sábado, 9 de novembro de 2024

Três pessoas são acusadas de participar de trama iraniana para matar Trump

Ao decorrer de sua jornada à Casa Branca, Trump sofreu inúmeras tentativas de assassinato, outros vários alarmes falsos acompanharam o Republicano durante a sua campanha.


Presidente eleito nos EUA, Donald Trump. (Foto: Reprodução/Instagram/Acervo Pessoal).

Do Diário do Poder -  Três pessoas foram acusadas de terem participado de uma trama iraniana para matar o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo a petição inicial, divulgada nesta sexta-feira (08), os acusados são, um iraniano-americano e dois judeus-americanos.

Segundo o Departamento de Justiça americano, Farhad Shakeri, Carlisle Rivera e Jonathan Loadholt são acusados de terem sido contratados para assassinar Trump. Rivera e Loadholt foram presos, enquanto Farhad, descrito pelo Departamento Federal de Investigação (FBI) como uma importante peça para o Corpo de Guardas da Revolução Islâmica (IRGC), acredita-se que está em Tehran, capital do Irã.

O IRGC encarregou Farhad de vigiar e assassinar o Republicano, como resposta a morte de Qassem Soleimani, líder da Força Quds. Soleimani foi morto em 2020 por meio de um ataque de drone feito pelos Estados Unidos.

Farhad continuou e disse que durante uma reunião no dia 7 de outubro com seu encarregado do IRGC, foi pedido para que ele fizesse um plano dentro de sete dias para assassinar Trump. Caso não fosse feito nesse tempo, o IRGC retardaria seu plano para matar Trump até as eleições “porque um dos oficiais do IRGC  avaliou que o Republicano iria perder as eleições e depois iria ser mais fácil o matar”.

Em julho deste ano Trump foi vítima de um atentado enquanto estava em um de seus comícios, o tiro disparado contra o ex-presidente americano passou de raspão e apenas atingiu a orelha do até então candidato à presidência.

Ao decorrer de sua jornada à Casa Branca, Trump sofreu inúmeras tentativas de assassinato, outros vários alarmes falsos acompanharam o Republicano durante a sua campanha.

@Joselitodosreis (Instagram)

@expressaounica (Instagram)

@reislito (X)

Joselitodosreis,reis facebook

reislito@gmail.com (e-mail)


Itabuna lança projeto inovador para a sua sede social

O Itabuna na manhã da última quinta-feira 7, apresentou projetos de Revitalização da sede social e apresentou o seu primeiro parceiro comercial

Sede social do Itabuna

(Sócio quita seus débitos com apenas 50 reais e faz parceria para a construção de um posto de gasolina)

Do encontro na sede social, alto do Bairro Conceição compareceram os  Conselheiros, Deliberativo e Fiscal, sob o comando respectivamente dos seus presidentes, advogados: Rui Correia e Souza Pontes, além da Diretoria Executiva e empresários, interessados em parcerias, além da equipe esportiva da Rádio Difusora Sul da Bahia, chefiada por Wagner Mendes.

Ficou certo, a revitalização de alguns setores da sede social; banheiros, piscinas, parque infantil e cozinha, entre outros  Para isso, já visando o proximo verão, e a participação do Itabuna no campeonato baiano de futebol. Rodrigo Xavier, presidente do IEC, juntamente com o vice-presidente, Sandoval Benevides e o diretor Ricardo Xavier apresentaram o projeto.

Neste encontro, que já aconteceu a noite, o empresário Celso, um dos proprietários da rede de Postos Combustíveis JOCEL, apresentou proposta, ficando certo à construção de um Posto de Combustível, contando  com loja de conviniencia e choparia, no setor norte da sede social, sentido ponte Calixto Midlej Filho. O Posto JOCEL, sendo o  1° parceiro do Itabuna Esporte Clube. Na certeza, de que outros somarão o novo projeto.

Mensalidade - Também no encontro, a diretoria tomou posição do sócio que está em débito, com o Clube, quitá-lo de uma só vez, pagando apenas 50 reais, sendo, também o valor  da mensalidade, por diante!

Está aí, uma ótima oportunidade para o sócio e torcedor, fortalecer o seu "Time de Fé" visando o retorno à 1° Divisão do Futebol Baiano. Seja sócio do Azulino. O Itabuna com você será mais forte.

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Acuipe: prejuizos e constrangimentos com falta de cenergia

Acuipe-Ilheus, moradores revoltados
com a falta decenergia constante

As constantes quedas de energia elétrica, principalmente em época de chuvas,  na Zona-Sul de Ilhéus, até o distrito do Acuipe, divisa com o município de Una, vem causando grandes prejuízos e, constrangimentos aos comerciantes e familiares, principalmente, na região do Acuipe.
A Neonergia, promete, mas não resolve

A falta e a queda de energia constantemente, num processo "sofona!", queima muitos aparelhos que depende da energia, como: frizeres, geladeiras, televisores e outros, conforme denunciou, um pequeno comerciante de Acuipe, que já vem cobrando uma solução por parte da Neonergia/Coelba, por muitos anos. 

E ressalta: "Aqui, eu e o dono daquela peixaria, já tivemos grandes prejuízos! E a empresa responsável, diz que vai resolve o problema!  E, só nos enrola!"  Diz revoltado, com mais um prejujzo, o comerciante, fazendo um apelo ao  Governo do Estado.

Ilhéus;:Alerta de chuvas para os dias 10 e 11 de novembro

Alerta de chuvas para os dias 10 e 11 de novembro: Defesa Civil prevê até 76 mm de precipitação

Fique atento aos riscos! Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo WhatsApp (73) 97400-7521 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193

A Defesa Civil de Ilhéus alerta a população sobre a previsão de chuvas intensas para os dias 10 e 11 de novembro, com previsões que podem chegar a 76 mm, conforme dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

Diante do risco, especialmente em áreas suscetíveis a deslizamentos e alagamentos, a Defesa Civil orienta os moradores a ficarem atentos a sinais de instabilidade, tanto nas residências quanto nos arredores. Fissuras, rachaduras, sons de desmoronamento e desagregação de solos em encostas são acusações que devem ser comunicadas imediatamente às autoridades.

As equipes de monitoramento seguem acompanhando a situação em todo o município. Em casos de emergência, a população deverá entrar em contato com a Defesa Civil pelo WhatsApp (73) 97400-7521 ou acionar o Corpo de Bombeiros pela Central 193. Ascom

Brasília: Valderico Júnior busca apoio da Codevasf para o desenvolvimento regional de Ilhéus

Nesta quinta-feira (07), o prefeito eleito de Ilhéus, Valderico Junior, reuniu-se com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Brasília. O diálogo teve como objetivo apresentar as principais demandas da cidade e buscar apoio para o desenvolvimento do município, em vista dos desafios a serem enfrentados por sua gestão a partir de 2025.


Representando a Codevasf, estiveram presentes Henrique Bernardes, Diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, Marcelo Moreira, Diretor-Presidente, e Vivaldo Mendonça, Diretor da Área de Revitalização e Desenvolvimento Territorial.

Entre as prioridades discutidas, Valderico Junior enfatizou a importância de implantar um sistema de macrodrenagem em Ilhéus para solucionar os recorrentes problemas de alagamento na cidade, durante os períodos de chuva. Além disso, outros temas voltados ao desenvolvimento regional e à melhoria da infraestrutura foram abordados, com o intuito de criar condições mais favoráveis ao bem-estar da população de Ilhéus.

"A Codevasf está comprometida a nos ajudar nesses desafios. Agradeço pela disposição e estaremos em cima buscando dias melhores para nossa cidade", afirmou o prefeito eleito.

O diretor Henrique Bernardes destacou a disposição da equipe da Codevasf em avaliar as condições e necessidades do município, comprometendo-se a estudar as questões apresentadas por Valderico:

"É um prazer recebê-lo aqui, vamos estudar as demandas e vai ser uma satisfação enorme contribuir com o desenvolvimento regional de Ilhéus", declarou.

Para Valderico Junior, essa parceria representa um passo importante na busca por recursos e apoio técnico para projetos que podem transformar a infraestrutura de Ilhéus nos próximos anos. Ascom do prefeito eleito.

ITABUNA EM FOCO: REORDENA COMERCIO INFORMAL

Prefeitura reordena comércio informal no centro de Itabuna para melhorar a circulação de transeuntes

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), está intensificando a fiscalização do comércio ambulante no centro da cidade, principalmente na Avenida do Cinqüentenário, artéria comercial e de negócios mais movimentada da cidade.

A ação ainda ocorre nesta sexta-feira, dia 8, visa reorganizar o comércio informal, reduzir espaços entre barracas, balcões e bancas, que prejudicam a circulação de transeuntes pelas calçadas e o fluxo de clientes às lojas.

O secretário Humberto Matos, titular da de Segurança e Ordem Pública, informou que   o reordenamento da atividade acontece  também devido à proximidade do Natal,  época em que o fluxo de pessoas é maior nas calçadas da Avenida Cinqüentenário e demais vias do centro e bairros.

“Precisamos deixar tudo organizado para o Natal e dar mais comodidade aos consumidores e transeuntes. Por isso, vamos remover varais, que são usados pelos ambulantes para comercializar produtos como toalhas de banho e bandeiras de clubes esportivos”, disse.

O titular da SESOP falou ainda que  o trabalho é realizado  seguindo a legislação municipal, a determinação do prefeito Augusto Castro (PSD), que se mostra sensível ao problema social e à questão da concorrência desleal com o empresariado e à recomendação do Ministério Público estadual (MP-BA).

Orgânica. Ele disse ainda, que durante a fiscalização foi  observado que alguns trabalhadores estão  em pontos inadequados,  e vendendo produtos que são proibidos.

“Nós encontramos até pessoas nas calçadas vendendo alimentos e churros, com a utilização de botijão de 30 quilos de GLP, o que põe em risco a segurança a população”, disse Humberto Matos.

Segundo ele, na próxima semana o trabalho de educação e orientação desenvolvido pelas equipes de fiscalização vai continuar. De acordo com o titular da SESOP, o ambulante que não se adequar ao reordenamento e à nova estrutura terá todo o material recolhido. 


Demolição de casas e casebres de famílias beneficiadas com unidades habitacionais no Jaçanã

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Superintendência de Serviços Públicos, deu prosseguimento na quinta-feira, dia 7, à demolição de 24 casas e casebres na Vila Otávio Menezes, fundos do Espora de Ouro, no Jaçanã, e sinaliza outros 25 no Gogó da Ema, no Sarinha Alcântara. O mesmo procedimento aconteceu na Vila da Paz, no mês de julho passado.

Os imóveis demolidos pertenciam a famílias beneficiadas com as 80 unidades habitacionais construídas no Bairro Jaçanã que, em dezembro de 2021, perderam tudo depois de chuvas intensas que atingiram o Sul e o Extremo Sul da Bahia, deixando muitos desabrigados e um rastro de destruição em cerca de 40% da zona urbana.

As unidades habitacionais foram construídas pelo Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), onde foram investidos mais de R$ 10 milhões. A estrutura foi planejada para atender às necessidades básicas dos moradores, garantindo qualidade e funcionalidade.

As novas moradias, entregues no dia 5 de julho pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o prefeito Augusto Castro (PSD), compõem o Programa Bahia Minha Casa. Há rumores de que as unidades estariam sendo vendidas ou alugadas, o que será investigado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) para apuração dos fatos que, se comprovados, podem resultar na perda do imóvel por que assinou contrato e foi beneficiado.

O diretor do Departamento de Combate à Pobreza da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), Rafael Souza, explicou que a demolição é exigência da legislação que rege programas sociais da União, Estado e Municípios. Parte das famílias também já são beneficiadas com auxílio-aluguel no valor de R$ 500 pagos pela Prefeitura desde a enchente.

“Além disso, os imóveis, agora em desuso, estão em áreas de risco de acordo com laudo da Coordenadoria da Defesa Civil e não podem mais ser habitados para não criar problema recorrente”, afiançou. “Ao obter a escritura e as chaves da nova unidade residencial, as famílias abriram mão dos antigos casebres e casas”, acrescentou.

Ascom

Oposição dá como certa retaliação dos EUA ao STF

 Trump e a maioria republicana no Congresso podem viabilizar projeto


Donald Trump (R), presidente eleito dos Estados Unidos.

Do - Diário do PoderConvidados pelo Partido Republicano para acompanhar a eleição nos Estados Unidos, parlamentares de oposição retornam otimistas sobre as represálias do futuro presidente e da maioria republicana no Congresso a autoridades estrangeiras acusadas de censura e/ou perseguição política. O projeto da deputada reeleita Maria Elvira Salazar (R) tem musculatura para ser aprovado. Para a deputada Bia Kicis (PL-DF), a vitória de Trump é um alento para brasileiros “que abominam a tirania e a censura.” A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Além da maioria republicana, os deputados brasileiros citam o apoio de Trump e o entusiasmo de Elon Musk, que terá influência no governo.

Maria Elvira chegou a discursar sobre o tema na Câmara dos EUA, onde exibiu foto daquele que a teria “inspirado”: ministro Alexandre de Moraes.

Itacaré reúne atletas do Surf da categoria master, além do bodyboard, na Praia da Tiririca

 

Praia da Tiririca

Na reta final do circuito, Itacaré reúne atletas entre 8 e 18 anos e atletas da categoria master, além do bodyboard, na Praia da Tiririca

Não tem nada definido ainda no ranking estadual baiano de surf de 2024. Por isso, a promessa é de baterias acirradas, muitas manobras e disputas ponto a ponto nesta próxima etapa do campeonato, que desembarca em Itacaré entre os dias 14 e 17 de novembro.

Miguel Cerqueira

e

A Praia da Tiririca, palco de competições internacionais e um dos picos de surf mais deslumbrantes da Bahia, recebe desta vez um encontro de gerações. De um lado, participam os atletas da base, das categorias Sub 08 a Sub 18 e o Surf Feminino; de outro, estarão os grandes mestres do surf baiano, competindo nas categorias do Master, nas categorias Master (acima de 35), Kahuna (acima de 45) e Legend (acima de 55). 

São esperados surfistas de todo o litoral baiano, que mantêm sua participação ao longo do campeonato de olho nos primeiros lugares do ranking anual. A Federação Baiana de Surf é a única entidade reconhecida pela Confederação Brasileira de Surf (CBSURF) e Governo do Estado da Bahia através da SETRE - Secretaria de Trabalho Emprego e Renda e por sua autarquia SUDESB - Superintendência do Desporto da Bahia.

Para completar a festa, os atletas do bodyboard completam o evento com dois dias de baterias e a participação de competidores da Bahia e de outras localidades - também válidas pelo ranking estadual da FBSurf. Nos dias 16 e 17, atletas do bodyboard masculino, feminino, profissional e master vão disputar pontos e prometem agitar a praia.

Além da pontuação válida para o ranking baiano, todos os atletas inscritos receberão um kit da FBSurf com sacochila, parafina e camiseta. Os primeiros colocados das categorias Master, Kahuna e Legend receberão premiação em dinheiro. Todos os atletas do pódio, de todas as categorias, receberão troféus ou medalhas e kits de apoiadores.

Júnior Santos

O evento é realizado pela Federação Baiana de Surf em parceria com a ASI - Associação de Surf de Itacaré, e ABBI - Associação de Bodyboard de Itacaré, ambas entidades locais, e conta com o apoio da SUDESB e da Prefeitura de Itacaré.

Anderson

Sobre a FBSurf - Este ano, a FBSurf dá show de surf mais uma vez, repetindo um calendário recheado de etapas em todas as categorias. Até dezembro, a Federação Baiana vai entregar pelo menos nove etapas disputadas pela categoria de base - onde está o celeiro de novos atletas e que revela os próximos campeões do estado nas competições nacionais.

De olho no novo ciclo olímpico, a Federação Baiana de Surf vem buscando cada vez mais recursos e ferramentas para profissionalizar a sua gestão e impulsionar o surf baiano. Hoje, a entidade conta com oito associações locais filiadas, promovendo e homologando campeonatos ao longo de todo o litoral baiano.

Liz Bensabatu

O circuito baiano de surf dá visibilidade e incentiva novos atletas a praticar e se dedicar ao esporte até atingir o índice de alto rendimento e, por isso, ao longo desta gestão da FBSurf, vem sendo amplamente apoiado pelo Governo do Estado da Bahia através da SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia). 

As inscrições permanecem abertas através da plataforma TicketSports.

BAIANO DE SURF - ETAPA ITACARÉ

Válida pelo Campeonato Estadual Baiano 2024

14 e 15 de novembro, na Praia da Tiririca

Categorias: Feminino, Sub 08 a Sub 18, Master, Kahuna e Legend

16 e 17 de novembro, na Praia da Tiririca

Categorias: Bodyboard Open Masculino e Feminino, Bodyboard PRO Masculino e Feminino, Bodyboard Sub 16


Filiação: https://www.ticketsports.com.br/e/filiacao-fbsurf-38022?termo=FBSurf&periodo=0&mes=&inicio=&fim=&ordenacao=2


Inscrição na etapa de Itacaré:

https://www.ticketsports.com.br/e/BAIANO%20DE%20SURF%202024%20-%20ETAPA%20ITACAR%C3%89-70164

Ascom


Coluna PERSONA

Por Gillette Curvelo
Psicóloga - CRP 03/946
WhatsApp 73 99133
Parabéns, TV Santa Cruz!
Nesta data, celebramos 36 anos de uma trajetória ilustre, repleta de conquistas e realizações. Desde 5 de novembro de 1988, vocês têm sido a voz que ecoa em toda a Bahia, levando informação, entretenimento e cultura para milhares de lares.         Com um compromisso inabalável com a excelência, vocês se destacam pela qualidade das reportagens e pela confiabilidade das notícias, sempre com responsabilidade e profissionalismo.

Roger Sarmento. Aniversa-
riante deste dia 8. Em seu
nome parabenizamos todos
os demais funcionários. Pela
passagem desta data.


A TV Santa Cruz é mais do que uma emissora; é um verdadeiro pilar da comunidade, unindo as pessoas e informando com verdade.

Que venham muitos mais anos de sucesso, inovações e histórias inspiradoras. Obrigado por fazer parte da vida dos baianos e por continuar a brilhar no cenário da comunicação!

Feliz aniversário!

 Dia Do Radialista!.

Em nome de Marinho Santos e Cacá Ferreira. Grande exemplo de profissionalismo do nosso "valente" rádio, queremos homenagear todos os radialistas Brasil

No dia 7 de novembro, celebramos uma profissão que, sem dúvida, é um dos pilares da comunicação: o radialista. Esta é uma data especial para homenagear todos os profissionais que, com dedicação e paixão, trazem informação, entretenimento e cultura aos lares de milhões de ouvintes.

Marinho Santos, Rádio Gabriela, Ilhéus 
Os radialistas são verdadeiros artistas das ondas sonoras. Com suas vozes, eles têm o poder de informar, emocionar e conectar pessoas. São eles que, em cada programa, transmitem notícias, discutem assuntos relevantes e fazem companhia durante os momentos de solidão ou descontração. O rádio é um meio que atravessa fronteiras, e os radialistas são os responsáveis por tornar isso possível, levando a voz do povo a todos os cantos.
Cacá Ferreira, Rádio Difusora,  itabuna.

Neste dia, parabenizamos cada um dos radialistas que, com ética e comprometimento, desempenham seu papel com excelência. Vocês são fundamentais na construção de uma sociedade mais informada e consciente. Que este dia seja um reconhecimento do seu trabalho incansável e da importância da sua contribuição para a comunicação e a cultura do nosso país.

Obrigado, radialistas, por sua dedicação! Que continuem a iluminar as ondas do rádio com suas vozes e histórias. Feliz Dia do Radialista!

Parabéns a todos os profissionais da comunicação do rádio!

HOMENAGEM À EDILEUZA E WILSON PELAS "BODAS DE RUBI".

Hoje celebramos uma história de amor que se estende por 45 anos, um verdadeiro exemplo de compromisso, respeito e parceria. Edileuza e Wilson, vocês nos inspiram com a beleza da sua união, mostrando que o amor verdadeiro não apenas resiste ao tempo, mas se fortalece a cada desafio superado.

Bodas de Rubi simbolizam a força e a paixão, e é exatamente isso que vemos em vocês. Ao longo de quatro décadas e meia, vocês construíram uma vida repleta de memórias, conquistas e aprendizados. Cada riso compartilhado, cada lágrima enxugada, cada sonho realizado é um testemunho do laço inquebrantável que vocês formaram.

A união de vocês é um exemplo de como o amor pode ser um porto seguro. Vocês enfrentaram as tempestades da vida juntos, e cada dificuldade apenas serviu para solidificar ainda mais a base da amizade e da cumplicidade que os une. É admirável ver como vocês se apoiam e se incentivam mutuamente, sempre prontos para celebrar as vitórias do outro.

Neste dia tão especial, celebramos não apenas as suas bodas, mas também a linda família que vocês construíram e todos os momentos que ainda estão por vir. Que os próximos anos sejam repletos de saúde, alegrias e novas aventuras juntos. Que a chama do amor de vocês continue a brilhar intensamente, iluminando a vida de todos ao seu redor.

Parabéns, Edileuza e Wilson! Que suas Bodas de Rubi sejam um marco de tudo o que já viveram e uma promessa do que ainda está por vir. A vida é uma jornada, e é um privilégio testemunhar a beleza da jornada que vocês trilharam juntos. Com amor e gratidão, celebramos vocês hoje!

Até a próxima! Abraço, aos nossos queridos internautas 
"Deus, sempre conosco. Só ELE, é o caminho".

INSTAGRAM


quinta-feira, 7 de novembro de 2024

O riscos de águas-vivas no litoral de Ilhéus

As recomendações incluem medidas de prevenção e primeiros socorros para evitar acidentes nas praias

Agua viva. Cuidado com ela!
Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental, emitiu um alerta para banhistas e turistas sobre os riscos de águas-vivas no litoral de Ilhéus.

As águas-vivas, ou medusas, são animais aquáticos que liberam toxinas ao entrar em contato com a pele humana, causando dor, inchaço e ardência semelhantes às queimaduras. O nível de gravidade da lesão varia conforme o tipo e tamanho do animal, bem como da idade e condição de saúde da vítima.

Sintomas e Primeiros Socorros

O ferimento por águas-vivas é causado por envenenamento pelas toxinas liberadas e provoca sintomas como dor intensa, marcas vermelhas na pele e, em casos mais graves, vômito, dificuldade para respirar e dor no peito. A Vigilância em Saúde orienta que, em caso de ferimento, sair da água imediatamente e lavar a área afetada com água salgada. Os tentáculos presos à pele devem ser removidos com cuidado, sem contato direto, logo após, fazer compressa de vinagre por 30 segundos pode ajudar a aliviar a dor.

*Atenção:* Nunca passe água doce, urina, sabonete ou álcool na área afetada, pois essas substâncias vão estimular a liberação das toxinas ainda presente nas células dos tentáculos.

*Dicas de Prevenção*

Para evitar acidentes, a Vigilância orienta banhistas a evitar áreas com relatos de águas-vivas, nunca tocar nos animais, mesmo mortos, e utilizar calçados na areia para evitar contato com tentáculos. Para praticantes de mergulho, é recomendado o uso de roupas que cubram a pele.

Essas orientações buscam garantir a segurança e permitir que todos aproveitem as praias de Ilhéus com tranquilidade.

_*Texto produzido por Auany Borges (Estagiária em Comunicação na Sucom - Ilhéus)*_


*Imagem: Olhar Digital*

ITABUNA EM FOCO: Prefeitura inicia a contenção da encosta da Juracy Magalhães, com o apoio da CONDER*


Foram iniciadas nesta semana as obras de contenção da encosta na Avenida Juracy Magalhães, Bairro Alto Maron, em Itabuna, pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER).  O projeto e execução das obras ficaram a cargo da Daud Empreendimentos e Construções Ltda., que venceu a licitação aberta pelo Governo do Estado
.

De acordo com a Coordenadoria da Defesa Civil na primeira fase será feita a supressão da vegetação para em seguida a ser executada a concretagem, trabalho que  deverá ser concluído em até seis meses. As obras e serviços estão orçados em R$ 807.742,35.

A encosta, que fica na área central da cidade, que é passagem de transeuntes e de veículos automotores, sempre foi motivo de preocupação, principalmente em dias de chuvas.

“É um local onde há o desprendimento de rochas e da vegetação, mas sem o registro de incidentes”, disse o coordenador da Defesa Civil, Kaique Brito.  “Há anos que os moradores do Alto Maron e comerciantes da Avenida Juracy Magalhães esperavam pelo revestimento em concreto da encosta”, acrescentou.

A secretária municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, destacou que a obra da encosta é fundamental, para pôr fim ao risco dos moradores acima do talude e dos transeuntes na parte baixa do morro. “O Governo do Estado cumpre o que prometeu”, disse.

A abertura do processo licitatório foi assinada no dia 5 de julho passado pelo governador Jerônimo Rodrigues na sua visita ao município, quando ao lado do prefeito Augusto Castro e demais autoridades, anunciou investimentos de mais de R$ 103 milhões no município, incluindo a reforma da Feira do Califórnia

Também foi autorizada a ampliação e reforma do Centro Integrado Oscar Marinho Falcão (CIOMF), no Santo Antônio, cujas obras também estão sendo iniciadas para dotar a unidade com 24 salas, restaurante estudantil, laboratórios e biblioteca, em novo Complexo Integrado de Educação.


Apenas 5% dos adolescentes foram imunizados contra a dengue até hoje em Itabuna


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, faz um alerta importante para os pais ou responsáveis por crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos de idade, que ainda não foram imunizados contra a dengue.  Eles devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua casa para serem imunizados.

 A coordenadora da Rede Frio da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Camila Brito, informou que até o momento apenas 5% do público-alvo da campanha completou o esquema vacinal com as duas doses, como definido pelo Ministério da Saúde.

“Aquelas pessoas que receberam apenas a primeira dose não estão protegidas. Por isso, é preciso completar o esquema com a segunda dose da vacina”, alertou.

De acordo com dados consolidados pela Rede de Frio, Itabuna tem 12.066 adolescentes, sendo que destes, somente 2.999, equivalentes a 24% foram vacinados com a primeira dose, enquanto apenas 580 adolescentes retornaram para receber a segunda dose.

“É fato lamentável, porque esta é uma vacina muito importante que previne complicações e até a morte e porque os adolescentes são os mais afetados quando se fala em hospitalizações”, advertiu Camila Brito.

Ascom

Uesc realiza I Feira de Ciências na Comunidade Quilombola do Jatimane

Objetivo promover a etnociência como ferramenta de combate ao racismo

 

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) realizou a I Feira de Ciências no Quilombo do Jatimane, em Nilo Peçanha, resultou da Chamada Pública do CNPq e MCTI (nº 02/2023), que promoveu feiras científicas voltadas para a valorização da cultura afro-brasileira e indígena, e do Projeto de Extensão “Saberes em Sintonia: Etnociência e Educação Ambiental”. O projeto tem como coordenador geral o o professor doutor Alexandre Schiavetti, do Departamento de Ciências Ambientais e Agrárias (DCAA) e execução dos Pesquisadores Ilana Araújo e Fernando Grenno.

Resultado de uma parceria entre a Associação Comunitária do Jatimane (ACJ), a iniciativa Saberes Costeiros, a Uesc e a Secretaria de Educação de Nilo Peçanha, a Feira teve como objetivo promover a etnociência como ferramenta de combate ao racismo. Atividades prévias ao evento, incluiram uma palestra ministrada pela professora doutora Flávia Alessandra de Souza, da Uesc, sobre a implementação da Lei nº 10.639/2003 e as Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, reunindo mais de 50 profissionais da Educação Básica de Nilo Peçanha.

A Feira aconteceu no dia 18 de setembro de 2024 na comunidade quilombola do Jatimane, reunindo mais de 200 participantes, entre estudantes, professores e visitantes. Durante o evento, foram apresentados projetos científicos elaborados por estudantes da Educação Infantil, Fundamental I, II, e EJA da Escola Nossa Senhora das Graças e do Grupo Escolar Nair Lopes Jenkins. Os projetos abordaram uma diversidade de temas, incluindo a cadeia produtiva da piaçava-da-bahia e seu valor cultural e econômico, o uso de plantas e ervas medicinais, os saberes dos mestres locais, a culinária regional, a importância dos biomas brasileiros e sua preservação, o artesanato local e a contribuição de figuras de destaque na luta e cultura afro-brasileira e indígena.

Eleildes do Rosário, quilombola e presidenta da ACJ, falou sobre o sucesso do evento: “O resultado da Feira também foi muito positivo para a educação da comunidade e para a gente que vem buscando uma educação de qualidade e com identidade. Posso dizer que a Feira foi um sucesso”. Ela ainda comentou sobre o impacto deste momento para a transmissão de saberes tradicionais: “a gente pôde trazer usos que já estavam adormecidos e mostrar para nossas crianças tudo aquilo que os nossos antepassados já fizeram. Ver a criança presenciar isso dentro da escola para mim foi muito impactante”. Por sua parte, Joseildo Silva do Rosário, professor da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças de Jatimane definiu a Feira como “um momento único, um momento ímpar”, destacando ainda a empolgação dos discentes durante o evento: “vê-los tão motivados para falar daquilo que é seu, que é próprio da comunidade, e resgatar tudo isso, para nós, comunidade e escola, foi fantástico demais". 

Participaram também deste dia, representantes da Fundação Cultural Palmares (FCP) e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Vilas-Boas, representante da Sepromi, descreveu o evento como um dia “para promover a valorização dos saberes locais”. Professor Emerson Lucena, como representante da Pró-Reitoria de Extensão da Uesc,  destacou a Feira como “de suma importância para toda comunidade, em especial para os alunos e as alunas quilombolas, que possuem uma ótima oportunidade de mostrar os seus conhecimentos e aprender novos, inclusive por meio de estudos e pesquisas realizadas em suas unidades escolares, popularizando a Ciência".

O coordenador pedagógico das escolas do Campo 1 e 2 de Nilo Peçanha, Paulo Aleluia, disse que “A I Feira de Ciências no Quilombo Jatimane foi muito mais que uma exposição. Foi uma celebração de saberes ancestrais e do conhecimento científico, onde as crianças protagonizaram apresentações inspiradoras que uniram tradição e ciência. Uma troca cultural e educativa que mostrou o valor da aprendizagem integrada, fortalecendo a identidade comunitária e também a valorização da cultura local”.

A I Feira de Ciências no Quilombo do Jatimane representa um marco nas ações colaborativas e diálógicas entre universidade e sociedade. Este evento, orientado ao fortalecimento da identidade cultural afro-brasileira e indígena, demostra, na prática, como a ciência e os saberes tradicionais devem ser aliados na promoção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva.

Para para mais informações: https://feiradecienciasjatimane.weebly.com/

Ascom/UESC

Valderico Junior discute turismo e ampliação de voos para Ilhéus em reunião com Ministro Celso Sabino

Audiência contou com representantes da Companhia Aérea Azul e deputados Leur Lomanto Jr e Pedro Tavares


Cumprindo agenda em Brasília, o prefeito eleito de Ilhéus, Valderico Junior, participou de audiência com o Ministro do Turismo, Celso Sabino. A reunião teve as presenças do deputado federal Leur Lomanto Jr, do deputado estadual Pedro Tavares e de representantes da Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Entre os assuntos, o encontro pautou o fortalecimento do turismo em Ilhéus e a ampliação de voos entre a cidade e a capital Salvador.

Valderico destacou o potencial do município para o turismo e a importância do apoio federal para o crescimento do setor. A expansão dos voos vai atrair mais visitantes e oportunizar maiores investimentos:

"Ilhéus tem uma grande importância para o estado da Bahia e precisa ser contemplada com voos diários que liguem a nossa cidade à Salvador. Agradeço desde já aos Deputados que estão comigo nesta caminhada e ao Ministro Celso Sabino. Trabalharemos juntos por um futuro de conquistas".

Responsável por viabilizar a audiência, o deputado federal Leur Lomanto Jr. ressaltou os danos que Ilhéus vem sofrendo com a falta de linhas áreas:

"Ilhéus hoje está sendo penalizada com apenas três voos semanais, o que acarreta sérios prejuízos econômicos na área do turismo e na geração de novos negócios. A cidade precisa de voos diários".

O deputado estadual Pedro Tavares lembrou que vem tratando do assunto de forma recorrente na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA):

"Ontem mais uma vez foi feita a solicitação em Plenária da ALBA, falando da importância da ampliação dos voos de Salvador para Ilhéus. Continuarei cobrando esse pleito para o município, que será muito importante para o fortalecimento da economia local".

Por sua vez, a Companhia Aérea Azul, representada na reunião por Amanda e Cesar, se comprometeu a analisar a solicitação e retornar com uma resposta em breve.

O prefeito eleito, Valderico Junior, considerou a audiência um grande passo para solucionar o problema e aguardará com expectativa o retorno da Companhia. Ascom do prefeito eleito.


quarta-feira, 6 de novembro de 2024

SETTRAN em alerta com acidentes de trânsito envolvendo motocicletas em Itabuna

SETTRAN mantém fiscalização de rotina em Itabuna - Fotos  arquivo
Nos últimos dias, pelo menos quatro acidentes envolvendo motocicletas foram registrados em Itabuna o que acendeu o alerta dos técnicos da Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN). Um breve levantamento de acidentes com condutores deste tipo de veículo automotor registrou um total de 464, em 2023, enquanto até outubro de 2024 a marca de 324.

O secretário interino da SETTRAN, Whellington Santana, afirma que há fiscalizações e ações de educação para o trânsito destinadas aos motociclistas, principalmente aqueles flagrados em situações de perigo. 

“Temos uma Diretoria de Educação para o Trânsito que coordena as ações e ciclo de palestras nas empresas e nas escolas com o objetivo conscientizar e orientar sobre a segurança no trânsito, com foco especial nos acidentes envolvendo veículos, pedestres e ciclistas”, esclarece.

Os acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motocicletas, dão origem a uma série de demandas em diferentes setores com o efeito “cascata”, tais como: vítimas fatais, danos materiais aos condutores e pedestres e aumento da demanda nos setores de urgência e emergência do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. 

Na Bahia, o cenário de acidentes de trânsito tem se apresentado como um grave problema de saúde pública por ser a segunda causa de mortes por causas externas em todo o Estado de acordo com o acompanhamento a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) publicado em setembro passado, por meio da Coordenação de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Diretoria de Vigilância Epidemiológica.

Em 2022, por exemplo, de acordo com a publicação da SESAB foram notificados 25.206 acidentes de trânsito, enquanto em 2023, 37.263, o equivalente a 15,9% do total de notificações do ano referente a doenças e agravos. 

Desse total de 2023, ainda de acordo com o levantamento, a Macrorregião Leste concentrou 51,4% (19.137) das notificações, seguido da Macrorregião Sudoeste, com 11,1% (4.138), Centro-Leste 8,2% (3.071) e Sul 7,9% (2.935).

A Macrorregião Centro-Norte concentrou 7,8% (2.913), Extremo-Sul 5,7% (2.121), Oeste 3,8% (1.431); Nordeste 2,9% (1.081) e a Macro Norte 1,2% (433). 

Quando se fala em óbitos nos acidentes de trânsito, estes são apresentados como a segunda causa de morte por causas externas, perdendo apenas para agressões. Os óbitos de motociclistas, de acordo com o levantamento da secretaria estadual de Saúde, representaram 32,3% (913) do total de acidentes de trânsito em 2023 na Bahia.

Ascom

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...