sábado, 6 de março de 2021

Itabuna já tem 22.537 casos curados e 414 mortos

 

Neste sábado, dia 6, a Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 22.537 casos de pacientes curados; 23.844 casos confirmados, sendo 893 casos ativos; 28 internados em UTI, 31 em leitos clínicos e 414 óbitos. 

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Por favor, redobre os cuidados com sua higiene pessoal. 

Lave as mãos com água e sabão, a cada hora. Mantenha distanciamento social. Não saia de casa. Use máscara. Álcool gel 70%. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa.

Aos 45, Bahia arranca empate com o Botafogo-SP pelo Nordestão



Do - Correio da Bahia - O time principal do Bahia deixou muito a desejar na primeira exibição da temporada 2021, mas a mística tricolor prevaleceu mais uma vez para amenizar o resultado. Com um gol marcado aos 45 minutos do 2º tempo, a equipe comandada por Dado Cavalcanti empatou em 1x1 com o Botafogo-PB, na noite deste sábado (6), em Pituaçu.

Sem Ernando, Gregore e Ronaldo, que deixaram o clube, além de Gilberto, que aprimora a forma física, o Bahia entrou em campo contra o Botafogo-SP modificado, mostrou pouca inspiração no primeiro tempo do jogo, parou na marcação da equipe paulista e não encontrou espaços.

O tricolor passou a etapa final praticamente toda sem ameaçar a meta adversária e só conseguiu arrancar o empate nos minutos finais. Prata da casa, Patrick marcou o primeiro gol dele como jogador profissional e decretou o placar do jogo.

POUCA INSPIRAÇÃO

A primeira oportunidade de balançar a rede foi do Bahia. Após cruzamento de Ramon, Gabriel Novaes ficou de frente para o gol, mas mandou por cima do travessão. Na sequência foi a vez do Botafogo-PB fazer boa investida. Tsunami cruzou, Welton Felipe desviou de cabeça e chamou Douglas para o jogo.

O goleiro tricolor fez bela defesa, mas cedeu escanteio e foi nele que o rival abriu o placar. Marcos Aurélio cobrou e, após desvio, a bola toca na coxa de Willian Machado e acaba no fundo da rede, aos 15 minutos: 1x0 em Pituaçu. O Bahia não mostrou poder de reação. Rodriguinho chutou fraco e Nino Paraíba, apesar de ter feito fila na área, não conseguiu chutar contra a meta.

Após o intervalo, o Bahia seguiu jogando mal e pasosu o segundo tempo quase todo sem ameaçar o gol do Botafogo-SP, até que, aos 45 minutos, conseguiu o empate. Nino Paraíba cruzou na medida e Patrick apareceu, sem marcação, para estufar a rede: 1x1. Nos acréscimos, Douglas garantiu o resultado ao fazer grande defesa após chute à queima roupa de Bruno Menezes. 

PRÓXIMO JOGO

O time principal do Bahia, comandado por Dado Cavalcanti, volta a campo na terça-feira (9), às 21h30, quando encara o Campinense, no estádio Amigão, em Campina Grande (PB), em jogo único válido pela primeira fase da Copa do Brasil.

Antes, o time de aspirantes, treinado por Cláudio Prates, joga contra o Vitória da Conquista pelo Campeonato Baiano, domingo (7), às 16h, no estádio Lomanto Júnior. O próximo compromisso pela Copa do Nordeste é no dia 13, quando encara o rival Vitória, às 16h, no Barradão. 

FICHA TÉCNICA

Bahia 1x1 Botafogo-PB - 2ª rodada da Copa do Nordeste

Bahia: Douglas, Nino, Lucas Fonseca, Juninho e Matheus Bahia (Juninho Capixaba); Patrick de Lucca, Ramon (Thiago) e Daniel (João Pedro); Rossi (Alesson), Gabriel Novaes (Marco Antônio) e Rodriguinho. Técnico: Dado Cavalcanti.

Botafogo-PB: Felipe, Rodrigo Ramos (Kaio Wilker), Samuel Souza, Willian Machado e Tsunami; Rogério, Juninho e Marcos Aurélio (Bruno Menezes); Pablo, Welton Felipe (Lucas Gabriel) e Rafael Oliveira (Ramon Tanque). Técnico: Marcelo Vilar.

Estádio: Pituaçu, em Salvador
Gols: Willian Machado, aos 15 minutos do 1º tempo, e Patrick, aos 45 do 2º tempo.
Cartão amarelo: Rogério, Rodrigo Ramos, Dado Cavalcanti, Nino Paraíba, Ramon Tanque, Pablo e Juninho.
Arbitragem: Michelangelo Martins de Almeida Junior, auxiliado por Ricardo Bezerra Chianca e Karla Renata Cavalcanti de Santana.

Outros resultados da Copa do Nordeste

Resultados deste sábado


Abrigo São Vicente de Paulo em Ilhéus precisa de doação

Abrigo São Vicente de Paulo lança campanha para doações de fraldas geriátricas tamanho G

O Abrigo São Vicente de Paulo lançou a campanha “Precisamos de Fralda Geriátrica G”, para apoiar os 70 adosos abrigados na instituição. A doação pode ser em produto diretamente na portaria do abrigo, localizado na rua Café Filho, 736, bairro da Conquista, em Ilhéus, ou por transferência via pix pelo CNPJ da entidade, nº 14.173.181.0001-62. A campanha foi iniciada no último dia 1º de março e seguirá por tempo indeterminado.

"Nesta segunda onda da pandemia, conseguimos dar passos importantes com a vacinação dos 70 idosos abrigados, que receberam tanto a primeira dose quanto a segunda dose do imunizante contra a Covid-19. Nesse momento desafiador para todo o mundo, solicitamos o apoio da nossa comunidade ilheense para reforçar nosso estoque de fraldas geriátricas tamanho G. Toda ajuda de coração é bem-vinda e faz a diferença na vida de cada idoso", destacou o coordenador do Abrigo São Vicente de Paulo, Flávio Soares.  


Por - Anna Karenina

Itacaré realiza obras de recuperação da estrada da Jacutinga



A Prefeitura de Itacaré continua realizando o serviço de manutenção e recuperação de estradas nas mais diversas comunidades do município. Os serviços estão sendo realizados com recursos próprios e nesta semana foram concluídas as obras de recuperação da estrada que dá acesso à comunidade da Jacutinga, beneficiando centenas de moradores do local e adjacências. Para os moradores, a recuperação da estrada foi motivo de alegria e gratidão por mais solicitação da comunidade está sendo atendida.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, vem acompanhando o andamento dos serviços e destacou que o objetivo é beneficiar cada vez mais localidades da zona rural do município. De acordo com ele, é importante garantir a manutenção e a melhoria das estradas para oferecer muito mais dignidade aos moradores do campo e aquecer a economia do município, principalmente da agricultura familiar, gerando mais empregos, renda e uma melhor qualidade de vida para o povo da zona rural.

O vereador Renilson de Milton Ramos também acompanhou os serviços e falou da alegria dos moradores com a recuperação do acesso. Além dessa estrada, diversas outras localidades já estão sendo beneficiadas com a recuperação e melhoria do acesso, bem como a construção de novas pontes. Antônio de Anízio informou que esse trabalho de recuperação das estradas da zona rural do município vem sendo feito também em sistema de mutirão ou através de parcerias desde o início da atual gestão. “Através da parceria e do trabalho conjunto, com todos colaborando, o município só tem a crescer e se desenvolver”, destacou o prefeito.

E o trabalho vai continuar para que cada vez mais estradas sejam beneficiadas com a manutenção e recuperação dos acessos. De acordo com o prefeito, a agricultura familiar tem sido um importante setor de geração de emprego e renda, por isso que o governo municipal tem investido cada vez mais na melhoria das estradas e nos programas de apoio aos agricultores, com o desenvolvimento de projetos, cursos, capacitações, feiras e a aquisição de equipamentos, mudas e insumos para as associações. - ascom

Bahia tem leve queda em n° de mortes por Covid-19; UTI está 86% de ocupação

Do Bahia NOtícias - por Francis Juliano

Bahia tem leve queda em n° de mortes por Covid-19; UTI está 86% de ocupação
Foto: Paula Fróes/ GOVBA

A Bahia registrou neste sábado (6) 95 mortes por Covid-19.  O número é ligeiramente baixo, 6,8% menor que o anotado nesta sexta-feira (5), que foi de 102. Em relação aos casos ativos – aqueles com poder de transmissão – a queda foi ainda mais tímida. Enquanto que nesta sexta eram 22.233, neste sábado foram 21.916 casos ativos, o equivalente a 1,4%.

 

A ocupação de leitos de UTI, que tratam casos graves, também seguiu a tendência. Neste sábado ficaram em 86%, diferente do dia anterior em um ponto percentual. Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

 

Ainda segundo a pasta, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.525 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 4.747 recuperados.

 

UM ANO DE PANDEMIA

Desde o primeiro caso confirmado de novo coronavírus no estado, que completa um ano neste sábado (ver aqui), a Bahia já acumula 710.900 casos confirmados de Covid-19, com 676.536 pessoas já são consideradas recuperadas. Já o total de óbitos é de 12.448. 

Governo do Estado tem programação especial do Dia Internacional da Mulher




Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, o Governo do Estado assegurou uma programação especial para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira (8). O destaque é o início do funcionamento do SAC Mulher Digital, um novo espaço dedicado às mulheres e com a oferta de serviços de apoio na área de enfrentamento à violência doméstica e familiar, emprego e renda. Para acessar, basta baixar o aplicativo SAC Digital, disponível para Android e iOS, ou acessar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet, e utilizar no campo de busca o termo “SAC Mulher”.


Incorporado ao SAC Digital, a plataforma de serviços online do Estado, o SAC Mulher Digital é uma iniciativa das secretarias da Administração (Saeb) e de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), em parceria com as secretarias da Segurança Pública (SSP) e do Trabalho, Emprego e Renda (Setre) e órgãos que compõem a rede de atenção à mulher, com colaboração da Prodeb.

A principal inovação do SAC Mulher Digital é concentrar em um só lugar o acesso a serviços diversos oferecidos pelo sistema de justiça e secretarias de Estado, entre eles o Zap Respeita as Mina, lançado em outubro do ano passado pela SPM-BA, e a Delegacia Digital da Polícia Civil, que, desde agosto de 2020, permite o registro de boletim de ocorrência para casos previstos na Lei Maria da Penha e legislações correlatas. O Zap Respeita as Mina – (71)3117-2815 – utiliza inteligência artificial para gerar respostas referentes à violência doméstica e familiar, além de permitir o acesso por mensagem a atendentes em contato direto com o serviço 190 da Polícia Militar.

No SAC Mulher Digital será possível agendar atendimento online de apoio jurídico oferecido pela Defensoria Pública (DPE) e também solicitar prorrogação de medida protetiva por meio do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). O SAC Mulher oferece ainda acesso a serviços oferecidos pela Setre, como consulta a vagas de emprego, solicitação de seguro-desemprego e inscrição da Trabalhadora Autônoma.

Para utilizar os serviços dentro da própria plataforma é preciso criar um cadastro, fornecendo dados pessoais e um e-mail válido, utilizado para ativação da conta e envio de comunicados.

Veja a seguir mais atividades e programadas por secretarias e órgãos do estaduais para marcar o dia e o mês dedicados especialmente a questões relacionadas às mulheres.

Programação da SSP abre com live musical

A participação da mulher na Segurança Pública é o tema que a Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev) preparou para a série de lives no mês destinado à mulher. A programação começa no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com a cantora Clarissa Noronha, às 16h. As atividades podem ser acompanhadas na página da Sprev no Instagram (@sprevbahia)

Já no dia 10 de março, a convidada é a primeira mulher delegada-geral da Bahia, Heloísa Campos. No dia 17 haverá a participação da primeira mulher tenente-coronel da Polícia Militar, Ana Fernanda, e a primeira mulher tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Ana Fausta. Para finalizar, no dia 24, a perita médica legista do Departamento de Polícia Técnica (DPT) Rita Benigno fecha a programação.

SineBahia oferece palestras e cursos

O Dia Internacional da Mulher será celebrado na Rede SineBahia com uma programação especial de cursos, oficinas, palestras e lives temáticas direcionadas ao público feminino. As atividades são resultado de uma parceria entre a Setre, SPM e a União Brasileira de Mulheres (UBM). As inscrições para palestras e cursos devem feitas até esta sexta-feira (5), por meio do preenchimento de formulário eletrônico (bit.ly/sinebahiaqualifica).

O projeto, denominado ‘Março Mulher – É possível Autonomia Sem Emprego?’, ocorre a partir da segunda semana de março e, em função da pandemia da Covid-19, todas as ações serão realizadas on-line. Os cursos são: Excel, Língua Inglesa, Telemarketing, Office, Técnica de Vendas, Oratória, Atendimento ao Público e Libras.

As aulas acontecem de segunda a sexta, das 9h às 12h ou das 13h às 16h, na plataforma Google Meet. As palestras, por sua vez, ocorrem às quartas-feiras, dias 10, 17, 24 e 31 de março, das 9h às 12h, na mesma plataforma digital, com os temas ‘Orientação para o Trabalho’, ‘A Empregabilidade de Mulheres’, ‘Motivação no Universo Feminino’ e ‘Redes de Atendimento para Mulheres em Situação de Violência’.

Esporte e empoderamento

‘A Mulher e o empoderamento através do esporte!’ é o tema escolhido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Setre, para celebra o Dia Internacional da Mulher. A data será marcada por uma live transmitida pelo canal oficial da Sudesb no Instagram (@sudesbesporte), na terça-feira (9), às 17h30, tendo como convidadas a deputada federal Alice Portugal, 2ª vice-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher; Cássia Maciel, pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da Ufba; e Dilma Mendes, técnica da Seleção Brasileira Feminina de Fut7.

O bate-papo terá como anfitriã a também baiana e cientista social Ângela Guimarães, militante feminista, da juventude e da negritude. Na conversa, cada convidada poderá abordar o tema sob a ótica de suas áreas de atuação.

Homenagens da Hemoba

Na segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, todas as voluntárias que forem à sede da Fundação Hemoba serão recepcionadas com flores e vouchers de desconto para celebrar sua existência e parceria. Ao longo do mês, a Hemoba também vai realizar campanha digital para esclarecer mitos, a exemplo de doar sangue fazendo uso de anticoncepconal, menstruada ou amamentando.

As ações fazem da campanha ‘Mulheres Pela Vida’, que visa as mulheres que fazem parte do ciclo do sangue, desde as trabalhadoras da saúde até quem efetivamente recebe o sangue e medula doados. Hoje, as mulheres representam 45% das doações recebidas somente na capital baiana. Em 2020, elas somaram 60.544 doações de sangue.

Apesar da queda no número de cadastros no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) na Bahia em 2020 (apenas 8 mil), as mulheres foram 5.185 das pessoas cadastradas. Segundo o diretor-geral da Hemoba, Fernando Araújo, as mulheres têm tido maior destaque no estado em relação a média nacional de doadores de sangue e medula.

Jornada Pedagógica

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) vai desenvolver atividades alusivas a Dia Internacional da Mulher (8 de março) durante a programação da Jornada Pedagógica Paulo Freire, realizada de 8 a 12 de março, como parte das ações preparatórias para o início do ano letivo 2020/21, que iniciará, 100% remoto, no dia 15 de março.

As mulheres agricultoras familiares no Rural Produtivo

Neste sábado (6) o Rural Produtivo conta histórias de mulheres agricultoras que construíram sua autonomia com a organização coletiva na agricultura familiar. Em Irará, os destaques são para Dona Dida que produz o beiju nutritivo e Dona Madalena e sua família que fundaram uma fábrica de bolachinhas de mandioca. Na comunidade quilombola Matinha, em Feira de Santana, mulheres organizaram um grupo de produtoras de polpa de frutas. E ainda uma receita do famoso choripan com toque do sertão baiano. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo na segunda-feira (30), às 6h30, e na quinta-feira (3), às 20h.

No município de Irará a mandioca é o principal cultivo de valor econômico. E são as mulheres do município que têm tradição secular no cultivo da raiz e também na produção alimentos variados como beiju seco, beiju molhado, bolachinha de goma, farinha de mandioca, farinha de tapioca fécula, puba, biscoitos de goma e sequilho. A equipe do Rural produtivo conversou com Dona Adriana Ferreira, mais conhecida como tia Dida, uma lavradora que deixou a lida na roça e passou a fazer beiju colorido com diferencial nutritivo na receita incluindo goiaba, cenoura e até beterraba.

O programa ainda mostra como é o trabalho para impulsionar a autonomia econômica de mulheres do campo a partir da assistência técnica rural - ATER Mulheres. Na comunidade Candeal Moura, em Irará, onde a família de Madalena Moreira antes plantava mandioca e agora depois da mini fábrica de biscoitos de goma está colhendo autonomia e qualidade de vida. 

E na comunidade da Matinha, em Feira de Santana, uma experiência de empreendimento solidário é formada por mulheres quilombolas que fazem o beneficiamento de frutas, integrando a comunidade rural na cadeia produtiva da fruticultura para produção de polpas de frutas. Além da geração de trabalho e renda em uma organização coletiva, a assistência técnica do Bahia Produtiva para mulheres, ao lado dos projetos de extensão da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, tem contribuído para que as trabalhadoras rurais tenham acesso à formação que respeita a história e a identidade feminina do meio rural.

Neste episódio, a chef de cozinha Bruna Moreira preparou o choripan com toque do sertão. Linguiça caprina e o molho chimichurri com produtos da agricultura familiar estão entre os ingredientes. E para finalizar, samba de roda com o grupo Olhos D ́ Água de Irará.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.  

Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais: 

Secom  

Índia, Brasil e Rússia são os países que mais aceleram o ritmo da vacinação

 Índia aumentou a média de doses diárias de 490 mil para 705 mil, Brasil passou de 277 mil e Rússia chegou a 150,5 mil

A Índia, o Brasil e a Rússia são os três países que mais elevaram o ritmo de vacinação contra a Covid neste mês de março. Segundo dados do Our World in Data, a Índia, grande produtora de vacinas, aumentou em 43,8% a média de doses aplicadas e passou de 490 mil para 705 mil vacinas diárias. No Brasil, as 1,2 milhão de doses aplicadas nos últimos três dias fizeram a média subir 35%, superando 277 mil por dia. A Rússia foi de 70,4 mil doses diárias para 150,5 mil, em média, alta de 113%. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Atraso no envio de vacinas e insumos fizeram críticos acusarem o Brasil de ficar para trás, mas seguimos em ritmo melhor que a média mundial.

Com 94 milhões de doses compradas e com entrega prevista até o fim de abril, a previsão é que o Brasil use a expertise e acelere a vacinação.

NotíciasRelacionadas

No sentido contrário, o Reino Unido, primeiro país do ocidente a iniciar a vacinação, a média caiu cerca de 10% este mês, para cerca de 350 mil.

Rico e produtor de vacinas, os EUA subiram “apenas” 12%, mas a média já era altíssima, 1,82 milhão de doses diárias. Hoje são 2,04 milhões.

Compartilhe:

sexta-feira, 5 de março de 2021

ITABUNA EM FOCO: Prefeitura reedita decreto que restringe atividades no fim de semana

 Prefeitura reedita decreto que

restringe atividades no fim de

semana 


A Prefeitura de Itabuna seguiu em parte as normas do Decreto estadual de restrição de locomoção nas vias públicas na tentativa de frear os casos de contaminação de pessoas pelo novo coronavírus, principalmente depois da confirmação da variante amazônica P1. Há severas restrições neste final de semana, mas há flexibilização nos outros.

No período compreendido entre às 18h de hoje, dia 5 até as 5 h do dia 8, está autorizado somente o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas a saúde, comercialização de gêneros alimentícios, feiras livres, segurança e ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde.

Por isso, os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares e congêneres deverão encerrar o atendimento presencial às 18 h, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até a meia-noite.

Os serviços públicos essenciais, cuja prestação não admite interrupção, as atividades relacionadas à segurança pública, saúde, proteção e defesa civil, fiscalização, arrecadação, limpeza pública, manutenção urbana, transporte público, energia, saneamento básico e comunicações ficam autorizados.

A autorização para funcionamento das feiras livres está limitada exclusivamente à comercialização de gêneros alimentícios, sendo vedada a qualquer outro. Casas de materiais de construção, produtos agrícolas e veterinários, só poderão promover a venda de seus produtos mediante comércio eletrônico (E-commerce) ou entrega em domicílio (delivery).

Os serviços necessários ao funcionamento de toda e qualquer atividade industrial, do setor eletroenergético, das centrais de telecomunicações (call centers) que operem em regime de 24h e dos Centros de Distribuição e o deslocamento dos seus trabalhadores e colaboradores também ficam autorizados.

Não poderá haver qualquer tipo de aglomeração, no período. Neste final de semana, os templos religiosos devem permanecer fechados. Nos demais dias da semana, os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30% .

Ficam excetuadas da vedação as hipóteses de deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos ou situações em que fique comprovada a urgência.

A restrição não se aplica aos servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde e segurança.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as suas atividades com até 30 (trinta) minutos de antecedência do período estipulado no caput deste artigo, de modo a garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores às suas residências.

Ficam suspensas, as atividades presenciais nos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal não enquadrados como serviços públicos essenciais, devendo ser adotado o regime de trabalho remoto.

A venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18 h do dia 5 até as 5h do dia 8 fica vedada, assim como a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras do dia 5 de março ao dia 1° de abril, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações.

Ficam suspensos eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica, até o dia 1° de abril.

Fica estendida às brinquedotecas privadas a suspensão de todas as atividades, das escolas vinculadas à Rede Municipal de Ensino, inclusive, as do Centro de Formação e Tecnologia Municipal (CFTM) e Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (CEPEI).

Leia o Decreto nº 14323, de 05.03.2021 no Diário Oficial eletrônico nº 4.443.

Itabuna inicia diálogo para ampliar parcerias com a Bahiagas

A ampliação das parcerias entre o Município de Itabuna e a Bahiagás foi tema de uma audiência do assistente da Presidência da Bahiagás, advogado Wenceslau Júnior, com o prefeito Augusto Castro (PSD) na manhã desta sexta-feira, dia 5, no Gabinete do Centro Administrativo Firmino Alves. O encontro contou com a participação de Gilson Nascimento, representante do deputado estadual Rosemberg Pinto, do procurador-geral do município Álvaro Luiz Ferreira e de secretários municipais.

O secretário de Relações Institucionais e Comunicação, José Alcântara Pellegrini, disse que a empresa de gás da Bahia é parceria do município, mas a gestão do prefeito Augusto Castro deseja ampliar essa relação. “Convidamos a diretoria da Bahiagas para consolidar projetos que podem beneficiar o município e a empresa, trazendo ganhos sociais e econômicos”, afirmou.

Na agenda, a possibilidade de fornecimento de gás para alguns equipamentos municipais como Restaurante Popular, em cuja reabertura a Prefeitura trabalha, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza. “Desejamos que a empresa seja parceira nestas intervenções que visam a recuperação do imóvel para que a unidade forneça alimentos de qualidade e a preços populares”, comenta Pellegrini.

O secretário lembra que no Plano de Governo consagrado nas urnas o prefeito Augusto Castro propôs a criação de um ambiente de negócios para atrair investimentos privados. “Por isso, as negociações com a Bahiagas que está sendo consultada sobre a possibilidade de fornecer o modal energético para a Emasa, usina asfáltica, etc.”, assinala o secretário.

Além disso, foram debatidas melhorias para o acesso à Base da Bahiagas no Centro Industrial de |Itabuna a destinação de recursos para a recuperação de vias e logradouros públicos onde obras de expansão na distribuição de gás às empresas da cidade foram realizadas. “Estamos muito confiantes, há boa receptividade e as equipes da Prefeitura e da empresa vão finalizar tratativas e projetos", acrescenta Alcântara.

Já o advogado Wenceslau Júnior, ex-vice-prefeito e vereador na cidade, diz que Itabuna foi uma das primeiras cidades onde a Bahiagas ofereceu serviços, em 2010, com a inauguração do gasoduto Gasene. “Temos mantido bom relacionamento com o município. Com o convite do prefeito Augusto Castro, estamos confiantes em aprofundar nesse relacionamento, porque vamos contribuir para o desenvolvimento do município”, concluiu.


vacina para idosos acima de 90  

 e motoristas da Saúde nesta

 segunda-feira

A Prefeitura de Itabuna vai vacinar na próxima segunda-feira, dia 8, idosos com idade acima de 90 anos e motoristas da Secretaria Municipal de Saúde. O novo calendário de imunização elaborado pela Rede Frio esclarece que será aplicada a segunda dose em cada um dos subgrupos.

Na quinta-feira a Secretaria de Saúde da Bahia repassou ao município um novo lote com 2.310 doses da vacina chinesa Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan com a Sinovac. De acordo com a coordenadora de Imunização do município, Camila Brito, a expectativa é de que essa nova remessa de pelo menos 1.000 imunizantes sejam utilizados no público que receberá a segunda dose.


Na próxima semana, segundo Camila Brito, a expectativa é que 1.310 doses sejam aplicadas nos profissionais de saúde ainda imunizados com a primeira dose ou que aguardam a segunda. Há também a previsão de que a vacinação seja ampliada para o grupo de idosos com menos de 80 anos.

Camila informa que a vacinação na segunda-feira será realizada no pátio do Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp). O atendimento aos idosos não será por drive-thru, mas em salas da Rede de Frio, das 8h30min às 12 e das 13 às 15h30min.

Prefeito Augusto Castro sanciona lei que

 concede tíquete-refeição a agentes de saúde e

 de endemias

O prefeito Augusto Castro sancionou a Lei nº 2.531/2020, que autoriza o pagamento do tíquete- alimentação para os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias. Cerca de 600 servidores da Secretaria de Saúde serão beneficiados com o benefício no valor de R$ 300,00 mensais. A nova lei altera a Lei de nº 2.458/2019, que vedava o pagamento do benefício aos referidos servidores.

Com a sanção, a partir deste ano, a Prefeitura legaliza o tíquete-refeição, cujos benefícios serão retroativos a 1º de janeiro. O Projeto de Lei, em regime de urgência, foi enviado à Câmara Municipal de Vereadores, pela atual gestão municipal para corrigir distorções que se acumulavam desde o mês de agosto de 2019, depois de Acordo Coletivo de Trabalho não cumprido.

Com a concessão do benefício, as duas categorias igualam-se às demais categorias de servidores públicos municipais que já recebem por força de lei. Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias têm trabalho de relevância para a sociedade, na execução das políticas públicas relativas à saúde pública por seu contato diário e direto com a população

Resultado da Testagem na Praça

 Adami detectou 39 pessoas

 infectadas 


Trinta e nove pessoas testaram com o vírus ativo da Covid-19 na ação desenvolvida na Praça Adami, centro de Itabuna, pelo Departamento de Vigilância da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde na quinta-feira, dia 4. Dos 707 testes realizados, 141 testaram positivo, sendo que destes, os 39 apresentaram anticorpos IgM, ou seja, estão com o vírus ativo.

Outras 58 pessoas já tiveram a doença e apresentavam anticorpos IgG) , mas o vírus ainda está reagente, e 44 (IgM + IgG), ou seja, já tiveram a doença e não a transmitem mais.


A Diretora do Departamento de Vigilância da Saúde, Maristella Antunes, explica que a ideia inicial da Secretaria Municipal de Saúde era fazer o teste em comerciantes e funcionários. Mas, diante da grande demanda foi ampliado para os consumidores que transitavam pelo entorno da praça.

Os trabalhadores que testaram positivo, foram afastados do trabalho, via Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest)”, completa Maristella Antunes. Ela destaca que nas ações de testagem também são mobilizados profissionais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, além de outras unidades da Secretaria Municipal da Saúde.


A próxima testagem será realizada na próxima semana no Bairro Santo Antônio em data ainda a ser divulgada.


Para saber se o paciente já teve contato com a Covid-19, a indicação é o teste rápido de Anticorpos IgM e IgG, que detecta a presença ou não de anticorpos no organismo, ou seja, se teve contato recente com o vírus (IgM) ou se já teve a doença (IgG).

A testagem é indicada para pacientes a partir do 8º dia de sintomas e o resultado sai em 15 minutos. Mas é importante que as pessoas não se descuidem, use sempre máscara facial, álcool gel 70%, pratiquem o distanciamento social e façam a higiene das mãos com água e sabão várias vezes ao longo do dia.

Itabuna adere Programa Cidade

Empreendedora,do Sebrae


Itabuna é o primeiro município baiano a aderir ao programa Cidade Empreendedora, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) neste ano. O convênio foi assinado na quinta-feira, dia 4, pelo prefeito Augusto Castro durante videoconferência no Gabinete.

O programa visa incentivar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas de Itabuna e por consequência a geração de emprego e renda. O programa do Sebrae será aplicado em eixos como, Educação Empreendedora, Gestão Municipal, Compras Públicas, Desburocratização e Sustentabilidade e Inovação.

Na videoconferência, o superintendente estadual do Sebrae, Jorge Khoury, discorreu sobre o programa Cidade Empreendedora. Já o prefeito de Itabuna falou sobre o compromisso com o empreendedorismo. “O que se pode observar é que muitas vezes falta oportunidade para essas pessoas. O Sebrae pode contar com Itabuna”, afiançou Augusto Castro.

O ato de assinatura do convênio reuniu as secretarias municipais de Planejamento, Sônia Fontes; e de Educação, Janaína Araújo; o coordenador-geral de Comunicação, Afonso Dantas; e o diretor de fomento à Indústria e Comércio, Othon Dantas.

“Essa foi uma iniciativa muito importante do prefeito, pois, em meio a uma pandemia, a cidade ainda busca se desenvolver economicamente”, disse a secretária de Planejamento Sônia Fontes.

“Para nós é um marco inovador essa parceria com o Sebrae. Agora, vamos nos unir para impulsionar as novas micro e pequenas empresas”, comemorou Othon Dantas.

Durante a videoconferência, o superintendente do Sebrae disse que acredita na capacidade de Itabuna em colaborar com o programa Cidade Empreendedora. “Queremos que Itabuna seja um modelo de gestão nesse trabalho e leve conceitos de educação para negócios aos estudantes da cidade” , reforçou Jorge Khoury.

O prefeito Augusto Castro afirmou que vai unir forças com o Sebrae para desenvolver o ambiente de negócios na cidade. “Foi promessa de campanha, transformar Itabuna em um lugar para empreender, e vamos cumprir”, finalizou.

Deputado federal mineiro Fábio

 Ramalho faz visita de cortesia ao

 prefeito Augusto Castro

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), recebeu em seu Gabinete no Centro Administrativo Firmino Alves o deputado federal Fábio Ramalho (MDB-MG). O parlamentar mineiro empreende viagem pelo sul da Bahia e fez uma visita de cortesia para cumprimentar Augusto, que o recebeu acompanhado de secretários municipais e assessores.

O prefeito falou dos projetos para as mudanças e transformações que a população itabunense deseja, sobre as dificuldades naturais que gestores enfrentam no início do mandato e disse de sua alegria em compartilhar com o parlamentar do noroeste de Minas Gerais ideias e preocupações com a política nacional. “É um deputado articulador, respeitado no Congresso Nacional com trânsito nas mais diversas bancadas”,salientou Augusto Castro.

Primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados de 2017 a 2019, o deputado discorreu sobre temas políticos da atualidade, a exemplo da tramitação no Congresso Nacional do projeto de lei do auxílio emergencial por conta da pandemia do coronavírus, situação econômico-financeira de estados e municípios, reforma da legislação eleitoral visando às eleições do próximo ano, dentre outros temas.

O encontro foi acompanhado pelos secretários municipais de Relações Institucionais e Comunicação, José Alcântara Pellegrini; Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr; procurador-geral, Álvaro Luiz Ferreira; e Fazenda e Orçamento, Davi Dultra. Também pelo assistente da Presidência da Bahiagas, ex-vice-prefeito de Itabuna e vereador Wenceslau Júnior e por Gilson Nascimento, representante do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT).

Boletim Covid-19 – 05.03.2021




Nesta sexta-feira, dia 5, a Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento Municipal de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novos indicadores sobre a Covid-19 em boletim. Itabuna registra 22.508 casos de pacientes curados, 23.588 casos confirmados, sendo 666 casos ativos; 26 internados em UTI, 42 em leitos clínicos e 414 óbitos. 

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.


itabuna.ba.gov.br

aSCOM/Prefeitura de Itabuna

Pela cidade, por você

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Homenagem aos 100 Anos do Colégio Divina Providência

Câmara Municipal de Itabuna realizou Sessão Especial em homenagem aos 100 Anos do Colégio Divina Providência Erasmo Ávila  Uma noite de emoç...