Atakarejo inaugura nova unidade em Ilhéus e fortalece setor atacadista no município
Prefeito Mário Alexandre o destaca crescimento de investimentos e negócios em Ilhéus
A cidade de Ilhéus recebeu, na última quinta-feira (31), a inauguração de mais uma unidade da Rede Atakarejo, consolidando-se como um grande polos para o setor atacadista na região. O empreendimento, que é o quinto a se estabelecer no município, recebeu um investimento de mais de R$60 milhões, gerou 500 empregos diretos e ampliou a oferta de opções para consumidores e comerciantes locais. A nova loja, localizada na Rodovia Ilhéus/Olivença (BA-001), também conta com um centro comercial que oferece uma gama de serviços e opções de varejo para a população.
Durante o evento de inauguração, o fundador do Atakarejo, Teobaldo Costa, ressaltou o apoio recebido da administração municipal para a viabilização do projeto. Segundo ele, o respaldo do prefeito Mário Alexandre e de sua equipe foi essencial para o sucesso da instalação da rede em Ilhéus, permitindo a entrega de um serviço de qualidade e competitivo para o consumidor. O empresário destacou que o Atakarejo, que é a maior rede de supermercados da Bahia e a sexta maior do setor atacadista no país, chega a Ilhéus para somar ao crescimento econômico da cidade.
Para o prefeito Mário Alexandre, a chegada de grandes redes atacadistas é um reflexo da transformação econômica que Ilhéus tem vivido nos últimos anos. “Estamos transformando Ilhéus em um município de oportunidades, capaz de atrair grandes empresários e gerar empregos para nossa população”, destacou o prefeito. “Com a chegada do Atakarejo, conseguimos oferecer mais opções para o consumidor, estimulando uma concorrência saudável e fortalecendo nossa economia. Isso tudo é fruto do trabalho que realizamos nestes oito anos de governo, que permite que Ilhéus cresça de forma estruturada, com investimentos em diversas áreas e a confiança de quem acredita no potencial da nossa cidade”.
Presente no evento, a deputada Soane Galvão também parabenizou a inauguração e deu as boas-vindas ao novo empreendimento. “A chegada do Atakarejo a Ilhéus representa mais uma conquista para a nossa cidade, que se transformou em um destino atraente para novas e grandes empresas”, afirmou Soane. “Essa é uma garantia de segurança para os ilheenses, que veem novas oportunidades surgindo o tempo todo, e é um orgulho saber que nosso município está evoluindo com oportunidades para todos”.
Marão e Soane enfatizaram que a diversificação no setor favorece uma concorrência saudável, beneficiando diretamente o consumidor com preços mais acessíveis e promoções especiais. O prefeito ainda lembrou de outros investimentos recentes e, especialmente a instalação de grandes empreendimentos na Zona Sul e a perspectiva de expansão para a Zona Norte, com projetos como o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).
Iniciada projeto de preservação e digitalização do acervo histórico de Ilhéus
Iniciativa busca garantir acesso ao patrimônio documental de Ilhéus e fortalecer a memória cultural da cidade_
A Prefeitura de Ilhéus, por meio das Secretarias de Gestão e Cultura (Secult) e em parceria com a ONG Óculus, lançou um projeto de conservação e digitalização do acervo histórico do Arquivo Público Municipal. A apresentação, realizada na Casa de Jorge Amado, marcou o compromisso de preservar a memória cultural e histórica de Ilhéus, tornando documentos essenciais acessíveis para pesquisa, educação e turismo.
Estiveram presentes na reunião, além do secretário de Cultura, Geraldo Magela, o secretário de Gestão, Rubenilton Silva, o superintendente de Comunicação, Professor Emenson Silva, a professora Jamile Maron, o arquivista do município, Danilo Pitombo e as museólogos do Museu da Capitania, Vitória Carvalho e Juliane Silva.
Vitória explicou a importância desse trabalho: “Preservar esses documentos significa proteger a história de Ilhéus para as futuras gerações. Nossa proposta envolve não apenas tratar a parte física dos arquivos, mas também assegurar que as informações neles contidas fiquem acessíveis ao público.” Segundo Vitória, a conservação preventiva é essencial para prolongar a integridade do acervo.
Já Juliane, reforçou o papel da digitalização: “Queremos que esses documentos estejam organizados e disponíveis para consulta, tanto para pesquisadores quanto para cidadãos e turistas. A digitalização permite não apenas preservar o material, mas também democratizar o acesso à informação.” Ela mencionou que o processo de digitalização foi inspirado pela organização dos documentos históricos da Capitania de Ilhéus, armazenados na Torre do Tombo, em Portugal, e agora será ampliado para o acervo local.
O secretário Rubenilton, enfatizou o compromisso da administração em valorizar a memória local: “Publicamos uma comissão para identificar os problemas do Arquivo Público e definir soluções. Cuidar desse patrimônio histórico é manter viva a história do município e assegurar que esses documentos estejam disponíveis para futuras administrações e para o público.” Ele também ressaltou a parceria com a ONG Óculus, o apoio da Secult e o envolvimento de servidores municipais na execução do projeto.
E Danilo destacou que o projeto representa um grande avanço na disponibilização dos documentos ao público. "É um projeto fundamental para que a história de Ilhéus esteja acessível. Muitos documentos estão degradados e precisam de tratamento para que possam ser consultados pela população, pesquisadores e até turistas. Essa iniciativa fomenta a transparência e torna a nossa história acessível a todos", afirmou.
Com a execução do projeto, a expectativa é que Ilhéus avance na conservação de seu patrimônio documental, promovendo maior acesso à sua história e fortalecendo o vínculo entre passado e presente.
Temporada de cruzeiros em Ilhéus está aberta! Nesta terça, chega o primeiro navio, trazendo mais de 6700 ocupantes
Foto: CLIA Brasil |
A cidade de Ilhéus dá início à temporada de cruzeiros 24/25 nesta terça-feira (05), com a chegada do MSC Seaview, trazendo mais de 6.700 ocupantes entre passageiros e tripulação. Até abril de 2025, estão programadas 18 atrações, consolidando Ilhéus como um dos principais destinos turísticos para cruzeiros no Brasil e no mundo.
Os receptivos acontecem no Centro de Convenções de Ilhéus e contam com uma estrutura diferenciada para receber os turistas, unindo hospitalidade e valorização da cultura local. Organizada pela Prefeitura, por meio da parceria entre as Secretarias de Cultura e Turismo, com apoio da Secretaria de Saúde, a recepção conta com atrações típicas, como bloco afro, roda de capoeira, danças tradicionais baianas e música ambiente, destacando os ritmos da Bahia.
Para acolher os visitantes com conforto, o espaço dispõe de wi-fi, painéis instagramáveis e uma feira de produtos artesanais, promovida por empreendedores da economia criativa local. Há também uma área climatizada para exposição de chocolates produzidos na região, atraindo os turistas pelo sabor e história da produção local. O Centro de Convenções ainda oferece toda a estrutura necessária de transporte, com ônibus, vans, táxis e motoristas de aplicativos à disposição.
Na última temporada, 23/24, Ilhéus recebeu mais de 100 mil turistas, que trouxeram a alegria de uma recepção calorosa e a beleza das paisagens locais. Com uma agenda bem organizada, a cidade se prepara para mais uma temporada inesquecível, demonstrando, mais uma vez, seu potencial como destino de referência para cruzeiristas de diversas partes do mundo. Ascom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável