sábado, 13 de dezembro de 2025

NO ENCONTRO DOS EX-ALUNOS DO CEI, PROFESSOR DIZ QUE QUER CHEGAR AOS 100 ANOS

ENCONTRO DOS EX-ALUNOS DO CEI MAIS UM GRANDE SUCESSO 
Manoel Teixeira homenageado

O professor e ex-vereador de Itabuna, Manoel Teixeira, carinhosamente conhecido como Teixeirinha, foi homenageado neste sábado (13) durante o 7º Encontro dos Ex-Alunos do CEI – Colégio Estadual de Itabuna.

Em seu pronunciamento de agradecimento, Teixeirinha destacou o respeito, o carinho e a amizade que sempre cultivou com seus alunos ao longo da vida. Aos 95 anos de idade, demonstrando plena lucidez e bom humor, afirmou que seu desejo é chegar aos 100 anos de idade, sendo aplaudido pelos presentes.

O encontro, como já é tradição, foi realizado na sede da AFC, em um clima marcado por reencontros, emoção e muita alegria, reforçando o sentimento de esperança e fé em um Natal melhor.

Durante o evento, também foi cantado o tradicional “Parabéns pra Você” em homenagem a Hermano Crescêncio, um dos idealizadores do encontro, que aniversariava na data.

Hermano 

Os coordenadores Paulo Rezende, Jorge Braga, Pedro Palmeira e Maria Arleane agradeceram, mais uma vez, a presença de todos os participantes, fizeram um balanço positivo do evento e anunciaram a realização do tradicional Forró do CEI, previsto para o mês de junho, em data ainda a ser definida.

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

 Ilhéus vai iniciar vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes a partir da 28ª semana

Município recebe 507 doses do imunizante, que passa a integrar o calendário de rotina da gestante, com meta de vacinar 80% do público-alvo

O município de Ilhéus recebeu 507 doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que começa a ser aplicada em gestantes a partir da 28ª semana de gestação, independentemente da idade. O imunizante, do tipo recombinante contra o VSR A e B, passa a integrar o calendário de vacinação das gestantes e será distribuído a todas as unidades de saúde até esta sexta-feira.

Walkiria Cardeal, técnica de imunização da Rede de Frio do município, reforça que todas as gestantes que já entraram na 28ª semana devem procurar imediatamente a unidade de saúde com o cartão da gestante para receber a dose. A vacina é de dose única e deve ser administrada a cada gestação.

Walkiria explica ainda que a estratégia tem como objetivo prevenir formas graves de doenças do trato respiratório inferior causadas pelo VSR em crianças menores de 6 meses, protegendo os bebês por meio da imunização materna. 

“Com isso, busca-se reduzir internações, diminuir a sobrecarga do sistema público de saúde e evitar óbitos, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida dos recém-nascidos”, afirma Walkiria Cardeal. 

Entre os objetivos específicos, destacam-se:

Reduzir a demanda dos serviços de saúde do SUS por doenças respiratórias associadas ao VSR;

Diminuir as hospitalizações em Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP), considerando as limitações na oferta desses leitos no país;

Garantir o acesso da gestante à vacina contra o VSR.

Para assegurar a aplicação adequada do imunizante, enfermeiros e técnicos de enfermagem da sala de vacina passaram, esta semana, por capacitação específica sobre a administração da vacina em gestantes a partir da 28ª semana.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o alerta: gestantes que já atingiram a 28ª semana devem procurar a unidade de saúde o quanto antes para garantir a proteção do bebê nos primeiros meses de vida. - Por ASCOM SESAU

Esperança na Mesa: Prefeitura de Ilhéus inicia entrega dos vouchers do Kit Natalino

Ação beneficia famílias em maior vulnerabilidade social e visa garantir um Natal mais digno a todos


A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, inicia neste sábado (13) a entrega dos vouchers do Programa Esperança na Mesa – Kit Natalino. O objetivo é assegurar que as famílias em situação de maior vulnerabilidade social tenham uma ceia de Natal digna.

As entregas dos vouchers começam neste sábado e domingo, dias 13 e 14 de dezembro, nos distritos, a partir das 9h. Já nos dias 15 e 16, os vouchers serão entregues nos CRAS, das 8h às 16h, de acordo com a localidade de cada beneficiado.

Para receber o voucher, é necessário estar inscrito no CadÚnico, apresentar documento oficial com foto que conste o CPF e possuir renda per capita de até R$ 218,00.

Confira as localidades atendidas por cada CRAS:

CRAS NORTE – Av. Raimundo Sá Barreto, 539, Jardim Savóia

Basílio, São Miguel, Malhado, São Domingos, Iguape, Conquista, Barra, Centro, Rombudo, Cascalheira, Savóia, Av. Ubaitaba, parte alta Princesa Isabel, Av. Esperança, Tapera, Vila Freitas, CSU, Sete, Itacanoeira, Rua do Cano, Rua da Horta, Alto do Coqueiro, Alto da Soledade, Alto da Esperança, Alto do Seringal e Alto da Legião.

CRAS VILELA – Av. Governador Paulo Souto, 625, Teotônio Vilela

Vila Nazaré, Floresta Bambuzal e Manguezal, Av. Luiz Gama, parte da Av. Princesa Isabel, parte da Av. Esperança e Residencial Vilela.

CRAS NOSSA SENHORA DA VITÓRIA – Rod. Ilhéus–Buerarema, km 1

Sapetinga, Pontal, Nova Brasília, Proa, Nelson Costa, Mambape, Jardim Atlântico, São Francisco, Ceplus, Barreira, Hernani Sá/Urbis, Nossa Sra. da Vitória, Ilhéus II, Sol e Mar e Cururupe.

CRAS SALOBRINHO – Rua São José, 1, Salobrinho

Apaut, Salobrinho, Residencial Salobrinho, Frei Vantuir e Porto Seco.

CRAS OESTE – Rua Duque de Caxias, 154, Banco da Vitória

Residencial Rio Cachoeira, Morada do Porto, Amola Chifre, Vila Cachoeira e Banco da Vitória.

CRAS OLIVENÇA – Praça Cláudio Magalhães, nº 8, Olivença

Urupitanga, Pixixica, Campo São Pedro, Gravatá, Mamão, Lagoa do Mabaço, Santana, Serra do Serrote, Serra das Tempres, Serra do Padeiro, Maruim, Jairy e Siriyba.

A data e informações necessárias para retirada do kit serão comunicadas durante a entrega dos vouchers.

O Programa Esperança na Mesa reafirma o cuidado da Prefeitura de Ilhéus com quem mais precisa, fortalecendo a rede de proteção social e levando mais humanidade ao Natal das famílias ilheenses.

 Estádio Mário Pessoa recebe a final da I Copa Distrital de Ilhéus neste domingo (14)

Repartimento e Inema se enfrentam a partir das 10h; Público também acompanhará show do artista Amparo Júnior

Neste domingo (14), Repartimento e Inema se enfrentam na grande final da I Copa Distrital de Ilhéus, às 10h, no Estádio Mário Pessoa. O evento promete casa cheia e um clima de festa para celebrar o esporte amador do município.

A programação começa antes da decisão, com uma partida amistosa entre membros da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, além do show do artista Amparo Júnior. Para chegar à final, Repartimento superou Salobrinho nos pênaltis, após empate em 3 a 3, enquanto Inema venceu São José por 2 a 0.

A copa é promovida pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, em parceria com a Liga Ilheense de Futebol (LIF), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e o vereador Márcio Bodão.

A final marca o encerramento da primeira edição da Copa Distrital, que já se consolida no calendário esportivo da cidade, incentivando o futebol amador e a integração entre os distritos.

Mutirão do Dezembro Laranja realiza 120 atendimentos e reforça combate ao câncer de pele em Ilhéus

Ação da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria Municipal de Saúde e ofereceu consultas, biópsias e orientações gratuitas

Ilhéus viveu, neste sábado(13) das 9 da manhã às 15 h, um importante momento de promoção à saúde com a realização do mutirão de prevenção ao câncer de pele, dentro da campanha Dezembro Laranja, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A ação aconteceu na Policlínica Municipal Halil Medauar e teve como foco o atendimento de pacientes com lesões suspeitas, além da orientação sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

De acordo com a dermatologista Dra. Thaís Saback, responsável por trazer o mutirão para Ilhéus, foram distribuídas 120 fichas, com atendimentos realizados por seis dermatologistas e quatro cirurgiões, todos atuando de forma voluntária. A ação contou ainda com o apoio da equipe de enfermagem e das voluntárias do projeto Flores do Cacau.

“Está sendo um dia muito gratificante. Os pacientes estão entendendo o objetivo da campanha, conseguimos dar andamento às biópsias e oferecer acolhimento. Esse mutirão voltou ainda maior e mais organizado, e isso me deixa muito orgulhosa, porque a prevenção ao câncer de pele é a minha principal área de atuação”, destacou Dra. Thaís.

A médica reforçou ainda que, apesar de a campanha ganhar destaque em dezembro, a prevenção deve acontecer durante todo o ano. “Se a pessoa tomou muito sol ao longo da vida, percebeu mudanças em sinais, feridas que não cicatrizam ou lesões que sangram, deve procurar um dermatologista em qualquer época do ano. Quanto antes o diagnóstico, maiores as chances de cura”, alertou.

Participando voluntariamente do mutirão, o cirurgião Dr. Leonardo Albuquerque ressaltou o diferencial da campanha. “Além de identificar possíveis lesões malignas, já realizamos as biópsias e encaminhamos o material para análise. Ou seja, o paciente já sai daqui com um direcionamento claro. É uma ação efetiva, que realmente gera resultados”, afirmou.


A médica Dra. Thaís Paula, primeira-dama de Ilhéus, também participou da ação e destacou a importância da parceria. “Ilhéus foi contemplada nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, graças à iniciativa da Dra. Thaís Saback. Abraçamos essa causa com muita alegria, realizando diagnósticos e biópsias para fortalecer o combate ao câncer de pele”, pontuou.

Além da atuação médica, o mutirão contou com o apoio do projeto Flores do Cacau, presidido pela própria Dra. Thaís Paula. “Temos várias voluntárias atuando na organização e no acolhimento da população. É um trabalho solidário que me deixa muito orgulhosa”, completou.

A secretária municipal de Saúde, Sonilda Melo, destacou o compromisso da gestão com ações preventivas. “Essa é uma gestão que olha para a prevenção e para o coletivo. O câncer de pele é um problema sério de saúde pública, e aproveitar o período do verão para alertar a população é fundamental. A prevenção deve acontecer o ano inteiro”, afirmou, ressaltando o apoio da gestão do prefeito Valderico Júnior e da vice-prefeita Wanessa Gedeon.

Pacientes aprovam atendimento

Os pacientes atendidos no mutirão elogiaram a iniciativa e a qualidade do serviço prestado.

Elizete Oliveira Santos, dona de casa, destacou que já queria avaliar sinais suspeitos e encontrou no mutirão a oportunidade ideal.

O aposentado Sérgio Cardoso de Santana classificou o atendimento como rápido e eficiente, e relatou que já recebeu o encaminhamento para cirurgia dermatológica.

Já Damásio Pereira dos Santos, também aposentado, afirmou que o mutirão chegou em um momento oportuno. “Eu precisava desse tipo de atendimento”, disse.

A ação reforça a importância da união entre poder público, entidades médicas e voluntariado no fortalecimento da saúde preventiva e no cuidado com a população de Ilhéus. - Por ASCOM SESAU/ Sucom. 

‘Tempos muito estranhos’: Toffoli proíbe acesso da CPMI a dados de Vorcaro e do Master

Senador Carlos Viana pergunta "o que se tenta ocultar" e acha a decisão nova interferência externa na investigação da comissão de inquérito

Ministro do STF Dias Toffoli - Foto: Ton Molina/STF

Do ' Diario do Poder - O ministro do STF Dias Toffoli, em decisão que provoca espnto e indignação entre parlamentares, proibiu nesta sexta-feira (12) que sejam entregues a CPMI que investiga o roubo aos aposentados e pensionistas  os documentos relacionados a quebras de sigilos do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.

A medida lembra frase recorrente do ministro aposentado Marco Aurélio Mello, para quem o STF vive “tempos muito estranhos”.

O presidente da CPI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), considerou a decisão de “estranha” e “grave”. “Sempre que se afasta da CPI o acesso a documentos essenciais, enfraquece-se a investigação e amplia-se a desconfiança da sociedade sobre o que se tenta ocultar”.

Para Viana, cuja atuação na CPMI tem sido muito elogiada, a retirada dos documentos da CPI, além de enfraquecer a investigação, “cria um precedente extremamente perigoso de interferência externa” em um instrumento do Parlamento.

De acordo com a decisão, os relatórios de informações fiscais, bancárias e telemáticas do empresário investigado deverão ser entregues ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Toffoli determinou, sem explicar seus motivos, que os documentos deverão ficar sob a guarda de Alcolumbre até ”até posterior deliberação pelo STF”, segundo a decisão de Toffoli.

Alcolumbre tem sido um dos beneficiados pelo empenho do Palácio do Planalto de blindas figurões da República na investigação da CPMI. A tentativa de convocar o ex-braço direito de Alcolumbre, acusado de receber R$3 milhões de empresário ligado a Antonio Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, foi barrado pela bancada governista.

A quebra de sigilos e a convocação de Vorcaro para depor foram aprovados pela CPMI do INSS aprovou na sessão do último dia 4, para esclarecer a atuação do Master em empréstimos consignados a aposentados e pensionistas.

A decisão de Toffoli foi tomada em uma reclamação que pedia a anulação das quebras de sigilo telemático, bancário e fiscal de Vorcaro e outros investigados que foram aprovadas pela CPI. Mas ninguém pode saber nem sequer o nome do advogado que apresentou a reclamação: Toffoli decretou “sigilo máximo” para todas as informações relativas ao caso.

O jornal O Globo revelou há dias que Toffoli viajou para Lima, no Peru, em um avião privado no qual também estava um dos advogados do caso Master. Nos dias seguintes, o ministro colocou o processo sob “sigilo máximo”.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Tarcísio tem a menor rejeição e maior potencial eleitoral para presidente: 41,3%

Pesquisa: governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas tem a menor rejeição entre os pré-candidatos a presidente e o maior potencial eleitoral

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. (Foto: Marcelo S. Camargo/FUSSP).

Do -Diário do Poder - Levantamento do instituto Paraná Pesquisa divulgado nesta quarta-feira (12) aponta que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem a menor rejeição entre os cinco principais pré-candidatos a presidente, na eleição de 2026: 38,8% dos entrevistados dizem que não votariam em Tarcísio “de jeito nenhum”.

Em comparação, Michelle Bolsonaro, que tem a segunda menor rejeição, não teria o voto de 47,9% do eleitorado “de jeito nenhum”. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, lidera a rejeição, com 51,8%, seguido pelo próprio Jair Bolsonaro (PL) com 50% e por Lula (PT), com 48,6% dos entrevistados garantindo que não votam no atual presidente “de jeito nenhum”.

Tarcísio em potencial

O governador paulista lidera o “potencial eleitoral”: 41,3% dos entrevistados disseram que poderiam votar em Tarcísio para presidente, em 2026. Flávio Bolsonaro é o segundo com 36,5%. Michelle tem 32,5% de possibilidade de votos, Jair Bolsonaro 26% e Lula tem o menor potencial, com 22,3%

Lula lidera entre os que têm certeza do voto: 28,2% votariam no petista “com certeza”. Jair Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 22,6% de votos “certos”, seguido por Michelle (17,3%), Tarcísio (14,4%) e Flávio Bolsonaro (8,8%).

Lula Bolsonaro Michelle Flavio Tarcisio Parana Pesquisa

Potencial eleitoral dos principais candidatos a presidente, em 2026: Foto: Divulgação

Cenários eleitorais

A avaliação do potencial eleitoral dos principais pré-candidatos a presidente em 2026 foi divulgada um dia após o Paraná Pesquisas avaliar os cenários eleitorais. Na pesquisa divulgada nesta terça-feira (11), Lula (PT) volta a empatar tecnicamente com Jair Bolsonaro, apesar de o ex-presidente estar preso e inelegível. Nos cenários de segundo turno, o petista empata tecnicamente com três pré-candidatos.

Lula aparece na simulação eleitoral de primeiro turno com 35,6% e ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso em sua casa há mais de três meses e também permanece proibido de se comunicar através de redes sociais, voltou a crescer, segundo o levantamento, e teria 32,1% dos votos. Segundo a margem de erro de 2,2 pontos, Lula e Bolsonaro estão empatados tecnicamente na projeção do primeiro turno.

Apesar de liderar em quase todos os cenários do primeiro turno, Lula aparece empatado tecnicamente tanto contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (43,7% a 43,1%), contra Michelle Bolsonaro (44,1% a 42,7%) e contra Tarcísio (43% a 41,8%). O único cenário que aponta liderança certa de Lula seria uma disputa de segundo turno contra o senador Flávio Bolsonaro (45,4% a 38,6%).

Além dos cenários eleitorais, o Paraná Pesquisas divulgou a avaliação do governo federal petista, que ponta que a maioria absoluta dos brasileiros (mais da metade) reprovam Lula na Presidência. O índice de reprovação do petista chegou a 50,9%, enquanto 45,9% dizem aprovar o governo petista. A reprovação a Lula voltou a crescer, após dois meses de crescimento nos levantamentos do Paraná Pesquisas. Em outubro, por exemplo, o governo Lula era reprovado por “apenas” 49,2% do eleitorado, o melhor resultado do petista desde julho de 2024.

A reprovação ao governo petista passa dos 60% entre entrevistados evangélicos e também entre os eleitores com ensino superior completo, segundo dados do Paraná Pesquisa. Já a aprovação de Lula supera os 55% na população com educação até o ensino fundamental e supera 53% nos entrevistados que não são pessoas economicamente ativas.

Paraná Pesquisa ouviu através de entrevistas pessoais 2.020 eleitores em 164 municípios dos 26 Estados e do Distrito Federal, entre os dias 6 e 10 de novembro. A margem de erro é de 2,2 pontos e o grau de confiança do levantamento é de 95%.

ITABUNA EM FOCO

Jardineiras da Praça Otávio Mangabeira, em Itabuna, são alvo de furtos.

Todo mundo gosta de ver a cidade limpa, bonita e florida. As flores trazem mais vida e alegria para a vida das pessoas que circulam pelas praças, avenidas e parques.

Porém, ainda assim, infelizmente muitas pessoas continuam furtando o bem público que serve a todos os cidadãos.

Após uma semana da recente manutenção, jardineiras da Praça Otávio Mangabeira foram novamente alvo de furtos.

Apesar das medidas educativas e das advertências contínuas da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) de que danos e furtos ao patrimônio público é crime tipificado no Código Penal Brasileiro (CPB).

De acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, o furto consiste em subtrair para si ou para outrem coisa alheia móvel, com pena aplicável de quatro de reclusão e multa.

Em relação aos danos ao patrimônio, o artigo 163 do CPB diz que destruir, inutilizar ou deteriorar o bem público a pena é de um a seis meses de detenção ou multa.



Mais informações: Itabuna.ba.gov.brItabuna.ba.gov.br

Expressaounica: Enquanto a GSM não fizer plantão, o patrimônio público vai ser sempre assim! Não adianta reclamar ou registrar "BO". Nossa opinião!

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Treinamento para entrega dos vouchers do programa Esperança na Mesa – Kit Natal

Ação reúne equipes da Secretaria de Promoção Social e demais secretarias do município para alinhamento operacional e melhoria no atendimento às famílias beneficiadas

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, realizou na manhã desta quinta-feira (11), no Teatro Municipal de Ilhéus, o treinamento operacional para a entrega dos vouchers do programa Esperança na Mesa – Kit Natal. O encontro reuniu coordenadores, administradores, comissionados e contou também com a participação de equipes de outras secretarias do município, fortalecendo a integração institucional necessária para a execução da ação.

O objetivo do treiamento foi alinhar cada etapa do processo, garantindo organização, clareza nas orientações e uma entrega eficiente para todas as famílias contempladas. As equipes receberam instruções sobre cadastro, logística, atendimento e procedimentos técnicos, buscando aprimorar as estratégias e oferecer um serviço ágil, acolhedor e humanizado.

Com mais essa preparação, a Prefeitura de Ilhéus reforça seu compromisso com as políticas sociais e com o cuidado às famílias que mais precisam, assegurando que o Esperança na Mesa – Kit Natal seja realizado com responsabilidade, transparência e respeito à população.

 Ilhéus vai iniciar vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes a partir da 28ª semana

Município recebe 507 doses do imunizante, que passa a integrar o calendário de rotina da gestante, com meta de vacinar 80% do público-alvo

O município de Ilhéus recebeu 507 doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que começa a ser aplicada em gestantes a partir da 28ª semana de gestação, independentemente da idade. O imunizante, do tipo recombinante contra o VSR A e B, passa a integrar o calendário de vacinação das gestantes e será distribuído a todas as unidades de saúde até esta sexta-feira.

Walkiria Cardeal, técnica de imunização da Rede de Frio do município, reforça que todas as gestantes que já entraram na 28ª semana devem procurar imediatamente a unidade de saúde com o cartão da gestante para receber a dose. A vacina é de dose única e deve ser administrada a cada gestação.

Walkiria explica ainda que a estratégia tem como objetivo prevenir formas graves de doenças do trato respiratório inferior causadas pelo VSR em crianças menores de 6 meses, protegendo os bebês por meio da imunização materna. 

“Com isso, busca-se reduzir internações, diminuir a sobrecarga do sistema público de saúde e evitar óbitos, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida dos recém-nascidos”, afirma Walkiria Cardeal.

Entre os objetivos específicos, destacam-se:

Reduzir a demanda dos serviços de saúde do SUS por doenças respiratórias associadas ao VSR;

Diminuir as hospitalizações em Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP), considerando as limitações na oferta desses leitos no país;

Garantir o acesso da gestante à vacina contra o VSR.

Para assegurar a aplicação adequada do imunizante, enfermeiros e técnicos de enfermagem da sala de vacina passaram, esta semana, por capacitação específica sobre a administração da vacina em gestantes a partir da 28ª semana.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o alerta: gestantes que já atingiram a 28ª semana devem procurar a unidade de saúde o quanto antes para garantir a proteção do bebê nos primeiros meses de vida. - Por ASCOM SESAU/Sucom.



Encontro do CEI homenageará o Professor Teixeirinha neste sábado

Foto arquivo 

Já está tudo pronto para a realização do 7º Encontro dos Ex-Alunos do CEI – Colégio Estadual de Itabuna, que marcou época como um grande modelo de ensino público de qualidade.

A coordenadora social do evento, Maria Arleane, informou que esta edição trará várias surpresas. Entre elas, uma homenagem especial ao querido professor Manoel Teixeira (Teixeirinha), hoje com 95 anos, referência para gerações e ainda abençoado com notável vigor físico. Teixeirinha também teve atuação destacada na vida pública, exercendo mandato de vereador em Itabuna.

Teixeirinha, foto arquivo,há
10 anos 

A animação ficará por conta da Banda Rock Rios. A direção do evento — formada por Pedro Palmeira, Paulo Rezende e Jorge Braga — pede que os participantes levem alimentos não perecíveis, que serão destinados aos menos favorecidos e, que vivem nos abrigos.

O encontro está marcado para as 13h deste sábado (13), na sede da Associação dos Funcionários da Ceplac (AFC), localizada no alto do bairro Vila das Dores.


Uma ótima oportunidade para reencontrar amigos, celebrar memórias e prestigiar mais uma grande confraternização do CEI.

O nosso querido sindicalista e atleta 
Luis Fernando, o 1° a vestir a camisa
do 7° Encontro. É Chic! Saúde a todos nós!

ENTREGA DAS CAMISAS 

* Local: Rua Almirante Barroso número 180 Centro 

* Horário: 08:00 às 12:00 das 13:00 às 20:00 horas 

* Dia: SEXTA-FEIRA 12/12/25.

* Se não conseguir, serão entregues no SÁBADO dia 13/12/25 na AFC a partir das 12:30.

 A COORDENAÇÃO.

Flávio diz que Moraes tem ‘obsessão implacável’ ao exigir perícia em Bolsonaro

"É uma obsessão, perseguição nojenta, implacável, sem fim", diz o senador

Senador Flávio Bolsonaro. (Foto: Mael Vale/Diário do Poder).

Do -Diário do Poder - Ovsenador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou, nesta quinta-feira (11), que a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de determinar o prazo de 15 dias para que a Polícia Federal (PF) faça perícia médica no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é uma “perseguição nojenta”.

Flávio narrou a situação em que o ex-mandatário necessita de uma cirugria urgente e grave:

“No caso dele, é indicado que se faça essa cirurgia para parar esse soluço e o risco de broncoaspirar. O que ele tem — e nós sabemos — é que, como o estômago dele fica cheio e ele está soluçando, pode, em algum momento, quando for soluçar e o líquido subir, esse líquido ir para o pulmão. Isso é morte. Então o médico, com o laudo, disse: “Olha, é indicado que faça a cirurgia”, afirmou em entrevista ao Irmãos Dias Podcast.

O parlamentar aponta que o magistrado não acredita de forma alguma no médico que avaliou o Bolsonaro:

“E, até para surpresa, o ser humano não tem limite para a crueldade. A versão que vem do Alexandre de Moraes é que ele simplesmente não acredita nesse médico. Ele está pedindo uma perícia oficial para dizer se realmente o Bolsonaro precisa fazer a cirurgia. Quer dizer: é uma obsessão, uma perseguição nojenta, implacável, sem fim, contra uma pessoa inocente, com cara de bem”.

Flávio classifica como “maluquice” a decisão de Moraes e alega que o ministro do STF “quer matar Bolsonaro”:

“E, mais uma vez, a gente sabe: não tem a quem recorrer. Porque, se você recorre, vai recorrer para quem? Para ele mesmo? Para uma outra turma ali, da qual ele faz parte, composta por todos os inimigos do Bolsonaro. Então não há mais nenhuma dúvida — depois dessa canetada que ele deu hoje — de que Alexandre de Moraes quer matar o Bolsonaro. Não tem outra explicação para ele tomar essa maluquice de decisão, como fez agora”.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Academia de Letras de Ilhéus sediará o lançamento do 8º livro de Antonio Pereira Sousa

Especial - por Zé Carlinhos - Tradicionalmente, os escritores, poetas e historiadores da Região Cacaueira utilizam o Salão Nobre da Academia de Letras de Ilhéus (ALI) para reunir família, amigos, colegas e admiradores em torno da celebração dos livros novos, reeditados e relançados. Trata-se, assim, de um hábito cultural que proporciona aos autores uma oportunidade extraordinária de, simultaneamente, socialização e comercialização. 

Neste 11 de dezembro de 2025, a Casa de Abel Pereira, como é conhecida a ALI, e a Editora IPS promovem o lançamento da novíssima obra do professor, escritor e historiador Antonio Pereira: *Leituras – Entendendo expressões da alma humana* (ensaios). 

Antonio Pereira é um intelectual muito querido e admirado, em especial, pelas pessoas que desfrutam da convivência com ele ou são seus leitores. Casado com a professora Nancy Guimarães Sousa, é pai, avô, natural de Itapetinga, Bahia. Funcionário aposentado do Banco do Brasil e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Especialista em História e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG) e mestre em História Social pela PUC-SP, cuja Dissertação de Mestrado foi transformada no livro publicado pela Editora da UESC (Editus), intitulado Tensões do tempo – A saga do cacau na ficção de Jorge Amado.  O prefácio de Tensões do Tempo é assinado pela crítica literária e romancista Margarida Cordeiro Fahel.  

De acordo com a filha do ensaísta Antonio Pereira, que é professora Doutora em Educação, Kátia Guimarães Sousa Palomo, a importância e relevância do livro a ser lançado pode ser sintetizado com estas palavras:  

“É significativo que uma obra assim surja neste tempo marcado pela ascensão da Inteligência Artificial. Enquanto máquinas processam dados em velocidade vertiginosa e algoritmos tentam prever nossos gestos, Antonio Pereira Sousa nos lembra do que permanece insubstituível: os sentimentos, os valores, a subjetividade e as reflexões humanas. Se a tecnologia tende a automatizar escolhas, este livro (Leituras – Entendendo expressões da alma humana) resiste e reafirma que pensar é sempre um ato singular de liberdade. Se a modernidade acelera ritmos e reduz experiências à lógica da utilidade, estes ensaios insistem na importância da pausa, da contemplação e da escuta atenta da vida”. 

Vale destacar que, nesse lançamento literário, os participantes poderão conhecer um pouco do propósito e da produção do livro e, ao adquirirem a obra, terão a oportunidade de receber o autógrafo do autor. 

SERVIÇO: 

*O QUE?* Lançamento do livro Leituras – Entendendo expressões da alma humana 

*ONDE?* Academia de Letras de Ilhéus, Rua Antônio Lavigne de Lemos, 39, Centro, Ilhéus, Bahia 

*QUANDO?* 11 de dezembro de 2025, às 19h 

*CONTATO?* EDITORA IPS (73) 98819-7366 /ips.conta@gmail.com

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Prefeitura de Ilhéus oficializa união de 35 casais em Casamento Comunitário

Cerimônia no Centro de Convenções emociona famílias e reforça compromisso social

A Prefeitura de Ilhéus realizou, na segunda-feira (08), o Casamento Comunitário “União que Transforma”, evento que oficializou a união civil de 35 casais atendidos pelos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. A cerimônia, realizada no Centro de Convenções, marcou um momento de celebração, reconhecimento legal e concretização de sonhos para famílias em situação de vulnerabilidade social.

A ação, promovida por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, garantiu acesso gratuito à regularização civil, fortalecendo vínculos afetivos, assegurando direitos e ampliando o cuidado com as famílias ilheenses. O evento contou com a presença do prefeito Valderico Júnior, da vice-prefeita Wanessa Gedeon, equipes da Secretaria e familiares dos noivos.

Durante a cerimônia, o prefeito Valderico Júnior destacou a importância da iniciativa: "Hoje não celebramos apenas casamentos, mas a dignidade e o futuro de famílias que agora seguem mais protegidas e reconhecidas."

A vice-prefeita Wanessa Gedeon também enfatizou o impacto do projeto: "Cada casal aqui representa uma história que ganha segurança, afeto e novos caminhos. É uma alegria fazer parte desse momento."

O União que Transforma integra o conjunto de ações sociais desenvolvidas pela Prefeitura de Ilhéus, reforçando o compromisso da gestão com a inclusão, a proteção e o fortalecimento das famílias do município.- Fotos: Nadson Stolze / Sucom Ilhéus

Comunicado Oficial

Suspensão do atendimento do CadÚnico, Bolsa Família e BPC, na sexta-feira ()12)

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, informa que não haverá atendimento referente ao CadÚnico, Bolsa Família e BPC nas unidades do CRAS e na sede da Secretaria nesta sexta-feira, 12 de dezembro de 2025. A suspensão ocorre devido à indisponibilidade do sistema do Programa Cadastro Único em todo o território nacional, para a realização de procedimentos de integração de dados.

O atendimento sobre os demais serviços seguem normalmente. A gestão municipal agradece a compreensão.

Ilhéus-BA, 10 de dezembro de 2025

Prefeitura de Ilhéus

 COMUNICADO: Intervenção na Ladeira do Jacaré (Canecão)

A Prefeitura de Ilhéus informa que, entre os dias 11 e 17 de dezembro, a Ladeira do Jacaré (Canecão), no bairro Conquista, estará totalmente fechada para execução de serviços de manutenção da via.

O bloqueio terá início nesta quinta-feira (11), a partir das 08h da manhã, e permanece até a conclusão das intervenções previstas, no dia 17 de dezembro.

A ação é necessária para garantir mais segurança, mobilidade e qualidade para motoristas e pedestres que utilizam diariamente o trecho.

Contamos com a colaboração de todos para garantir a realização segura do serviço.

Prefeitura de Ilhéus

Prefeitura UESC e Sebrae alinham ações para fortalecer o polo tecnológico da cidade

A reunião discutiu sobre as visitas técnicas em Sorocaba-SP e Florianópolis-SC para dar continuidade às políticas do setor no município

A Prefeitura de Ilhéus promoveu, nesta quarta-feira (10), uma reunião com representantes da UESC e do Sebrae para avançar na construção de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do polo tecnológico local. O encontro, realizado na Procuradoria-Geral do Município, contou com a presença do procurador-geral Jorge Cajueiro; do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Ganem; do superintendente de Inovação da SDEI, Jurandir Hendler; da representante da UESC, Luciana Menuchi; e da representante do Sebrae, Erica Leal.

Durante a reunião, foram discutidos os resultados da viagem institucional realizada na última semana, quando uma comitiva ilheense visitou projetos inovadores em Sorocaba-SP e Florianópolis-SC. A comitiva foi liderada pelo prefeito Valderico Junior e reuniu autoridades municipais, representantes do Sebrae, UESC, Sinec e Cepedi, que conheceram iniciativas de destaque nacional em tecnologia, empreendedorismo e desenvolvimento de ecossistemas de inovação.

Com base nas referências observadas, o encontro desta quarta-feira teve como foco o aperfeiçoamento da Lei Municipal de Inovação e o avanço na captação de empresas do setor de tecnologia, fortalecendo o desenvolvimento econômico do município.

 Ilhéus intensifica recuperação da Estrada BR-415/Maria Jape

Patrolamento e encascalhamento garantem melhor mobilidade e reforçam o compromisso da gestão com as comunidades do interior

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Interior, segue avançando na recuperação da Estrada BR-415/Maria Jape. As equipes realizam serviços de patrolamento e encascalhamento, fundamentais para melhorar a trafegabilidade, aumentar a segurança e garantir condições adequadas para o deslocamento de pessoas, veículos e produtores que utilizam a via diariamente. A ação também facilita o escoamento da produção agrícola, fortalecendo a economia local.

A iniciativa integra o conjunto de intervenções que a gestão municipal vem executando para aprimorar a infraestrutura das estradas vicinais, ampliando o acesso às comunidades e impulsionando o desenvolvimento rural da região.

A Prefeitura de Ilhéus reafirma seu compromisso com as áreas urbanas e rurais, levando melhorias que fazem diferença na rotina da população.

Finais do Campeonato de Futebol Amador de Vila Juerana serão neste domingo (14)

Decisões nas categorias Veterano e Amador encerram competição

A comunidade de Vila Juerana se prepara para a grande final do Campeonato de Futebol Amador 2025. A decisão acontece neste domingo (14), em dois jogos decisivos que encerram a competição.

A primeira final será às 09h, na categoria Veterano, entre ABC e Avaí. Logo em seguida, às 11h, Força Jovem e Elite entram em campo na disputa do título da categoria Amador.

O evento conta com apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer e da Fundação Maramata, reforçando o incentivo do município ao esporte no interior.

A final marca o encerramento de mais uma edição do futebol amador de Vila Juerana, celebrando a tradição que movimenta a comunidade.

 Ladeira do Jacaré, conhecida como Ladeira do Canecão, recebe manutenção estrutural

Obra envolve reconstrução das placas de concreto e interdição temporária para garantir segurança e melhor mobilidade

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil, iniciou o trabalho de manutenção na Ladeira do Jacaré, conhecida como Ladeira do Canecão, que liga a Avenida Itabuna ao bairro Conquista. A intervenção é fundamental para melhorar as condições de tráfego em um dos acessos mais movimentados da cidade.

O serviço consiste na reconstrução das placas de concreto que estão deterioradas, garantindo mais segurança e melhor mobilidade para motoristas e pedestres.

A previsão é que a obra seja concluída até o dia 17 de dezembro. Durante esse período, a ladeira permanecerá interditada pelas equipes da Sutram, que orientam o trânsito e organizam rotas alternativas.

A Prefeitura de Ilhéus reforça seu compromisso com a manutenção e o cuidado com a infraestrutura urbana, priorizando ações que oferecem mais segurança e qualidade de vida à população. FOTOS:NADSON STOLZE E NADSON CARVALHO/ SUCOM

Hospital Ortopédico do Estado da Bahia implementa Centro de Controle Operacional para aprimorar a gestão de leitos e do fluxo do paciente na unidade

O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), unidade 100% SUS administrada pelo Einstein Hospital Israelita, avança mais uma vez na modernização da saúde pública ao lançar um Centro de Controle Operacional (CCO). A iniciativa reforça o compromisso da organização com a gestão eficiente, a inovação e a qualificação contínua do cuidado, incorporando tecnologia, monitoramento e análise de dados para aprimorar a jornada do paciente e assegurar a melhor experiência possível dentro da unidade. 

O CCO é um espaço estratégico dedicado ao acompanhamento em tempo real e à gestão integrada do fluxo do paciente, envolvendo todas as áreas assistenciais. Com isso, busca aprimorar a eficiência operacional, com foco na identificação de lacunas que impactem no giro de leitos, desospitalização e na ampliação do acesso. 

Com tecnologia, análise de dados e integração entre equipes, o Centro permite decisões mais ágeis e precisas, maior efetividade no cuidado e melhor uso dos recursos da unidade. Em outros hospitais públicos administrados pelo Einstein em São Paulo, por exemplo, o tempo médio de liberação de leitos já foi reduzido em 23%, em 2023, graças à introdução do CCO. 

“A criação do CCO surgiu da necessidade de termos uma visão mais ampla e sistêmica do hospital. A partir do acompanhamento em tempo real, conseguimos melhorar a comunicação entre as equipes, agilizar processos e garantir uma assistência mais segura e eficiente aos nossos pacientes”, explica Roger Monteiro, diretor do Hospital Ortopédico do Estado da Bahia. 

Com a implantação do Centro de Controle Operacional, o HOEB dá um passo importante rumo à eficiência operacional e à melhoria contínua do cuidado ao paciente SUS — consolidando-se como um modelo de gestão e inovação em saúde pública no país. Ascom/Sesab.

Rádio Uesc realiza oficinas em Caxuté

A rádio Uesc esteve presente em Caxuté, zona rural de Valença, na comunidade de terreiro, para realização de oficina de produção radiofônica. O objetivo da visita foi compartilhar com a comunidade a organização técnica de uma emissora, que será administrada pelos mesmos, no qual colocarão em prática o que conheceram.

A professora Eliana Albuquerque afirma que a atividade fora da universidade e em um terreiro de candomblé, nação bantu-angola, é uma via de mão dupla porque, “tanto leva para a comunidade as experiências e saberes produzidos pela Rádio UESC, como também proporciona aos estagiários da rádio o contato com uma realidade cultural diferenciada, onde pessoas e realidades distintas interagem e criam outras sociabilidades. São trocas de informações que certamente marcarão suas vidas e não serão esquecidas por nenhuma das partes”.

 

Os estudantes avaliaram a experiência de forma positiva, afirmando que “o que viram e viveram lá, foi muito além do que esperavam e muito positivo para que possamos enxergar o mundo em toda a sua diversidade”, destacando que vivenciar a rotina de uma comunidade de terreiro possibilitou um contato direto com a diversidade cultural e religiosa, exigindo cuidado, respeito e sensibilidade ao lidar com a vida e os rituais das pessoas. Além disso, afirmam que a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos, especialmente na produção radiofônica, tornou o momento ainda mais enriquecedor, reforçando o compromisso com o fazer comunicacional e mostrando que aprender vai muito além dos limites da universidade.-  Confira mais notícias/Ascom.

Governo Lula acusado de comprar mandato com emendas

Em vez de cassado, deputado que expulsou cidadão da Câmara a pontapés será apenas suspenso por seis meses

Heloísa Helena, ex-senadora e suplente de Glauber Braga - Foto: redes sociais.

Do - Diário do Poder - Políticos de oposição acusaram o governo Lula (PT), nesta quarta-feira (10), de comprar votos de deputados federais para trocar a cassação do deputado barraqueiro Gláuber Braga (Psol-RJ0 por sua suspensão pelo prazo de seis meses. Foram 318 a 141 votos pela suspensão e três abstenções.

O deputado Zé Trovão (PL-SC) acusou o secretário especial de assuntos parlamentares, André Ceciliano, de telefonar para deputados oferecendo emendas para impedir a cassação de Glauber. Ceciliano, claro, negou o oferecimento de emendas como moeda de troca, mas confirmou os telefonemas.

Gláuber teve sua cassação recomendada pelo Conselho de Ética após agredir fisicamente um cidadão, Gabriel Costenaro, expulsando-o da Câmara a pontapés, por se tratar de integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), crítico de partidos de esquerda.

Suplente do deputado barraqueiro, a ex-senadora Heloísa Helena (Rede-RJ) assumirá o mandato durante o período de afastamento do titular.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...