quarta-feira, 24 de março de 2021

ITABUNA EM FOCO: Prefeito Augusto Castro propõe à Câmara reestruturação do Conselho do Fundeb

 Por meio da Mensagem de nº 011/2021, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), encaminhou à apreciação da Câmara Municipal de Vereadores, em regime de urgência, nesta quarta-feira, dia 24, Projeto de Lei propondo a reestruturação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS-FUNDEB).  A proposta está em conformidade com o art. 212-A, da Constituição Federal, de 1988, regulamentado na forma da Lei Federal nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020.

Como preconiza o artigo 34 da referida Lei Federal, todas as esferas de governo devem instituir Conselhos para acompanhamento e controle social do Fundeb, motivo pelo qual ora submetemos à apreciação e aprovação dos vereadores este projeto de lei, visando à normatização sobre a organização e o funcionamento do referido colegiado no âmbito do município de Itabuna”, afirma na justificativa o prefeito Augusto Castro.

O prefeito observa na Mensagem que o caráter de urgência na tramitação do projeto justifica-se no fato de que, nos termos do artigo 42 da Lei Federal, os novos Conselhos devem estar constituídos até 30 de março. Além disso, o Chefe do Executivo itabunense sugere aos legisladores a exclusão das representações de quilombolas e indígenas, por não haver registros de escolas públicas da rede municipal, em áreas indígenas, nem de comunidades remanescentes de quilombos.

Vacina para pacientes hemodiálise

contra Covid-19

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai aplicar a vacina contra o novo coronavírus em pacientes que fazem hemodiálise, já que foram inseridos no grupo de risco, pela Comissão Intergestora Bipartite da Bahia (CIB). A expectativa é que a imunização aconteça a partir da próxima segunda-feira, dia 29.

Ontem, Itabuna comemorou os números de aplicação de doses da vacina contra a Covid-19, ao atingir 88.62%. Por superar a meta de 85%, o município foi beneficiado com a chegada de mais 5.010 novas doses que serão destinadas à imunização de idosos acima de 70 anos e para pacientes de hemodiálise.

De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Camila Brito, ao todo 149 pessoas em tratamento de problemas renais serão vacinadas com o imunizante Coronavac. E, após 28 dias, vão receber a segunda dose. “A vacina nesse grupo é fundamental, porque já mobiliza o sistema imunológico contra o vírus”, disse ela.

Além dos pacientes submetidos a hemodiálise, a Prefeitura vai realizar a quarta e última etapa de vacinação dos profissionais que trabalham na rede particular de saúde. A imunização vai acontecer nesta sexta-feira, dia 26, na União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi), localizada na Avenida Manoel Chaves, no Bairro São Caetano.

Nossa expectativa é vacinar 700 profissionais com a primeira dose, já disponível para quem fez o cadastro por correio eletrônico (e-mail)”, explicou Camila Brito. Serão aplicadas vacinas Coronavac, na primeira dose, e Oxford/AstraZeneca nos grupos que vão tomar a segunda dose. “É obrigatório que seja apresentado o documento de identidade (RG) e Carteira do Conselho Profissional”, lembrou.

DRIVE-THRU

Nesta quinta-feira, dia 25, por exemplo, equipes de vacinadores imunizarão na 1ª dose idosos com idade entre 70 e 79 anos e acima dessa faixa etária, na modalidade drive-thru nas praças do Rotary, no Góes Calmon, e na Antoninho Queiroz, no bairro de Fátima. A vacinação terá início às 9 e prossegue até as 14 horas. As unidades de Saúde também continuarão vacinando normalmente.

Microdrenagem da Avenida Ilhéus


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Superintendência de Serviços Urbanos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, deve concluir neste sexta-feira, dia 26, a operação de microdrenagem em toda a extensão da Avenida Ilhéus, no centro. A ação consiste na desobstrução e limpeza de bueiros e de redes pluviais, com a retirada do material carreado pelas chuvas e lavagem.

O superintendente Francisco de Sousa Lino Filho afirma que a operação de microdrenagem é para preparar algumas avenidas e ruas da cidade para o período das chuvas, já que está sendo executada em áreas onde há registros de alagamentos “Estamos nos antecipando, mas desejamos a cooperação da população para que redes de drenagem pluvial e bueiros permaneçam todo o tempo limpos. Para isso, é necessário que se evite jogar lixo nas ruas”, orienta.

Para os serviços de limpeza e zeladoriaas equipes estão tendo o suporte de um caminhão caçamba para a remoção de dejetos e do material carregado e de um caminhão suga-suga, que lança fortes jatos d’água no interior das redes pluviais e bueiros para a limpeza completa. Segundo Sousa, a orientação do secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, é de preparar os logradouros para que alagamentos sejam evitados.

A desobstrução e a limpeza de redes coletoras de águas pluviais e bueiros nos principais corredores de tráfego, no centro e bairros de Itabuna, está sendo executada desde o mês passado pela Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo em toda a cidade. Antes, a ação preventiva tinha alcançado as vias do centro da cidade, principalmente locais onde há registro de alagamentos nos períodos de chuvas.

As equipes já atuaram nas Avenidas José Soares Pinheiro, na oeste, Cinquentenário e Amélia Amado, no centro, e Princesa Isabel e Manoel Chaves, na zona sul da cidade, e Aziz Maron e Mário Padre, no Góes Calmon. O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, explica que gradativamente outras áreas da cidade receberão o mesmo tratamento.

Em paralelo, a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo vem executando a operação tapa-buracos numa ação contínua. Na terça-feira, as equipes atuaram nas Avenidas Princesa Isabel, Aziz Maron e Mário Padre.

EPIs pra os coveiros do cemitério de

Ferradas

Os coveiros do Cemitério Municipal de Ferradas receberam na manhã desta quarta-feira, 24, kits contendo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) cumprindo o compromisso assumido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Gestão e Inovação cerca de 45 dias depois do primeiro encontro com os funcionários no Centro Administrativo Firmino Alves.

Representando seus colegas, o coveiro Albino dos Santos Oliveira recebeu os kits do secretário José Alberto de Lima Filho, contendo botas, luvas, óculos de proteção, máscaras faciais e repelentes. A doação dos EPIs resulta de uma solicitação feita pela categoria, principalmente nesta época de epidemia do novo coronavírus.

O secretário municipal de Gestão e Inovação, José Alberto de Lima Filho, disse que “há determinação do prefeito Augusto Castro de valorização do servidor público municipal, além é claro, de garantir a segurança e saúde de todos”, comentou.

O secretário lembra que os coveiros são lotados na Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo da Prefeitura. Outras demandas da categoria já foram encaminhadas para o setor responsável para atendimento.

José Alberto também esclarece que outros itens ainda serão entregues para reposição, como por exemplo, macacões e um segundo lote álcool gel 70% e máscaras. “Já solicitamos aos fornecedores, através de processo licitatório, mas estamos aguardando por falta de estoque para pronta-entrega”, disse.

Mutirão de Combate à Dengue começa

pelo Bairro Sarinha 

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde começa pelo Bairro Sarinha Alcântara, nesta sexta-feira, dia 26, das 8 às 13 horas, o Mutirão de Combate à Dengue. O objetivo é reduzir os índices de infestação do mosquito Aedes a

egypti, transmissor das arboviroses como dengue, zika e chikungunya.

De acordo com o gerente da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Émerson Oliveira, responsável pela coordenação da ação, Itabuna já está registrando casos de dengue e, por esse motivo, serão iniciados mutirões em toda a cidade. “Vamos começar pela região do Sarinha, porque os primeiros casos surgiram nessa região, quando se enfrentou a epidemia de dengue chikungunya e zika vírus, em 2016”, explica.

O Mutirão de Combate à Dengue para a realização de atividade educativa e de ações de limpeza, recolhimento de materiais inservíveis, como pneus, garrafas, vasilhames PET, etc., contará com o envolvimento de equipes da Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Básica, Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde; Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo e da Biosanear, empresa responsável pela coleta domiciliar de lixo.

Émerson Oliveira explica que em razão da pandemia do novo coronavírus, as visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde estão suspensas por decisão do Ministério da Saúde. “Por conta disso, medidas alternativas estão sendo adotadas na tentativa de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, informa.

Dentre estas as ações estão a limpeza de terrenos baldios, recolhimento todo material jogado nestes locais e em quintais que sirvam de depósitos da água da chuva; bloqueios de transmissão, com aplicação de inseticida pelo tradicional fumacê, através de bombas costais (trabalho manual) e perifocal (motorizado), além de promover o trabalho educativo e de orientação da população.


“Adotamos essas medidas preconizadas, mas estamos aguardando novas orientações do Ministério da Saúde sobre o que mais se poderá fazer para substituir as visitas domiciliares dos agentes”, finaliza Emerson Oliveira.

Iniciado hoje cadastro para

distribuição do peixe


Pessoas residentes em Itabuna, que vivem em condição de pobreza e de extrema pobreza, estão sendo cadastradas a partir desta quarta-feira, dia 24, por técnicos da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza para receberem o tradicional peixe da Semana Santa.

A secretária Andrea Castro informou que para evitar aglomerações, o cadastro será feito nos CRAS de abrangência de cada bairro. Ela explicou que “ao fazer o cadastro, a pessoa já sabe o local que vai receber o peixe”. Itabuna conta atualmente com três Centros de Referência de Assistência Social, e dois itinerantes.

O cadastramento, que começou a ser feito nesta quarta-feira, vai até a próxima sexta-feira, dia 26, das 8 às 14 horas, nos CRAS e na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, de acordo com o bairro do assistido. Para realizar o cadastro, é preciso apresentar o número de NIS e estar inscrito no CadÚnico.

Andrea Castro acrescentou que a distribuição do peixe será feita nas próximas terça e quarta-feira, dias 30 e 31, nas escolas da rede municipal.

Boletim Covid-19 – 24.03.2021





Nest
quarta-feira, dia 24, a Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou novos indicadores sobre a Covid-19 em boletim. Itabuna registra 25.078 casos de pacientes curados, 25.972 casos confirmados, sendo 429 casos ativos; 29 internados em UTI, 42 em leitos clínicos e 465 óbitos. 

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.


Ascom/Prefeitura de Itabuna

Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...