sábado, 27 de julho de 2013

Lula candidato não seria eleito em 2014, revela pesquisa

Só um milagre do papa Francisco ou o descolamento do “criador” da “criatura” elegeriam o ex-presidente Lula numa possível candidatura presidencial em 2014, revelam os números dapesquisa Ibope/CNI mostrando Dilma com 31% de avaliação positiva.

Na comparação do governo do ex com o atual, Lula se equivale a Dilma, com 42%, chegando a 50% no Ceará, com o governador Cid Gomes (PSB) bem avaliado. Dilma é melhor que Lula para 10% dos entrevistados. (Coluna de Cláudio Humberto)
Leia também:

ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Mandatário condenado
Por sua irreverencia
população a  reclamar

Dia da cidade
Festa bisonha
Queima de fogos
Demagogia, alegria!

Enquanto naquela favela
Uma mãe desesperada
Vê seu filho sofrer e chorar
Por um médico
Na cidade não encontra!

Seu filho vai a óbito
E os fogos da alegria invertida 
não param de tocar...
De comemorar explodindo no ar.

Joselito dos Reis.
29.07.2013



Filha de Dias Gomes confessa estupro em escola 10 anos depois

Em entrevista  à seção Na Real da edição de agosto da revista ‘Glamour’, Mayra Dias Gomes, filha do dramaturgo Dias Gomes, faz a triste revelação de que sofreu um estupro aos 15 anos. “Fiquei deprimida e caí nas drogas. Escrever sobre o episódio me salvou”, diz hoje, aos 25 anos.
Ela conta que foi vítima de um aluno de 18 anos da escola em que estudava – uma das mais caras e tradicionais do Rio de Janeiro – durante uma festa. “Demorou para que eu conseguisse assumir para mim mesma que tinha sido estupro. Fiquei muito confusa durante muito tempo”, afirma Mayra.
“Se eu tentasse contar a verdade, ninguém acreditaria. Como poderia dizer que ele havia me estuprado se estávamos ficando há meses? Só eu saberia que implorei para ele parar. Comecei a me sentir atormentada por sua presença nos corredores. Decidi então não voltar mais para a escola”.

PRISCILA PIRES FALA DE SEXO; PARA CLAREAR AS VISTAS

Priscila Pires nunca teve problema em falar sobre sexo no "Big Brother Brasil". Por isso, ela se sentiu à vontade com as perguntas picantes da revista "Vip" de maio, que estampa a morena na capa. Uma das primeiras perguntas foi: "Você já fez sexo casual?" . Veja só o que a mocinha respondeu: "Sexo casual é conhecer um cara na balada e ficar? Com quem isso nunca aconteceu? Acho engraçado, na hora de falar para revista e jornal todo mundo vira santo". 

Priscila ainda falou sobre o famoso piercing que tem, que apenas os mais íntimos já puderam ver. "Coloquei por vaidade. Não sei por que falam tanto." Ah, não? Por fim, a grande sensação da nona edição do "Big Brother" diz que nunca fez o tipo envergonhada. "Sempre fui desinibida. Não tenho frescura em dançar de um jeito diferente e de colocar um biquíni", diz.

Fonte: : http://extra.globo.com/famosos/priscila-pires-fala-tudo-sobre-sexo-na-vip-400356.html#ixzz2aHHsEMJW

Convidados lotam Theatro Municipal para encontro com o papa

jornaldamídia.com.br
Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro  – Cerca de 2 mil convidados que representam diversos segmentos da sociedadecivil brasileira lotam o Theatro Municipal do Rio de Janeiro para o encontro com o papa Francisco, às 11h30, dentro da programação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, disse que a forma como o papa se comunica é completamente diferente do que se tem visto e traz esperança. “E esperança é tudo o que precisamos.”

EMPRESáRIA FAZ LIMPEZA DO MONUMENTO DE FIRMINO ALVES

Bom Sono, monumento de Firmino Alves!
Este da Juraci Magalhães, simbolizando a inauguração da
rodovia,Ilhéus/Iabuna,ano de 28, serve para propaganda!  
A empresária Dalva  Helena,  já comemorando três anos,  dos 70, que o tradicional  Café Pomar, completa  no próximo mês de Agosto, sensibilizada, hoje (27),  pagou  para limpar  o monumento  do fundador de Itabuna, Comendador  Firmino Alves,  na  Praça Santo Antônio, centro de Itabuna, que estava  completamente dentro da sujeira. O que é um grande descaso para com o fundador de nossa cidade.

Aquele local deveria ser mais olhado pela administração pública. Afinal de contas,tudo começou pelo desbravador Firmino Alves.Ali, é o marco zero do município.

Esse de Jorge Amado em Ferradas foi depredado!
Outros monumentos da cidade que também se encontra completamente abandonados é o do inicio da Avenida Juraci Magalhães, que agora serve como expositor de cartazes  de eventos. O monumento  foi instalado para simbolizar a inauguração da Rodovia Jorge Amado (BA -415 da Ilhéus/Itabuna. Até parece que quando Fernando Gomes  disse que cultura era frescura, estava profetizando o que está acontecendo agora.

Não sabemos o porquê de tanto descaso com as coisas históricas de nossa cidade, por parte dos governos. Se não fossem alguns lideres que fazem a nossa cultura do dia-a-dia, Itabuna  não teria nada! É uma pena!  Palmas, para D. Dalva  Helena, que demonstrou sensibilidade  com a nossa história, a nossa cultura. E, que viva  o Café Pomar!

PROTESTO TERMINA, MAS REINAUGURAÇÃO É ADIADA NO MONTE CRISTO

Monteiro se comprometeu a atender reivindicações dos moradores (foto Pimenta)
Monteiro se comprometeu a atender reivindicações dos moradores (foto Pimenta)
Os moradores da Rua 3, do Loteamento Monte Líbano, encerraram há pouco o protesto contra as más condições daquela via.  Devido à manifestação, o prefeito Claudevane Leite foi obrigado a adiar a reinauguração da unidade básica de saúde Dilson Cordier, que funciona no local.

Além da falta de pavimentação e dos buracos na rua, os manifestantes reclamam da irregularidade da coleta de lixo  e do abastecimento de água, e de problemas na rede de esgoto. O secretário de Desenvolvimento Urbano de Itabuna, Marcos Monteiro, conversou com os moradores e assumiu o compromisso de atender as demandas.
Segundo Monteiro, a Emasa mandará uma equipe ainda hoje até a Rua 3. Ele também se comprometeu a melhorar a coleta de lixo e a enviar uma máquina para “patrolar” a via na segunda-feira, 29.

Somente após a conversa com Monteiro foi que os manifestantes liberaram o tráfego na Rua Independência, que dá acesso à Rua 3 e liga a região do bairro São Roque ao bairro Santo Antônio. Policiais militares apenas acompanharam as negociações.

Os moradores disseram que, caso as reivindicações não sejam efetivamente atendidas, um novo protesto ocorrerá na próxima semana.

Do - pimentanamuqueca

Transalvador inverte trânsito na Rua Chile a partir deste sábado

Salvador – A Transalvador modificará o trânsito de veículos na Rua Chile, no Centro Histórico, a partir da 0h deste sábado (27). Com o objetivo de ordenar, disciplinar e otimizar o trânsito naquela área, vários trechos terão o sentido invertido. As intervenções fazem parte do pacote de medidas anunciadas pelo prefeito ACM Neto no dia 29 de maio para melhorar o trânsito nos pontos mais críticos da cidade. Um dos trechos que vai ter o sentido invertido é a Rua Chile, na parte compreendida entre a Rua Padre Vieira e a Praça Municipal. Quem sair da Piedade com destino ao Pelourinho, por exemplo, vai ter que mudar o trajeto a partir da Praça Castro Alves. O retorno vai ser pela Rua da Ajuda.

GEDDEL VIEIRA LIMA MANDA O PREFEITO DAS MUDANÇAS DE ITABUNA TRABALHAR E ESQUECER AZEVEDO

Ontem (26), o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), concedeu entrevista ao Programa Jota Silva, através da rádio Jornal de Itabuna, logo após a participação do prefeito Claudevane Leite (PRB da Igreja Universal), no mesmo programa.

O “prefeito das mudanças” declarou que a obra do canal da Avenida Amélia Amado estava parada em função da falta de recursos, e culpou a gestão do ex-prefeito Capitão Azevedo (DEM), que pelo menos iniciou essa obra de grande  porte e o “prefeito das mudanças”, ainda não iniciou nenhuma.
Questionado sobre esse assunto pelo radialista Jota Silva, o pré-candidato ao governo do Estado, Geddel Vieira Lima enfático, disse  ao prefeito Claudevane Leite (da Igreja Universal de Edy Macêdo); "que Vane encontrou problemas como todos os prefeitos; “mas já está na hora dele começar a trabalhar e esquecer Capitão Azevedo”.


sexta-feira, 26 de julho de 2013

EDUARDO FONTES PODE SER O NOVO SEDCRETÁRIO DE SAÚDE

Eduardo e Davidson
Na tarde desta sexta-feira (26),  durante a inauguração da sede da  empresa Bahiagás em Itabuna, Davidson Magalhães, deixou transparecer  que o médico e empresário Eduardo Fontes, presidente, também da ACI,  poderá ser indicado pelo PC do B para a secretaria de saúde deste município, no lugar de Renan Araújo que foi exonerado pelo prefeito  Claudevane Leite.


O médico Eduardo Fontes tem uma ótima relação com o comunista  Davidson Magalhães, pele o mesmo ter dado apoio  a campanha de Claudevane Leite, quando ofereceu  o seu hotel  como o “QG” da coligação do prefeito.   O nome, é muito bom!  Vamos esperar o desenrolar da questão. Eduardo Fontes é um homem  que, tradicionalmente,  sempre lutou pelo desenvolvimento de Itabuna.
Foto:PoliticosuldaBahia

Aleluia é novo cidadão de Itabuna

O secretário de Urbanismo e Transporte de Salvador,  e ex-deputado federal, presidente do DEM,José Carlos Aleluia, agora também é cidadão de Itabuna. Amanhã, sábado (27), ele recebe o título honorífico em solenidade na AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil)  no bairro São Judas.

Representantes municipais firmam compromisso com a Gestão Pública

Muito mais do que uma discussão voltada, puramente, a instância ambiental, o Seminário “Municípios Sustentáveis”, realizado nesta quinta-feira (25), em Itabuna, chamou a atenção de técnicos, secretários, prefeitos e a sociedade civil organizada para a necessidade urgente de implementar práticas bem sucedidas a uma realidade de desgaste na administração municipal. De acordo com os palestrantes, o fortalecimento da gestão pública é o caminho para o atendimento eficaz as demandas sociais e econômicas, cada vez mais evidentes na sociedade.

Santa Casa de Ilhéus reabrindo a UTI comemora 100 anos


A Unidade de Terapia Intensiva foi reformada e ampliada de seis para 10 leitos.Durante a cerimônia, o prefeito Jabes Ribeiro garantiu manter todo o apoio à Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus.
As comemorações pelo transcurso do centenário da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus foram marcadas, nesta sexta-feira, dia 26, com a solenidade de reabertura da Unidade de Terapia Intensiva(UTI), reformada e ampliada de seis para 10 leitos. O evento, ocorrido pela manhã, contou com a presença do provedor EusínioGesteira Lavigne, do prefeito Jabes Ribeiro, do deputado federal Antonio Brito (PDT), coordenador da Frente Parlamentar de Defesa das Santas Casas de Misericórdia, da deputada estadual Ângela Souza (PSD), da secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira, e da diretora da 6ª Dires, Sonilda Melo, entre outras autoridades.

Nota oficial da Prefeitura de Ilhéus

PREFEITO REPUDIA TENTATIVAS DE INTIMIDAÇÃO
 Por compreender que o direito universal e democrático à greve não pode ser confundido com atos de agressão e de tentativas de constrangimento, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, vem a público repudiar o comportamento de algumas lideranças sindicais que estão tentando conduzir os servidores para um caminho de desserviço à democracia e em nada contribui para a manutenção do diálogo proposto pela administração municipal.  Apesar de todo o esforço desenvolvido pela atual gestão, alguns sindicalistas insistem em negar o conhecimento, que possuem, da situação real das contas municipais e da imperiosa necessidade da administração obedecer às limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Tais números e dados já foram apresentados e debatidos, diversas vezes, com os dirigentes sindicais e representantes da sociedade civil organizada de Ilhéus e o prefeito Jabes Ribeiro colocou-se à disposição para dar total acesso às contas a qualquer instituição, séria e qualificada, escolhida pelos sindicatos, de modo a não restar dúvidas sobre a seriedade das informações prestadas. Em vez de indicar tal instituição, e assim realmente contribuir para o debate democrático, está havendo a opção pelo discurso fácil da negação e das agressões pessoais.
Tais práticas só elevam o nível de tensão, prejudicam a população ilheense, ao impedir o direito de ir e vir das pessoas, e impedem a racionalidade na busca de uma solução que seja a melhor para todos. O prefeito Jabes Ribeiro reitera sua disposição de manter abertos os canais de diálogo, mas repudia de forma veemente as tentativas de intimidação que não conduzirão a nada de positivo.
 Da - Secretaria de Comunicação Social (Secom)-Ilhéus – 26.07.2013

NÃO APRENDEU A PREFEITAR, AGORA QUER SECRETARIAR

26/jul/2013 . 13:36 | Autor: Editor


Vane quer ser secretário da saúde, já que ainda não acertou ser prefeito de Itabuna
Itabuna é uma cidade pródiga  na área da política, mas quando o cidadão pensa que já ouviu de tudo, surge mais um absurdo. Mas, como dizia o ex-governador Octávio Mangabeira: “Pense num absurdo, na Bahia tem pior”.

Para não deixar o saudoso Mangabeira desolado, apesar dos anos de seu desaparecimento, o prefeito eleito de Itabuna, Vane, resolveu por lenha na fogueira das vaidade política, nesta sexta-feira (26).

Ao exonerar o secretário da Saúde, Renan Araujo, do cargo, sem a menor cerimônia, Vane disse que ele mesmo iria assumir a complexa secretaria municipal da Saúde por um mês.

Péssima decisão, a exemplo das que tem tomado ou das que se omite tomar. Essa é uma demonstração de que não tem o que fazer na chefia do Poder Executivo, que, esperava-se, fosse cargo ou mandato atribulado.

Ou, pelo menos, não seria exatamente isso que queira dizer, para não dar demonstração do leilão que pretenda promover. Vai ser uma briga, desculpe, leilão, entre igrejas evangélicas, principalmente entre Universal e Assembléia de Deus. Se já deu demonstração de que não sabe prefeitar, secretariar, então, vai ser um vexame!

Do - Ciadanoticia

Biblioteca Municipal de São Desidério lança projeto Clube de Leitura

Estimular o hábito da leitura na população saodesiderense é o objetivo da Biblioteca Municipal Dom Ricardo Weberberger por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer ao lançar na noite desta quarta-feira, 24 na área externa da  biblioteca o projeto Clube de Leitura Dom Ricardo. Participaram do evento, o superintendente e diretor de Esportes, Claudiney Carvalho e Elio Dias, a vereadora Graça, funcionários, leitores, escritores e amantes da leitura. O clube de leitura acontecerá uma vez ao mês por meio de uma mesa redonda para discutir e analisar a obra escolhida.
Oscar: ”A maior bênção que você pode ter é a bênção do Papa”.Foto: Globo News/Reprodução)
O Papa Francisco abençoou esportistas brasileiros na manhã desta quinta-feira (25) em cerimônia fechada no Palácio da Cidade, na Zona Sul do Rio. O Papa recebeu uma camisa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) das mãos do presidente da entidade, Carlos Arthur Nuzman, e deu a bênção a atletas como o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, que luta contra um câncer no cérebro (assista ao lado).

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Administração de Itagibá é aprovada por 72,3%

A administração do prefeito Marcos Barreto (Marquinhos) de Itagibá, sul da Bahia, é aprovada por 72,3% da população, de acordo com pesquisa realizada pela Selem Sondagem de Opinião no dia 20 de julho. A pesquisa ouviu 340 moradores da sede e dos distritos de Japumirim, Acaraci e Tapiragi, revelando que apenas 10,2% reprovam a gestão. 17,5% não responderam ou não souberam responder.

Prefeito Jabes Ribeiro diz que está aberto ao diálogo com a oposição

O prefeito Jabes Ribeiro disse, nesta quinta-feira, dia 25, em entrevista ao Programa O Tabuleiro, apresentado pelo comunicador Vila Nova na Conquista FM, que está aberto ao diálogo com os vereadores da oposição que estejam realmente preocupados com o bem-estar da população, porque o seu objetivo maior é reorganizar o município, o que deve ser um desejo de todos os ilheenses, independentemente de suas cores partidárias. Jabes insiste no apelo para que os servidores retomem seus postos de trabalho e propõe a criação de comissões técnicas para analisar os cálculos da folha de pessoal e os dados sobre o transporte público.

SHOPPING JEQUITIBÁ REALIZA EXPOSIÇÃO DE FOTOS EM HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DE ITABUNA

Empresário Helenilson Chaves, idealizador  do Shopping,
também estava presente à solenidade  
O Shopping Jequitibá iniciou, ontem,  24, uma exposição fotográfica que homenageia os 103 anos da cidade de Itabuna. São dezenas de fotos que retratam a história do município e que mostram todos os administradores da cidade de 1910 a 2013.
   A exposição destaca ainda fotos comparativas no formato antes e depois do progresso de Itabuna, bem como, destaca outros aspectos da história, de Tabocas a Itabuna, mostrando também a Itabuna moderna.
   “Desde o ano passado que estávamos pensando nessa homenagem, mas só agora foi possível realizá-la”, afirma Vera Guimarães, Superintendente do Jequitibá. Ela agradece ainda ao trabalho da equipe de marketing, da assessoria de imprensa, da agência M21, que formatou o layout da exposição, bem como a fotógrafos e historiadores que cederam material para o trabalho.
   A exposição aconteceu, às 19 horas, com a presença de autoridades do município, inclusive, o prefeito Vane, diversos veículos de comunicação, autoridades locais e regionais e o público clientes do Jequitibá.


 Da assessoria

Amada e odiada

Poucas mulheres detiveram, na história politica de Itabuna, tanto poder quanto ela. No seu gabinete de trabalho ficaram sentados, esperando a vez de falar, vereadores, empresários, secretários, presidentes de partidos, lideranças comunitárias, homens e mulheres do povo.

Simples, consciente do seu papel de articuladora politica, assessora da mais alta confiança do prefeito da época, tornou-se a Richilieu de saia da politica itabunense. Secretários viajavam a serviço do município e quando retornavam – podiam esquecer da mulher, filhos, assessores, amigos, porém na bagagem vinha o presente da pessoa  mais importante da politica local daquele  momento.

Atritou-se com secretários, conheceu de perto o puxa-saco, o bajulador, o fofoqueiro, o intrigador, o incompetente, o corrupto, o malversador, como também o idealista (sem vez), o leal, o preparado ( exonerado sem saber o motivo); neste caldeirão das injustiças humanas, dos que sobem na vida pisando pescoço do seu semelhante. Hoje, ela, presumo, não recebe, sequer, um telefonema ou uma visita em sua casa ou no local onde está trabalhando, porém consciente de que assim caminha a humanidade e que a centenas de pessoas que ela ajudou, nomeou, colocou debaixo do guarda-chuva da sua proteção talvez nem lhe mandaram um cartão de natal desejando-lhe boas festas.

Não se preocupe... seu nome já está inserido nos anais da história politica contemporânea de Itabuna e ninguém tem poder ou prestigio de tira-lo de lá. Você talvez esteja curtindo a sua solidão compreendendo e refletindo sobre a natureza humana e sobre a palavra poder.

Está sendo uma experiência extraordinária para o seu currículo de vida. Você é amada e odiada. São os ossos do ofício de quem mergulha na vida pública. Você exerceu o poder que chegou às suas mãos com muita  competência, tenho que reconhecer, pois deu o testemunho material do ditado popular que diz: quem tem competência se estabelece.

E você estabeleceu o norte, sul, leste e oeste dos rumos da politica local nos últimos anos. Você sempre tratou-me com respeito, apesar de algumas divergências nos nossos diálogos. Nada que pudesse deixar marcas de ódio ou ressentimentos. Cada um segue a sua trajetória, mas tenho que reconhecer que você,  JOELMA REIS  foi a mulher mais poderosa politicamente de Itabuna nos últimos 30 anos. Só não afirma isso quem tem olhos e não vê. Eu tenho olhos, vejo, enxergo, ouço, pesquiso e escrevo sobre o que coleto da opinião pública. Este é o papel do jornalista.

Paulo Lima
Jornalista e membro da Academia Grapiúna de Letras.                         

  

quarta-feira, 24 de julho de 2013

MP dos Médicos: ‘Foco é trazer médicos cubanos’, diz deputado

Eleuses Paiva (PSD-SP) organiza a resistência à proposta governista e afirma que o programa Mais Médicos é uma medida eleitoreira que colocará em risco tratamento da população de baixa renda no interior do país


Um dos principais opositores no Congresso Nacional ao Mais Médicos, programaanunciado pelo governo federal para salvar a saúde pública do país importando profissionais estrangeiros, o deputado Eleuses Paiva (PSD-SP) afirma que a medida tenta camuflar a verdadeira intenção do governo: “É um balão de ensaio para trazer 25 000 médicos de Cuba.”

A separação de Daniela Mercury e os fiscais da moral

Por - CATIANE MAGALHÃES
E os fiscais da moral e dos bons costumes já começaram a falar da separação de Daniela Mercury e Malu Verçosa… Os donos da verdade estão dizendo que ela só queria aparecer. Me poupe, viu! Desde quando ao assumir uma relação a pessoa tem obrigação de viver (feliz ou não) para sempre? Quantos casamentos (homo ou héteros) se desfazem a cada dia, a cada hora…
vida passa. E é muito de pressa, meus caros! Assim, também os amores (ou não). Sorte de quem tem um duradouro! Não foi o caso da cantora com a jornalista, paciência! Eu admiro Daniela pela coragem em assumir, diante de uma sociedade falsa moderna, mas impregnada de preconceitos e conservadorismo, a sua relação com Malu, chamando, sim, todos os holofotes para si, como o fez tantas outras vezes, inclusive com boas ações, a exemplo da adoção de duas ou três crianças, dando mais que comida e casa: tirando do abandono e dando amor!

Ingrid Migliorini leiloou virgindade e foi enganada

A catarinense Ingrid Migliorini, 21 anos, alçada à fama em 2012 por leiloar sua virgindade, afirmou ter sido enganada pelo organizador do negócio, Justin Sisely. Em entrevista ao site americano Huffington Post, a brasileira também disse, categórica, que continua virgem.


George Alexander Louis é o nome do filho de William e Kate

AGÊNCIA ANSA
Londres – O palácio de Kensington, residência oficial do príncipe William e de Kate Middleton, anunciou hoje, dia 24, que o filho do casal se chama George Alexander Louis. George era o nome mais cotado nas principais casas de apostas de Londres.

Esse foi o nome do pai da rainha Elizabeth II, que presumivelmente apreciará a escolha, e de outros seis reis da história britânica. George I foi o primeiro da dinastia Hannover, de origem alemã, a subir no trono britânico em 1714. O último foi George VI, pai de Elizabeth II, morto em 1952, conhecido na família como Bartie, sobrenome que vinha de Albert, o primeiro de seus quatro nomes.
O anúncio do nome do bebê real acontece dois dias após o nascimento da criança, que já tinha recebido o título real de “príncipe de Cambridge” antes do parto. O bebê nasceu na última segunda-feira às 16h24 no horário local (12h24 no horário de Brasília), com um peso de 3,8kg. Ele é o terceiro herdeiro na linha de sucessão ao trono do Reino Unido, atrás de seu avô Charles e de seu pai William. (Ansa Brasil)


Papa destaca três posturas necessárias aos cristãos na primeira homília no Brasil

Por - Camila Maciel
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Na primeira homília no Brasil, o papa Francisco trouxe três mensagens aos milhares de fiéis que acompanham sua visita ao país. “Devemos seguir três simples posturas: conservar a esperança, deixar se surpreender por Deus e viver na alegria”, disse o pontífice que reza a missa em português. A leitura escolhida para a celebração foi a passagem em que Jesus faz o seu primeiro milagre, ao transformar água em vinho. A missa continua na Brasílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Os vereadores, jornalistas e o povo.

A atual composição da Câmara de Vereadores de Itabuna, à primeira vista, dá a impressão de que
todos os que estão sentados no plenário Raimundo Lima conhecem ou fingem conhecer a  Lei Orgânica e o Regimento Interno daquela  Casa. Engana-se quem assim pensa. De uma coisa o leitor pode estar consciente: não existe na Câmara nenhum ingênuo, apesar de toda regra ter exceção. Os que apoiam o governo Vane já fatiaram os cargos na prefeitura, enquanto os que fazem oposição (Ronaldão e Solon Pinheiro- DEM- Paulinho do INSS e Júnior Brandão-PT-) desempenham seus papeis de parlamentares opositores com os pés no chão e as leis na mão como é de se esperar de um homem público consciente das suas responsabilidades e da confiança que foi depositada pelo eleitor.

Já o representante do PMDB, vereador Antônio Cavalcante, tem enfeixado em suas mãos toda a coordenação administrativa do Poder Legislativo, é a espinha dorsal, poderei assim dizer, de toda a máquina administrativa da Câmara. È o homem forte daquela Casa tendo em vista que é sobre os seus ombros que estão depositados a estrutura financeira daquela  Câmara, que tem a disposição dos vereadores  l5 cargos  de Assessor Parlamentar, sendo que, caso nomeado, receberá a quantia de QUATRO MIL E TREZENTOS E CINQUENTA REAIS pra não se falar que cada vereador ainda pode  nomear o seu chefe de gabinete-recebendo cada escolhido a quantia de quase DOIS MIL REAIS mensais.

 O representante do PSDB, vereador Zé Silva, cuja eleição causou grande expectativa nas hostes tucanas, segundo blogs da cidade, nomeou sua mulher como diretora do Arquivo Municipal, dando a entender que está também na base do governo Vane. Já o líder do governo  na Câmara, Cesar Brandão, tem desempenhado o seu papel, já que o mesmo com experiência parlamentar de outra legislatura, tem se saído muito bem na missão que lhe foi confiada, pois usa da diplomacia para equilibrar algodão entre cristais. Os vereadores Carlito e Ruy Machado, com bastante experiência parlamentar, estão carregando as baterias e deixando que elas fiquem acumuladas para usá-las no segundo período legislativo, que terá início no próximo mês de Agosto, sendo que Ruy tem sido interlocutor constante do prefeito Vane e do ex-prefeito Azevedo.

E o povo o que pensa de tudo isto? Não pensa nada, porque não acompanha como deveria ser o que acontece nas reuniões de comissões e plenárias e continua sendo, como sempre foi condutor de homens e mulheres que ele pensa que vai transformar em realidade os seus anseios e aspirações.

Paulo Lima
 Jornalista e membro da Academia Grapiúna de Letras




Arquiteto lança livro de poesia na Associação Comercial de Ilhéus

Com 65 páginas, a obra reúne versos diversificados em diferentes gêneros – quadras, hai-kais e sonetos.

 O professor, arquiteto, urbanista e escritor, Guarani Valença de Araripe, lança livro de poesia intitulado ‘Anotações da Adolescência’, nesta quinta-feira, 25, às 19 horas, na sede Associação Comercial de Ilhéus. Com 65 páginas, a obra reúne versos diversificados em diferentes gêneros – quadras, hai-kais e sonetos.
Natural do município cearense de São João do Pontal, Guarany Valença de Araripe viveu durante anos em Ilhéus, onde atuou como professor de Desenho no Ginásio Municipal e trabalhou como projetista na Prefeitura, atividade desenvolvida também em diversas cidades baianas.
O autor publicou “História de Seo Alencar, meu pai”, edição independente; O Café Central- O Romance de João e Maria e, mais recentemente, “Brados Retumbantes de Uma Vida = Trajetória de Pedro Jaime, O Primogênito de Tristão Gonçalves de Alencar Araripe”, como coautoria de Maria Helena Alencar, editado pela Universidade Estadual do Ceará.
 Da - Secretaria de Comunicação Social (Secom)-Ilhéus – 24.07.2013

Hospital São Lucas promove Mutirão de Avaliação Pulmonar

Será realizado na sexta-feira (26), no Hospital São Lucas, o Mutirão de Espirometria – Prova de função pulmonar que permite a avaliação da capacidade ventilatória do paciente. Exame fundamental na avaliação e definição diagnóstica e de tratamento em diversas doenças respiratórias. O Mutirão de Espirometria será possível graças ao apoio da Boehringer Ingelheim, empresa parceira no evento, que ainda está responsável pelo material necessário para a realização do exame. Toda ação está sob a coordenação da médica pneumologista da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Rosângela Melo.

COMPLÔ CONTRA MARGARETH BRANDÃO

Comenta-se nos corredores da Câmara de Vereadores de Itabuna que está havendo um complô para desestabilizar o trabalho Parlamentar da DRª  Margareth Brandão uma das funcionárias mais competentes e preparadas do Poder Legislativo Itabunense. Até o momento, ninguém em Itabuna aponta o dedo para a DRª Margareth Brandão acusando-a de receber propinas de licitações conchavos com firmas prestadoras de serviço a Câmara, nem, tampouco, mudando constantemente de carro novo; nem passando por cima das diretrizes da mesa Diretora do Poder Legislativo local. 


Quem contratou o serviço de cerimonial para Câmara para a solenidade de entrega do titulo de Cidadão Itabunense,  tendo em vista que a mesa diretora da casa não tinha conhecimento? Tudo leva a crer que há um grupo manobrando nos bastidores da Câmara, aproveitando-se da falta de conhecimento e experiência da maioria dos Legisladores atuais. Quem pensar que a mídia que cobre a Câmara não tem conhecimento desses fatos é subestimar o faro jornalístico e o poder de investigação daqueles que não estão comprometidos com essas negociatas que são feitas na calada da noite.


Do - AzulzinhoNoticias

MANIFESTOS CONTINUAM EM ITABUNA

esse foi do campo formoso
Itabuna ultimamente está sendo marcada pelas manifestações da sua população em protesto das ruas esburacadas, abandonadas e  muitos esgotos correndo a céu aberto. Também contra a elevada violência no transito da cidade.

Ontem (23), a noite,  aconteceram protestos dos moradores do Bairro Monte Cristo, na Rua F, ao lado da Igreja Católica, fazendo queimada de pneus. O que impediu a passagem dos ônibus coletivos. A polícias militar, através de uma viatura, estava presente para manter a ordem pública
Semana passada, um desses ônibus quase que tomba no local. Não tombou devido a experiencia e perica do motorista. Muita gente  ficou em pânico.

Outro manifesto aconteceu nesse mesmo dia, na Travessa J.S. Pinheiro, na Avenida Antonio Carlos Magalhães, durante  o dia, quando a população, desviou o trânsito para as pessoas tomarem  conhecimento do abandono daquela Rua, toda esburacadas e esgoto correndo a céu aberto. Também, para chamar a atenção do Prefeito das Mudanças de Itabuna..    

terça-feira, 23 de julho de 2013

Estudantes da FTC e empresários reformam Enfermaria do Albergue Bezerra de Menezes



         Uma iniciativa audaciosa dos acadêmicos do curso der Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) está devolvendo aos internos e profissionais de do Albergue Bezerra de Menezes, em Itabuna, uma Enfermaria totalmente reconstruída e equipada, indispensável ao tratamento e recuperação da saúde dos albergados. A unidade será inaugurada nesta terça-feira, 23 de julho, às 16 horas.

NOVO PRESIDENTE DA ACI CONCEDE ENTREVISTA AO CORREIO DOS MUNICÍPIOS


O empresário Luiz Ribeiro, da rede de lojas Buriti, na edição especial do Dia da Cidade, quando Itabuna completa 103 anos de emancipação, no próximo dia 28, concederá entrevista exclusiva, ao jornal Correio dos Municípios (impresso). Na oportunidade abordará porquê resolveu ser presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) e, também, do seu sucesso como empresário bem sucedido no setor de material de construção, mantendo 120 empregos diretos.


Luiz Ribeiro com grandes projetos para ACI,  tomará posse no dia 31, deste mês, de Julho. Para isso já está tomando todas às providencias para a solenidade da posse da nova diretoria que acontecerá no Tarik Fontes Hotel. 

A ACI, entidade centenária foi fundada em 14 de Junho de 1908, para ajudar, também, a emancipação de Itabuna. Hoje, por dois mandatos, tem como presidente, o médico/empresário Eduardo Fontes que realizou um grande trabalho frente àquela instituição, o que, Luiz Ribeiro dará seguimento.   

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Conselho Tutelar de Ilhéus realizou seminário pelos 23 anos do ECA

Durante o evento, foram debatidos sobre problemas sociais que influenciaram a criação do ECA, os desafios e avanços do Estatuto e sua inserção nas escolas, além da maioridade penal.

 Em comemoração ao 23º aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 13 de julho de 1990, o Conselho Tutelar de Direitos da Criança e do Adolescente de Ilhéus realizou, na última sexta-feira, dia 19, no auditório da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o Seminário Eca 23 anos, que contou com palestras, momento cultural e debates sobre temas que tratam da rede de proteção infantil.

ÚLTIMAS DA AGENCIA DE NOTÍCIAS

Posted: 22 Jul 2013 01:00 AM PDT
Excelente curso online para o Concurso do DETRAN de São Paulo 2013 - cargo de Agente de Trânsito, com 140 vídeoaulas e dezenas de apostilas em PDF. Aproveite o preço promocional e adquira este curso hoje mesmo - www.comprinhas.com.br
 
Posted: 21 Jul 2013 09:47 PM PDT
Em meio a uma imensa chuva que caía em Curitiba, Atlético-PR e Corinthians jogaram em mias uma rodada do Brasileirão 2013. A partida terminou empatada em 1 a 1. O resultado acabou não sendo bom para nenhuma das equipes. O Atlético-PR, que começou o jogo na vice-lanterna da competição, até ganhou uma posição, mas permanece [...]
  
Posted: 21 Jul 2013 09:35 PM PDT
Internacional e Flamengo jogaram neste domingo pela 8ª Rodada do Brasileirão 2013. A partida terminou com vitória do Colorado por 1 a 0. O resultado foi ótimo para a equipe gaúcha, que subiu na classificação e agora aparece em 4º, com 15 pontos. Já para o Flamengo, o resultado foi péssimo, uma vez que fez [...]
  
Posted: 21 Jul 2013 09:23 PM PDT
Fluminense e Vasco fizeram no final da tarde deste domingo a partida que encerrou a 8ª Rodada do Brasileirão 2013. A partida terminou com vitória do Vasco por 3 a 1. O resultado fez o Vasco conquistar 6 posições e agora aparecer em 11º, com 10 pontos. Já o Fluminense acabou caindo várias posições devido [...]
  
Posted: 21 Jul 2013 09:01 PM PDT
Pela Série B do Brasileirão 2013, tivemos neste final de semana a realização da 9ª Rodada da Competição. A rodada teve ao todo 9 jogos e conta com uma partida atrasada, entre Chapecoense e América-MG. Com os resultados, a equipe que mais conquistou posições foi o Oeste, que subiu 6 colocações e agora figura em [...]
  
Posted: 21 Jul 2013 08:47 PM PDT
Neste final de semana, tivemos a realização da 8ª Rodada do Brasileirão 2013. Ao todo, foram disputadas 9 partidas, totalizando 22 gols marcados e apenas um jogo terminando empatado em 0 a 0. É importante lembrar que ainda existe uma partida há ser realizada por esta rodada, o jogo em questão é entre Atlético-MG e [...]
  
Posted: 21 Jul 2013 02:22 PM PDT
Neste domingo, dia 21 de julho, será realizado a partida entre Fluminense e Vasco. O jogo acontecerá às 18:30, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). O Fluminense, atual 11º colocado com 9 pontos, vem de derrota em casa para o Internacional. Depois de um resultado negativo que o fez despencar na classificação, [...]
  
Posted: 21 Jul 2013 11:52 AM PDT
Na tarde deste domingo, dia 21 de julho, Internacional e Flamengo realizam mais uma partida da 8ª Rodada do Brasileirão 2013. O jogo de hoje acontecerá às 16:00, no estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS). O Internacional, atual 5º colocado com 12 pontos, vem de vitória fora de casa em cima do Fluminense. A [...]
  
Posted: 21 Jul 2013 11:50 AM PDT
Atlético-PR e Corinthians fazem neste domingo mais uma partida da 8ª Rodada do Brasileirão 2013. A partida acontecerá às 16:00, no Estádio da Vila Capanema, em Curitiba (PR). O Atlético-PR, atual 19º colocado da competição com 6 pontos, vem de derrota fora de casa para o Coritiba. A equipe paranaense anda em crise na competição [...]

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Sessão especial sobre o centenário do Colégio Divina Providência

Erasmo Ávila  A Câmara de Itabuna realiza nesta quarta-feira (17), a partir das 19 horas, uma sessão especial em comemoração aos 100 anos do...