terça-feira, 13 de novembro de 2018

Prefeitura de Itabuna e Incra discutem aumento da produção de cacau assentamentos


  O prefeito Fernando Gomes recebeu em seu gabinete, na tarde da última segunda-feira (12), o coordenador geral de Infra-estrutura e diretor de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Douglas Souza de Jesus. O encontro foi para falar sobre o lançamento do programa de aumento da produção de cacau nos assentamentos da região sul da Bahia, desenvolvido em parceria com a Ceplac e novas linhas de crédito do Incra para os assentados.

O diretor informou ao prefeito que os assentamentos Alemita, na região de Itamaracá e o Manoel Chinês às margens da BR101, pertencentes ao município de Itabuna foram contemplados pelo programa. Com isso, as famílias dos assentados passarão a contar com financiamento garantindo o aumento da produção de cacau e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida dos assentados.


Ainda no encontro, o prefeito Fernando Gomes aproveitou para entregar ao representante do Incra, o Plano Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). O projeto executado por meio da parceria entre Prefeitura, Ceplac e Governo do Estado, prevê diferentes medidas para auxiliar a produção rural no município, conforme destacou o diretor do Departamento de Agricultura da Prefeitura, Erlon Botelho.

Douglas Souza, que foi o responsável pela elaboração de propostas direcionadas ao desenvolvimento e recuperação dos projetos de reforma agrária,  ficou entusiasmando com a iniciativa do município pelas ações que visam o fortalecimento da assistência técnica em extensão rural aos pequenos produtores da agricultura familiar de Itabuna, e por extensão, o desenvolvimento social e econômico da região.

Já o prefeito Fernando Gomes disse que o Incra tem grande parcela de contribuição, pelo importante papel que exerce para o desenvolvimento do sul da Bahia e lembrou que a Prefeitura, por meio do Departamento de Agricultura tem trabalhado com a missão de estruturar o município para novas demandas na área de agricultura.

O diretor do departamento, Erlon Botelho que participou do encontro no gabinete, complementou ao informar que, atendendo justamente à solicitação do prefeito, tem buscado parcerias, “visando abrir portas de instituições financiadoras para fomentar a agricultura tanto familiar quanto a tradicional”.

Erlon falou também do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável,  que esta em fase de criação pela assessoria jurídica do município e que promete fortalecer ainda mais o setor agricultura no sul da Bahia   
Fotos: Adeildo Marques
13/11/18





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

A BSMIM TEM PREJUIZPS DE 30.9 MIMHOES EM 2023

  EXCLUSIVO: BAMIN, INCLUINDO A FERROVIA OESTE-LESTE, TEM PREJUÍZO DE R$ 30,9 MILHÕES EM 2023 E ALTO GRAU DE ENDIVIDAMENTO, GERANDO ESPECULA...