quarta-feira, 24 de julho de 2013

Hospital São Lucas promove Mutirão de Avaliação Pulmonar

Será realizado na sexta-feira (26), no Hospital São Lucas, o Mutirão de Espirometria – Prova de função pulmonar que permite a avaliação da capacidade ventilatória do paciente. Exame fundamental na avaliação e definição diagnóstica e de tratamento em diversas doenças respiratórias. O Mutirão de Espirometria será possível graças ao apoio da Boehringer Ingelheim, empresa parceira no evento, que ainda está responsável pelo material necessário para a realização do exame. Toda ação está sob a coordenação da médica pneumologista da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Rosângela Melo.


Segundo Dra. Rosângela, o Mutirão de Exames de Espirometria é uma ação de resposta a demanda reprimida para este exame, em especial em pacientes fumantes acima de 40 anos, que nunca se submeteram à avaliação pulmonar. “Este é o nosso público-alvo, que estará sendo filtrado a partir de uma pré-inscrição realizada no próprio Hospital São Lucas, bem como pela demanda represada de liberações do exame de Espirometria junto à Secretaria de Saúde de Itabuna”, registrou a médica coordenadora do Mutirão.

O Exame de Espirometria é um exame do pulmão, também conhecido como Prova de Função Pulmonar ou Prova Ventilatória. A espirometria permite o registro de vários volumes e dos fluxos de ar, medindo a velocidade e a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões. “Trata-se de um exame não invasivo e indolor e muito importante para diagnosticar doenças respiratórias como DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) e Asma Brônquica”, acrescentou Dra. Rosângela Melo


Com realização prevista durante toda a tarde de sexta feira, o Mutirão deverá atender a uma média de 40 pacientes. “O exame dura cerca de 20 minutos, já que o paciente necessita passar por algumas etapas no teste de função pulmonar”, relatou Rosângela. Para mais informações 3214-3734.

Da - Jack Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ações da Tesla saltam 15,15% após ida de Musk à China

Papel chegou a US$141 há uma semana e hoje já passa  O homem mais bilionário do mundo e que mais enriqueceu em 2023 é Elon Musk. Dono da Tes...