segunda-feira, 22 de julho de 2013

Conselho Tutelar de Ilhéus realizou seminário pelos 23 anos do ECA

Durante o evento, foram debatidos sobre problemas sociais que influenciaram a criação do ECA, os desafios e avanços do Estatuto e sua inserção nas escolas, além da maioridade penal.

 Em comemoração ao 23º aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 13 de julho de 1990, o Conselho Tutelar de Direitos da Criança e do Adolescente de Ilhéus realizou, na última sexta-feira, dia 19, no auditório da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o Seminário Eca 23 anos, que contou com palestras, momento cultural e debates sobre temas que tratam da rede de proteção infantil.

O seminário teve participação de alunos do curso de Serviço Social, representantes da sociedade civil, membros de programas sociais como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké. Durante o seminário, muitos questionamentos foram levantados acerca dos problemas sociais que influenciaram a criação do ECA, os desafios e avanços do Estatuto e sua inserção nas escolas, além da maioridade penal.
Durante o evento, as equipes do Conselho Tutelar demonstraram preocupação com a agravante situação dos jovens do município, afirmando que a utilização do ECA no cotidiano é imprescindível para o desenvolvimento da nossa sociedade. O Conselho Tutelar é um órgão colegiado, eleito de forma direta, que auxilia no combate, enfrentamento e proteção de crianças e adolescentes em situação de risco social.
As denúncias podem ser feitas através do Ministério Público, do Disque 100, Vara da Infância e Juventude, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, entre outros, para atender aos casos de violação de direitos da criança e do adolescente, intervindo em situações de negligência familiar, de jovens que não estão frequentando a escola, bem como na produção de requisições para serviços no âmbito da saúde, solicitação de documentos e encaminhamentos para os programas existentes na Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus.
O Conselho Tutelar de Ilhéus funciona das 8 horas ás 18 horas, de segunda a sexta-feira, na Rua Dom Manoel Paiva (antiga Rua do Café), nº 18, centro, com plantão 24 horas para atender às solicitações as sociedades. Em Ilhéus, o Conselho Tutelar é divido em duas regiões, Centro/Sul - que abrange Avenida Cidade Nova, parte da Avenida Itabuna, Conquista, Princesa Isabel e todos os bairros e distritos da Zona Sul até Olivença – e a região Norte/Oeste, que abrange o Malhado,Teotônio Vilela, Barra, Iguape e também distritos da Zona Norte até Inema.
 DA - Secretaria de Comunicação Social (Secom)-Ilhéus – 22.07.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...