sábado, 17 de agosto de 2019

Chove muito em Ilhéus

Defesa Civil alerta para fortes chuvas neste final de semana


A Defesa Civil emitiu um alerta de chuva intensa para o município nos próximos dias. A previsão é que o índice pluviométrico ontem 16, choveu intensamente. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) indica que até neste domingo (18), a probabilidade de chuva na cidade possa chegar a 90%.
As áreas de instabilidade estão com o solo encharcado, o que pode ocasionar situações adversas, é o que informa Joandre Neres, coordenador da Defesa Civil no município. Segundo ele, as equipes estão de prontidão para ocorrência de situações emergenciais provocadas pelas fortes chuvas.
A previsão é que a chuva perca a intensidade a partir da terça-feira (20), com índice de cinco milímetros. O órgão orienta que na ocorrência de possíveis eventualidades, a população entre em contato através dos números (73) 98836-2753 ou (73) 98178-2255.

-Secom 

Centro de Pesquisas amplia oportunidades de estudos para a economia do Atlântico



A Bahia agora faz parte de uma rede de produção científica que inclui 12 países, o Centro Internacional de Investigação do Atlântico (Air Centre). Inaugurado em Salvador nesta sexta-feira (16), na sede do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia, o Centro vai ampliar as oportunidades de estudo por intercâmbio e troca de informações entre as sedes do centro de pesquisa.
O AIR Centre é uma associação portuguesa sem fins lucrativos, vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, que tem por finalidade apoio a ciência e a pesquisa para a preservação dos ecossistemas marinhos e costeiros e para o benefício de todas as pessoas que vivem em torno do Oceano Atlântico. Além de preservar o meio ambiente, a rede também se preocupa com a economia azul, inclusão socioeconômica das populações sob influência do Oceano Atlântico.

Faculdade de Ilhéus realiza a primeira cirurgia do projeto fissura labiopalatina


O curso de Odontologia da Faculdade de Ilhéus realizou a primeira cirurgia resultante do projeto de atendimento a pacientes com fissura labial/palatina, serviço pioneiro na região sul e extremo sul da Bahia. O procedimento ocorreu no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, dia 09 de agosto, que mantém convênio com a instituição de ensino superior.

A primeira paciente foi K.A.S.O, de 2 anos, da cidade de Itajuípe, submetida a uma palatoplastia realizada pelo cirurgião dentista bucomaxilofacial, David Moreira, acompanhado pelo anestesista Paulo de Tarso. O projeto conta a colaboração gerencial das estudantes do 8º semestre do curso de Odontologia, Larissa Emily e Iana Midlej, sob a orientação e supervisão do professor David Moreira.

Bolsonaro demonstra preocupação e diz que não quer ver Argentina retroceder

"Peçamos a Deus, nesse momento, que a nossa querida Argentina, mais ao sul, saiba como proceder", disse


Do - Diário do Poder - O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado (17) esperar que a Argentina não retroceda, em referência à possível vitória da chapa formada por Alberto Fernández e Cristina Kirchner nas eleições deste ano.
A referência ao país vizinho foi feita durante um discurso na Academia Militar das Agulhas Negras, em que exaltou os militares e o patriotismo.
“Nossa missão é não deixar o Brasil se aproximar de políticas outras que não deram certo em nenhum lugar do mundo. Peçamos a Deus, nesse momento, que a nossa querida Argentina, mais ao sul, saiba como proceder, através de seu povo, para não retroceder. A liberdade não tem preço, estamos prontos para dar a vida por ela”, afirmou Bolsonaro.

VASCO X FLAMENGO - AO VIVO COM LUIZ PENIDO - BRASILEIRÃO 170819

OBRAS DO MONTE CRISTO ACELERADAS APESAR DAS CHUVAS



Mesmo sem recursos suficiente, onde o município passa por uma de suas piores crises, a exemplo  de todo o Brasil, mesmo assim, a Administração do municipal  de Itabuna, vem avançando em suas frentes de trabalho, graças a garra do Prefeito Fernando Gomes e toda sua equipe, liderada pelo Secretário de  Administração Dinailson Oliveira (Son). 




Após trabalho  em várias localidades da cidade, onde o primeiro Bairro beneficiado foi o Parque São João, totalmente asfaltado, no inicio de seu governo, agora o desafio do Prefeito é o Bairro  Monte Cristo, que teve inicio de suas obras neste mês.  Apesar das chuvas as obras do Bairro prosseguem em ritmo acelerado. 




A população que esperava há mais de 30 anos as obras, agradece, os trabalhos que vem sendo executados  de saneamento, terraplanagem e asfaltamento. Assim como o Monte Cristo, seguindo um cronograma de trabalho, diversos outros bairros, serão beneficiados, até o final do governo Fernando Gomes, que presentou Itabuna, em parceria com o Governo do Estado, com um lindo Teatro, um dos melhores do país.
Veja fotos de hoje 17, das obras que prosseguem pelas ruas do Bairro Monte Cristo.

Emasa: Índio e Edwagner, "com a mão na massa!".;


  

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Itabuna: *800 PESSOAS PARTICIPAM DE ATO EM PROL DO VETOR DISCIPLINAR NO IMEAM*



“Emocionante! Sensível! A resposta tem sido a melhor possível!”. A fala da diretora pedagógica do Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM), professora Wildes Alvarenga, na tarde desta quarta-feira (14), durante o início do Ato em Prol da Manutenção do Vetor Disciplinar ilustra um sentimento coletivo: o de que, no que tange ao desenvolvimento de políticas públicas de melhorias na qualidade da Educação, melhorias na qualidade de trabalho dos professores e melhorias nos processos de ensino e aprendizagem,  a Prefeitura de Itabuna e a Secretaria Municipal da Educação (SME) foram bastante assertivos em firmarem o convênio de cooperação técnica firmado com a Polícia Militar do Estado da Bahia (PM/BA). Pela equipe organizadora do movimento, cerca de 800 pessoas participaram do ato.

Movidos pela defesa de que o Vetor Disciplinar não cerceia as liberdades individuais, nem de escolha dos estudantes, segundo foi apontado em documento enviado pelo Ministério Público Federal (MPF), em Ilhéus, assinado pelo Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Gabriel Pimenta Alves, através do qual recomenda uma série de alterações na operacionalidade do vetor e que a Polícia Militar se abstenha de assinar novos convênios, a comunidade escolar, lideranças políticas e comunitárias, representantes da SME e representantes da sociedade civil participaram de uma caminhada pela Avenida do Cinquentenário.

Sanave promove Curso de mecânica gratuito para mulheres

Por - Liliane Oliveira - Descontruindo a ideia de que mulheres não entendem de carros, a Sanave Volkswagen promove uma ação para contribuir para que o público feminino possa cada vez mais estar antenado na mecânica automotiva e como cuidar bem do automóvel. Em parceria com o Blog Graxa e Batom, de autoria de Lhays Feliciano e Jenifer Rocha, a a concessionária realiza no próximo dia 24 de agosto, às 10h, um bate-papo voltado para o público feminino: o “Talk: Moda e Mecânica”, uma aula gratuita de mecânica que tem como objetivo promover a independência automotiva das mulheres.

A ação é comandado por Taís Cabral, técnica de manutenção automotiva, especialista em manufatura automotiva e estudante de engenharia automotiva e por Samile Filgueira, eletromecânica automotiva e engenheira eletricista, na recém inaugurada Sanave Paralela.

O bate papo abordará cada etapa fundamental para se conhecer o funcionamento e as necessidades de um carro: da troca das rodas, passando pelos diversos sistemas motores, manutenções fundamentais e componentes elétricos. “As mulheres geralmente não são ensinadas a entender e gostar de carros, mas isso não quer dizer que devemos ficar na mão se algo acontecer ou que precisamos depender sempre de um pai, namorado ou irmão para nos socorrer. Uma noção básica já ajuda a evitar certas situações”, opina Lhays Feliciano, do Graxa e Batom.

Secretaria da Educação do Estado inicia nesta segunda-feira em Itabuna formação continuada de professores indígenas


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) inicia, na segunda-feira (19) e segue até sexta (23), a formação continuada dos professores indígenas da rede estadual de ensino. A formação, também contemplará professores das redes municipais em função do regime de colaboração da SEC com os municípios. A atividade será realizada por educadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), inclusive indígenas de etnias como a Guarani, Tupinambá e Pataxó, e acontecerá em três módulos. A abertura será às 9h, Tarik Fontes Plaza Hotel, centro de Itabuna.
  
A formação continuada envolverá 90 professores indígenas, de seis escolas da rede na área do Núcleo Territorial de Educação de Itabuna (NTE 05), contemplando os povos Tupinambá e Pataxó Hãhãhãe. A iniciativa propõe a discussão de temas relevantes e atuais para o processo de ensino e aprendizagem nas escolas indígenas, sendo fundamentada no fortalecimento do pertencimento étnico, na valorização dos conhecimentos tradicionais índigenas, nas visões de mundo e no acesso aos códigos, ciências e tecnologias da sociedade nacional, que possam subsidiar os projetos societários e indenitários nas escolas indígenas.

O primeiro módulo desta formação já foi realizado no polo de Porto Seguro e também contemplará professores indígenas do polo de Paulo Afonso. A rede estadual de ensino conta, atualmente, com 6.765 estudantes indígena matriculados, em 27 escolas indígenas e 43 anexos, em todo o Estado, contemplando 16 etnias.



Secom - Fotos: Ilustrativa / Uenderson Charmosinho


Prefeitura e SIT discutem obras do eixo viário da nova ponte e seu entorno

Uma equipe da Prefeitura de Ilhéus se reuniu na tarde da última quarta-feira (14) com o corpo técnico da Superintendência de Infraestrutura do Estado (SIT), órgão ligado à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra). A reunião coordenada pelo engenheiro Saulo Pontes teve o objetivo de definir importantes pontos do eixo viário da nova ponte e seu entorno.
No encontro, a principal preocupação dos técnicos do município foi debater todas as questões que envolvam a mobilidade dos novos equipamentos implementados pelo Governo do Estado e os realizados pela Prefeitura. As obras seguem, e na última semana foi assinada a licença ambiental para a reutilização das pedras usadas na construção.
Por sua vez, o secretário municipal de Mobilidade, Gilson Nascimento disse que “uma das preocupações do prefeito Mário Alexandre é que haja o perfeito alinhamento dos equipamentos de infraestrutura com acessibilidade, segurança e sustentabilidade”. A ponte, a primeira estaiada da Bahia irá ligar o centro urbano à zona sul da cidade.  
-Secom

Engenheiro pós-doutor pelo INPE defende que ‘desmatamento’ é falacioso

Para especialista, falta de coleta e tratamento de esgoto é prejudica mais o meio ambiente


O Brasil tem quase 60% do território coberto por florestas, e toda essa área preservada, de 4,9 milhões de quilômetros quadrados, é maior que a soma dos territórios dos 28 países da União Europeia. O engenheiro agrônomo Alfredo José Barreto Luiz, pós-doutor em Sensoriamento Remoto pelo INPE, escreveu que o discurso sobre desmatamento brasileiro “é falacioso e ofusca outros grandes e mais urgentes problemas ambientais”, como falta de coleta e tratamento de esgoto. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Alfredo José Barreto Luiz explica que 48,6% da população têm coleta de esgoto e apenas 40% são tratados. Isso, sim, afeta o ambiente.
Dados do INPE mostram que 94% do Estado do Amazonas está preservado. No Amapá, também na Amazônia, chega a 99,6%.

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Indignado com decisão injusta, Ibaneis diz que TCU ‘não serve para merda nenhuma’

Ministro Walton Alencar lidera iniciativas que prejudicam e podem inviabilizar o governo do DF


Do - Diário do Poder - Irritado com mais uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que prejudica as finanças da administração pública do Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha (MDB) atacou a corte, afirmando que “TCU não ser para nada, não serve para merda nenhuma”.
A declaração foi feita em discurso no Salão Nobre do Palácio Buriti, sede do governo do DF, no lançamento de um programa de regularização de terras. Antes de fazer a declaração, Ibaneis pediu “vênia” (desculpas) à secretária de Governança, Cristiane Nardes, filha do ministro Augusto Nardes, do TCU.

Governo do Estado realiza maratona inspeções em obras da Saúde


Com mais de 20 obras da saúde tocadas pelo Governo do Estado em execução simultânea dentro da cidade de Salvador, o secretário da saúde do Estado Fábio Vilas-Boas deu início nesta quinta-feira (15) a uma maratona de inspeções visando acelerar as entregas ainda este  ano.
O governo está investindo na construção, reforma e ampliação de unidades na capital baiana, e algumas dessas obras foram vistoriadas nesta quinta-feira. No Subúrbio Ferroviário, o secretário verificou o andamento da construção da Policlínica de Saúde de Escada e as intervenções que estão sendo feitas na Maternidade João Batista Caribé. Somente para essas duas unidades está sendo destinado um investimento de cerca de R$ 45 milhões, aplicados em obras e equipamentos.
A Policlínica de Escada, que está sendo construída numa área de mais 2.800 mil metros quadrados e atenderá uma população de cerca de um milhão de habitantes, faz parte da proposta do Governo do Estado em facilitar o acesso da população aos serviços de saúde com ampliação da oferta da assistência de alta e média complexidade.

Comissão é formada para coordenar trabalhos da revisão do Plano Diretor de Itabuna


Membros da sociedade civil organizada e servidores da Prefeitura Municipal de Itabuna se reuniram na manhã desta quinta-feira (15) para compor a Comissão que terá como papel coordenar os trabalhos de Revisão do Plano Diretor de Itabuna. O Estatuto da cidade, com base na Lei Federal de nº 10.257/2001 e Lei Municipal de nº 2111/2008, institui o Plano Diretor como obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes.

Atualmente, Itabuna conta com um Plano Diretor que foi aprovado no ano de 2008, agora, a necessidade é de sua atualização. Para o Secretário de Desenvolvimento Urbano de Itabuan, João Zulato, a revisão é de extrema necessidade porque é através dela que todos os dados urbanísticos que sofreram alterações ao longo da última década serão atualizados por uma equipe especializada que será contratada via licitação.

Santa Casa promove aulão beneficente para arrecadar potes de vidro para o Banco de Leite

 
A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna promoveu ontem (14), um aulão beneficente para arrecadar potes de vidro para o Banco de Leite. 
A ação aconteceu com o apoio do Centro de Dança Luísa Sellmann e atraiu crianças, jovens e adultos que contribuíram com a doação de potes e dançaram várias coreografias de fitdancesob o comando da professora Luísa. O aulão contou com a presença do cantor Kauã Araújo, que está fazendo sucesso no cenário musical da região e já é o queridinho do público adolescente.
Para a enfermeira do Banco de Leite, Bianca Baleeiro, a arrecadação dos potes vai contribuir e muito para a coleta e armazenamento do leite humano. Essa foi uma das ações programadas para a campanha “Agosto Dourado”, que tem por objetivo incentivar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.
Para quem deseja doar potes de vidro é só entrar em contato com o Banco de Leite pelo fone 3214-4346. 
Ascom

EMASA CONTINUA QUALIFICANDO SEUS FUNCIONÁRIOS E COLABORADORES



Dando sequência a sua política de capacitação dos  funcionários e prestadores de serviços, a EMASA  contratou mais um  Curso visando aperfeiçoar e melhor qualificar seus trabalhadores. O Curso de Gestão e Fiscalização de Contratos, atende a nova Lei das Estatais, e foi ministrado dias 12 e 13 de agosto, em sala de aula na Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC unidade Itabuna, Bahia.  Quarenta   funcionários participaram das 16 horas de  aulas  e treinamentos. Os funcionários selecionados são gestores e fiscais de contratos, trabalhadores lotados nos setores Jurídico, Compras e  Licitações.

As aulas ficaram sob a responsabilidade do renomado Professor  Ronny Charles, que é Advogado da União, Mestre em Direito Econômico, Pós Graduado em Ciências Jurídicas, Coordenador da Comissão de Licitações da Consultoria Geral da União, entre outros títulos acadêmicos.

URUÇUCA PARTICIPA DE ENCONTRO EMPREENDER REGIONAL


A Prefeitura de Uruçuca, através da secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, participou nos dias 12 e 13 de agosto, do Encontro Empreender Regional, em Canavieiras. O foco do encontro é discutir as boas práticas nos municípios do sul da Bahia e o envolvimento de atores no desenvolvimento das políticas públicas para o fomento aos micro e pequenos empreendedores.

O encontro contou com a participação de coordenadores Estaduais e Regionais do SEBRAE, além do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia para tratar da obrigatoriedade do cumprimento de Leis como a Lei Geral das Micro e Pequenas empresa por parte das Gestões Municipais.O Secretário da Fazenda de Cantagalo falou do papel das Compras Públicas no desenvolvimento dos municípios.

Observadores de aves de vários estados estarão no 2º Workshop em Itacaré

 
Especialistas, observadores e turistas de diversos estados brasileiros estarão em Itacaré no 2º Workshop de Observação de Aves, que acontecerá no período de 19 a 21 de setembro. A ideia é dinamizar esta vertente do ecoturismo na Bahia, onde é grande a diversidade de espécies de aves, conforme explicaram os representantes da Associação Passarinhar é Viver e da agência Happy Tour, organizadores do evento. O evento conta com o patrocínio da Prefeitura de Itacaré, com o apoio do Governo do Estado da Bahia.
Segundo o presidente da Associação Passarinhar é Viver, Rafael Piedade Félix, a observação de aves atrai turistas e contribui para a preservação das espécies. “É uma atividade que possui também cunho científico, pois fazemos um cadastro e conseguimos monitorar o movimento dessas aves na Bahia, muitas das quais vêm anualmente do Hemisfério Norte em busca de calor”, explicou.
Ele observou ainda que países como Estados Unidos movimentam a economia com essa atividade. “O retorno financeiro está ligado diretamente ao público que prestigia esta prática, e o Brasil tem tudo para se destacar, porque é o terceiro país do mundo em diversidade de aves”, afirmou Félix. Para o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, a realização do workshop vai não somente mostrar a diversidade de animais que existem no município, como também irá colaborar com a preservação do meio ambiente, além de movimentar o turismo com a chegada desses observadores e suas famílias.
Fausto Franco disse que a Secretaria do Turismo (Setur) aposta em ações que venham contribuir para a diversificação das atividades turísticas no estado. "A observação de aves é uma vertente que vem crescendo significativamente nos últimos anos", assinalou. Ascom

Porto Seguro ganhará 12 novos voos da Latam



Segundo maior destino turístico da Bahia, o município de Porto Seguro, localizado na Costa do Descobrimento, no Extremo Sul do Estado, receberá 12 novos voos semanais da Latam neste segundo semestre. O anúncio das rotas que virão de São Paulo (6), Belo Horizonte (4) e Brasília (2) foi feito pelo secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, durante o Show Tour, evento que reúne até sexta-feira (16), no município, operadores, agentes e empresários do setor hoteleiro. 

Os voos fazem parte de um plano da companhia em ampliar em 30% a oferta de linhas no Estado e casa-se com o decreto editado pelo governador Rui Costa, que prevê incentivos para atrair até 161 novos voos para a Bahia. 

Franco considerou o evento um sucesso, pois as rodadas de negócio foram positivas para representantes do trade do Estado e do Brasil, “mostrando a força do nosso turismo e o protagonismo da Costa do Descobrimento nesse segmento”. 

O secretário acrescentou ainda que os índices de ocupação da rede hoteleira estão acima da média para a época do ano. “Isso é resultado de um modelo de captação e investimento do governo do Estado que estão dando certo”, concluiu o secretário. 

*Sobre o Show Tour* - Com o tema “Estratégia Multicanal no Turismo”, a Feira acontece simultaneamente no hotel Solar do Imperador e no Portal Beach, em Porto Seguro, com uma extensa programação que conta com palestras, exposições, eventos técnicos, Famtour, capacitações e rodadas de negócios.

Participaram da abertura do evento, a prefeita de Porto Seguro, Claudia Oliveira, os diretores da Azul, Marcelo Bento, da CVC, Claiton Armelin, da Decolar.com Renata Bufarat, o vice presidente da Abav-ba, Jorge Pinto e o presidente da ABIH - BA , Glicério Lemos.
Por - Daniel Thame

Mangabinha recebe próxima edição do projeto cultural FICC Itinerante

  
A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), realizará no próximo sábado, dia 17 de agosto, no bairro Mangabinha, mais uma edição do “FICC Itinerante”. O projeto cultural tem como objetivo fomentar a cultura, propiciando aos artistas de Itabuna e região, oportunidades de apresentação nas mais diversas áreas, como no segmento musical, dança, teatro e literatura.

Coordenado pelo grupo de Ações Culturais na Ficc, o projeto, iniciado em 2017, teve edições nas ruas Rui Barbosa, Osvaldo Cruz e na praça Camacan, centro de Itabuna. O primeiro bairro a receber o FICC Itinerante foi Conceição. Desta vez a edição será na Travessa Nossa Senhora das Graças, onde está localiza a praça principal da Mangabinha.
Segundo o presidente da FICC, Daniel Leão, a ideia é “promover eventos com baixo custo e que tenha ampla participação popular, sobretudo, visando o desenvolvimento da cultura na cidade e do comércio local”, ressaltou, concluindo que a população da Mangabinha está ansiosa para participar do projeto.

Programação

PL sobre abuso de autoridade é aprovado na Câmara e segue para sanção

Da  - agenciabrasil.ebc.com.br  - O plenário da Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira (14) a votação do Projeto de Lei 7.596/17, que define os crimes de abuso de autoridade. O texto engloba atos cometidos por servidores públicos e membros dos três Poderes da República, do Ministério Público, dos tribunais e conselhos de contas e das Forças Armadas. 
Após o texto-base base ser aprovado em votação simbólica, os parlamentares rejeitaram todos os destaques ao texto apresentado pelo relator Ricardo Barros (PP-PR). Como não houve alteração, a matéria segue para sanção presidencial

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Itabunenses lotam auditório da FTC para discutir o Plano de Concessão dos Serviços da Emasa

"Quem estier contra a concessão dos serviços da Emasa, também está contra a despoluição do Rio Cachoeira" diz o Prefeito Fernando Gomes.  

O auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências esteve lotado na manhã desta quarta-feira (14), de representantes da sociedade civil organizada e da comunidade em geral, por conta da audiência pública que aconteceu para discutir o Plano de Concessão para exploração  dos Serviços Públicos de  Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa).
Secretários Municipais, Vereadores, professores de Universidades, além de uma equipe técnica da Fundação Getúlio Vargas – que foi responsável por um estudo detalhado do Sistema de Água e Esgoto da cidade -, estiveram presentes na audiência que contou com a presença do prefeito Fernando Gomes, do vice-prefeito Fernando Vita, do Procurador do Município, Luiz Fernando Guarnieri, do presidente da Emasa, Jader Guedes e do Secretário de Desenvolvimento Urbano, João Zulato.

SAS promove tarde de lazer para jovens e crianças


SAS promove tarde de lazer para jovens e crianças no Teatro Municipal Candinha Dória

Com o objetivo de proporcionar um momento cultural e de muita diversão a jovens e crianças da Fundação Marimbeta e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) realizou, na tarde dessa terça-feira (14), mais uma atividade da programação da 2ª Semana Municipal da Juventude de Itabuna. Desta vez, a juventude teve uma tarde muito animada no Teatro Municipal Candinha Dória. Além de diversas apresentações culturais, o público assistiu a belíssima apresentação do grupo Teatro & Fantasia.

Participando do evento, o prefeito Fernando Gomes conversou com a juventude presente no Teatro, compartilhou informações sobre a obra e acompanhou de perto a alegria de muitos jovens que, pela primeira vez, tiveram a oportunidade de conhecer um Teatro e assistir a uma peça teatral. Para muitos jovens dos programas sociais da SAS a ocasião foi ainda mais especial, pois muitos deles puderam subir ao palco e mostra todo o talento em emocionantes apresentações.

NUSAT e atenção básica iniciam planejamento do Porto Sul




A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), através do Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUSAT) e Departamento de Atenção Básica (DAB), setores da Prefeitura de Ilhéus, se reuniram na tarde da última terça-feira (13), a fim de realizar um diagnóstico situacional da assistência à saúde existente no território onde será construído o Porto Sul. Serão avaliados, inicialmente, as coberturas da Estratégia de Saúde da Família (ESF) na região de Aritaguá, Sambaituba, Vila Juerana e Ponta da Tulha.
Essas avaliações ocorrerão por meio de levantamento, atualização e cadastramento de novas famílias. A iniciativa conta com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde. A sanitarista Quézia Santana explicou a importância da coesão dos diversos setores da Sesau, no sentido de conhecer a realidade atual da área, suas dificuldades e potencialidades. O intuído, segundo ela, elaborar um planejamento conjunto capaz de atender, de forma oportuna e eficaz, as demandas provenientes da construção do Porto.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO VISITA E VÊ OBRAS DO ITABUNÃO

Craque Zico visita obras de reforma do Itabunão e ressalta a importância da praça esportiva O secretário municipal de Esportes e Lazer, José...