quarta-feira, 24 de julho de 2013

Os vereadores, jornalistas e o povo.

A atual composição da Câmara de Vereadores de Itabuna, à primeira vista, dá a impressão de que
todos os que estão sentados no plenário Raimundo Lima conhecem ou fingem conhecer a  Lei Orgânica e o Regimento Interno daquela  Casa. Engana-se quem assim pensa. De uma coisa o leitor pode estar consciente: não existe na Câmara nenhum ingênuo, apesar de toda regra ter exceção. Os que apoiam o governo Vane já fatiaram os cargos na prefeitura, enquanto os que fazem oposição (Ronaldão e Solon Pinheiro- DEM- Paulinho do INSS e Júnior Brandão-PT-) desempenham seus papeis de parlamentares opositores com os pés no chão e as leis na mão como é de se esperar de um homem público consciente das suas responsabilidades e da confiança que foi depositada pelo eleitor.

Já o representante do PMDB, vereador Antônio Cavalcante, tem enfeixado em suas mãos toda a coordenação administrativa do Poder Legislativo, é a espinha dorsal, poderei assim dizer, de toda a máquina administrativa da Câmara. È o homem forte daquela Casa tendo em vista que é sobre os seus ombros que estão depositados a estrutura financeira daquela  Câmara, que tem a disposição dos vereadores  l5 cargos  de Assessor Parlamentar, sendo que, caso nomeado, receberá a quantia de QUATRO MIL E TREZENTOS E CINQUENTA REAIS pra não se falar que cada vereador ainda pode  nomear o seu chefe de gabinete-recebendo cada escolhido a quantia de quase DOIS MIL REAIS mensais.

 O representante do PSDB, vereador Zé Silva, cuja eleição causou grande expectativa nas hostes tucanas, segundo blogs da cidade, nomeou sua mulher como diretora do Arquivo Municipal, dando a entender que está também na base do governo Vane. Já o líder do governo  na Câmara, Cesar Brandão, tem desempenhado o seu papel, já que o mesmo com experiência parlamentar de outra legislatura, tem se saído muito bem na missão que lhe foi confiada, pois usa da diplomacia para equilibrar algodão entre cristais. Os vereadores Carlito e Ruy Machado, com bastante experiência parlamentar, estão carregando as baterias e deixando que elas fiquem acumuladas para usá-las no segundo período legislativo, que terá início no próximo mês de Agosto, sendo que Ruy tem sido interlocutor constante do prefeito Vane e do ex-prefeito Azevedo.

E o povo o que pensa de tudo isto? Não pensa nada, porque não acompanha como deveria ser o que acontece nas reuniões de comissões e plenárias e continua sendo, como sempre foi condutor de homens e mulheres que ele pensa que vai transformar em realidade os seus anseios e aspirações.

Paulo Lima
 Jornalista e membro da Academia Grapiúna de Letras




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna faz mutirão no combate so mosquito da dengue

Prefeitura Itabuna realiza Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti com ações educacionais e de limpeza no Santo Antônio Prefeitura de I...