quinta-feira, 4 de março de 2021

ITABUNA EM FOCO: Andrea Castro ressalta a tramitação, na Câmara de Vereadores, do projeto do “Auxílio Emergencial Itabuna”

Andrea Castro ressalta a tramitação, na Câmara de Vereadores, do projeto do “Auxílio Emergencial Itabuna”

Prefeito Augusto e Secretária Andrea

A secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, comemorou a discussão na Câmara Municipal de Vereadores do projeto de lei oriundo do Executivo, que cria o “Auxílio Emergencial Itabuna”. A matéria, que tramita em regime de urgência, foi lida em plenário na quarta-feira, dia 3, e agora está nas Comissões Técnicas.


“Gostaria de destacar a atenção, o empenho e a atuação de todos os 21 vereadores itabunenses. Assim como nós da Secretaria de Promoção Social e o prefeito Augusto Castro, os nossos legisladores estão preocupados em buscar uma alternativa para a situação em que se encontram as famílias mais carentes do município”, disse Andrea Castro.

O “Auxílio Emergencial Itabuna” tem o objetivo de garantir uma ajuda financeira temporária e de urgência aos cidadãos em condições mínimas de sobrevivência. A sugestão da Secretaria de Promoção Social é conceder, por três meses, um auxílio de R$ 100,00 às pessoas inscritas no CadÚnico que estejam enquadrados abaixo da linha da pobreza no município.

Segundo o projeto de lei, farão jus ao auxílio pessoas que cumpram cumulativamente os seguintes requisitos: “maior de dezoito anos; não tenha emprego formal ativo; não seja titular de benefício previdenciário ou assistencial ou seguro-desemprego ou de programa de renda federal, exceto o Bolsa Família, que poderá ser acumulado com o auxílio; e cuja renda familiar mensal per capita seja de até R$ 89,00”.

A proposta do Executivo destaca que o recebimento do auxílio está limitado a um membro da mesma família. “As despesas decorrentes da futura lei correrão por conta da verba própria do orçamento do município”, diz o projeto de lei.

Operação tapa-buracos nos corredores de tráfego 

Começou pelas entradas da cidade na quarta-feira, dia 3, a operação tapa-buracos executada pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo destinada à recuperação da malha viária. Nesta fase inicial, os serviços vão melhorar a qualidade dos grandes canais de tráfego do transporte coletivo urbano, mas também é realizada tapa-buracos em pequenos forros, com corte geométrico e retirada do material saturado.

O secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, explica que depois há a recuperação da sub-base, base e do revestimento aumentando a durabilidade do concreto asfáltico. “Com o recorte geométrico e o material saturado sendo recolhido há ganhos para o pavimento que permanece mais tempo impermeável”, explicou, acrescentando que o trabalho já alcançou o prolongamento da Avenida Amélia Amado na saída da cidade para a rodovia BR-101.

As equipes da operação tapa-buracos estavam programadas para atuar na recuperação do entorno da Praça José de Almeida Alcântara (Jardim do Ó) e Rua São Vicente de Paulo e Avenida Juca Leão, no centro, e a Avenida José Soares Pinheiro, saída da cidade em as rodovias federais BR-415 e 101 e à zona oeste da cidade. Na zona leste, já foi recuperada a pavimentação asfáltica da Rua Felícia de Novaes, no Bairro de Fátima, um dos acessos à saída para Ilhéus.

Por determinação do prefeito Augusto Castro, a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo já iniciou a limpeza de canais de micro e macrodrenagem. Atualmente, as ações estão concentradas no canal do Bairro Lomanto, mas pelo cronograma vai atingir outros canais em diversos bairros da cidade. Em paralelo, está sendo executado o patrolamento de ruas no Bairro Emanoel Leão.

Balanço parcial da Secretaria de Saúde aponta mais de 700 testes rápidos 

Cerca de 700 testes rápidos foram realizados, dos quais 39 deram positivo para a Covid-19 nessa quinta-feira, dia 4, na Praça Adami, centro de Itabuna. “Nosso objetivo foi fazer a testagem de comerciantes e funcionários para identificar pessoas que estejam assintomáticas ou com leves sintomas da covid-19, mas que mesmo assim continuam trabalhando”, explicou a diretora de Vigilância da Saúde, Maristella Antunes.

A previsão era de que os trabalhos fossem encerrados às 13 horas, mas diante da grande demanda, se estendeu até o meio da tarde, com a ampliação dos testes para as pessoas que passavam pela praça do centro da cidade. Esta ação integra o Plano Municipal de Combate à Covid-19, seguindo o cronograma de ações elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep).

Cadastramento de comerciantes e comerciários

Hoje, funcionários lotados na Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) estiveram no local para orientar as pessoas que testaram positivo. “O Cerest, por exemplo, presta todo atendimento ao trabalhador com orientações sobre o afastamento das atividades, tempo e o período de retorno”, explica Maristella Antunes.

Ela fez um apelo aos comerciantes: “Liberem o funcionário que estiver infectado pela Covid-19 e também faça a sanitização do ambiente para evitar novos contágios de funcionários e também de clientes. Isso tudo é muito importante para o controle da curva de contágio”, ensinou.

Recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde realizou testes rápidos com os feirantes do Bairro São Caetano, onde 428 pessoas foram testadas. Desse total, 100 tiveram registro positivo e 328 negativo. Já no Bairro Califórnia foram realizados 393 testes, sendo 90 positivos.

É importante que a população não se descuide e use sempre máscara facial, álcool gel 70% e pratique o distanciamento social”, encerra Maristela Antunes.

Síndromes Respiratórias Agudas registraram 939 atendimentos

Refletindo a gravidade do momento que o município de Itabuna vem enfrentando por conta da pandemia do novo coronavírus, um total de 939 atendimentos foi registrado num período de 12 dias em duas Unidades de Referência para Pacientes com Síndromes Respiratórias Agudas. Popularmente apelidadas de gripários, estão instaladas no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp), no centro, e na Unidade Básica de Saúde José Edites, no Bairro São Caetano.

A preocupação com a elevação dos índices da Covid-19 também levou o prefeito Augusto Castro (PSD) a determinar a abertura de mais duas Unidades de Referência, que começaram a funcionar na quarta-feira, dia 3, na Unidade de Saúde da Família Renan Moreira, no Parque Boa Vista, e na Unidade Básica de Saúde Möise Hage, no bairro Lomanto Júnior. Os atendimentos aos pacientes nas quatro unidades acontecem de segunda a sexta-feira, das 16 às 22 horas.

De acordo com o fluxograma de atendimento estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde, nestas unidades as pessoas com suspeitas de síndrome gripal passam pelo acolhimento, preenchimento da ficha de notificação e encaminhamento para triagem, consulta de enfermagem, consulta médica ou realização de testagem do tipo PSR.

Segundo a supervisora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Alessandra Lopes, quando são identificados pacientes com casos leves da Covid-19 acontece a prescrição da medicação e do isolamento social de 10 dias. Nos casos de sintomas graves da doença, os pacientes são encaminhados de ambulância de suporte ou pelo Samu-192 para a UPA- 24 Horas, no Bairro Monte Cristo.

O objetivo prioritário das Unidades de Referência para Pacientes com Síndromes Respiratórias Agudas é assegurar às pessoas com suspeitas ou diagnosticadas positivamente para a Covid-19, o acolhimento e cuidados necessários ao tratamento adequado, bem como evitar à evolução para o agravamento do quadro clínico”, frisou Alessandra. Ela disse ainda, que o funcionamento das unidades visa também racionalizar ao máximo o fluxo no atendimento da UPA 24 Horas e nas unidades hospitalares.

Distribuição máscaras faciais nas ações de

combate ao Covid-19 

A Prefeitura de Itabuna prossegue com as ações de fiscalização e distribuição de máscaras faciais, como parte das atividades que integram o Plano Municipal de Enfrentamento e Prevenção à covid-19. As doações estão sendo feitas, principalmente quando ocorrem as “Blitzen da Máscara”, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública.

O trabalho de fiscalização é feito em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Transporte e Trânsito, Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Infraestrutura e Urbanismo e Guarda Civil Municipal. A intenção é educar, orientar e fiscalizar pedestres e motoristas sobre a importância do uso da máscara facial para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Recentemente, a Prefeitura recebeu a doação de 1.500 máscaras faciais do Centro Público de Economia Solidária (CESOL), que é vinculado à Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Na oportunidade, o coordenador da seccional Litoral Sul do Cesol, Thiago Fernandes, foi recebido pelo secretário municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, que destacou a parceria nas ações contra a Covid-19.

Augusto Castro funcionmento dos estabelecimentos

durante final de semana

 No final da tarde desta quinta-feira , dia 4, o prefeito Augusto Castro, determinou que nestes sábado e no domingo, apenas estabelecimentos como supermercados, clínicas médicas e veterinárias poderão funcionar. As restrições resultam do agravamento dos casos de Covid-19 em Itabuna.

As medidas foram definidas durante reunião com o Comitê de Enfrentamento da Covid-19 integrado por representantes da sociedade civil. Mas, nas definições opinaram os secretários municipais de Saúde. Lívia Mendes; de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara; de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr; de Trasportes Trânsito, Thales Silva.

Além dos supermercados, vão poder funcionar farmácias, postos de combustíveis, distribuidoras de gás e casas de produtos agropecuários e materiais de construção. Mas, nesse caso de preferência na modalidade e-commerce ou delivery e feiras de hortifrútis.

As restrições são baseadas no Decreto Estadual nº. 20.260 de 2 de março de 2021, já que o prefeito vai assinar novo Decreto do município nesta sexta-feira, dia 5, regulamentando-o no território municipal.

Já na lista de espaços que não podem funcionar, estão parques infantis, distribuidoras de bebidas, salões de beleza e barbearias, clínicas de estética e academias de ginástica, bares, restaurantes e pizzarias.

“O momento é muito delicado. Precisamos da colaboração de todos”, alertou a secretária de Saúde, Lívia Mendes. Ela disse ainda que todas medidas acompanham o crescimento de casos em Itabuna, que já somam 23.588. Até o momento são 666 casos ativos.

O descumprimento das restrições, inclusive o não uso da máscara em vias públicas, vai acarretar multas para as pessoas e estabelecimentos comerciais. A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde continua sendo que se evite aglomerações, se mantenha o distanciamento social, uso de máscara e álcool gel a 70%.

Registrados dois casos da variante P.1 do novo

coronavírus 

Nesta quinta-feira, dia 5, a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, afirmou que a UTI pediátrica do Hospital Manoel Novaes está com 100% dos leitos ocupados por pacientes com a Covid19, o que revela o agravamento da doença em Itabuna. “Além das crianças que estão internadas, existem três na fila de espera para a ocupação em um dos leitos” acrescentou.

A secretária disse que aumentou a preocupação com o agravamento da Covid -19 no município. Segundo ela, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), comprovou que Itabuna já teve duas ocorrências da variação P.1 do vírus, a mesma registrada em Manaus, capitado do Estado do Amazonas.

Essa variante provocou a mortes de duas pessoas aqui na cidade, nos dias 18 e 19 de janeiro”, revelou Lívia Mende. Ela explicou que a variante é altamente agressiva, contagiosa e pode desencadear formas mais graves da Covid-19”, alertou.

Diante do crescimento dos casos em Itabuna, a secretária Livia Mendes pediu mais cuidados à população para evitar a disseminação das cepas do novo coronavírus. “É fundamental evitar aglomerações, manter o distanciamento social, o uso de máscara, do álcool em gel. E, muito importante: higienizar as mãos lavando com água e sabão”, finalizou.

Boletim Covid-19 – 04.03.2021




A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento Municipal de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta quinta-feira, dia 4,novos indicadores sobre a Covid-19 em boletim. Itabuna registra 22.508 casos de pacientes curados, 23.588 casos confirmados, sendo 666 casos ativos; 26 internados em UTI, 42 em leitos clínicos e 414 óbitos. 

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.


Ascom/Prefeitura de Itabuna

Pela cidade, por você


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Senador Oriovisto diz que STF é uma ‘tragédia’ e chama ministros de oportunistas

Em discurso, à tribuna, senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR). (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado) Em dez anos, 72,4% das decisões no...