sexta-feira, 11 de julho de 2025

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Ilhéus se prepara para Conferência Municipal de Saúde nos dias 25 e 26 de julho

O objetivo do evento é ouvir a população e construir propostas concretas para melhorar os serviços de saúde


Ilhéus se prepara para realizar, nos dias 25 e 26 de julho, a Conferência Municipal de Saúde, um evento fundamental para discutir e definir as políticas públicas que irão nortear as ações da saúde no município pelos próximos quatro anos. A conferência acontecerá com a participação de representantes do governo, do Conselho Municipal de Saúde, profissionais da área e, principalmente, da sociedade civil.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jacks Rodrigues, destacou a importância do evento, que será dividido em cinco eixos temáticos com o objetivo de ouvir a população e construir propostas concretas para melhorar os serviços de saúde em Ilhéus.

“Essa conferência é o espaço onde vamos ouvir a sociedade civil organizada e a população em geral para, juntos, construirmos uma política municipal de saúde mais eficiente e que atenda às reais necessidades de quem mais precisa. Teremos cinco eixos de discussão para debater propostas e pensar em melhorias concretas para o nosso sistema de saúde”, afirmou Jacks Rodrigues.

As propostas que surgirem durante a conferência irão compor o novo Plano Municipal de Saúde, um documento que servirá como base para as ações e investimentos da saúde pública na cidade nos próximos anos. Jacks também ressaltou a importância da participação ativa da Secretaria Municipal de Saúde para garantir a viabilidade e a execução das decisões tomadas.

“A Secretaria de Saúde é quem vai executar as propostas que serão levantadas. Por isso, é essencial que esteja presente e engajada nesse processo. A secretária Sonilda conhece de perto a realidade da saúde, é servidora e hoje, como gestora, sabe da importância de discutir e implantar melhorias para o município”, completou o presidente do Conselho.

A Supervisora de Planejamento da Secretaria de Saúde de Ilhéus, Jeane Oliveira, também reforçou o papel da conferência como espaço democrático e participativo. Segundo ela, o evento será determinante para a definição de diretrizes e metas prioritárias que nortearão as políticas públicas na área.

“Essa conferência é um momento muito importante, porque é quando elaboramos as diretrizes e metas que vão nortear o trabalho da saúde no município pelos próximos quatro anos. É um espaço democrático, com a participação do Conselho Municipal de Saúde, dos profissionais da área e, principalmente, dos usuários do sistema. Juntos, vamos definir prioridades e construir, de forma coletiva, o que é fundamental para fortalecer a saúde pública de Ilhéus”, destacou Jeane.

A secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, ressaltou que a conferência é um marco histórico para o município, pois dará voz à população na construção do Plano Municipal de Saúde, garantindo legitimidade às decisões que serão tomadas.

“A conferência é fundamental porque vamos realmente ouvir o que a nossa população necessita no que diz respeito à saúde. Com base nessas demandas, vamos elaborar a Política Municipal de Saúde, que terá a legitimidade da participação popular e do controle social, representado pelo Conselho Municipal de Saúde, que reúne representantes da sociedade civil organizada”, afirmou Sonilda.

A gestão municipal, liderada pelo prefeito Valderico Junior e pela vice-prefeita Wanessa Gedeon, apoia a realização da conferência e reforça o compromisso com uma saúde pública mais humanizada, acessível e eficiente para toda a população de Ilhéus. Por ASCOM SESAU

 Prefeitura de Ilhéus conclui rodada de oficinas do Plano Diretor com o setor de produção rural

Encontro reuniu representantes da agricultura familiar e produtores no Sindicato Rural

Nesta sexta-feira (11), a Prefeitura de Ilhéus realizou a última oficina segmentada dessa rodada de discussões do Plano Diretor Participativo (PDPI). O encontro aconteceu no Sindicato Rural e foi dedicado ao setor de produção rural, reunindo produtores, trabalhadores e representantes de associações ligadas à agricultura familiar.

Durante a oficina, foram discutidos temas como uso do solo, infraestrutura, sustentabilidade e estratégias para valorizar a produção agrícola no município. As contribuições levantadas pelos participantes irão integrar o processo de revisão técnica conduzido pelo Grupo Myr, que atua no apoio metodológico e na sistematização das propostas apresentadas ao longo das oficinas.

Com a realização desse encontro, a Prefeitura conclui a rodada de oficinas segmentadas, que envolveu diferentes setores, incluindo turismo, comércio, indústria, serviços, engenharia e arquitetura. O objetivo é construir, de forma participativa, um Plano Diretor alinhado às necessidades atuais e futuras de Ilhéus.

“Encerramos esta etapa com a certeza de que cada segmento contribuiu de maneira significativa para pensar o desenvolvimento sustentável do nosso município. A participação do setor de produção rural reforça a importância de contemplar todos os territórios e atividades econômicas na elaboração do plano”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Ganem.

 Ilhéus promove Circuito Gastronômico do Cacau durante o Festival do Chocolate

Evidenciando, além do turismo rural, a gastronomia, o afroturismo, o etnoturismo, o turismo náutico e a hospitalidade

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), segue avançando com ações estratégicas que integram o poder público, o trade turístico e grandes eventos para fortalecer o posicionamento da cidade como um destino completo, vivo e cada vez mais desejado.

Durante o maior Festival de Chocolate da América Latina, Ilhéus inova com o lançamento do Circuito Gastronômico do Cacau, que acontece de 10 a 21 de junho em diversos restaurantes locais. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a SETUR e o Festival, reunindo estabelecimentos que criaram pratos autorais, doces e salgados, com cacau e chocolate como ingredientes protagonistas.

A proposta valoriza a produção local, movimenta a economia criativa e entrega ao público uma experiência sensorial única.

Entre os restaurantes confirmados no circuito estão:

* Bataclan – Sobremesa Pecado

* Varanda – Sobremesa Um Passeio por Ilhéus

* Jardim Atlântico – Sobremesa Coronel Horácio da Silveira

* Morro dos Navegantes – Sobremesa João Tavares

* Tororomba – Sobremesa Dengo de Choux com Cacau

* Tieta – Sobremesa Jupioca

Além disso, a SETUR realiza, em articulação com o trade turístico e a organização do festival, o acompanhamento de um press trip nacional, com jornalistas e criadores de conteúdo de diferentes estados. O objetivo é apresentar Ilhéus sob múltiplas perspectivas, das belezas naturais à história viva, evidenciando a gastronomia, o afroturismo, a cultura e a hospitalidade.

“Nosso compromisso é promover o turismo de forma inteligente e estruturada, com a secretaria apoiando e desenvolvendo, junto com eventos como o Festival do Chocolate, plataformas de desenvolvimento para Ilhéus e para o turismo de experiência. O Circuito Gastronômico é uma ação que reforça a identidade do destino e envolve diretamente o trade, os moradores e os visitantes em uma mesma vivência combinada, que reúne cultura, história e gastronomia”, destacou o secretário municipal de Turismo, Maurício Tavares.

“qIlhéus é um destino completo e pulsante. Com o Circuito Gastronômico e o press trip, mostramos que o turismo pode e deve ser um motor econômico da região. Construímos experiências com propósito, que valorizam nossa cultura, nossos sabores e nossa gente”, afirmou a superintendente de Turismo, Marcela Souza.

Essas iniciativas integram o planejamento turístico municipal e reforçam o papel da SETUR como articuladora de ações que posicionam Ilhéus no cenário nacional, promovem o desenvolvimento regional e geram novas oportunidades para quem vive e investe na cidade.

 Mutirão de combate ao Aedes aegypti mobiliza bairros de Ilhéus 

Reforçando a importância da prevenção

Nesta sexta-feira (11), as equipes de Supervisores Gerais, de Campo e de Monitoramento (PE) do combate às endemias de Ilhéus realizaram mais uma ação nos bairros Teotônio Vilela, Santo Antônio de Pádua e na Avenida Esperança. O objetivo do mutirão foi unir forças para mobilizar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e promoção da saúde, principalmente no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Mesmo no período de baixa estação, o aumento das chuvas cria condições favoráveis para a proliferação do mosquito, exigindo redobrado cuidado e vigilância da população. Por isso, a participação de todos é essencial para proteger a saúde da cidade.

De acordo com Daiane Santos de Santana, agente de combate às endemias, os mutirões seguem um planejamento estratégico para garantir a eficácia das ações. “Estamos dando continuidade aos bairros que já iniciamos, como o Teotônio Vilela, que é um bairro muito grande, com um número expressivo de imóveis. Para seguirmos para uma nova localidade, precisamos primeiro concluir totalmente o trabalho no bairro em que começamos. Assim como fizemos no Santo Antônio Pádua e na Barra, hoje estamos finalizando também na Avenida Esperança. Cada mutirão é planejado para que possamos concluir as atividades em cada localidade antes de partir para a próxima”, explicou.

Daiane também destacou que, além do trabalho diário das equipes de campo, a colaboração da comunidade é imprescindível para vencer o mosquito. “Cerca de 80% dos focos do mosquito estão dentro das casas, escondidos em locais como debaixo da cama, atrás de móveis ou em recipientes com água parada. Por isso, além das visitas domiciliares, a gente pede que cada morador dedique de 10 a 15 minutos do seu dia para fazer aquela checagem básica, eliminando possíveis criadouros. O mosquito pode ser pequeno, mas causa um estrago muito grande na saúde das pessoas. Estamos fazendo nossa parte todos os dias, e precisamos que cada um também faça a sua”, ressaltou.

A Prefeitura de Ilhéus reforça que a luta contra o Aedes aegypti é um dever coletivo e que denúncias de focos do mosquito podem ser feitas pelo Disque Dengue da Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone (73) 3234-2040. As equipes de combate se comprometem a realizar a inspeção em até 48 horas após o chamado. Por Cátia Gomes / ASCOM SESAU

Prefeitura de Ilhéus realiza mutirão de limpeza em diversas localidades

Ações reforçam conservação urbana e valorização dos espaços públicos

Limpeza

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, intensificou os serviços de limpeza em vários pontos da cidade. As equipes atuaram na Zoonoses, localizada no bairro Teotônio Vilela, no Outeiro de São Sebastião, no Largo do Santo Antônio, na Conquista, e no Loteamento Ilhéus II.

Os trabalhos incluíram varrição, capina e manutenção das áreas públicas, com o objetivo de promover mais saúde, segurança e bem-estar para a população.

As ações seguem um cronograma contínuo e visam atender todas as regiões do município. A Prefeitura reforça que o cuidado com a limpeza urbana é fundamental para prevenir problemas como o descarte irregular de resíduos e a proliferação de vetores, além de contribuir para uma cidade mais organizada e acolhedora. Sucom.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...