quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Academia de Letras de Ilhéus sediará o lançamento do 8º livro de Antonio Pereira Sousa

Especial - por Zé Carlinhos - Tradicionalmente, os escritores, poetas e historiadores da Região Cacaueira utilizam o Salão Nobre da Academia de Letras de Ilhéus (ALI) para reunir família, amigos, colegas e admiradores em torno da celebração dos livros novos, reeditados e relançados. Trata-se, assim, de um hábito cultural que proporciona aos autores uma oportunidade extraordinária de, simultaneamente, socialização e comercialização. 

Neste 11 de dezembro de 2025, a Casa de Abel Pereira, como é conhecida a ALI, e a Editora IPS promovem o lançamento da novíssima obra do professor, escritor e historiador Antonio Pereira: *Leituras – Entendendo expressões da alma humana* (ensaios). 

Antonio Pereira é um intelectual muito querido e admirado, em especial, pelas pessoas que desfrutam da convivência com ele ou são seus leitores. Casado com a professora Nancy Guimarães Sousa, é pai, avô, natural de Itapetinga, Bahia. Funcionário aposentado do Banco do Brasil e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Especialista em História e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG) e mestre em História Social pela PUC-SP, cuja Dissertação de Mestrado foi transformada no livro publicado pela Editora da UESC (Editus), intitulado Tensões do tempo – A saga do cacau na ficção de Jorge Amado.  O prefácio de Tensões do Tempo é assinado pela crítica literária e romancista Margarida Cordeiro Fahel.  

De acordo com a filha do ensaísta Antonio Pereira, que é professora Doutora em Educação, Kátia Guimarães Sousa Palomo, a importância e relevância do livro a ser lançado pode ser sintetizado com estas palavras:  

“É significativo que uma obra assim surja neste tempo marcado pela ascensão da Inteligência Artificial. Enquanto máquinas processam dados em velocidade vertiginosa e algoritmos tentam prever nossos gestos, Antonio Pereira Sousa nos lembra do que permanece insubstituível: os sentimentos, os valores, a subjetividade e as reflexões humanas. Se a tecnologia tende a automatizar escolhas, este livro (Leituras – Entendendo expressões da alma humana) resiste e reafirma que pensar é sempre um ato singular de liberdade. Se a modernidade acelera ritmos e reduz experiências à lógica da utilidade, estes ensaios insistem na importância da pausa, da contemplação e da escuta atenta da vida”. 

Vale destacar que, nesse lançamento literário, os participantes poderão conhecer um pouco do propósito e da produção do livro e, ao adquirirem a obra, terão a oportunidade de receber o autógrafo do autor. 

SERVIÇO: 

*O QUE?* Lançamento do livro Leituras – Entendendo expressões da alma humana 

*ONDE?* Academia de Letras de Ilhéus, Rua Antônio Lavigne de Lemos, 39, Centro, Ilhéus, Bahia 

*QUANDO?* 11 de dezembro de 2025, às 19h 

*CONTATO?* EDITORA IPS (73) 98819-7366 /ips.conta@gmail.com

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Academia de Letras de Ilhéus sediará o lançamento do 8º livro de Antonio Pereira Sousa

Especial - por Zé Carlinhos - Tradicionalmente, os escritores, poetas e historiadores da Região Cacaueira utilizam o Salão Nobre da Academia...