e de saúde

“Este recurso do Sua Nota é um Show chegou em boa hora”, comemora Joaquim Santana Filho, dirigente do Abrigo São Gabriel para Idosos de Deus. Segundo ele, o incremento no valor recebido por meio do programa a cada quatro meses vai ajudar na conclusão do projeto de segurança contra incêndio da unidade, que atende 55 idosos no bairro da Boa Viagem, em Salvador. O abrigo integra a lista de 555 instituições filantrópicas que participam do Sua Nota é um Show de Solidariedade, uma das vertentes do Programa de Educação Fiscal conduzido pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba). O repasse às filantrópicas baianas cadastradas, que era de R$ 3 milhões, passou para R$ 5 milhões a partir do segundo quadrimestre deste ano.


A cota destinada a cada entidade é definida de acordo com o volume de notas fiscais compartilhadas com elas pelos participantes da campanha Nota Premiada Bahia (www.notapremiadabahia.ba.gov.br). As notas eletrônicas são compartilhadas pelos mais de 741 mil participantes inscritos na campanha, ao associarem o CPF a cada compra realizada. Ao mesmo tempo, estes cidadãos inscritos na Nota Premiada concorrem em sorteios mensais de premiações em dinheiro.


"Essa é a única verba oficial que o abrigo recebe. É de grande importância e, graças a Deus, a gente tem contado com o apoio de muitas pessoas que colocam o CPF na nota para ajudar nossa instituição”, conta Joaquim. Segundo ele, algumas escolas visitam o abrigo e a instituição aproveita a oportunidade para mostrar a importância de pedir a nota fiscal em cada compra. “Explicamos às crianças e adolescentes que até na compra de um picolé devemos pedir a nota e colocar o CPF, pois isso também ajuda o abrigo. Fazemos essa divulgação boca a boca”, destaca.


O recurso do Sua Nota é um Show de Solidariedade geralmente é utilizado na manutenção do abrigo, na realização de pequenas reformas e no pagamento dos encargos dos 30 profissionais que trabalham na entidade. Nesta etapa do programa, 261.404 notas fiscais foram compartilhadas com o abrigo, que recebeu um prêmio de R$ 61,2 mil. O valor representa um incremento de 65,23% em relação ao período anterior.

 

*Martagão Gesteira*

Na área de saúde, o Hospital Martagão Gesteira conta com a ajuda constante de um grupo de cerca de 20 voluntários que atuam na prospecção de novos apoiadores, promovendo campanhas internas e externas de adesão à Nota Premiada Bahia em locais como metrô, Estação da Lapa e escolas. A unidade de saúde, referência no atendimento pediátrico de alta complexidade pelo SUS na Bahia, tem o voluntariado como um dos seus alicerces. A cultura da solidariedade sempre esteve presente na instituição, que recebe mais de 80 mil pacientes por ano, realizando mais de 500 mil atendimentos, com destaque para áreas de alta complexidade, como oncologia, cardiologia e neurologia.


O superintendente geral da Liga Álvaro Bahia (mantenedora do Martagão), Carlos Emanuel Melo, explica que o Sua Nota é um Show é uma das formas do Hospital obter recursos para manter o funcionamento da unidade. “A Sefaz foi muito feliz quando percebeu que as instituições filantrópicas podem contribuir no papel de educação do público, estimulando a população a pedir a nota fiscal. E, para nós, o programa é muito importante porque entra na nossa expectativa de receita


Os recursos do Sua Nota é um Show de Solidariedade têm sido empregados na aquisição de equipamentos para melhorar a estrutura de Tecnologia da Informação do Hospital, na aquisição de medicamentos especiais, sobretudo de oncologia, e no pagamento de contas de água e energia. Os R$ 290,9 mil recebidos nesta etapa deverão ser utilizados na compra de alguns móveis para a área de assistência. O Martagão também conseguiu aumentar a quantidade de notas fiscais, de 1.398.500 para 1.518.918, fazendo jus a um prêmio de R$ 290,9 mil. Este valor é 66,63% maior que a etapa anterior.


*Nacci*

Outra instituição beneficiada pelo Sua Nota é um Show de Solidariedade é o Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (Nacci), que funciona no bairro da Saúde, em Salvador, e atende crianças e adolescentes com câncer, garantindo hospedagem e alimentação, principalmente para pacientes que chegam do interior do Estado. Nesta etapa, a entidade recebeu R$ 56,3 mil, valor 66,86% maior que o do quadrimestre anterior.

8

O dirigente da entidade, Clayton Oliveira, tem planos de ampliar a casa com ajuda do prêmio recebido. “O valor que para alguém pode parecer pouco, para nós é muito importante”, conta ele, destacando que os recursos do programa já contribuíram para a reforma de quartos utilizados por pacientes transplantados de medula óssea, realização de reparos na cozinha e na lavanderia e na instalação de iluminação adequada com lâmpadas que consomem menos energia.

 

Ascom/Imprensa/Sefaz-Ba

Ilhéus promove 7ª Conferência Municipal das Cidades em dezembro

Encontro das cidades acontecerá em Ilhéus  no mês de dezembro, promovido pelo CONCIDADE 

Debater e aprovar mecanismos que integrem as demandas rurais e urbanas referentes às políticas setoriais são alguns dos objetivos propostos pela 7ª Conferência Municipal das Cidades. Promovido pelo Conselho das Cidades (CONCIDADE), o evento acontece no dia 1º de dezembro e traz o tema “Construindo a Política Estadual de Desenvolvimento Urbano”, tendo como lema “Unindo o campo e a cidade para o desenvolvimento sustentável”.

Na ocasião, serão discutidas as políticas setoriais voltadas à Habitação e Regularização Fundiária; Saneamento Básico e Resíduos Sólidos; Mobilidade e Trânsito; e Planejamento e Gestão Municipal. De acordo com o CONCIDADE, a Conferência visa sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação que agreguem a ruralidade para o desenvolvimento local; bem como estimulem a gestão democrática das políticas de desenvolvimento urbano.

A conferência é aberta para toda a população. Na oportunidade, será realizada a eleição para compor, por meio de suas representações, o Conselho Municipal da Cidade de Ilhéus do próximo quadriênio, conforme disposto na Lei Municipal nº 3265/06.

“Um momento importante para que possamos definir ações que garantam qualidade de vida e bem-estar para a nossa população, em atendimento ao trabalho desenvolvido pelos órgãos de controle social, dentro da transparência e desenvolvimento sustentável”, afirmou Reinilson Soares, presidente do CONCIDADE.

Ascom

Desembargador que xingou Bolsonaro de ‘genocida’ é punido

Desembargador do TRT-RS, Luiz Alberto de Vargas, foi punido por descumprir normas da magistratura e xingar ex-presidente Bolsonaro (Foto: Divulgação TRT-RS)
Luiz Alberto de Vargas, do TRT gaúcho, foi punido pelo ativismo

Do -Diario do Poder -Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, por maioria de votos, punir com pena de censura o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (TRT-RS), Luiz Alberto de Vargas, por ter se manifestado politicamente em redes sociais com críticas ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL). Descontente com ações do antecessor de Lula (PT) durante a pandemia de covid-19, o magistrado chegou a xingar Bolsonaro de “genocida”. A decisão tomada na terça-feira (14) foi divulgada hoje, pelo CNJ.

Mesmo elogiado pelo desempenho profissional durante a análise do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) 0000049-65.2023.2.00.0000, na 17ª Sessão Ordinária de 2023, o desembargador da Justiça do Trabalho acabou sendo punido por republicar em suas redes sociais imagens, memes e charges que demonstravam seu descontentamento com o combate da pandemia da covid-19 pelas autoridades brasileiras.

Relator do PAD, o conselheiro Vieira de Mello Filho argumentou que o CNJ já se debruçou sobre a questão da liberdade de manifestação não ser absoluta, tampouco ilimitada. E citou normas do CNJ que vedam condutas a magistrados como de emitir opinião que demonstre atuação em atividade político-partidária ou manifestar-se em apoio ou crítica públicos a candidato, lideranças políticas ou partidos políticos. Uma referência ao Provimento n. 71/2018 e à Resolução CNJ n. 305/2019.

“Se trata de um magistrado brilhante, com grande prestígio no seio da jurisdição trabalhista, e que já foi, anteriormente, advertido pelo mesmo fundamento. Apesar de muito respeitá-lo, estou nesse caso preservando os precedentes julgados anteriormente pelo CNJ, que são nesse sentido”, disse o conselheiro Vieira de Mello Filho, em seu voto pela condenação do desembargador Luiz Alberto de Vargas.

ITABUNA EM FOCO

Prefeitura finaliza pavimentação e sinalização da Avenida José Alves Franco e abre novo acesso ao centro

Foto: arquivo, Itabuna 

A Prefeitura finalizou a pavimentação e sinalização da Avenida José Alves Franco, no São Roque, e abriu nova interligação da rodovia BR-101 e semianel rodoviário ao centro de Itabuna.  As obras foram executadas pela parceria entre o Governo do Estado,  por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) e o município.

Com cerca de um quilômetro de extensão, antes de receber a pavimentação em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), a via ganhou drenagem com a implantação de galeria para o escoamento de águas pluviais provenientes do Monte Líbano e Novo Horizonte em direção ao ribeirão Água Branca.

Além disso, rachões de pedra para evitar a umidade do solo, base, sub-base e meio-fio em toda a extensão. “Antes, era uma buraqueira danada. Em dias de chuva, ficava difícil levar as crianças para a escola”, lembra Tina Tânia Pereira, moradora do Pedro Fontes. “Amei obra, ficou muito bom viu, prefeito!”, exultou uma pequena comerciante

 A secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, afirmou que a recuperação deste importante canal de tráfego teve todo um cuidado por causa do tráfego pesado que a Avenida José Alves Franco recebe com ônibus e caminhões e por se constituir num acesso da  BR-101, ao semianel rodoviário e da Vila de Mutuns ao centro da cidade.  “A avenida é umas das coletoras da cidade, pois tem saída fácil para o semianel”, disse.

A recuperação da via beneficia também moradores das avenidas Ilhéus e Bionor Rebouças, das ruas dos Trovadores e Independência no São Roque e Santo Antônio, e dos condomínios residenciais do Minha Casa Minha Vida Pedro Fontes I e II e Itabuna Park. “Foi um conjunto de grandes avenidas que recuperamos e que  estão sendo entregues a população” falou a secretária.

A dona de casa Jéssica Ferreira, que também mora numa daquelas localidades, disse que a via está melhor até para caminhar. “Os carros jogavam até lama na gente em dias chuvosos e a poeira causava irritação nos dias de estiagem. Agora, podemos dizer que estamos no céu” disse.

Prefeitura promove Dia “D” da Alegria no Parque de Diversões

Prefeitura de Itabuna, por meio  Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER) realizará na próxima quarta-feira, dia 22, das 16 às 19 horas, o Dia “D” da Alegria no Parque de Diversões American Park instalado na Arena Zé Cachoeira, no Banco Raso.

Cerca de 600 alunos da Rede Municipal de Ensino e de instituições parceiras que prestam assistência às crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais serão contempladas.

A iniciativa do secretário Mauro Ribeiro, titular da SICER, atende a uma determinação do prefeito Augusto Castro (PSD) de sempre promover iniciativas que proporcionem momentos de alegria e bem-estar para crianças carentes da Rede Municipal de Ensino.
Para execução do projeto, a Administração Municipal contou com a sensibilidade do empresário Rafael Peixoto que disponibilizou o horário para a garotada da Rede Municipal de Ensino com exclusividade.

O diretor de Fomento e Indústria da SICER, Sandro Matos, reforçou a importância da iniciativa aliada à parceria com as secretarias municipais da Educação e de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS).

“Toda a equipe da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda está empenhada em promover ações como esta. Nossas crianças precisam criar memórias boas de sua infância”, sintetizou.

Definidos times das semifinais do Campeonato Interbairros de Futebol 

Califórnia, Ferradas, Santa Inês e São Lourenço foram os times que passaram às semifinais do Campeonato Interbairros de Futebol 2023 depois de verdadeiras batalhas na quarta-feira, dia 15, feriado da Proclamação da República no Estádio Fernando Gomes Oliveira, Itabunão, e no campo do Esporte Amador no Centro de Atenção Integral à Criança e Adolescente (CAIC) Jorge Amado no Sarinha Alcântara.

No Itabunão, o Califórnia bateu o Lomanto por 3 a 1 enquanto no segundo jogo da rodada o Santa Inês venceu o Conceição por 6 a 5 nos pênaltis depois do empate em zero a zero no tempo normal de jogo. As duas torcidas deram um show nas arquibancadas, com maior volume para o Santa Inês cujos torcedores dançaram, cantaram e espocaram fogos de artifício embalados por um paredão.

No campo do campo do Esporte Amador o clima de festa esportiva não foi diferente. No primeiro jogo, Ferradas venceu Odilon por 4 a 1. No jogo seguinte, o Parque Boa Vista perdeu para o São Lourenço nos tiros livres diretos da marca do pênalti por 5 a 4 depois de empatar  no tempo normal de jogo em 0 a 0 em disputa emocionante.

Números atualizados 

Com o Campeonato Interbairros de Futebol entrando na reta final, já é possível observar o total dos números das partidas e começar a fazer aquela “apostazinha” que todo torcedor gosta para incentivar seu time do coração quando se aproximam as semifinais e final.

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Esportes e Lazer, divulgou na manhã desta quinta-feira, dia 16, o balanço do maior e mais querido campeonato de futebol do itabunese. Com a média de 2,97 gols por partida, o Campeonato Interbairros 2023 teve até agora 86 jogos e 256 gols assinalados.

Apesar de a seleção da Mangabinha ter o melhor ataque da temporada, com o total de 20 gols, isto não foi o suficiente para o time avançar para a fase seguinte.

Marcando até agora sete gols na temporada, Michael da seleção do Santa Inês conquistou a artilharia do Interbairros deste ano.

Pela tabela divulgada, as semifinais no Estádio Fernando Gomes Oliveira, o Itabunão, terão Santa Inês x Califórnia, às 8 horas, seguida do embate entre São Lourenço x Ferradas, às 10h. Os times vencedores se enfrentarão na final programada para o próximo domingo, dia 26.

Ascom

Lixo traz transtornos na Rua Dinamarca, bairro São Judas

QUEIMA DE LIXO QUASE DESTRÓI RESIDÊNCIA NO SÃO JUDAS

O veterinário Zé Carlos, por estar viajando, por pouco não perdeu à sua moradia, localizada na Rua Dinâmarca, bairro São Judas Tedeu, zona leste/sul de Itabuna. O motivo foi provocado devido ao povo, atissar fogo em lixo acumulado, por falta de recolhimento da empresa Biosanear, contratada da Prefeitura Municipal. 

Rua Dinâmarca, importante via, pas-
sagem de ônibus e liga ao São Pedro

Zé Carlos, não teve maiores prejuízos por causa da intervenção de vizinhos amigos; "mesmo assim o fogo atingiu vários cacaueiros, por pouco não atingindo, nossa residência",  disse o conhecido veterinário, pedindo providências da administração municipal, e da empresa encarregada de recolher o lixo do municipio.

Ele, ainda, questiona: porquê a empresa, que ganha tanto dinheiro; milhoes em contratos, e presta um péssimo trabalho, "pois a rua  Dinamarca só anda manifestada de lixo, buracos e muito matagal. O que atrapalha muito os alunos de uma escola municipal no local, dos antigos capuchinhos" contesta.

Fotos: Zé Carlos

Centro histórico de ilheus recebe iluminação especial

 Centro Histórico de Ilhéus começa a receber iluminação especial para as festas de fim de ano

A pouco mais de um mês para o Natal, o Centro Histórico de Ilhéus já começou a ser ornamentado para as festas de fim de ano. Parte da estrutura conta com um túnel iluminado, sucesso na edição passada. As luzes instaladas em frente à Catedral de São Sebastião atraíram população local e turistas, que prestigiaram uma das decorações mais bonitas do interior da Bahia. 

Conforme a Prefeitura, a 5ª edição do Natal Encantado promete superar as anteriores. A ornamentação vai se estender por toda a Praça Dom Eduardo (Praça da Catedral), pelas ruas do Centro, Palácio Paranaguá, Praça Cairu, Praça J J Seabra e Avenida Dois de Julho. A Ponte Lomanto Júnior também recebeu decoração natalina.

“Um espaço instagramável, para que as pessoas possam interagir, tirar fotos e guardar recordações da nossa cidade. Então, com a parceria do setor comercial entregaremos novamente um decoração que encanta pessoas de todas as idades”, disse o prefeito Mário Alexandre.

A expectativa dos comerciantes é que as vendas deste ano sejam impulsionadas pela belíssima decoração, além das campanhas de prêmios promovidas pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL).

Ascom

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...