sábado, 20 de janeiro de 2024

Hospital Materno-Infantil estimula a preservação das Parteiras Tradicionais

 “não podemos menosprezar o que elas dizem”

Não é de hoje a experiência da indígena Iracema Sussuarama no auxílio às mulheres em trabalho de parto pelas aldeias da etnia Tupinambá, no sul do estado. Há muitos anos ela já acompanhava a avó nas comunidades indígenas e confessa que perdeu as contas de quantas crianças nasceram com o seu auxílio. “Sempre tive a curiosidade de saber, assistir e participar dos partos do nosso povo”, assegura. Iracema foi uma das parteiras tradicionais que participaram da escuta e da roda de conversa promovidas pelo Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, em uma verdadeira troca de experiência que contou com a participação da médica obstetra Carolina Zafalon, que atua na unidade hospitalar. Neste sábado, 20, comemora-se o Dia da Parteira Tradicional. Para muitos, uma atividade que tem perdido espaço ao longo dos anos.

“A gente tem esquecido dessas mulheres tão importantes pra nossa comunidade. E que bom que nós estamos hoje aqui conversando sobre isso, despertando essa consciência nossa da necessidade de a gente valorizar as nossas parteiras, que fazem parte da nossa tradição”, reconhece a indígena Potiratê Tupinambá, da aldeia Itapuan. “Claro que é importante ter o hospital, mas é importante também ter as nossas parteiras que precisam estar em primeiro lugar pra gente”, conclui.

Poucas parteiras, área extensa

O alerta da indígena vai muito além do que o natural resgate deste costume. O território da etnia é vasto. As estradas dependem de manutenção. As distâncias são fatores decisivos na hora do parto. Os Tupinambá ocupam uma área de 47 mil hectares no sul da Bahia. A maior parte desta população indígena é formada por mulheres. E para auxiliar a sua população feminina, a etnia conta com apenas 12 parteiras tradicionais. Já foi uma quantidade bem maior de mulheres que guardam o saber sobre o sagrado feminino. 

“As parteiras tradicionais elas falam muito da retaguarda. Elas sabem identificar a hora de enviar pro hospital”, explica a médica Carolina Zafalon. A profissional que hoje atua no HMIJS trabalhou muitos anos no terceiro setor, especialmente em comunidades ribeirinhas e indígenas no norte do País. Atuou também no exterior, em áreas de conflito, atendendo às populações vulneráveis. “Elas precisam ter essa retaguarda. Então é importante ter esse acolhimento com elas de entender se elas realmente sabem identificar urgência”, explica a médica.

Para doutora Carol, os profissionais de formação têm que estar abertos a promover orientação pra que as parteiras tradicionais possam identificar os sinais de alerta, os sinais de gravidade para que a paciente consiga chegar a tempo e também com a certeza de que ela vai ser bem recebida. Por este motivo, essa aproximação, na opinião da doutora, é fundamental para pensar que todos são amigos e trabalham juntos. 

Hora da decisão

A experiente Iracema, por exemplo, viu a própria filha Gabriele, necessitar de transferência para a unidade hospitalar, mesmo diante de todas as intervenções que fez, ainda na aldeia, momentos antes do parto. “Ela queria natural, em casa, ao lado da família. Mas não foi possível”, justifica. Mesmo assim, acompanhou e orientou a filha nas dependências do hospital. “Ela tinha medo do que iria encontrar lá. Se sentisse dor, como seria a reação das outras pessoas ao ouvi-la gritar”, contou Iracema.

Esse trabalho de humanização ao atendimento à comunidade indígena – tanto em reuniões nas aldeias quanto durante a permanência na maternidade - faz parte do Plano de Atenção Especializada aos Povos Originários (IAE-PI), que tornará, em breve, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, a primeira unidade da Bahia como modelo de atendimento à população indígena do estado. O plano já foi aprovado pela Secretaria Estadual da Saúde e se encontra em tramitação final no Ministério da Saúde, em Brasília.

A neta de Iracema e filha de Gabriele, nasceu no HMIJS. As massagens, os banhos de folha usados por Iracema ainda na aldeia, por certo, ajudaram durante o inevitável parto cesariano. Yandara Nayhá, que significa “Mãe da metade do dia” simboliza esse encontro entre a tradição e a medicina científica. “A questão da parteira tradicional já tá dizendo, né: tradição. Então segue de mãe pra filha, segue de vó pra neta e aí por diante. Eu acho que não acaba, né. A gente tem que, na verdade, procurar agora se aperfeiçoar pelas tecnologias que existem pra poder trazer e continuar o trabalho dentro da comunidade”, afirma Iracema. “É saber cada um o seu lugar. Eu acho que isso é o mais importante. Não menosprezar o que elas estão dizendo. Eu não tenho nenhum problema, eu gosto, pra mim é um aprendizado também”, completa a doutora Carol. 

Referência

Única maternidade 100 por cento SUS do sul da Bahia, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio foi inaugurado em dezembro de 2021 dezembro pelo Governo da Bahia. Desde então, é administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF SUS). Possui 105 leitos para obstetrícia, partos normal e de alto risco, pediatria clínica, UTIs pediátrica e Neonatal e já ultrapassou a marca de seis mil bebês nascidos na unidade.

Ascom

Trump elogia Milei

 Trump elogia Milei: ‘Tornando a Argentina grande novamente’

Trump diz que Milei "herdou um desastre tota

Do -Diario do Poder  - O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump elogiou o discurso do presidente argentino Javier Milei no Fórum Econômico de Davos, marcado pela defesa do liberalismo.

“Ele está fazendo grandes progressos”, escreveu. “Ele herdou um ‘desastre total’, mas ele é MAGA (Make Argentina Great Again). Espero poder ajudá-lo no futuro”, acrescentou o republicano.

Durante o discurso, Milei lembrou de 1860, quando a Argentina adotou modelo de liberdade e teve grande desenvolvimento econômico em um curto período de tempo, mas que o país empobreceu ao abraçar o coletivismo.

O Ocidente está em perigo porque aqueles que deveriam defender os valores do Ocidente encontram-se cooptados por uma visão do mundo que inexoravelmente leva ao socialismo e consequentemente à pobreza”, afirmou Milei.

COLUNA PERSONA

Itabuna viveu um grande momento no dia 18 de janeiro, quando os itabunenses comemoraram e, foram levar o abraço de parabéns ao prefeito Augusto Castro, pela passagem do seu aniversário. Com o espaço da Catedral de São José, totalmente lotado o prefeito foi bastante cumprimentado. Muitos anos de vida@ 

Por Gil Curvelo 
Parabéns! Prefeito Augusto CastroHoje iniciando a nossa coluna no blog Expressaounica, que sera publicada  às sextas-feiras e às terças, náo poderia ter um acontecimento melhor do que essa data especial! 18 de janeiro; dia que se celebra o aniversário do prefeito de Itabuna, Augusto Castro.  Que Deus com sua infinita bondade, o abençoe sempre e conceda muita saúde,  paz, fé, esperança, alegria todos dias de sua vida.

Que as conquistas sejam crescentes e seus projetos sejam realizados, com perseverança e determinação para o desenvolvimento de nossa cidade, de um lugar cada vez melhor.

Felicidades também para todos familiares, amigos e colaboradores. 

Um forte abraço, prefeito e que esta data se repita em sua existência por muitos e muitos anos.

Veja alguns flagrantes da Missa de Ação de Graça. celebrada na Catedral de São José, com a pregação do padre Gilvan Oliveira: 

























 
Betânia Macedo

Em Foco PSI CEPI
Mente e Organização Saudável
Rua Osvaldo Cruz, centro, Itabuna
ZAP 73 99133-4957






EMPRESARIO ITAJAI ANDRADE PERGUNTA AO DEPUTADO FEDERAL JOAO LEÃO SOBRE A CEPLAC.

Itajai Andrade,um grande
amor por itabunw 

O empresário de Itabuna, da marca "boa hora"; Itajaí Andrade que, também, é hexacampeão de futebol, defendendo a seleção amadora de itabuna, nos anos 60, participando do programa "Frequência Política" na manhã deste sábado 20, perguntou ao ex-governador e, hoje, deputado federal, João Leão, sobre o destino da Ceplac, que está abandonada esucateada!

O deputado João Leão, reconhecendo o abandona da instituição, e falando da inercia do governo federal, disse que a pergunta deveria ser feita ao governo, e não deu nenhuma informação louvável ou uma esperança para resolver o problema. Já que a Ceplac, foi a maior defensora e pesquisadoras para  a produção do cacau.

Deixando transparecer que fugiu da pergunta, expôs sobre a produção de cacau no "oeste baiano", não dando uma resposta convivente, quando, na realidade, João Leão, deveria ter ouvido com maior atenção à preocupação do empresário, e lhe garantir, de que iria lutar pela reativação da instituição, inclusive, fazendo um pronunciamento no Plenário do Congresso! 

Hoje, não se faz mais política, como antigamente, e "o jogo de empurra!", é que prevalece. A opinião do povo, não vale nada, está em último plano.

O programa Frequência Política, se coloca hoje como uma das maiores audiência do sul da Bahia, apresentado por Binho Shalon e João Mateus, através de cadeia; Rádio Difusora Sul da Bahia e Interativa FM.

A questão, mesmo, é que, a Ceplac, que tanto fez por essa região do cacau, ajudando o desenvolvimento, construindo estradas,  pontes, escolas e a FESPI/ UESC, foi completamente esquecida, se tornando mais um "Elefante branco!".

Suspeicao do Moraes

Líderes do Senado pressionam por suspeição de Moraes no 8 de janeiro

“Ele não tem imparcialidade”, afirmam Senadores.

Do - Diario do Poder -Os senadores Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, Ciro Nogueira (PP-PI), líder da Minoria no Senado, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Líder da Minoria no Congresso, Carlos Portinho (PL-RJ), Líder do PL no Senado, Tereza Cristina (PP-MS), Líder do PP, Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Líder do Republicanos, Izalci Lucas (PSDB-DF) , Líder do PSDB e Eduardo Girão (Novo-CE), Líder do Novo assinaram manifestação contra o mandado de busca e apreensão expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, ordenando ação da Polícia Federal na casa e no gabinete do deputado Carlos Jordy (PL-RJ).

A conclusão da nota é que o próprio ministro deveria se declarar suspeito dos julgamentos relativos ao 8 de janeiro em virtude do comportamento apresentado no decorrer das investigações.

“Apoiamos qualquer investigação que tenha por fim apurar graves ilícitos. Contudo, vivemos num Estado de Direito e as investigações devem respeitar o juízo natural, os direitos e garantias individuais, as prerrogativas do exercício do mandato parlamentar e o devido processo legal”, observam os líderes.

Os parlamentares seguem questionando a imparcialidade de Moraes. “A atuação do Ministro Alexandre de Moraes, fornecendo assessoramento jurídico ao Presidente Lula após os eventos de 08 de janeiro, levanta questões críticas sobre a adequada separação entre os Poderes”.

Os signatários também lançam olhar sobre a morte de Clériston Pereira, na Papuda. “O caso de Clériston Pereira, conhecido como Clesão é um exemplo preocupante da maneira como os processos têm sido conduzidos no STF, onde decisões controversas e heterodoxas têm contribuído para a erosão de nossa democracia. Diante do exposto, causa profunda espécie que mera ilação, desacompanhada de fundamentação fática e jurídica suficientes, sustente a adoção de dura medida investigativa contra um Deputado Federal”.

Para os senadores, a atuação de Moraes é questionável e está desamparada da Constituição Federal, da Lei Orgânica da Magistratura e do Código de Processo Penal. “Ele não tem imparcialidade para os processos dos atos do 08 de janeiro de 2023, é supostamente vítima, investigador e julgador. Ele comenta e concede entrevistas sobre processos que estão sob julgamento e opina sobre fatos ainda não julgados”, avaliam.


sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Valderico jr, liderando pesquisas mantém firme a sua pré-candidatura em Ilhéus

Flagrante do encontro! V.Jr. ao centro de camisa azul, ao lado de grandes lideranças no Salão Nobre do Hotel Barravento

O pré-candidato a prefeito de Ilhéus, Valderico Jr, na noite desta quinta-feira 18, reuniu várias lideranças do  cenário  politico e empresarial no salão de convenções do Hotel Barravento e disse em público de que não será vice de ninguém, porque tem projetos para Ilhéus e somente sendo Prefeito poderá realiza-los, não existe acordo pessoal com ninguém mas existem conversas entre os partidos da oposição ao atual governo municipal e que todo, esses noticiário, em torno disso, não  existe. Esclarecendo, que não passa de fake-news.

No encontro Valderico Jr., ainda, se posicionou, de que não há nenhuma possibilidade, dele ser vice, quando lembrou que o seu nome, foi o o candidato mais votado para deputado federal nas eleições de 2022, e o segundo mais votado nas eleições de 2020, computando mais de 20 mil votos e, que agora, e as informações que chegam a esse blog e de que V.Jr está liderando as pesquisas, rumo ao Palácio do Paranaguá e, contando,  com a menor rejeição, entre os pré-candidatos a prefeito de Ilhéus.

V.Jr nos festejos de São Sebastião 

O pré-candidato a prefeito de Ilhéus, Valderico Jr., também vem participando dos festejos de São Sebastião, um dos padroeiros de Ilhéus, sendo muito ovacionado pelo povo por onde passa. É Ilhéus ganhando mais uma grande liderança! Vejas nos flagrantes das fotos:





GRANDE ENCONTRO DA DIREITA EM ITABUNA

PADRE KELMON FALA SOBRE O FORO BRASIL

Especial - por Paulo Lima - Na noite de ontem, 18 de janeiro, com as dependências  do plenário  vereador Raymundo Lima, da Câmara  Municipal de Itabuna, totalmente lotado, o padre KELMON,  ex-candidato à  presidência  da República  nas últimas eleições, discorreu sobre o movimento  Foro Brasil e sua importância  no momento atual da política brasileira e o papel  da direita na eleição  municipal  de outubro do corrente ano.

MILITÂNCIA 

No decorrer  da palestra, o padre abordou a importância  da militância  política exortando  à  toda direita de Itabuna  para  um arregaçar  de mangas  ir a luta para assegurar  a Vitória na eleição do corrente ano. Abordou  sobre  a grande diferença entre a direita e a esquerda, não só  no Brasil, como no mundo, e o que os regimes totalitários e comunistas fizeram nas Nações  em que.chegaram ao poder( na América Latina citou a Venezuela  como exemplo) e as consequências  nas vidas das populações. Fez uma panorâmica  sobre a relevância do Cristo no dia a dia da vida do ser humano, chamando a atenção  para o egocentrismo  no mundo da política é sua consequência nos atos de quem comanda ou dirige uma entidade, empresa, partido política,  movimentos e grupos.

CHICO FRANÇA

Dirigindo- se ao auditório  totalmente lotado, o palestrante da noite enfocou  a pessoa do engenheiro  Chico França, pré-candidato a prefeito de Itabuna pelo PL, " um engenheiro altamente capacitado e conhecedor dos problemas de Itabuna e que pode  assumir os destinos da comunidade ( foi bastante ovacionado) pelo voto livre e consciente do eleitor itabunense"  afirmou  categoricamente  sobre o representante da direita  local.

MESA

A composição  da mesa foi formada  pelo professor Guilherme, representante do GDI, Grupo da Direita de Itabuna, o palestrante padre KELMON, Luiz Uaquim, coordenador e líder do movimento INVASAO ZERO, de Ilhéus, o pré-candidato a prefeito pelo PL, Chico  França e representantes de outras entidades

FALAS

Dentre.as falas se destacaram  a do professor Guilherme, coordenador  do GDI, que relatou sobre o papel do grupo que coordena na cidade, Luiz Uaquim sobre a luta travada na região contra o MST e as vitórias já  conseguidas.

CHICO FRANÇA SURPREEENDE

Além  do padre Kelmon, à noite também foi abrilhantada pelo pronunciamento  do engenheiro Chico França  que deixou o auditório  surpreendido pela firmeza de suas palavras ( bastante ovacionado) se posicionando como candidato da direita  e conhecedor de toda a problemática do.municipio de Itabuna, numa linguagem clara  e contundente  como deve se portar  um candidato da direita contra o status  qui que hoje administra a cidade Itabuna. O pré - candidato Chico França assumiu, ontem à noite,  a postura de candidato disposto  a alavancar a sua candidatura.nos quatro pontos cardeais da cidade. A direita da a grande largada  para   chefiar  o Centro Administrativo Firmino Alves a partir de  janeiro de 2025.

Deputado culpa ViaBahia por tragédia

 Deputado Hassan culpa a ViaBahia por mais uma tragédia na BR-116. “Criminosa”

Deputado Hassan: “Até quando a ViaBahia vai continuar desrespeitando os baianos, colocando impunemente em perigo as vidas dos usuários das rodovias 324 e 116?”
Do -jornaldamidia -Indignado e revoltado com a notícia do trágico acidente ocorrido na noite desta quarta-feira (17) na BR-116, na altura do KM 554, trecho do município de Milagres, que ceifou as vidas de cinco pessoas de uma mesma família de Jequié, o deputado Hassan (PP) responsabilizou a concessionária ViaBahia pela forma “/omissa, irresponsável, negligente e até mesmo criminosa com que administra as BRs 116 e 324”.

Mais uma vez o parlamentar voltou a cobrar providências à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para que sejam retomadas as obras de duplicação da BR-116.

Revoltado, Hassan apontou que, de acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), nos últimos dois anos, 213 pessoas morreram em 1.658 acidentes na BR-116, enquanto 99 pessoas perderam a vida em 1.553 acidentes na BR-324.

“São números gritantes, mas que parecem não sensibilizar a ANTT, órgão responsável por fiscalizar o cumprimento do contrato de concessão”, protesta Hassan.

Indignado, o parlamentar lamentou as mortes da família envolvida nesse acidente.

“Com profunda tristeza recebemos a notícia dessa tragédia, que vitimou um amigo e sua família”, disse Hassan, lembrando que no acidente morreram Flávio Costa Silva, motorista da Secretaria de Desenvolvimento Social da prefeitura de Jequié, sua esposa Eunice Ribeiro de Jesus Costa, seus filhos Ingrid e Bernardo Flávio Ribeiro Costa, e o sobrinho Gabriel Pereira Silva. A família viajava para Salvador, onde participariam da comemoração do aniversário da mãe de Flávio. De acordo com as primeiras informações, o carro de passeio dirigido por Flávio foi atingindo por um caminhão, cujo motorista fugiu do local sem prestar socorro.

“Até quando a ViaBahia vai continuar desrespeitando os baianos, colocando impunemente em perigo as vidas dos usuários das rodovias 324 e 116?”, questiona Hassan, lembrando que, pessoalmente já expôs a situação precária dessas estradas, esburacadas, sem manutenção e sinalização adequadas, ao presidente da ANTT, Rafael Vitale, e cobrou com veemência a duplicação da BR-116, desde a ponte do Rio Paraguaçu até a divisa com Minas Gerais, com ênfase no trecho da Serra do Mutum, que vai de Jaguaquara a Jequié.


Coordenador do Recicla Itabuna agradece o apoio da sociedade

Coordenador do Recicla Itabuna agradece apoio do Governo do Estado à recuperação da Central de Triagem da Coleta Seletiva

O secretário municipal de Governo e coordenador do Projeto Recicla Itabuna, Rosivaldo Pinheiro, agradeceu ao Governo do Estado pelo apoio à recuperação da Central de Triagem da Coleta Seletiva da Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Recicláveis de Itabuna (AACRRI), após incêndio ocorrido o dia 1º de janeiro.

“A gestão do prefeito Augusto Castro sente-se muito honrada pelo esforço que tem sido feito e pelo apoio dos parceiros Governo do Estado, através das secretarias de Meio Ambiente (SEMA), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), CESOL, Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e Bahia sem Fome, que deram as mãos para recuperar conosco a força da AACRRI ao projeto de coleta seletiva que muito nos orgulha”, disse.

“O prefeito Augusto Castro tem dado um exemplo de bom gestor nesta e em outras áreas, especificamente na área de reciclagem, e agradece a todos da iniciativa privada, aos poderes públicos do Estado e a toda comunidade neste esforço de dar as mãos à essa política que já é sucesso em Itabuna e exemplo para o mundo. Então, muito obrigado a todos vocês”, agradeceu Rosivaldo Pinheiro.

Na terça-feira, dia 16, a Central de Triagem da Coleta Seletiva da Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Recicláveis de Itabuna (AACRRI) recebeu do Governo do Estado vários equipamentos dentre os quais 15 luminárias de emergência, dois carrinhos de mão, 40 sacolas big-bag, uma geladeira, um fogão, 10 mesas e 40 cadeiras. Os equipamentos foram entregues na sede provisória da Central de Triagem no Bairro Lomanto.

Na semana passada, após visita técnica dos secretários do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, e do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Sodré, acompanhados da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Tatiana Velloso, a Central também recebeu alguns itens incluindo 38 kits de equipamento de proteção individual (EPIs), dois carros elétricos, uma prensa hidráulica e 60 cestas básicas.

A AACRRI também iniciou uma campanha de arrecadação junto à comunidade para ajudar na manutenção das famílias de catadores. Quem puder colaborar pode fazer a doação de qualquer valor através do PIX aacrri.itabuna@gmail.com.

Transferências bancárias podem ser direcionadas para a agência 0001, conta: 47387377-6, do Banco PagSeguro, CNPJ: 42.306.706/0001-26, em nome da Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Recicláveis de Itabuna.

Ascom

O Carnaval Cultural em Ilhéus acontece entre os dias 09 e 13 de fevereiro

O Carnaval Cultural de Ilhéus está chegando!

Chamamento público para cadastramento de ambulantes para o Carnaval Cultural de Ilhéus!

A Prefeitura de Ilhéus abre chamamento público, de 17 de janeiro a 03 de fevereiro, para cadastro de vendedores ambulantes para o Carnaval Cultural 2024

O Carnaval Cultural de Ilhéus está se aproximando e está na hora de todos os vendedores ambulantes que desejam comercializar seus produtos durante a festa, realizarem o cadastro junto à organização do evento. 

Para isso, basta dirigir-se ao Auditório da Secretaria Municipal de Cultura (Casa Jorge Amado), de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas. O atendimento será por ordem de chegada e a prioridade será para ambulantes de Ilhéus.

O período deste chamamento público é de 17 de janeiro até 02 de fevereiro e os interessados devem comparecer ao local, munidos dos seguintes documentos (original e cópia): RG, CPF e comprovante de residência atualizado do município (não terá como realizar as cópias no local).

É importante salientar que ambulantes não poderão utilizar materiais perfurocortantes (espetinho, faca ou garfo), em cumprimento às normas e medidas de segurança. Os vendedores, ainda, ficam proibidos de acumular lixo e utilizar o local como dormitório provisório. Serão permitidas barracas na dimensão máxima de 3mx3m. Após serem afixadas, o setor de Vigilância Sanitária do Município realizará a vistoria.

O Carnaval Cultural acontece de 09 a 13 de fevereiro, nos bairros do município e na Avenida Soares Lopes e pretende-se reunir milhares de foliões, que seguirão os tradicionais blocos carnavalescos de Ilhéus. A festa segue na Avenida Soares Lopes, com apresentação de bandas. 

Ascom

FESTA DE SAO SEBASTIÃO EM ILHÉUS

UM LINDO CENÁRIO DE BELAS PRAIAS!

A imponente Catedral de São Sebastião na cidade histórica. Ao fundo, vê-se a praia do Cristo, uma das mais procuradas pelos visitantes 
Festa de São Sebastião, que é um dos padroeiros de Ilhéus será marcada por missa, procissão e shows na Avenida Dois de Julho

A programação diversificada começa nesta sexta-feira (19), com shows de artistas e bandas locais na Avenida Dois de Julho, às 18h

comunidade católica celebra neste sábado (20) o dia de São Sebastião, patrono da Catedral Diocesana de Ilhéus e dos estivadores do município. A programação diversificada começa nesta sexta-feira (19), com shows de artistas e bandas locais na Avenida Dois de Julho, a partir das 18h. No sábado, serão realizadas a missa na Catedral e a procissão pelas principais ruas do Centro Histórico, além dos shows às 18h.

O evento é promovido pela Prefeitura, Sindicato dos Estivadores de Ilhéus, Conselho Municipal de Cultura e Movimento Cultural Povos de Terreiros de Ilhéus (MCPTI), com apoio da Polícia Militar da Bahia, Guarda Civil Municipal e Sutram.

Confira a programação completa.

19/01 (sexta-feira)

Shows com as bandas:

- Samba Light;

- Benner Show

20/01 (sábado)

5h - Alvorada

9h – Missa

16h – Procissão

18h – Missa

Shows com as bandas:

- Top Gan;

- Tony Canabrava


Sucom


quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

ESPORTE: JACOBINA E ITABUNA FICARAM NO EMPATE

Baianão-2024: Itabuna deixa escapar os primeiros três pontos ao ceder empate contra Jacobina. O empate em 1 a 1 com o Jacobina, na noite desta quinta-feira, dia 18, no estádio municipal José Rocha, não foi um bom resultado para o Itabuna.

Itabuna, uniforme branco

O Dragão do Sul está na sétima colocação e com apenas um ponto positivo no Campeonato Baiano de futebol deste ano, após disputar as duas primeiras partidas. 

Na noite do próximo dia 23, no Mário Pessoa, a equipe itabunense o Bahia de Feira. Apesar de ser a terceira partida da competição, só a vitória interessa ao Azulino, que esta semana recebeu novos reforços.

No primeiro tempo da partida desta quinta-feira as duas equipes não foram criativas e fizeram poucas finalizações. O Itabuna cresceu a partir dos trinta minutos quando o técnico Mathaus Sodré mudou o esquema tático e substituiu Guilherme Ivo por Joadson. Dez minutos depois Romário, de cabeça, abriu o placar após cobrança de escanteio pela direita.

Na segunda etapa, o Itabuna

 cresceu, apresentou um melhor futebol, se beneficiou com o ritmo mais lento da partida, trabalhando mais a bola. Matheus tirou Gabriel e colocou Elton Heleno, volante recém-contratado. Fez também outras duas substituições: Maikon no lugar de Caetano e Guila no de Reninha. Mas, aos 41 minutos, Bruno Sabino empatou a partida, com um belo da entrada da área.

Gabriel foi considerado pela crônica esportiva como o melhor jogador da partida.

O Itabuna jogou com Jorge; Carlinhos, Vital, Diego Augusto e Caetano; João Neto, Gabriel (Elton Heleno), Joadson (Guilherme Ivo) Reninha; Silvano (Jussimar) e Romário.

Cartão: Matheus Sodré, Vandré Neves, Ítalo e Jorge.

Renda: R$ 28 mil. Público: 1.480 pagantes.

Ascom/IEC

Ilhéus atrai fiéis e turistas para celebrar Lavagem das Escadarias da Catedral de São Sebastião

Turistas brasileiros e estrangeiros, desembarcados do navio Costa Diadema, se juntaram à grande multidão no Centro Histórico

Retorno às tradições. Assim foi definida a Lavagem da Catedral de São Sebastião, realizada nesta quinta-feira (18). O início das festividades, uma das mais importantes manifestações religiosas de Ilhéus, ocorreu no Sindicato dos Estivadores, com batucadas e samba de roda comandados pelos líderes religiosos de matrizes africanas. O cortejo de fé arrastou uma multidão, que saiu da Avenida Dois de Julho e percorreu as principais ruas do Centro Histórico em direção às escadarias da Catedral, local onde acontece o ritual.

Presente durante todo o cortejo, o prefeito Mário Alexandre afirmou que além de integrar o calendário turístico, o evento traz uma mensagem de tolerância, união e respeito. “É uma honra e uma grande alegria promover esse momento, parte do reconhecimento da nossa cultura afro-brasileira. Estamos resgatando as festas populares e muitos turistas levarão a rica história de Ilhéus para diversas partes do Brasil e do mundo”. O vice-prefeito Bebeto e a deputada estadual Soane Galvão também prestigiaram o evento. 

A manifestação aconteceu no mesmo dia em que o navio Costa Diadema desembarcou no Porto do Malhado, trazendo a bordo aproximadamente cinco mil passageiros. O casal de São Paulo, Gustavo e Fernanda Migliorini, relatou a experiência positiva em conhecer a Bahia e uma parte cultural de Ilhéus. “Primeira vez que visitamos Ilhéus e fomos surpreendidos com essa festa. Queremos conhecer também os pontos turísticos e aproveitar cada momento nessa belíssima cidade”, comentou Gustavo.


Movidos pela fé, devoção, música e alegria, muitas pessoas vestidas de branco acompanhavam o trajeto arrastado por um mini trio no ritmo percussionista dos blocos afros. A lavagem é a manutenção da tradição, a fim de que as pessoas se sintam representadas dentro da sua própria cultura. A festa também faz referência à inserção das religiões de matriz africana nas manifestações culturais do município.

Ritmo e fé - Baianas com trajes típicos desfilaram caracterizadas, carregando jarros com água de cheiro e as vassouras para realizar a limpeza das escadas. A ilheense Mariana Velloso frequenta a festa há bastante tempo, e contou que “o momento é sempre histórico. Uma manifestação que resgata a nossa ancestralidade”.

A festa, idealizada pelos estivadores, acontece desde a primeira metade do século XX, sendo uma manifestação marcada pela fé, emoção e homenagens ao padroeiro da categoria, São Sebastião. “Hoje nós temos a Prefeitura resgatando a lavagem, uma expressiva da nossa cidade. Quero parabenizar todas as pessoas envolvidas na realização desse grande evento”, frisou Geraldo Assunção, presidente do Sindicato dos Estivadores de Ilhéus. Das sacadas dos prédios ou varandas das residências, o público registrou de várias formas, o cortejo que partiu da Avenida Dois de Julho até a Praça Dom Eduardo (Praça da Catedral). 

O evento é uma realização da Prefeitura; Sindicato dos Estivadores de Ilhéus; Conselho Municipal de Cultura e Movimento Cultural Povos de Terreiros de Ilhéus (MCPTI). Segundo o calendário, a celebração antecede a comemoração do dia de São Sebastião, em 20 de janeiro.

Efetivos da 68ª Companhia Independente da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal reforçaram a segurança no local. A Secretaria de Saúde (Sesau) disponibilizou ambulância e corpo técnico e a Sutram organizou o trânsito na região. Como manda a tradição, no final da festa um carro pipa refrescou os participantes, aliviando o calor de quase 30ºC.

Ascom

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...