sábado, 13 de outubro de 2018

McDonalds tem multa de R$ 6 milhões por publicidade infantil abusiva

Do - Diário do Poder - A rede de fast-food McDonald’s foi multada em R$ 6 milhões por publicidade abusiva direcionada ao público infantil por meio de shows do personagem da marca realizados em escolas. A decisão foi publicada ontem (11) pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão do Ministério da Justiça. De acordo com o DPDC, os shows do palhaço Ronald McDonald eram pretexto para publicidade da marca, configurando prática abusiva vedada no mercado e nas relações de consumo.

“Com as apresentações do palhaço Ronald McDonald, as crianças criavam vínculos afetivos com a marca. Existia, assim, a identificação da criança com a marca McDonald, representada pela sua mascote infantil, o Ronald McDonald”.

A denúncia contra a empresa Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda., nome pelo qual está registrada a rede de fast-food no Brasil, foi feita em 2013 pelo programa Criança e Consumo do Instituto Alana, ONG que promove os direitos da criança. Por meio de um levantamento no site da empresa, o Instituto constatou que em cerca de dois meses foram realizados 70 apresentações do show em 35 cidades de dez estados do país.
Ekaterine Karageorgiadis, coordenadora do programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, considera que a decisão é importante para o reconhecimento da publicidade infantil como prática abusiva e a sanção aplicada serve de exemplo para que outras empresas não reproduzam essa prática.
“A escola é um ambiente de proteção para a criança e qualquer tipo de prática publicitária que aconteça nesse espaço é direcionado ao público infantil deve ser considerada abusiva e ilegal ainda que as empresas façam com que pareça algum tipo de atividade cultural, lúdica, educativa ou esportiva”, ressalta Karageorgiadis.

Ela aponta que a inserção de marcas dentro das escolas diminui o senso crítico das crianças em relação ao consumo dos produtos por elas oferecidos e por isso é considerado uma prática abusiva. “No caso específico do McDonald’s, algumas ações aconteceram em creches. Essa prática busca fidelizar a criança à marca e seus valores muito cedo com o reforço dos educadores e profissionais que trabalham na escola. A criança acredita que aquela imagem que a empresa está passando é um conteúdo lecionado na escola e portanto deve ser aprendido e é correto”, afirma.
O McDonalds tem 30 dias para o pagamento da multa. Ainda cabe recurso das decisões. (ABr)

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Prefeito Fernando Gomes decreta luto oficial de três dias pela morte do empresário Helenilson Chaves


(Helenilson Chaves foi um grande empresário de Itabuna, mesmo não encontrando apoio, construiu o Shopping de Itabuna. Ninguém acreditava e ele acreditou!...)

Filho do grande empresário Manoel Souza Chaves, que chegou a Itabuna no inicio dos anos 60, morreu ao meio-dia de hoje, 12, na cidade de Salvador, no Hospital Aliança, o empresário Helenilson Jorge Souza Chaves, aos 71 anos de idade. O empresário já vinha fazendo tratamento de um câncer há cerca de seis anos.

  Helenilson, que deu prosseguimento ao empreendimento de seu pai, um dos pioneiros, na compra e venda de cacau, criou o Grupo Chaves, dai surgindo os primeiros edifícios desta cidade, pois o grupo também passou a atuar no ramo da construção civil e da telecomunicação, sendo um dos responsáveis pela a implantação da TV Santa Cruz em Itabuna.

Quando o empresário Manoel Souza Chaves chegou a Itabuna, procedente do município de Ipiaú, Helenilson Chaves contava apenas com oito anos de idade. Portanto sua juventude aconteceu nas terras grapiúnas e em Salvador aprimorando os seus estudos.

Assim, como seu pai, se tornou um dos maiores empresários de Itabuna, instalando, a obra de seus sonhos, que foi o Jequitibá Plaza Shopping. Foi dirigente de várias entidades de classes da cidade, inclusive, da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, assim, como seu pai, dirigiu aquela entidade centenária por duas gestões, onde realizou um grande trabalho.

Na politica sempre atuou, dando sua opinião, ao processo, local e do sul da Bahia, mas nunca quis seguir carreira politica, ou concorrer cargo eletivo. Como um homem visionário instalou também a primeira empresa processadora de soja, em Barreiras no oeste baiano, em plena crise do cacau.

O seu corpo será cremado às 10h. Deste domingo, na capital do Estado. De Itabuna vário empresário estão organizando comitivas para assistirem o ato da ultima despedida de Helenilson Chaves, um, dos nomes que mais realizaram pelo desenvolvimento e progresso de Itabuna e região.

Luto de três dias
Muito amigo do prefeito Fernando Gomes, o prefeito assim que soube, expediu nota de pesar, decretando luto oficial de três dias. Lamentando a grande perca e o empreendedorismo do amigo Helenilson Chaves.  


PIEDADE AO BRASIL NOSSA SENHORA APARECIDA

Nossa Senhora Aparecida hoje é seu dia!

Do - www.nossasagradafamilia.com.br -  A virgem Santa, mãe de Jesus Cristo, apareceu em diversas localidades ao redor do mundo em momentos importantes da história. Graças à misericórdia de Deus, Maria apareceu no Brasil na forma de uma imagem negra, na época em que a escravidão no país estava em alta.
Maria foi proclamada Nossa Senhora da Conceição AparecidaRainha do Brasil, em 16 de julho de 1930 pelo papa Pio XI. O Brasil rende-se ao amor incondicional da “Mãe negra” no dia 12 de outubro, data que marcou, em 1980, a proclamação de feriado e consagração do Santuário Nacional de Aparecida pelo Papa João Paulo II.

História da Padroeira do Brasil

A aparição da imagem de Nossa Senhora de Aparecida ocorreu em 1717, época das Capitanias Hereditárias. O governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro estava de passagem pelo Vale do Paraíba, mais precisamente por Guaratinguetá. Animados com a visita, o povo daquela localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas e para isso chamaram três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso para lançar as redes no rio e pescar bons peixes.
O fato era que, naquela época, meados de Outubro, não era tempo de peixes. Porém, como não podiam contradizer o pedido, rezaram pela proteção e benção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra firme com fartura. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, eis que surpreendentemente eles pescaram o corpo de uma imagem. Curiosos, lançaram novamente as redes e “pescaram” uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo. Depois deste encontro, que nos dias de hoje é representado em todo o Brasil no dia 12 de outubro emocionando os fieis, o barco se encheu tanto de peixes que ele quase virou!
A partir daí, a devoção da Santa foi se espalhando. Primeiro nas casas, depois se construiu uma capela, depois uma basílica, até chegar ao quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida localizado na cidade de Aparecida, interior do Estado de São Paulo.

Mais sobre Nossa Senhora Aparecida

ACM Neto espera que Bolsonaro cresça para 35% na Bahia, diz Cláudio Humberto.


Do - Jornaldamidia  - O popularíssimo prefeito de Salvador (DEM), ACM Neto, que declarou apoio a Jair Bolsonaro, estima que na Bahia o candidato do PSL deve crescer dos 24% de domingo (7) para 35% “pelo menos” no 2º turno.
A informação é do colunista político Cláudio Humberto, do Diário do Poder. Em sua coluna de hoje, Cláudio Humberto fala também sobre as pesquisas divulgadas durante todo o primeiro turno, que previam, em simulações de segundoturno, que qualquer adversário derrotaria Jair Bolsonaro (PSL). A única exceção era Marina Silva.
”Mas já na primeiro pesquisa após o primeiro turno, o próprio Datafolha se desmentiu: 58% a 42%. Os institutos de pesquisa foram os grandes derrotados no primeiro turno das eleições. Erraram feio, passaram vexame, e silenciaram.”
Ainda em sua coluna, Cláudio Humberto comenta sobre a pretensão do deputado Kim Kataguiri (DEM), 23 anos em janeiro, em presidir a Câmara, ainda que fique impossibilitado de assumir a presidência da República

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Itabuna sedia a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente


  Com o objetivo de discutir políticas públicas voltadas para as crianças e os adolescentes de Itabuna aconteceu nesta quarta-feira (10) a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento que teve início na terça-feira (09) no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, está sendo realizado de forma conjunta entre a Secretaria Municipal da Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Entre as autoridades que marcaram presença no evento, o juiz aposentado da Vara da Infância e Juventude, Marcos Bandeira, que fez uma excelente explanação sobre o assunto. Para a secretária de Assistência Social, Sandra Neilma, este é um momento importantíssimo em que são reunidas todas as representações da sociedade civil com a finalidade de debater as políticas públicas voltadas para as crianças e os adolescentes.
“Estamos vivenciando um momento de extrema relevância, fazendo uma análise sobre o tema, ouvindo nossas crianças e adolescentes e os seus anseios. Também teremos a participação de adolescentes, pois eles já sabem expressar as suas necessidades sobre as políticas públicas que almejam”, destacou a secretária. A coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Maria D’Ajuda Lucas, informa que as propostas que estão sendo discutidas na conferência foram elaboradas pelos próprios estudantes durante uma pré-conferência realizada nas escolas.

Começa montagem da estrutura do Mundial de Surf em Itacaré



Itacaré já começa a viver o clima do Mundial QS1.000 de Surf Masculino e Feminino que acontecerá no período de 18 a 21 de outubro na Praia da Tiririca. A montagem da estrutura do evento já começou e surfistas de diversos países já começam a chegar na cidade. As inscrições ainda estão abertas, mas diversos surfistas já confirmaram a participação num dos maiores eventos de surf do Brasil.
Paralelo ao evento vai acontecer o Itacaré Surf Music, nos dias 19 e 20, com grandes atrações nacionais, a exemplo de Maneva, Ponto de Equilíbrios, Adão Negro., Bruta Raça, Dost e o DJ XFour. De acordo com o coordenador do evento, Cléber Miranda, a expectativa é de que a ocupação hoteleira chegue a 100 por cento no período do mundial, movimentando a economia da cidade.
Realizado pela World Surf League (WSL), com o apoio da Prefeitura de Itacaré, South to South, Governo da Bahia, Federação Baiana de Surf e Associação de Surf de Itacaré, a etapa do mundial de surf vai colocar mais uma vez o município como uma referência internacional do esporte. E o grande diferencial será o apelo para a preservação ambiental. Durante o mundial entidades ambientais e Associação de Surf de Itacaré, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Educação, estarão desenvolvendo ações educativas com estudantes das redes públicas e particulares e os próprios participantes do evento, mostrando a importância da preservação do meio ambiente, com palestras, atividades de coletas, exposições artísticas e plantio de mudas.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou a importância do município sediar mais uma vez esse evento internacional e trazer de volta a etapa também a categoria Feminino. De acordo com o prefeito, Itacaré é hoje conhecida a nível internacional pelo surf e não poderia estar de fora do mundial, não somente pelo incentivo ao esporte, mas pelo retorno que eventos como esse traz para o turismo local, movimentando a economia da cidade, gerando emprego, renda e despertando novos atletas.

EMASA inicia recuperação da Barragem de Itamaracá

A EMASA INFORMA 

Nesta quinta-feira, 11/10, o Ministério Público Estadual esteve na sede da Emasa para acompanhar o cumprimento de determinação judicial de afastamento temporário de funcionários da empresa, bem como busca e apreensão de documentos para dar curso a uma ação judicial que corre em segredo de justiça.
A Emasa – Empresa Municipal de Águas e Saneamento S.A, atendeu prontamente a ordem do Sr. Juiz de Direito da 1ª vara Criminal da Comarca De Itabuna/BA, colaborando com o cumprimento das diligências.
Esclarece ainda, que os fatos investigados pelo Ministério Público estão relacionados a atos de gestões passadas e reafirma o compromisso de colaborar com o Poder Judiciário com o fim de preservar a confiabilidade e imagem da empresa.

_______________________________________________________________________________

No mês de maio deste ano a Emasa realizou obras na Estação de Tratamento de Água da Vila de Itamaracá, recuperando totalmente o imóvel e substituindo bombas, motores, e equipamentos elétricos. A alvenaria de pedra que faz a contenção da água recebeu obras de recuperação, mas o serviço foi interrompido no mês de junho, devido às fortes chuvas que provocaram a corrosão do barranco e impediram a sua conclusão.
Por determinação da Diretoria da Emasa, desde o dia 08, desta mês, uma equipe composta por homens, caçambas e máquinas, que tem à frente o técnico Ailson Souza, começou a fazer o serviço de terraplanagem da área da barragem e a recuperação da alvenaria de pedras que faz a contensão das águas do Rio Piabanha.
Faz seis anos que a comunidade de Itamarcá vem sendo abastecida através de captação em poços do Rio Piabanha de modo precário, e a recuperação da barragem vai ampliar a capacidade de armazenamento e garantir o abastecimento de água tratada para todos, além de devolver a Itamaracá sua área de lazer, pois pessoas de várias fazendas da região, de Itapè, de vários bairros de Itabuna e Jussarí, se deslocavam para lá com suas famílias nos finais de semana e faziam comemorações na cabana ao lado da barragem.
O Presidente da Emasa Jader Guedes, acompanhado do Diretor Técnico João Bittencourt, visitou as obras para verificar o andamento dos trabalhos, constatando que a recuperação está sendo feita dentro do cronograma estabelecido, e atendem a determinação do Prefeito Fernando Gomes, que em sua última visita a Itamaracá garantiu para a comunidade que as obras serão concluídas. Ascom/Emasa

CapsAD promove atividades integradas para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental


         Para marcar o dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro, a Prefeitura de Itabuna, através do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CapsAD) da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma ação educativa em parceria com o curso de psicologia da Unime. O evento que contou com diversas palestras educativas e atividades recreativas foi realizado na sede do CapsAD, na manhã desta quinta-feira (11).
         Após início das atividades, o coordenador do CapsAD, José Messias dos Santos comentou que a programação foi elaborada com o intuito de integrar diferentes contextos para que os pacientes tivessem a oportunidade de aprender e socializar. Além de uma palestra sobre redução de danos, ministrada pelos alunos da Unime, os pacientes do centro tiveram a oportunidade de acompanhar uma segunda palestra com o tema ‘Mentalidade de Campeão: Entrando para Vencer!’, dissertada pela Coach Priscila Martins, Dra. Em Psicologia Cognitiva. 

Faculdade de Ilhéus realiza a XIII Fenopo de 24 a 27 de outubro




A Faculdade de Ilhéus realiza, de 24 a 27 de outubro, a XIII Fenopo -Feira de Negócios e Oportunidades, o maior evento de extensão integrada da instituição, com entrada gratuita para o público. A Feira apresenta projetos de empreendedorismo de alunos e pessoas da comunidade, além de palestras, oficinas, minicursos e apresentações artísticas e culturais. No dia 26 de outubro, acontece nova edição do Mutirão de Cidadania, com a oferta de serviços nas áreas de saúde, assistência jurídica e programas sociais, em parceria com a TV Cabrália e outras instituições.
A abertura oficial da XIII Fenopo, no dia 24, será às 18h30min, no auditório Professora Adélia Melo. Em seguida, haverá palestra sobre o tema “Da startup à liderança do mercado: sonhos e desafios”, com o empreendedor Lauro Freire. Durante a manhã do dia 25, a partir das 7h30min, um painel com especialistas abordará o tema “Novas perspectivas dos meios alternativos de solução de conflitos”, com a terapeuta Elizabeth Margherite Santos Buchler e os juízes de direito Helvécio Giudice de Argollo e Sandra Magali Brito Silva Mendonça e a professora Mayanna Ferreira Ribeiro Floriano.
Durante todo o dia acontecem os minicursos e oficinas, além da exposição de projetos de empreendedores na área livre da Faculdade de Ilhéus. As inscrições para palestras, minicursos e oficinas estão abertas no site www.faculdadedeilheus.com.br. A inscrição neste evento equivale a três minicursos com a emissão de apenas um certificado.
Às 18h50min, na quinta-feira, 25, será a vez da palestra sobre Direito Ambiental, com o doutor Frederico Augusto Di Trindade Amado. Na sexta-feira, nesse mesmo horário, o advogado Dimitri Nascimento Sales fará palestra sobre o tema “Democracia, Direitos Humanos, Novos Sujeitos Democráticos e Diversidade Sexual e de Gênero”. Já no dia 27, sábado, às 9 horas, o enfermeiro James Francisco Pedro dos Santos abordará o tema “Segurança do Paciente”.

Semana do MEI de Itabuna repete sucesso de edições anteriores



  
Coordenadores da Semana do Microempreendedor Individual (MEI) promovida pelo Sebrae, em Itabuna, afirmaram que o evento foi considerado altamente positivo não apenas pelo número de participação, como também pela abertura de novas microempresas e regularizações de impostos. A Semana do MEI aconteceu no período de 1 a 5 deste mês, na sede do Sebrae e contou com a parceria do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), CrediAmigo, Banco do Povo e Sala do Empreendedor da Prefeitura Municipal de Itabuna.

Além de importantes palestras ministradas por especialistas em administração, o evento contou ainda com orientação técnica e capacitações para o microempreendedor individual (MEI) por meio de oficinas realizadas diariamente. A agente administrativa da Sala do Empreendedor da Prefeitura de Itabuna, Priscila Nascimento, destacou como ponto alto da Semana do MEI, um encontro de líderes empreendedores. O evento reuniu centenas de pessoas, no auditório do Pálace Hotel, com a presença de especialistas a exemplo da gerente regional do Sebrae, Cláudiana Campos, o mestre e doutorando em administração, André Gustavo e o coordenador do Programa Liderar o Futuro, Ricardo Cerqueira.

RESGATE DO VELHO CHICO Ufal lidera expedição científica na região do Baixo São Francisco

Estudos disponibilizarão dados que vão servir para orientar revitalização do Velho Chico
Do - Diário do Poder - De 15 a 19 deste mês pesquisadores percorrerão a região do Baixo São Francisco visando desenvolver amplos estudos numa expedição considerada o maior levantamento de dados científicos já realizado. O trabalho também vai disponibilizar dados importantes para a revitalização do Velho Chico, que ainda não dispõe de informações aprofundadas para orientar qual o melhor modelo para o citado processo, conforme explica o coordenador da expedição, Emerson Soares, do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas.
“O que nos motivou para a realização da expedição científica é por haver poucos estudos aprofundados no Baixo São Francisco detalhando as várias áreas de pesquisa, além das muitas alterações no rio. No contexto das mudanças estão as provocadas pelas hidroelétricas, transposição, regime de chuvas alterado, desmatamento, crescimento das cidades ribeirinhas sem sistemas de tratamento de esgotos, e pesca sem monitoramento e de forma inadequada quanto aos padrões preconizados na legislação ambiental. Assim como, secas, crescimento da carcinicultura na foz, aumento do uso de agrotóxicos, entre outras atividades antrópicas”, pontuou Emerson.
Ele acrescenta que o objetivo do amplo estudo é monitorar, analisar e coletar dados limnológicos, das espécies de peixes, da mata ciliar, do estado de assoreamento e dados geomorfológicos do rio, além de informações sobre poluição aquática, bem como dados e informações socioeconômicas das comunidades tradicionais e de pescadores que desempenham atividades nas localidades alvo do trabalho.

Bolsonaro subiu para 74,5% e Haddad apenas 25,5% no Distrito Federal



Do - Diário do Poder - Levantamento do Paraná Pesquisas para o site Diário do Poder, do primeiro no 2º turno da eleição presidencial, mostra liderança folgada de Bolsonaro (PSL) nos votos válidos, com 74,5%, contra 25,5% de Haddad (PT). No primeiro turno, Bolsonaro teve 58,37% dos votos no DF. Incluindo brancos e nulos, Bolsonaro tem 62,9% contra apenas 21,6% do petista, mas 4,7% não sabem e 10,8% não escolheram. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o nº BR-06352/2018. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Entre eleitores masculinos de Brasília, Jair Bolsonaro tem 70,1% das intenções de voto no segundo turno. Haddad, 20,1%.
Bolsonaro também lidera a disputa pelo voto feminino no segundo turno, no DF: 56,6% contra 22,8% do petista.
O melhor resultado de Haddad é entre os que têm no máximo o ensino fundamental completo: 27,3%. Mas Bolsonaro também lidera: 56,5%.
Entre os eleitores de ensino médio, o índice de apoio a Bolsonaro vai a 65,5%, enquanto o apoio a Haddad cai a 18,9%%.

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Primeira pesquisa Datafolha no 2º turno: Bolsonaro 58% e Haddad 42%

Bolsonaro continua crescendo e tem vantagem de 16 potos 
Do - Diário do Poder - Na primeira pesquisa do instituto Datafolha no segundo turno da eleição presidencial, o vencedor do primeiro turno, Jair Bolsonaro, aparece com 58% dos votos válidos, contra 42% do petista Fernando Haddad.
No levantamento que não exclui os votos brancos, nulos e abstenções, o candidato do PSL tem 49% e o candidato petista tem 36%. Brancos e nulos representam 8% dos entrevistados e aqueles que não sabem em quem votar no segundo turno são 6%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-00214/2018 (no TSE).

Papa condena aborto: “É justo contratar um assassino para resolver um problema?”

Na audiência geral realizada todas as quartas-feiras na Praça de S. Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco refletiu sobre o quinto mandamento: “Não matarás”

Do - expresso.sapo.pt -  Papa Francisco condenou esta quarta-feira 10, a interrupção da gravidez, considerando que o ato é semelhante a quem contrata "um assassino profissional para resolver um problema".
O pontífice falava na audiência geral realizada todas as quartas-feiras na Praça de S. Pedro, no Vaticano.
Francisco refletiu sobre o quinto mandamento - "Não matarás" -, condenando a "supressão da vida humana no ventre da mãe em nome da salvaguarda de outros direitos".
"Mas como pode um ato que suprime a vida inocente e indefesa no início ser terapêutico, civil ou simplesmente humano?", questionou.
"É justo suprimir uma vida humana para resolver um problema? É justo contratar um assassino para resolver um problema? Não."
O Papa considera que "uma criança doente, como qualquer pessoa necessitada e vulnerável" não é um problema, mas sim "um presente de Deus".

Hospital Costa do Cacau ultrapassa 21 mil atendimentos

Inaugurado em dezembro do ano passado, o Hospital Regional Costa do Cacau ultrapassou em setembro a marca de 21 mil atendimentos. Foram realizados nesses nove meses 4.335 internações; 2.858 cirurgias; 127.827 exames laboratoriais e 21.927 exames de imagem.

“A unidade é referência em alta complexidade e oferece uma estrutura moderna associada a um atendimento de qualidade. Implantamos procedimentos que não eram realizados em hospitais públicos da região, aumentando a oferta e a melhoria dos serviços”, ressaltou o diretor-geral do HRCC, Hernani Vaz Krüger.

Construído pelo Governo do Estado, o hospital é exclusivo para casos de urgência e emergência de média e alta complexidade e disponibiliza 225 leitos, subdivididos em internação clínica, cirúrgica e UTI Adulto.

Por Ascom/HRCC

Prefeitura de Itacaré realiza nesta quinta-feira o 1º CRAS na Praça


A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, estará realizando nesta quinta-feira, dia 11, o 1º CRAS na Praça, que tem como tema Cidadania em Ação. O evento acontece a partir das 16h30min na praça São Miguel e tem como principal objetivo realizar atividades culturais e educativas e mostrar os serviços oferecidos pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) em Itacaré.
O 1º CRAS na Praça vai contar com uma série de atividades culturais e recreativas, como aulão de zumba, exposição sobre a história de Itacaré e muitas brincadeiras como pula-pula e cantigas que embalaram gerações. Terão ainda shows de MPB e Forró com Padre Ednaldo e Rosane Moreno, recital de poesias, apresentação de Maculelê e outras danças afro e mostra de vídeos.

SDS celebra Dia das Crianças com programação especial, nesta sexta (12)

Com objetivo de promover a integração e socialização das crianças e aproveitando o Dia das Crianças, comemorado nesta sexta-feira, (12), a Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS), realizará uma tarde recreativa com programação especial, para menores de um a 12 anos, das 13h30 às 19 horas, em frente ao Centro de Convenções, na Avenida Soares Lopes.
Com entrada gratuita, a ação será realizada para crianças beneficiárias do programa Bolsa Família, usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) Norte, Sul, Oeste, Vilela e Olivença e comunidade.
Estão previstas na programação, diversas atividades recreativas, brinquedos, cama elástica, touro mecânico, pula-pula, futebol de sabão, distribuição de lanches, doces. A tarde recreativa contará também com shows dos temas Galinha Pintadinha e Frozen.
A coordenadora municipal do programa federal Bolsa Família, Géssica Miranda, garante que a SDS realizará uma tarde mágica. “Essa ação é uma forma de inclusão das crianças que participam dos programas sociais e que muitas vezes não conhecem diversas brincadeiras e não têm a oportunidade de conhecer um parque. Elas ficarão deslumbradas com essa tarde recreativa, inclusive os pais”, enfatiza.  Secom

Canavieiras recebe etapa do Circuito Baiano de Judô 2018

Aproximadamente 600 judocas de todas as categorias participarão, entre os dias 19 e 21 de outubro, em Canavieiras, da Super Etapa do Circuito Baiano de Judô 2018, no Ginásio de Esportes da cidade.
O evento é organizado pela Federação Baiana de Judô (FEBAJU), conta pontos no ranking oficial da modalidade esportiva e o quadro de arbitragem seguirá o padrão internacional, com sistema de verificação em vídeo.
Na sexta (19), o evento iniciará às 17h, no sábado (20), às 7h, e no domingo (21), às 9h. O prazo de inscrições para os atletas segue até quinta-feira (11), outras informações como programação estão detalhadas no site do FEBAJU – www.febaju.com.br.

Na China, governo assina Protocolo de Intenções sobre Ponte Salvador-Itaparica




Nesta terça-feira (09), em Pequim, foi realizado um dos principais compromissos da agenda do secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, em missão internacional na China. No encontro, o secretário assinou um Protocolo de Intenções, junto com a China Railway Group Limited (CREC) e o Banco de desenvolvimento da China, que garante a intenção da empresa em participar do processo licitatório do Sistema Viário Oeste (SVO), que inclui a Ponte Salvador Itaparica.

A través do Protocolo, a CREC também assegurou ter a intenção de investir na Bahia, em outros grandes projetos de infraestrutura, como rodovias, portos e aeroportos. Atualmente, a empresa, que participou do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) do SVO, já possui o projeto da Ponte concluído, com todos os estudos finalizados.  A execução do projeto fortalece a participação da CREC na futura licitação do equipamento, que será lançada ainda em 2018.

Secretário da Casa Civil, salientou que o “Governo do Estado está trabalhando arduamente para viabilizar técnica e economicamente a Ponte”. Dauster também chamou atenção para a importância do equipamento que “irá gerar um novo vetor de desenvolvimento da Bahia, fortalecendo os territórios da Ilha de Itaparica e do Recôncavo Sul, avançando também para o Sul e Oeste do Estado”. 

“A assinatura de mais um Protocolo demonstra a intenção e a segurança que as construtoras chinesas possuem em investir na Bahia. A assinatura garante também que o projeto da Ponte é totalmente viável. O SVO marcará mais um importante passo para o futuro de desenvolvimento da Bahia”, finalizou Dauster. Secom  

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...