segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

Ilhéus: foto arquivo
 Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, Ilhéus reforça atendimento à população em situação de rua. Prefeitura intensifica ações de acolhimento e suporte com foco no atendimento humanizado e inclusão social_

Neste 19 de agosto, Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, destaca as ações voltadas ao atendimento dessa população no município.


Com o apoio das equipes de Abordagem e do Centro Pop, são realizadas intervenções diárias para acolher, encaminhar e promover a reintegração social dessas pessoas. As iniciativas incluem suporte na obtenção de documentos, assistência médica e psicológica, além de encaminhamentos para centros de recuperação e retorno ao convívio familiar, sempre com foco em um atendimento técnico e humanizado.

A atuação das equipes abrange também o atendimento a migrantes e andarilhos que passam por Ilhéus. Para aqueles que desejam voltar às suas cidades de origem, a Prefeitura oferece passagens de ônibus, após uma análise cuidadosa para garantir o apoio familiar no destino. Todas as ações respeitam o direito de escolha e seguem as normas do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe a remoção compulsória de pessoas em situação de rua ou o transporte forçado para abrigos sem o consentimento delas.

As medidas adotadas pelo município seguem as diretrizes do Conselho dos Direitos Humanos da ONU, que considera a situação de rua uma crise global de direitos humanos. Em Ilhéus, o compromisso da gestão é articular uma rede de proteção que atenda às necessidades dessa população de maneira sensível e eficaz, sempre respeitando a dignidade e os direitos individuais.

O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua foi instituído em 2004 em memória do “Massacre da Sé”, quando sete pessoas em situação de rua foram assassinadas enquanto dormiam na Praça da Sé, em São Paulo. A data reforça a importância da conscientização sobre os direitos humanos e do fortalecimento das políticas públicas voltadas à inclusão social e à promoção da cidadania para essa parcela da população. 

Leia tambem:

Ilhéus recebe a final do Campeonato Brasileiro de Aquabike e Campeonato Baiano de Triathlon

Prova que seleciona atletas para o Mundial na Espanha trará mudanças no trânsito no próximo sábado, dia 24_

No próximo sábado (24), Ilhéus sediará a final do Campeonato Brasileiro de Aquabike e o Campeonato Baiano de Triathlon, eventos que servem como seletiva para o Campeonato Mundial de Aquabike em Pontevedra, na Espanha. Com a presença de triatletas de todo o Brasil, as competições irão envolver ciclismo e corrida, exigindo o fechamento total ou parcial de importantes vias da cidade.

Para garantir a segurança dos atletas e a fluidez da prova, as seguintes mudanças no trânsito estarão em vigor das 13 às 18 horas deste sábado:

- Ponte Jorge Amado: fechamento total;

- Rua Padre Luís Palmeira (acesso à Ponte Jorge Amado): fechamento total;

- Avenida 2 de Julho: bloqueio do acesso da Rua Padre Luís Palmeira até a Praça José Marcelino, passando pelo Cristo Redentor;

- Rua Coronel Paiva: fechamento total.

Além disso, o estacionamento da Praia do Cristo não funcionará desde o início da manhã de sábado, pois os veículos não poderão ser retirados durante o evento. A Prefeitura de Ilhéus solicita a colaboração de todos os moradores e motoristas, orientando para que, na manhã do dia 24, evitem estacionar nessas áreas, 

já que, após às 14 horas, não será possível retirar os veículos antes do término da prova. É recomendável também o uso de vias alternativas para estacionamento e a atenção redobrada nos dias que antecedem o evento, quando atletas estarão treinando pela cidade.

Contamos com a compreensão e apoio da população para o sucesso da competição, que coloca Ilhéus como palco de grandes disputas esportivas e contribui para o fortalecimento do turismo e do esporte na região.

Ascom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Incêndios na Amazônia cresceram 10% no governo Lula

Foram 274.481 focos em 2024 até agora, maior número da série histórica Incêndios florestais aumentaram na Amazônia durante o governo Lula - ...