sábado, 18 de fevereiro de 2017

CEPLAC UMA LUTA UMA HISTÓRIA DE 60 ANOS




CEPLAC, UMA LUTA UMA HISTÓRIA! PARABÉNS!

Juvenal Maynart, Diretor Geral
A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira-CEPLAC, surgida em 1957, neste dia 20, segunda-feira, completa 60 anos de histórias e serviços prestados à região cacaueira do sul da Bahia e de outras regiões do Brasil.  Enfrentando grandes dificuldades, entre elas, a econômica devido à queda da produção do cacau, com o aparecimento da "vassoura de bruxa" e a falta de apoio do governo federal, a CEPLAC ainda está resistindo a tudo e a todos em defesa de nossa gente, de nossa agricultura. 

Horário de verão acaba neste domingo

Horário de verão acaba neste domingo após gerar economia
(Mudança deve economizar R$147 mi e exige atenção de passageiros)

Do - Diário do Poder - O horário de verão acaba à 0h deste domingo (19), quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A mudança que previa uma economia de R$ 147 milhões exige atenção de quem tem viagens ou compromissos marcados para este fim de semana. De acordo com o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Fábio Alves, o horário de verão teve como objetivo principal a redução no consumo de energia elétrica no horário de pico, entre 18h e 21h.

Começa nesta quarta-feira matrícula para classificados no Sorteio Eletrônico da Educação Profissional



Começa, nesta quarta-feira (1º) e segue até sexta (3), a matrícula para os contemplados no Sorteio Eletrônico da Educação Profissional. Os candidatos contemplados para as 11.748 mil vagas dos 33 cursos técnicos de nível médio ofertados deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram, em 57 municípios espalhados pelos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Das vagas ofertadas, 9.288 são para o interior do Estado e 2.460 mil para Salvador e Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Prefeito Mário Alexandre comemora a realização do Ilhéus Folia

 O carnaval antecipado Ilhéus Folia 2017 começou oficialmente nesta sexta-feira, 17, com o tema “Carnaval da Alegria” e a presença de um grande público, na maior animação, organização e paz. O prefeito Mário Alexandre, ao lado da primeira dama, Soane Galvão, e do vice-prefeito José Nazal, comemorou entusiasmado o sucesso e a tranquilidade no primeiro dia da festa. E agradeceu o apoio recebido do Governo do Estado da Bahia para garantir a realização do evento.
 
“Muito melhor do que a gente esperava. Como é bom ver o povo se divertir com alegria, com paz, as pessoas trabalhando, gerando emprego e renda para o município. Com ajuda do Governo do Estado, podemos fazer o resgate do carnaval de Ilhéus. Estamos no caminho certo, trazendo a alegria de volta para o nosso povo”, declarou Marão.

JOSÉ ADERVAN, MISSA DE SÉTIMO DIA NESTE DOMINGO NA CATEDRAL DE SÃO JOSÉ.




Na tarde deste domingo (19), acontece na Catedral de São José às 18h a Missa de Sétimo Dia, em sufrágio da alma do empresário/jornalista, proprietário do jornal Agora, José Adevan de Oliveira. Para o evento de fé cristã, sua família convida todos os demais parentes, colegas, correligionários, admiradores e amigos. 

O jornalista José Adervan faleceu no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, aos 74 anos de idade no último domingo 12, ele lutava contra um câncer, que já estava em fase final e foi sepultado no cemitério do Campo Santo, nesta cidade. 

Adervan, grande desportista era um grande defensor do desenvolvimento de Itabuna e região.  Militou do PSDB, chegou a ser candidato a prefeito de Itabuna. Era aposentado pelo Banco do Brasil e mantinha uma coluna diária no seu jornal.

Como partidário fez grandes amizades com diversas autoridades politicas, regionais, estaduais e nacionais, entre elas, Ubaldo Dantas, Renato Costa, Juthay Magalhães, Antônio Imbassay, hoje ministro de estado.   

A sua família, antecipadamente, agradece o comparecimento de todos a este ato de solidariedade e fé cristã.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

POLÍCIA FEDERAL PEDE MAIS 60 DIAS PARA INVESTIGAR RENAN

CORRUPÇÃO NA PETROBRAS
POLÍCIA FEDERAL PEDE MAIS 60 DIAS PARA INVESTIGAR RENAN NA OPERAÇÃO LAVA JATO
POLÍCIA FEDERAL PEDE EXTENSÃO DE PRAZO PARA INVESTIGAR RENAN
Publicado: 17 de fevereiro de 2017 às 18:52 - Atualizado às 20:28
ALÉM DE RENAN, TAMBÉM SÃO INVESTIGADOS O DEPUTADO ANÍBAL GOMES E UM EXECUTIVO DA SERVENG FOTO: EDILSON RODRIGUES/AGÊNCIA SENADO
Do - Diário do Poder - A Polícia Federal pediu prorrogação por mais 60 dias do inquérito contra o ex-presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL), o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) e um executivo da Serveng por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro no esquema de corrupção na Petrobras. O caso está sob análise no gabinete do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato na Corte.
O pedido é mais uma reviravolta no caso, que já teve uma denúncia apresentada pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot em 12 de dezembro antes de a PF concluir o inquérito. Diante disso, o ministro Teori Zavascki devolveu, na ocasião, a documentação da denúncia à PGR para que se aguardasse a conclusão das investigações da Polícia Federal.

Empresários debateram criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia

 

Tema bastante recorrente no Sul da Bahia, a criação da Região Metropolitana foi amplamente debatida entre empresários de Itabuna e Ilhéus, além de representantes de entidades, nesta quarta-feira, 15, em Ilhéus. No encontro, promovido pelo Fórum Empresarial da Bahia foi criada uma comissão solicitar do Governo do Estado da Bahia o estudo sobre a R.M. para ser avaliado por um técnico especialista na área.

Em aniversário da PM, Rui anuncia modernização de promoções para policiais


No dia em que a Polícia Militar comemora 192 anos de criação, uma série de homenagens foi realizada no Batalhão de Polícia de Choque, em Lauro de Freitas, nesta sexta-feira (17). Presente na solenidade, o governador Rui Costa reafirmou o reconhecimento do Estado àqueles que colocam suas vidas em risco na tarefa diária da corporação e anunciou projeto de modernização de promoções para os policiais. 

“Enviarei para a Assembleia Legislativa, após o Carnaval, o projeto de modernização da lei de promoções da Polícia Militar. Em apenas dois anos, conseguimos promover 11 mil policiais, um terço de todo o nosso efetivo, mas queremos avançar e melhorar ainda mais. Temos modificações a fazer nesse novo projeto, estamos em fase de revisão final e em breve submeteremos à aprovação da Assembleia”, assegurou Rui. 

Secretaria de Saúde intensifica o Combate à dengue em Itabuna



A Secretaria municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, já está com a equipe formada. São 226 pessoas, em campo, para combater o mosquito da dengue. O trabalho está dividido em três etapas, sendo: atividade focal, com a introdução do larvicida; perifocal, aplicação de inseticida com pulverizadores; e espacial, com a utilização de fumacê. O trabalho inclui ainda ações educativas com panfletagem em pontos estratégicos da cidade e em repartições públicas.

Prefeitura disponibiliza wi-fi livre no circuito do Ilhéus Folia



A Prefeitura vai disponibilizar acesso livre à internet via Rede Wi-Fi durante o carnaval antecipado Ilhéus Folia”, de 17 a 19 de fevereiro, no circuito da festa, na Avenida Soares Lopes, palco do evento. O sistema permitirá aos usuários presentes na folia, conexão gratuita para transmissão de dados. A rede contempla até cinco mil usuários acessando simultaneamente o sistema sem fio.

DEPOIS DO CARNAVAL FICC VAI MOVIMENTAR CULTURA E ESPORTE


Durante entrevista ao programa “Olho no Olho” no início da semana, apresentado por Val Cabral na TV Itabuna, o presidente da FICC, Daniel Leão, disse que, agora, a meta é agilizar os setores de Cultura e Esporte dando andamento aos projetos que se encontram em fase de elaboração na entidade.

Programa de Recuperação Asfáltica reinicia Tapa-Buracos no centro de Itabuna

 
Já está em andamento o Programa de Recuperação Asfáltica que a Prefeitura de Itabuna implementou visando promover a melhoria da malha viária do município, que há muito vem sofrendo desgaste devido às chuvas e, principalmente, ao descaso e à falta de manutenção e conservação nos últimos quatro anos. Iniciado no último mês de janeiro e executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o programa está melhorando as condições de tráfego nas principais ruas e avenidas do centro e dos bairros da cidade.

Prefeito de Ilhéus decreta ponto facultativo na manhã de segunda-feira, dia 20


O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assinou decreto que estabelece ponto facultativo na próxima segunda-feira, 20 de fevereiro, no turno matutino, nos setores administrativos das repartições internas e externas da administração municipal. A medida considera a programação oficial do carnaval antecipado ‘Ilhéus Folia’, uma realização da Prefeitura de Ilhéus, que começa hoje e acontece até a madrugada de domingo, dia 19.

FICC MANTEM BAILARINO NO BOLSHOI EM SANTA CATARINA

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) volta pela segunda vez a patrocinar o bailarino Jadeson Santos Reis num curso da Escola de Teatro Bolshoi, em Joinville, Santa Catarina.

O menino Jadeson Santos Reis, de 11 anos, mora no bairro Pedro Gerônimo e despontou o seu talento para a dança clássica ao chamar a atenção de professores de dança que viram nele o seu esforço para se tornar um grande bailarino. Em Itabuna, ele foi um dos quatro candidatos pré-selecionados para estudar no Bolshoi cuja escola é a única existente no mundo além da sua sede na Rússia e hoje é considerada a maior academia de balé do planeta.

CARNAVAL: Daniela Mercury fala sobre parceria com Avatim

Avatim no Bloco Crocodilo

Neste Carnaval, os foliões do Bloco Crocodilo serão presenteados com sachê da fragrância Xêro – Sinta Salvador, identidade olfativa criada pela Avatim exclusivamente para a capital baiana. Além do cheirinho oficial da cidade, o kit do abadá será acompanhado de cupom de desconto para ser usado nas lojas Avatim de todo o Brasil. "Misturar o cheiro de Salvador, o cheiro do carnaval e o cheiro do abadá do Crocodilo com o Xêro de Salvador, feito pela Avatim, está sendo uma delícia. Malu gosta tanto dessa fragrância que perfumou a casa toda!", revela a Rainha do Axé, Daniela Mercury, que puxa o bloco Crocodilo no domingo e segunda-feira.

FERNANDO RETOMA A MATERNIDADE DA MÃE POBRE


Almir e Fernando, quando fecharam parceria em 2015.
Almir e Fernando, quando fecharam parceria em 2015.
Do - Pimenta - O prefeito Fernando Gomes decidiu retomar o controle da Maternidade da Mãe Pobre. A partir da próxima segunda-feira (20), Sérgio Gomes, filho do prefeito e pré-candidato a deputado estadual, vai dirigir a unidade materno-infantil.
A maternidade estava sendo administrada pela Fundação Gonçalves Sampaio desde o final de 2015, após negociações entre o médico Almir Gonçalves e Fernando.
O porém para que Fernando reassuma o controle do negócio é a multa rescisória em caso de quebra de contrato, estipulada em R$ 4 milhões. Mas esse ponto é negociado pelo agora prefeito com o médico.

PF mira filho de Lobão e ex-senador Luiz Otávio

PF mira filho de Lobão e ex-senador Luiz Otávio por desvio em Belo Monte


A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (16) a Operação Leviatã para cumprir seis mandados de busca e apreensão expedidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, referentes a inquérito instaurado a partir de provas obtidas na Operação Lava Jato. A investigação corre em segredo de Justiça.
Maior projeto brasileiro no setor elétrico, Belo Monte tem a conclusão das obras prevista para janeiro de 2019. O investimento estimado é de R$ 28,9 bilhões.
Maior projeto brasileiro no setor elétrico, Belo Monte tem a conclusão das obras prevista para janeiro de 2019. O investimento estimado é de R$ 28,9 bilhões.
Entre os alvos da operação, segundo a Polícia Federal, estão o ex-senador pelo PMDB do Pará Luiz Otávio e o filho do senador Edison Lobão (PMDB-MA), Márcio Lobão. Os mandados da Leviatã foram expedidos pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal. A investigação apura o pagamento de propina, no percentual de 1% sobre as obras civis da Hidrelétrica de Belo Monte, por parte das empresas integrantes do consórcio construtor.

Prefeitura e Estado lançam em Itacaré Calendário de Promoções Turísticas

A Prefeitura de Itacaré e o governo do estado da Bahia estarão realizando nesta sexta-feira, às 15 horas, no auditório do Ecoporan Hotel, o lançamento do Calendário de Promoções Turísticas da Bahia para 2017 no Brasil e Exterior e também o Lançamento oficial do Carnaval de Itacaré. O evento vai contar com a presença do prefeito Antônio de Anízio,  do secretário estadual de Turismo, João Alves, secretários municipais, vereadores, além de empresários, entidades ligadas ao turismo, imprensa e dos mais diversos segmentos da comunidade.

PREFEITO DISPONIBILIZA TERRENO PARA CONSTRUÇÃO DE NOVO FÓRUM EM ILHÉUS


Na tarde de ontem, 15, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, reuniu-se, no Gabinete, com o desembargador e corregedor geral do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Oswaldo Bonfim, o vereador Makrisi, e o secretário de Infra-estruturar, Hermano Fanhning, para tratar da possibilidade de construção do novo fórum na cidade. Além disso, foi discutido o reforço na segurança do Fórum Epaminondas Berbert de Castro e a contratação de mais estagiários para auxílio nas unidades judiciais.

Moacyr destaca resultados da nova gestão em 1ª sessão do Legislativo de Uruçuca

O prefeito Moacyr Leite (DEM) participou nesta quarta, 15, da sessão de abertura dos trabalhos do Legislativo Municipal.  O prefeito reafirmou a importância da boa relação entre os Poderes: “Um princípio básico da democracia, visando a garantia dos interesses do nosso povo”. Na oportunidade, o novo gestor fez um balanço de como encontrou a Prefeitura. Segundo ele, logo na primeira semana, as secretarias sofreram com cortes de energia por falta de pagamento, além de salários atrasados, obras inacabadas em postos de saúde, maternidade impossibilitada de realizar atendimentos e várias escolas com a estrutura física bastante comprometida.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

PRONUNCIAMENTO DO PREFEITO FERNANDO GOMES NA CÂMARA DE VEREADORES


Plano de governo tem como meta mudar a fisionomia  e a retomada do desenvolvimento  de Itabuna
Ao propor um pacto de paz entre o Executivo e o Legislativo, com uma grande união em prol da retomada do desenvolvimento de Itabuna, para mudar a fisionomia do município em quatro anos com a realização de obras e investimentos, o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes apresentou o seu Plano de Governo na sessão de instalação do período ordinário 2017 de sessões da Câmara Municipal. Ele também deu boas-vindas aos vereadores, com a expectativa de quatro anos de harmonia e entendimento entre os poderes.
Lembrando que todos devem pensar em Itabuna, “que também é meu partido”, o prefeito lamentou a herança maldita recebida da gestão anteriores, com dividas, contratos superfaturados e obras mal feitas ou inacabadas: “deixei a prefeitura organizada, com  a máquina administrativa funcionando bem e hoje nada funciona.”

Foro privilegiado alcança 22 mil pessoas no país, mostra estudo da FGV.


O foro privilegiado obtido pelo ministro Moreira Franco e objeto de desejo de políticos no alvo da Operação Lava-Jato costuma beneficiar os investigados. Levantamento realizado pelo projeto Supremo em Números, da FGV Direito Rio, mostra que no Supremo Tribunal Federal (STF), uma das cortes que julga os que possuem foro privilegiado, de 404 ações penais concluídas entre 2011 e março de 2016, 276 (68%) prescreveram ou foram repassadas para instâncias inferiores porque a autoridade deixou o cargo. A condenação ocorreu em apenas 0,74% dos casos.
Em apenas 5,8% dos 987 inquéritos houve decisão desfavorável ao investigado com abertura de processo penal. (Foto: Agência Brasil)
Em apenas 5,8% dos 987 inquéritos houve decisão desfavorável ao investigado com abertura de processo penal. (Foto: Agência Brasil)
No caso dos inquéritos concluídos no mesmo período, o índice de prescrição ou repasse para instâncias inferiores foi de 38,4% (379 casos). Em apenas 5,8% dos 987 inquéritos houve decisão desfavorável ao investigado com abertura de processo penal.

Fernando pede apoio de vereadores para “mudar quadro” de Itabuna

Prefeito apresentou dados do endividamento municipal e revelou a intenção de uma PPA envolvendo a Emasa
Prefeito Fernando e Presidente Chico Reis

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, conta com os vereadores para conseguir emplacar projetos, atrair empresas e realizar obras e assim “mudar o quadro da cidade”. No Plenário Rayundo Lima, nessa quarta, 15, FG informou que as dívidas previdenciária e trabalhista do município passam de R$ 40 milhões, inadimplência que dificulta a atração de investimentos. Somado a isso, Emasa e Hospital de Base, conforme o prefeito, registram débitos de R$ 110 milhões e R$ 33 milhões, respectivamente.

RENATO NOVAMENTE NO PSB

RENATO COSTA RETORNA AO PSB


Renato deixa o PMDB e retorna à antiga legenda.
Renato deixa o PMDB e retorna à antiga legenda.
Do -
pimenta - Após a Quarta-Feira de Cinzas, o ex-deputado estadual Renato Costa retornará ao PSB, de onde saiu há 11 anos. O político deixou o PMDB no ano passado, quando a legenda controlada pelos irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima decidiu apoiar o então candidato a prefeito Fernando Gomes.


– Diante dos acontecimentos, não tinha mais lugar pra mim no PMDB, nem em Itabuna nem no Brasil; o PMDB que eu participava não era o de hoje, era o de Ulisses Guimarães, Paulo Brossard. Foi uma hora boa pra sair, há males que vêm pra bem – disse ele em entrevista ao Diário Bahia.

Renato vai para o partido, mas, segundo ele, não há planos de candidatura. “Está na hora de investir em nomes novos, quero dar essa contribuição para reorganizar e expandir o partido pela região. Tem nomes em outros partidos que já sinalizaram que vão para o PSB, se eu for”, completou.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Dragagem do Porto de Ilhéus

Porto do Malhado Avança licitação para obras de dragagem no Porto de Ilhéus: investimento de R$ 27 milhões impulsionará infraestrutura portu...