sábado, 13 de setembro de 2025

EUA podem impor novas sanções ao Brasil já na semana que vem

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi condenado pelo STF a 27 anos e três meses de prisão - (Foto: Gustavo Moreno | STF)
Previsão da ex-subsecretária de Defesa dos EUA, Jana Nelson, foi exposta em entrevista à CNN Brasil

Do -Diario do Poder - A semana seguinte à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já pode ser marcada pela aplicação de novas sanções dos Estados Unidos contra o Brasil. A previsão é da ex-subsecretária de Defesa do país norte-americano, Jana Nelson.

Para a analista, a ampliação do tensionamento do presidente Donald Trump com o desfecho do processo que motivou sanções anteriores deve resultar em represálias de natureza financeira para autoridades, restrições a vistos, bem como punir bancos que não efetivem as sanções que impossibilitam movimentações financeiras via sistemas internacionais.

Em entrevista à CNN Brasil, Jana Nelson se referiu à possibilidade de novos ministros da Suprema Corte do Brasil sejam alcançados por sanções como a que enquadrou o ministro Alexandre de Moraes na Lei Magnitsky. O relator da ação contra Bolsonaro foi tratado como violador dos Direitos Humanos e sofreu a punição máxima prevista na lei dos EUA contra um estrangeiro, que é classificada como uma “morte financeira”

A ex-subsecretária de Defesa dos EUA ponderou que a intensidade da reação de Trump pode ter sido dificultada pelo assassinato do ativista trumpista Charlie Kirk, que demandou esforço concentrado de Washington para investigar e punir Tyler Robinson, pelo homicídio cometido durante discurso em evento da Universidade Utah Valley


Estudantes da Uesc conquistam prêmios nacionais no Expocom 2025

Universidade se consolida como referência nacional em produções acadêmicas em Comunicação.

 

Estudantes do curso de Comunicação Social - Rádio, TV e Internet (RTI) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) foram vencedores em quatro categorias do 31º Prêmio Expocom - Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação, que premia os melhores trabalhos práticos da área de Comunicação. O resultado final foi divulgado durante o 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), realizado entre os dias 1º e 5 de setembro, na FAESA, em Vitória (ES).

Entre os premiados, David de Jesus Bela e Hugo Martins de Santana foram os campeões na categoria Vinheta, com o trabalho “Corpos dissidentes: falando de arte, amor e pertencimento". A dupla também foi premiada na categoria Produção Multimídia, com o projeto “Babel: no beat da periferia". O referido trabalho foi uma produção transmídia orientado pelo Prof. Rodrigo Bomfim.

Na categoria Ficção em Vídeo, o estudante Brendo Amaral Santos conquistou o prêmio com o trabalho “Alvo – Violência policial contra corpos negros no Brasil”, orientado pelas professoras Verbena Córdula e Betânia Barreto. Já o estudante Thalys Henrique Pereira Santos recebeu o reconhecimento em Direção de Fotografia com o projeto “O festim de Saturno”, também orientado pela profa. Betânia Barreto.

 A estudante Laysa Reis Trindade, ficou entre os cinco finalistas, vencendo a etapa regional com o trabalho "Intersecção", na categoria Filme de ficção curta metragem, realizado sob orientação da profa. Betânia Barreto.

 Realizado desde 1977, o Intercom é o maior encontro acadêmico da área da Comunicação no Brasil, reunindo estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais para debater temas ligados ao Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, Rádio, TV, Cinema, Produção Editorial e Mídias Digitais.

A Uesc já vinha acumulando conquistas em edições anteriores do Expocom e, em 2025, ampliou o número de indicações e de vitórias, consolidando-se como referência nacional em produções acadêmicas em Comunicação. ASCOM.

Confira mais notícias 

RENATO COSTA MEDICO ITABUNENSE RECEBE COMRNDA 2 DE JULHO

Dr. Renato Costa - foto: Jenisson Soares

Médico nefrologista Renato Borges da Costa é lembrado por legado pioneiro no sul da Bahia, com a Comenda 2 de Julho. 


Da redação - Renato Borges da Costa, médico nefrologista, nasceu em 26 de março de 1942, em Itiruçu. Quinto filho de Odilon Pires da Costa e Marieta Borges da Costa, formou-se em Medicina em 1968, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), concluindo residência e especialização no Rio de Janeiro e no Paraná, respectivamente.

Ao longo de sua carreira, destacou-se no eixo Ilhéus–Itabuna pelo atendimento a pacientes renais em estado crítico, agudos e crônicos. “Foram centenas de atendimentos e muitas vidas salvas”, ressaltou o deputado estadual Fabrício Pancadinha, ao lembrar os primeiros anos de atuação do homenageado, “um médico especializado e, acima de tudo, humano, desde o início dos anos setenta”.

Na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Renato Costa firmou-se como liderança ao lado dos colegas Calixto Midlej Filho e João Otávio. Juntos, implantaram o primeiro serviço de Nefrologia e Hemodiálise do interior da Bahia, com o Instituto de Neurologis e Patologia de Itabuna, posteriormente transformado no Centro de Estudos Professor Edgard Santos, em 1974, hoje uma Fundação.

Além desse marco, o Dr. Renato Costa fundou  o Instituto de Patologia e Neurologia de Itabuna, além da Unimed Itabuna e do Sicredi Itabuna, e realizou a primeira sessão de hemodiálise do interior baiano, consolidando sua contribuição pioneira para a medicina regional.

O deputado Pancadinha destacou ainda a prática de uma medicina “não argentária” por parte do homenageado, que jamais se pautou pela ganância ou pelo uso da profissão como meio de enriquecimento pessoal. “Seu maior valor foi a prestação de serviços e a valorização da vida humana”, frisou o parlamentar.

STF criou teatro, afirma Zucco sobre julgamento

líder da oposição deputado Zucco (PL-RS)

Deputado questiona imparcialidade da 1ª Turma do STF e antecipa recursos da defesa

Do -Diario do Poder ' O deputado Coronel Zucco (PL-RS) afirmou, nesta sexta-feira (12), que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) criou um ambiente de “insegurança jurídica” que deve gerar recursos por parte da defesa.

Zucco disse que a 1ª Turma está “contaminada” e tomou “posicionamentos políticos” durante o julgamento, que resultou na condenação de Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.

“Ali era uma cena, era um teatro. Eu estava a cinco metros dos ministros. Eles faziam uma construção, uma análise […] uma política-jurídica”, afirmou o deputado em entrevista ao portal Poder360.

Zucco contestou ainda a escolha da 1ª Turma como instância responsável pelo julgamento, comparando com o processo de Luiz Inácio Lula da Silva em 2018, que tramitou da 1ª instância até a 3ª. Ele afirmou que Bolsonaro deveria ter sido julgado como um cidadão comum.

A defesa poderá solicitar que o caso seja encaminhado ao plenário do STF, como já havia sido proposto anteriormente. Zucco afirmou que mecanismos internos direcionaram o processo a um colegiado que considera “contaminado”.

O deputado questionou qual seria a reação da esquerda em um cenário inverso.

“E se fosse o contrário? E se Lula fosse condenado por uma turma com três ministros indicados por Bolsonaro, inclusive um que tivesse sido advogado do próprio Bolsonaro?”, indagou Zucco


ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Prefeitura promove intervenções no trânsito para Triathlon 2025

Evento do Circuito Brasileiro de Triathlon passará por pontos turísticos da cidade

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Autarquia de Transporte e Trânsito (SUTRAM), realizará neste sábado (13) intervenções no trânsito para a realização do Triathlon Ilhéus 2025 – Brasil Super Series Multisports, válido como Campeonato Brasileiro e seletiva oficial para o Mundial de Abu Dhabi 2026. O evento já conta com mais de 300 atletas inscritos, entre brasileiros e estrangeiros.

O percurso da prova passará por importantes cartões-postais da cidade, como a ponte Jorge Amado, a Avenida Soares Lopes, o centro histórico e a praia do Cristo.

Para garantir a segurança de competidores e público, a SUTRAM iniciará as interdições a partir das 7h da manhã de sábado. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) também fechará a ponte Jorge Amado nos dois sentidos a partir do mesmo horário, sendo a alternativa para o acesso à Zona Sul a ponte Lomanto Júnior.

Principais pontos de interdição e fechamento:

* Ponte Jorge Amado: interditada nos dois sentidos, incluindo todo o acesso desde o letreiro “Ilhéus” (via ao lado da Elevatória de Esgoto da Embasa) até a frente do Restaurante Mangue Seco, sob supervisão da PRE.

* Avenida 2 de Julho: interditada parcialmente; da rotatória da Praia do Cristo até os quiosques ao lado da Catedral, o acesso será restrito a moradores e veículos de emergência. O trecho em frente ao Feijão do Jorge também estará fechado para a corrida.* Rua Coronel Paiva: totalmente interditada no trecho do Edifício Cidade Ilhéus.

* Rua Jorge Amado e Calçadão Jorge Amado: parcialmente interditados para a corrida.

* Avenida Soares Lopes: liberada para tráfego, com acesso à Catedral de São Sebastião e ao Outeiro, mas parte próxima à Catedral terá acesso restrito a moradores.

O evento reforça o compromisso da Prefeitura de Ilhéus com a prática esportiva, o turismo e a valorização de pontos turísticos da cidade.

 Circuito Brasileiro de Triathlon 2025, neste sábado, 13

Equipes da Prefeitura atuarão para garantir segurança, organização e o bem-estar de participantes e público

A Prefeitura de Ilhéus se prepara para receber, neste sábado (13), o Circuito Brasileiro de Triathlon – Brasil Super Series Multisports 2025, Triathlon Ilhéus: Onde Tudo Começou. Considerado um dos maiores eventos esportivos do país, a etapa é válida como Campeonato Brasileiro de Triathlon e seletiva oficial para o Mundial de Abu Dhabi 2026.

O cenário da competição será composto pela Ponte Jorge Amado, Avenida Soares Lopes, Centro Histórico e Praia do Cristo, reunindo mais de 300 atletas vindos de diversas regiões do Brasil e do exterior. Além de projetar Ilhéus para o cenário nacional e internacional, o evento fortalece o turismo e movimenta a economia local. Atletas da cidade tiveram isenção total na taxa de inscrição, incentivo que demonstra o apoio da gestão municipal ao esporte.

Para garantir a segurança, organização e o bem-estar dos participantes e do público, diversas secretarias municipais estarão mobilizadas. A Secretaria de Ordem Pública (SEMOP) contará com 18 salva-vidas, 60 guardas civis municipais (GCMs) e 19 fiscais de Posturas. A Autarquia de Transporte e Trânsito (SUTRAM) disponibilizará 60 agentes de trânsito para organizar o fluxo de veículos e pedestres.

A Secretaria de Saúde também estará presente com posto médico equipado, enfermeira, técnica de enfermagem e ambulância para atendimento imediato aos atletas e ao público. Além disso, a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer e a Secretaria de Turismo atuarão em apoio às atividades esportivas e de promoção turística durante o evento.

“O Triathlon faz parte da história de Ilhéus e traz visibilidade, desenvolvimento e orgulho para o nosso município. Estamos preparados para receber atletas e visitantes de todo o país, mostrando o potencial esportivo e turístico da nossa cidade”, afirmou o Prefeito Valderico Junior. 

Com essa grande mobilização, Ilhéus reafirma seu papel como berço do triathlon no Brasil, reforçando seu compromisso com o esporte, o turismo e o desenvolvimento econômico.

 Ilhéus recebe a Corrida CEPLAC - 10 Milhas Costa do Cacau

Atletas vão percorrer 8,1 km e 16,2 km em um dos principais eventos esportivos da região

No domingo (14), Ilhéus será palco da Corrida CEPLAC – 10 Milhas Costa do Cacau, uma das principais provas de corrida da região. Com apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, o evento ocorre na sede da CEPLAC, na Rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna), com largadas programadas para às 07h.

Os participantes poderão escolher entre dois percursos: 8,1 km ou 16,2 km, em trajetos que passam por paisagens deslumbrantes da Costa do Cacau. Cada atleta inscrito recebe um kit com camiseta, número de peito e chip, garantindo organização e segurança durante a prova.

As inscrições seguem abertas e podem ser feitas pelo site races.com.br ou através da bio do Instagram oficial do evento @10milhascostadocacau. Os melhores colocados serão premiados com troféus e premiação em dinheiro, distribuídos em diversas categorias.

A Corrida CEPLAC é mais uma oportunidade de unir esporte, saúde e turismo, mostrando Ilhéus como cidade que incentiva a prática esportiva e valoriza o bem-estar da população.

 Ilhéus marca presença no III Congresso Nacional de Contabilidade Pública em Brasília

Município reafirma protagonismo na modernização da gestão fiscal e tributária

Nesta quinta-feira (11), a Prefeitura de Ilhéus marcou presença no III Congresso Nacional de Contabilidade Pública, realizado no auditório da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília. O evento reuniu gestores, especialistas e representantes de diversos municípios para discutir avanços e desafios da contabilidade pública no Brasil.

O município foi representado pelo auditor fiscal de carreira Lúcio Gomes, que ministrou palestra em um dos painéis do congresso, e por Antônio Moreira, gerente de Orçamento, que acompanhou os debates e reforçou a importância da integração entre planejamento e contabilidade pública na adaptação ao novo modelo. Segundo Moreira, o alinhamento entre orçamento e gestão fiscal será determinante para assegurar o equilíbrio das contas municipais no período de transição.

Ilhéus já vem adotando medidas práticas para acompanhar o processo de mudança. A administração municipal designou servidores para participar das discussões nacionais e integra o Pré-Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), com a participação do auditor Lúcio Gomes no Grupo Técnico da Tesouraria (GT7). O grupo é responsável por propor normativos e soluções nas áreas de contabilidade, tecnologia da informação e gestão fiscal, garantindo que os municípios tenham voz ativa no processo.

Com essa participação estratégica, Ilhéus reafirma seu protagonismo no debate sobre a Reforma Tributária e seu compromisso em modernizar a gestão pública, fortalecendo a arrecadação, a transparência e a qualidade dos serviços prestados à população.

Distrito de Inema e Sambaituba celebram Novenário em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Prefeitura de Ilhéus apoia festividades religiosas e convida para missa festiva neste domingo (14), às 10h, em Inema

Os distritos de Inema e da Comunidade de Sambaituba realizaram, ao longo da última semana, o tradicional Novenário em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O evento religioso, que faz parte do calendário cultural e espiritual da região, reuniu fiéis, moradores e visitantes em momentos de oração, fé e devoção.

Neste domingo (14), a programação encerra-se com missas festivas nos dois locais. Em Inema, a celebração será realizada às 10h, reunindo a comunidade para um momento de fé e confraternização, em Sambaituba, será realizada neste sábado (13), uma missa e procissão às 18h. 

A Prefeitura de Ilhéus apoia as festividades, reconhecendo a importância cultural e religiosa do evento para os distritos e reforçando o compromisso em valorizar as manifestações populares que fortalecem a identidade do município.

 Prefeitura esclarece alterações no trânsito durante Triathlon e reforça importância do evento para Ilhéus

Evento esportivo internacional movimenta turismo, projeta a cidade no cenário nacional e mundial e incentiva atletas locais

A Prefeitura de Ilhéus esclarece que o fechamento temporário da Ponte Jorge Amado, neste sábado (13), foi necessário para a realização do Triathlon Brasil Super Series Multisports, etapa válida como Campeonato Brasileiro e seletiva oficial para o Mundial de Abu Dhabi. O evento, que marca o retorno das competições internacionais à cidade, reúne atletas de todo o país e promove o turismo esportivo, trazendo visibilidade para Ilhéus.

Durante a prova, o tráfego de veículos foi direcionado para a Ponte Lomanto Júnior, garantindo a segurança dos competidores e do público. A medida de reordenamento de trânsito é adotada em grandes eventos esportivos em todo o mundo, como forma de assegurar a integridade dos participantes e da população.

Reforçando seu compromisso com o incentivo ao esporte local, a Prefeitura de Ilhéus assegurou que os atletas do município estivessem isentos de qualquer taxa de inscrição, permitindo maior participação dos competidores da cidade na disputa. A iniciativa demonstra o esforço da gestão municipal em valorizar talentos locais e estimular a prática esportiva.

O Triathlon reforça o papel de Ilhéus como destino de esportes e turismo, movimentando hotéis, bares, restaurantes e serviços, além de estimular a economia local. A Prefeitura destaca ainda que o planejamento envolveu diversas secretarias para minimizar impactos e garantir o sucesso da competição. - SUCOM.

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

COP Mata Atlântica no Sul da Bahia

 Uesc e UFSB promovem COP Mata Atlântica – Hileia Baiana no Sul da Bahia. O evento é gratuito e aberto ao público

Campus Professor Soane Nazaré de Andrade

O Campus Professor Soane Nazeré de Andrade, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), sediará, em 14 de outubro de 2025, a etapa final da COP Mata Atlântica – Hileia Baiana, evento organizado em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A iniciativa reunirá cientistas, povos tradicionais, movimentos sociais e gestores públicos para discutir o papel estratégico da Mata Atlântica no enfrentamento da crise climática.

Com etapas realizadas também em Teixeira de Freitas (15 e 16 de setembro) e Porto Seguro (20 a 26 de setembro), a conferência busca consolidar o Sul e o Extremo Sul da Bahia como espaços de articulação para a ação climática, a conservação da biodiversidade e o fortalecimento da governança ambiental. A proposta é conectar soluções locais às discussões globais da COP 30, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA).

Conhecida como Hileia Baiana, a porção da Mata Atlântica que abrange a região abriga uma das maiores concentrações de povos indígenas e comunidades quilombolas do Brasil, além de agricultores familiares, pescadores, marisqueiras e assentados da reforma agrária. A programação da COP será organizada em três eixos — conhecimento científico e tradicional, políticas públicas e parcerias — com previsão de produção de documentos e propostas a serem encaminhados a órgãos competentes.

Entre as ações, destacam-se o lançamento do audiovisual Vozes da Mata Atlântica para a COP 30, a ser exibido em Belém e em São Paulo, e atividades simbólicas como o plantio de mudas nativas para compensação de carbono. O evento é gratuito e aberto ao público, com inscrições no local. Para atividades externas aos campi universitários, haverá taxa apenas referente ao almoço, mediante formulário eletrônico de inscrição.

Para a Uesc e a UFSB, a COP Mata Atlântica – Hileia Baiana representa um marco na mobilização regional em defesa do bioma mais ameaçado do país, unindo ciência, saberes tradicionais e políticas públicas para enfrentar os desafios ambientais e sociais. A expectativa é de que os resultados reforcem a visibilidade da Mata Atlântica no cenário nacional e internacional, contribuindo para que o bioma tenha voz ativa na COP 30. ASCOM.

Programação completa aqui


Pena de Bolsonaro é maior que a de Lula, condenado por corrupção

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). (Foto: Ricardo Stuckert/PR).

Petista teve processos anulados e ficou preso por apenas 580 dias

Do-Diário do Poder - A pena imposta pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a Jair Bolsonaro (PL), é a mais rigirosa entre ex-presidentes já condenados no Brasil.

Sentenciado a 27 anos e 3 meses de prisão, inicialmente em regime fechado, a pena é maior que a aplicada ao presidente Lula (PT), por corrupção.

O petista foi condenado em duas ações penais, totalizando 26 anos de prisão. Esses processos, junto a outros dois, foram posteriormente anulados pelo (STF).

Bolsonaro que além da prisão terá que pagar 124 dias-multa, fixados no valor equivalente a dois salários mínimos por dia, foi condenado pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

Já a primeira condenação de Lula, era referente ao caso do tríplex no Guarujá (SP), no âmbito da Lava Jato, maior operação de combate à corrupção do Brasil. Lula foi acusado de receber propina da empreiteira OAS, sob a forma de reserva e reforma de um apartamento.

Em julho de 2017, o então juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR), Sergio Moro, atualmente senador pelo Estado do Paraná, condenou Lula a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A sentença foi mantida e ampliada pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que aumentou a pena para 12 anos e 1 mês em janeiro de 2018.

A ação penal chegou à 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que, em abril de 2019, manteve a condenação, mas reduziu a pena para 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão.

Em 2019, a juíza Gabriela Hardt, que substituiu Sergio Moro, condenou o petista a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

A pena foi aumentada para 17 anos pelo TRF-4 após recurso da defesa. No entanto, esse processo acabou anulado antes de ser julgado pelo STJ. Outros dois casos ligados ao Instituto Lula ainda estavam em andamento na primeira instância, sem sentença. No total, Lula ficou preso por apenas 580 dias, entre abril de 2018 e novembro de 2019, pelo caso do tríplex.

Já o ex-presidente Fernando Collor, foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo propina de R$ 20 milhões investigada pela Lava jato.

Conforme a decisão, o ex-presidente e ex-senador, como antigo dirigente do PTB, foi responsável por indicações políticas para a BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras, e recebeu R$ 20 milhões em vantagens indevidas em contratos da empresa.

Segundo a denúncia, os crimes ocorreram entre 2010 e 2014.

Expressaounica:: Como poderia não ser condenado ou ter maior pena do que a de Lula? Se todos os ministros foram nomeados pelo PT ?!?. São raposas no  galinheiro!!!

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Prefeitura  intensifica remoção de estruturas irregulares em praias e espaços públicos

Ação conjunta reforça compromisso do município com a preservação ambiental, ordenamento urbano e segurança dos cidadãos

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Ordem Pública (SEMOP), em parceria com as Secretarias de Serviços Urbanos e de Promoção Social e Combate à Pobreza, segue atuando na remoção de estruturas irregulares instaladas nas praias e em diversos espaços públicos do município. A iniciativa tem como objetivo garantir o ordenamento urbano, preservar o meio ambiente e promover a segurança dos moradores e visitantes.

A ação é necessária para combater construções e instalações não autorizadas que comprometem a paisagem, dificultam o acesso à faixa de areia e prejudicam o uso coletivo dos espaços. A Prefeitura também reforça que o trabalho preventivo e fiscalizador visa coibir novas ocupações irregulares, assegurando que o patrimônio público seja respeitado.

A Prefeitura de Ilhéus segue ampliando as ações integradas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, reforçando seu compromisso com a ordem urbana, a conservação ambiental e o respeito às normas municipais.

 Avança da pavimentação asfáltica no Marciano

Obra atende demanda antiga da população e reforça compromisso da gestão com infraestrutura urbana

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil, está realizando a pavimentação asfáltica da Avenida João Alfredo Amorim de Almeida, popularmente conhecida como Avenida Contorno, no Marciano, bairro Malhado. Serão mais de 1 km de pavimentação asfáltica para oferecer mais segurança, mobilidade e dignidade aos moradores e frequentadores da região.

A recuperação da via é um marco para os moradores do bairro, que aguardavam há anos por melhorias estruturais. A intervenção faz parte do programa de investimentos em infraestrutura promovido pela Prefeitura de Ilhéus, que busca ampliar a qualidade de vida e o desenvolvimento da cidade.

“Estamos trabalhando para transformar Ilhéus em uma cidade cada vez mais estruturada e preparada para o futuro. A pavimentação desta avenida era uma reivindicação antiga da população e vamos entregar uma obra que vai beneficiar moradores, comerciantes e visitantes, fortalecendo a mobilidade urbana e a economia local”, afirmou o Prefeito, Valderico Junior. 

A Prefeitura de Ilhéus reforça que seguirá investindo de forma contínua em obras estruturantes para ampliar a qualidade de vida da população. Além de melhorar o tráfego de veículos e pedestres, essas intervenções contribuem para o fortalecimento do comércio local, a valorização dos imóveis e o incentivo ao turismo na região.

Projeto Unidos contra a Dengue inicia instalação de armadilhas em Ilhéus

Ação integra agentes municipais e equipe técnica em parceria inédita para reduzir índices de infestação do Aedes aegypti em Ilhéus

O município de Ilhéus realizou, nesta quinta-feira (11), a capacitação dos agentes de endemias e dos técnicos contratados para atuar no Projeto Unidos contra a Dengue. Já nesta sexta-feira (12), teve início a instalação das armadilhas contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa é desenvolvida pela Embaixada Verde em parceria com o Ministério da Saúde e conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

A implantação começou pelo bairro Teotônio Vilela, mas será ampliada para as localidades que apresentam índices de infestação predial acima de 4%, consideradas em estado de risco para surtos e epidemias. De acordo com parâmetros do Ministério da Saúde, o índice aceitável é abaixo de 1%; entre 1% e 3,9% é classificado como estado de alerta; e, a partir de 4%, como estado de risco.

Segundo Alex Corrêa, coordenador geral do projeto em Ilhéus, a iniciativa traz inovação para o enfrentamento ao mosquito no município. 

“Estamos capacitando os agentes de endemias e os técnicos contratados para o projeto, apresentando as técnicas de implantação, instalação e monitoramento das armadilhas. Essas áreas prioritárias, chamadas de ‘áreas quentes’, foram definidas a partir do último levantamento de índice e representam risco real de surto. O trabalho será intensificado para que consigamos conter a proliferação do mosquito”, explicou.


Alex destacou ainda que o projeto não gera custos para o município.

“A contratação dos agentes, os equipamentos e toda a tecnologia são custeados pelo Ministério da Saúde e pela Embaixada Verde. Além disso, os agentes do município atuarão em conjunto, garantindo a boa aceitação da comunidade, já que possuem vínculo direto e experiência com os moradores”, completou.

O coordenador de campo do combate às endemias do município, Roberto Almeida, reforçou que a instalação das armadilhas será acompanhada pelos agentes do município, que darão suporte aos técnicos do projeto.

“Essa parceria vai permitir que, ao longo de um ano, possamos monitorar e identificar criadouros do mosquito de forma mais eficaz. Com a capacitação e o trabalho integrado, teremos condições de reduzir significativamente os índices de infestação”, afirmou.

Já a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Marisa Susmaga, ressaltou a importância do projeto diante do atual cenário epidemiológico.

“Ilhéus enfrenta altos índices de casos de dengue, por isso a chegada dessa tecnologia é essencial. Ao eliminar os criadouros e reduzir a circulação do mosquito, conseguimos, consequentemente, diminuir a transmissão do vírus e proteger a população”, concluiu.

O Projeto Unidos contra a Dengue prevê a utilização de bicicletas elétricas para otimizar a mobilidade dos agentes e garantir agilidade na cobertura das áreas prioritárias. Além disso, o projeto conta com uma sala de monitoramento, onde serão acompanhados em tempo real os resultados da instalação das armadilhas e a evolução dos índices de infestação. Com essa estrutura, Ilhéus fortalece o controle e a prevenção contra o mosquito. - Por ASCOM SESAU/Sucom.

Coluna PERSONA


8° Encontro Anual dos Amigos de Itabuna:  Uma Viagem Nostálgica pelos Anos Dourados
Psicóloga CRP03/949
Zap/fone:73-99133-4957

No último dia 6 de setembro de 2025, o Clube Espanhol, em Salvador, foi transformado em um verdadeiro portal do tempo durante o 8° Encontro dos Amigos de Itabuna. Organizado com maestria por Cláudio Ape Alves Freire e Vera Cavalcante, o evento teve como tema "Revivendo os Nossos Anos 50, 60 e 70", proporcionando uma experiência repleta de lembranças afetivas e celebrações de amizades duradouras.

A atmosfera estava carregada de nostalgia, e os convidados, vestidos a rigor com trajes que remetiam às décadas de ouro, logo se entregaram à magia do evento.

As apresentações musicais foram um ponto alto da festa, começando com os talentosos Jonadyr e Suely, cuja harmonia encantou a todos.

A energia contagiante da Banda Seminobos e os ritmos envolventes da Banda Nana Rombeira mantiveram os convidados animados, enquanto a noite se despedia com uma charanga que convidou todos a dançarem e celebrarem a vida.

Um momento especial do evento foi a homenagem ao casal Joaquim Costa Lino e Duinha Costa Lino (in memorian), marcando a presença de Joaquim, que, com quase 100 anos de vida, é um verdadeiro símbolo da alta sociedade da época. Ele foi funcionário da Correa Ribeiro, uma das grandes empresas que moldaram a história da região.


A memória de Maria Setenta, também homenageada, foi repleta de carinho e respeito, lembrando a todos os presentes a importância dessas figuras icônicas em suas vidas. Sua filha, Angela Setenta, recebeu a homenagem em memória da mãe, que também foi Senhora de Caridade do Abrigo São Francisco, instituição que completou 100 anos de fundação este ano.


Além disso, já está agendado para o próximo ano, 2026, o Encontro Anual dos Amigos de Itabuna na cidade de Itabuna, terra Grapiuna. Todos estão ansiosos pela chegada desse grande dia, que promete reunir novamente amigos e celebrar a amizade em um ambiente recheado de boas memórias.

O 8° Encontro dos Amigos de Itabuna não foi apenas uma celebração; foi uma verdadeira reunião de histórias e emoções. Os abraços, sorrisos e recordações compartilhadas criaram um ambiente caloroso que reforçou os laços de amizade que se formaram ao longo dos anos.

As músicas da época, que são marcas registradas dos anos dourados, embalaram os corações e trouxeram à tona memórias inesquecíveis, fazendo com que todos se sentissem jovens novamente.

Esse encontro reafirmou o objetivo de fortalecer ainda mais as amizades que resistem ao tempo, mostrando que, mesmo após tantas décadas, os laços construídos são eternos. A noite foi um verdadeiro sucesso, deixando todos os presentes com a certeza de que momentos como esse são essenciais para manter viva a chama da amizade e da memória coletiva. O 8° Encontro dos Amigos de Itabuna se despediu, mas prometeu voltar, sempre trazendo consigo a magia dos velhos tempos.

Agradecemos especialmente aos  idealizadores Dr. Silvo Porto e Dr. Eric Etting,  entre outros,  os organizadores Vera Cavalcante  e Cláudio Ape Alves Freira, assim como a todos os colaboradores deste evento, que tornaram essa celebração possível. O empenho e dedicação de cada um foram fundamentais para que essa viagem nostálgica se tornasse uma realidade, reunindo amigos e proporcionando momentos inesquecíveis. Parabéns a todos!

Demais flagrantes;










Até a próxima! Abraço, aos nossos queridos internautas. 

"Deus, sempre conosco. Só ELE, é o caminho

A farsa da democracia.

Opinião - Vivemos tempos em que os hipócritas se apresentam como salvadores. Por trás dos discursos bonitos, escondem-se os interesses mesquinhos de um sistema profano e nefasto, que insiste em derramar o sangue simbólico da nação. O povo, cansado, sofre uma tortura psíquica diária: o preço da sobrevivência, a mentira institucionalizada, a desesperança.

O Brasil, tão belo e divino em essência, parece se contradizer diante da cena política. Como parasitas, os abutres da ganância se alimentam da fragilidade social, travestem o ódio em discurso, transformam o terror em método. O sistema, apodrecido e pessoal, é movido pelo engano demagógico que se traveste de democracia.

Enquanto isso, a multidão chora. Clama por justiça, por dignidade, por verdade. Mas os abutres já se aproximam — e o cheiro de sua presença paira no ar, pesado, sufocante.

A história repete-se, e mais uma vez o país se vê diante da farsa do poder.

Abutres do poder

Os hipócritas,
no porvir da miséria,
de um sistema profano
e nefasto, no derramar, no jorrar do sangue,
na tortura psíquica
de um povo de um belo
e divino país
que se contradiz...

Como parasitas, tomam na ganância o poder,
na ânsia do ódio e do terror
de um sistema podre, pessoal,
do engano demagógico,
dizendo pregar a democracia...

O povo chora!
— Os abutres estão chegando...

Joselito dos Reis
11.09.2025

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Mutirão de serviços para população em situação de rua

Ação realizada nesta quarta-feira (10) ofereceu banho solidário, doação de roupas, atendimentos médicos e orientação jurídica na Avenida Luis Eduardo Magalhães (Litorânea Norte)

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, realizou na manhã desta quarta-feira (10), um mutirão de serviços voltado à população em situação de rua. A iniciativa aconteceu no estacionamento em frente ao SAMU, na Avenida Litorânea Norte, reunindo uma série de atendimentos gratuitos.

O mutirão contou com a parceria da Secretaria de Políticas para Mulheres, da Secretaria de Saúde, da Defensoria Pública, das Ongs Amigos Solidários e Banho Solidário e da Uniodonto, que disponibilizou o Odonto Móvel. Entre os serviços oferecidos estiveram banho solidário e doação de roupas, atendimento médico e odontológico como limpeza e aplicação de flúor, vacinação, testagem rápida, além de orientações sobre documentação. Também houve apoio especializado para mulheres em situação de rua.

A ação integrou um conjunto de políticas públicas do município direcionadas à proteção e assistência social, reforçando o compromisso da Prefeitura de Ilhéus em garantir dignidade, acolhimento e acesso a direitos básicos para pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Este mutirão representa o cuidado e o respeito que a gestão municipal tem com as pessoas em situação de rua. Nosso objetivo é ampliar o acesso a serviços básicos e promover acolhimento, garantindo dignidade e oportunidades para quem mais precisa”, afirmou a secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Sayonara Machado.

 Secretaria de Saúde apoia mutirão de serviços para população em situação de rua em Ilhéus

Evento ofereceu atendimento médico, odontológico, psicológico, além de banho solidário, doação de roupas e emissão de documentos

Na manhã desta quarta-feira (10), a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, realizou o Mutirão de Serviços Voltados à População em Situação de Rua, na Avenida Luis Eduardo Magalhães (Litorânea Norte). A ação contou com banho solidário, doação de roupas, corte de cabelo, serviços de saúde, emissão de documentos, além de atendimentos sociais e psicológicos.

O evento teve apoio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Defensoria Pública, cooperativa Uniodonto e organizações da sociedade civil.

A secretária de Saúde, Sonilda Mello, destacou a importância da iniciativa: “Estamos oferecendo atendimento médico, odontológico e testes rápidos para essa população que, apesar de viver nas ruas, tem os mesmos direitos que qualquer cidadão. Nosso papel é cuidar da saúde e garantir dignidade”.

Na área de saúde bucal, os atendimentos foram realizados em parceria com a Uniodonto. A coordenadora de saúde bucal, Louise Tainá, explicou que foram oferecidas triagens, procedimentos preventivos e encaminhamentos para unidades de saúde. Já o dentista Maurício Alves ressaltou o impacto da ação: “Essas iniciativas renovam nossas energias. Fazemos uma ligação para que as pessoas em situação de rua tenham acesso ao Sistema Único de Saúde”.

O presidente da Uniodonto, Luciano Tavares, reforçou o compromisso da cooperativa: “É um orgulho participar dessa parceria. Queremos contribuir cada vez mais para ampliar o acesso à saúde, sobretudo para os mais vulneráveis”.

Para a secretária de Promoção Social, Sayonara Machado, a ação vai além da oferta de serviços: “Estamos transformando vidas. Já mapeamos essa população e buscamos garantir direitos constitucionais, oferecendo desde banho e corte de cabelo até vacinação, atendimento psicológico e emissão de documentos. É uma ação que devolve dignidade”.

O psicólogo da Secretaria de Promoção Social, Gustavo Pestana, destacou a importância do acolhimento humanizado: “Nosso trabalho é mostrar que a rua não é o lugar dessas pessoas. Ajudamos na reinserção familiar, no acesso a benefícios e tratamentos, e mostramos que é possível sonhar novamente”.

Durante a mobilização, moradores em situação de rua puderam atualizar documentos, receber atendimento em saúde e apoio social. Um dos beneficiados, Matheus Santos Barbosa, resumiu em poucas palavras o sentimento dos participantes: “Isso é bom demais”.

O mutirão reafirma o compromisso da gestão do prefeito Valderico Junior e da vice-prefeita Wanessa Gedeon em fortalecer políticas públicas voltadas para a população em situação de vulnerabilidade, unindo poder público e sociedade civil em prol da inclusão e da cidadania.

A vice-prefeita e secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Wanessa Gedeon, também ressaltou a relevância do mutirão: “A nossa gestão vem salvaguardando princípios fundamentais, promovendo autonomia e direitos. A secretária Sayonara Machado está de parabéns pela condução desta ação conjunta com várias instituições. Precisamos sim garantir os direitos das pessoas em situação de rua. O princípio da dignidade humana é essencial na defesa do nosso Estado democrático de direito”.Por ASCOM SESAU

Ilhéus recebe R$ 1,9 milhão para obras de pavimentação asfáltica

Recurso foi destinado pelo Deputado Federal Leur Lomanto Júnior

O município de Ilhéus foi contemplado com um investimento de R$ 1,9 milhão, destinado pelo Deputado Federal Leur Lomanto Júnior. Os recursos já estão disponíveis nas contas da Prefeitura e serão aplicados em obras de pavimentação asfáltica em vias do perímetro urbano, reforçando a infraestrutura da cidade.

O prefeito Valderico Junior destacou a importância do aporte, que contribuirá para a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade de vida da população.

Com mais esse investimento, a Prefeitura segue fortalecendo o setor de infraestrutura, por meio de pavimentações, manutenção de vias, drenagem e outras ações que contribuem para o desenvolvimento de Ilhéus. Foto: Artur Alves / Sucom

 Nota de Pesar

Prefeitura de Ilhéus lamenta profundamente a perda do jornalista Alex Malta Raposo e se solidariza com familiares e amigos

É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do jornalista Alex Malta Raposo, 59 anos, ocorrido nesta quarta-feira, dia 10 de setembro de 2025.

Alex tinha formação em Direito pela UESC e fez parte da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ilhéus, durante anos. Filho do radialista Jorge Raposo, deixa esposa e filha.

Manifestamos nossa solidariedade a todos os familiares, amigos e colegas, neste momento de dor. Que descanse em paz!

Ilhéus-BA, 11 de setembro de 2025

Prefeitura de Ilhéus

intensificao o  recolhimento de equinos soltos em áreas urbanas

Ação conjunta entre secretarias já retirou cerca de 20 cavalos de locais inapropriados em duas semanas de operação

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (SECSURB), Secretaria de Ordem Pública (SEMOP) e do setor de Zoonoses, intensifica o recolhimento de equinos soltos em locais inapropriados do município. A ação integra a segunda semana da Operação Conjunta, que visa garantir mais segurança e organização nos espaços públicos.

Desde o início das atividades, cerca de 20 cavalos foram recolhidos em situação irregular, evitando riscos de acidentes e problemas de saúde pública. A iniciativa tem como objetivo ordenar o trânsito, preservar a integridade dos animais e assegurar o bem-estar da população.

A Prefeitura reforça o compromisso com a segurança e a organização da cidade, destacando que ações contínuas de fiscalização e recolhimento contribuem para reduzir riscos, melhorar a mobilidade e garantir mais qualidade de vida para moradores e visitantes de Ilhéus.

O município alerta que as operações continuarão sendo realizadas para manter a ordem e a integridade das pessoas. Animais de grande porte devem permanecer em espaços privados adequados, evitando riscos à população. Animais amarrados em vias públicas, que eventualmente se soltem e causem danos, também serão recolhidos.

A Prefeitura orienta ainda que a retirada de animais no setor de Zoonoses requer pagamento de multa, conforme prevê a legislação municipal. Além disso, os animais recolhidos serão identificados com ferradura e, em caso de reincidência, poderão ser doados.

 Prefeitura inicia série de visitas a veículos de comunicação da cidade

Primeira emissora visitada pela Superintendência de Comunicação (SUCOM) foi a Rádio Bahiana, nesta quinta-feira, 11


A Prefeitura de Ilhéus, iniciou na manhã desta quinta-feira (11), uma série de visitas a veículos de comunicação do município. A primeira ação aconteceu na Rádio Bahiana, marcando o início de uma agenda voltada ao alinhamento das diretrizes da atual administração  sob a gestão do prefeito Valderico Junior, ao estreitamento de laços, abertura de diálogo e definição de ações conjuntas com a imprensa local.

A visita foi realizada pela Superintendência de Comunicação (SUCOM), representada pela superintendente Naianne Ministro, junto com integrantes da equipe. O encontro teve como objetivo aproximar ainda mais o poder público dos meios de comunicação, fortalecendo a transparência e a troca de informações com a sociedade.

“O propósito dessas visitas é alinhar diretrizes e reforçar que a comunicação da Prefeitura está aberta ao diálogo. Queremos estreitar laços, ouvir, construir juntos. Esse é o compromisso da Prefeitura de Ilhéus: servir à população, levando informação com responsabilidade e transparência”, afirmou a Superintendente de Comunicação, Naianne Ministro.

“Estou muito feliz, porque essa é a primeira vez que um representante da pasta vem pessoalmente às rádios. Esse contato direto é muito importante para nós e para toda a comunidade, pois fortalece a parceria entre o poder público e os meios de comunicação”, destacou o gestor e comunicador da Rádio Baiana, Adilson Neves.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Ilhéus reforça seu compromisso com a comunicação aberta e participativa, buscando aproximar o governo municipal da sociedade e dos veículos de imprensa, consolidando uma gestão voltada para a transparência e para o serviço público de qualidade.

 CAPS Infantil amplia atendimentos com chegada de psiquiatra especializada em autismo

Reforçando equipe multiprofissional

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS Infantil) de Ilhéus acaba de ampliar a apacidade de atendimentos com a chegada da psiquiatra infantil Tatiana Paz, que passa a integrar a equipe multiprofissional da unidade. A médica realizará consultas três vezes por mês, sempre às quintas-feiras, com foco especial no acompanhamento de crianças dentro do espectro autista.

Segundo a coordenadora do CAPS Infantil, Najla Schmidt, a unidade já contava com terapeuta ocupacional, enfermeiro, assistente social, psicólogo e quatro médicos psiquiatras, incluindo uma neurologista. Agora, com a nova profissional, a oferta de vagas aumentou. 

“A chegada da doutora Tatiana representa um grande avanço. A demanda por atendimento infantil, especialmente para crianças autistas, é muito grande. Com ela, vamos poder ampliar as vagas e dar mais suporte às famílias”, destacou Najla.

Principais demandas

Para a psiquiatra Beatriz Cordeiro, que já atua no CAPS Infantil, a maior parte dos casos que chegam à unidade estão relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e também a quadros de déficit intelectual.

“O diagnóstico precoce faz toda a diferença. Com acompanhamento adequado — médico, psicológico, psicopedagógico e terapêutico — conseguimos reduzir barreiras, facilitar o aprendizado e evitar que, no futuro, essas crianças desenvolvam outros transtornos, como ansiedade e depressão”, explicou.

Atendimento especializado

Iniciando os atendimentos em Ilhéus, a psiquiatra Tatiana Paz afirmou estar feliz em somar forças à equipe.

“Meu maior foco é o atendimento às famílias atípicas e aos pacientes autistas. É fundamental oferecer uma rede de apoio para que essas crianças possam se desenvolver, se tornar funcionais na escola, em casa e na vida adulta. Isso salva vidas e transforma o futuro”, ressaltou.

Tatiana também destacou o projeto da gestão municipal de implantar em breve a Casa do Autista em Ilhéus, iniciativa que considera essencial para fortalecer a rede de atenção a essa população.

Voz das famílias

A chegada de mais uma psiquiatra foi recebida com alegria pelos pais.

Maísa Silva, mãe de um menino de 11 anos, disse que a ampliação dos atendimentos era urgente: “As crianças precisam desse cuidado. Quanto mais médicos, melhor”.

Ariane Santana Santos, mãe de um adolescente de 17 anos, agradeceu pela nova profissional: “Agora temos mais vagas e isso é muito necessário”.

Daniele Bispo dos Santos ressaltou a importância de ouvir também as mães e responsáveis: “Esse apoio faz toda a diferença pra gente que acompanha o dia a dia dos filhos”.

Apoio às cuidadoras

Além do atendimento às crianças, o CAPS Infantil também passou a oferecer acolhimento para os cuidadores. A psicóloga voluntária Juciara Santana desenvolve rodas de conversa e escuta direcionada às mães e responsáveis.

“Muitas vezes, quem acompanha essas crianças também precisa de apoio. Esse espaço de troca de experiências ajuda a aliviar angústias e fortalece a rede de cuidado, tanto para as famílias quanto para os profissionais”, explicou.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde, segue investindo na ampliação e qualificação da rede de atenção à saúde mental das crianças e adolescentes do município.Por ASCOM SESAU- Sucom.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...