![]() |
| Faculdade de Ilhéus, Local do evento. |
Na próxima terça-feira, 9 de julho, Ilhéus sediará um importante encontro voltado ao fortalecimento do cooperativismo no sul da Bahia. Com o tema "Os Caminhos do Cooperativismo no Sul da Bahia", o evento será realizado no auditório da Faculdade de Ilhéus, a partir das 7h30, reunindo lideranças políticas, sindicais, empresariais, rurais, além de técnicos e especialistas do setor.
A programação faz parte do projeto Agenda Ilhéus, com a proposta de promover o debate em torno do estágio atual da Doutrina Cooperativista na região, abordando temas como empreendedorismo, agronegócio e a importância da educação cooperativista.
A realização é da Prefeitura de Ilhéus, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento e Inovação — sob a liderança do secretário Paulo César Ganem —, Educação, Agricultura e Pesca, e Cultura. O evento conta com apoio institucional da Faculdade de Ilhéus, AMURC, Sebrae, Sicredi, Associação Comercial e Industrial de Ilhéus e do Território Litoral Sul da Bahia.
Programação
O evento será aberto às 8h, com pronunciamentos das autoridades, seguido da exposição técnica “Evolução e estágio do Cooperativismo de Crédito no sul da Bahia”, ministrada por Iranaiá Miranda, gerente da agência do Sicredi em Itabuna.
Às 9h, o primeiro painel temático abordará “Políticas Públicas e Cooperativismo”, com participação do economista e professor da UESC João Carlos de Pádua Andrade. Na sequência, às 10h, será debatido o papel do cooperativismo como força propulsora do empreendedorismo e do agronegócio, com intervenções de Claudiana Figueiredo, gerente regional do Sebrae em Ilhéus, e Eulina Lavigne, representante da Cooperativa Cabruca.
Às 11h, o foco será a educação, com a apresentação do projeto “PCE – Programa de Cooperativismo nas Escolas” e da proposta de implantação do NECOOP – Núcleo de Educação Cooperativista, voltado à rede municipal de ensino. Os expositores serão o jornalista e especialista em cooperativismo Ederivaldo Benedito e o economista Raimundo Bonfim, professor da UESC.
O encerramento está previsto para 12h30, com a sistematização das propostas debatidas e elaboração da memória do evento, sob relatoria de Harrison Nobre, representante da Associação Comercial de Itabuna.
O encontro reforça o compromisso regional com a construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento solidário, sustentável e colaborativo por meio do cooperativismo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário