sábado, 12 de julho de 2025

Trump impõe tarifaço de 30% à União Europeia e ao México

Presidente americano amplia tarifaço contra países, alegando descontrole do México sobre o narcotráfico e déficit comercial na Europa

Presidente Donald Trump tem avançado na taxação de importações mundo afora (Foto: Reprodução/X/@POTUS

Do - Diário do Poder - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (12) que vai impor um tarifaço de 30% sobre produtos do México e dos países da União Europeia vendidos aos americanos. As cartas enviadas à presidente mexicana Claudia Sheinbaum e à presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, o chefe do governo dos EUA informa que a taxação entrará em vigor a partir de 1º de agosto.

A nova barreira comercial foi justificada por Trump, na sua rede social Truth Social, com a alegação de que o governo mexicano falha em deter os cartéis de traficantes de drogas, que acusa de transformar a América do Norte em um “playground do narcotráfico”.

O presidente americano alegou que o déficit comercial com a União Europeia torna o relacionamento com os Estados unidos longe da reciprocidade. E sugeriu que o bloco comercial europeu dê “acesso total e aberto ao mercado dos Estados Unidos sem que nenhuma tarifa seja cobrada”.

Apos ampliar sua guerra comercial que também deve atingir o Brasil com taxa de 50%, Trump repetiu trechos inteiros de suas cartas anteriores, a exemplo do que justifica a taxação por considerar o déficit comercial “uma grande ameaça à economia e à segurança nacional” dos americanos. E voltou a reproduzir a ameaça de incluir no tarifaço que impôs os percentuais de eventuais retaliações tarifárias dos países contra sua medida.

Leia a íntegra das cartas que anunciaram o tarifaço:

Ao México: 

“É uma grande honra para mim enviar-lhe esta carta, pois ela demonstra a força e o comprometimento do nosso relacionamento comercial, e o fato de que os Estados Unidos da América concordaram em continuar trabalhando com o México.

Apesar do nosso forte relacionamento, a senhora deve se recordar que os Estados Unidos impuseram tarifas ao México para lidar com a crise de fentanil em nosso país, causada, em parte, pela falha do México em deter os cartéis, que são compostos por algumas das pessoas mais desprezíveis que já pisaram na Terra, ao despejarem essas drogas em nosso país.

O México tem ajudado a proteger a fronteira, MAS, o que foi feito ainda não é suficiente. O México ainda não conseguiu deter os cartéis que tentam transformar toda a América do Norte em um playground do narcotráfico. Obviamente, não posso permitir que isso aconteça!

A partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do México uma tarifa de 30% sobre produtos mexicanos enviados para os Estados Unidos, separadamente de todas as tarifas setoriais. Produtos transbordados para evitar tarifas mais altas estarão sujeitos à tarifa mais elevada.

Como a senhora sabe, não haverá tarifa se o México, ou empresas dentro do seu país, decidirem construir ou fabricar produtos dentro dos Estados Unidos e, de fato, faremos todo o possível para aprovar essas solicitações de forma rápida, profissional e rotineira – em outras palavras, em questão de semanas.

Se, por qualquer motivo, vocês decidirem aumentar suas tarifas, qualquer que seja o valor, esse aumento será somado aos 30% que cobraremos.

Além disso, devo mencionar que o fluxo de fentanil está longe de ser o único desafio que temos com o México, que possui muitas políticas tarifárias e não tarifárias e barreiras comerciais que causam déficits comerciais insustentáveis contra os Estados Unidos. O déficit comercial é uma grande ameaça à nossa economia e, de fato, à nossa segurança nacional!

Estamos ansiosos para trabalhar com vocês como parceiros comerciais por muitos anos. Se desejarem abrir seus mercados comerciais fechados aos Estados Unidos e eliminar suas políticas tarifárias e não tarifárias, talvez consideremos um ajuste nesta carta.

Essas tarifas podem ser modificadas, para cima ou para baixo, dependendo do nosso relacionamento com seu país. Vocês nunca ficarão desapontados com os Estados Unidos da América”.

À União Europeia: 

“É uma grande honra para mim enviar-lhe esta carta, pois ela demonstra a força e o comprometimento do nosso relacionamento comercial, e o fato de que os Estados Unidos da América concordaram em continuar trabalhando com a União Europeia, apesar de termos um dos maiores déficits comerciais com vocês.

Ainda assim, decidimos seguir em frente, mas apenas com um comércio mais equilibrado e justo. Portanto, convidamos vocês a participar da extraordinária economia dos Estados Unidos, o maior mercado do mundo, de longe.

Tivemos anos para discutir nossa relação comercial com a União Europeia e concluímos que devemos nos afastar desses déficits comerciais persistentes e prolongados, causados por políticas tarifárias e não tarifárias da União Europeia. Nosso relacionamento tem sido, infelizmente, longe de ser recíproco.

A partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos uma tarifa de 30% sobre produtos da União Europeia enviados aos Estados Unidos, separadamente de todas as tarifas setoriais. Produtos transbordados para evitar tarifas mais altas estarão sujeitos à tarifa mais elevada.

Por favor, compreendam que os 30% são significativamente menores do que o necessário para eliminar o desequilíbrio comercial com a UE.

Como sabem, não haverá tarifa se a União Europeia, ou empresas dentro dela, decidirem construir ou fabricar produtos nos Estados Unidos e, de fato, faremos todo o possível para aprovar essas solicitações de forma rápida, profissional e rotineira – em outras palavras, em questão de semanas.

A União Europeia permitirá acesso completo e aberto ao mercado dos Estados Unidos, sem que tarifas sejam cobradas de nós, numa tentativa de reduzir o grande déficit comercial. Se, por qualquer motivo, decidirem aumentar suas tarifas e retaliarem, qualquer que seja o valor, esse aumento será somado aos 30% que cobraremos.

Por favor, entendam que essas tarifas são necessárias para corrigir os muitos anos de políticas tarifárias e não tarifárias da União Europeia, que causam grandes e insustentáveis déficits comerciais contra os Estados Unidos. Esse déficit é uma grande ameaça à nossa economia e, de fato, à nossa segurança nacional!.

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Filho diz que vereadora do PT atuava como tesoureira de facção

A polícia identificou cerca de R$ 500 mil em contas bancárias atribuídas à vereadora

Vereadora de Formigueiro-RS, Elisane Rodrigues dos Santos (PT), morta a facadas no mês passado. (Foto: Reprodução/ Câmara Municipal de Formigueiro).

Do - Diario do Poder - filho da vereadora Elisane Rodrigues dos Santos (PT), morta a facadas no mês passado em Formigueiro (RS), afirmou que a mãe atuava como tesoureira de uma facção criminosa.

A Polícia Civil identificou cerca de R$ 500 mil em contas bancárias atribuídas à vereadora, valor considerado incompatível com sua renda.

De acordo com os investigadores, isso reforça a suspeita de envolvimento com o crime organizado, especialmente o tráfico de entorpecentes.

Segundo as investigações, a motivação do crime estaria ligada a uma dívida com uma organização criminosa da qual a parlamentar faria parte.

Um homem confessou o crime e apontou um açude na zona rural de Rincão dos Machados, interior do município, como o local onde teria descartado a faca usada no assassinato. A informação foi divulgada pelo Metrópoles.

A arma, no entanto, não foi encontrada. Mesmo assim, a polícia considerou o depoimento coerente com outras evidências. O inquérito foi finalizado e encaminhado à Justiça. O mandante do crime segue foragido.

Durante a investigação, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Formigueiro, Santa Maria, Restinga Sêca e na Região Metropolitana de Porto Alegre.


ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Ilhéus se prepara para Conferência Municipal de Saúde nos dias 25 e 26 de julho

O objetivo do evento é ouvir a população e construir propostas concretas para melhorar os serviços de saúde


Ilhéus se prepara para realizar, nos dias 25 e 26 de julho, a Conferência Municipal de Saúde, um evento fundamental para discutir e definir as políticas públicas que irão nortear as ações da saúde no município pelos próximos quatro anos. A conferência acontecerá com a participação de representantes do governo, do Conselho Municipal de Saúde, profissionais da área e, principalmente, da sociedade civil.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jacks Rodrigues, destacou a importância do evento, que será dividido em cinco eixos temáticos com o objetivo de ouvir a população e construir propostas concretas para melhorar os serviços de saúde em Ilhéus.

“Essa conferência é o espaço onde vamos ouvir a sociedade civil organizada e a população em geral para, juntos, construirmos uma política municipal de saúde mais eficiente e que atenda às reais necessidades de quem mais precisa. Teremos cinco eixos de discussão para debater propostas e pensar em melhorias concretas para o nosso sistema de saúde”, afirmou Jacks Rodrigues.

As propostas que surgirem durante a conferência irão compor o novo Plano Municipal de Saúde, um documento que servirá como base para as ações e investimentos da saúde pública na cidade nos próximos anos. Jacks também ressaltou a importância da participação ativa da Secretaria Municipal de Saúde para garantir a viabilidade e a execução das decisões tomadas.

“A Secretaria de Saúde é quem vai executar as propostas que serão levantadas. Por isso, é essencial que esteja presente e engajada nesse processo. A secretária Sonilda conhece de perto a realidade da saúde, é servidora e hoje, como gestora, sabe da importância de discutir e implantar melhorias para o município”, completou o presidente do Conselho.

A Supervisora de Planejamento da Secretaria de Saúde de Ilhéus, Jeane Oliveira, também reforçou o papel da conferência como espaço democrático e participativo. Segundo ela, o evento será determinante para a definição de diretrizes e metas prioritárias que nortearão as políticas públicas na área.

“Essa conferência é um momento muito importante, porque é quando elaboramos as diretrizes e metas que vão nortear o trabalho da saúde no município pelos próximos quatro anos. É um espaço democrático, com a participação do Conselho Municipal de Saúde, dos profissionais da área e, principalmente, dos usuários do sistema. Juntos, vamos definir prioridades e construir, de forma coletiva, o que é fundamental para fortalecer a saúde pública de Ilhéus”, destacou Jeane.

A secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, ressaltou que a conferência é um marco histórico para o município, pois dará voz à população na construção do Plano Municipal de Saúde, garantindo legitimidade às decisões que serão tomadas.

“A conferência é fundamental porque vamos realmente ouvir o que a nossa população necessita no que diz respeito à saúde. Com base nessas demandas, vamos elaborar a Política Municipal de Saúde, que terá a legitimidade da participação popular e do controle social, representado pelo Conselho Municipal de Saúde, que reúne representantes da sociedade civil organizada”, afirmou Sonilda.

A gestão municipal, liderada pelo prefeito Valderico Junior e pela vice-prefeita Wanessa Gedeon, apoia a realização da conferência e reforça o compromisso com uma saúde pública mais humanizada, acessível e eficiente para toda a população de Ilhéus. Por ASCOM SESAU

 Prefeitura de Ilhéus conclui rodada de oficinas do Plano Diretor com o setor de produção rural

Encontro reuniu representantes da agricultura familiar e produtores no Sindicato Rural

Nesta sexta-feira (11), a Prefeitura de Ilhéus realizou a última oficina segmentada dessa rodada de discussões do Plano Diretor Participativo (PDPI). O encontro aconteceu no Sindicato Rural e foi dedicado ao setor de produção rural, reunindo produtores, trabalhadores e representantes de associações ligadas à agricultura familiar.

Durante a oficina, foram discutidos temas como uso do solo, infraestrutura, sustentabilidade e estratégias para valorizar a produção agrícola no município. As contribuições levantadas pelos participantes irão integrar o processo de revisão técnica conduzido pelo Grupo Myr, que atua no apoio metodológico e na sistematização das propostas apresentadas ao longo das oficinas.

Com a realização desse encontro, a Prefeitura conclui a rodada de oficinas segmentadas, que envolveu diferentes setores, incluindo turismo, comércio, indústria, serviços, engenharia e arquitetura. O objetivo é construir, de forma participativa, um Plano Diretor alinhado às necessidades atuais e futuras de Ilhéus.

“Encerramos esta etapa com a certeza de que cada segmento contribuiu de maneira significativa para pensar o desenvolvimento sustentável do nosso município. A participação do setor de produção rural reforça a importância de contemplar todos os territórios e atividades econômicas na elaboração do plano”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Ganem.

 Ilhéus promove Circuito Gastronômico do Cacau durante o Festival do Chocolate

Evidenciando, além do turismo rural, a gastronomia, o afroturismo, o etnoturismo, o turismo náutico e a hospitalidade

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), segue avançando com ações estratégicas que integram o poder público, o trade turístico e grandes eventos para fortalecer o posicionamento da cidade como um destino completo, vivo e cada vez mais desejado.

Durante o maior Festival de Chocolate da América Latina, Ilhéus inova com o lançamento do Circuito Gastronômico do Cacau, que acontece de 10 a 21 de junho em diversos restaurantes locais. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a SETUR e o Festival, reunindo estabelecimentos que criaram pratos autorais, doces e salgados, com cacau e chocolate como ingredientes protagonistas.

A proposta valoriza a produção local, movimenta a economia criativa e entrega ao público uma experiência sensorial única.

Entre os restaurantes confirmados no circuito estão:

* Bataclan – Sobremesa Pecado

* Varanda – Sobremesa Um Passeio por Ilhéus

* Jardim Atlântico – Sobremesa Coronel Horácio da Silveira

* Morro dos Navegantes – Sobremesa João Tavares

* Tororomba – Sobremesa Dengo de Choux com Cacau

* Tieta – Sobremesa Jupioca

Além disso, a SETUR realiza, em articulação com o trade turístico e a organização do festival, o acompanhamento de um press trip nacional, com jornalistas e criadores de conteúdo de diferentes estados. O objetivo é apresentar Ilhéus sob múltiplas perspectivas, das belezas naturais à história viva, evidenciando a gastronomia, o afroturismo, a cultura e a hospitalidade.

“Nosso compromisso é promover o turismo de forma inteligente e estruturada, com a secretaria apoiando e desenvolvendo, junto com eventos como o Festival do Chocolate, plataformas de desenvolvimento para Ilhéus e para o turismo de experiência. O Circuito Gastronômico é uma ação que reforça a identidade do destino e envolve diretamente o trade, os moradores e os visitantes em uma mesma vivência combinada, que reúne cultura, história e gastronomia”, destacou o secretário municipal de Turismo, Maurício Tavares.

“qIlhéus é um destino completo e pulsante. Com o Circuito Gastronômico e o press trip, mostramos que o turismo pode e deve ser um motor econômico da região. Construímos experiências com propósito, que valorizam nossa cultura, nossos sabores e nossa gente”, afirmou a superintendente de Turismo, Marcela Souza.

Essas iniciativas integram o planejamento turístico municipal e reforçam o papel da SETUR como articuladora de ações que posicionam Ilhéus no cenário nacional, promovem o desenvolvimento regional e geram novas oportunidades para quem vive e investe na cidade.

 Mutirão de combate ao Aedes aegypti mobiliza bairros de Ilhéus 

Reforçando a importância da prevenção

Nesta sexta-feira (11), as equipes de Supervisores Gerais, de Campo e de Monitoramento (PE) do combate às endemias de Ilhéus realizaram mais uma ação nos bairros Teotônio Vilela, Santo Antônio de Pádua e na Avenida Esperança. O objetivo do mutirão foi unir forças para mobilizar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e promoção da saúde, principalmente no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Mesmo no período de baixa estação, o aumento das chuvas cria condições favoráveis para a proliferação do mosquito, exigindo redobrado cuidado e vigilância da população. Por isso, a participação de todos é essencial para proteger a saúde da cidade.

De acordo com Daiane Santos de Santana, agente de combate às endemias, os mutirões seguem um planejamento estratégico para garantir a eficácia das ações. “Estamos dando continuidade aos bairros que já iniciamos, como o Teotônio Vilela, que é um bairro muito grande, com um número expressivo de imóveis. Para seguirmos para uma nova localidade, precisamos primeiro concluir totalmente o trabalho no bairro em que começamos. Assim como fizemos no Santo Antônio Pádua e na Barra, hoje estamos finalizando também na Avenida Esperança. Cada mutirão é planejado para que possamos concluir as atividades em cada localidade antes de partir para a próxima”, explicou.

Daiane também destacou que, além do trabalho diário das equipes de campo, a colaboração da comunidade é imprescindível para vencer o mosquito. “Cerca de 80% dos focos do mosquito estão dentro das casas, escondidos em locais como debaixo da cama, atrás de móveis ou em recipientes com água parada. Por isso, além das visitas domiciliares, a gente pede que cada morador dedique de 10 a 15 minutos do seu dia para fazer aquela checagem básica, eliminando possíveis criadouros. O mosquito pode ser pequeno, mas causa um estrago muito grande na saúde das pessoas. Estamos fazendo nossa parte todos os dias, e precisamos que cada um também faça a sua”, ressaltou.

A Prefeitura de Ilhéus reforça que a luta contra o Aedes aegypti é um dever coletivo e que denúncias de focos do mosquito podem ser feitas pelo Disque Dengue da Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone (73) 3234-2040. As equipes de combate se comprometem a realizar a inspeção em até 48 horas após o chamado. Por Cátia Gomes / ASCOM SESAU

Prefeitura de Ilhéus realiza mutirão de limpeza em diversas localidades

Ações reforçam conservação urbana e valorização dos espaços públicos

Limpeza

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, intensificou os serviços de limpeza em vários pontos da cidade. As equipes atuaram na Zoonoses, localizada no bairro Teotônio Vilela, no Outeiro de São Sebastião, no Largo do Santo Antônio, na Conquista, e no Loteamento Ilhéus II.

Os trabalhos incluíram varrição, capina e manutenção das áreas públicas, com o objetivo de promover mais saúde, segurança e bem-estar para a população.

As ações seguem um cronograma contínuo e visam atender todas as regiões do município. A Prefeitura reforça que o cuidado com a limpeza urbana é fundamental para prevenir problemas como o descarte irregular de resíduos e a proliferação de vetores, além de contribuir para uma cidade mais organizada e acolhedora. Sucom.

Taxação de Trump ao Brasil gera 240 milhões de impressões no X

Termos como “RESPEITA O BRASIL” e “CHEGA DE DITADURA” refletem polarização nas reações à tarifa de 50% imposta pelos EUA

Logo da rede social X, antigo Twitter. (Foto: X).

Do - Diário do Poder - A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa adicional de 50% sobre produtos brasileiros repercutiu intensamente nas redes sociais, especialmente no X (antigo Twitter).

Segundo levantamento da consultoria Nexus, a discussão sobre o tema já acumula mais de 240 milhões de impressões e 9,1 milhões de curtidas até a manhã desta quinta-feira (10).

Trump lidera os Trending Topics no Brasil com mais de 36,5 milhões de menções até as 9h15.

O termo “RESPEITA O BRASIL”, usado por apoiadores do governo que defendem a resposta de Lula à tentativa de interferência na soberania nacional por parte de Donald Trump, aparece em segundo lugar, com aproximadamente 1,99 milhão de citações.

Por outro lado, também há reações críticas. O termo “CHEGA DE DITADURA”, em quarto lugar entre os mais comentados, registra cerca de 973 mil menções.

Ele é utilizado, principalmente, por opositores do governo federal, que responsabilizam o presidente Lula pela deterioração das relações diplomáticas com os Estados Unidos e enxergam a resposta brasileira como excessivamente ideológica.

Coluna PERSONA

Sucesso a todos os donos de Quiosques da Nova Praça Camacan.

Sonia Fontes e Mauro Ribeiro
Entrega do Contrato Permissional  dos Quiosques da Praça Camacan: 

Por Gildete Curvelo
Psicóloga CRP03/949
Zap/fone:73-99133-4957

Um Marco para os Microempresários

No dia 09 de julho  de 2025, o Auditório do CDL foi palco de um evento significativo para os microempresários da região, com a entrega do contrato dos quiosques da Praça Camacan.

Cadastro

A reunião contou com a presença ilustre de Mauro Ribeiro, Secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, e Sonia Fontes, Secretária de Infraestrutura e Obras, entre outros representantes da Prefeitura Municipal de Itabuna.

Michael Lima, Gerente do SEBRAE, também esteve presente e anunciou a disponibilidade do SEBRAE para atender os microempresários, oferecendo uma hora de consultoria online ou presencial. Esse atendimento visa esclarecer dúvidas e auxiliar os empreendedores na transição da informalidade para um mercado mais estruturado, garantindo que sigam todos os parâmetros do mercado oficial.

A Associação dos Empreendedores da Praça de Alimentação do Jardim Praça Camacan também se beneficiará com serviços de capacitação em atendimento ao cliente, planejamento de custo/receita e consultoria necessária para o crescimento e desenvolvimento dos microempresários. O Presidente da Associação, Regis Lemos, destacou a importância dessa parceria para fortalecer o setor.

Na oportunidade, foi apresentado Paulo Nunes, o gestor da Prefeitura responsável pela Praça, que trabalhará em conjunto com os microempresários para a manutenção e conservação do espaço. Essa colaboração garantirá uma assistência direta nas demandas que surgirem.

Por fim, é importante parabenizar o Prefeito Augusto Castro pelos investimentos significativos nas praças da cidade, revitalizando esses espaços e transformando-os em áreas de lazer acessíveis a crianças e a todos os frequentadores. Essa iniciativa representa um novo avanço para a comunidade e para o desenvolvimento do empreendedorismo local.

Veja demais flagrantes do encontro:






Até a próxima! Abraço, aos nossos queridos internautas. 

"Deus, sempre conosco. Só ELE, é o caminho

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Deputada dos EUA pede sanções contra Moraes: ‘Silencia opositores’

Parlamentar americana quer aplicar Lei Magnitsky contra o ministro do STF e exige reação imediata do governo Trump.

Deputada dos EUA reeleita, Maria Elvira Salazar, exibindo foto de Moraes em sessão no Congresso Americano sobre censura. (Foto: Reprodução/Redes Sociais).

Do - Diario do Poder - A deputada norte-americana María Elvira Salazar (Republicano–Flórida) pediu que o governo dos Estados Unidos aplique sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

O pedido foi feito com base na Global Magnitsky Act, uma lei que permite sanções contra estrangeiros acusados de corrupção ou violações de direitos humanos.

Em publicação nas redes sociais, Salazar chamou Moraes de “radical” e afirmou que o magistrado representa uma ameaça à liberdade política no Brasil.

“Esse juiz radical transformou a Suprema Corte do Brasil em uma arma política, silenciando opositores, censurando norte-americanos e encerrando plataformas de liberdade de expressão”, escreveu.

A parlamentar ainda pediu o congelamento dos bens do ministro, o cancelamento de seu visto para os EUA e uma resposta “clara e contundente” contra o que chamou de “juízes autoritários”. 

Veja abaixo a declaração completa da deputada:

Lei Magnitsky

Magnitsky Act foi aprovada inicialmente em 2012 para punir autoridades russas envolvidas em violações de direitos humanos.

Em 2016, a lei foi ampliada e passou a se chamar Global Magnitsky Human Rights Accountability Act, permitindo a aplicação de sanções a indivíduos de qualquer nacionalidade.

A legislação autoriza os EUA a impor medidas como:

  • bloqueio de bens e ativos em território americano;

  • proibição de entrada no país (ou revogação de visto);

  • restrições em transações financeiras e comerciais ligadas a interesses nos EUA.

A lei é aplicada a pessoas acusadas de corrupção grave ou de violar direitos humanos — como execuções extrajudiciais, tortura, censura ou repressão a opositores.

Festival Literário e Exposição em Ilhéus

Colégio Arléo Barbosa de Ilhéus recebe Festival Literário e Exposição sobre os 100 anos dos Batistas em Ilhéus

Por Gilvan Rodrigues - O Colégio Estadual Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, em Ilhéus, está sediando nesta semana o FLIE – Festival Literário Estudantil do Litoral Sul, com uma programação diversificada que inclui rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais e exposições temáticas.

Entre os destaques do evento está a Exposição “Os 100 Anos dos Batistas em Ilhéus”, promovida pelo Centro de Documentação da Universidade Estadual de Santa Cruz (CEDOC-UESC) em parceria com o Centro Cultural Teosópolis (CCT). A mostra celebra a trajetória centenária da presença batista no município.

O Festival é resultado de um projeto contemplado por edital da Fundação Pedro Calmon e tem como objetivo valorizar a cultura regional e a memória histórica.

A abertura do festival, realizada na manhã desta quinta-feira (10), contou com a presença da jornalista ilheense Tarsila Alvarindo, natural do bairro Salobrinho, reconhecida por sua atuação marcante nas telas e no jornalismo audiovisual.

A exposição tem curadoria da professora da UESC e historiadora Janete Ruiz de Macedo, curadora do CCT. Para ela, a iniciativa é uma oportunidade importante de promover o conhecimento histórico entre os jovens.

“O evento cultural é uma forma de promover a arte e a cultura, além de oportunizar aos estudantes e interessados o contato com a história da cidade e da presença batista em Ilhéus”, destacou. A mostra integra a programação cultural da feira e contribui para o resgate e preservação da história religiosa e social do município.

Programação tem show e apresentações culturais

A programação, que se estende até sexta-feira (11), ocupa diversos espaços da unidade escolar e inclui ainda roda de conversa e bate papo, contação de histórias, oficinas de composição musical e percussão, apresentações de dança e teatro, exibição de filmes, lançamento de livros, desfile cívico, feira de artesanato e agricultura familiar, além de praça de alimentação. O encerramento contará com o show do artista Jef Rodrigues

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Pré-Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres ampliou diálogo com a sociedade ilheense

Evento reuniu sociedade civil para debater avanços na igualdade de direitos e fortalecer políticas públicas no município

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, realizou nesta quarta-feira (09), a Pré-Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O encontro aconteceu no Teatro Municipal de Ilhéus, das 14h às 18h, com o objetivo de ampliar o diálogo com a sociedade civil sobre ações e estratégias que fortaleçam os direitos das mulheres no município.

Com o lema “Mais democracia. Mais igualdade. Mais conquistas para todas.", a atividade foi um importante espaço de escuta, debate e construção coletiva de propostas que irão nortear a Conferência Municipal, que acontecerá no dia 23 de julho. Durante o evento, participantes discutiram temas fundamentais como enfrentamento à violência, autonomia econômica, saúde integral, participação política e outros eixos essenciais para promover a igualdade de gênero.

A vice-prefeita e secretária de politicas para mulheres Wanessa Gedeon destacou a importância da iniciativa. “Este é um momento histórico que reafirma nosso compromisso com políticas públicas que realmente façam a diferença na vida das mulheres. Acreditamos na força da participação popular para transformar realidades e garantir conquistas que se consolidem no dia a dia de cada cidadã”, afirmou.

A Secretaria de Políticas para Mulheres reforçou o convite para que toda a população continue engajada no processo de discussão e construção das políticas voltadas ao fortalecimento dos direitos femininos, reafirmando a importância da união e da mobilização coletiva em favor de uma cidade mais justa e igualitária.

Encontro Técnico sobre Cooperativismo reúne lideranças regionais na Faculdade de Ilhéus

Evento debateu avanços e desafios do setor e propõe novas estratégias para o desenvolvimento regional

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, realizou nesta quarta-feira (09) o Encontro Técnico “Agenda Ilhéus – Os Caminhos do Cooperativismo no Sul da Bahia”. O evento aconteceu na Faculdade de Ilhéus e reuniu lideranças de instituições públicas e privadas, representantes de cooperativas e sistemas cooperados para discutir os avanços, desafios e perspectivas do cooperativismo na região. A iniciativa foi organizada em alusão ao Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no último dia 5 de julho.

A programação contou com exposições técnicas, painéis temáticos e momentos de troca de experiências entre representantes de diversos segmentos cooperativistas, como crédito, agricultura, educação, saúde e gestão de resíduos sólidos. Entre os destaques, estiveram a palestra sobre a evolução do cooperativismo de crédito na região, ministrada pela gerente do Sicredi Itabuna, Iranaia Miranda, e o painel sobre políticas públicas e cooperativismo, apresentado pelo economista e professor da UESC, João Carlos Pádua. O encontro teve apoio do Sebrae, Amurc, Universidade Estadual de Santa Cruz e Território Litoral Sul.

Durante o evento, foi apresentada a proposta de criação do Necoop – Núcleo de Educação Cooperativista, com foco na inserção de conteúdos sobre o tema na rede municipal de ensino dos municípios do sul da Bahia. A iniciativa foi defendida pelo jornalista e especialista em cooperativismo, Ederivaldo Benedito, que destacou a importância da educação cooperativista para transformar a mentalidade das novas gerações sobre os benefícios da cooperação.

O Prefeito Valderico Junior destacou o compromisso da gestão. "Já discutíamos há muito tempo essa necessidade do Poder Público chegar mais perto de iniciativas como a da Coolimpa e de outras cooperativas, fornecendo oportunidade de melhorias, pois sabemos que esse movimento beneficia o município e principalmente o Meio Ambiente. Estaremos sempre dispostos a discutir as melhores práticas para avancar nessa pauta", disse.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Ganem, reforçou que este é apenas o primeiro de uma série de encontros da Agenda Ilhéus, voltados a temas que estimulam a integração e o desenvolvimento regional.

Ilhéus realiza a 7ª Conferência das Cidades com foco em desenvolvimento urbano e justiça social

Evento reúne sociedade civil e poder público para debater políticas inclusivas e sustentáveis

A 7ª Conferência das Cidades – Etapa Local será realizada no próximo dia 15 de julho, das 8h às 18h, na sede da APPI/APLB, localizada na Rua Lindolfo Collor, 886, no bairro Malhado. O encontro conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, que reforça a importância da participação cidadã na construção de políticas públicas que promovam o desenvolvimento urbano sustentável e a justiça social.

Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência busca estimular o diálogo entre representantes do poder público, movimentos sociais, entidades empresariais, organizações não governamentais, sindicatos e toda a sociedade civil. Durante o evento, serão debatidos assuntos como habitação, saneamento, mobilidade urbana, sustentabilidade e transformação digital.

A programação inclui painéis temáticos, grupos de trabalho, plenária final e eleição de delegados e entidades que irão compor o Conselho da Cidade de Ilhéus (ConCidade). O evento é gratuito e aberto ao público. A Prefeitura de Ilhéus apoia essa iniciativa e convida todos os cidadãos a participarem deste momento de construção coletiva, apresentando propostas e contribuindo para o futuro da cidade.

As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://doity.com.br/7-conferencia-das-cidades.

USF Basílio volta a oferecer atendimento odontológico regular após quase dois anos de interrupção 

E Ilhéus amplia e retoma atendimentos odontológicos em diversas unidades de saúde

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue avançando na oferta de serviços de saúde bucal à população. A coordenadora da Saúde Bucal, Louise Tainá, anunciou o retorno do atendimento odontológico regular na Estratégia Saúde da Família (ESF) Basílio, após quase dois anos de paralisação.

Segundo Louise, a falta de climatização adequada impedia o funcionamento contínuo do consultório, restringindo os atendimentos a casos emergenciais. “Estávamos há quase dois anos sem ar-condicionado, o que impedia o atendimento regular e limitava o serviço a demandas espontâneas. Agora, com a climatização restabelecida, os atendimentos voltaram normalmente e os pacientes já podem procurar a unidade para marcar suas consultas”, explicou.


Entre os serviços oferecidos no ESF Basílio estão:

Cirurgias odontológicas (exodontias)

Restaurações

Limpezas

Atendimento odontopediátrico

Além da retomada no Basílio, a coordenadora também destacou as melhorias em outras unidades de saúde do município. A sala odontológica do bairro Nossa Senhora da Vitória, que também estava sem funcionamento há quase dois anos, foi reaberta para atender à comunidade. Nos bairros Euler e Vilela 4 (Teotônio Vilela), foram realizadas intervenções para garantir um ambiente mais humanizado e confortável.

Outro ponto de destaque foi a requalificação da unidade do Alto do Coqueiro, que passou por reforma estrutural, retirada de mofo e instalação de ar-condicionado. Já na Unidade Princesa Isabel (Santa Dulce dos Pobres), foi instalado um novo aparelho de ar com maior capacidade, proporcionando mais conforto aos pacientes e profissionais. Na unidade da Conquista, os atendimentos foram retomados após ajustes na climatização.

O município também ampliou os serviços no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que passou de duas para seis salas em funcionamento, todas climatizadas e com infraestrutura adequada. “No começo do ano, tínhamos apenas duas salas funcionando. Hoje, são seis salas com ar-condicionado e estrutura impecável. Queremos garantir acolhimento e um atendimento de qualidade para a população de Ilhéus”, afirmou Louise.

Ela ressaltou ainda que novas melhorias estão previstas: “Algumas salas da região norte do município também retornarão, e vamos seguir trabalhando para entregar o melhor da saúde bucal para todos.”

A iniciativa faz parte do compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso à saúde, promovendo mais qualidade de vida e bem-estar para os ilheenses - Por Cátia Gomes / ASCOM SESAU

Prefeitura de Ilhéus debate Plano Diretor com setores de engenharia e arquitetura

Discussão vem sendo realizada com diferentes segmentos do município

Nesta quinta-feira (10), a Prefeitura de Ilhéus realizou mais uma oficina segmentada do Plano Diretor Participativo (PDPI). Desta vez, o encontro foi voltado aos profissionais das áreas de engenharia e arquitetura, que marcaram presença para contribuir com a construção coletiva do plano.


A discussão abordou aspectos territoriais relevantes do município, com foco no desenvolvimento sustentável.

Com as contribuições do debate e a revisão técnica do Grupo Myr, o Plano Diretor seguirá sendo aprimorado com a participação de outros setores, buscando atender de forma responsável às necessidades de Ilhéus.

“Mais um momento rico de debate sobre o futuro da nossa cidade. A contribuição dos setores de engenharia e arquitetura, assim como as dos segmentos de turismo, indústria, comércio e serviços, que participaram nos dias anteriores, resultarão em um Plano Diretor plenamente alinhado com os desafios de Ilhéus”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Ganem.

Nesta sexta-feira (11), a oficina segmentada será com o setor de produção rural, às 09h, no Sindicato Rural. Fotos: José Nazal

Ilhéus se prepara para a maior Semana de Inovação da Bahia em 2025

Serão cinco dias de programação gratuita com tecnologia, criatividade e empreendedorismo

A Prefeitura de Ilhéus avança no compromisso com o desenvolvimento tecnológico e econômico do município ao realizar, entre os dias 11 e 15 de agosto, a Semana de Inovação de Ilhéus 2025. Consolidado como o maior evento de inovação, tecnologia e criatividade da Bahia, o encontro deste ano traz como tema central “(de)codificando o futuro” e promete impulsionar novas oportunidades para toda a região.

A programação gratuita inclui palestras, workshops, hackathons, arenas temáticas, laboratórios de inteligência artificial, rodadas de negócios, exposições tecnológicas e atividades interativas. O objetivo é aproximar empreendedores, estudantes, pesquisadores, profissionais da indústria e a população, fortalecendo o ecossistema local e incentivando a cultura da inovação.

A realização é fruto de uma articulação coordenada pela Prefeitura de Ilhéus em parceria com o SEBRAE, o SINEC, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI-BA), além do apoio de importantes instituições, como FIEB, SENAI, FECOMÉRCIO-BA, CEPEDI, SOFTEX, FAPESB, CNPq e PCTSul. 

O evento faz parte de uma política pública que integra educação, tecnologia e desenvolvimento sustentável, reafirmando Ilhéus como referência em inovação e preparação para os desafios do futuro. - Sucom.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...