sábado, 27 de março de 2021

Guedes é vacinado contra Covid-19 em Brasília, com primeira dose da Coronavac

  Foto: Reprodução/TV Globo


Por Luci Ribeiro

O ministro da Economia, Paulo Guedes, foi vacinado na tarde deste sábado (27) em Brasília contra a Covid-19. Guedes recebeu uma primeira dose da Coronavac, imunizante produzido no Brasil pelo Instituto Butantan. O Ministério da Economia não informou o compromisso do ministro a toda a imprensa, mas o momento em que Guedes foi imunizado foi transmitido pela emissora CNN Brasil.

Guedes foi perguntado sobre outros temas, como o Orçamento recém-aprovado pelo Congresso, mas o ministro disse que "hoje é vacina". "Vamos vacinar bastante, bastante", disse o ministro, que vem defendendo a vacinação em massa para que haja a retomada da economia.

"Vacinação em massa é a melhor política fiscal, mais barata e de maior impacto sobre a oferta", disse Guedes no último domingo em evento do Parlatório, organização sem fins lucrativos que conta com a participação do empresariado.

O ministro tem 71 anos. Desde ontem, o Distrito Federal está vacinando pessoas acima de 67 anos. Guedes foi imunizado em um posto de vacinação no esquema de drive-thru instalado no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. O ministro deve receber a segunda dose do imunizante no dia 24 de abril, segundo avisou a profissional que o atendeu neste sábado.

Fonte: Estadão Conteúdo

Do Tribuna da Bahia

Vira deboche vacina ‘100% nacional’ anunciada por Doria, mas criada nos EUA

 Vexame foi provocado pela pressa de faturar politicamente, mas a vacina Versamune chegou primeiro na Anvisa

Do - Diário do Poder - Na pressa de faturar politicamente o anúncio da “primeira vacina 100% nacional” desenvolvida pelo Instituto Butantan, o governador de São Paulo, João Doria, acabou virando motivo de deboche nas redes sociais e na comunidade científica com o desmentido categórico dos verdadeiros desenvolvedores da tecnologia.

O hospital Mount Sinai, de Nova York, logo se manifestou sobre o assunto, informando que a “Butanvac”, vacina do Butantan, não é “100% brasileira”: sua pesquisa foi desenvolvida nos Estados Unidos.

O desmentido foi reafirmado pelo cientista Peter Palese, diretor de microbiologia do Instituto Icahn, da escola de Medicina do hospital.

NotíciasRelacionadas

Nenhum conteúdo disponível

O vexame pode ter sido provocado pelo estilo Doria de aproveitamento político da vacina, ao anunciar o imunizante após a farmacêutica Farmacore Biotecnologia haver registrado eletronicamente no site da Anvisa, às 13h23 de quinta-feira (25), o pedido de autorização para iniciar ensaios clínicos de sua vacina Versamune.

Pedido para ensaios clínicos da vacina Versamune:  um dia antes do Butantan.

Em Nova York, o cientista Peter Palese confirmou que a arquitetura científica da vacina foi criada nos Estados Unidos e licenciada de graça para o Instituto Butantan, pois os pesquisadores procuravam instituições com condições técnicas e tecnológicas para produzir o imunizante.

O acordo foi feito com instituições na Tailândia e Vietnã, onde já começaram os testes da fase 1 com cerca de 100 pessoas, sem efeitos adversos até agora.

Palese afirmou à TV CNN que estão sendo pesquisadas possíveis mudanças na vacina para lidar especificamente com a variante brasileira, com resultados nas próximas duas ou três semanas.

Em nota, o Instituto Butantan corrigiu a lorota inicial, afirmando que “a produção é 100% nacional”, e agora informa haver estabelecido parceria e tem “a licença de uso e exploração de parte da tecnologia desenvolvida pelo hospital Mount Sinai para obter o vírus”.

Vacina para os de 60 a 69 em Itabuna


Itabuna vacina, a partir de terça-feira, pessoas entre  60 a 69 anos nas Unidades Básicas de Saúde. 

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua avançando no processo de imunização da população contra o novo coronavírus. Nova programação foi divulgada  neste final de semana por determinação do prefeito Augusto Castro (PSD).  

Idosos de 69, 68, 67, 66 anos de idade ou mais serão vacinados com a primeira dose da vacina a partir de terça-feira, dia 29, as 8 horas, nas Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família.

O calendário da Rede de Frio prevê para quarta-feira, dia 31, a vacinação de pessoas de 65, 64 e 63 anos de idade. Na quinta-feira, dia 1º, os que têm 63, 61 e 60 anos de idade.   

A coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Camila Brito, alerta que as pessoas devem estar munidas de Carteira de Identidade (RG), CPF, Cartão SUS e um comprovante de residência. 

DIALÍTICOS

Nesta segunda-feira, também serão imunizados, com a segunda dose da vacina, os trabalhadores de saúde do Departamento de Média e Alta Complexidade na Rede de Frio, fundos do Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp), entre 13 e 16 horas.

Na terça e quarta-feira, dias 30 e 31, será aplicada a vacina contra o novo coronavírus em pacientes que fazem hemodiálise, inseridos no grupo de risco pela Comissão Inter-Gestora Bipartite da Bahia (CIB), também na Rede de Frio, entre 8h30min e 14h30min

Na quarta-feira, haverá Drive Thru nas praças do Rotary, no Bairro Góes Calmon, e Antoninho Queiroz, no Fátima, para atendimento será exclusivo a idosos entre 60  e 69 anos de idade, entre 9 e  14 horas.  A mesma faixa etária continuará sendo vacinada nas Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família. 


Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

*À deriva, a Advocacia baiana!* artigo do advogado Andirlei Nascimento

*À deriva, a Advocacia baiana!*
Advogado, Andirlei nascimento
Há alguns anos, a advocacia baiana vivencia uma das maiores crises da sua história; com a pandemia do novo coronavírus, a situação se agravou.  Mas, por que, nós advogados chegamos a este estágio, se integramos uma categoria profissionais forte e respeitada pela sociedade, temos em nossa defesa uma grande instituição, a Ordem dos Advogados do Brasil?
Entidade-símbolo na defesa das prerrogativas dos profissionais do Direito, a OAB é, historicamente, de fundamental importância para todos os advogados e para a sociedade. Tem o objetivo de assegurar e direcionar a classe dos advogados, e a finalidade de defender a Constituição, os Direitos Humanos e a Justiça Social. A OAB é definida pelo seu estatuto como um serviço público, independente, com caráter jurídico, atuando de modo federativo.
No entanto, não observamos um maior empenho da nossa instituição, em nível estadual, um olhar para a grave situação social que está vivendo um significativo número de profissionais do Direito baianos. No Estado, atualmente, a decadência da advocacia, lamentavelmente, é visível e algo precisa ser feito urgentemente para mudar esse quadro. 
É do conhecimento da direção estadual da nossa instituição que os advogados baianos, principalmente os que atuam nos municípios do interior, estão sobrevivendo da profissão de forma indigna. Com o advento da pandemia, as audiências foram suspensas no Judiciário baiano. Mas, a nossa instituição, em momento algum, efetivou qualquer medida para melhorar a vida dos advogados. O sentimento da classe é de total abandono e omissão. 
Para surpresa de todos, o que já estava ruim ficou ainda pior, uma vez que, sem qualquer justificativa plausível, na última quinta-feira, dia 18, a pedido da Seção da Bahia da OAB, o CNJ-Conselho Nacional de Justiça suspendeu todos os prazos dos processos eletrônicos e físicos a partir do mês de fevereiro deste ano em curso. Tal atitude desmedida traz efetivo prejuízo econômico, posto que o advogado sobrevive do resultado das suas atividades jurídicas. A suspensão dos prazos não trouxe à advocacia qualquer benefício. A pergunta que não se cala é: Qual o objetivo dessa atitude? A OAB está a serviço de quem?
A advocacia merece respeito dos seus dirigentes. Não pode ser utilizada para beneficiar grupos e os grandes escritórios. 
Percebe-se que a OAB está sendo utilizada de forma indevida, trazendo privilégios para poucos profissionais do Direito que exploram a advocacia, ocasionado o fechamento dos pequenos escritórios, principalmente, no interior do nosso Estado. Está difícil exercer a profissão de advogado na Bahia.
Até quando, nós advogados baianos, iremos suportar essa situação, esse abandono?

*Andirlei Nascimento Silva*–Advogado, especialista em Direito do Trabalho; ex-presidente da subseção de Itabuna da OAB-Ordem dos Advogados do Brasil – E-mail: andirleiadvogado@hotmail.com

 

Impeachment do ministro Alexandre de Moraes avança no Congresso

Presidente do Senado prometeu que enviaria o pedido para análise da consultoria jurídica do Senado

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) entregou ontem ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o abaixo-assinado com quase de 3 milhões de assinaturas pelo pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Kajuru estava acompanhado dos senadores Styvenson Valenti (RN) e Eduardo Girão (CE), ambos do Podemos. Segundo fontes próximas de Kajuru, a “sensação” é de que o presidente do Senado não engavetará a proposta. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Rodrigo Pacheco prometeu aos senadores do Podemos que enviaria o pedido para análise da consultoria jurídica do Senado.

Caso a assessoria jurídica do Senado dê parecer favorável ao pedido de análise do pedido de impeachment, a proposta segue para a CCJ.


As assinaturas começaram a ser recolhidas na segunda-feira (15), na quarta (17) já havia mais de 2,5 milhões de nomes no pedido.



sexta-feira, 26 de março de 2021

Anvisa começa análise de novo pedido de uso emergencial da vacina Sputnik V

 O pedido foi feito pelo laboratório União Química, que representa, no Brasil, o Fundo Russo desenvolvedor do imunizante



Do - Diário do Poder - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu hoje (26) um novo pedido de uso emergencial da vacina Sputnik V. O pedido foi feito pelo laboratório União Química, que representa, no Brasil, o Fundo Russo desenvolvedor do imunizante. Essa é segunda vez que o laboratório brasileiro faz essa solicitação. O pedido anterior, protocolado pela União Química no dia 15 de janeiro, será cancelado.

Segundo a Anvisa, a triagem dos documentos presentes no pedido já começou. A conclusão da análise deve ser feita em sete dias úteis. “As primeiras 24h serão utilizadas para fazer uma triagem do processo e checar se os documentos necessários estão disponíveis. Se houver informação importante faltando, a Anvisa pode solicitar as informações adicionais ao laboratório”, explicou a agência.

O prazo de sete dias úteis não considera o tempo do processo em status de exigência técnica, que é quando o laboratório precisa responder questões técnicas feitas pela Anvisa dentro do processo.

A análise do pedido de uso emergencial é feita por uma equipe multidisciplinar, envolve especialistas das áreas de registro, monitoramento e inspeção.


justiça suspende "toque de recolher" por decreto em Itabuna

Nesta sexta-feira (26), uma decisão do juiz da 1ª Vara Criminal Itabuna, Murilo Luiz Staut Barreto, suspendeu o chamado Toque de Recolher no município.

A estrição estabelecida por decreto, impedia a circulação de pessoas pela cidade, das 18h às 5h, sem prejuízo às demais medidas de combate à pandemia. As informações são do blog Políticos do Sul da Bahia.

De acordo com o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, já foram registrados 26.177 casos confirmados de Covid – 19 em Itabuna. Desses, 25.365 pessoas se recuperaram e 466 morreram.

ITABUNA EM FOCO: Secretaria de Gestão e Inovação implanta sistema de comunicação digital na Prefeitura

 

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Gestão e Inovação, vai implantar sistema de comunicação digital para agilizar as relações de trabalho e interações cotidianas. A nova ferramenta visa diminuir custos operacionais, inclusive com a redução do uso de papel, e dar mais celeridade à tramitação de documentos e informações entre setores da Administração pública.


De acordo com o secretário José Alberto de Lima Filho, a expectativa é a de que a ferramenta seja lançada na primeira semana de abril. Ele explica que o sistema de comunicação digital ainda está em fase experimental de testes, "onde servidores e as equipes de gabinete estão sendo treinados para manusear o sistema”.

O titular da Gestão e Inovação disse ainda, que o novo sistema está sendo desenvolvido pelo Departamento de Inovação e Tecnologia e será gerido por sua pasta e, dentre as as vantagens embutidas, podem ser destacada a rapidez nos processos de licitação, ainda na fase interna, Comunicação Interna (CI) e apresentação de requerimentos. “A gestão eletrônica de documentos já é uma realidade nas esferas estadual e federal. Portanto, estamos agregando inovação e tecnologia ao serviço público municipal”, destaca José Alberto.

Desobstrução de canal da Feira do Califórnia

agrada a comunidade

O comerciante Jorge Raimundo, que tem uma barraca na feira livre do Califórnia, onde comercializa frutas, verduras e hortigranjeiros, ficou satisfeito com o início do serviço de desobstrução e limpeza do canal de drenagem nesta sexta-feira, dia 26. O trabalho está sendo executado por uma equipe de operários com o apoio de uma retroescavadeira o que agrada também aos moradores.

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Superintendência de Serviços Públicos, da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, cumpre ação prioritária dos primeiros dias de governo do prefeito Augusto Castro. Todos os canais de macrodrenagem serão limpos e desobstruídos.

No Califórnia, o trabalho coordenado pelo secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr segue firme atende a solicitação do vereador Erasmo Ávila (PSD) ao prefeito de Itabuna. O presidente da Câmara Municipal de Vereadores apresentou pedido de providências, depois de receber a demanda dos moradores que sofriam com a sujeira e o mau cheiro, causados pelos dejetos lançados no leito do canal que impediam o fluxo das águas.

De acordo com o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, a metaé minimizar ao máximo os problemas causados às famílias que convivem com o canal próximo às suas residências e comércios. “Canal sem limpeza, traz uma série de transtornos para a população, como por exemplo, mau cheiro, a presença de insetos, animais peçonhentos e roedores”, comenta.

Jorge Raimundo disse que a ação de limpeza e desobstrução é uma iniciativa válida que vai diminuir, consideravelmente o mau cheiro, que afasta seus clientes. “A limpeza tem que ser contínua, ocorrer sempre. Mas, esse canal precisa mesmo é de uma cobertura na parte que passa pela feira”, sugere.

Outro comerciante, que preferiu o anonimato, afirma que no governo passado o canal não passou por nenhuma ação de limpeza e reforça que, essa ação, precisa ser repetida com frequência. Ele lembra que a limpeza de canais também fortalece as ações de combate à dengue. Mas, reforça queÉ preciso que a população não jogue lixo. “É necessária a conscientização do morador que é quem acaba sofrendo”, ensina.

OUTROS

Ontem, teve início a limpeza do canal do bairro Santo Antônio, nas ruas Santos Dumont e José Bonifácio, depois do acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Itabuna e a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa). Além disso, será viabilizada a canalização e o tratamento de todo o esgoto atualmente lançado no canal de macrodrenagem.

Ao visitar o bairro Santo Antônio para acompanhar os trabalhos que estão sendo realizado em toda a extensão do canal, o prefeito Augusto Castro (PSD) e o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, anunciaram obras de canalização do esgoto, antiga reivindicação dos moradores que sofrem com o mau cheiro, a presença de insetos, animais e alagamentos em períodos de chuva.

Depois da limpeza do canal, de aproximadamente 1,5 quilômetro, serão implantadas redes coletoras de esgoto, que vão levar os dejetos até uma estação de tratamento. “Temos mais de um quilômetro de canal. Vamos implantar nas duas margens tubulações interceptoras, com poço de visita, para receber o esgoto despejado. Vamos deixar o canal livre para a drenagem pluvial e viabilizar a sua revitalização”, explicou Mendes Filho.

Até agora, a Prefeitura já executou a desobstrução, limpeza e poda de árvores nas margens dos canais de drenagem dos bairros Lomanto e Novo Lomanto, Pau Caído e São Pedro. Segundo a Superintendência de Serviços Públicos ainda neste semestre outros canais de macrodrenagem serão atacados.

O objetivo é evitar alagamentos no período chuvoso que se encerra no mês de abril. Em paralelo, também estamos fazendo operações de microdrenagens em avenidas do centro e bairros. As ações são coordenadas visando o bem-estar da população como deseja o prefeito Augusto Castro”, finaliza Sousa.

Secretaria de Saúde vai vacinar

idosos acamados neste sábado 

O primeiro grupo de idosos acamados será vacinado contra a covid-19 neste sábado, 26, a partir das 8 horas, numa ação da Prefeitura de Itabuna, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde. Para facilitar a ação, realizada em parceria pelos departamentos de Vigilância em Saúde e de Atenção Básica, foram selecionadas, inicialmente, pessoas de quatro unidades de saúde.

Para isso, a Secretaria de Saúde definiu que as vacinas serão aplicadas em domicílio pelos profissionais das USF Alberto Teixeira Barreto, no Bairro Califórnia; USF Mário Peixoto, no Jorge Amado; Centro de Saúde José Maria Magalhães (antigo Sesp); e UBS José Edites, no Bairro São Caetano. Ao todo, serão aplicadas 180 doses da vacina contra a Covid-19 nos idosos que previamente foram cadastrados nas unidades de saúde do seu bairro.

O serviço de agendamento da aplicação da vacina em domicílio é para pessoas idosas que tenham dificuldade de locomoção. A diretora da Divisão de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, lembra que sua equipe já tem o cadastro dessas pessoas no sistema, com endereço e dados necessários. “Portanto, não há necessidade de procurar as unidades de saúde novamente caso a pessoa já tenha feito o cadastro na unidade mais próxima de sua residência”, afirma.

Familiares e cuidadores de idosos acamados ou com dificuldade severa de locomoção que ainda não tenham feito o cadastro do seu parente ou conhecido, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família mais perto de casa a partir de segunda-feira, dia 29.

A recomendação é que nenhum idoso deve ficar sem imunização contra o novo coronavírus. Para as demais pessoas, é obrigatório a higienização de mãos, uso de máscara, álcool gel 70% e distanciamento social. Além disso, só devem sair de casa se estritamente necessário


Boletim Covid-19 – 26.03.2021



Nestsexta-feira, dia 26, a Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou novos indicadores sobre a Covid-19 em boletim. Itabuna registra 25.365 casos de pacientes curados, 26.177 casos confirmados, sendo 446 casos ativos; 26 internados em UTI, 38 em leitos clínicos e 466 óbitos. 

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.


Ascom/refeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Festival de Dança de Itacaré On-line vai até este domingo


Iniciado no último sábado, dia 20, o Online Festival de Dança Itacaré prossegue até este domingo, dia 28, trazendo obras inéditas criadas especialmente para o evento, em paisagens naturais e urbanas e com a colaboração com artistas da Bahia. A programação também oferece oficinas, palestras, encontros, lançamento de livro, exposição e estreia de filmes. O acesso é grátis e a retirada de ingressos e inscrições podem ser feitas em www.festivaldedancaitacare.com.br.

 O Festival é uma realização da Prefeitura de Itacaré e Casa Ver Arte e tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. “Em plena pandemia, parecia improvável, mas deu certo!”, celebra Verusya Correia, diretora artística e fundadora do Festival de Dança Itacaré, que nesta edição ganhou o nome de Online Festival de Dança Itacaré.

 Com apenas 90 dias para realizar um festival do início ao fim, o projeto entra em sua fase final com esse encontro virtual com o público. “Em um momento de recolhimento, contração e isolamento, tudo se expandiu”, avalia Richard Melo, gestor de projetos da Ventuna Digital, empresa responsável pela adaptação da versão digital do festival que é realizado há mais de dez anos na cidade do litoral sul baiano.

 Nesta versão, o Festival em sua convocatória lançou o seguinte desafio aos artistas baianos: a criação coletiva. Ou seja, o evento não receberia obras prontas. Os artistas deveriam estar dispostos a criar coletivamente trabalhos inéditos para paisagens de Itacaré.“A convocatória foi um sucesso estrondoso”, avalia Rafael Ventuna, diretor técnico do Online Festival. Com 134 inscrições, o chamamento estadual recebeu em onze dias o equivalente à média de recebimento de propostas enviada por artistas de todo o Brasil em anos anteriores. “Muitas inscrições individuais. Apesar da limitação de até três artistas por inscrição, percebemos que ali havíamos iniciado a discussão sobre protocolos de segurança”, ressalta Ventuna.

 Após a seleção realizada em janeiro, a primeira quinzena de fevereiro foi dedicada a uma rodada intensa de reuniões virtuais com a equipe que estava espalhada pela Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. Todas as filmagens foram realizadas em Itacaré na segunda quinzena de fevereiro. Ao todo, sete locações: Praia da Costa (Praia do Pontal), Cachoeira de Cleandro, Bairro Porto de Trás, Fazenda Vila Rosa (Taboquinhas), Praça São Miguel, Farol e Praia de Jeribucaçu.

 Para o coordenador de produção Gilmar Silva, o cuidado consigo e com os outros foi fundamental. “Não teve nenhuma intercorrência grave. Entramos sãos e saímos saudáveis”. A sintonia entre a equipe de fato fez a diferença. “O projeto previa seis danças. Agora são sete danças, um filme e um documentário making of. Este encontro rendeu!”, se alegra Verusya. “Agora, depois de tanto trabalho e dedicação, é ver como o público vai reagir diante destas imagens belíssimas e destes trabalhos tão plurais que dialogam com o tema fronteiras”.Ascom

 




Brasil produz vacina 100% nacional contra a covid-19

GRAÇAS A DEUS JÁ TEMOS VACINA COM TECNOLOGIA 100% BRASIELIRA 


O Instituto Butantan anunciou através do governo de São Paulo, NESTE DIA 26 DE MARÇO, a criação de vacina 100% com tecnologia brasileira, no combate a covid-19. 

A entidade prevê a produção de 40 milhões de doses a partir de maio, deste ano. como todos sabem o Butantan produziu, ao longo dos anos, vários tipos de vacinas, entre elas, a Hn1-N1, ou seja, a vacina da gripe. 


Veja no vídeo abaixo, como foi criado a fórmula da vacina, os testes que já foram realizados e, quando será aplicada.


Diário Oficial publica decreto de Bolsonaro criando comitê de enfrentamento à covid

 Órgão interpoderes terá duração inicial de 90 dias para tratar urgências referentes à crise do coronavírus

Do - Diário do Poder - O Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 entra em funcionamento nesta sexta-feira (26), conforme decreto do presidente Jair Bolsonaro assinado ontem e publicado no Diário Oficial da União de hoje.

O grupo será formado por autoridades do três Poderes, tendo o presidente da República como coordenador e os presidentes da Câmara e Senado serão observadores.

Membros do Conselho Nacional de Justiça também serão designados por Bolsonaro e o Ministério da Saúde será responsável pela Secretaria-Executiva do Comitê.

O Comitê de Coordenação poderá criar grupos de trabalho com o objetivo de estudar e articular soluções para assuntos específicos relacionados à pandemia. Os integrantes do Comitê e dos grupos de trabalho se reunirão presencialmente ou por videoconferência. O Comitê terá duração de noventa dias, prazo que poderá ser prorrogado.

Inicialmente, o grupo terá duração de 90 dias e este prazo pode ser prorrogado. As reuniões ocorrem de acordo com calendário oficial, entretanto, qualquer membro pode solicitar uma reunião extraordinária para tratar assuntos de urgência referentes às políticas de enfrentamento.

O primeiro órgão criado para integrar as ações ministeriais e do Planalto, o Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos impactos da Covid-19, continua em funcionamento. Ele foi fundado em março de 2020 e é mantido e organizado pela Casa Civil da Presidência da República.

 Compartilhe:

Campeonato Brasileiro 2021: confira a tabela comleta e os jogos do seu time

 

Abrindo a 1ª rodaada a do Brasileirão, o campeão Flamengo recebe o Palmeiras.
Agência Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quarta-feira (24) a tabela de jogos da Série A do Campeonato Brasileiro de 2021, com início previsto em 29 de maio. O atual bicampeão Flamengo estreia em casa diante do Palmeiras, ganhador da última edição da Copa do Brasil, em duelo que, no dia 11 de abril, será editado na Supercopa do Brasil. A tabela ainda será detalhada, com a distribuição das partidas pelos dias e horários.

Caso queira acessar a tabela de seu time preferido, clique abaixo:

América-MG / Athletico-PR / Atlético-GO / Atlético-MG / Bahia / Ceará / Chapecoense / Corinthians / Cuiabá / Flamengo / Fluminense / Fortaleza / Grêmio / Internacional / Juventude / Palmeiras / Red Bull Bragantino / Santos / São Paulo / Sport Recife

A primeira rodada também prevê o embate entre os dois últimos campeões da Série B: Chapecoense (2020) e Red Bull Bragantino (2019), com mando do clube catarinense. Destaque, ainda, para o embate entre dois promovidos à primeira divisão de 2021 junto com o Verdão do Oeste: Cuiabá e Juventude. O Dourado, que atuará em casa, disputará a primeira partida da história na elite nacional. O time gaúcho tornará a entrar em campo pela Série A após 13 anos de ausência.

O primeiro clássico estadual será na terceira rodada: Palmeiras e Corinthians. O duelo entre Flamengo e Fluminense, únicos representantes do Rio de Janeiro na Série A de 2021, está marcado para a nona rodada. O Gre-Nal número um do Brasileiro ocorrerá na 11ª rodada. Já a 13ª terá o Clássico-Rei, entre Ceará e Fortaleza.

Limite de técnicos

A tabela foi publicada após o conselho técnico da competição, realizado na tarde desta quarta-feira. No encontro, os participantes aprovaram um limite para a troca de técnicos durante o torneio. Pela nova regra, se um time demite o treinador, ele poderá inscrever apenas mais um profissional ao longo do campeonato. Em caso de nova demissão, o substituto tem de estar no clube há pelo menos seis meses.

No cenário em que o comandante pede para sair, o clube não sofre com a limitação para trazer um novo profissional (assim como o técnico que for mandado embora). O treinador que se demitir, no entanto, não poderá fazê-lo novamente, caso contrário, não poderá ser inscrito por outra equipe na mesma edição.

“É o fim da dança das cadeiras dos técnicos no futebol brasileiro. Vai implicar em uma relação mais madura e profissional e permitir trabalhos mais longos e consistentes”, argumentou o presidente da CBF, Rogério Caboclo, conforme nota divulgada pela entidade.

Central do VAR

A CBF também anunciou a criação de uma central de arbitragem de vídeo (VAR), que será instalada em um prédio próximo à sede da entidade, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Segundo Caboclo, a ideia é reduzir as chances de erro nas tomadas de decisão. O VAR foi alvo de muitas reclamações de jogadores, técnicos e dirigentes ao longo da última edição do Brasileiro.

“É um escritório primoroso inspirado na central que existe hoje da NBA [liga de basquete masculino norte-americana], nas questões técnicas da arbitragem”, garantiu o dirigente.

Jogos da 1ª rodada do Brasileiro

Flamengo x Palmeiras
Corinthians x Atlético-GO
São Paulo x Fluminense
Atlético-MG x Fortaleza
Internacional x Sport Recife
Ceará x Grêmio
Bahia x Santos
Athletico-PR x América-MG
Chapecoense x Red Bull Bragantino
Cuiabá x Juventude

2ª rodada

Fluminense x Cuiabá
Palmeiras x Chapecoense
Santos x Ceará
América-MG x Corinthians
Grêmio x Flamengo
Fortaleza x Internacional
Sport Recife x Atlético-MG
Red Bull Bragantino x Bahia
Juventude x Athletico
Atlético-GO x São Paulo

3ª rodada

Flamengo x América-MG
Palmeiras x Corinthians
Santos x Juventude
Atlético-MG x São Paulo
Grêmio x Athletico
Fortaleza x Sport
Bahia x Internacional
Red Bull Bragantino x Fluminense
Chapecoense x Ceará
Cuiabá x Atlético-GO

4ª rodada

Fluminense x Santos
Corinthians x Red Bull Bragantino
São Paulo x Chapecoense
América-MG x Cuiabá
Internacional x Atlético-MG
Ceará x Bahia
Sport x Grêmio
Athletico x Flamengo
Juventude x Palmeiras
Atlético-GO x Fortaleza

5ª rodada

Flamengo x Red Bull Bragantino
Palmeiras x América-MG
Santos x São Paulo
Atlético-MG x Chapecoense
Internacional x Ceará
Fortaleza x Fluminense
Bahia x Corinthians
Athletico x Atlético-GO
Juventude x Sport
Cuiabá x Grêmio

6ª rodada

Flamengo x Fortaleza
Corinthians x Sport Recife
São Paulo x Cuiabá
América-MG x Juventude
Grêmio x Santos
Ceará x Atlético-MG
Bahia x Athletico
Red Bull Bragantino x Palmeiras
Chapecoense x Internacional
Atlético-GO x Fluminense

7ª rodada

Fluminense x Corinthians
Palmeiras x Bahia
Santos x Atlético-MG
América-MG x Internacional
Grêmio x Fortaleza
Ceará x São Paulo
Sport Recife x Cuiabá
Athletico x Chapecoense
Juventude x Flamengo
Atlético-GO x Red Bull Bragantino

8ª rodada

Fluminense x Athletico
Corinthians x São Paulo
Santos x Sport Recife
Atlético-MG x Atlético-GO
Internacional x Palmeiras
Fortaleza x Chapecoense
Bahia x América-MG
Red Bull Bragantino x Ceará
Juventude x Grêmio
Cuiabá x Flamengo

9ª rodada

Flamengo x Fluminense
Corinthians x Internacional
São Paulo x Red Bull Bragantino
América-MG x Santos
Grêmio x Atlético-GO
Ceará x Juventude
Sport Recife x Palmeiras
Athletico x Fortaleza
Chapecoense x Bahia
Cuiabá x Atlético-MG

10ª rodada

Fluminense x Ceará
Palmeiras x Grêmio
Santos x Athletico
Atlético-MG x Flamengo
Internacional x São Paulo
Fortaleza x América-MG
Bahia x Juventude
Red Bull Bragantino x Cuiabá
Chapecoense x Corinthians
Atlético-GO x Sport Recife

11ª rodada

Flamengo x Chapecoense
Palmeiras x Santos
São Paulo x Bahia
América-MG x Atlético-MG
Grêmio x Internacional
Fortaleza x Corinthians
Sport Recife x Fluminense
Athletico x Red Bull Bragantino
Juventude x Atlético-GO
Cuiabá x Ceará

12ª rodada

Fluminense x Grêmio
Corinthians x Atlético-MG
São Paulo x Fortaleza
América-MG x Sport Recife
Internacional x Juventude
Ceará x Athletico
Bahia x Flamengo
Red Bull Bragantino x Santos
Chapecoense x Cuiabá
Atlético-GO x Palmeiras

13ª rodada

Flamengo x São Paulo
Palmeiras x Fluminense
Santos x Atlético-GO
Atlético-MG x Bahia
Grêmio x América-MG
Fortaleza x Red Bull Bragantino
Sport Recife x Ceará
Athletico x Internacional
Juventude x Chapecoense
Cuiabá x Corinthians

14ª rodada

Fluminense x Juventude
Corinthians x Flamengo
São Paulo x Palmeiras
Atlético-MG x Athletico
Internacional x Cuiabá
Ceará x Fortaleza
Bahia x Sport Recife
Red Bull Bragantino x Grêmio
Chapecoense x Santos
Atlético-GO x América-MG

15ª rodada

Flamengo x Internacional
Palmeiras x Fortaleza
Santos x Corinthians
América-MG x Fluminense
Grêmio x Chapecoense
Ceará x Atlético-GO
Sport Recife x Red Bull Bragantino
Athletico x São Paulo
Juventude x Atlético-MG
Cuiabá x Bahia

16ª rodada

Flamengo x Sport Recife
Corinthians x Ceará
São Paulo x Grêmio
Atlético-MG x Palmeiras
Internacional x Fluminense
Fortaleza x Santos
Bahia x Atlético-GO
Red Bull Bragantino x Juventude
Chapecoense x América-MG
Cuiabá x Athletico

17ª rodada

Fluminense x Atlético-MG
Palmeiras x Cuiabá
Santos x Internacional
América-MG x Red Bull Bragantino
Grêmio x Bahia
Ceará x Flamengo
Sport Recife x São Paulo
Athletico x Corinthians
Juventude x Fortaleza
Atlético-GO x Chapecoense

18ª rodada

Fluminense x Bahia
Palmeiras x Athletico
Santos x Flamengo
América-MG x Ceará
Grêmio x Corinthians
Fortaleza x Cuiabá
Sport Recife x Chapecoense
Red Bull Bragantino x Atlético-MG
Juventude x São Paulo
Atlético-GO x Internacional

19ª rodada

Flamengo x Atlético-GO
Corinthians x Juventude
São Paulo x América-MG
Atlético-MG x Grêmio
Internacional x Red Bull Bragantino
Ceará x Palmeiras
Bahia x Fortaleza
Athletico x Sport Recife
Chapecoense x Fluminense
Cuiabá x Santos

20ª rodada

Fluminense x São Paulo
Palmeiras x Flamengo
Santos x Bahia
América-MG x Athletico
Grêmio x Ceará
Fortaleza x Atlético-MG
Sport Recife x Internacional
Red Bull Bragantino x Chapecoense
Juventude x Cuiabá
Atlético-GO x Corinthians

21ª rodada

Flamengo x Grêmio
Corinthians x América-MG
São Paulo x Atlético-GO
Atlético-MG x Sport Recife
Internacional x Fortaleza
Ceará x Santos
Bahia x Red Bull Bragantino
Athletico x Juventude
Chapecoense x Palmeiras
Cuiabá x Fluminense

22ª rodada

Fluminense x Red Bull Bragantino
Corinthians x Palmeiras
São Paulo x Atlético-MG
América-MG x Flamengo
Internacional x Bahia
Ceará x Chapecoense
Sport Recife x Fortaleza
Athletico x Grêmio
Juventude x Santos
Atlético-GO x Cuiabá

23ª rodada

Flamengo x Athletico
Palmeiras x Juventude
Santos x Fluminense
Atlético-MG x Internacional
Grêmio x Sport Recife
Fortaleza x Atlético-GO
Bahia x Ceará
Red Bull Bragantino x Corinthians
Chapecoense x São Paulo
Cuiabá x América-MG

24ª rodada

Fluminense x Fortaleza
Corinthians x Bahia
São Paulo x Santos
América-MG x Palmeiras
Grêmio x Cuiabá
Ceará x Internacional
Sport Recife x Juventude
Red Bull Bragantino x Flamengo
Chapecoense x Atlético-MG
Atlético-GO x Athletico

25ª rodada

Fluminense x Atlético-GO
Palmeiras x Red Bull Bragantino
Santos x Grêmio
Atlético-MG x Ceará
Internacional x Chapecoense
Fortaleza x Flamengo
Sport Recife x Corinthians
Athletico x Bahia
Juventude x América-MG
Cuiabá x São Paulo

26ª rodada

Flamengo x Juventude
Corinthians x Fluminense
São Paulo x Ceará
Atlético-MG x Santos
Internacional x América-MG
Fortaleza x Grêmio
Bahia x Palmeiras
Red Bull Bragantino x Atlético-GO
Chapecoense x Athletico
Cuiabá x Sport

27ª rodada

Flamengo x Cuiabá
Palmeiras x Internacional
São Paulo x Corinthians
América-MG x Bahia
Grêmio x Juventude
Ceará x Red Bull Bragantino
Sport Recife x Santos
Athletico x Fluminense
Chapecoense x Fortaleza
Atlético-GO x Atlético-MG

28ª rodada

Fluminense x Flamengo
Palmeiras x Sport Recife
Santos x América-MG
Atlético-MG x Cuiabá
Internacional x Corinthians
Fortaleza x Athletico
Bahia x Chapecoense
Red Bull Bragantino x São Paulo
Juventude x Ceará
Atlético-GO x Grêmio

29ª rodada

Flamengo x Atlético-MG
Corinthians x Chapecoense
São Paulo x Internacional
América-MG x Fortaleza
Grêmio x Palmeiras
Ceará x Fluminense
Sport Recife x Atlético-GO
Athletico x Santos
Juventude x Bahia
Cuiabá x Red Bull Bragantino

30ª rodada

Fluminense x Sport Recife
Corinthians x Fortaleza
Santos x Palmeiras
Atlético-MG x América-MG
Internacional x Grêmio
Ceará x Cuiabá
Bahia x São Paulo
Red Bull Bragantino x Athletico
Chapecoense x Flamengo
Atlético-GO x Juventude

31ª rodada

Flamengo x Bahia
Palmeiras x Atlético-GO
Santos x Red Bull Bragantino
Atlético-MG x Corinthians
Grêmio x Fluminense
Fortaleza x São Paulo
Sport Recife x América-MG
Athletico x Ceará
Juventude x Internacional
Cuiabá x Chapecoense

32ª rodada

Fluminense x Palmeiras
Corinthians x Cuiabá
São Paulo x Flamengo
América-MG x Grêmio
Internacional x Athletico
Ceará x Sport Recife
Bahia x Atlético-MG
Red Bull Bragantino x Fortaleza
Chapecoense x Juventude
Atlético-GO x Santos

33ª rodada

Flamengo x Corinthians
Palmeiras x São Paulo
Santos x Chapecoense
América-MG x Atlético-GO
Grêmio x Red Bull Bragantino
Fortaleza x Ceará
Sport Recife x Bahia
Athletico x Atlético-MG
Juventude x Fluminense
Cuiabá x Internacional

34ª rodada

Fluminense x América-MG
Corinthians x Santos
São Paulo x Athletico
Atlético-MG x Juventude
Internacional x Flamengo
Fortaleza x Palmeiras
Bahia x Cuiabá
Red Bull Bragantino x Sport
Chapecoense x Grêmio
Atlético-GO x Ceará

35ª rodada

Fluminense x Internacional
Palmeiras x Atlético-MG
Santos x Fortaleza
América-MG x Chapecoense
Grêmio x São Paulo
Ceará x Corinthians
Sport Recife x Flamengo
Athletico x Cuiabá
Juventude x Red Bull Bragantino
Atlético-GO x Bahia

36ª rodada

Flamengo x Ceará
Corinthians x Athletico
São Paulo x Sport Recife
Atlético-MG x Fluminense
Internacional x Santos
Fortaleza x Juventude
Bahia x Grêmio
Red Bull Bragantino x América-MG
Chapecoense x Atlético-GO
Cuiabá x Palmeiras

37ª rodada

Flamengo x Santos
Corinthians x Grêmio
São Paulo x Juventude
Atlético-MG x Red Bull Bragantino
Internacional x Atlético-GO
Ceará x América-MG
Bahia x Fluminense
Athletico x Palmeiras
Chapecoense x Sport Recife
Cuiabá x Fortaleza

38ª rodada

Fluminense x Chapecoense
Palmeiras x Ceará
Santos x Cuiabá
América-MG x São Paulo
Grêmio x Atlético-MG
Fortaleza x Bahia
Sport Recife x Athletico
Red Bull Bragantino x Internacional
Juventude x Corinthians
Atlético-GO x Flamengo

Do - jornaldamidia.com.br

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Maria Alice recebe o União Brasil

Capitão Azevedo: "Estou preparado para governar itabuna" HOJE TEM ENCONTRO DO UNIAO BRASIL NA CÁMARA DE ITABUN A  O programa: A Vo...