sábado, 24 de agosto de 2024

Apesar das denúncias graves, Pacheco só vê ‘lacração’ no impeachment Moraes

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado).
Ele diz tentar impedir que Brasil vire esculhambação, ao ser pressionado por impeachment

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), prometeu atuar com muita prudência para avaliar eventual pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Em entrevista nesta sexta-feira (23), Pacheco ressaltou que um pedido para cassar Moraes não pode ser motivado por “lacração de rede social, em engajamento de rede social, no desequilíbrio e em medidas de ruptura”.

A declaração minimiza a mobilização de parlamentares defensores da cassação do cargo vitalício de Moraes, por causa da revelação de mensagens de seus assessores expondo o magistrado usando órgão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como braço investigativo de seu gabinete no STF, contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O escândalo foi revelado pelo jornal Folha de S. Paulo. E levaram parlamentares a acusarem Moraes de ilegalidades e abuso de poder para abastecer investigações sobre ataques à democracia, como a do interminável Inquérito das Fake News, aberto por ele e que dura quase 2 mil dias.

Pacheco argumentou que sua prudência sobre o tema é uma forma de impedir que o Brasil “vire uma esculhambação de quem quer acabar com ele [Moraes]”. Ele destacou ter responsabilidade com seu cargo, com a democracia, o Estado Democrático de Direito e com o equilíbrio do Brasil. E estranhou o suposto silêncio de críticos de Moraes, após ter aprovado no Senado a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2021, que limita as decisões monocráticas no Supremo.

“É incrível que estes mesmos que agora pedem o impeachment se calaram durante oito meses depois de eu ter aprovado no Senado essa PEC. Como se pretendessem não a solução do problema de limitar poderes institucionais, mas a lacração de rede social, o engajamento de rede social, pautada no desequilíbrio e em medidas de ruptura”, disse Pacheco.

Pressões e limites

O presidente do Senado lembrou que já recusou pedido semelhante contra Moraes, em 2021, protocolado por Bolsonaro, por não enxergar viabilidade jurídica nem política no processo. E disse não faltar “decência e caráter de poder decidir com justiça” aquilo que lhe chegar para decidir.

Pressionado por parlamentares, Pacheco enfatiza que o Judiciário tem de agir dentro dos limites constitucionais, mas que, como presidente do Congresso, deve agir com responsabilidade. “Qualquer medida drástica de ruptura entre Poderes nesse momento afeta a economia do Brasil, afeta a inflação, afeta o dólar, afeta o desemprego, afeta o nosso desenvolvimento”, pondera.

Pacheco disse não ter elementos para avaliar a possibilidade de os atos questionados de Moraes levarem à anulação de inquéritos do STF contra os invasores dos três Poderes, no 8 de Janeiro de 2023. E defendeu que tais casos devem ser avaliados pelo Ministério Público e Judiciário, pois nunca abrirá mão de exigir o devido processo legal, o contraditório, a ampla defesa. (Com Agência Senado)



Primeiro paciente do Hospital Ortopédico do Estado da Bahia finaliza tratamento com sucesso

O primeiro paciente do Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, Cidimar Vagner Santos Santiago Junior, de 13 anos, voltou à unidade cinco meses depois de uma cirurgia no braço, realizada após fraturar o rádio e a ulna. O retorno ocorreu para finalizar seu tratamento, com a retirada de placas intaladas durante a operação em março.

Acompanhado de sua mãe, Bárbara Santiago, Cidimar, que ainda voltará para uma revisão médica, agradeceu o atendimento e o cuidado recebido na unidade. “Neste momento é agradecer a Deus, primeiramente. Encontrei aqui nesse hospital pessoas maravilhosas e mais uma vez volto para casa com o coração alegre”, afirmou o jovem.

“Todos tiveram muito cuidado com meu filho, conversaram demais com ele e foram atenciosos. Sou muito feliz pelo tratamento que recebemos aqui desde a primeira vez que chegamos.” disse Bárbara, mãe de Cidimar.

A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, destacou que o Governo do Estado vem realizando investimentos históricos na Saúde. “Nós não podemos falar dos investimentos apenas pelo viés da infraestrutura e do equipamento, é essencial registrarmos que o que realmente importa é o cuidado e a melhoria na assistência para os baianos e baianas”, declarou a gestora.

Em 150 dias de funcionamento, a unidade do Governo do Estado atingiu o marco de mais de 2 mil cirurgias realizadas,  29 mil atendimentos e milhares de baianos e baianas beneficiados.

Mutirão de cirurgias

A unidade realizou a segunda etapa de um mutirão de cirurgias. A ação realizada neste sábado (24) realizou cirurgias ortopédicas em crianças e adolescentes.  A maior parte dos casos é de alongamento de tendão e retirada de cistos.

No último domingo (18), o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia realizou operações em 80 pacientes adultos na primeira etapa do mutirão. A maioria dos pacientes  sofria com lesões ligamentares ou de menisco.

Sobre o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia

Inaugurado em 04 de março de 2024, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 224 milhões, entre obras, aquisição de equipamentos e desapropriação do terreno para a construção do maior hospital estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Localizado no bairro do Cabula, em Salvador, oferece serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados, referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência, e pelo Sistema de Regulação Ambulatorial em casos eletivos.

A unidade conta com 212 leitos e está equipada com a mais moderna tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina esportiva. Além de 13 salas cirúrgicas, o hospital possui ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x e uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.

Fotos:Ascom HOE

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Filme de professor da Uesc é selecionado para festival europeu

“Dinheiro” foi gravado no Salobrinho

O filme Money foi selecionado, no início de agosto, para o Rome Prisma Film Awards 2024, para concorrer entre os melhores do mês, e pode ser habilitado a concorrer como melhor filme do Prêmio no final do ano. Com direção de Dirceu Martins Alves, docente do Departamento de Letras e Artes (DLA), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o curta-metragem foi totalmente gravado no bairro do Salobrinho, em Ilhéus (BA).

 

Dinheiro, como é intitulado no original, é uma curta-metragem de ficção, com aproximadamente 10 minutos de duração. Além do professor Dirceu, que também é responsável pelo roteiro e produção, a obra contou com a participação de docente, discentes, egressos e técnicos do curso de Comunicação Social – Rádio, TV e Internet, da Uesc. Integrou a equipe também uma ex-aluna do curso de Geografia da Uesc, Meire Lúcia.

 

O protagonista do filme é Emiron Gouveia, gerente de Laboratórios do Curso de Comunicação Social, que conta com várias atuações em filmes de curta e longa duração. Ele contracena com Malena Dória, atriz de teatro itabunense. A experiência e a performance dos dois atores contribuíram para a recepção do filme que, em três semanas, já havia alcançado mais de 10 mil visualizações no YouTube.

 

A obra possui trilha Sonora original, composta por Mailton Figueiredo, músico regional que atua como técnico no Laboratório de Som na Uesc.A direção de fotografia traz uma proposta estética de camera na mão, realizada por Ronald Jesus, egresso do Curso de Comunicação Social e, atualmente, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que também responde pela montage e finalização do curta.

“Dinheiro” tem assistência de direção de Dayanna Monstans e Thyago Almeida. O som direto é de Isaque Nascimento, com trilha sonora de Mailton Figueiredo. A maquiagem é de Flor Lima, com assistência de produção de Adriana Paixão e Meire Lúcia. O making of é de Dayanna Monstans. O filme também está concorrendo à seleção quadrimestral dos filmes a serem exibidos no legendário cinema da Piazza Campo dei Fiore, no centro de Roma.

 

Sinopse - Money (Dinheiro) conta a história de um casal de andarilhos que, em cumplicidade, invadem uma casa abandonada para morar. Quando a mulher encontra um pacote de dinheiro perdido em um dos cômodos da casa, tudo começa a mudar entre eles. O final é surpreendente.

 

Confira o filme completo: https://www.youtube.com/watch?v=0v19IYusvJU

 

Ascom/UESC


Distribuidora de combustíveis baiana está entre as que mais cresceram no Brasil em 2024

Com expressivo crescimento de 50%, Petrobahia também é a única entre as líderes a entregar 100% dos créditos de descarbonização estabelecidos pela ANP

Por - BrunoGanem - A distribuidora de combustíveis Petrobahia está entre as empresas do ramo que mais cresceram no Brasil em participação no mercado. Segundo dados divulgados pela ANP, a Petrobahia ampliou em mais de 50% (50,31%) o seu volume de vendas comparando o desempenho do primeiro semestre de 2023 com o apresentado nos primeiros seis meses de 2024. Além do crescimento no mercado, a Petrobahia se destaca entre as líderes por ser a única que cumpriu as metas de descarbonização do RenovaBio, que é a Política Nacional de Biocombustíveis.

Para o CEO da Petrobahia, Thiago Andrade, a distribuidora tem um grande diferencial diante das principais concorrentes por alinhar o avanço econômico, respeito à legislação do segmento e cuidado com o meio ambiente. “Somos a distribuidora que mais cresceu no país entre 2023 e 2024, cumprindo 100% das suas obrigações do programa Renovabio. Um desafio hercúleo de competir de forma ética em um mercado com elevada concorrência desleal”.

No comparativo com outras distribuidoras, a Petrobahia também se destaca no cumprimento de compromissos legais estabelecidos pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Todos os distribuidores de combustíveis do país, de acordo com as respectivas participações de mercado, precisam realizar compra de créditos de descarbonização, chamados de CBIOs, como medida de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa na produção, comercialização e uso de combustíveis. A Petrobahia entregou 100% das metas de CBIOs nos últimos anos, enquanto outras empresas que também aparecem entre as que mais cresceram seguem em dívida com o órgão federal.

O superintendente comercial da Petrobahia, Marcio Sales explica outros fatores que contribuem para o desempenho crescente da distribuidora. “Estamos focados em fornecer produto de qualidade e atendimento eficiente alinhados à nossa visão de servir aos clientes. Há também um forte trabalho direcionado à eficiência da logística proporcionando disponibilidade e previsibilidade de produto, que são nossos focos”, completou.

Valderico Júnior afirma que vai resgatar programa Viva o Morro, de Jabes e Cacá

Valderico Júnior, quer o melhor para Ilhéus e seu povo.

Durante a inauguração do Comitê da Renovação, nesta quinta-feira (22), Valderico Júnior anunciou um dos projetos que pretende implementar no seu governo, caso seja eleito prefeito de Ilhéus no dia 6 de outubro. O candidato do União Brasil afirmou que vai resgatar o programa Viva o Morro, iniciativa executada no governo de Jabes Ribeiro e Cacá Colchões.


"Quando a gente sobe ao morro, não tem como deixar de falar desse projeto que Jabes e Cacá nos trouxe. O povo quer o retorno de um programa eficiente como esse. E por isso que fiz um compromisso com o PP, porque meu compromisso é com o povo. Nós faremos novamente o projeto, agora na versão Viva o Morro 2.0. Esse compromisso é nosso!", disse Valderico.

O Viva o Morro foi trazido para Ilhéus na primeira gestão de Jabes Ribeiro, entre 1983 e 1988. Sua realização envolvia uma série de ações para os altos da cidade, como urbanização, iluminação, contenção de encostas, pavimentação e saneamento básico. Em 2013, quando o ex-prefeito tinha Cacá Colchões como vice, o projeto voltou à atividade e era uma das prioridades do governo.

Ao caminhar pelo Alto da Tapera nesta quinta, Valderico ouviu muitos elogios dos moradores ao programa e também reclamações sobre falta de continuidade nos governos subsequentes, o que deixou as comunidades em estado de abandono.

"Nossa população é guerreira e não merece esse descaso. As pessoas precisam ter qualidade de vida em Ilhéus. São oito anos com o povo sendo enganado. É hora da mudança! ", concluiu o candidato.
Ascom do candidato

O sonho da ponte Salvador/Itaparica cada vez mais difícil

 Governo Jerônimo e consórcio pedem mediação do TCE para fechar acordo sobre a ponte Salvador-Itaparica

Concessionária quer reajuste do contrato e valor do equipamento pode subir de R$ 6 bilhões para R$ 13 bilhões.

Do - Correio da Bahia - O governo Jerônimo e a concessionária da Ponte Salvador-Itaparica pediram ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), nesta quarta-feira (21), a instauração do processo de Solução Consensual de Controvérsias e Prevenção de Conflitos. Caso seja aprovado pelos conselheiros, uma comissão será criada para mediar os impasses relacionados ao contrato para construir o equipamento.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) já havia dito à imprensa que o pedido seria apresentado ao TCE. O projeto inicial da ponte previa um valor de R$ 6 bilhões. No entanto, o consórcio quer um reajuste no contrato e o valor pode ser elevado para R$ 13 bilhões.

As empresas chinesas, que foram selecionadas por intermédio de leilão realizado em 13 de dezembro de 2019, alegam que, por causa da pandemia da covid-19, houve um aumento nos preços dos insumos da construção civil.

O pedido do governo e do consórcio para instalar uma comissão será relatado pelo presidente do TCE, Marcus Presídio. Caso a solicitação seja aceita, o colegiado terá representantes do tribunal, do governo e da concessionária para buscarem um consenso no prazo de 90 dias, prorrogáveis por mais 30.

O resultado do trabalho da comissão será, ao final, submetido ao plenário do Tribunal de Contas do Estado.

00:00/01:00
Reunião foi realizada na quarta-feira (21)
Reunião foi realizada na quarta-feira (21) Crédito: Divulgação

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...