sábado, 2 de junho de 2018

Novenário a Santo Antonio até o dia 13

"Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade - Sal da terra e luz do mundo" é o tema principal  do Novenário de Santo Antonio que começou nesta sexta-feria, 01, e se prolongará até o dia 13, data maior das festividades, de um dos santos mais populares do Brasil. Considerado por muito, principalmente, pelas mulheres, como o Santo casamenteiro.

A Festa de Louvor a Santo Antonio, com a discussão de outros grande temas e com Missas todos os dias, com a participação de comunidades de outras igrejas da Diocese de Itabuna. Além dos encontros religiosos em louvor ao Santo, também oferece muitas outras atrações musicais (gospel) e barracas  em  frente ao Santuário, vendendo comidas típicas, na Avenida do Cinquentenário 308, centro de Itabuna.

Neste sábado, 02, a pedido do jornalista Joselito dos Reis,  a Missa, também, de Ação de Graça foi dedicada "a saúde dos funcionários  da Emasa". E foi celebrada pelos padres: Gilvan e Acácio. Após  os novenários de Fátima e Santa Rita, o caminho hoje é para o Santuário de Santo Antonio. Compareça. 

Ubaitaba confirma São João

 A Prefeitura de Ubaitaba confirma São João e divulga as primeiras atrações

Uma das festas mais tradicionais de São João do interior da Bahia, o “Arraiá das Canoas”, em Ubaitaba, teve divulgado neste 1º de junho, as primeiras atrações já confirmadas, trata-se das bandas Silvania e Paulinha,  Zefa de Zeca, Boteco das Amigas, Vingadora. Outras serão divulgadas na próxima semana.

Como de costume, o evento vai acontecer durante três dias, no período de 22 a 24 de junho. Na abertura da festa, dia 22, acontecerá o Forró dos Funcionários, um evento dedicado ao funcionalismo da Prefeitura de Ubaitaba.

Depois desse anúncio e com o início da decoração juninas das principais ruas e avenidas do centro, a população já se anima em Ubaitaba, situada a 340 km a sul de Salvador e, de pouco mais de 20 mil habitantes. A cidade já se prepara para receber turistas e visitantes

Apesar da crise e da greve dos efeitos da paralisação dos caminhoneiros, quando algumas cidades cancelaram o São João, a prefeita Suka Carneiro disse estar fazendo o possível para manter o festejo: “Pretendemos manter a qualidade do evento e contamos com o apoio do Governo do Estado, por meio da Bahiatursa e parceiros. Afinal, é um investimento que movimenta a economia e aquece o comércio, e é  uma tradição muito importante para Ubaitaba e nossa gente”, disse a prefeita.

vídeos:

(Ascom/Ubaitaba)
Por -  Aleilton Oliveira

O ÚLTIMO ADEUS DE TIA SANTINHA

Na manhã deste sábado 02 de Junho, um dia chuvoso e de terra fria foi sepultado as dez horas no Cemitério do Campo Santo da Santa Casa de Misericórdia em Itabuna, o corpo de Adelaide Gomes dos Reis, nossa querida "Tia Santinha", D. Santa, como era mais conhecida pelos parentes e amigos. Ex-esposa do Cabo Tarquino, que faleceu  em Março de 1966, aos 90 anos de idade, deixa meus primos: Dilton, Dilson e Dilcinê de Souza Reis; carinhosamente "Nega Dio", Com Tio Tarquino ela teve, além dos três citados, a minha prima Dilza, que Deus levou mais cedo.  

Com a presença do ex-prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, seu irmão Juscelino Azevedo, muito amigos da familia, além  do ex-vereador Ailson Souza, dezenas de amigos, o corpo de "Tia Santinha", que fez aqui nesse Planeta o seu plano determinado por Deus, nosso Pai Supremo, após uma celebração, encomendando sua alma, foi enterrado dentro de um clima de muita saudade e emoção. Ela foi uma guerreira para criar seus filhos, dando a todos eles, o que o homem mais precisa, estudos e dignidade. "Vá minha tia, e faça  parte do Reino de Luz de Deus. Aqui, como uma santa, a senhora finalizou a sua responsabilidade, com muito carinho e amor".               

sexta-feira, 1 de junho de 2018

NOVO COMANDO Ivan Monteiro é escolhido novo presidente da Petrobras

Ivan de Souza Monteiro é o novo presidente da Petrobras. Foto: Wilson Dias/ABr 


Do - Diário do Poder -  O novo presidente da Petrobras será Ivan de Souza Monteiro, atual diretor executivo da Área Financeira e de Relacionamento com Investidores. O Conselho de Administração da Petrobras se reuniu na tarde desta sexta-feira (1º) para bater o martelo sobre a decisão.
Ivan Monteiro foi vice-presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do Banco do Brasil de 2009 a 2015, onde já ocupou os cargos de gerente executivo da Diretoria Internacional, superintendente comercial, gerente geral nas agências do BB em Portugal e Nova York e diretor comercial do banco.
Monteiro também foi presidente do Conselho de Supervisão do BB AG, subsidiária do banco na Áustria, diretor vice-presidente do BB Banco de Investimentos, da BB ELO Cartões Participações S.A., da BB Leasing S.A. Arrendamento Mercantil e da BB Administradora de Cartões S.A., e membro do Conselho de Administração das empresas Banco Votorantim, BV Participações, BB SH-2 MAPFRE, Ultrapar e BB Seguridade.
O conselho da estatal do petróleo estava entre escolher Monteiro ou Solange Guedes, a atual diretora executiva de Exploração e Produção.

Morre D. Santinha

Santinha 90 anos de muita luta.

É com muito pesar que informamos o falecimento de Adelaide Gomes Souza Reis . “Santinha”  ocorrido na manhã de hoje 01, no hospital Calixto Midlej Filho  em Itabuna.


Residindo por muitos anos na Rua Berilo Guimarães, Bairro Berílo, “Santinha” como era mais conhecida, tinha 90 anos de idade e foi mulher do Cabo Tarquino. Deixa os filhos: Dilton, Dilson e Dilcinê  Gomes Souza Reis.

O seu corpo está sendo velado no “Santa Fé” e será sepultado amanhã às 10 horas, no Cemitério da Santa Casa de Misericórdia.  





Restaurante Popular de Itabuna volta a funcionar normalmente segunda-feira

A Secretaria de Assistência Social de Itabuna informa que Restaurante Popular de Itabuna voltará a funcionar normalmente na próxima segunda-feira (04). A interrupção foi causada após a greve dos caminhoneiros que ocasionou o desabastecimento de diversos itens à unidade, deixando o estoque de proteínas, hortifrúti e cereais em quantidade insuficiente para atender às necessidades de produção.

Com o fornecimento de ingredientes normalizado, o Restaurante Popular voltará a fornecer diariamente 1000 refeições, vendidas a preço popular. As refeições produzidas são balanceadas e produção é acompanhada por nutricionistas. O Restaurante Popular fica localizado na rua Osvaldo Cruz, Centro.

Procissão de Corpus Christi em Itabuna

Prefeito Fernando Gomes participa da procissão no feriado de Corpus Christi

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, participou, na tarde desta quinta-feira (31), da missa em celebração ao Dia do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo – Corpus Christi, realizada na Catedral de São José. Após a missa, o prefeito Fernando Gomes acompanhou a procissão que percorreu as principais ruas e avenidas da cidade e reuniu milhares de fiéis católicos.

Ao som de cânticos e orações em homenagem a Jesus Cristo, os fieis celebraram a data e percorreram a procissão passando pelos tradicionais tapetes ornamentais que também fizeram parte do cenário e ocuparam quase toda a extensão da rua Nações Unidas com imagens que levaram em sua temática a abordagem principal à Eucaristia.

Também estiveram presentes na missa e na procissão em celebração ao Dia do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo – Corpus Christi, o vice-prefeito, Fernando Vita; a secretária de Assistência Social, Sandra Neilma; e o secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos.
Foto: Adeildo Marques

PEDRO PARENTE PEDE DEMISSÃO


NESTA SEXTA
Pedro Parente pede demissão da presidência da Petrobras
Pivô da crise dos caminhoneiros finalmente sai do cargo


Do - Diário do Poder - Pedro Parente pediu, na manhã desta sexta (1º), demissão do cargo de presidente da Petrobras. Parente foi escolhido para assumir a presidência da estatal pelo presidente Michel Temer, em 2016.
Nesta sexta, Parente se reuniu com Temer para discutir o fim da greve dos caminhoneiros, deflagrada na última segunda (21). Durante a paralisação, a política de reajuste de preço da Petrobras foi duramente criticada. Com a nova norma, o preço da gasolina e do diesel chegam a ser alterados diariamente, dependendo da oscilação do produto no mercado externo. Mesmo assim, Parente não cedeu a pressão e afirmou que o reajuste continuaria sendo feito da mesma maneira.

Ilhéus abre inscrição para o Concurso Literário Crônicas de Gabriela

A Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria municipal da Cultura (Secult) abriu nesta sexta-feira (1º), inscrição para o Concurso Literário Crônicas de Gabriela, em comemoração aos 60 anos do lançamento do livro “Gabriela, Cravo e Canela”, do escritor Jorge Amado. Um dos objetivos é incentivar a produção literária de crônicas, estimular a leitura da obra de Jorge Amado a partir do romance ‘Gabriela, cravo e canela’ e fomentar a escrita, a leitura, o livro e a literatura. A inscrição é gratuita e deve ser enviada exclusivamente para o email: cultura@ilheus.ba.gov.br contendo arquivos em PDF, até o dia 15 de julho deste ano. O tema central é “Gabriela, cravo e canela, 60 anos do romance”.

De acordo com o regulamento, a ficha de inscrição será preenchida e assinada, anexadas cópias do RG, ou outro documento oficial com foto. O ato da inscrição no concurso implica na plena aceitação por parte dos inscritos das normas estabelecidas no edital, bem como a cessão, por tempo indeterminado, sem ônus dos direitos autorais dos trabalhos inscritos, para eventual publicação em quaisquer meios de comunicação, impresso ou eletrônico.

Prefeitura de Ilhéus convoca representantes de bandas para festejos juninos

A secretaria municipal da Cultura (Secult) convoca representantes de oito bandas musicais de Ilhéus para a assinatura do contrato para se apresentar nas festas juninas. As bandas Mel de Forró, Realce, Swing Legal, Estampa do Forró, Cartão Postal, Furação Vip, Pagofunk e Jane Poeta são algumas das atrações deste ano. Os grupos musicais foram credenciados no Edital Tempo de Cultura.

O titular da pasta da Cultura, Pawlo Cidade, disse que cada proponente deve comparecer na sede da Secult, nos dias 13 e 14 deste mês, para assinar o contrato. “O não comparecimento decairá do direito de prestar os serviços se, independentemente de notificação, deve prestar esclarecimentos pertinentes em igual prazo, findo o prazo de contrato, estando sujeita às penalidades previstas nas leis federal 8.666/93 e estadual 9.433/05, inclusive com descredenciamento”.

A convocação está publicada no Diário Oficial do município, a edição de 30 de maio deste ano. (Secom)

CÂMARA DE ITABUNA CONVOCA MAIS CONCURSADOS


Mesa empossa mais três e concursados em exercício chegam a 33

Na última terça-feira, 29, a Mesa Diretora do Legislativo itabunense empossou três candidatos aprovados no concurso público de 2015, o primeiro da Casa. Até agora, foram 42 nomeações e nove desistências. Restam oito concursados a serem convocados, considerando-se as 47 vagas estabelecidas no edital. Vale lembrar que o emprego de escriturário contábil, com duas vagas no edital, teve apenas um aprovado.

Dos 21 empregos públicos oferecidos, apenas um permanece sem nenhuma convocação (o de assessor técnico de comunicação social - rádio e TV). Com a entrada em exercício de Hugo Almeida (assessor de cerimonial), Felipe Rosa (auxiliar de copa e cozinha) e Elzilene Oliveira (assistente administrativo), o quadro de concursados, em atividade na Casa, subirá para 33 empregados.
Ascom
Foto; Pedro Augusto

Marisa Aguiar uma vida pela educação

#MulherServidora - Marisa Aguiar dos Santos Lima
A servidora pública Marisa Aguiar dos Santos Lima nasceu na cidade de Floresta Azul (BA). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), é funcionária da Prefeitura Municipal de Itabuna desde 12 de abril de 1986, quando o Centro Administrativo funcionava na Praça José Bastos, centro da cidade.
A Professora Marisa é casada e mãe de 02 filhos. Lotada na Secretaria de Educação, nesses 32 anos de serviço ao município, é notada por todos os seus colegas e amigos, como uma destacada profissional da arte do educar. Com um grande relacionamento em nossa cidade sempre defendeu o desenvolvimento e o resgate de nossa cultura, visando à inclusão social e o bem estar de todos.
É mais uma Mulher Servidora que conta com o reconhecimento da Administração Pública Municipal.

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Semifinal do Campeonato de Futebol de Areia de Itacaré será neste sábado

 
Depois de várias rodadas com sucesso de público e com um alto nível de atletas, o Campeonato de Futebol de Areia de Itacaré chega a semifinal neste sábado, a partir das 14 horas, na Praia da Coroinha. E a emoção começa com o time do Marimbondo enfrentado a equipe do Bairro Novo. E logo depois o Angelim joga contra o time do Porto de Trás. Os dois times vencedores se enfrentarão na grande final na tarde do sábado, dia 09 de junho.

A realização do evento é da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Cultura, Sudesb e Liga Itacareense de Futebol. O campeonato teve duração de dois meses, com disputas nas tardes de sábados envolvendo os times da Camboinha, Alto da Boa Vista, Bairro Novo, Passagem, Pituba, Angelim, Porto de Trás e Marimbondo. O primeiro colocado receberá o prêmio de quatro mil reais, o segundo dois mil reais e o terceiro será premiado com mil reais.

Durante todas as rodadas o campeonato atraiu um grande público, além de revelar vários atletas dos mais diversos bairros de Itacaré. De acordo com o prefeito Antônio de Anízio, o campeonato tem sido importante tanto pelo grande público que todas as rodadas têm prestigiado os times, como também por promover mais opções de lazer e entretenimento e incentivar cada vez mais o esporte. Ele também ressaltou que Itacaré tem se destacado cada vez mais no esporte, com atletas de várias modalidades e de diferentes faixas etárias, e o campeonato servirá para revelar novos talentos, além de promover a integração entre os desportistas de diversos bairros de Itacaré.(Ascom)

Governo do Estado reafirma isenção do terceiro eixo para caminhoneiros


O movimento nacional de caminhoneiros e carreteiros, que cobra do governo federal ajustes na política de preços dos combustíveis, foi recebido por representantes do Governo do Estado nesta terça-feira (29). Os 11 motoristas autônomos estiveram na Secretaria de Relações Institucionais (Serin), onde receberam do Governo do Estado a garantia da suspensão da cobrança do pedágio sobre o terceiro eixo dos caminhões, quando vazios.

Outros pontos foram apresentados aos representantes do governo estadual; no entanto, as pautas são de responsabilidade do governo federal. Ainda foi reafirmado o compromisso de manter o diálogo de uma forma mais ampla, com uma mesa de negociações permanente.

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
Fotos: GOVBA



Governo cobra R$141,4 milhões de empresas que fizeram locaute

Redação do Diário do Poder 
 
As 96 transportadoras listadas fazem parte apenas do primeiro lote






A advogada-geral da União, Grace Mendonça, encaminhou na noite desta terça-feira (29) ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma relação com os dados de 96 empresas transportadoras que descumpriram decisão e não desocuparam vias afetadas pela paralisação dos caminhoneiros. Somados, os valores cobrados em multas judiciais chegam a R$ 141,4 milhões. Essas empresas também são suspeitas de ajudarem a viabilizar a greve do setor, caracterizando inclusive crime de locaute.
“Esta petição traz apenas o primeiro lote apurado com a lista de empresas que descumpriram a liminar e que, portanto, devem recolher o valor correspondente à penalidade. Estamos analisando a documentação encaminhada pelos órgãos de segurança e deveremos, ainda esta semana, enviar nova relação para, igualmente, informar as empresas que desconsideraram a decisão do Supremo”, afirma a ministra.

Para Petrobras, greve de petroleiros não impacta produção de combustível

"Estamos trabalhando para evitar qualquer impacto", disse o diretor executivo da estatal

Do - Diário do Poder - O diretor executivo da Petrobras, Nelson Luiz Silva, disse nesta quarta (30) que a paralisação dos petroleiros por 72 horas não terá impactos na produção de combustível no país. “Estamos observando e trabalhando para evitar qualquer impacto na produção”, disse a empresários, durante participação no Fórum de Investimentos Brasil 2018, na capital paulista.
Para Silva, a greve dos petroleiros tem caráter político. A categoria protesta contra a política de preços da Petrobras, a gestão estatal e os valores cobrados no gás de cozinha e nos combustíveis.
Paralisação dos caminhoneiros
Segundo o diretor, a Petrobras garantirá resultado econômico equivalente ao anterior à greve dos caminhoneiros, que prejudicou o abastecimento de combustível e alimentos no país.
A política de preços da Petrobras prevê reajustes dos combustíveis com maior frequência, inclusive diariamente, refletindo as variações do petróleo no mercado internacional e também a oscilação do dólar. “Se decido o investimento assim e pratico depois, na hora que eu tenho o produto, uma regra diferente, meu modelo econômico não vai parar em pé. Isso nos daria uma desvantagem muito grande em relação a outras empresas, por exemplo, que fazem ofertas para blocos do pré-sal”, argumentou o diretor. “A nossa independência, no sentido de definir o que é a melhor política de preços para a companhia, está preservada”, destacou.
A chefe da Assessoria Especial de Assuntos Econômicos do Ministério de Minas e Energia, Marisete Fátima Pereira, disse que a questão sobre os preços dos combustíveis não está encerrada – o governo busca uma equação que atenda aos anseios dos caminhoneiros sem afetar a meta fiscal. “Estamos buscando o diálogo de forma que evolua, a economia volte a funcionar, porque está uma situação delicada”, disse ela. (ABr)

TST declara ilegal e abusiva a greve de petroleiros petistas

O líder da pretensa greve dos petroleiros, militante petista, aparece sorridente ao lado da então presidente Dilma. Foto: Roberto Stuckert)




Multa será de R$ 500 mil por dia se petroleiros descumprirem decisão
Do - Diário do Poder - O Tribunal Superior do Trabalho (TST) declarou a ilegalidade e a abusividade da greve dos petroleiros prevista para esta quarta-feira (30) pelo sindicato Federação Única dos Petroleiros (FUP). O pedido foi protocolado no TST pela Advocacia-Geral da União (AGU), que fez o anúncio da declaração de ilegalidade na noite desta terça-feira.
Segundo a AGU foi estipulada uma multa diária de R$500 mil por dia à FUP, em caso de descumprimento da ordem judicial.
O sindicato dos petroleiros marcou a greve no domingo, durante o auge da paralisação dos caminhoneiros e a crise do desabastecimento. Os petroleiros também chegaram a listar a demissão do presidente da Petrobras, Pedro Parente, entre as reivindicações.
A entidade que lidera o movimento é liderada por conhecidos militantes petistas com histórico de participação em eventos de bajulação a políticos dessa tendência.

GREVE DO TRANSPORTE COLETIVO DE ITABUNA PERMANECE


A greve do transporte coletivo de Itabuna ainda continua por não haver negociações entre as partes; empregados e patrões. Com isso, novamente, a população itabunense fica mais um dia sem transporte coletivo, causando grandes prejuízos e trazendo constrangimento.

Não se sabe ainda quando as empresas votarão a operar. Enquanto isso muitas pessoas vão ao seu destino andando, ou para aqueles que tenham um dinheirinho a mais usem os moto táxis o taxi. A realidade é que os usuários, os menos culpados tenham que se sujeitar a humilhação, de um país que está sem direção.

O manifesto grevista que começou no último dia 29, os rodoviários estão reivindicando 6% de reajuste salarial e 10% no valor do tíquete refeição, mas as empresas estão oferecendo apenas 1,78% de reajuste no salário e 0,78% no tíquete refeição, e o impasse A A A deve continuar por muito tempo.

Transbordo:

A realidade é que essas empresas só pensam em faturar, arrecadar o máximo. Com  as conduções  abaixo da expectativa, estão mais para carroças do que para um transporte digno e ordeiro. Os empresário até hoje nem sonham em fazer cumprir o sistema da última licitação! Cadê as estações de transbordos? Cadê os ônibus com ar-condicionado?   Vamos parar por aqui, o tempo é o melhor remédio para tudo.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...