sábado, 17 de novembro de 2018

IBICARAÍ REALIZA GRANDE FESTA: "FILHOS E AMIGOS DE IBICARAÍ" NO CLUBE DOS 40

Clube dos 40. Todos caminhos de Ibicaraí hoje dão para lá

Waldyr, coordenador do evento. 
Uma marca já registrada, envolvendo grandes parcerias musicais  e a sociedade, coordenado pelo professor e jornalista Waldyr Matos Montenegro Júnior, hoje 17,  está acontecendo na cidade de Ibicaraí mais um evento: "Amigos e Filhos de Ibicaraí", que ontem foi aberto num pre-lançamento, com chave de ouro na Praça Henrique Oliveira, com a presença de centenas de ibicaraiense, locais e de fora, 

O objetivo do evento segundo informa o seu coordenador é o de realizar grandes reencontro entre velhos amigos e parentes da cidade, tornando-se um grande congraçamento da família ibicaraiense; "Um objetivo que está sendo alcançado, prova disse, foi o pré evento de ontem, aqui, na Praça, dentro de um clima de muita alegria e emoção" diz: Waldyr Montenegro.

A Prefeitura Municipal, através do Prefeito Lula Brandão, além da Policia Militar e a Policia Civil estão dando todo o apoio ao "Filhos e Amigos de Ibicaraí! Já em sua 6ª edição, o evento, já está consolidado e, o ponto alto acontece, a partir do meio-dia de hoje, no Clube dos 40, com a presença de diversas bandas e artistas da cidade, além de muitos filhos da terra que retornam para a festa.. 
       

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

GOVERNO BOLSONARO Bolsonaro define presidente do Banco Central e o secretário do Tesouro Nacional

Paulo Guedes, futuro ministro da Fazenda e homem forte do governo Jair Bolsonaro.
Roberto Campos Neto vai para o BC e Mansueto fica no Tesouro
Do - Diário do Poder - O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) confirmou agora há poucos mais dois integrantes do seu governo, indicados pelo futuro ministro Paulo Guedes (Fazenda). O economista Roberto Campos Neto, 49, foi convidado para a presidência do Banco Central, em substituição a Ilan Godfajein, que atualmente ocupa o cargo.
Campos Neto é “um homem do mercado”, tem formação em economia nos Estados Unidos e atualmente responde pela Tesouraria do Banco Santander no Brasil.
Outro escolhido foi Mansueto Almeida, convidado a permanecer na chefia da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), para onde foi nomeado pelo presidente Michel Temer.
Com 49 anos de idade, Campos Neto é formado em Economia pela Universidade da Califórnia, com especialização focada em Finanças, pela mesma universidade. Ele trabalhou no banco Bozano Simonsen de 1996 a 1999 e, desde 2000, trabalha no Santander onde atualmente é responsável pela área de Proprietária de Tesouraria e Formador de Mercado Regional & Internacional.
Mansueto vai continuar a tomar cota da chave do Tesouro Nacional.

TRT DETERMINA FIM DA GREVE DOS PROFESSORES


 (PROFESSORES GREVISTAS NA SALA DE AULA NESTA SEGUNDA - FEIRA  EM ITABUNA)
A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho em Salvador, Maria de Lourdes Linhares Lima de Oliveira, em audiência DESTE DIA 14, proferiu decisão favorável à Prefeitura Municipal de Itabuna relativa ao dissídio coletivo de greve do professores. Pela decisão, a paralisação, que já vinha se arrastando desde o dia 3 de setembro, será interrompida em caráter liminar e os professores da Rede Municipal de Ensino terão de retomar as suas atividades imediatamente.

A informação foi confirmada pela secretária municipal da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Santos Gonçalves, que disse que as atuações do procurador público do município Luiz Guarnieri e do diretor financeiro da Secretaria Municipal da Educação (SME), Fabio Bittencourt, foram preponderantes na análise dos argumentos que foram oferecidos ao tribunal.

A desembargadora do TRT considerou que todas as propostas lançadas pela SME foram bastante razoáveis, pois protegem a segurança financeira e orçamentária da secretaria. Nesta quarta-feira (14), o Departamento de Acompanhamento da Gestão (DAG) da Secretaria da Educação já apontava que mais de 70% dos professores haviam decidido, em movimentos alheios aos protocolos sindicais, pela retomada das atividades.

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

STF mantém no DF ação contra Lula e Dilma por organização criminosa


André Richter
Agência Brasil
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve hoje (13) decisão individual do ministro Edson Fachin que enviou para a primeira instância da Justiça Federal denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros integrantes do PT por organização criminosa. Na decisão, os investigados que não têm foro privilegiado passaram a responder às acusações fora da Corte Suprema.
Por unanimidade, o colegiado discordou da argumentação feita pelos advogados de Lula, que queriam a permanência da denúncia no STF em função da presença da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) no inquérito. Para a defesa, Gleisi tem foro privilegiado, e os demais investigados também deveriam responder aos fatos no Supremo.

Bolsonaro Rebate Cuba Após Saída Dos Mais Médicos: ‘IRRESPONSABILIDADE’


O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) usou seu perfil no Twitter, nesta quarta-feira (14), para falar sobre a saída de Cuba do programa Mais Médicos.
“Condicionamos à continuidade do programa Mais Médicos a aplicação de teste de capacidade, salário integral aos profissionais cubanos, hoje maior parte destinados à ditadura, e a liberdade para trazerem suas famílias. Infelizmente, Cuba não aceitou”, escreveu.
“Além de explorar seus cidadãos ao não pagar integralmente os salários dos profissionais, a ditadura cubana demonstra grande irresponsabilidade ao desconsiderar os impactos negativos na vida e na saúde dos brasileiros e na integridade dos cubanos”, completou o presidente eleito.
Na nota divulgada mais cedo, o Ministério da Saúde cubano afirmou que a decisão de romper o acordo aconteceu porque Havana não aceitou as condições pedidas pelo próximo governo.

Defesa Civil segue em alerta com monitoramento das chuvas em Itabuna



A Defesa Civil de Itabuna continua monitorando a ocorrência de chuvas na cidade com o registro de uma precipitação de 64.2mm nas últimas 96 horas. A equipe da Defesa Civil, que é coordenada pelo engenheiro civil Yuri Bandeira, mantém aceso o alerta de atenção principalmente em relação à população que vive em áreas ribeirinhas.

A expectativa é de que até domingo (18) chova em Itabuna 10mm.Também existe a possibilidade de riscos à população, principalmente aquelas que moram próximo a encostas. Áreas de risco já estão mapeadas, entre elas, Daniel Gomes, Zizo, Maria Pinheiro, Novo São Caetano, João Soares e São Roque. Em caso de acidentes ou identificação de risco, a população deve entrar contato com a Defesa Civil pelo 199 ou (73) 9 8825-8923. Ascom

Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (16) em Itabuna

Prefeitura decreta ponto facultativo na sexta-feira (16)

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, decretou ponto facultativo na sexta-feira (16) em todas as repartições públicas da Administração Municipal, Centralizada, Descentralizada e Fundacional, no pós-feriado da Proclamação da República.

O decreto que torna sexta-feira como dia facultativo também foi assinado pela secretária de Governo, Maria Alice Araújo Pereira e pelo secretário de Administração, Dinailson Oliveira. Vale ressaltar que a medida não inclui serviços considerados essenciais a exemplo de serviços de saúde e limpeza pública. Ascom

SAS conclui mais um curso profissionalizante destinado aos beneficiários do Bolsa Família




A Secretaria de Assistência Social de Itabuna concluiu mais um dos cursos profissionalizantes destinados aos beneficiários do programa Bolsa Família. Na tarde de terça-feira (13), 37 alunas do curso de Confeccionador de Lingerie e Moda Praia receberam o certificado do curso ministrado durante dois meses pelo Senai, empresa contratada pela SAS para realizar as formações técnicas. Na ocasião, as alunas realizaram um desfile para mostrar as peças produzidas.


Participando do evento, a secretária Sandra Neilma parabenizou a turma e elogiou a qualidade das peças. A secretária comentou ainda que o curso faz parte de uma série de ações promovidas pela SAS, com o intuito de profissionalizar a população cadastrada nos programas sociais. “O nosso objetivo é que essas pessoas tenham mais oportunidade no mercado de trabalho, que possam empreender, tendo sua independência financeira”, ressaltou Sandra Neilma, informando ainda que, até dezembro serão abertas novas vagas em cursos profissionalizantes, entre eles, o de Culinária Natalina.

Com a capacitação, as novas profissionais estarão aptas a atuar nas indústrias, auxiliando na confecção de lingerie e moda praia, além de poder avaliar materiais para aquisição e confeccionar protótipos de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde. Ana Caroline Alves, uma das participantes do curso, disse que já sabia costurar e que, com o curso, teve a oportunidade de aprimorar os conhecimentos. “Quero levar tudo que aprendi para o mercado de trabalho”, disse.

IBGE altera novos limites territoriais de Itabuna



Itabuna teve seu território geográfico ampliado com 17 novos pontos incorporados ao município. A demarcação das novas divisas foi feita com base nos estudos elaborados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI) da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O mapa já atualizado com os novos limites foi entregue esta semana ao prefeito Fernando Gomes pelo diretor do IBGE na região, Luiz Mafra.

No encontro ocorrido no gabinete do prefeito, o diretor explicou que a atualização de limites territoriais pelo instituto já foi feita em mais de 200 cidades de 11 estados brasileiros. Entre as áreas demarcadas estão o Cerrado, o entroncamento 21, próximo ao Rio Japu, Ilha do Quiricó, no Rio Cachoeira, Fazenda Santo Antônio e a área do Macro, às margens da BR 415, entre outros.

Transposição do rio São Francisco está na pauta de prioridades da transição

O general da reserva Oswaldo Ferreira, que coordena equipe de transição, recebe hoje o ministro da Integração Nacional para conversar sobre o tema
Do - Diário do Poder - A transposição do rio São Francisco está entre os projetos prioritários das reuniões da área de infraestrutura da equipe de transição, reunida no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). O general da reserva Oswaldo Ferreira, que coordena o grupo, recebe hoje (14) o ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua de Deus Andrade, para conversar sobre o tema.
De acordo com o ministro, é a primeira reunião dele com a equipe de transição, para apresentar um panorama da pasta, e outras devem ser realizadas para detalhamento dos projetos em andamento.
Andrade não informou se há intenções do presidente eleito, Jair Bolsonaro, de agrupar a [Ministério] Integração com outros ministérios, mas defendeu uma gestão técnica e que valorize os profissionais de carreira. “Sou a favor de uma gestão técnica, eficiente, eficaz, e que valorize os profissionais da casa. Assim foi a nossa gestão.”

Limpeza pública nas ruas de Itabuna garante cidade mais bonita

   
A limpeza pública vem recebendo uma atenção especial da Prefeitura de Itabuna. Mesmo com as chuvas que caíram na cidade nos últimos dias, o trabalho da equipe de operações da Secretaria Municipal de Administração continua no centro e nos bairros. Nesta terça-feira (13), os profissionais estão fazendo a limpeza e poda de árvores na Avenida Manoel Chaves, próximo à entrada do bairro Jardim Primavera, e nas ruas e prédios escolares de Ferradas. Esta etapa segue ate amanhã (14).

 Em Itabuna, a limpeza de ruas e praças de Itabuna, bem como a coleta de lixo é realizada diariamente. Em paralelo a este trabalho, são realizadas ainda a poda de árvores, varrição, remoção de entulho e o serviço de sacheamento, que é retirada de mato que fica entre a rua e o meio-fio, além da pintura. Estes serviços são executados pela empresa de Biosanear, sob a coordenação do município.

O esforço para remover toda a sujeira da cidade é uma solicitação do prefeito Fernando Gomes, que determinou também a lavagem das feiras do Pontalzinho e do Centro Comercial,  aos domingos. As feiras do são Caetano e Califórnia recebem os serviços de lavagem nas segundas-feiras.

Pessoa ostomizada pode ter casa quitada

Conheça os direitos da pessoa ostomizada

Salário mínimo, quitação da casa própria e atendimento prioritário são alguns deles
Snowing_Freepik.jpg

Colostomia, ileostomia, urostomia, gastrostomia e traqueostomia. Todas essas intervenções cirúrgicas são realizadas em pessoas, que por motivos de saúde ou acidente, precisam de um canal alternativo em seu corpo para evacuar fezes e urina ou auxiliar na alimentação e na respiração.

Essa abertura artificial entre os órgãos internos com o meio externo pode ser chamada de ostoma ou estoma. Quem porta o ostoma é conhecido como ostomizado. Esta condição pode ser temporária ou permanente. E tem garantias legais ao paciente, por ela limitar ou incapacitar o desempenho de suas atividades habituais.

“O paciente ostomizado é considerado uma pessoa com deficiência física, conforme determina o Decreto nº 3.298/1999, artigo 4, inciso 1. Portanto, tem os mesmos direitos assegurados no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015)”, explica o advogado Fabrício Posocco, do escritório Posocco & Advogados Associados.

Prefeitura de Itacaré e PM discutem com a comunidade ações para implementar o verão

  
Representantes dos mais diversos segmentos ligados ao comércio, turismo, cultura, assistência social e segurança de Itacaré participaram na tarde desta terça-feira, no Sítio Paraíso, de uma reunião promovida pela Prefeitura Municipal e 72ª Companhia Independente da Polícia Militar para discutir um conjunto de ações que serão desenvolvidas para organizar ainda mais a temporada de verão no município. Durante o encontro foram discutidas ações e projetos voltados para o trânsito, segurança, credenciamento e organização dos ambulantes, ordenamento e preservação dos espaços públicos e turísticos, destinação de espaços para artesãos e poluição sonora.
O encontro contou com a participação do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, do vice Genilson Souza, secretários municipais, vereadores, do comandante da 72ª CIPM, Major Hosanah Rocha, do padre Ednaldo Cardoso, além de empresários, representantes de conselhos municipais, associações, sindicatos, artesãos e músicos locais. A proposta foi ouvir cada segmento e discutir de forma conjunta as ações que devem ser implementadas para que o verão 2018/2019 de Itacaré seja um dos mais movimentados dos últimos anos, mas também seja muito mais organizado, com mais segurança e a participação de todos.

Workshop de Jornalismo Esportivo do Sul da Bahia em Ilhéus

O evento tem como público alvo profissionais da área, estudantes e apaixonados por futebol   - Se tem uma coisa que todo brasileiro gosta, é o futebol. Outras modalidades também tem o seu espaço mas, é no futebol que a paixão se manifesta dentro e fora dos campos. É nesse cenário que o jornalismo esportivo, um segmento da comunicação, revela grandes ícones e fonte de inspiração para quem gosta de esporte e para quem gosta de unir os dois,  jornalismo  e esporte.
Um amplo debate sobre o tema está marcado para o dia 26 de janeiro de 2019, no Centro de Convenções de Ilhéus. É o 1ºWorkshop de Jornalismo Esportivo do Sul da Bahia, reunindo nomes que fazem o jornalismo esportivo em Tv e rádio, profissionais do futebol, englobando a parte técnica, médica e gestora com reconhecimento nacional. O evento foi idealizado pela jornalista e apaixonada por futebol, Monique Ribeiro, e conta com apoio de parceiros locais. “A ideia do evento é justamente unir jornalismo esportivo e futebol fomentando a ampla resenha esportiva na região, que vai abordar o cotidiano do jornalista esportivo, técnica e tática, gestão, marketing, fisioterapia desportiva e carreira,” detalhou.

Bahia está entre os cinco estados que mais aplicam recursos na saúde



A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contesta a análise realizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em recente publicação. No quesito 'despesas totais em saúde', o Estado da Bahia posicionou-se como o quarto colocado em total de recursos aplicados na saúde em todo o país, com mais de R$ 5,360 bilhões. Já em investimentos na saúde, a Bahia se posicionou como terceiro estado que mais investiu em 2017 (R$277 mi), atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais (fonte SIOPS Datasus- https://bit.ly/2QEQamm ). 

Pela lei, cada ente federativo deve investir percentuais mínimos dos recursos arrecadados com impostos e transferências constitucionais e legais. O estudo lembra que os municípios e os Estados ampliaram o gasto, especialmente a partir dos anos 2000, com o estabelecimento da Emenda Constitucional nº 29, que vinculou os recursos da saúde às suas receitas (12% para Estados e 15% para municípios). Em 2008, as prefeituras assumiam 29,3% do gasto total público, percentual que, em 2017, alcançou 31,4%. No mesmo intervalo, no caso dos estados, eles respondiam por 26% das despesas, percentual que em 2017 se manteve em 25%. O Governo da Bahia, em 2017, atingiu o índice de aplicação de recursos em saúde de 13% do total da arrecadação do estado, o que será ultrapassado em 2018.

Analisando-se a distribuição dos gastos entre os estados, constata-se grande desequilíbrio em favor daqueles que, sabidamente, possuem maior PIB per capita e maiores concentrações populacionais. Essa forma de distribuição, traduz uma política de financiamento fortemente baseada na arrecadação tributária e no critério populacional, mas que não consegue ser suficiente na redução das desigualdades regionais.

A FAVOR DO DIÁLOGO, 61 ESCOLAS ESTÃO EM FUNCIONAMENTO EM ITABUNA


Ratificando os números que foram apresentados na última sexta-feira (9) pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal da Educação (SME), em que foi apontado que 64% dos professores da Rede Municipal de Ensino estão trabalhando normalmente, nesta terça-feira (13), o gabinete da SME atualizou os dados, e pelo que consta a partir do retorno de mais profissionais às suas atividades entre sexta-feira última e terça-feira (ontem), esse índice já está na casa dos 70%.

Das escolas que fazem parte da Rede Municipal de Ensino, a partir do número de profissionais em atividade, a secretária, professora Nilmecy Santos Gonçalves, aponta que 61 estão em funcionamento, entre escolas do campo e urbanas. Dessas, 25 unidades estão entre as que nunca paralisaram as suas atividades e estão com funcionamento integral desde o início da greve.

21 escolas estão funcionando parcialmente e outras 12 chegaram a aderir ao movimento grevista em algum momento, mas retornaram às atividades depois. A professora Nilmecy destaca que, atualmente, somente 31 escolas estão com suas atividades paralisadas.

FERIADO PROLONGADO ESTIMULA O TURISMO NA CAPITAL BAIANA

FERIADO PROLONGADO ESTIMULA O TURISMO NA CAPITAL BAIANA
Do - Bahia Econômica - Com a chegada do feriado da Proclamação da República, celebrado no dia 15 de novembro, segundo feriado prolongado do mês, a expectativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA) é de que a taxa de ocupação dos hotéis de Salvador mantenha a média de 90 a 95%. “Os feriados prolongados aumentam o faturamento dos hotéis, agências, museus, zoológico, pontos turísticos e do comércio em geral, impulsionando a economia local. Além disso, os feriados representam uma ótima oportunidade para as pessoas que, devido às obrigações de trabalho, não podem tirar férias regulares”, afirma Glicério Lemos, presidente da ABIH-BA. 
O feriado da Proclamação da República abre também a alta temporada do turismo no Estado, que recebe ainda mais visitantes na época de férias escolares e festas de fim de ano, movimentando o setor. “O ano de 2018 está se consolidando para ter as melhores taxas de ocupação dos últimos cinco anos. Para o Réveillon, a nossa expectativa é de 100% na taxa de ocupação e para o verão, a estimativa é uma média de 92 a 96% na taxa de ocupação”, enfatiza Lemos.

terça-feira, 13 de novembro de 2018

General Villas Bôas diz que futuro ministro da Defesa ‘não poderia ser melhor’


"Estou feliz da vida", afirmou Villas Bôas, que disse ser amigo particular de Fernando Azevedo e Silva
Do - Diário de Itabuna - Atual comandante do Exército, o general Eduardo Villas Bôas elogiou, nesta terça-feira (13), a escolha do general da reserva Fernando Azevedo e Silva para ser o novo ministro da Defesa, conforme anunciado pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).
“Estou feliz da vida”, afirmou Villas Bôas, que disse ser amigo particular do novo ministro.
Villas Bôas foi um dos que conversou com Bolsonaro sobre a escolha do novo ministro da Defesa, mas havia sugerido a nomeação de um civil, para que houvesse um “equilíbrio” no governo.
Nesta terça, porém, o comandante elogiou o escolhido, após participar da cerimônia de passagem de comando da 5 Divisão do Exército, em Curitiba.

XIII Encontro de Capoeira do Gueto recebe apoio da Prefeitura de Itabuna



 Cerca de 100 crianças e adolescentes que são atendidas pelo Grupo Berimbau da Bahia, através do projeto Capoeirinha, participarão na sexta e sábado (dias 16 e 17) do XIII Encontro de Capoeira do Gueto. O evento acontecerá na praça do bairro São Pedro e tem o objetivo de promover a cultura e atividades esportivas para crianças carentes das comunidades do São Pedro e Jorge Amado que são atendidas pelo projeto Capoeirinha.

 “Dos meus 30 anos dedicados à capoeira, 25 são dedicados a este projeto que tem grande relevância social e cultural. Já conseguimos formar homens de bem, inclusive profissionais da capoeira que hoje estão em vários estados do Brasil, como também em outros países, levando a nossa cultura”, comentou o professor Rogério de Jesus Santos, um dos idealizadores do evento.

Prefeitura de Itabuna e Incra discutem aumento da produção de cacau assentamentos


  O prefeito Fernando Gomes recebeu em seu gabinete, na tarde da última segunda-feira (12), o coordenador geral de Infra-estrutura e diretor de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Douglas Souza de Jesus. O encontro foi para falar sobre o lançamento do programa de aumento da produção de cacau nos assentamentos da região sul da Bahia, desenvolvido em parceria com a Ceplac e novas linhas de crédito do Incra para os assentados.

O diretor informou ao prefeito que os assentamentos Alemita, na região de Itamaracá e o Manoel Chinês às margens da BR101, pertencentes ao município de Itabuna foram contemplados pelo programa. Com isso, as famílias dos assentados passarão a contar com financiamento garantindo o aumento da produção de cacau e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida dos assentados.

Prefeitura prossegue com obras de revitalização da Avenida Amélia Amado




Estão avançadas as obras de revitalização da Avenida Amélia Amado, trecho que compreende as imediações do Terminal Rodoviário de Itabuna. Nesta terça-feira (13), técnicos trabalharam na conclusão de parte da rotatória que está sendo implantada no local. O projeto que esta sendo executado na Avenida Amélia Amado prevê um novo modelo de mobilidade na localidade que beneficiará não só para motoristas, como também para pedestres, além de garantir um novo visual a esta região da cidade.


Desde o início das obras, a equipe de trabalho já executou uma série de serviços, dentre os quais foram concluídos a colocação de meio-fio e a estruturação do canteiro central que foi recuado para implementação de uma nova faixa de veículos na avenida, permitindo a ampliação do fluxo de veículos, e contribuindo para a redução do engarrafamento que sempre ocorre no local.

Internos de comunidades terapêuticas ganham dia de cuidados com apoio da Prefeitura


  O difícil processo de recuperação dos internos das comunidades terapêuticas Atalaia, Getsemani e Moriá ganhou um reforço com as atividades desenvolvidas no último sábado (10) para os assistidos dessas instituições. Com apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), do setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), os internos participaram de uma programação de saúde e educação.

Durante todo o dia, tiveram acesso a palestras sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST/AIDS, testagens de sífilis, HIV e hepatite, além de momentos de lazer, banho de piscina, futebol, dinâmicas e estudos bíblicos. A ação foi realizada pelo projeto “Com Jesus no lar”, no Acampamento Batista Teosópolis, localizado na rodovia Ilhéus-Itacaré, zona norte do município.
Segundo o chefe do setor da Vigilância à Saúde da Sesau, Gleidson Santana, as atividades da saúde foram realizadas em prol do Novembro Azul. “Entendemos que a saúde do homem depende não só da ausência de doenças, mas também de ações que fomente o bem-estar físico e mental”, enfatiza.  - SECOM

Tel Aviv: Rui vai a feira de segurança e prospecta negócios na área hídrica



 Com uma extensa agenda de reuniões nesta terça-feira (13), em Tel Aviv, centro financeiro de Israel, o governador Rui Costa segue com os compromissos internacionais após ter passado, na semana passada, por Barcelona e Madrid, onde também estabeleceu encontros de negócios. Na manhã desta terça-feira (13), Rui participou da abertura da 5ª Conferência e Exposição Internacionais HLS & Cyber, uma feira bienal de segurança que apresenta as últimas novidades na área da cyber segurança. 


Rui também se encontrou com o ministro de Economia de Israel. Nesse evento, participaram, além do governador, o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, e o Superintendente de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, Rogério Medeiros. A SSP já mantém relações comerciais com empresas israelenses através da aquisição de equipamentos de segurança. Durante a feira, foram visitados os estandes das empresas Globe Keeper, Sayvu e Cellebrite, que fornecem plataformas de comunicação criptografada, aplicativos para comando e comunicação, inteligência digital, dentre outras ferramentas de segurança. 

À tarde, o governador também se reúne com executivos de mais duas empresas que atuam na área de recursos hídricos – a Mekorot e Utilis. O objetivo do encontro com executivos da Mekorot é obter detalhes do processo de gerenciamento de recursos hídricos de Israel operados pela companhia, bem como conhecer a forma de coleta, tratamento e recuperação de águas residuais. Na Utilis, última empresa a ser visitada pelo governador, o objetivo é conhecer o método de detecção de vazamentos via satélite, mesma tecnologia empregada pela Nasa para procurar água em outros planetas.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...