sábado, 6 de abril de 2019

Governo do Estado lança plano que vai orientar políticas públicas entre 2020 e 2023


Metas, prioridades, participação da sociedade civil e, principalmente, muitas parcerias. O Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, que vai orientar o Governo da Bahia nos próximos quatro anos, foi lançado pelo governador Rui Costa nesta sexta-feira (5), no auditório da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em Salvador. “É assim que eu quero que a gente construa esse PPA. Sem medos, sem receios, mas também sem ilusões. No mais, o último pedido é que consigamos mobilizar os entes municipais, as câmaras de vereadores, em uma grande rede com metas e objetivos comuns para comemorarmos juntos os resultados em 2023”, disse Rui Costa.

O secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, destacou que o Plano Plurianual Participativo é uma peça que vai se somar ao programa de governo que já conta com a participação popular. “No PPA, nós realizamos um processo com reuniões territoriais, com o envolvimento da sociedade, dos setores produtivos, culturais, a questão da educação, saúde, infraestrutura, e, principalmente, a integração da Bahia, nos seus 27 territórios de identidade. É a participação popular orientando o Estado na sua estrutura de planejamento e execução, e este se voltando para a sociedade, dentro de uma estrutura orçamentária e financeira, para transformar as necessidades em realidade”, destacou Pinheiro.

FTC promove qualidade de vida com a Faculdade Aberta da Terceira Idade




Oficinas movimentam idosos na busca de vida mais saudável

que acontece com nosso corpo quando envelhecemos? Como prevenir doenças na terceira idade? Quais os direitos do idoso e quem deve assegurá-los? Estes e outros questionamentos têm movimentado idosos de Itabuna e de cidades vizinhas que participam das oficinas da Faculdade Aberta da Terceira Idade (FTerCeira Idade), que é mantida pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), na busca de novos conhecimentos que possam assegurar-lhes um envelhecimento saudável.
Implantada em 2010 no campus da FTC Itabuna, o projeto FTerCeira Idade surgiu com o objetivo de proporcionar aos idosos um espaço de multiplicação de conhecimentos numa perspectiva de desenvolver novos saberes capazes de promover uma melhor qualidade de vida, levando em conta aspectos como socialização, prevenção de doenças e cuidados com a saúde, manutenção e garantias de direitos,  alimentação saudável, economia doméstica, além de questões ligadas ao meio ambiente, inclusão digital, elevação da autoestima e preservação da memória.

Roberto de Souza apresentou programa movido pela emoção

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas
Fernando Gomes, Fabio Ferreira , Hélio Fonseca, Marcelo Santos,  Paulo Lima e Mateus Feitosa.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, listras, barba e óculos de solCom muita emoção quando o comunicador foi às lágrimas na reabertura do programa “Resenha da Cidade”, na manhã deste sábado 6, às 10h, Roberto de Souza, foi muito cumprimentado por seus colegas de comunicação e diversas autoridades politicas, jurídicas e empresariais.  Com muita emoção e alegria Roberto de Souza levou a edição até ao seu final.

Muito agradecido, com a presença do Prefeito Fernando Gomes, dizendo acreditar que ele fará uma grande gestão, pelo o bem de Itabuna, recebendo as considerações e o reconhecimento do Prefeito, que o classificou, como um grande profissional. Outra autoridade que também desejo “a breve recuperação” de Roberto de Souza, entre muitas, foi o Senador Otto Alencar, via telefone, quando bateram um longo papo, com a participação do Prefeito Fernando Gomes.

Fernando Gomes aproveitou a oportunidade, e solicitou do Senador para ele agilizar um projeto já em andamento, com os recursos já alocados para a construção de mais uma ponte para Itabuna. Fernando Gomes também convidou o senador Otto Alencar para a inauguração do novo Teatro, que levará o nome da atriz Candinha Dórea. Inauguração já programado para o dia 26 de Julho, deste ano, fazendo parte das comemorações do Dia da Cidade, que acontece no dia 28 de Julho, quando recebeu o sinal positivo do Senador.

Ao final, Roberto de Souza expondo a dureza do tratamento de sua enfermidade, através dos microfones da Rádio Nacional de Itabuna e agradecendo as mensagens de todos, pelo o seu restabelecimento, informou de que no próximo sábado estará novamente apresentando o programa, confiando na força de Deus e, de que, tudo dará certo. 

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Oração Poderosa para Fechar o Corpo

ROBERTO DE SOUZA RETORNA NESTE SÁBADO À NACIONAL


Roberto de Souza de volta ao rádio 

Após cerca de 120 dias afastado dos microfones, o comunicador Roberto de Souza, uma das maiores audiências do rádio Grapiúna, retorna com o seu programa: Resenha da Cidade, neste sábado, 06, apresentado pela Radio Nacional de Itabuna. Roberto de Souza se afastou, mas o programa ficou no ar, apresentado por seus colegas, que estão bastante alegres com a sua volta, gerada para um tratamento de saúde na capital do Estado.

Com um retorno cheio de esperança, Roberto de Souza, amanhã no Prefixo 870, estará entrevistando, o prefeito Fernando Gomes, o presidente da CDL, Carlos Lehay, o presidente da OAB Regional Sul, Edmilton Carneiro e o ex-presidente da entidade no Estado, Dinailton Oliveira, além do secretário de administração, Dinailson Oliveira (Son).

O retorno de Roberto de Souza está sendo esperado, das 10h às 12h, com muita expectativa, por todos seus colegas, amigos e ouvintes.  Sucesso!       

MORDOMIA AMEAÇADA


Senador Reguffe, no Fiat Mobi, propõe o fim da mordomia motorizada
Do- Diário do Poder - Apenas cinco dos 81 senadores dispensam carrão oficial com motorista e placa preta, e um deles, Antônio Reguffe (sem partido-DF), é o autor de um projeto no Senado que extingue a mordomia de uma vez, em todo o território nacional. Avesso a privilégios, Reguffe tem 9 assessores, enquanto outros somam até cem, e há anos “pilota” em Brasília o seu Mobi, o carro popular da Fiat. O Senado informou que, além de Reguffe, outros quatro senadores recusam carros oficiais. A informação é do jornalista Claudio Humberto, colunista do Diário do Poder.
Os senadores Alessandro Vieira (PPS-SE), Confúcio Moura (MDB-RO), Eduardo Girão (Pros-CE) e Jorge Kajuru (PRP-GO) usam seus carros.
O projeto de lei 547, de Reguffe, proíbe carros oficiais de autoridades públicas, exceto o presidente da República, como Chefe de Estado.
O projeto de Reguffe foi aprovado na CCJ, mas aguarda há 50 dias que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, defina seu relator.
Os presidentes da Câmara e do Senado parecem ter vergonha do carro oficial. Eles usam carros placas de carro “particular”, na verdade  placa “fria”.

Avó que jogou bebê pela janela tem prisão preventiva decretada pela Justiça

Criança, que está em estado grave, teve convulsão e deve precisar de cirurgia


Do – Correio da Bahia - A dona de casa Eli Machado de Souza, 53 anos, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça, após passar por audiência de custódia nesta quinta (4). Ela foi presa em flagrante nesta quarta-feira (3), após arremessar o neto de dois meses pela janela do primeiro andar do prédio onde mora. A criança caiu de uma altura de aproximadamente seis metros.
De acordo com o juiz Horácio Moraes Pinheiro, do Núcleo de Prisão em Flagrante, o pedido feito pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) foi acatado “diante da necessidade de garantia da ordem pública e a conveniência da instrução criminal”.    Ainda segundo o magistrado, após o inquérito policial apontar que a suspeita é portadora de transtornos mentais, “a matéria deverá ser aferida pelo juízo da causa, não sendo este momento oportuno para tal análise”.
Horácio também justificou a conversão da prisão em flagrante em preventiva, dizendo que as alternativas de privação de liberdade “são insuficientes e inadequadas para impedir novas lesões à ordem pública”. O juiz ainda afirmou que, neste caso, está demonstrada a prática do crime e o indício de autoria.
O crime que pode levar à pena de 20 a 30 anos de prisão.
Bebê está em estado grave

RONALDÃO CHAMA MANGABEIRA DE IMORAL, INDECENTE E DESEQUILIBRADO

Do - ipolitica.blog.br -  O vereador Ronaldão (PMN) teceu duras críticas ao presidente do PDT de Itabuna, Antônio Mangabeira. No plenário da Câmara de Vereadores, o parlamentar disse inicialmente que o ex-candidato a deputado federal é desequilibrado. Essa resposta um tanto, ríspida, é em função de Mangabeira ter distribuído panfletos pela cidade acusando os vereadores de estarem participando de um esquema para a venda da EMASA (relembre aqui).
Os comentários prosseguiram com Ronaldão afirmando que Mangabeira é “indecente e imoral (e não dá pra ser um político)”, pelo fato de que até o único vereador do PDT, Enderson Guinho, foi acusado irresponsavelmente pelo mesmo, atacando assim o próprio partido. Ronaldão seguiu afirmando que “pela ganância de ser prefeito, Mangabeira desrespeitou professores, policias, pastores e todos os demais integrantes da casa”.

LEIA MAIS...

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Sesttran prorroga o prazo da “Vistoria Anual Obrigatória para Taxistas”


 A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran prorrogou o prazo para a realização da Vistoria Anual Obrigatória/2019, voltada aos Permissionários do Serviço de Táxis de Itabuna. A medida foi publicada (através da Portaria Sesttran Nº15/2019) no Diário Oficial do Município, na última terça-feira (02).

O prazo para a realização das Vistorias Documental e Veicular para os Taxistas, que a princípio acabaria no dia 28 de março, agora se estenderá até o próximo dia 02 de maio/2019. Segundo o Assessor da Divisão de Transportes Especiais da Sesttran, Pedro Miguel K. Júnior, “cerca de 60 profissionais taxistas não compareceram ao órgão para realizar a vistoria obrigatória, o que motivou a prorrogação do prazo. Devido ao não comparecimento, esses profissionais serão penalizados com o pagamento da  multa de uma UFM (Unidade Financeira Municipal, no valor de R$ 102,68) conforme legislação vigente. 
Ainda segundo o Assessor, o não comparecimento após o término da prorrogação do prazo implicará no cancelamento definitivo do alvará do permissionário”, conclui. Os taxistas deverão comparecer à Sesttran, (Bairro Lomanto), no horário de 9h às 15h, para realizar a vistoria junto à Diretoria de Transportes da Sesttran. ASCOM/SESTTRAN


Itabuna sedia Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa


  
Teve início na manhã desta quinta-feira (04), no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), a 1ª Conferência Territorializada Litoral Sul dos Diretos da Pessoa Idosa. O evento que está sendo realizado pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal do idoso, tem como tema central “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. A expectativa é que o encerramento ocorra às 18 horas, com a eleição dos delegados que irão representar o Litoral Sul na Conferência Estadual.

Reunindo diversas personalidades e representantes de diferentes categorias que trabalham na defesa dos direitos da população idosa, a abertura da Conferência foi marcada por uma programação que alternou discursos, informação e apresentações culturais, como o recital de poesias realizado pelo Clube dos Poetas do Sul da Bahia. Ainda na abertura, a secretária de Assistência Social, Sandra Neilma homenageou a professora Zélia Lessa, que aos 92 anos compareceu à Conferência para receber as homenagens pela contribuição ao desenvolvimento de Itabuna.

Prefeitura atende solicitação para o uso do cartão de Passe Livre sem acompanhante



Na tentativa de buscar uma solução para uma demanda que tem sido apresentada há vários meses à Associação Grapiúna de Paraplégicos (AGP) por dezenas de deficientes físicos e visuais de Itabuna, referente ao bloqueio do cartão de passe livre caso seja utilizado sem a presença de um acompanhante, representantes da AGP se reuniram na manhã desta quinta-feira (04) com o Secretário de Administração Dinailson Oliveira e a Secretária de Governo, Maria Alice Pereira, no Centro Administrativo Firmino Alves.

O vereador Ronaldo Geraldo dos Santos (Ronaldão), que sempre está atento prestigiando as reuniões que ocorrem na sede do Executivo Municipal com a presença de representantes da comunidade itabunense, participou da reunião e externou a sua disponibilidade em ajudar no que for preciso. O vice-presidente da AGP, Bruno Santos, acompanhado por um grupo de deficientes visuais, pleiteou a necessidade de alteração do Decreto de nº 13.030, de 17 de Agosto de 2018, que regulamenta a utilização do Passe Livre para pessoas portadoras de deficiência.

Antigo espaço que era ocupado por “lixão da Urbis” ganhará melhorias



A parceria entre o Município e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vai transformar o espaço ao lado do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Darcy Ribeiro, na zona sul de Ilhéus. O “lixão da Urbis” vai ganhar uma estação elevatória, calçada, pavimentação, pista de skate e uma pracinha de convivência.
O prefeito Mário Alexandre (Marão) esteve no local junto com engenheiros da concessionária, na quarta-feira (3), para anunciar as melhorias. A previsão de entrega das melhorias é para o próximo mês de junho. Segundo engenheiros da Embasa, a estação elevatória que será construída na área cedida pela Prefeitura, servirá para recalcar o esgoto da região para o novo sistema de tratamento situado na saída para o município de Buerarema.
Além da unidade de tratamento, o projeto visa ainda construção de passeios e área totalmente urbanização. No local, as equipes executam serviços de preparação das redes coletora, interceptora, elevatória e estação de tratamento.
Marão reconhece a amplitude do impacto da área em estado de conservação. “O descarte irregular de resíduos prejudica o meio ambiente. Há mais de uma década isso aqui era alvo de muitas críticas, além de ser um desrespeito com o meio ambiente. Resolvemos o problema retirando toneladas de lixo, e finalmente agora, em parceria com a Embasa, o espaço será transformado, devolvendo a dignidade para nossas crianças e famílias”, salientou.    
Estações elevatórias – São unidades de tratamento de esgoto que contam com bombas hidráulicas e tanques que aumentam a pressão do líquido em um sistema de captação ou distribuição da água limpa ou proveniente de efluentes e esgotos.
Desse modo, é possível bombear água de áreas mais baixas para sistemas de tratamento que estão em um nível mais elevado. O prefeito lembrou que a zona sul, exceto Pontal passa por uma revisão e ampliação do sistema de esgotamento sanitário, executado pelo governo baiano.
Horários das coletas de lixo em Ilhéus

REPARAÇÃO DE DANOS: Braskem pode pagar R$500 mil para cada imóvel atingido por afundamento em Maceió

Do - Diário do Poder - O pedido do Ministério Público Estadual e da Defensoria Pública de Alagoas pelo bloqueio de R$ 6,7 bilhões da Braskem, ajuizado ontem (2), tenta garantir recursos da mineradora para ajuda humanitária e reparo de danos materiais, ambientais e morais envolvendo mais de 30 mil pessoas de três bairros de Maceió (AL). A cifra foi calculada levando em conta diversas ações a serem financiadas, após uma eventual condenação da subsidiária da Braskem, entre elas, a reparação fixada em R$ 100 mil por pessoa, por danos morais; e em R$ 500 mil, por imóvel desocupado nas áreas já definidas como de risco, no bairro do Pinheiro.
“Precisamos reparar esses danos de forma individual e coletiva. Mas o mais importante agora é passar uma mensagem para a população: ‘Existem instituições sérias resguardando o direito dessas pessoas. Nós não abriremos mão de proteger a população atingida. Não existe poder econômico nem empresa, com capital que tenha lá os milhões que tiver, que seja capaz de obstacular o caminho do MP e da Defensoria Pública. Nosso patrão e nosso norte será a defesa da população atingida'”, disse o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.
Depois de listar oito evidências de que a Braskem deve ser responsabilizada pelo afundamento do solo nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, o pedido formalizado à Justiça calcula que R$ 28,9 milhões devem ser bloqueados somente para garantir um ano de aluguel social de R$ 1 mil para os moradores dos 2.415 imóveis das áreas vermelha (514 imóveis); laranja (1.569) e amarela (332) do bairro do Pinheiro.
Para estes mesmos imóveis em risco de desabamento no bairro do Pinheiro, os integrantes do MP e da Defensoria Pública calcularam que, se os imóveis tiverem uma média de avaliação imobiliária em torno de R$ 500 mil, o bloqueio de R$ 1,2 bilhão para cobrir os danos materiais.
Tais reparações foram calculadas apenas para o bairro do Pinheiro, mas foram fixados em R$ 2,4 bilhões os valores iniciais para reparação de danos materiais e alugueis sociais nos bairros do Mutange e Bebedouro, que integram o decreto de calamidade pública publicado na semana passada pelo prefeito Rui Palmeira (PSDB).
O pedido de bloqueio bilionário assinado por cinco promotores, dois defensores e pelos chefes do MP, Alfredo Gaspar, e da Defensoria, Ricardo Melro, ainda pede que sejam resguardados R$ 100 mil por morador dos três bairros, para reparar os danos morais da população. O que atingiria um montante de R$ 3 bilhões com tais indenizações por danos morais.
“Embora danos materiais tenham atingido determinadas regiões dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, os danos imateriais alcançaram toda a comunidade local, que está assistindo o contínuo afundamento de bairros históricos, levando com ele sonhos, como o da casa própria e histórias de vida. […] Essa mesma população/vítimas, por mais de um ano, foi obrigada a conviver com a incerteza, angústia, e insegurança causadas pela dúvida sobre o potencial afundamento dos bairros e o desmoronamento de casas, escolas, hospitais e estabelecimentos comerciais etc”, diz um trecho do pedido da medida cautelar.
Entre os argumentos para garantir que o montante solicitado para bloqueio pode ser suportado pela Braskem, o MP e a Defensoria relatam que a mineradora registrou lucro líquido de R$ 4 bilhões, em 2017; e de R$ 2,9 bilhões, em 2018, conforme sites da bolsa de valores de São Paulo e da própria Braskem.
As instituições ainda preparam ação civil pública principal para reparação de danos às vítimas e outros necessários à recuperação ambiental da área degradada.

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Prefeitura de Ilhéus e Corpo de Bombeiros planejam ações de segurança nas praias


Para que o saldo positivo do verão de 2019 de Ilhéus se repita em 2020, ações conjuntas de segurança já estão sendo planejadas, a fim de garantir maior segurança para os moradores e turistas nas praias da cidade. Este e outros assuntos foram discutidos pelo prefeito Mário Alexandre (Marão), na tarde de terça-feira (2), com o major Ednei Factum, comandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar de Ilhéus, e o cabo Caetano.
Graças ao trabalho conjunto entre Corpo de Bombeiros Militar e Prefeitura, através dos salva-vidas, o verão de 2019 em Ilhéus foi tranquilo, sem óbitos e com diminuição de ocorrências de resgate ao mar. “Isso é fruto de um trabalho coletivo e comprometido. É preciso traçar estratégias para prosseguir avançando, e garantir mais segurança aos nossos banhistas”, salienta o prefeito.
Saldo positivo - Segundo o major Ednei Factum, os dados do ano de 2019 retratam um quadro positivo em relação ao trabalho desenvolvido nas praias de Ilhéus neste verão, e ressalta a importância de ampliar e intensificar as ações nas praias. “No verão de 2019, atuamos nas proximidades da Cabana Costa do Cacau, na Praia do Sul, e nossa intenção é o serviço para outras praias do município”, adianta o comandante.

Policlínica Regional de Saúde em Itabuna vai atender 31 municípios do Sul da Bahia

As obras da Policlínica Regional de Saúde do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Itabuna e Ilhéus seguem em ritmo acelerado e devem estar concluídas no segundo semestre deste ano. Com investimentos de R$ 27 milhões do Governo da Bahia, a policlínica atenderá 31 municípios do Sul da Bahia. A unidade de saúde, que está sendo construída em Itabuna,  oferecerá uma série de especialidades médicas, a exemplo de angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia.

Também serão oferecidos serviços como ressonância magnética, tomografia, mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, eletromiografia, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, entre outros, ligados às especialidades de oftalmologia.

Além disso, serão realizados procedimentos como vasectomia, cauterização, pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético, além de biópsias de mama, tireóide, próstata, dérmica, gastroenteral. O Governo do Estado irá adquirir 16 micro ônibus para o deslocamento dos pacientes e acompanhantes até Itabuna.
  
Consórcio Intermunicipal

terça-feira, 2 de abril de 2019

Reunião discute retomada do Programa de Aquisição de Alimentos em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna está trabalhando para retomar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município. Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (02), secretários municipais e representantes de cooperativas e dos produtores rurais deram mais um passo para retomada do Programa que atenderá aproximadamente 190 pequenos produtores da Agricultura Familiar cadastrados no município, que estejam com documentação atualizada. 

Presente na reunião, a secretária de Governo, Maria Alice cobrou agilidade da equipe de trabalho que desenvolve o PAA, destacando a importância do programa para a economia de Itabuna, já que sua execução gera renda aos moradores de diversas comunidades rurais do município. “É um projeto que beneficia a todos nós e por isso, todas as secretarias devem estar alinhadas em prol desse programa”, disse.

O secretário de Administração, Dinailson Oliveira saiu otimista do encontro e garantiu que o município está empenhando em viabilizar a reativação do programa. Segundo Jorge, “o PAA incentiva o produtor a aumentar a sua produtividade e contribui com o desenvolvimento social e econômico do município”.

Itacaré discute propostas de políticas públicas para o idoso

Itacaré já confirmou presença na I Conferência Territorializada Litoral Sul dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, que acontecerá nesta quinta-feira, dia 04 de abril, no Auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC/Campus Itabuna). O evento será realizado das 8 às 17h30mim e tem como principal objetivo discutir propostas conjuntas de políticas públicas voltadas para a pessoa idosa.
E foi com foco nessas propostas que a Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou nesta segunda-feira, dia 1º de abril, a Reunião Ampliada para a Conferência Territorial do Idoso. O evento aconteceu no Clube Municipal Pirajá e foi aberto a todos os idosos do município, da sede e da zona rural, num momento importante para discutir junto com todos os segmentos as Políticas Públicas para os Idosos. No encontro foram debatidas propostas e sistematizadas ações do município de Itacaré para que sejam apresentadas e defendidas pelos representantes da cidade na Conferência Territorializada Litoral Sul.

Mulheres da Santa Casa

Lânia Peixoto e a tarefa de gerenciar um dos maiores sistemas públicos de saúde: o SUS

Psicóloga com Pós-graduação em Neuropsicologia, ela possui MBA em Gestão Hospitalar e nos conta sobre sua trajetória profissional e o trabalho que desenvolve na Santa Casa. Estamos falando de Lânia Peixoto, uma das mulheres notáveis que a nossa instituição agrega.

A psicóloga iniciou na Santa Casa de Itabuna em abril de 1994 como secretária da diretoria médica. Em fevereiro de 2009 foi promovida a gerente administrativa, quando assumiu o Hospital São Lucas. Após nove anos no cargo, ela foi para a gerência SUS, onde está atualmente. “É uma tarefa desafiadora onde o aprendizado é constante”, diz.

Além de suas atribuições referentes ao cargo, ela é hoje a pessoa responsável pelo grande trabalho social promovido pela Santa Casa todo mês nas comunidades carentes: o projeto “Santa Casa nos Bairros”.

Lânia vê uma crescente atuação das mulheres no mercado de trabalho e em especial, dentro da Santa Casa. “Isso é muito bom”, fala. Tanto que, para ela, ocupar um cargo dessa natureza é de suma importância para a sua vida e sua carreira. “É de um crescimento profissional, ímpar. Apesar da grande responsabilidade, é prazeroso porque enquanto gestora, a gente precisa estar à frente determinando metas e objetivos, organizando fluxos e dirigindo atividades para avaliarmos resultados, buscando sempre melhorá-los”, expõe.

Ilhéus terá várias ações em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril, várias ações de conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) devem ser realizadas durante toda a semana em Ilhéus. Nesta terça-feira, um ato de sensibilização e mobilização sobre o tema reuniu representantes de instituições e do poder público, em frente à Câmara de Vereadores, com palestras e distribuição de panfletos. 

A iniciativa foi coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), por meio do Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie), em parceria com a Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae), Lions Club de Ilhéus e Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM). Estiveram presentes, o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, e a coordenadora da Média e Alta complexidade, Érica de jesus.

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Estudo da ANA aponta perspectiva de aumento do uso de água no Brasil

Resultado de imagem para nascente de água
Estudo da ANA aponta perspectiva de aumento do uso de água no Brasil até 2030

Levantamento também apresenta municípios e estados que mais retiram água por tipo de uso do recurso. Evaporação de água nos reservatórios também é calculada

A cada segundo são utilizados, em média, 2 milhões e 83 mil litros de água no Brasil (ou 2.083 metros cúbicos por segundo). Em 1931, eram utilizados apenas 131 mil litros por segundo – 6,3% do uso atual. O uso da água deverá crescer 24% até 2030, superando a marca de 2,5 milhões de litros por segundo. Estas informações constam do Manual de Usos Consuntivos da Água no Brasil, elaborado pela ANA, e que traça um panorama das demandas pelos recursos hídricos em todos os municípios brasileiros, entre 1931 e 2030.

Este estudo explica as metodologias aplicadas nas estimativas, fruto de uma profunda revisão dos métodos e das bases de dados disponíveis. Um uso é considerado consuntivo quando a água é consumida, total ou parcialmente, no processo a que se destina, não retornando diretamente aos corpos hídricos de onde foi retirada.

Evolução da retirada de água no Brasil, por setor (1931-2030), em m³/s

BUERAREMA:


PREFEITO VINICIUS EXILA O PAI E SE ISOLA NA POLITICA LOCAL

Prefeito Vinícius
Uma rivalidade velada permeia o ambiente da politica de Buerarema, descumprido os acordos políticos anteriores, entre o pai, o ex-prefeito Orlando Filho e o seu filho, o inexperiente prefeito que abriu mão do seu principal apoiador (seu pai), se aproximando de outros atores sem expressão politica local. 

Outra novidade que esse blog apurou, é que com isso,  colocou a população em alerta e perplexa com essa proximidade do prefeito, com um personagem antigo da politica, o ex secretario Arioston. Sem o capital politico de Orlando Filho a derrota do inexperiente prefeito Vinicius, já é vista pelos bueraremenses, como certa. A expectativa dos aliados e oposicionistas é saber se "o garoto" vai se submeter a um pedido de desculpa. 

Como uma velha Águia da politica, Orlando filho estar de camarote observando tudo. O ponto crucial desse rompimento aconteceu em uma sessão da câmara de vereadores quando o ex vereador José Eduardo e ex diretor de transporte do governo Vinicius fez sérias denuncias e anunciou o rompimento do grupo. “Deslumbrado e vaidoso, o prefeito caminha para uma derrota certa. Ofuscar o brilho do pai, desconhecer o seu legado define a personalidade do referido gestor. Se ele não considerou o próprio pai, imagina um simples aliado”. Disparou um ex-correligionário.

Melhorias das feiras livres de Itabuna são discutidas



         A Prefeitura de Itabuna segue empenhada em revitalizar os espaços públicos, melhorando a qualidade de vida da população. Seguindo uma determinação do prefeito Fernando Gomes, técnicos de diversas secretarias municipais montaram uma força tarefa para traçar um diagnóstico dos principais problemas que são enfrentados pelos consumidores e comerciantes das feiras livres do município. Na semana passada, secretários e integrantes da equipe de trabalho da força tarefa se reuniram para definir as próximas etapas do projeto que prevê a revitalização destes locais.

         Após realizar visitas técnicas nas feiras do São Caetano, Califórnia, Pontalzinho e Centro Comercial, os representantes de força tarefa realizaram análises individuais dentro de cada departamento que participa do projeto e definiram uma série de intervenções que visam recuperar os espaços, tornando o ambiente mais salubre e propício ao comércio de alimentos.

Itabuna antecipa Vacinação contra a gripe

Resultado de imagem para foto Itabuna

          Seguindo o que orienta a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), Itabuna antecipará a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que começaria no dia 15, para o dia 10 deste mês, conforme adiantou a coordenadora da Rede de Frio da Secretaria de Saúde de Itabuna (SMS), Camila Britto. Ela adiantou que o cronograma de trabalho, em fase de conclusão, definirá qual o grupo prioritário será imunizado na primeira semana de vacinação. A campanha segue até o dia 31 de maio, tendo como dia D de mobilização nacional o dia 4 de maio.

          Ela disse que os lotes com as doses da vacina serão distribuídos semanalmente pela Sesab e a imunização acontecerá em todas as unidades de saúde, instalados no centro e nos bairros de Itabuna. A coordenadora da Rede de Frio de Itabuna ressalta a importância da vacina que tem como objetivo reduzir complicações, internações e mortalidade provocadas por infecções trazidas pelo vírus da influenza.

           A meta, segundo ela, é atingir 90% do público-alvo no município neste ano, lembrando que o Ministério da Saúde definiu como grupos prioritários crianças, gestantes, profissionais de saúde, além de idosos. Camila informou ainda que houve uma mudança na vacinação deste ano: as crianças agora podem ser vacinadas a partir de seis meses até seis anos de idade. No ano passado só podia receber a dose crianças com até cinco anos. 

  
Texto: Rosi Barreto
Fotos: Pedro Augusto

EMASA E INSTITUIÇÕES REALIZAM MAIS UMA AÇÃO AMBIENTAL


 Dando sequência ao programa de recuperação das matas ciliares, das nascentes dos rios e córregos afluentes do nosso Rio Cachoeira, a EMASA com o apoio do Tiro de Guerra, 007-Itabuna, e em parceria com as Universidades,  UFSB, UNIME, FTC, e UESC, realizaram no último sábado dia 30 de março, mais uma ação ambiental. Desta vez foi na área do condomínio Jubiabá, que fica nas margens da BR. 415, em Ferradas, por onde passa o Rio Jacaré, afluente do Rio Cachoeira, a montante da cidade.

No ano passado foram quatro ações deste tipo em locais degradados de nossa cidade,  este ano esta foi a primeira ação deste projeto. Segundo  o Engenheiro de Saneamento, Alfredo Melo, e a professora, e ambientalista Valerrie Nicollier, da Universidade Federa do Sul da Bahia,  o rio Jacaré, tem sua nascente no  município de Barro Preto, e a vinte anos  era límpido sem poluição aparente, porém as práticas humanas não recomendadas, e os esgotos do Presídio de Itabuna,  tornaram o rio Jacaré, muito poluído.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...