![]() |
| Prefeito |
O comércio de Itabuna vai abrir nesta quarta-feira, dia 3, com a adoção de medidas de segurança. O anúncio foi feito pelo prefeito Augusto Castro (PSD), em entrevista coletiva de imprensa na manhã de hoje no Teatro Candinha Dórea, quando declarou que o tema foi debatido com a classe empresarial, e será mantido o toque de recolher a partir das 20 horas.
O novo Decreto municipal define que o comércio de rua fechará às 18 horas; bares e restaurantes, shopping, academias de ginástica e igrejas até as 19h30min. O transporte coletivo público será até às 20 horas. Os transportes individuais profissionais, serão liberados se tiverem motivos justos para circular. Delivery de alimentos, bebidas e medicamentos, será permitido até a meia-noite.
O prefeito justificou que a abertura comercial se deve à queda de arrecadação e da atividade econômica, ao temor de desemprego e agravamento da situação dos comerciantes. “No encontro virtual, o governador Rui Costa foi prudente. Ouviu as ponderações de cada prefeito, deixando a cada um a decisão de flexibilização. Por isso, cada município terá sua determinação e protocolos para conter o avanço da pandemia e da variante do vírus que chegou à nossa região”, afirmou.
Augusto listou as medidas da Prefeitura para o enfrentamento do novo coronavírus, a exemplo da criação de dois gripários municipais nos bairros Parque Boa Vista e Lomanto Júnior. Além disso, autorizou a abertura de processo licitatório para a reforma de 12 unidades de saúde e emergencial da Unidade Básica de Saúde Roberto Santos, no Bairro Santo Antônio, e fortalecimento da ação da UPA 24 Horas, no Monte Cristo.
Por determinação do prefeito, a Secretaria Municipal de Saúde vai instalar, a partir de amanhã, o hospital de campanha em área contígua ao Teatro Candinha Dórea, “o maior do interior do estado, dotado de 35 leitos, sendo 20 leitos de UTI e 15 clínicos”, disse Augusto. Ele afirmou que avisou ao governador Rui Costa para a unidade atender Itabuna e os municípios pactuados em urgência e emergência, “porque a cidade é polo de serviços médicos”.
O hospital vai contar a infraestrutura necessária ao atendimento dos pacientes e a empresa vai dotá-lo de suporte aos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A Emasa vai implantar rede para coleta de esgotamento sanitário.
“Tudo isto para que Itabuna possa atender os pacientes. Vamos tratar do credenciamento no Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde da Bahia para que se possa financiar tudo”, disse o prefeito, acrescentando que a Secretaria Municipal de Saúde já monta as equipes profissionais.
Depois de apresentar dados estatísticos de casos da Covid-19 e de vacinação de profissionais de Saúde e idosos, a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, apresentou o pacote de ações que inclui estabelecimento de novos protocolos para bancos, lotéricas, feiras, mercados, academias de ginástica, escolinhas de esporte e clubes sociais; parcerias para ponto de lavagem de mãos; gabinete itinerante, manutenção de blitzen para uso de máscaras e fiscalização.
Lívia também afirmou que bairros podem ter lockdown se os índices de contaminação forem altos, continuação de testagens e avaliação a cada 15 dias para flexibilização das medidas. Ao final de sua exposição, a secretária de Saúde disse que se a população cooperar evitando aglomerações e o comércio seguir os protocolos e as medidas de segurança preconizadas pela Organização Mundial da Saúde, o coronavírus pode ser controlado na cidade.
Também exortaram a conscientização cidadã, o vice-prefeito Enderson Guino e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Erasmo Ávila, enquanto o comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Ferreira Lopes discorreu sobre as ações de controle e fiscalização da Operação Oxigênio que vêm sendo realizadas em toda a cidade como suporte à fiscalização das secretarias de Segurança e Ordem Pública, Transporte e Trânsito, Infraestrutura e Urbanismo e Indústria, Comércio, Emprego e Renda e Guarda Civil Municipal.
Prefeitura de Itabuna disponibiliza Informe de Rendimentos do servidor público
![]() |
| Secretário Lima Filho |
“Para ter acesso ao documento basta acessar o portal do servidor que está disponível no site oficial da Prefeitura de Itabuna na Internet no endereço eletrônico www.itabuna.ba.gov.br. Logo após, fazer o login, utilizando o número do CPF e senha cadastrada no Setor de Recursos Humanos, o servidor deve em seguida acessar a opção Consultas. Por fim, clicar no botão Comprovante de Rendimentos”, explica o secretário.Ele lembra que o serviço está sendo disponibilizado apenas de forma online e que o Portal do Servidor, além de oferecer serviços referentes à Gestão de Pessoas, garante outras funções como documentos úteis, como o contracheque. Vale lembrar que o Informe de Rendimentos é obrigatório e o prazo de apresentação da Declaração do Imposto de Renda 2020 vai até o dia 30 de abril.
Central de Distribuição
O prefeito Augusto Castro (PSD) anunciou durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, dia 2, no Teatro Candinha Dórea, que Itabuna vai ganhar investimento de um grupo econômico do país que vai gerar 600 empregos diretos. “O grupo Atakarejo vai montar aqui dois empreendimentos. O primeiro será na Avenida Princesa Isabel, em área pertencente ao grupo Kauffmann, e outro na saída para Ilhéus”, afirmou.
Segundo o prefeito, o anúncio dos investimentos foi feito por meio de uma ligação telefônica de um executivo do grupo Atakarejo, o que o deixou muito feliz. “Nossa preocupação é gerar empregos, fortalecer o ambiente de negócios e gerar renda”, declarou. Augusto disse que há negociações com o grupo econômico Indiana que deseja montar uma Central de Distribuição no município e gerar mais empregos.
“Há outras conversas, que não convém externar, mas a cidade vai ganhar novo empreendimento capaz de gerar outros 400 empregos”, comentou. Para o prefeito a economia regional e particularmente a do município de Itabuna está ganhando fôlego. “Nossa economia regional depende de comércio e de serviços” resumiu.
O prefeito disse que a Saúde precisa ser fortalecida no setor público, preferencialmente o Sistema Único de Saúde (SUS). Com relação à reabertura do Hospital São Lucas, Augusto disse que estão adiantadas as conversas da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna com o grupo São Lucas, inclusive no âmbito da Junta Comercial do Estado da Bahia.
Por ora, para a reabertura da unidade hospitalar já estão garantidas duas emendas parlamentares. Uma do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), no valor de R$ 2 milhões, e outra do deputado federal Uldurico Júnior (PROS-BA), no valor de R$ 1,5 milhão. “Nossa expectativa é de ter esse equipamento em funcionamento até o final do ano”, concluiu o prefeito Augusto Castro.
Coordenadora de imunização esclarece eficácia da vacina contra o Coronavírus
A coordenadora de Imunização e da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Brito, explicou nesta terça-feira, dia 2, que após a segunda dose da vacina contra a Covid-19, o organismo do paciente demora duas semanas para criar os anticorpos necessários para a imunização.“O papel da vacina é promover imunidade. Mas, isso não quer dizer que todas as pessoas que forem vacinadas não testem positivo para a Covid – 19”, alertou Camila. O esclarecimento da coordenadora, que também é enfermeira, surge em meio às dúvidas de algumas pessoas sobre a eficácia da vacina.
Nesta semana, o socorrista do Samu-192, Rogério Araújo, que foi a primeira pessoa a ser imunizada em Itabuna, foi diagnosticado com a Covid-19.
No entanto, a coordenadora de Imunização, reforça que a vacina evita as formas mais graves da Covid-19, mas não impede que o paciente contraia o novo coronavírus. “Esse socorrista tinha tomado a segunda dose há apenas dois dias, o que não é tempo suficiente para a criação de anticorpos neutralizantes”, explicou Camila Brito.
A enfermeira frisou que a vacina é fundamental para combater o vírus e que, mesmo após serem imunizadas com a segunda dose, as pessoas precisam seguir os protocolos de segurança, entre os quais, o uso da máscara protetora, álcool em gel e manter o distanciamento social.
CCZ de Itabuna divulga ações realizadas em pouco mais de um mês
Vacinação antirrábica gratuita e regular, atendimento às denúncias de animais abandonados ou maltratados e, principalmente, ações de conscientização junto a população de Itabuna sobre a adoção responsável. Estas são algumas das atividades executadas pela atual gestão do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde.
Outra preocupação é sobre os animais de grande porte que vivem soltos nas vias públicas. A coordenadora do CCZ, Ellen Gleicer Lima Santos, disse que a Prefeitura abriu processo licitatório para contratar nova empresa para atuar no recolhimento e guarda desses animais.
Ela disse que tão logo o processo esteja concluído, o município vai fazer valer a Lei Municipal n° 1.331/1985, que penaliza com multas de 30% do valor da Unidade Fiscal de Referência (UFIR) os proprietários ou criadores que costumam deixar animais de grande e médio portes (cavalos, bois, porcos, etc,) soltos nas ruas da cidade expondo a população a riscos de acidentes.
A coordenadora destaca que não é pretensão da Prefeitura penalizar ninguém. Mas, observa que também não é justo e nem correto deixar animais circulando livremente em vias públicas, colocando em risco a vida de motoristas, motociclistas e da população em geral. “Não podemos permitir a negligência e o desrespeito que causam prejuízos enormes à comunidade”, comentou.
Ellen Gleicer lembrou que no mês passado o CCZ promoveu uma mobilização para orientar a população sobre diversos temas, inclusive a posse responsável e cuidados com animais domésticos. Também foram distribuídos panfletos sobre as atividades desenvolvidas pelo Centro de Controle de Zoonoses.
“É importante que haja conscientização e mais clareza a respeito das atribuições da unidade, que executa um trabalho dedicado, feito por uma equipe de profissionais veterinários e técnicos, em favor da saúde pública em Itabuna”, comentou.
Boletim Covid-19 – 02.03.2021
ASCOMPrefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você






Nenhum comentário:
Postar um comentário