sexta-feira, 26 de julho de 2013

Biblioteca Municipal de São Desidério lança projeto Clube de Leitura

Estimular o hábito da leitura na população saodesiderense é o objetivo da Biblioteca Municipal Dom Ricardo Weberberger por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer ao lançar na noite desta quarta-feira, 24 na área externa da  biblioteca o projeto Clube de Leitura Dom Ricardo. Participaram do evento, o superintendente e diretor de Esportes, Claudiney Carvalho e Elio Dias, a vereadora Graça, funcionários, leitores, escritores e amantes da leitura. O clube de leitura acontecerá uma vez ao mês por meio de uma mesa redonda para discutir e analisar a obra escolhida.

Segundo a secretária executiva da biblioteca, Ana Lúcia Souza as primeiras edições do projeto será debatido obras de autores da terra, com o intuito de valorizar a cultura local. “Neste primeiro encontro a obra adotada foi, São Desidério de A a Z: Sua história, minhas lembranças" do autor, Florentino Augusto de Souza por que trata-se de um registro da nossa cidade, e posteriormente serão discutidos os livros ‘Um Rio de Histórias’ e ‘Quando a Fé é a Inspiração’. Estou contente com o primeiro encontro e espero a participação de mais pessoas para que possam se interessar pela leitura, por que é um hábito saudável. Leia. Literature-se!”, estimulou.
Autor e leitores interagiram, numa troca de experiências, discutiram aspectos marcantes e interessantes. Relembraram fatos e personagens citados na obra, a exemplo do coronel Abílio Wolney, uma figura temida pelo povo da região e a implantação do sinal de televisão na década de 80.

"O livro São Desidério de A a Z, é uma obra riquíssima, pois faz um resgate minucioso por meio da pesquisa e retrata a nossa história que estava se perdendo na oralidade dos mais velhos, quando li, me senti protagonista, por que os fatos ali contados fizeram parte da minha infância, adolescência e juventude, recomendo aos jovens a leitura  deste livro para conhecer a história dos seus antepassados", comentou Elizineth Rodrigues.

Florentino Augusto elogiou o projeto e junto aos leitores discutiram a obra. “Este livro é a concretização de um antigo sonho, sua elaboração durou dez anos, busquei fontes seguras, consegui fotos antigas, foi um trabalho investigativo, e conta um pouco da nossa história, além de se tornar referencial bibliográfico para vários estudantes na realização de monografias, foi também um presente para São Desidério, pois foi lançado no cinquentenário do município, e espero que todos os saodesiderenses e filhos adotados por esta terra tenham a oportunidade de ler esta obra que retrata a bonita história desta gente”, salientou.

Texto: Adinete Batista
Fotos: Rodney Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Será que o Capitão Azevedo fica fora das eleiçõe?s

Há boatos de que o Capitão Azevedo pode ficar fora da eleição Foto da filiação do Capitão Azevedo, ao União Brasil, em Salvador. Aqui, ladea...